Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Cine Especial: Phillip Seymour Hoffman: 1967 – 2014


Existem atores que crescem gradualmente nos cinemas, mesmo não atuando como protagonista, mas que mesmo sendo coadjuvantes nas historias, acaba que roubando a cena. Phillip Seymour Hoffman foi um desses poucos casos que não precisava ser galã ou ator principal de um filme, pois bastava ele surgir em cena que todas as atenções chegavam até ele. Basta conferir filmes como Magnólia, que mesmo estando lotado de grandes astros, Hoffman roubava a cena, mesmo contracenando de perto com um dos monstros sagrados da sétima arte que foi Jason Robards.
Ganhando Oscar de melhor ator em Capote, Hoffman foi ganhando papeis cada vez mais desafiadores e que fazia com que a gente esperava na maior ansiedade. Infelizmente o mundo das drogas o tirou de nós, aumentando assim uma lista de grandes talentos, mas que morrem precocemente de uma forma tão triste e que poderia ter sido evitada. Tudo que nos resta é nos relembrar dos seus principais e melhores desempenhos.
Abaixo, destaco cinco dos principais momentos da carreira desse brilhante ator que teremos grande saudade:  

                                Magnólia
Sinopse: O filme cruza o destino de nove pessoas diferentes, que vivem num mesmo vale da Califórnia, mas que não se conhecem.

Na obra máxima de Paul Thomas Anderson, Hoffman é um enfermeiro entre muitos personagens, onde cada um tem os seus problemas, que curiosamente todos têm certa interligação uns com os outros. O personagem de Hoffman talvez seja o único (aparentemente) que não possui problemas pessoais, mas que acaba se envolvendo profundamente ao lado da pessoa que ele está cuidando, interpretado por ninguém menos que Jason Robards (Era uma vez no Oeste).       
  
Capote

Sinopse: Biografia do escritor Truman Capote, destacando o período em que pesquisou intensamente um assassinato de quatro pessoas no Kansas para escrever "In Cold Blood".

No seu primeiro grande papel como protagonista, Hoffman encarna com perfeição Thuman Capote, num desempenho que lhe valeu todos os prêmios que foi indicado, incluindo o Oscar de melhor ator.    

Dúvida

Sinopse: Padre Flynn é conhecido pelos sermões vibrantes e pela interminável força que emprega para tentar dobrar os costumes antigos da escola St.Nicholas, em 1964. Irmã Aloysius, a conservadora diretora da escola, começa a suspeitar do simpático padre e da sua ligação com o único aluno negro da escola, Donald Miller. E, apartir disso, tenta confrontá-lo, apesar de saber que suas chances são nulas.

Não se é todo dia que se pode contracenar com uma das grandes atrizes do cinema, mas foi exatamente isso que aconteceu com Hoffman ao contracenar com Meryl Streep. Mesmo mais jovem, o ator não se enveredou perante o maravilhoso desempenho dessa grande atriz e ambos duelam de igual para igual, em cenas de diálogos arrasadores.  
  
O Mestre 


Sinopse: Ao término da Segunda Guerra Mundial, o marinheiro Freddie Quell (Joaquin Phoenix) tenta reconstruir sua vida. Traumatizado pelas experiências em combate, ele sofre com ataques de ansiedade e violência, e não consegue controlar seus impulsos sexuais. Um dia, ao acaso, ele conhece Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffman), uma figura carismática e líder de uma organização religiosa conhecida como A Causa. Reticente no início, ele se envolve cada vez mais com este homem e com suas ideias, centradas na ideia de vidas passadas, cura espiritual e controle de si mesmo. Freddie torna-se cada vez mais dependente deste estilo de vida e das ideias de seu Mestre, a ponto de não conseguir mais se dissociar do grupo.
  
Filme espinhoso, corajoso e polemico de Paul Thomas Anderson. Ao retratar um pouco sobre as raízes da polemica religião da cintologia, Phillip Seymour Hoffman interpreta o um líder dessa seita, que tenta ajudar a todo o custo o protagonista da trama, que é vivido por Joaquin Phoenix.

Sinédoque, Nova York 


Sinopse: O diretor teatral Caden Cotard está à beira do caos. Sua esposa Adele o abandona e vai para Berlim levando a filha deles. Sua terapeuta não o ouve e seu caso com a bela Hazel não dura muito. Pra piorar, ele começa a sofrer de uma misteriosa doença no sistema nervoso que debilita o funcionamento do corpo. Temendo uma morte prematura, Caden muda-se com sua companhia de teatro para um velho armazém e desenvolve uma peça para celebrar a banalidade do cotidiano. Quanto mais mergulha na obra, mais ele compreende o sentido de sua existência. 
No primeiro filme dirigido pelo roteirista  Charlie Kaufman, Phillip Seymour Hoffman mergulha no mundo bizarro do primeiro, para nos brindar com uma interpretação singela, em meio á uma trama que é dentro de outra trama, ou vice versa.  

Filmografia: 


2014 Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1
2013 Memórias de Salinger  
2013 O Homem Mais Procurado  
2013 Jogos Vorazes - Em Chamas  
2012 O Mestre  
2012 O Quarteto  
2011 O Homem que Mudou o Jogo  
2011 Tudo Pelo Poder  
2010 Vejo Você no Próximo Verão  
2009 Mary & Max - Uma Amizade Diferente
2009 O Primeiro Mentiroso
2009 Os Piratas do Rock  
2008 Dúvida
2008 Sinédoque, Nova York  
2007 A Família Savage
2007 Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto
2007 Jogos do Poder
2006 Missão Impossível 3
2005 Capote Truman Capote
2005 Empire Falls
2005 Strangers with Candy  
2004 Quero Ficar com Polly
2003 Cold Mountain
2002 A Última Noite
2002 Dragão Vermelho
2002 Incrível Obsessão
2001 Embriagado de Amor
2000 Deu a Louca nos Astros
2000 Quase Famosos
1999 Magnólia
1999 Ninguém é Perfeito
1999 O Talentoso Ripley
1998 Montana
1998 O Grande Lebowski
1998 Patch Adams - O Amor é Contagioso
1997 Boogie Nights - Prazer Sem Limites
1997 Felicidade
1996 Twister Dusty
1994 A Fuga Frank Hansen
1994 Quando Um Homem Ama Uma Mulher
1992 Fé Demais Não Cheira Bem

1992 Perfume de Mulher

Me sigam no facebook e witter.

Nenhum comentário: