Dirigido pelo cineasta e indigenista Vincent Carelli, em colaboração com Ernesto de Carvalho e Tita, Martírio
refaz o percurso da insurgência pacífica e obstinada dos Guarani e
Kaiowá pela retomada de seus territórios sagrados. O longa estreia no
CineBancários no dia 13 de abril, através da Sessão Vitrine Petrobras, nas sessão das 17h e 20h.
Na
terça-feira, 18 de abril, será realizada uma Sessão Comentada do filme
com a presença do co-diretor Ernesto de Carvalho, o indigenista José Otávio Catafesto de Souza, com mediação da jornalista Priscila Pasco. A sessão terá início as 18h30 e a distribuição de senhas será realizada a partir das 18h. A entrada é franca.
O
filme traz o testemunho e a memória de mais de um século de massacres e
da omissão do Estado brasileiro frente ao genocídio em curso no Mato
Grosso do Sul. Valendo-se de arquivos históricos e de imagens produzidas
por Carelli junto aos Kaiowá ao longo de 10 anos, busca edificar uma
nova história, remontando às origens das políticas indígenas do Estado
desde a Guerra do Paraguai, dos sucessivos projetos de integração dos
índios ao sistema de trabalho, até o massacre forjado pelo agronegócio e
a bancada ruralista nos tempos atuais.
Martírio
apresenta-se como um testemunho. Narrado em primeira pessoa, traz a
memória afetiva e de militância do diretor junto aos Guarani e Kaiowá,
que a partir de seus próprios relatos revelam a luta política, a
resistência espiritual e a profunda ligação com a terra à qual
pertencem. Ao tomar posição deliberadamente, Martírio nos chama à responsabilidade e convoca ao enfrentamento.
Com
enorme repercussão no circuito cinematográfico, foi aclamado e premiado
em inúmeros festivais e mostras no Brasil e no mundo, tendo sido um dos
grandes destaques do Festival de Brasília em 2016, onde ganhou o prêmio
do público de Melhor Filme de longa-metragem e o Prêmio Especial do
Júri Oficial.
*Nossa
sala agora é parceira do Sessao Vitrine Petrobras em Porto Alegre,
destinando permanentemente sua sessão diária das 17h a um lançamento
nacional que ficará em cartaz por duas semanas. O Sessão Vitrine
Petrobras é um projeto de distribuição coletiva da Vitrine Filmes, que
tem como objetivo levar ao público um cinema de qualidade, original, que
retrata a cultura do país e que se destaca nos principais festivais
brasileiros e internacionais. Mais de vinte cidades brasileiras fazem
parte do projeto, fortalecendo assim o circuito alternativo nacional, ao
mesmo tempo em que investe na formação de novas platéias.
Os ingressos podem ser adquiridos no local ou no site ingressos.com
a R$10,00. Estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários
sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$5,00. Aceitamos os
cartões Vale Cultura do Banrisul, Banricompras, Visa e Mastercard.
SINOPSE MARTÍRIO
A
grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá
através das filmagens de Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do
movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos
de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um
conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada
dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do
agronegócio.
NOTAS DO DIRETOR
Todo
dia, bate à porta das nossas consciências, através das redes sociais, a
notícia de um assassinato brutal, de um violento despejo. Do outro
lado, na grande imprensa, nas sentenças judiciais, nos discursos dos
lobbistas do agronegócio, vemos a ignorância ou omissão total da
história, a inversão cínica de papéis se apropriando da palavra
“resistência”, frente ao suposto “terrorismo” dos índios. Fazer Martírio
se tornou uma compulsão necessária para mim, que tenho a vida atada à
deles, para Ernesto e Tita, que me acompanharam nessa jornada. Um
compromisso moral, ético, político, e sobretudo afetivo, com os povos
Guarani Kaiowá.
Vincent Carelli.
SOBRE DIRETOR E CODIRETORES
VINCENT CARELLI
Cineasta
e indigenista, Vincent Carelli fundou, em 1986, o Vídeo nas Aldeias,
projeto que apoia as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas
identidades e seus patrimônios territoriais e culturais por meio de
recursos audiovisuais. Desde então, produziu uma série de 16
documentários sobre os métodos e resultados deste trabalho, que têm sido
exibidos por televisões públicas em todo o mundo. A Arca dos Zo’é
(1993), um de seus primeiros filmes, foi premiado em diversos festivais,
entre eles o 16o Tokyo Video Festival e o Cinéma du Réel. Em 2009,
Carelli lança Corumbiara, grande vencedor do 37o Festival de Gramado,
sobre o massacre de índios isolados em Rondônia, primeiro filme de uma
trilogia em desenvolvimento que traz seu testemunho de casos
emblemáticos vividos em 40 anos de indigenismo no Brasil. Martírio é o
segundo filme desta série que se encerra com a realização do
longa-metragem Adeus Capitão, trabalho em fase de desenvolvimento.
ERNESTO DE CARVALHO
Ernesto
de Carvalho é realizador de cinema, antropólogo e fotógrafo. Nos
últimos 10 anos tem trabalhado oferecendo oficinas de vídeo junto a
diversas comunidades indígenas pelo Brasil, ligado ao projeto Vídeo nas
Aldeias. Sempre em engajamento colaborativo, foi diretor de fotografia
de "O Mestre o Divino" (2013), de Tiago Campos, dirigiu com Ariel
Ortega, Patricia Ferreira e Vincent Carelli "Desterro Guarani" (2011), e
montou "Já me transformei em imagem" (2009), entre vários outros filmes
premiados. Tem participado também da produção audiovisual militante
ligada ao Movimento Ocupe Estelita, que resultou em curtas de ampla
circulação na internet, entre eles “Recife, Cidade Roubada” (2014).
TITA
Tita
é montadora de cinema e vídeo. Entre seus principais trabalhos estão o
longa "Avenida Brasília Formosa" e o curta "As Aventuras de Paulo
Bruscky", ambos dirigidos por Gabriel Mascaro; o média “Balsa”, dirigido
por Marcelo Pedroso; e as videoinstalações "O peixe", "O levante",
“4.000 disparos” e “Pacífico”, do artista plástico Jonathas de Andrade.
Desde 2009, colabora ativamente com o projeto Vídeo nas Aldeias,
dedicando-se à montagem de filmes e às oficinas de formação audiovisual.
Seu mais recente trabalho na instituição foi a realização da obra “O
Brasil dos índios: um arquivo aberto”, videoinstalação concebida para a
32a Bienal de SP, em parceria com Ana Carvalho e Vincent Carelli.
FICHA TÉCNICA
Documentário / Brasil / 2016 / 162 min
Direção: Vincent Carelli em co-direção com Ernesto de Carvalho e Tita
Roteiro: Vincent Carelli, Tita e Ernesto de Carvalho
Fotografia: Ernesto de Carvalho
Montagem: Tita
Desenho de Som: Gera Vieira, Nicolas Hallet e Tita
Mixagem: Gera Vieira e Nicolas Hallet
Música: Bro MCs
Elenco/Entrevistados:
Celso Aoki, Myriam Medina Aoki, Oriel Benites, Tonico Benites e
comunidades Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul.
Produtora executiva: Olívia Sabino
Produtoras: Papo Amarelo & Vídeo nas Aldeias
GRADE DE HORÁRIOS
13 de abril (quinta-feira)
15h – Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé
17h – Sessão Vitrine: Martírio, de Vincent Carelli
20h – Martírio, de Vincent Carelli
14 de abril (sexta-feira)
15h – Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé
17h – Sessão Vitrine: Martírio, de Vincent Carelli
20h – Martírio, de Vincent Carelli
15 de abril (sábado)
15h – Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé
17h – Sessão Vitrine: Martírio, de Vincent Carelli
20h – Martírio, de Vincent Carelli
16 de abril (domingo)
15h – Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé
17h – Sessão Vitrine: Martírio, de Vincent Carelli
20h – Martírio, de Vincent Carelli
18 de abril (terça-feira)
15h – Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé
18h – Sessão Comentada: Martírio, de Vincent Carelli
19 de abril (quarta-feira)
15h – Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé
17h – Sessão Vitrine: Martírio, de Vincent Carelli
20h – Martírio, de Vincent Carelli
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