Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (14/11/24)

 GLADIADOR II

Sinopse: ‘Gladiador II’ continua a saga épica de poder, intriga e vingança ambientada na Roma Antiga. Anos depois de testemunhar a morte do venerado herói Maximus nas mãos de seu tio, Lucius (Paul Mescal) é forçado a entrar no Coliseu depois que seu lar é conquistado pelos imperadores tirânicos que agora comandam Roma com mão de ferro. 


APENAS ALGUNS DIAS

Sinopse: Arthur Berthier, um crítico de rock relegado às reportagens gerais após destruir um quarto de hotel, é ferido por um policial enquanto cobre a desocupação de um campo de migrantes. Nessa ocasião, ele se apaixona por Mathilde, a líder da associação Solidariedade Exilados. Querendo ajudar e agradá-la, ele concorda em abrigar Daoud, um jovem afegão, pensando que será por apenas alguns dias.

HEREGE

Sinopse: Em HEREGE, duas jovens missionárias devotas acabam presas na casa de um homem misterioso (Hugh Grant). Elas são forçadas a participar de um jogo perturbador que desafia sua fé e põe em xeque tudo o que acreditam.


Pássaro Branco - Uma História de Extraordinário

Sinopse: De R.J. Palacio, autora do best-seller "Extraordinário" - o livro que desencadeou o movimento "escolha ser gentil" -, vem o próximo capítulo inspirador. Em Pássaro Branco - Uma História De Extraordinário, seguimos Julian, um menino que tenta se reencontrar desde que foi expulso de sua antiga escola pelo tratamento que teve com Auggie Pullman.


   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 14 A 20 DE NOVEMBRO DE 2024 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

O VAZIO DE DOMINGO À TARDE

A cinesemana de 14 a 20 de novembro destaca a estreia do longa BANEL & ADAMA, uma produção do Senegal com direção da franco-senegalesa Ramata-Toulaye Sy. Outra novidade é o longa brasileiro O VAZIO DE DOMINGO À TARDE, de Gustavo Galvão. A semana também é de reflexão com a Mostra de Cinema e Direitos Humanos, apresentada pelo Ministério da Cultura e Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania. Segue em cartaz o Festival Varilux de Cinema Francês, que reúne títulos inéditos e faz uma homenagem ao ator Alain Delon e ao cineasta François Truffaut.

Na continuação da Mostra Frapa Acessível, teremos as exibições do longa gaúcho A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO e da animação BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS.

Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – MEGALÓPOLIS (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 20) Assista o trailer aqui.

(Estados Unidos, 2024, 138min). Direção de Francis Ford Coppola, com Adam Driver, Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia Labeouf. O2 Play, 18 anos. Drama.

Sinopse: A cidade de Nova Roma é o cenário de um grande conflito entre Cesar Catilina, um arquiteto visionário, e seu rival, o ganancioso prefeito Franklin Cicero. Ambos têm visões distintas sobre o futuro e sobre como deve ser uma cidade ideal.  No meio deles está Julia Cicero, que ama Cesar mas também apoia seu pai. Considerado o filme mais ambicioso do diretor, o projeto existe desde os anos 1980 e foi financiado pelo próprio Coppola, a um custo de US$ 120 milhões.


17h15 – BANEL & ADAMA – AMOR OU TRADIÇÃO (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 20) Assista o trailer aqui.

(Banel & Adama – França/Mali/Senegal, 2023, 90min). Direção de Ramata-Toulaye Sy, com Khady Mane, Mamadou Diallo, Binta Racine Sy. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Banel e Adama vivem em uma aldeia no norte do Senegal e estão apaixonados. Para eles, nada mais importa e tudo o que interessa são seus sonhos juntos. Mas este amor eterno e perfeito entra em rota de colisão com os costumes da comunidade, que não aceita tantas demonstrações de afeto. O filme, que competiu no Festival de Cannes, foi o indicado pelo Senegal ao Oscar de filme internacional.


19h15 – CONTINENTE (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA E QUARTA, DIAS 19 E 20) Assista o trailer aqui.

(Brasil/França/Argentina, 2023, 115min). Direção de Davi Pretto, com Olivia Torres, Ana Flavia Cavalcanti, Corentin Fila. Vitrine Filmes, 18 anos. Terror.

Sinopse: Depois de 15 anos fora do país, Amanda volta ao sul do Brasil, na fazenda onde cresceu, para rever seu pai, que está em coma. Helô é a única médica que atende no lugarejo e acompanha uma crescente tensão entre os trabalhadores da terra. Quando o pai de Amanda morre, um antigo acordo gera uma perturbadora reação coletiva da população.


14ª MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS

Programação de filmes brasileiros apresentada pelo Ministério da Cultura e Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania.


PROGRAMAÇÃO DE 19 A 22 DE NOVEMBRO - ENTRADA FRANCA.


Dia 19 (terça-feira)

18h

Cerimônia + Sessão Homenagem de Abertura seguida de debate 66 min | Classificação livre 

Abá – Documentário | 4′ | SP | 1992 | Classificação: livre

Belos Carnavais – Drama musical | 16′ | SP | 2020 | Classificação: livre

Sem Asas – Drama | 20′ | SP | 2019 | Classificação: livre

Confluências – Documentário | 26’ | DF | 2024 | Classificação: livre


Dia 20 (quarta-feira)

16h

Sessão Territórios e Dignidade seguida de debate 86 min | Classificação 12 anos

Maré Braba – Animação | 8′ | BA | 2023 | Classificação: livre

Água Rasa – Ficção documental | 20′ | MG | 2023 | Classificação: livre

Mansos – Ficção | 20′ | PE | 2024 | Classificação: 12 anos

Somos Terra – Documentário | 8′ | RO | 2020 | Classificação: livre

Máquinas de Lazer – Documentário | 10′ | SC | 2023 | Classificação: livre

Pulmão de Pedra – Documentário | 14′ | PB | 2023 | Classificação: livre

Marés da Noite – Animação | 7′ | SP | 2024 | Classificação: livre


19h

Sessão de Homenagem 2 seguida de debate

Curtas Jornadas Noite Adentro – Drama musical | 102′ | 2021 | Classificação: 16 anos


Dia 21 (quinta-feira)

14h

Sessão Infantil 1 seguida de debate

Garoto Cósmico – Animação | 76′ | 2007 | Classificação: livre


16h

Sessão Depois do Expediente seguida de debate 101 min | Classificação 12 anos

Big Bang – Ficção | 15′ | RN | 2022 | Classificação: livre

Habito – Híbrido | 18′ | AL | 2023 | Classificação: livre

Mborayhu Ñemoheñoi: A Luta das Mulheres Avá Guarani – Documentário | 20′ | PR | 2022 | Classificação: 12 anos

Sobre a Cabeça os Aviões – Documentário | 19′ | GO | 2022 | Classificação: 10 anos

Pássaro Memória –  Drama, Musical | 15′ | RJ | 2023 | Classificação: livre

Fluxo – O Filme – Drama | 14′ | SP | 2023 | Classificação: 12 anos


19h

Sessão de Homenagem 1 seguida de debate

Cidade; Campo – Ficção, Drama, Suspense | 120′ | 2024 | Classificação: 14 anos


Dia 22 (sexta-feira)

14h

Sessão Infantil 2 seguida de debate

Garoto Cósmico – Animação | 76′ | 2007 | Classificação: livre


16h

Sessão Jovens Curadores seguida de debate 68 min | Classificação 10 anos

Possa Poder – Ficção | 19′ | RS | 2022 | Classificação: 10 anos

Marina Não Vai à Praia – Ficção | 17′ | MG | 2014 | Classificação: livre

Lapso –  Ficção | 20′ | MG | 2023 | Classificação: 10 anos

Sobre Amizade e Bicicletas – Ficção | 12′ | PR | 2022 | Classificação: livre


SALA EDUARDO HIRTZ


MOSTRA FRAPA ACESSÍVEL – ENTRADA FRANCA

As exibições serão com acessibilidades abertas, incluindo legendas, audiodescrição e Libras. Distribuição de ingressos uma hora antes da exibição.

16/11 - 14h - " A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO" - de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho.

20/11 – 10h – “BIZARROS PEIXAS DAS FOSSAS ABISSAIS”, de Marcelo Marão

15h – O VAZIO DE DOMINGO À TARDE – ESTREIA (NÃO HAVERÁ SESSÃO NO DIA 16) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 94min). Direção de Gustavo Galvão, com Gisele Frade, Ana Eliza Chaves, Erom Cordeiro, Larissa Mauro. Lança Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Mônica é uma atriz em crise com a superexposição da vida de celebridade ao mesmo tempo em que enfrenta problemas familiares. No interior de Goiás, a adolescente Kelly sonha em ser como Mônica e levar uma vida glamourosa. Durante uma filmagem o caminho das duas se cruza, o que vai transformar a vida de várias pessoas.


FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2024

Programação completa em www.cinematecapauloamorim.com.br


PROGRAMAÇÃO:


QUINTA, DIA 14

 17h - BOLERO, A MELODIA ETERNA

 19h15 – O SUCESSOR


SEXTA, DIA 15

 17h - O BOM PROFESSOR

 19h – A FAVORITA DO REI


SÁBADO, DIA 16

 17h - MEGA CENA

 19h – A FANFARRA


DOMINGO, DIA 17

 17h - SELVAGENS

 19h – DAAAAAALI!


TERÇA, DIA 19

 17h - DIAMANTE BRUTO

 19h – O SUCESSOR


QUARTA, DIA 20

 17h – A HISTÓRIA DE SOULEYMANE

 19h – O SOL POR TESTEMUNHA


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Terra Deu, Terra Come'

Nota: Filme exibido para os associados no dia 12/11/24.

Sinopse: Memória e ficção se misturam na história do garimpeiro Pedro de Almeida, um dos últimos conhecedores dos vissungos, cantigas em dialeto cantadas durante os rituais fúnebres do interior de Minas Gerais.

Grande vencedor do festival de documentários É Tudo Verdade em 2010, "Terra Deu, Terra Come" nos leva para um sertão mágico, reflexivo e da qual a fé que faz os homens de lá se tornarem firmes perante as adversidades. Rodrigo Siqueira nos leva para um universo romântico e poético, onde Deus e o Diabo podem se cruzar a qualquer momento. O documentário revela os ritos fúnebres prestados a João Batista, homem bom, casado e sem filhos que morreu aos 120 anos.

Seu velho amigo, Pedro de Alexina, é o responsável pelas homenagens. Garimpeiro, ele é uma figura inesquecível e carismática, que domina o documentário do início ao fim e cuja suas histórias transitam entre fatos verossímeis para o folclore. Siqueira se enturma com Pedro e com a sua família de tal forma que parece que esquecem por um momento que há uma câmera filmando esses momentos. Em meio a isso eles se despedem de João Batista em meio a cantos, rezas, velas e crenças.

O longa funciona de tal forma que faz com que nos esqueçamos que estamos diante de um documentário, pois ele é puramente realista mesmo quando se oscila para o lado místico do sertão. A bela fotografia de Pierre de Kerchove nos passa imagens de pessoas que se misturam com as paisagens do cenário principal dos eventos. Já a montagem é realizada pelo próprio diretor, onde consegue acrescentar camadas subliminares que aos poucos revelam uma realidade distante da nossa, porém, sedutora e cheia de vida.

Curiosamente, é um ambiente que nos remete um pouco do Cinema Novo, sendo que em alguns casos o sertão era o palco para o retrato entre disputas entre cangaceiros e pistoleiros como no caso do clássico "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964). Aqui, porém, é um verdadeiro mergulho para um universo peculiar que é destrinchado pela câmera e ganhando luz através de suas pessoas com as suas histórias. "Terra Deu, Terra Come" é um retrato universal sobre o ser humano em meio a natureza cheia de misticismo e ao mesmo tempo cheia de significados a serem explorados.  

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 14 a 20 de NOVEMBRO DE 2024

 ESTREIAS:

BLACK RIO BLACK POWER

Brasil/Documentário/75min.

Direção: Emilio Domingos

Sinopse:O filme revela o impacto dos bailes soul e do movimento Black Rio na música, na cultura e na luta por justiça racial no Brasil dos anos 70. 

Entrevistados: Dom Filó, Agenor Neto, Carlos Dafé, Carlos Alberto Medeiros, Virgilane Dutra, Salvador Gomes, DJ Nennén, Neia Souza, José Reinaldo Marques, Rômulo Costa e Marquinhos de Oswaldo Cruz



MAPUTO NAKUZANDZA

Brasil-Moçambique/ ficção/ 92min.

Direção: Ariadine Zampaulo

Sinopse: Amanhece na capital de Moçambique. Jovens saem de uma festa e nos quintais senhoras iniciam o dia. Um homem corre, uma mulher chega de viagem, um turista passeia, um trabalhador apanha o transporte público e a rádio Maputo Nakuzandza anuncia o desaparecimento de uma noiva.


EM CARTAZ:

A FESTA DE LÉO

Brasil/Drama/ 86 min.

Direção: Luciana Bezerra e Gustavo Melo

Sinopse: Moradora do morro do Vidigal, uma das favelas mais famosas do Rio, Rita é uma vendedora ambulante que trabalha na praia e há meses vem economizando dinheiro para dar ao seu filho Léo uma festa de aniversário. Até que descobre que todo o dinheiro foi roubado pelo seu próprio marido, Dudu, que contraiu uma dívida perigosa com os moradores locais e precisa pagar de maneira urgente para preservar sua vida. A partir dessa desilusão, Rita precisa correr contra o tempo para descobrir formas de viabilizar o dinheiro para salvar A vida do pai de seu filho e finalmente poder comemorar o aniversário de Léo.

Elenco:Cíntia Rosa, Jonathan Haagensen, Arthur Ferreira, Mary Sheyla, Neusa Borges, Babu Santana,Jonathan Azevedo,Luciano Vidigal,Márcio Vito,Roberta Rodrigues,Thiago Martins


HORÁRIOS DE 14 A 20 DE NOVEMBRO(não há sessões nas segundas):

15h: MAPUTO NAKUZANDZA

17h: A FESTA DE LÉO

19h: BLACK RIO BLACK POWER


Ingressos: Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas. EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.


CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br

C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Deixe-me'

Nota: Filme exibido para os associados no dia 10/11/24.

Sinopse: Claudine, mãe de um filho deficiente, vai a um hotel para se encontrar com homens de passagem. 

No clássico "A Bela da Tarde" (1967) vemos a personagem de Catherine Deneuve como uma dona de casa infeliz que decide passar as tardes em um bordel para se satisfazer. Não é de hoje, portanto, que vemos protagonistas femininas adentrar a esse mundo para obter algum significado em seu dia a dia, mas que pode ocorrer em algum momento uma mudança de rota. "Deixe-me" (2024) é um retrato complexo de uma mulher em busca pelo prazer, mas que acaba experimentando algo que vai contra as suas expectativas.

Dirigido por Maxime Rappaz, o filme conta a história de Claudine, interpretada por Jeanne Balibar, que vive como costureira e tendo a responsabilidade de cuidar do seu filho especial em casa. Porém, todas as terças a tarde ela vai em hotel nos Alpes Suíços para se entregar aos homens que estão de passagem por lá. Porém, um deles, interpretado por Thomas Sarbacher, decide retornar ao local após tê-la conhecido e fazendo com que Claudine conheça o outro lado desse jogo de sedução.

Curiosamente, o longa explora a imagem da Princesa Diana, já que a trama se passa nos anos noventa e o filho da protagonista vive colecionando fotos dela. Ao meu ver, o diretor faz um paralelo entre as duas mulheres, já que ambas procuravam fugir de um sistema cheio de regras e buscavam uma forma de se sentirem realmente vivas. Se na vida real Diana pagou um alto preço por isso, ao menos nesta trama vemos Claudine procurar saber administrar esse novo cenário com a  sensação de amar já há muito tempo esquecido.

Veterana do cinema francês, Jeanne Balibar constrói para si uma personagem com uma  presença forte, por vezes, peculiar e carrega boa parte do filme nas costas. Sua Claudine é uma mulher como todas as outras, mas que no passado talvez tenha se desapontado o suficiente para querer se satisfazer no presente de outras maneiras e se dedicando ao trabalho e ao seu filho. Neste último caso, por exemplo, é curiosa as cenas em que ela lê para ele cartas vindas de um suposto pai, mas que talvez nunca tenha existido em suas vidas.

Visualmente o filme nos brinda com belas paisagens naturais dos Alpes Suíços, do qual enche a tela como um todo e enriquecendo os nossos olhos. Ao mesmo tempo é curioso o retrato da Usina Hidrelétrica, sendo apontado por muitos como a maior da Europa e nos dando uma dimensão de sua magnitude. O diretor Maxime Rappaz parece querer nos passar aqui um casamento perfeito entre a natureza e o progresso do homem, mas da qual infelizmente não é eficaz na maioria das vezes.

Do segundo ao terceiro ato o filme se envereda para uma história de amor intensa, mas da qual requer duras escolhas a serem tomadas. É nesses momentos que Jeanne Balibar desconstrói a sua personagem e fazendo com que a própria baixe a sua guarda e revelando um ser frágil ao se dividir entre sua rotina para uma nova vida. A cena final em que ela coloca para fora tudo o que ela sentia talvez seja o momento em que ela se encontra finalmente plena e tendo a chance de seguir um novo caminho na vida.

"Deixe-me" é uma complexa história sobre voltar a saber amar mesmo quando a vida lhe impede de poder abraçar.  

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 14 a 20 de novembro de 2024

PRÉ-LANÇAMENTO DA 1ª MOSTRA DE CINEMA NEGRO NA ESCOLA

O premiado documentário Othelo, O Grande, de Lucas H. Rossi, terá sessão especial em Porto Alegre seguida de painel com a presença do historiador e pesquisador da obra de Grande Otelo, Orson Soares. A projeção será realizada no dia dezoito de novembro, segunda-feira, às 19h, na Cinemateca Capitólio, com entrada franca e distribuição de senhas a partir das 18h. A exibição marca o pré-lançamento da 1ª Mostra de Cinema Negro na Escola. Será a primeira ação do Programa do Programa de Alfabetização Audiovisual voltada para estudantes desde o retorno do projeto à sala de cinema.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/novidades/7906/pre-lancamento-da-1a-mostra-de-cinema-negro-na-escola/


CONTINENTE EM CARTAZ

A partir de quinta-feira, 14 de novembro, a Cinemateca Capitólio exibe Continente, o mais novo filme do diretor porto-alegrense Davi Pretto. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7829/continente/


MOSTRA DE FILMES KINO BEAT

Festejando os quinze anos do Kino Beat na Cinemateca Capitólio, a mostra de filmes destaca títulos que fizeram parte da história do evento e obras contemporâneas que criam diferentes conexões entre música e cinema, incluindo estreias em Porto Alegre, como Terror Mandelão, de Felipe Larozza e GG Albuquerque, e Rewind and Play, de Alain Gomis, e um foco da diretora Paula Gaitán. No encerramento, será realizada uma sessão à meia-noite do lendário filme-concerto dos Talking Heads, Stop Making Sense. Entrada franca.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/novidades/7884/mostra-de-filmes-kino-beat/


GRADE DE HORÁRIOS

14 a 20 de novembro de 2024


14 de novembro (quinta-feira)

15h – Longe do Paraíso

17h – Continente

19h – Mato Seco em Chamas


15 de novembro (sexta-feira)

15h – Longe do Paraíso

17h – Continente

20h – Terror Mandelão


16 de novembro (sábado)

15h – Ostinato

16h30 – Sutis Interferências

18h – Ornette: Feito na América

19h30 – Rewind & Play


17 de novembro (domingo)

15h – A Loucura do Ritmo

17h – A Festa Nunca Termina

19h30 – Nascidas em Chamas


18 de novembro (segunda-feira)

19h – Othelo, o Grande


19 de novembro (terça-feira)

15h – Longe do Paraíso

17h – Continente

19h – Noite


20 de novembro (quarta-feira)

15h – Longe do Paraíso

17h – Continente

19h – É Rocha e Rio, Negro Léo

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Cine Especial: Clube de Cinema - 'As Diabólicas'

Nota: Filme exibido para os associados no dia 09/11/24

Quando eu penso no cinema francês logo me vem à mente "Nouvelle Vague", movimento cinematográfico que mudou o cinema de lá para sempre. Por conta disso, é comum a maioria de nós esquecermos que antes disso havia um outro tipo de cinema francês, sendo que muitos títulos antes desse movimento merecem ser redescobertos. É o caso por exemplo de "As Diabólicas" (1955), obra à frente de sua época e que serviu de modelo para diversos filmes de suspense que viriam logo em seguida.

Dirigido por Henri-Georges Clouzot, a trama é sobre Christina (Vera Clouzot), que é casada com o estupido Michel Delassalle (Paul Meurisse). Sendo uma mão de ferro como diretor do colégio que a pertence, ele sempre a humilha, maltrata alunos e funcionários e é odiado por todos. Porém, Christina e Nicole (Simone Signoret), amante de Michel, decidem matá-lo e na sequência jogam o cadáver na suja piscina da escola. Uma vez que o local é esvaziado logo se percebe que não há corpo e fazendo com que as duas percam o controle de tudo.

Reza a lenda que o mestre Alfred Hitchcock queria comprar os direitos do livro que deu origem ao filme anos antes. O que não é nenhuma surpresa, já que a obra foi escrita por   Pierre Boileau e Thomas Narcejac, sendo que a dupla foi responsável também pelo livro que originou "Um Corpo que Cai" (1958). Em uma realidade alternativa fico me perguntando como teria sido a adaptação nas mãos de Hitchcock, já que pelas mãos de Henri-Georges Clouzot ela já surpreende do começo ao final da projeção.

Com um belíssimo preto e branco, o filme remete aos bons tempos do cinema Noir norte americano, mas ao mesmo tempo já nos dando pistas do que seria o cinema de horror psicológico que começaria na década seguinte é justamente a partir de "Psicose" (1960). Os personagens aqui são peculiares, cada um com motivações pessoais que os levam para um caminho tortuoso e sem nenhum retorno. A escola por si só se torna uma espécie de castelo mal assombrado, mas onde não há fantasmas por trás das sombras, mas sim somente olhares intimidadores e peculiares.

Vera Clouzot e Simone Signoret interpretam as típicas damas fatais do cinema policial de antigamente, sendo que a última, visualmente, remete à articuladora protagonista de "Pacto de Sangue" (1944). A cena do crime, por sua vez, é muito bem filmada, mas ao mesmo tempo nos dando pequenos indícios sobre o que realmente está por trás desse crime aparentemente perfeito. A partir do momento que o corpo desaparece o filme se envereda para diversas camadas de teorias que faz com que criemos para nós, mas cujo final constatamos que todas estavam erradas.

O final por sua vez é surpreendente, fazendo entender cada vez mais do porque Alfred Hitchcock queria adaptar essa obra. Se em "Psicose" o realizador criou uma das mais famosas cenas de assassinato dentro de um banheiro, o que então ele faria na cena crucial da trama em que também se passa neste local. Porém, Henri-Georges Clouzot filma como ninguém e que serviu até mesmo de modelo para o mestre do suspense.

Curiosamente, eu só sabia desse filme por cima através de sua refilmagem americana "Diabolique" (1996) hoje completamente esquecida. Revisto hoje se percebe o quanto o longa envelheceu bem e sendo um belo representante do cinema pré Nouvelle Vague Francês. "As Diabólicas" é um cinema de suspense de primeira e serviu de modelo para um terror mais psicológico e verossímil.   

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok