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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 23 de março de 2022

Cine Dica: Em Cartaz: 'Drive My Car'

Sinopse: Um ator e diretor de teatro é convidado a encenar O Tio Vânia de Tchécov num festival de teatro em Hiroshima. No carro em que se desloca, conduzido pela discreta jovem Misaki, Kafuku confronta-se com o passado e o mistério sobre a sua mulher. 

O diretor Ryusuke Hamaguchi gosta de explorar sobre personagens solitários, cuja a principal busca dos mesmos está em querer ser ouvido além de ouvir o próximo. No seu recente filme "Roda do Destino" (2022), por exemplo, assistimos a três histórias distintas, mas que ambas falam sobre pessoas em busca de um significado na vida, além de fazer as pazes com o passado através de outras pessoas. "Drive My Car" (2021) é poderoso em todos os sentidos, ao aproximar os personagens centrais através de suas dores e necessidades, mas que no final irão se completarem.

Adaptado de um conto de Haruki Murakami, o filme segue duas pessoas solitárias que encontram coragem para enfrentar o seu passado. Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima) é um ator e diretor de sucesso no teatro, casado com Oto (Reika Kirishima), uma mulher muito bonita, porém também uma roteirista com muitos segredos, com que divide sua vida, seu passado e colaboração artística. Quando Oto morre repentinamente, Kafuku é deixado com muitas perguntas sem respostas de seu relacionamento com ela e arrependimento de nunca conseguir compreendê-la completamente. Dois anos depois, ainda sem conseguir sair do luto, ele aceita dirigir uma peça no teatro de Hiroshima, embarcando em seu precioso carro Saab 900. Lá, ele conhece e tem que lidar com Misaki Watari (Toko Miura), uma jovem chauffeur, com que tem que deixar o carro. Apesar de suas dúvidas iniciais, uma relação muito especial se desenvolve entre os dois.

Com três horas de duração,  Ryusuke Hamaguchi não tem pressa em apresentar e desenvolver os seus personagens principais, mas sim deseja que a gente embarque na história e que sejamos levados por ela. Se em um primeiro momento o diálogo do casal central na abertura da trama possa soar estranho, aos poucos, as respostas vêm à tona e sendo tudo moldurado com relação ao universo do teatro e que serve de energia de impulso para os personagens centrais. Quanto Oto sai de cena a melancolia domina Yusuke, pois a culpa lhe corrói, mas cuja a dor ameniza quando surge uma nova forma de redenção.

Redenção essa que vem não somente pelo fato dele conseguir a oportunidade de dirigir uma peça de teatro, como também a partir do momento em que conhece a motorista Misaki Watari. A personagem, aliás, talvez seja a melhor e a mais enigmática personagem da trama, pois pelo seu olhar profundo e cicatrizes no seu rosto constatam o fato dela possuir um passado nebuloso e que somente aos poucos será revelado. Ambos acabam se alinhando com relação a dores e perdas e cujos os sentimentos serão colocados para fora em momentos em que os dois revisitam os seus passados não resolvidos.

Curiosamente, a relação entre os dois é construída a partir de ótimos diálogos e cuja a maioria acontecem dentro do carro. Um artificio que foi muito utilizado, por exemplo, pelo cineasta iraniano Abbas Kiarostami, cuja as suas maiores obras os protagonistas dirigem um carro e dialogando com personagens ao lado. Curiosamente, neste filme há um diálogo revelador que acontece no banco detrás do veículo em um determinado momento do filme, sendo que dois personagens se revelam não somente através de palavras, como também de olhares que tem mais a dizer do que se possa imaginar.

No final das contas, é um filme que fala sobre a solidão cada vez mais acentuada na vida das pessoas hoje em dia, cujo os sentimentos na maioria das vezes não são revelados por medo, quando na verdade é preciso ser revelados no momento certo. Ao final da projeção, os personagens centrais obtiveram a sua redenção, mesmo que para isso tenha sido necessário revirar certos escombros do passado e cuja as revelações não podem as vezes serem encaradas sozinho. "Drive My Car" é sobre uma cruzada humana cheia de dor, porém, de grande recompensação em sua reta final. 


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terça-feira, 22 de março de 2022

Cine Dica: Streaming: 'Lamb'

 Sinopse: María e Ingvar, um casal sem filhos, descobrem um misterioso recém-nascido na sua quinta na Islândia. A perspectiva inesperada de uma vida familiar tráz-lhes muita felicidade, antes de começar a destruí-los.  

Diferente do que se imagina os contos de fadas foram originalmente criados para serem contos mais sombrios, porém, obtendo apenas uma suavizada no decorrer dos séculos que se passavam. Muitas dessas histórias vêm do folclore, das quais transitam entre o fantástico, mas tendo algum fundamento. "Lamb" é um conto esquisito, curioso e que nos deixa um tanto que perplexos.

Dirigido por Valdimar Jóhannsson, o filme conta a história de Ingvar e Maria, que são dois pastores de ovelha vivendo em uma planície isolada na Islândia. Ambos sofrem com a morte recente da filha pequena, até o dia em que um milagre de Natal lhes proporciona uma nova e inesperada criança para cuidar. O casal abraça este presente dos céus, sem imaginar que talvez estejam infringindo algumas regras da natureza.

O filme foi produzido pela mesma produtora de filmes como "Hereditário" (2018) e a "A Bruxa" (2015) e tendo esse conhecimento você já pode se preparar para o que está por vir. Para começo de conversa, o filme se envereda para essa onda de "pós terror", porém, ele não se distancia do gênero fantástico, mesmo ele ficando escondido boa parte do tempo. Contudo, a palavra “escondido” é uma forma de dizer um tanto que errônea, já que o fantástico está presente na tela e na forma de Ada, uma menina meio ovelha e cuja a sua presença nos fascina pelo seu peso de mistério sobre a sua real origem dentro da trama.

Porém, só o fato do casal central em adotar ela tão facilmente já nos deixa com a pulga atrás da orelha, mesmo quando as respostas aos poucos vão vindo no seu devido tempo. Valdimar Jóhannsson, contudo, não tem pressa em apresentar a história, pois ele simplesmente filma belas paisagens montanhosas da Islândia de uma forma que nos passe aquela sensação de local intocável e sem a presença do lado complexo do homem vindo da cidade grande. Neste último caso, isso é muito bem representado com a chegada do irmão, do qual o mesmo trás certo desiquilíbrio naquele cenário criado pelo casal, mas mal sabendo que ele seria a menor das preocupações.

Curiosamente, o filme possui poucos diálogos, cuja as expressões do casal principal falam mais por si do que meras palavras largadas ao vento. Vale destacar a presença forte dos animais, sendo que o olhar das ovelhas nos passa os mais diversos sentimentos, seja de ternura ou medo. O medo, aliás, é algo que espreita no decorrer do filme, mesmo quando não temos uma ideia do que seja, muito embora tenhamos certa suspeita. A revelação, por sua vez, irá com que muitos debatam sobre o seu simbolismo, pois não será nenhum pouco facil de ser digerido.

Do elenco se destaca Noomi Rapace, da qual a mesma transmite para sua personagem, tanto um grau de inocência, como também certo egoísmo e beirando a loucura com o desejo manter a pequena criança ovelha a qualquer custo. Talvez o filme nos faça resgatar as mais diversas histórias de determinados folclores que nós ouvíamos no passado, mas uma vez que eles são adaptados de uma maneira fiel e crua a sensação que nos passa é de pura estranheza e complexidade. Talvez o próprio diretor queira nos passar a ideia que ainda há segredos no universo da natureza pouco ainda explorados e que talvez nem possam ser visitados.

"Lamb" é um filme estranho, inquietante, mas é justamente por isso que somos atraídos por ele. 


Onde Assistir: Mubi

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segunda-feira, 21 de março de 2022

Cine Dica: Streaming: 'Onde eu Moro'

Sinopse: A realidade complexa e repleta de nuances das pessoas que vivem como moradores em situação de rua. 

O recente e premiado "Nomadland" (2020) foi um filme que soube muito bem transitar entre a ficção com momentos de realísticos e quase documentais. O filme estrelado por Frances McDormand retratava uma boa parcela da sociedade norte americana que cada vez mais se tornaram nômades e embarcando em um caminho sem volta pela estrada adentro. O curta metragem "Onde eu Moro" (2022) fala de uma parcela da sociedade que, ao invés de ir para estrada, decide continuar como moradores de rua pelas grandes cidades e aguardando na esperança dos líderes do governo tomarem alguma uma providência.

Dirigido por Jon Shenk e pelo brasileiro Pedro Kos, o documentário retrata a Costa Oeste dos Estados Unidos, onde os dois documentaristas acompanham a realidade complexa dos moradores de rua. Ao descobrir suas verdadeiras histórias de vida, em contraste à agitada realidade urbana das cidades, os diretores tentam levantar um importante debate sobre a crise humanitária que não para de crescer na América. Curiosamente, não deixa de ser um retrato global que acontece hoje em dia.

Os realizadores procuram primeiro apresentar as grandes metrópoles onde se passa a história, para logo em seguida direcionar as suas atenções para os moradores de rua que vão fazer parte do fio condutor da trama. Embora menos de quarenta minutos a obra consegue fisgar o lado emocional de cada uma dessas pessoas, sendo que cada um ali possui um sonho para ser alcançado, embora ele possa estar mais distante do que imaginamos. Não tem como não se emocionar com alguns depoimentos, sendo que que eles colocam para fora as suas dores e feridas emocionais, sendo que as mesmas já são nítidas através de olhares cansados e que pedem por dias e noites de sono.

Com sobrevoos em que se registra filas quilométricas de cabanas aglomeradas nas principais ruas dessas metrópoles, o governo procura achar uma solução, muito embora a ideia deles seja riscar essas pessoas do mapa. Ao invés de levarem para um lugar apropriado, a justiça manda a polícia prender ou mandar embora esses moradores que pedem socorro. A pergunta que sempre fica é. para onde eles vão?

Atualmente EUA possui mais de quinhentos mil moradores de rua e, curiosamente, parece que quanto mais os prédios das elites se levantam e alcançam os céus mais aumenta o número de pessoas que levantam as mãos pedindo ajuda. O documentário não traz uma solução para o fato, mas busca fazer com que a gente pense sobre esses tempos cada vez mais capitalistas e menos humanos. Indicado ao Oscar de Melhor Curta Metragem de 2022, "Onde eu Moro" é a realidade nua e crua sobre a possibilidade de que moradores de rua estarem morrendo na frente de nossas casas é muito maior do que se imagina.  

Onde Assistir: Netflix. 

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domingo, 20 de março de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate: "Mães Paralelas"

Pedro Almodóvar possui uma sensibilidade descomunal ao criar uma visão pessoal sobre o universo feminino e ao mesmo entrelaça-lo com a sua vida pessoal em vários aspectos. No meu entendimento, os últimos filmes do realizador que inclui "Julieta" (2016) e "Dor e Glória" (2019) procuram se enveredar até mesmo por questões políticas que o realizador testemunhou ao longo de sua vida, mesmo tendo ficado somente nas entrelinhas. "Madres Paralelas" (2021) talvez seja o filme mais político do cineasta, mesmo quando o tema fica em segundo plano, pois a questão fica explicitamente quando se é destacado.

Em "Madres Paralelas", duas mulheres dão à luz no mesmo dia e no mesmo hospital. Uma delas Janis, de meia idade, não teve a gravidez planejada, mas já se sente preparada para ser mãe. A outra que se chama Ana, adolescente, engravidou por acidente e sente medo do que está por vir. A partir de suas experiências, as duas criam um forte laço unido pela maternidade.

Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 


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sábado, 19 de março de 2022

Cine Dica: SESSÃO VAGALUME/EDIÇÃO ESPECIAL: "Cinema Paradiso" e "As Aventuras do Avião Vermelho" serão exibidos na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre.

 

Cinema Paradiso 


SESSÃO VAGALUME

Cinema Paradiso e As Aventuras do Avião Vermelho

- Edição especial com dois longas-metragens irá celebrar o Dia do Cinema Gaúcho e o aniversário da Cinemateca Capitólio.


QUANDO: 

- As Aventuras do Avião Vermelho - 26 e 27/03, sábado e domingo, às 15h. Visitas guiadas terão início às 14h.

- Cinema Paradiso - 27/03, domingo, às 10h30min (excepcionalmente, não haverá visita guiada antes dessa sessão).

ONDE: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre)

QUANTO: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada) - pagamento em dinheiro e pix, a bilheteria abre uma hora antes das sessões. 

DESCONTOS: meia-entrada para municipários e aplicação de todos os descontos previstos em lei (pessoas com mais de 60 anos com carteira de identidade; pessoas com deficiência e um acompanhante, mediante cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); jovens de baixa renda com comprovante ID e doadores de sangue com carteira de comprovação).


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA DOS FILMES: livre

EXIGÊNCIA SANITÁRIA PARA ENTRADA NA SALA DE CINEMA: uso de máscara. 


O projeto Sessão Vagalume terá uma edição especial no último fim de semana deste mês. Serão exibidos dois longas-metragens: As Aventuras do Avião Vermelho, adaptação da obra homônima de Erico Verissimo, e o clássico Cinema Paradiso, vencedor do Oscar de filme internacional em 1990. A programação será em homenagem ao Dia do Cinema Gaúcho, celebrado em 27 de março, e ao aniversário de sete anos de inauguração da Cinemateca Capitólio, que fica no Centro Histórico de Porto Alegre, onde os títulos serão projetados.

Com direção de Frederico Pinto e José Maia, As Aventuras do Avião Vermelho terão sessões nos dias 26 e 27 de março, às 15h. Na trama, o protagonista Fernandinho ganha um livro e embarca em um universo de fantasia, no qual terá que salvar o aviador Capitão Tormenta. A produção faz parte do acervo da cinemateca - que conta com mais de oito mil itens - e terá projeção em película. Uma curiosidade que tornará as visitas guiadas ainda mais instigantes para pais e filhos, que poderão descobrir na sala de projeção como rolos de filme dão vida a histórias na telona. Um processo que predominou durante décadas até ser substituído pelo cinema digital. Os passeios pelo prédio histórico inaugurado em 1928 terão início a partir das 14h. 

No domingo, 27 de março, às 10h30min, fãs de Cinema Paradiso poderão rever esse clássico dirigido pelo italiano Giuseppe Tornatore na versão original com legendas em português. Vencedor de mais de uma dezena de prêmios - incluindo Oscar, Globo de Ouro, César e Bafta -, o longa tem como protagonista o menino Totó  (Salvatore Cascio), que se encanta pelo cinema e inicia uma grande amizade com o projecionista de sua pequena cidade, Alfredo (Philippe Noiret). Já adulto e agora um cineasta bem-sucedido, Totó volta a lembrar de sua infância ao descobrir que seu velho amigo faleceu.

A ideia de exibir os filmes em questão é exatamente brindar o público com a ideia essencial que nos preside: o amor ao cinema e a magia da experiência da sala de cinema. Nesse sentido, Cinema Paradiso traz uma contundente declaração de amor pela experiência da sala escura, enquanto As Aventuras do Avião Vermelho comemoram em alto estilo o Dia do Cinema Gaúcho com uma obra adaptada da literatura infantil para a linguagem audiovisual, no gênero da animação, um elogio a linguagem das imagens - comemora Maria Angélica dos Santos, coordenadora geral do Programa de Alfabetização Audiovisual.  

Criada em julho de 2019, a Sessão Vagalume tem como objetivo oferecer um circuito alternativo de cinema infantojuvenil, ampliando a programação regular também para essa faixa etária. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.capitolio.org.br e pelas redes sociais (Facebook e Instagram - @alfabetizacaoaudiovisual).   


AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO

SINOPSE: A trama apresenta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta - aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios - África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: As Aventuras do Avião Vermelho, de Frederico Pinto e José Maia (Brasil, 2014, 72 minutos). Elenco: Pedro Yan, Milton Gonçalves e Lázaro Ramos. 

VERSÃO PROJETADA: Original com áudio português


CINEMA PARADISO

SINOPSE: O menino Totó se encanta pelo cinema e inicia uma grande amizade com o projecionista de sua pequena cidade, Alfredo. Já adulto e agora um cineasta bem-sucedido, Totó volta a lembrar de sua infância ao descobrir que seu velho amigo faleceu. Quando criança, ele frequentava o Cinema Paradiso, para onde fugia sempre que podia, depois que terminava a missa (ele era coroinha). No começo, costumava espreitar as projeções através das cortinas do cinema, que o padre via primeiro para censurar as imagens que possuíam beijos. Foi ali que Totó aprendeu a amar o cinema.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore (Itália, 1988, 155 minutos). Elenco: Philippe Noiret, Salvatore Cascio, Agnese Nano e Jacques Perrin. 

VERSÃO PROJETADA: Original com legendas em português


Assessor de Imprensa:

Léo Sant´Anna

(21) 97613.4462 ou (21) 3988.0561

leosantanna@hotmail.com

Cine Dica: Semana de Porto Alegre 2022

AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO

A Cinemateca Capitólio apresenta a programação da Semana de Porto Alegre de 2022 com exibições de importantes filmes realizados na cidade, um fim de semana especial da Sessão Vagalume e a 250ª noite do Projeto Raros, celebrada na véspera do aniversário de 250 anos da capital do Rio Grande do Sul.


O CINEMA E A CIDADE

A Cinemateca Capitólio apresenta ao longo da semana sessões especiais gratuitas de Overdose – Beijo Ardente, de Flavia Moraes e Hélio Alvarez, e Aqueles Dois, de Sergio Amon. No domingo, 27 de março, dia do aniversário de sete anos da Cinemateca Capitólio, será realizada a sessão comentada do longa-metragem Cão Sem Dono, de Beto Brant e Renato Ciasca.     


SESSÃO VAGALUME

A Sessão Vagalume, uma atividade do Programa de Alfabetização Audiovisual para crianças de todas as idades, apresenta nos dias 26 e 27 de março, às 15h, a animação As Aventuras do Avião Vermelho, dirigida por Frederico Pinto e José Maia, inspirada no livro homônimo de Érico Veríssimo. No dia 27 de março, às 10h30, uma edição especial da sessão apresenta, com entrada gratuita, o clássico Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore. 


PROJETO RAROS 250

Em atividade ininterrupta desde 2003, o Projeto Raros celebra a edição 250 na sexta-feira, 25 de março, véspera do aniversário de 250 anos da cidade. A tradicional sessão que exibe “filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam” apresenta, a partir das 19h30, um programa duplo com a obra-prima afrofuturista Space is the Place (1974), de John Coney, escrito e protagonizado pelo mítico jazzista Sun Ra, e Agosto 13 Sexta-Feira, de Camilo Tebaldi, pioneira produção porto-alegrense da Tomazoni Films lançada em 1955. A sessão tem entrada franca. 


FILMES

AQUELES DOIS

Brasil, 1985, 75 minutos, digital

Direção: Sergio Amon.

Elenco: Pedro Wayne, Beto Ruas, Suzana Saldanha.

Baseado no conto homônimo de Caio Fernando Abreu, o filme conta a história de Saul e Raul, colegas de trabalho em uma repartição pública. Raul, recém-saído de um casamento frustrado, é extrovertido e brincalhão e passa o tempo ouvindo e tocando bolero no pequeno apartamento onde mora. Saul é tímido, de espírito crítico e amargo. Saiu de um noivado quase interminável e se recupera de uma tentativa de suicídio. Os dois acabam unidos pela solidão e iniciam uma intensa amizade. Os outros colegas de trabalho confundem a amizade com um romance e os dois viram alvo de discriminação. Confusos, nem eles mesmos sabem se estão de fato apaixonados.


BEIJO ARDENTE – OVERDOSE

Brasil, 1984, 60 minutos, digital

Direção: Flavia Moraes, Hélio Alvarez.

Elenco: Andréa L’Abbate, Antônio Carlos Falcão, Pilly Calvin, Careca da Silva, Júlio Conte, Oscar Simch.

Nas ruínas da Usina do Gasômetro, esconde-se um vampiro entediado e angustiado com a vida eterna. À noite, em busca de sangue, ele sai pelas ruas de Porto Alegre atrás de vítimas inocentes. A sessão será apresentada pela pesquisadora Thainá Maria.


CÃO SEM DONO

Brasil, 2006, 82 minutos, HD

Direção: Beto Brant e Renato Ciasca

Elenco: Julio Andrade, Tainá Muller, Marcos Contreras, Luis Carlos Coelho, Janaína Kremer, Sandra Possani, Roberto Oliveira.

Uma observação de um relacionamento amoroso, escrita com as cores íntimas de um retrato de geração. Narra o encontro entre Ciro, recém-formado em Literatura, que passa por uma crise existencial marcada pelo ceticismo e pela falta de planos, e Marcela, uma ambiciosa modelo em início de carreira, que se entrega de forma obsessiva ao seu trabalho e, com isso, adia para mais tarde a realização de qualquer sonho. Adaptação do romance Até o dia em que o cão morreu, de Daniel Galera. Após a sessão, ocorre um debate com integrantes da equipe do filme.


PROJETO RAROS 250

SPACE IS THE PLACE

EUA, 1974, 82 minutos, HD com legendas em português

Direção: John Coney

O filme mostra o legendário jazzista experimental Sun Ra e sua “Arkestra” em sua busca de se tornarem exploradores do espaço. A intenção dos músicos é a de fundar um novo planeta com afro-americanos, levando-os para longe da Terra com o poder da sua música. Uma intrigante mistura de jogos de cartas, viagens intergalácticas no tempo, naves espaciais e música, Space is the place imagina o espaço como uma zona utópica livre de racismo, onde todos são livres para criar o seu próprio destino.


AGOSTO 13 SEXTA-FEIRA

Brasil, 1955, 74 minutos, digital

Direção: Camilo Tebaldi

Produção: Tomazoni Films

Em um dia de azar, um crime ocorre envolvendo dois assassinatos e um assalto de joalheria. Das nove ao meio dia, as jóias circulam por mãos inocentes e terminam na mesa de um delegado que esclarece as diversas casualidades e coincidências.


SESSÃO VAGALUME

AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO

Brasil, 2014, 73 minutos, 35mm

Direção: Frederico Pinto e José Maia

O filme conta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância.


CINEMA PARADISO

(Nuovo Cinema Paradiso)

Itália, 1988, 174 minutos, HD

Direção: Giuseppe Tornatore

Nos anos que antecederam a chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e iniciou uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), projecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração.


GRADE DE HORÁRIOS

SEMANA DE PORTO ALEGRE


24 de março (quinta)

19h30 – Beijo Ardente - Overdose


25 de março (sexta)

19h30 – Projeto Raros 250: Space is the Place + Agosto 13 Sexta-Feira 


26 de março (sábado)

15h – Sessão Vagalume: As Aventuras do Avião Vermelho

19h30 – Aqueles Dois


27 de março (domingo)

10h30 – Sessão Vagalume Especial: Cinema Paradiso

15h – Sessão Vagalume: As Aventuras do Avião Vermelho

19h – Cão Sem Dono + debate

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 17 A 23 DE MARÇO DE 2022 da Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h – A PROFESSORA DE VIOLINO *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Das Vorspiel - Alemanha/França, 2021, 100min). Direção de Ina Weisse, com Nina Hoss, Simon Abkarian, Jens Albinus. Filmicca, 14 anos. Drama.

Sinopse: A violinista Anna Bronsky é professora em um conservatório e percebe um talento notável no jovem Alexander - apesar dos outros professores serem contra a admissão do estudante. Decidida a tornar o aluno um vencedor, ela o coloca em competição com o filho, Jonas, que também toca violino, e entra em conflito com o próprio marido. Prêmio de melhor atriz no Festival de San Sebastián para Nina Hoss.


17h - LARA Assista o trailer aqui.

(Alemanha, 2020, 100min). Direção de Jan-Ole Gerster, com Corinna Harfouch, Tom Schilling, André Jung. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: O dia do aniversário de 60 anos de Lara tem tudo para ser inesquecível: o filho dela, Viktor, será solista em um concerto que pode definir o futuro de sua carreira. Lara foi quem mais apoiou o talento do filho para o piano, mas ela não é bem-vinda na apresentação. Apesar de não ter recebido um convite, ela montou os próprios planos para não perder o espetáculo.


19h - NÓS DUAS Assista o trailer aqui.

SESSÕES A PARTIR DE SÁBADO, DIA 19.

(Deux – França/Bélgica, 2019, 100min. Direção de Filippo Meneghetti, com Barbara Sukowa, Martine Chevallier. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Nina e Madeleine, duas mulheres aposentadas, têm um relacionamento amoroso e secreto há anos. Para a família, elas são apenas vizinhas e grandes amigas - até que surge a possibilidade de elas viverem seu romance em outra cidade. Mas uma doença inesperada vai abalar os planos de ambas e fazer com que os filhos tentem controlar a situação.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – ESSE FIM DE SEMANA Assista o trailer aqui.

(Este fin de semana - Brasil/Argentina, 2021, 70min). Direção de Mara Pescio, com Lola Banfi, María Paz Ferreyra, Irina Misisco. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Julia decide voltar para a sua cidade natal, na província argentina de Misiones, depois de sofrer um golpe. Oficialmente, o motivo do seu retorno é assinar um documento que autoriza a filha a sair do país com o pai, mas Julia está mesmo interessada em recuperar algum dinheiro que ficou para trás.


16h – A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS Assista o trailer aqui.

(Lunana: A Yak in the Classroom - Butão/China, 2019, 110min). Direção de Pawo Choyning Dorji, com Sherab Dorji, Kelden Lhamo Gurung. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Cansado da vida em seu pequeno país, um jovem professor butanês resolve tentar a sorte como cantor na Austrália. Mas ele precisa cumprir um último ano de trabalho e é enviado a uma escola distante, em uma aldeia glacial chamada Lunana. Sem conforto algum, o professor começa a ensinar as crianças da aldeia e, aos poucos, descobre os encantos do lugar. O longa é um dos 15 títulos pré-indicados ao Oscar de filme internacional.


18h30 – A ESPERA DE LIZ *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Brasil/Venezuela, 2021, 110min). Direção de Bruno Torres, com Simone Iliescu, Rosanne Mulholland, Bruno Torres, Zécarlos Machado, Ingra Lyberato. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Angustiada com o desaparecimento do marido, Liz retorna à casa dos pais em busca de apoio e da companhia de sua irmã Lara. Aos poucos, o resgate da relação das duas se torna mais intenso, mas Lara guarda um segredo sobre o real motivo do sumiço de Miguel. Com locações na serra gaúcha, o filme marca a estreia do ator Bruno Torres na direção de um longa-metragem.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional. *Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala. A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos.

Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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