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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'O Fim da Viagem, O Começo de Tudo' - Mensagem Universal

Sinopse: Yoko, repórter de um programa de variedades da TV japonesa, inicia uma jornada repleta de desafios e interações com uma cultura a ela estranha. 

Kiyoshi Kurosawa tem chamado atenção da crítica especializada pela sua versatilidade em filmes distintos um do outro. Se por um lado "Creepy" (2016) era um cinema policial psicológico, "Antes Que Tudo Desapareça" (2017), por sua vez, era sobre invasão alienígena e moldada sobre significados do que nos faz humanos. Ao chegarmos em seu mais recente filme, "O Fim da Viagem, O Começo de Tudo", concluímos que o cineasta fala sobre as adversidades da comunicação e de como é difícil nos livrarmos das amarras que nos impede de sermos o que estávamos sendo predestinados.
O filme conta a história Yoko (Atsuko Maeda), uma repórter itinerante de um programa de variedades da TV japonesa, visita o país do Uzbequistão, na região central da Ásia. Ela se torna autoconsciente através de sua jornada repleta de desafios e interações com uma cultura na qual não está habituada. Yoko registra todas as experiências que mudaram sua percepção sobre o mundo.

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Assim como o já clássico "Encontros e Desencontros" (2003) de Sofia Coppola, o cineasta Kurosawa propõe em testemunharmos a história através da perspectiva dos personagens principais, mais precisamente da personagem Yoko e da qual não esconde uma certa inocência perante ao novo mundo que ela vai testemunhando. Se por um lado a própria molda uma personagem na frente da câmera quando ela está trabalhando, por outro, enxergamos uma pessoa que busca entender aquela realidade até então inédita para os seus olhos. Curiosamente, em algumas ocasiões, o cineasta coloca a câmera atrás da protagonista, como se ela fosse a nossa guia e fizesse com que a gente compreendesse o seu posicionamento de insegurança perante o que ocorre em sua volta.
Insegurança, aliás, é a palavra que molda a personagem ao longo de sua cruzada, já que ela é submissa em algumas situações do seu trabalho. Se por um lado ela é xingada por um machista no início da projeção, do outro, ela aceita passar por um grande sacrifício em uma cena em que ela experimenta um brinquedo perigoso em um parque de diversões. A cena, por sua vez, sintetiza a dimensão de desconforto em que ela sente naquele momento e que voltará a sentir ao longo do tempo.
Não que essa realidade em que ela convive durante a projeção tenha algo contra ela, muito pelo contrário, já que essa opressão, talvez, seja algo que ela acredite vindo do seu íntimo. Observamos, por exemplo, as cenas em que as pessoas daquela região estão olhando para ela, mas que talvez seja algo que a própria esteja enxergando e sentindo de forma precipitada e criando assim inúmeros receios perante a realidade em sua volta. Além disso, Yoko é alguém que possui muitos sonhos, mas que talvez não consiga abraça-los por temer o fracasso e receio pelo que se encontra a frente de sua cerca mental que a prende como um todo.
Falando nisso, a cena em que ela deseja libertar uma cabra da região é simbólica, já que ela pode ser interpretada como uma forma de representar os seus desejos de liberdade e realização. É nesses momentos, aliás, Kiyoshi Kurosawa propõe uma abordagem mais poética na projeção e colocando a protagonista em uma situação incomum. Não deixa de ser lírica, por exemplo, a cena em que ela se enxerga cantando e sendo um momento que se repetirá logo a seguir.
O ato final reserva momentos até mesmo tensos, onde ela terá que enfrentar os seus temores e buscar algo muito além do que os seus olhos podem ver. Acima de tudo, é um filme sobre perseverança contra momentos complicados, mas que ao mesmo tempo podem ser driblados.  Em tempos em que há falta cada vez maior de diálogo entre os povos, o filme cumpre com louvor o ensinamento de que todos nós somos pertencentes do mesmo mundo.
"O Fim da Viagem, O Começo de Tudo" é um filme que fala sobre nós mesmos e de como temos tanto aprender e abraçar os nosso reais objetivos. 


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Cine Dica: Próxima Atração do Clube de Cinema de Porto Alegre: "Chicuarotes"



Boa noite pessoal;
Segue a programação do Clube de Cinema para o próximo sábado:
Local: Sala Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana
Data: 05/10/2019, sábado, às 10:15 da manhã
Filme: "Chicuarotes", de  Gael García Bernal
1h35min

Sinopse e Detalhes: 
Não recomendado para menores de 16 anos
Cagalera (Benny Emmanuel) e Moloteco (Gabriel Carbajal) são dois amigos adolescentes que vivem em San Gregorio, bairro periférico da Cidade do México. Insatisfeitos com sua difícil situação financeira e status social, eles acabam se envolvendo com o mundo do crime ao executar pequenos delitos, na esperança de uma nova vida em outro lugar. Além das consequências de seus atos, os jovens precisam lidar com a falta de perspectiva na região e parentes abusivos que tornam a convivência no lar ainda mais problemática.
A primeira cena de Chicuarotes, segundo trabalho de Gael García Bernal como diretor, é também a mais sintomática da problemática que se propõe a abordar. Dois amigos, Cagalera (Benny Emmanuel) e El Moloteco (Gabriel Carbajal), se vestem de palhaço e se apresentam dentro de um ônibus na esperança de arrecadar o suficiente para ter independência financeira. Frustrados com a recusa dos passageiros em colaborar com dinheiro, eles anunciam que não têm outra escolha a não ser roubá-los. "Tentamos ser legais, mas vocês não quiseram", diz um deles, enquanto saca o revólver. Ao terminar o assalto, os dois divergem sobre o ocorrido.

Meia entrada para o público em geral: R$ 7,00.
Associados do Clube de Cinema não pagam.

Até lá, 
Abraços
Márcio

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Cine Dicas: Estreias Do Final De Semana (03/10/19)

Coringa
Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 

A Fera na Selva 

Sinopse: Um homem e uma mulher se reencontram e constroem uma vigília por um grande e extraordinário acontecimento que os arrebatará. 

A Turma do Pererê.Doc

Sinopse: Marcada como a primeira revista em quadrinhos brasileira totalmente em cores, A Turma do Pererê é considerada uma influência gigante para diversos autores.

Angry Birds 2

Sinopse: Pássaros e porcos, arqui-inimigos, precisam viabilizar uma trégua quando bolas de gelo gigantes começam a cair do céu.

As Loucuras de Rose

Sinopse: Rose-Lynn Harlan é uma cantora de Glasgow, na Escócia, que sonha em se tornar estrela da música country em Nashville, no Tennessee, EUA.

De Peito Aberto 

Sinopse: O aleitamento materno proporciona grandes transformações na vida das mães e dos bebês. Seis mulheres de diferentes realidades socioculturais relatam suas experiências durante os primeiros 180 dias após darem à luz.

Ela Disse, Ele Disse 

Sinopse: Rose e Léo estão passando quase pelas mesmas coisas ao entrar para uma escola nova. Ambos precisam descobrir como fazer novos amigos e enfrentar esse ambiente que pode ser ótimo.

Encontros

Sinopse: Vizinhos que não se conhecem, Rémy e Melánie estão na casa dos 30 anos e enfrentam severas crises pessoais. Sozinhos na capital francesa, ambos tentam vencer as angústias como podem.

O Homem Ideal?

Sinopse: Jaume e Raquel, casal exemplar, organizam um encontro às cegas com Rubén, um amigo neurótico e depressivo, separado há dois anos. 

O Homem Que Cuida 

Sinopse: Juan mora isolado no pequeno povoado de pescadores de Palmar de Ocoa, onde trabalha como caseiro na propriedade de uma família endinheirada da capital. 

Onde Quer Quer Você Esteja 

Sinopse: Várias histórias de pessoas desaparecidas passam pelo programa Onde Quer que Você Esteja, que vai ao ar todas as sextas-feiras na rádio Cidade Aberta. 

Paulo de Tarso e a História do Cristianismo Primitivo 

Sinopse: Um dos principais apóstolos, Paulo de Tarso também ficou conhecido como Saulo antes de seguir o Cristianismo.

Um Dia Para Susana 

Sinopse: Susana Schnarndorf, nadadora profissional, se encontra diante de um complicado dilema após ser diagnosticada com Atrofia de Múltiplos Sistemas. 

Confira também: Minha crítica já publicada sobre "Clube dos Canibais". 
 "Domingo" chega no Cinebancários. 


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Cine Dica: 'Matheus Schmidt - Um Caso de Amor pelo Brasil' em Cartaz



O filme "Matheus Schmidt - Um Caso de Amor pelo Brasil", dirigido por Márcia Schmidt e Rogério Brasil Ferrari, entra em cartaz na 5ªfeira 03 de outubro às 19h30min na Sala Norberto Lubisco da Cinemateca Paulo Amorim (Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736). Duração: 90 minutos. O documentário permanece em exibição, sempre na sessão das 19h30min da Sala Lubisco, até o dia 09 de outubro (exceto na segunda-feira, quando não há sessões na Cinemateca). 

Ingressos: De terça a quinta, R$ 12; de sexta a domingo, R$ 14.

Meia-entrada: comprando com cartão do Banrisul e para estudantes e maiores de 60 anos.
Premiado “Melhor Documentário no 9º Latinuy - Festival Latinoamericano de Cinema 2017, em Montevideo, no Uruguay, o filme “Matheus Schmidt - Um Caso de Amor pelo Brasil” narra 60 anos da história do Brasil através das vivências do político Matheus Schmidt (1926-2010), um dos protagonistas na luta pela democracia ao lado de Leonel Brizola. Pelo caminho, ele enfrentou duas prisões, um exílio, resistiu a duro embate com a ditadura militar, denunciou prisões e desrespeitos aos direitos humanos, foi para a rua defender estudantes e trabalhadores nos confrontos com a polícia. Com narrativa vibrante e cheia de emoção, o filme resgata episódios turbulentos e estruturantes da história do Brasil, como a Era Vargas, a Campanha da Legalidade, o golpe de 64 e o AI-5, a ditadura e a redemocratização, a Nova República, ao lado de Brizola, Darcy Ribeiro e outras lideranças, até os dias atuais. Sempre pela perspectiva dos protagonistas dos fatos, nas ideias, palavras e ações de Matheus e seus companheiros de luta, na linha de frente da resistência pelas liberdades democráticas, pelo trabalhismo e pela soberania nacional. Ético e coerente, Matheus deixa como legado às novas gerações a certeza de que é possível fazer política voltada ao bem comum.

Ficha Técnica
Direção: Márcia Schmidt e Rogério Brasil Ferrari.
Roteiro e Produção Executiva: Márcia Schmidt.
Cinematografia: Eduardo Izquierdo; João Seggiaro; Rogério Brasil Ferrari; Paulo Soccol.
Trilha Musical: Marcelo Fornasier.
Montagem: Rogério Brasil Ferrari.
Elenco: Pablo Medina (como Matheus Schmidt).
Depoimentos: Flávio Tavares, David Lerer, Almino Afonso, Paulo Brossard, Miro Teixeira, Carlos Bastos, Carlos Lupi, Alceu Collares, Carlos Araújo, Mauri Panitz, Emílio Neme, Idalmir Nicolini, Luiz Carlos Brum, Luiz Carvalho Bernardes, Luiz Fernando Schmidt, Walter Ries, Suelly Schmidt, José Nelson Gonzales, Conceição Ubirici da Silva.

Confira a minha crítica sobre o filme já publicada clicando aqui. 

Cine Dica: Horizontes do Filme Ensaio

MOSTRA HORIZONTES DO FILME ENSAIO APRESENTA SESSÕES, DEBATES E UM PAINEL EM TORNO DO ENSAIO FÍLMICO
Verdades e Mentiras

De 03 a 23 de outubro a Cinemateca Capitólio Petrobras promove a Mostra Horizontes do Filme Ensaio, uma das 26 atividades do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019, aprovado pela Lei Rouanet/Governo Federal, com produção cultural da Fundacine RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura, com patrocínio master da Petrobras.
Horizontes do Filme Ensaio apresenta 26 produções e promove seis debates e um painel em torno das complexidades do ensaio fílmico. As sessões contam com obras de diferentes formatos e durações, realizadas por nomes como Harun Farocki, Sergei Eisenstein, o coletivo Les Insoumuses, Jonas Mekas, Angela Ricci Lucchi e Yervant Gianikian, Chris Marker, Orson Welles, Jean Rouch, John Akomfrah, Jean-Daniel Pollet, Mariana Shellard, Aloysio Raulino, Jean-Luc Godard, Raúl Ruiz, Zózimo Bulbul, Pere Portabella, Carlos Adriano e Arthur Tuoto.
Além das exibições, a mostra conta com sessões comentadas, destaque da programação, que abordam temas contemporâneos como o afrofuturismo, as transformações dos espaços públicos, a representação de indivíduos marginalizados e a presença das mulheres nos ambientes de poder a partir de diferentes perspectivas do ensaio fílmico. Participam dos debates as pesquisadoras Lilian Santiago, Kênia Freitas, Claire Allouche, integrantes do Cineclube Academia das Musas e da Mutual Films.
A sessão de abertura, na quinta-feira, 03 de outubro, às 20h, apresenta o programa duplo com o curta-metragem Antes do Lembrar, de Luciana Mazeto e Vinicius Lopes, e longa-metragem Objeto Misterioso ao Meio-Dia, do diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul, inédito em Porto Alegre. Antes do Lembrar já participou de diversos festivais no Brasil e exerior, com destaque para o International Film Festival Rotterdam 2018 e o prêmio de melhor documentário na competição internacional do 46º Athens International Film and Video Festival.
No domingo, 06 de outubro, às 17h30, ocorre com entrada franca o painel Perspectivas do filme ensaio, com a presença de Rafael Valles, documentarista e pesquisador dos filmes-diários de Jonas Mekas, Flavio Guirland, pesquisador do cinema found footage, e Gabriela Almeida, autora do livro “O ensaio fílmico ou o cinema à deriva”.
A sessão de encerramento, na quarta-feira, 23 de outubro, apresenta a sessão de The Cleaners, de Hans Block e Moritz Riesewieck, comentada pelo produtor Fernando Dias.
A mostra HORIZONTES DO FILME ENSAIO é uma correalização com o Goethe-Institut Porto Alegre, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français.
Os ingressos para as sessões custam R$ 10,00, com meia entrada para estudantes, idosos e portadores do Cartão Petrobras com acompanhante, além de gratuidade para os funcionários da Petrobras. A bilheteria abre 30 minutos antes de cada sessão. A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na Rua Demétrio Ribeiro 1085 – Esq. com Borges de Medeiros. Mais informações (51) 3289 7453 | http://www.capitolio.org.br | facebook.com/cinemateca.capitolio

FILMES

ANTES DO LEMBRAR
Brasil, 21’, 2017, DCP
Direção: Luciana Mazeto, Vinícius Lopes
Nas primeiras evidências de humanidade no sul do Brasil, encontramos, lado a lado, as partes visíveis e invisíveis de uma história.

OBJETO MISTERIOSO AO MEIO-DIA
(Dokfa nai meuman)
Tailândia, 82’, 2000, HD para DCP
Direção: Apichatpong Weerasethakul
Uma equipe de filmagem parte em uma viagem pela Tailândia, de norte a sul, documentando várias vidas ao longo do caminho. No processo, cada sujeito filmado é solicitado para continuar uma história ficcional e fantasiosa.

O TIGRE E A GAZELA
Brasil, 15’, 1976, digital
Direção: Aloysio Raulino
As fisionomias, os gestos e as falas de mendigos, pedintes, loucos e foliões que passam pelas ruas de São Paulo. Os sons e imagens são ilustrados com extratos de Frantz Fanon.

A ORDEM
França, 44’, 1973, digital
Direção: Jean-Daniel Pollet
A vida na colônia de leprosos de Spinalonga, uma ilha ao largo de Creta, através dos olhos de Raimondakis, que conta sua história para a câmera depois de ter sido excluído de sua comunidade.

A QUARTA E ÚLTIMA MORADA
Brasil, 89’, 2019, DCP
Direção: Mariana Shellard
Híbrido de ficção e documentário, o filme foi inspirado no livro Sangue Sábio, (1949) de Flannery O’Connor. Um ator de teatro (Ronaldo Braga), representando um pregador de rua no turbulento e cacofônico centro da cidade de São Paulo onde se concentram pregadores autônomos e religiosos, interage com a população e consequentemente traça um perfil do microcosmo local. Sua fé é a Igreja Sem Cristo e sua pregação declara que “não há verdade por trás de todas as verdades”.

COMMUNION LOS ANGELES
EUA, 68’, 2018, DCP
Direção: Peter Bo Rappmund, Adam R. Levine
O filme segue, quadro a quadro, a auto-estrada mais antiga da Califórnia (SR 110), das Montanhas de São Gabriel ao Oceano Pacífico, definindo e dividindo as comunidades 2 para as quais foi desenhada para servir. Ao observar essas 35 milhas de asfalto com infraestrutura e arquitetura públicas, essa jornada equinocial realça as dicotomias de mobilidade, tecnologia e espaço urbano. Além de fazer seus próprios filmes, os dois diretores trabalharam como assistentes e colaboradores de Thom Andersen em diversos trabalhos, e Rappmund também participou da montagem de A quarta e última morada. O filme estreou na mostra Signs of Life (Sinais de Vida), no Festival de Locarno.

DOMÍNIO
Portugal, 12’, 2019, DCP
Direção: Marcelo Félix
Abordagem pessoal ao tema da sustentabilidade, Domínio evoca o invisível na rotina dos seres e das coisas, a dimensão imensurável de cada escolha, a origem e o destino da memória: uma despedida em contagem decrescente, entre a nostalgia da distância que repõe a perspectiva e a imersão quotidiana na múltipla proximidade do caos. Domínio é um relance sobre gestos de discreta subversão e também uma breve lembrança do desgaste do mundo, feito de fragmentos de passado e futuro.

LAS CAMPAÑAS DE INVIERNO
Cuba/Venezuela/México, 70’, 2019, DCP
Direção: Rafael Ramírez
O prolífico cineasta cubano experimental Rafael Ramírez leva a campanha de Napoleão para a Rússia como ponto de partida para seu excepcional longa de estreia. Ele apresenta uma realidade singularmente mundana, mas também um universo perturbador de fantasia. O filme então oferece dois mundos em conflito, onde os personagens se tornam símbolos de representação e nos quais uma narração misteriosa é o guia exclusivo para o espectador atravessar a fronteira entre eles. Las campañas de invierno é um filme de grande beleza feito de rascunhos, modelagem e remodelagem.

O ÚLTIMO ANJO DA HISTÓRIA
(The Last Angel of History)
Reino Unido, 45’, 1995, HD
Direção: John Akomfrah
Um ensaio fílmico sobre a estética negra que traça as ramificações da ficção científica dentro da cultura pan-africana. Akomfrah articula o uso de imagens da nave espacial e do alienígena no trabalho de três músicos de gênio excêntrico – Sun Ra, George Clinton e Lee Perry –, para em seguida abordar a obra dos escritores da ficção científica negra Octavia Butler e Samuel Delany. O filme sugere que a nave espacial e o alienígena têm ressonâncias óbvias na condição diaspórica de exílio e deslocamento. Akomfrah expande sua constelação para incluir desde Walter Benjamin até DJ Spooky, traçando um itinerário pela música e ficção científica negras, a fim de lançar um olhar revelador sobre a modernidade na aurora da era digital.

O ENCANTADOR MÊS DE MAIO
(Le Joli Mai)
França, 165’ 1963, digital
Direção: Chris Marker, Pierre Lhomme
Paris, maio de 1962. A guerra da Argélia acaba de terminar. Neste primeiro mês de paz após sete anos de conflito, o que pensam os parisienses? Cada um testemunhou a tragédia da sua maneira, com suas angústias, felicidades e esperanças. Pouco a pouco, desenha-se um retrato vivo da França na alvorada nos anos 1960.

A MÁSCARA
(Het Masker)
Holanda/França, 53’, 1989, digital
Direção: Johan van der Keuken
Enquanto a França festeja o bicentenário da revolução francesa, Phillippe vive em Paris sem domicílio fixo, entre as paradas de metrô e os albergues do Exército da Salvação. Johan van der Keuken mostra em paralelo a vida dos excluídos e as imagens comerciais das celebrações do bicentenário. Entre a rejeição aos estrangeiros e o multiculturalismo, enquanto os partidos de extrema direita crescem na Europa, a sociedade francesa busca sua identidade.

ALMA NO OLHO
Brasil, 12’, 1973, HD
Direção: Zózimo Bulbul
Metáfora sobre a escravidão e a busca da liberdade através da transformação interna do ser, num jogo de imagens de inspiração concretista.

CUADECUC, VAMPIR
Espanha, 63’, 1971, HD
Direção: Pere Portabella
Uma das mais importantes produções clandestinas do cinema espanhol, em plena ditadura de Franco, Cuadecuc, Vampir traz uma combinação onírica entre ensaio, documentário e ficção e é definido pelo próprio Portabella como um “filme-vampiro”. Realizada com negativos roubados da televisão estatal, a obra se constrói através das filmagens de Conde Drácula (1970), de Jesús Franco, com Christopher Lee e as musas Maria Rohm e Soledad Miranda no elenco. Desconstrução do cinema de horror clássico e uma homenagem aos primeiros filmes sobre a história do vampiro, especialmente Vampyr, de Carl Theodor Dreyer e Nosferatu, de F. W. Murnau.

OUTUBRO
(Oktyabr)
União Soviética, 103’, 1927, DCP
Direção: Serguei Eisenstein, Grigoriy Aleksandrov
O intenso processo revolucionário da Rússia desde 1917 até a tomada do poder pelos bolcheviques.

A VOZ E O VAZIO: A VEZ DE VASSOURINHA
Brasil, 15’, 1998, DCP.
Direção: Carlos Adriano
A arte sincopada do original e obscuro sambista paulistano Vassourinha (1923-1942), que gravou apenas seis discos 78rpm.

IMAGENS DO MUNDO E INSCRIÇÕES DA GUERRA
(Bilder der Welt und Inschrift des Krieges)
Alemanha, 75’, 1988, digital
Direção: Harun Farocki
Filme-ensaio sobre o uso de imagens operacionais (desenhos e fotografias realizados com finalidade técnica, sem pretensão artística) em processos produtivos, operações militares e como mecanismos de controle. Harun Farocki se debruça especialmente sobre um conjunto de fotografias aéreas de Auschwitz tiradas por aviões de bombardeio norte-americanos em 1944, mas que foram descobertas e identificadas por dois funcionários da CIA. apenas em 1977. O cineasta reflete sobre o papel do olho como intermediário entre o ser humano e o mundo, e sobre como o ponto de vista determina o que vemos.

MASO E MISO VÃO DE BARCO
(Maso et Miso vont en bateau)
França, 55’, 1976, digital
Direção: Carole Roussopoulos, Delphine Seyrig, Ioana Wieder, Nadja Ringart
O coletivo Les Insoumuses usa de ironia e sarcasmo para interferir na reprodução de uma entrevista realizada pelo jornalista Bernard Pivot com a também jornalista e escritora Françoise Giroud, Secretária de Estado da Condição Feminina (1974-1976) no governo de Jacques Chirac.

VERDADES E MENTIRAS
(F for Fake)
França, 90’, 1973, HD
Direção: Orson Welles
Ao traçar o perfil de Elmyr de Hory, um notório falsificador de obras de arte, Verdades e mentiras descobre um emaranhado de histórias sobre fraudes e acaba por esbarrar nas próprias mentiras de Welles.

QUEBRA-GELO
(Brise-Glace)
Suécia/França, 86’, 1988, HD com legendas em espanhol
Direção: Jean Rouch, Raúl Ruiz e Titte Törnroth
No quebra-gelo “Frej”, três diretores entregam suas impressões: Rouch filma as obras no navio, Törnroth dá a palavra à tripulação e Ruiz apresenta um toque fantástico… Um filme em três episódios que se encaixa em um projeto multimídia maior, incluindo também criações musicais, radiofônicas e um livro ilustrado

REMINISCÊNCIAS DE UMA VIAGEM À LITUÂNIA
(Reminiscences of a Journey to Lithuania)
Estados Unidos, 82’, 1972, HD
Direção: Jonas Mekas
Este filme está dividido em três partes. A primeira parte é composta pelo material que filmei com minha primeira Bolex, durante meus primeiros anos na América, sobretudo entre 1950 -1953. A segunda parte foi filmada na Lituânia. Quase tudo em Semeniskiai, o vilarejo onde nasci. Não se pode perceber de fato como a Lituânia é hoje: pode-se percebê-la apenas através das memórias de um exilado que retorna à casa pela primeira vez após 25 anos.

OH, HOMEM!
(Oh! Uomo)
Itália, 71’, 2004, HD
Direção: Yervant Gianikian, Angela Ricci Lucchi
Usando material found footage de noticiário e fotografias de arquivos italianos, o filme coleciona imagens de guerra que se concentram na dor e no sofrimento que a batalha inflige aos soldados.

CRISE ANTROPOMÓRFICA
Brasil, 17’, 2018, digital
Direção: Victor Souza
Corpo-Ferramenta x mundo; corpo-conceito x cultura; hiper-corpo x realidade.

CARNÍVORA
Brasil, 63’, 2016, HD
Direção: Arthur Tuoto
Após ser encontrada por seres alienígenas, a sobrevivente de um episódio misterioso que dizimou parte da raça humana tenta compreender os fatos que levaram o planeta Terra a esse trágico destino. Formado inteiramente por imagens de arquivo sob domínio público, o filme é uma adaptação do conto de ficção científica “The Carnivore”, de Katherine MacLean.

ECLIPSE
Brasil, 1984, 12’, DCP
Direção: Antonio Moreno
Diante de imagens que se transfiguram, dentro de um cogumelo de uma explosão já começada, a narração de um rude poema latino-americano conta ocorrências e impressões das décadas de sessenta, setenta e oitenta no Brasil e América Latina, com algumas falhas de memória. O filme foi realizado a partir da técnica de animação direta na película.

FILME SOCIALISMO
(Film Socialisme)
França/Suíça, 100’, 2010, 35mm
Direção: Jean-Luc Godard
Num cruzeiro pelo mar Mediterrâneo, com personalidades como o filósofo francês Alain Badiou e a cantora americana Patti Smith a bordo, passageiros discutem sobre história, dinheiro e geometria. Longe dali, a família Martin, que mora num posto de gasolina, recebe a visita de uma jornalista e sua cinegrafista. As duas passam o dia à espera de uma entrevista com os pais, enquanto as crianças exigem deles explicações sobre liberdade, igualdade e fraternidade.

THE CLEANERS
(Im Schatten der Netzwelt)
Alemanha/Brasil, 88’, 2018, DCP
Direção: Hans Block, Moritz Riesewieck
A cada minuto 245 mil fotos estão sendo carregadas na internet, totalizando mais de 350 milhões de fotos diariamente. Simultaneamente, algumas dessas imagens e vídeos estão sendo bloqueados ou excluídos: pornografia infantil, fotos de tortura ou violência extrema, mas também imagens inofensivas de mães que amamentam. Quem são esses moderadores que fazem a “limpeza” das redes sociais? Com qual critério? E o quanto essas decisões podem influenciar a vida e opinião de todos?

GRADE DE HORÁRIOS

3 de outubro
16h – Verdades e Mentiras
18h – Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra
20h – Antes do Lembrar + Objeto Misterioso ao Meio-Dia

4 de outubro
16h – Crise Antropomórfica + Carnívora
18h – Quebra-Gelo
20h – A Quarta e Última Morada + debate com Mariana Shellard e Aaron Cutler

5 de outubro
16h – Communion Los Angeles
18h – Domínio + Las Campañas de Invierno
20h – O Tigre e a Gazela + L’Ordre + debate com Lilian Santiago (entrada franca)

6 de outubro
16h – Oh! Homem
17h30 – Painel: Perspectivas do filme ensaio (entrada franca)
20h – Reminiscências de uma Viagem à Lituânia

8 de outubro
16h – Quebra-Gelo
18h – Eclipse + Filme Socialismo
20h – Alma no Olho + Cuadecuc, Vampir

9 de outubro
16h – O Encantador Mês de Maio
19h – Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra

10 de outubro
16h – Crise Antropomórfica + Carnívora
18h – Verdades e Mentiras
20h – A Voz e o Vazio: A Vez de Vassourinha + Outubro

11 de outubro
18h – Quebra-Gelo
20h – Projeto Raros Especial: O Último Anjo da História + debate com Kênia Freitas (entrada franca)

12 de outubro
14h – O Encantador Mês de Maio
17h – A Máscara + debate com Claire Allouche (entrada franca)

13 de outubro
14h – Crise Antropomórfica + Carnívora
15h30 – Maso e Miso vão de Barco + debate com Cineclube Academia das Musas

15 de outubro
14h – Verdades e Mentiras
16h – O Encantador Mês de Maio

16 de outubro
16h – A Quarta e Última Morada

17 de outubro
16h – Quebra-Gelo

18 de outubro
16h – Eclipse + Filme Socialismo

20 de outubro
14h – A Voz e o Vazio: A Vez de Vassourinha + Outubro

22 de outubro
18h – Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra
20h – Eclipse + Filme Socialismo

23 de outubro
18h – Crise Antropomórfica + Carnívora
20h – The Cleaners + debate com Fernando Dias

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Foro Íntimo' - Justiça Claustrofóbica

Sinopse: Mesmo não tendo cometido nenhum crime, um importante juiz criminal se vê preso. Isso porque, devido ao seu trabalho de risco, ele está sendo severamente ameaçado de morte. 

"Foro Íntimo" é uma daquelas tramas que podem ser atraídas em dois sentidos. Em uma primeira observação, a obra pode ser encaixada dentro do gênero tribunal, ao assistirmos a história sobre um juiz (Gustavo Werneck) que tenta julgar um grupo de políticos corruptos. Porém, o filme pode ser visto também como uma obra que vai pelo lado de fora do convencional, onde mostra o isolamento desse protagonista que tenta manter a sua sanidade mental em meio a um sistema já contaminado ao longo do seu tempo.   

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Neste último caso, é o que mais salta os olhos para aqueles que forem assistir "Foro Íntimo", primeiro longa-metragem de Ricardo Mehedff. Cheio de significados nas entrelinhas, a história coloca o cinéfilo na mesma situação do protagonista. As paredes do local dos eventos se tornam algo peculiar na visão dele e aos nossos olhos. Por toda a sua volta, assim como os demais personagens que surgem na tela, tudo se torna suspeito e na possível conspiração diabólica contra o próprio.  
Essa construção psicológica e visual tudo se deve ao cineasta e seu talento em conseguir nos prender na poltrona. O enquadramento, com os seus planos fechados, cria uma situação claustrofóbica e da qual nos contagia. A bela fotografia em preto e branco sintetiza um pesadelo crescente e nos lembrando até mesmo do melhor do cinema expressionista.   
Gustavo Werneck, do filme "Batismo de Sangue" (2006), também apresenta um ótimo desempenho em cena, ao conseguir transmitir para nós uma pessoa em desespero e pronta para sair dos trilhos. É uma pena, portanto, que os demais personagens em cena não nos passe o mesmo efeito, mas não significa que isso prejudique o resultado final da obra como um todo.  O filme somente teria ganho maiores camadas de interpretação e tornado a sessão ainda mais desafiadora do que o normal.
"Foro Íntimo" é um filme provocativo, de significados abstratos e que instiga o cinéfilo do começo ao fim da projeção como um todo. 

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