Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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De 23 a 26 de setembro, a Sala Redenção apresenta a “Mostra das Línguas Europeias”, em celebração ao Dia Europeu das Línguas. Com sessões em três horários – 14h, 16h e 19h –, a programação contempla nove longas-metragens em seis diferentes idiomas: Português, Espanhol, Francês, Albanês, Holandês e Alemão.
Nas sessões das 14h, a mostra apresenta filmes que tematizam a Segunda Grande Guerra, como “Adeus, meninos” (1987), de Louis Malle, “Eu tinha 19 anos” (1968), de Konrad Wolf, e “Inverno em tempo de guerra” (2008), de Martin Koolhoven. Outros destaques da programação são “O grito das leoas” (2022), de Luana Bajrami, produção do Kosovo falada em albanês; “O diário de Otsoga” (2021), dos diretores portugueses Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes; e “Os piores” (2022), de Lise Akoka e Romane Gueret, premiado no Festival de Cannes em 2022.
A entrada é franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus centro da UFRGS, com entrada mais próxima pela Rua Engenheiro Luiz Englert, 333.
“Mostra das Línguas Europeias” é uma realização do Cinema Universitário em parceria com o Instituto Goethe, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, Consulado Geral do Reino dos Países Baixos e Vitrine Filmes.
Confira a programação completa no site oficial da sala clicandoaqui.
EXPRESSIONISMO ALEMÃO: A ARTE DA LUZ E A POLÍTICA DAS SOMBRAS
de Daniel de Bem
* Datas: 11 e 12 / Outubro (sábado e domingo)
* Local: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)
* Horário: 14h30 às 17h30
* APROVEITE O 1º LOTE PROMOCIONAL *
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* INSCRIÇÃO COMBO COM LIVRO INCLUÍDO *
Apresentação
O Expressionismo Alemão é um dos mais celebrados movimentos ocorridos nas primeiras décadas de desenvolvimento do Cinema. Amalgamando o experimentalismo técnico de uma arte nova com influências muito marcadas do Teatro e da Pintura, os filmes constelados dentro dessa abordagem compartilham temas e linguagens que refletem tanto o espírito de sua época, quanto de seu povo.
Apostando no fantástico, no grotesco, no distorcido, no ambíguo – do enredo à interpretação, passando pela maquiagem, cenografia, iluminação, montagem –, destaca-se nos filmes do Expressionismo Alemão uma ambientação lúgubre que ressalta uma apresentação de personagens dramáticas, carregadas de emoções amplificadas e sombrias, num diálogo com as questões políticas e sociais que impactaram a vida e o imaginário da nação alemã no começo do século XX.
Objetivos
O Curso EXPRESSIONISMO ALEMÃO: A ARTE DA LUZ E A POLÍTICA DAS SOMBRAS, ministrado por Daniel de Bem oferece um panorama do movimento, explorando sua história, influências, fases e o contexto político-econômico que o moldou. A partir da análise de filmes paradigmáticos, os participantes serão conduzidos à identificação dos padrões estéticos e à interpretação dos elementos simbólicos recorrentes que definiram o estilo.
Ministrante: Daniel de Bem
Professor da UFFS (Campus Erechim), Doutor em Antropologia Social pela UFRGS. Paralelamente, dedica-se a pesquisar as interpenetrações entre cultura, política e comunicação no Cinema. Sobre o tema já publicou em coautoria com Marcelo Tadvald “O Cinema Expressionista Alemão (1895-1945)”, pela CirKula e o artigo “A Crise da Sociedade Individualista e seu duplo em o Clube da Luta”.
Este faroeste conta a história, baseada em fatos verídicos, sobre dois parceiros Butch Cassidy (Paul Newman) e Sudance Kid (Robert Redford) e sua trupe de assaltantes de trens e bancos que fogem da polícia por todo o país e depois em países na américa latina. Unidos, eles funcionam como muitas outras duplas, pois Cassidy é o cérebro, perito em moldar planos para conseguir mais dinheiro de forma rápida. Sudance é o executor, atira como ninguém.
Apesar de serem bandidos, os dois nos conquista pela simpatia graças ao lado do humor de cada um deles. Por conta disso, Roy Hill popularizou a lenda em torno da dupla de criminosos que já era conhecida, mas tornou os bandidos agradáveis diante dos cinéfilos. logicamente, isso se deve principalmente pelo lado charmoso da dupla central e graças ao sucesso desse filme ambos uniram forças novamente para a realização de outro clássico que foi "Golpe de Mestre" (1973).
O retrato elaborado para recriação sobre a vida dupla, cujo roteiro foi escrito por William Goldman, acabou se tornando uma releitura para o gênero naqueles tempos, pois fica um pouco de lado aquela aura de durão dos protagonistas e sendo retratados de forma mais humana e bem-humorada. Além disso, os diálogos e as situações se aproveitaram do gênero para aumentar o efeito do humor, por vezes, exagerado e até mesmo ironizando situações típicas dentro do gênero. Lembrando que estamos falando de tempos em que o faroeste estava em metamorfose, seja devido a mão pesada de Sam Peckinpah, ou do lado autoral identificável de Sergio Leone.
Vale destacar ainda a participação da personagem Etta Place, sendo namorada de Sundance e interpretada pela bela atriz Katharine Ross. Não faltou, logicamente, astros da época que foram apontados como possíveis protagonistas para o projeto, como no caso de Marlon Brando, Dustin Hoffman, Steve McQueen e dentre outros. Este último, por sua vez, recusou ao saber que lhe reservava o papel de Sundance Kid e que, nos créditos, seu nome apareceria depois do Paul Newman, tido como astro principal do projeto.
"Butch Cassidy" se tornou um dos grandes sucessos da história e recebeu no total sete indicações ao Oscar, dos quais ficou com os de melhor Roteiro, Trilha Sonora, Fotografia e canção, para Raindrops Keep Falling on My Head, de Burt Bacharach e Hal David. Curiosamente, a música voltaria a ser usada em "Homem Aranha 2" e conquistando uma nova geração de cinéfilos e descobrindo posteriormente que pertencia ao grande clássico do faroeste.
Nosso encontro deste sábado será às 10h15 da manhã, na Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim (CCMQ), com a exibição de Uma Bela Vida (Le Dernier Souffle), o mais recente longa do mestre Costa-Gavras, cineasta grego radicado na França, autor de clássicos como Z e Estado de Sítio. Aos 92 anos, ele entrega uma reflexão profunda e sensível sobre o sentido da vida diante da proximidade da morte.
Confira os detalhes da sessão:
SESSÃO DE SÁBADO NO CLUBE DE CINEMA
📅 Data: Sábado, 20/09/2025, às 10h15 da manhã
📍 Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim (CCMQ)
Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre
Uma Bela Vida (Le Dernier Souffle)
França, 2024, 100 min, Livre
Direção: Costa-Gavras
Elenco: Denis Podalydès, Kad Merad, Charlotte Rampling, Ángela Molina
Sinopse: Depois de realizar uma série de exames com médicos respeitados, o filósofo e pesquisador Fabrice resolve aprofundar seus estudos sobre o fim da vida. A partir de encontros com Augustin, médico especializado em cuidados paliativos, e seus pacientes terminais, surgem reflexões sobre vida e morte, doença e cura, ansiedade e serenidade. Inspirado no livro homônimo de Régis Debray e Claude Grange, o filme reafirma o vigor criativo de Costa-Gavras em seu vigésimo longa.
Sobre o Filme: Costa-Gavras sempre foi um diretor ferrenho ao realizar longas que exploram as questões políticas e como elas se movem com relação ao sistema que os domina. Atualmente, por exemplo, existe uma população cada vez maior de idosos e fazendo muitos se perguntarem qual seria o melhor destino para eles enquanto o tempo e o dinheiro nunca dormem. "Uma Bela Vida" (2025) nos mostra a força de vontade de uns para que pessoas em seus momentos finais de vida sejam mais dignos enquanto outros tentam compreender essa realidade sem ter medo do inevitável fim.
Confira a minha crítica completa clicandoaqui e seja sócio do Clube de Cinema.
Sinopse:A história fala sobre um grupo de jovens que competem em um evento anual conhecido como The Long Walk em que precisam manter uma certa velocidade de caminhada para não serem baleados.
A Grande Viagem da Sua Vida
Sinopse: E se você pudesse abrir uma porta e atravessá-la para reviver um momento marcante do seu passado? Sarah (Margot Robbie) e David (Colin Farrell) são dois desconhecidos solteiros que se conhecem no casamento de um amigo em comum e, em pouco tempo, por uma reviravolta surpreendente do destino, acabam embarcando juntos em "A Grande Viagem da Sua Vida" - uma aventura engraçada, fantástica e envolvente, na qual eles têm a chance de reviver momentos importantes de seus respectivos passados, iluminando o caminho que os levou até o presente... e, talvez, ganhando a oportunidade de mudar seus futuros.
Animais Perigosos
Sinopse: No terror ANIMAIS PERIGOSOS, a vida da surfista Zephyr se transforma em um pesadelo quando ela é sequestrada por Tucker, um serial killer obcecado por tubarões. Mantida em cativeiro em um barco com outra jovem vítima, Zephyr é forçada a testemunhar horrores inimagináveis, enquanto Tucker usa os tubarões para matar suas vítimas e grava cada ataque brutal. Agora, ela precisa lutar pela própria vida e contra o tempo, antes de se tornar parte do "espetáculo" macabro de Tucker.
A cinemasemana de 18 a 24 de setembro destaca o GHIBLI FESTIVAL, com a exibição dos títulos históricos e marcantes do estúdio de animação japonês. O público poderá rever animações premiadas como A VIAGEM DE CHIHIRO, MEU AMIGO TOTORO e O CASTELO ANIMADO, todas de Hayao Miyazaki, além de outras 11 produções.
Entre as estreias, temos a comédia dramática SR. BLAKE AO SEU DISPOR, com o reencontro entre as estrelas John Malkovich e Fanny Ardant, além do documentário PICASSO – UM REBELDE EM PARIS, com foco na relação do artista espanhol com Paris.
Na programação de sessões especiais, será a vez de LEGALIDADE, de Zeca Brito, na mostra Política de Cinema. Também comemoramos o Dia do Batman com uma exibição especial e comentada de BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS, enquanto o crítico Waldemar Dalenogare encerra as sessões da Trilogia dos Dólares com o faroeste TRÊS HOMENS EM CONFLITO.
Seguem em cartaz as coproduções SONHAR COM LEÕES, entre Brasil e Portugal, e DORMIR COM OLHOS ABERTOS, que une Brasil, Taiwan e Alemanha. Entre as produções brasileiras, ganham mais uma semana os longas 3 OBÁS DE XANGÔ, que destaca as trajetórias dos baianos Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, e o concorridíssimo O ÚLTIMO AZUL, do diretor pernambucano Gabriel Mascaro, que já ultrapassou a marca de 100 mil espectadores.
Confira a programação completa no site oficial da cinemateca clicandoaqui.
Sinopse: Durante um eclipse solar, quatro jovens aspirantes a bruxas visitam uma casa para presenciar pela primeira vez um ritual sobrenatural. Porém, uma criatura de outra dimensão é evocada e elas são forçadas a tomar uma terrível decisão entre vida e morte.
Somente os desinformados acreditam que não há filmes de horror ao longo da história do nosso cinema brasileiro e quem acredita nisso não sabe nem o que é Zé do Caixão. Porém, o cinema de horror brasileiro somente funciona quando ele procura em manter as suas identidades próprias e não fazendo uma mera cópia do cinema norte americano. Por melhor que seja as boas intenções dos realizadores, "Apanhador de Almas" (2025) possui todos os clichês e que nós já vimos dentro do gênero de horror norte americano e por isso mesmo fica aquém do esperado.
Dirigido por Fernando Alonso e Nelson Botter Jr, na trama acompanhamos quatro garotas que se consideram aspirantes à bruxaria. Quando a oportunidade de visitar a casa de uma bruxa misteriosa durante um eclipse lunar surge, elas chegam a buscar um ritual sobrenatural. No entanto, o longa estrelado por Duda Reis e Klara Castanho mostra o desespero delas quando percebem que tudo deu errado e agora estão presas dentro de um limbo dimensional.
Para os fãs do gênero de horror que acompanharam até mesmo as franquias como "Invocação do Mal" irá perceber que o filme não traz nada de novo, com direito aos rituais de bruxaria, nevoeiro, vultos no canto da sala e dentre outras coisas. O que nos chama atenção é o fato que quase toda a trama se passa em um único cenário e tornando a situação mais claustrofóbica para dizer o mínimo. O problema é que isso se casa mal com a previsibilidade da trama como um todo.
Curiosamente, o filme brinca com a questão do espaço tempo, com direito de realidade alternativas, troca de corpos e um giro de 360 graus que faz com que a trama termine exatamente como ela começou. Até lá, vemos as protagonistas principais transitando entre a razão e a fantasia e fazendo que cada uma se coloque em um teste com relação a sua real pessoa. Isso torna a situação até interessante, mas que perde o seu fôlego quando adivinhamos o que irá acontecer posteriormente no enredo.
Do elenco se destaca a veterana Angela Dippe que está mais do que à vontade como uma bruxa misteriosa que anseia por desejos que se encontram obscuros até certo ponto da trama. Quanto às demais atrizes, incluindo Jéssica Córes e Larissa Ferrara, fazem o que podem perante um roteiro previsível e do qual não traz exatamente nenhum desafio. Mas afinal por que o filme não engrenou para mim?
Unicamente pelo fato que o gênero de horror brasileiro é somente rico quando não procura imitar o que já foi feito, mas sim buscando algo criativo e que fale sobre os principais medos de que nos aflige em nosso país. "Trabalhar Cansa" (2011), por exemplo, é exemplar por simplesmente descartar o monstro tradicional emparedado que estava escondido dentro da trama, pois ele já não é mais assustador perante o fato que o nosso próprio mundo real já se encontra monstros que nos assombram e que, infelizmente, se encontram dentro do universo político. Que os americanos façam o cinema de horror da sua maneira, pois o nosso tem muito a oferecer quando é extraído de nossa realidade nua e crua.
"Apanhador de Almas" é um filme recheado de Déjà vu e fazendo a gente já adivinhar o seu derradeiro final.