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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (16/12/21)

 Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Sinopse: Pela primeira vez na história cinematográfica do Homem-Aranha, nosso herói amigo da vizinhança é desmascarado e não consegue mais separar sua vida normal dos grandes riscos de ser um super-herói. Quando ele pede ajuda ao Doutor Estranho, os riscos se tornam ainda mais perigosos, e o forçam a descobrir o que realmente significa ser o Homem-Aranha. Classificação indicativa 12 anos, contém violência.


AZOR

Sinopse: Em Azor, Yvan de Wiel é um banqueiro privado de Genebra. Durante a ditadura da Argentina, ele viaja para o país para que possa substituir seu parceiro que desapareceu. Entre salões silenciosos, piscinas e jardins luxuosos, um duelo remoto acontece entre dois banqueiros que, apesar de usarem métodos diferentes, são cúmplices de uma discreta e implacável forma de colonização.


NÃO OLHE PARA CIMA

Sinopse: Não Olhe Para Cima conta a história de Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), dois astrônomos que fazem uma descoberta surpreendente de um cometa orbitando dentro do sistema solar que está em rota de colisão direta com a Terra. Com a ajuda do doutor Oglethorpe (Rob Morgan), Kate e Randall embarcam em um tour pela mídia que os leva ao escritório da Presidente Orlean (Meryl Streep) e de seu filho, Jason (Jonah Hill). Com apenas seis meses até o cometa fazer o impacto, gerenciar o ciclo de notícias de 24 horas e ganhar a atenção do público obcecado pelas mídias sociais antes que seja tarde demais se mostra chocantemente cômico.


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quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 16 A 22 DE DEZEMBRO DE 2021 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

Quanto Mais Quente Melhor

SALA 1 / PAULO AMORIM


15h – AZOR *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NO DOMINGO, DIA 19)

(Suíça-Argentina-França, 2021, 100min). Direção de Andreas Fontana, com Fabrizio Rongione, Stéphanie Cléo, Carmen Iriondo. Vitrine Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Ambientado nos anos 1980, durante a ditadura argentina, a trama acompanha Yvan, um banqueiro de Genebra que desembarca em Buenos Aires com uma missão complicada: substituir seu sócio, que desapareceu. Aos poucos, Yvan vai conhecendo os bastidores das transações de milionários argentinos que mandavam dinheiro para contas na Suíça, ao mesmo tempo em que investiga as condições em que seu colega sumiu.


Sessão do ciclo Clássicos na Cinemateca – 35 anos.

14h45 – QUANTO MAIS QUENTE, MELHOR

(SESSÃO SOMENTE NO DOMINGO, DIA 19)


(Some Like it Hot - 1950, 120min). Direção de Billy Wilder.

Sinopse: Considerada uma das melhores comédias de todos os tempos, a trama segue dois músicos que resolvem se disfarçar de mulher após testemunharem um crime da máfia na Chicago dos anos 1920. Assim, Joe e Jerry acabam se integrando a uma banda de jazz de mulheres, quando vivem aventuras amorosas improváveis para sua condição.


17h – UMA JANELA PARA O MAR Assista o trailer aqui.

(Uma Ventana al Mar – Espanha/Grécia, 2020, 105min). Direção de Miguel Ángel Jiménez com Emma Suárez, Akilas Karazisis. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Depois de receber notícias ruins de seu médico, a espanhola María, de 55 anos, resolve viajar para a Grécia com algumas amigas. Na ilha de Nisyros, ela se sente em paz e ainda conhece Stefanos, que lhe apresenta outras maneiras de encarar a vida.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ

14h30 – FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2021


Tabela com sinopses abaixo.


16h30 – UMA VEZ EM VENEZA Assista o trailer aqui.

(When in Venice - Brasil/Colômbia/Alemanha/Itália - 2020, 75min) Direção de Juan Zapata, com Peter Ketnath e Bella Carrijo. Zapata Filmes, 14 anos. Romance.

Sinopse: O alemão Maximilian e a brasileira Maria se conhecem por acaso em um hotel no norte da Itália. Mesmo com visões distintas em relação ao que é o amor, eles decidem se juntar para realizar um sonho em comum: visitar Veneza, uma das cidades mais românticas do mundo.


19h – CONTOS DO AMANHÃ Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 85min). Direção de Pedro de Lima Marques, com Bruno Barcelos, Duda Andreazza, Anderson Vieira, Bruno Krieger, Daiane Oliveira. Bactéria Filmes, 14 anos. Aventura/Ficção Científica.

Sinopse: Em 2165, o sequestro de uma garota chamada Michele coloca a cidade-estado Porto 01, o último reduto humano, em guerra. Jeferson, um adolescente que vive em 1999, na véspera do bug do milênio, recebe misteriosos áudios do futuro. Com uma Internet muito lenta, ele precisará encontrar uma forma de salvar a humanidade. Produção gaúcha que se destaca pelos cenários e efeitos visuais, o filme une passado e futuro com computadores 486 e uma visão do século XXII a partir de naves e aparatos high-tech.


SESSÕES ESPECIAIS SALA EDUARDO HIRTZ

FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2021


QUINTA, DIA 16 DE DEZEMBRO ÀS 14h30

ARTHUR RAMBO, ÓDIO NAS REDES

(Arthur Rambo, 90min). Direção de Laurent Cantet.

Sinopse: A carreira do escritor Karim D toma outro rumo depois que descobrem que ele também é Arthur Rambo na internet. Apesar da fama, o jovem começa a ser atacado pelas suas antigas postagens que tinham piadas homofóbicas e anti-semitas.


SEXTA, DIA 17 DE DEZEMBRO ÀS 14h30

MADRUGADA EM PARIS

(Médecin de Nuit, 80min). Direção de Elie Wajeman.

Sinopse: Mikaël é um médico noturno, que cuida de pacientes de bairros vulneráveis e principalmente de viciados. Dividido entre a mulher e a amante e arrastado pelo primo farmacêutico para um perigoso esquema de receitas falsas, sua vida se torna um caos.


SÁBADO, DIA 18 DE DEZEMBRO ÀS 14h30

AS COISAS DA VIDA

(Les Choses de la Vie, 90min). Direção de Claude Sautet.

Sinopse: Pierre (Michel Picolli) sofre um grave acidente de carro e, enquanto espera por socorro, tem lembranças do passado e das duas mulheres de sua vida: a ex Catherine (Léa Massari), com quem tem um filho, e Hélène (Romy Schneider), com quem vive um conturbado relacionamento. Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 1970, é o título clássico desta edição do Festival Varilux.


DOMINGO, DIA 19 DE DEZEMBRO ÀS 14h30

ADEUS, IDIOTAS

(Adieu les cons, 90min). Direção de Albert Dupontel.

Sinopse: Aos 43 anos, Suze Trappet descobre que está seriamente doente e decide ir procurar a criança que abandonou quando tinha 15 anos. Nesta busca, ela conhece JB, um quinquagenário em pleno esgotamento mental, e Mr. Blin, um arquivista cego de um entusiasmo impressionante.


TERÇA, DIA 21 DE DEZEMBRO ÀS 14h30

MENTES EXTRAORDINÁRIAS

(Presque, 91min). Direção de Bernard Campan.

Sinopse: Dois homens dirigem-se de Lausanne para o sul da França num carro funerário. Se conhecem pouco e têm pouco em comum - ou pelo menos é o que acham.

   

QUARTA, DIA 22 DE DEZEMBRO ÀS 14h30

PEQUENA LIÇÃO DE AMOR

(Petite leçon d'amour, 90min). Direção de Eve Deboise.

Sinopse: Uma jovem se abriga num café para escapar da chuva. Lá, encontra provas de matemática esquecidas e uma inquietante carta de amor.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 16 A 23 DE DEZEMBRO DE 2021

 SESSÃO VAGALUME APRESENTA A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE

Um dos mais icônicos e estimados títulos do cinema dedicado à infância, A Fantástica Fábrica de Chocolate comemora este ano seu 50º aniversário de lançamento. Para marcar a data festiva, a Cinemateca Capitólio exibe o filme na Sessão Vagalume do mês de dezembro, nos 18 e 19 (sábado e domingo), às 15h. O valor do ingresso é R$ 4. Exibição dublada.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/4823/sessao-vagalume-a-fantastica-fabrica-de-chocolate/


CELEBRAÇÃO DE 40 ANOS DE DEU PRA TI ANOS 70

No sábado, 18 de dezembro, celebraremos os 40 anos de Deu Pra Ti Anos 70, de Giba Assis Brasil e Nelson Nadotti, um marco do cinema brasileiro realizado em Super 8. O filme ganha exibição gratuita na sala de cinema da Cinemateca Capitólio, às 21h. A sessão será apresentada pelos diretores.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/877/deu-pra-ti-anos-70/


SESSÕES ESPECIAIS DA MOSTRA RISATA AMARA

A mostra Risata Amara: Comédia à Italiana (1950-1970) segue em exibição na Cinemateca Capitólio até o dia 23 de dezembro. Na sexta-feira, 17, às 19h30, uma edição especial do Projeto Raros exibe o filme Il Secondo Tragico Fantozzi, de Luciano Salce, em sessão apresentada por Cristian Verardi, curador da mostra. No dia 23 de dezembro, às 19h, no encerramento da mostra, há exibição do longa Por um Destino Insólito, de Lina Wertmüller. A sessão será apresentada por Helena Pavan, integrante do Cineclube Academia das Musas, coletivo dedicado ao estudo de filmes realizados por mulheres.  


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/4783/risata-amara-comedia-a-italiana-1950-1970/


GRADE DE HORÁRIOS

16 a 23 de dezembro de 2021


16 de Dezembro (quinta-feira)

15h – Um Americano em Roma

17h – O Professor de Vigevano

19h – Os Monstros


17 de Dezembro (sexta-feira)

15h – Feios, Sujos e Malvados

17h – A Marcha Sobre Roma

19h30 – Projeto Raros: Il Secondo Tragico Fantozzi (entrada franca)


 18 de Dezembro (sábado)

15h – Sessão Vagalume: A Fantástica Fábrica de Chocolate

17h – O Incrível Exército de Brancaleone

19h – A Dupla Explosiva

21h – Deu pra Ti Anos 70 (entrada franca)


19 de Dezembro (domingo)

15h – Sessão Vagalume: A Fantástica Fábrica de Chocolate

17h – Os Eternos Desconhecidos

19h – Senhoras e Senhores, Boa noite


21 de Dezembro (terça-feira)

15h – Os Ladrões

17h – Um Americano em Roma

19h – Os Novos Monstros


22 de Dezembro (quarta-feira)

15h – Fantozzi

17h – Divórcio à Italiana

19h – Este Crime Chamado Justiça


23 de Dezembro (quinta-feira)

15h – A Dupla Explosiva

17h – O Caradura

19h – Sessão Academia das Musas: Por um Destino Insólito (entrada franca)

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Cine Dica: Streaming: 'Imperdoável'

Sinopse: Após cumprir pena por um crime violento, Ruth volta ao convívio na sociedade, que se recusa a perdoar seu passado. Discriminada no lugar que já chamou de lar, sua única esperança é encontrar a irmã, que ela havia sido forçada a deixar para trás. 

O ser humano não está livre de cometer as suas falhas e cabe a própria recomeçar do zero após darem o passo errado ao longo do percurso. O problema é quando sistema do qual nós vivemos não permite isso, fazendo com que o mundo de fora não se torne muito diferente dos tempos de prisão fechada. "Imperdoável" fala sobre recomeçar a vida e com sem nenhuma perspectiva com relação ao futuro, mas tendo uma fagulha esperança para continuar vivendo.

Dirigido por Nora Fingscheidt, do ótimo "Transtorno Explosivo" (2020), o filme é Inspirado na minissérie britânica de mesmo nome, onde acompanhamos Ruth Slater (Sandra Bulloock)  após cumprir seu tempo na prisão por um crime violento. Ao voltar para o convívio na sociedade e se recusar a perdoar seu passado por ter sido discriminada no seu lar, sua única esperança agora é encontrar a irmã que ela foi forçada a deixar para trás.

Moldado por flashbacks no primeiro ato, Nora Fingscheidt demonstra segurança em seu primeiro filme em solo norte americano, mesmo quando nos passa uma sensação de que poderia ter sido ainda melhor. Porém, ela não se intimida em retratar uma sociedade norte americana dividida, da qual o cidadão não pode dar um passo em falso na vida, para logo ser excluído do resto da sociedade. Ao ser um sistema falho, o ex-detendo, assim como também os moradores de rua, ficam sobrevivendo com o que tem em mãos e não tendo nenhuma boa perspectiva com relação ao futuro, mesmo quando surge um possível Samaritano no final do túnel.

Se por um lado o filme não se sustenta por alguns momentos com relação a trama, por outro, ele obtém nossa atenção graças ao incrível desempenho de Sandra Bulloock. Transitando entre sucessos e fracassos ao longo da carreira, Bulloock se entrega de corpo e alma para um papel complexo, fazendo com que nos coloquemos como juiz perante aos fatos com relação as ações de sua personagem e fazendo a gente refletir sobre o mundo cão em que ela convive. A partir do momento em que ela luta para retornar a ver a irmã menor nós torcemos para que isso aconteça, mesmo quando não fica muito claro se ela é realmente um monstro ou não que a sociedade tanto julga.

É neste ponto que o filme entra em um terreno delicado, onde vemos pessoas revoltadas, com o temor a todo momento e não querendo que uma pessoa como essa esteja convivendo entre eles. Se por um lado a personagem de Viola Davis julga a protagonista de uma forma precipitada, logo ela percebe que o passado da própria é muito mais complexo do que se imagina. Embora com pouco tempo de cena Davis novamente nos brinda com uma personagem forte e que merece nota.

O filme somente desliza com relação aos personagens secundários, sendo que eles com certeza foram melhor explorados na minissérie britânica. Quando eles surgem em cena, por exemplo, nos dá a sensação que eles possuíam histórias secundárias que talvez tenham sido melhor exploradas em sua fonte original, principalmente com relação aos dois irmãos que são peças fundamentais do passado da protagonista. Isso não tira o mérito do filme como um todo, pois a obra em si nos faz debater com relação a muitos assuntos e só por isso já é um grande feito.

"Imperdoável" fala sobre não julgarmos o próximo de forma precipitada, pois as raízes do problema podem ser muito mais problemáticas do que a gente imagina. 

Onde Assistir: Netflix.  

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Cine Curiosidade: Indicados ao Globo de Ouro 2022

Antes grande termômetro para o Oscar, o Globo de Ouro acabou se envolvendo em polêmicas recentes ao ponto de perder a transmissão ao vivo para a próxima premiação. Mesmo assim segue a lista dos indicados:  

Duna

MELHOR FILME - DRAMA

Belfast

No Ritmo do Coração

Duna

King Richard: Criando Campeãs

Ataque dos Cães


MELHOR DIREÇÃO - FILME

Kenneth Branagh, por Belfast

Jane Campion, por Ataque dos Cães

Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida

Steven Spielberg, por Amor, Sublime Amor

Denis Villeneuve, por Duna


MELHOR ATOR EM FILME - DRAMA

Mahershala Ali, por Swan Song

Javier Bardem, por Being the Ricardos

Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães

Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs

Denzel Washington, por The Tragedy of Macbeth


MELHOR ATRIZ EM FILME - DRAMA

Jessica Chastain, por The Eyes of Tammy Faye

Olivia Colman, por A Filha Perdida

Nicole Kidman, por Being the Ricardos

Lady Gaga, por Casa Gucci

Kristen Stewart, por Spencer


MELHOR FILME - COMÉDIA/MUSICAL

Cyrano

Não Olhe Para Cima

Licorice Pizza

Tick, Tick... Boom!

Amor, Sublime Amor


MELHOR ATOR EM FILME - COMÉDIA/MUSICAL

Leonardo DiCaprio, por Não Olhe Para Cima

Peter Dinklage, por Cyrano

Andrew Garfield, por Tick, Tick... Boom!

Cooper Hoffman, por Licorice Pizza

Anthony Ramos, por Em Um Bairro em Nova York


MELHOR ATRIZ EM FILME - COMÉDIA/MUSICAL

Marion Cotillard, por Annette

Alana Haim, por Licorice Pizza

Jennifer Lawrence, por Não Olhe Para Cima

Emma Stone, por Cruella

Rachel Zegler, por Amor, Sublime Amor


MELHOR ATOR COADJUVANTE EM FILME

Ben Affleck, por The Tender Bar

Jamie Dornan, por Belfast

Ciarán Hinds, por Belfast

Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração

Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM FILME

Caitriona Balfe, por Belfast

Ariana DeBose, por Amor, Sublime Amor

Kirsten Dunst, por Ataque dos Cães

Aunjanue Ellis, por King Richard: Criando Campeãs

Ruth Negga, por Identidade


MELHOR TRILHA SONORA EM FILME

Alexandre Desplat, por A Crônica Francesa

Germaine Franco, por Encanto

Jonny Greenwood, por Ataque dos Cães

Alberto Iglesias, por Madres Paralelas

Hans Zimmer, por Duna


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL EM FILME

"Be Alive" - Beyoncé (King Richard: Criando Campeãs)

"Dos Oruguitas" - Sebastian Yatra (Encanto)

"Down to Joy" - Van Morrison (Belfast)

"Here I Am (Singin' My Way Home)" - Jennifer Hudson (Respect)

"No Time to Die" - Billie Eilish (007 - Sem Tempo Para Morrer)


MELHOR ROTEIRO EM FILME

Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza

Kenneth Branagh, por Belfast

Jane Campion, por Ataque dos Cães

Adam McKay, por Não Olhe para Cima

Aaron Sorkin, por Being the Ricardos


MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Compartment Number 6

Drive My Car

A Mão de Deus

A Hero

Madres Paralelas


MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

Encanto

Flee

Luca

My Sunny Maad

Raya e o Último Dragão


MELHOR SÉRIE DE TV - DRAMA

Lupin

The Morning Show

Pose

Round 6

Succession


MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE TV - DRAMA

Uzo Aduba, por In Treatment

Jennifer Aniston, por The Morning Show

Christine Baranski, por The Good Fight

Elizabeth Moss, por The Handmaid's Tale

Mj Rodriguez, por Pose


MELHOR ATOR EM SÉRIE DE TV - DRAMA

Brian Cox, por Succession

Lee Jung-jae, por Round 6

Billy Porter, por Pose

Jeremy Strong, por Succession

Omar Sy, por Lupin


MELHOR SÉRIE DE TV - COMÉDIA/MUSICAL

The Great

Hacks

Only Murders in the Building

Reservation Dogs

Ted Lasso


MELHOR ATOR EM SÉRIE DE TV - COMÉDIA/MUSICAL

Anthony Anderson, por Black-ish

Nicholas Hoult, por The Great

Steve Martin, por Only Murders in the Building

Martin Short, por Only Murders in the Building

Jason Sudeikis, por Ted Lasso


MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE TV - COMÉDIA/MUSICAL

Hannah Einbinder, por Hacks

Elle Fanning, por The Great

Issa Rae, por Insecure

Tracee Ellis-Ross, por Black-ish

Jean Smart, por Hacks


MELHOR SÉRIE LIMITADA, SÉRIE ANTOLÓGICA OU TELEFILME

Dopesick

Impeachment: American Crime Story

Maid

Mare of Easttown

The Underground Railroad


MELHOR ATOR EM SÉRIE LIMITADA, SÉRIE ANTOLÓGICA OU TELEFILME

Paul Bettany, por WandaVision

Oscar Isaac, por Cenas de um Casamento

Michael Keaton, por Dopesick

Ewan McGregor, por Halston

Tahar Rahim, por The Serpent


MELHOR ATRIZ EM SÉRIE LIMITADA, SÉRIE ANTOLÓGICA OU TELEFILME

Jessica Chastain, por Cenas de um Casamento

Cynthia Ervio, por Genius: Aretha

Elizabeth Olsen, por WandaVision

Margaret Qualley, por Maid

Kate Winslet, por Mare of Easttown


MELHOR ATOR COADJUVANTE EM TV

Billy Crudup, por The Morning Show

Kieran Culkin, por Succession

Mark Duplass, por The Morning Show

Brett Goldstein, por Ted Lasso

Oh Yeong-su, por Round 6


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM TV

Jennifer Coolidge, por The White Lotus

Kaitlyn Dever, por Dopesick

Andie McDowell, por Maid

Sarah Snook, por Succession

Hannah Waddingham, por Ted Lasso

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Cine Especial: Próximo Cine Debate: 'Noites de Tormenta'

Sinopse: Quando Adrienne Willis chega à cidade costeira de Rodanthe na Carolina do Norte, sua vida está um caos. Lá, ela espera achar soluções para seus problemas enquanto fica na pousada de sua amiga no final de semana. O único hóspede na pousada é Dr. Paul Flanner, um homem atormentado e com crise de consciência.  

Filmes românticos transitam entre o previsível para reflexões a serem compartilhadas para o cinéfilo. "Pontes de Madison" (1995), por exemplo, falava sobre o verdadeiro amor, mas do qual escapava devido ao medo das consequências. "Noites de Tormenta" fala sobre o amor, perdão e de como precisamos ouvir o próximo nos momentos de crise espiritual.

Dirigido por George C. Wolfe, do recente "A Voz Suprema do Blues" (2020), o filme conta a vida de Adrienne Willis (Diane Lane), que está um caos, o que faz com que busque refúgio em Rodanthe, uma pequena cidade litorânea na Carolina do Norte. Lá ela fica na pousada de uma amiga, onde espera refletir sobre seus problemas com a filha adolescente, que vive criticando-a, e com seu antigo marido, que pediu para retornar para casa. Logo chega ao local o dr. Paul Flanner (Richard Gere), que enfrenta uma crise de consciência. Com uma violenta tempestade se aproximando, eles se conhecem melhor e, buscando consolo um no outro, têm um fim de semana que muda para sempre suas vidas.

George C. Wolfe procura fazer do cenário principal uma peça central para aproximação do casal central da trama, tanto que a pousada, com suas cores azuis fortes, representa uma espécie de refúgio, como se aquele local estivesse separado do mundo. Já a tão temida tormenta que não tarda a chegar nada mais é do que uma metáfora sobre os problemas interiores que estão atormentando o casal principal, mas que basta eles se aproximarem para começarem a voltar a sentirem bem como era antes.

Essa interatividade dos dois, aliás, começa de forma gradual e sem jamais soar forçado, mesmo a gente já tendo uma noção de que eles se apaixonarão um pelo outro. Se Richard Gere constrói um personagem que não é muito diferente do que já foi visto no clássico "Uma Linda Mulher" (1990), por outro lado, a veterana Diane Lane demonstra total segurança ao criar uma personagem que transita entre a razão e o desejo de jogar tudo para o ar quando a sua vida pessoal se encontra em conflito. Vale lembrar que ambos já haviam contracenado juntos em "Infidelidade" (2002) e aqui, novamente, a química dá muito certo.

Curiosamente, os personagens secundários se destacam, mesmos quando alguns deles não tenham certa relevância para a trama. Se James Franco é apenas um coadjuvante de luxo em cena, Viola Davis, por sua vez, demonstra peso em poucos minutos de cena e não é à toa que ela e o diretor trabalhariam novamente no já citado "A Voz Suprema do Blues". Porém, dessa ala de atores é Scott Glenm, do filme "Escritores da Liberdade" (2007) que rouba a cena, ao interpretar um viúvo que sofre com a perda de sua mulher e se tornando peça central do conflito do personagem de Richard Gere.

Embora já tenhamos uma noção do que irá acontecer no ato final da trama, tudo se salva graças ao esforço de   Diane Lane que se entrega de corpo e alma em um momento de pura emoção e que com certeza estremeceu muitos corações apaixonados por um amor impossível. No saldo geral o filme remete aos bons e velhos tempos dos filmes da "Sessão da Tarde", mas quando eram bons, compensatórios e esse ficaria muito bem a esse grupo.  "Noites de Tormenta' é sobre a vida que sempre dá o seu recado, de nunca deixar para amanhã o que pode fazer hoje, pois o verdadeiro amor pode estar ali em sua total plenitude. 


Onde Assistir: Netflix. 

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sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Cine Especial: 'Limite' - 90 Anos Depois

Nota: O filme terá exibição especial amanhã (11/12/2021) na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre as 19 horas e com entrada franca. 

Sinopse: A trama começa por nos apresentar três pessoas, um homem e duas mulheres, num pequeno barco no mar alto. Já sem água, debaixo de forte sol e prestes a ficar sem comida, apresentam-se no extremo da desolação. 

“Limite”, o único filme concluído por Mario Peixoto, filmado em 1930 quando o realizador tinha 22 anos de idade. Um filme que, tendo estreado em 1931, não chegou a ter distribuição comercial e cuja única cópia esteve em risco de destruição em 1959 por deterioração, mas que, graças a um trabalho de restauro durante os vinte anos seguintes, foi recuperado e alcançou finalmente a consagração em 1988, quando foi eleito pela Cinemateca Brasileira como o melhor filme brasileiro de todos os tempos.

O que torna o filme tão especial é o cuidado, o planejamento e sensibilidade colocados em cada plano, na sua interação com a banda sonora (apenas musical), na utilização de meios puramente cinematográficos (de uma forma que para mim se aproxima da magia) para expressar este sentimentos de aprisionamento, desolação e fuga (diria que tão louca como o amour fou nos filmes surrealistas) da sociedade. É para mim difícil encontrar paralelos no cinema para a expressão destes sentimentos com esta força. Talvez só na fuga de Karin no fim do “Stromboli” ou no suicídio de Alain Leroy no “Le Feu Follet”. Mas esses são filmes diferentes.

Este é um filme que deve ser o mínimo explicado e não o tentarei adiantar mais. Como afirma o próprio Peixoto, a experiência oferecida por “Limite” não pode ser adequadamente capturada pela linguagem, mas foi feita para ser sentida. Para ele o espectador deve ser subjugado às imagens como “angustiantes acordes de uma sintética e pura linguagem de cinema”. O seu filme é como um “grito almejando ressonância ao invés de compreensão”. Para ele “o filme não ousa (ou não quer) analisar. Ele mostra. Ele se afirma como um diapasão, capturando o fluxo entre passado e presente, detalhes de objetos e contingências como se sempre tivesse existido nos seres e nas coisas, ou destes se desprendendo tacitamente”.


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