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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (13/09/19)

Legalidade 

Sinopse: Brasil, 1961. Quando Jânio Quadros renuncia à presidência do Brasil, o vice-presidente João Goulart torna-se o sucessor natural ao cargo. No entanto setores da sociedade, liderados pelos militares, clamavam pelo impedimento da posse de Jango, temerosos de suas posições de esquerda. 

Rainha de Copas 

Sinopse: Anne é uma advogada do direito das crianças e dos adolescentes. Acostumada com lidar com jovens complicados, ela não tem muitas dificuldades para estreitar laços com seu enteado Gustav, filho do primeiro casamento de seu marido Peter que acaba de se mudar para sua casa.


Quem Você Pensa que Sou

Sinopse: Desconfiada de seu marido Ludo, Claire Millaud, de 50 anos, decide criar um perfil falso em uma rede social. Lá, ela atende por Clara, uma bela jovem de 24 anos. Alex, amigo de seu marido, é uma das pessoas com a qual o avatar interage. O homem acaba se apaixonando por Clara, enquanto Claire, por trás das telas, também nutre um sentimento de amor por Alex. 

Marés
 
Sinopse: Valdo (Lourinelson Vladmir) é um fotógrafo muito talentoso que está se separando de esposa, Clara (Julieta Zarza), com quem tem uma filha de três anos. Depois de anos negligenciando o alcoolismo em sua vida, ele se vê em uma situação muito arriscada e percebe que dar continuidade a essa condição significa perder a guarda da filha que tanto ama.
Divaldo - O Mensageiro da Paz

Sinopse: "Divaldo - O Mensageiro da Paz” traz para o cinema a biografia do líder humanitário brasileiro Divaldo Franco, desde sua infância no interior da Bahia até sua consagração como filantropo e orador em prol da divulgação da doutrina espírita no Brasil e no mundo.

Tsé

Sinopse: Tsecha Szpigel foi uma judia polonesa que migrou para o Brasil em 1949, onde morreu mais de 50 anos mais tarde. Contada pela própria Tsé, por seus netos e bisnetos, a sua jornada começa no ponto em que sua mãe a atira, ainda criança, de um trem que as leva para um campo de concentração durante o regime nazista.

Peterloo

Sinopse: Em 1819, as forças britânicas matarem quinze pessoas e feriram mais de setecentas durante um protesto pacífico pelos direitos à voto em Manchester, Inglaterra. O episódio ficou conhecido mundialmente como o Massacre de Manchester.

Adeus à Noite

Sinopse: Muriel (Catherine Deneuve) é uma mulher idosa que viveu na Argélia durante muitos anos, e hoje comanda uma fazenda na França, onde diversos jovens de talento são treinados para a equitação. Ela possui um carinho especial pelo neto Alex (Kacey Mottet Klein), com quem não se encontra há anos.

Vai Que Cola 2: O Começo

Sinopse: Antes de Dona Jô ter uma pensão. Antes de Jéssica conhecer Máicol. Assim que Ferdinando desembarcou no Rio e quando Terezinha ainda vivia com Tiziu... Era uma vez "Vai Que Cola - O Começo". Uma feijoada no Morro do Cerol põe juntos pela primeira vez os personagens que conquistaram o público na TV e no cinema. 

Abigail e A Cidade Proibida

Sinopse: Lá, vive uma jovem chamada Abigail (Tinatin Dalakishvili), que, ainda criança, teve seu pai levado da cidade onde moravam por ter sido afetado por essa doença misteriosa. Mais velha, Abigail decide quebrar as regras e passar por cima das autoridades da região para ir à procura de seu pai.

A Música do Tempo

Sinopse: O documentário aborda a trajetória e a importância do Grupo de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, que se debruça sobre a musicalidade medieval e renascentista.

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Cine DIcas: Próximas Atrações do Clube de Cinema de Porto Alegre

No próximo Sábado as 13h50 na Cinemateca Capitólio Petrobras assistiremos ao filme "O fim da viagem, o começo de tudo" (Tabi no Owari Sekai no Hajimari).  

Pré-estreia do mais recente filme de Kiyoshi Kurosawa.
Ingressos para o público em geral: R$ 16,00 e R$ 8,00.
Associados do Clube de Cinema não pagam.
​Duração: 119 min
Nacionalidade: Japão, Uzbequistão, Qatar
Data de lançamento: 12 de setembro de 2019 (Brasil)
Direção: Kiyoshi Kurosawa
Cinematografia: Akiko Ashizawa
Roteiro: Kiyoshi Kurosawa
Indicações: Variety Piazza Grande Award, Prix du Public UBS
Sinopse: A jovem japonesa Yoko está com sua pequena equipe de TV no Uzbequistão para filmar um novo episódio para o programa de variedades que apresenta. Apesar do perfil internacional do programa, Yoko tem um jeito discreto e tímido, mas os desafios culturais e pessoais que ela experimentará ao longo da viagem mudaram sua visão da vida.

No próximo DOMINGO (15/09) as 10h15 na Sala Paulo Amorim, Casa de Cultura Mário Quintana; assistiremos ao filme "Entre Tempos" (Ricordi?). 

Duração: 106 minutos. 
Nacionalidade: Itália / França, 2018. 
Direção: Valerio Mieli
Elenco: Luca Marinelli, Linda Caridi, Giovanni Anzaldo
Sinopse: Casados há alguns anos, Lui e Lei têm uma vida em comum marcada por lembranças, tempos felizes, algumas dificuldades e um amor intenso. O que chama a atenção é que os dois são completamente diferentes: enquanto ela é positiva e acredita em um futuro brilhante, Lei não consegue deixar de viver no passado e sempre prefere ver os fatos com um tom mais sombrio.

Sessão gratuita apenas para associados. 
Demais presentes pagarão meia entrada: R$ 7,00.  


Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  
Mais informações através das redes sociais:
twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Histórias Assustadoras para Contar no Escuro'

Sinopse: A cidade de Mill Valley é assombrada há décadas pelos mistérios envolvendo o casarão da família Bellows.  

Em tempos de nostalgia, principalmente com relação aos anos oitenta, era questão de tempo que alguém fosse resgatar um material literário daqueles anos e para serem então adaptados para o cinema atual. Mesmo correndo o risco de déjà vu, ao menos, os realizadores possuem um público garantido e ganhando assim uma bela fatia do bolo. Porém, é preciso destacar que "Histórias Assustadoras para Contar no Escuro" possui as suas qualidades, mesmo que a intenção ali seja para se criar uma nova franquia em meio a tantas hoje em dia.
Dirigido por André Øvredal, do filme "A Autópsia" (2017) e produzido pelo mestre Guilherme Del Toro, o filme conta a história da cidade de Mill Valley, que é assombrada por vários anos pelos mistérios envolvendo a casa da família Bellows. No final do século 19, a jovem Sarah Bellows, uma garota que mantinha um mau relacionamento com os pais, foi ao porão para escrever um livro repleto de histórias aterrorizantes. Vários anos depois, mais precisamente em 1968, um grupo de adolescentes descobre o livro e começa a investigar o passado de Sarah, mas as histórias do livro começam a se tornar  verdadeiras.


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O filme adapta um contemporâneo de Stephen King, Alvin Schwartz, cuja série de "terror de acampamento" se estendeu por três coleções de contos, publicadas entre 1981 e 1991. Schwartz e King pegaram a época áurea do horror juvenil, pois só no ano de 1981 foram lançados "Um Lobisomem Americano em Londres", "Grito de Horror", "A Morte do Demônio", o segundo "Sexta-Feira 13" e o segundo "Halloween", além de "Pague para Entrar, Reze para Sair". Agora no cinema, "Histórias Assustadoras" inevitavelmente levanta comparações, em meio ao revival do horror teen.
Porém, é preciso destacar que o filme possui as suas qualidades, pois o roteiro usa eventos de 1968 como pano de fundo e sintetizando os temores daqueles tempos longínquos. Logo de cara o filme presta uma homenagem ao clássico "A Noite dos Mortos Vivos" (1968), que por sua vez era uma crítica social dentro do seu argumento proposto. Vale destacar que foi o ano que Richard Nixon foi eleito presidente, o Vietnã estava explodindo e com ele elevando o número de corpos de soldados norte-americanos.
Portanto, o horror do mundo real fica em volta dos jovens protagonistas da trama, sendo que, talvez, as raízes desse horror em solo norte americano tenham criado um monstro e do qual não descansa devido a tanto ódio. É aí que a fórmula de horror teeen entra em cena e fazendo com que essa nova geração atual se lembre da série "Stranger Things". Porém, são duas histórias distintas se formos compara-las uma com a outra, mesmo usando fórmulas de sucesso um tanto que parecidas.
Aliás, é preciso destacar que, tecnicamente, o filme é certeiro ao não exagerar nos efeitos visuais, mas sim usando velhos recursos, principalmente com alguns vistos nos anos oitenta. Em tempos em que os efeitos visuais não impressionam mais, as técnicas de maquiagem, alinhadas com bonecos animatrónicos, trazem, portanto, um novo frescor aos olhos. Não há como não se assustar com a sequência do corredor vermelho, desde já o momento mais assustador do longa como um todo.
Infelizmente, ou não, o filme fica em aberto para uma eventual sequência. Logicamente é uma forma para se adaptar outras histórias do livro de Alvin Schwartz, mas que nos vem também aquela sensação de que tudo é uma forma para nascer uma nova franquia e fazendo assim o estúdio ganhar um grande lucro através dela. Polêmicas à parte, "Histórias Assustadoras para Contar no Escuro" é um ótimo entretenimento para os fãs do horror, mesmo quando alguns sentirem uma pequena sensação de déjà vu. 



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Cine Dica: Noites na Cinemateca, Projeto Raros e pré-estreia de O Fim da Viagem, o Começo de Tudo

CINEMA E DANÇA DURANTE A MADRUGADA
PROJETO RAROS EXIBE CLÁSSICO DO CINEMA DE ARTES MARCIAIS
PRÉ-ESTREIA DE KIYOSHI KUROSAWA
DRAGON INN: A ESTALAGEM DO DRAGÃO

Neste sábado, 14 de setembro, às 23h59, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a terceira edição do projeto Noites na Cinemateca, que promove maratonas cinematográficas temáticas na madrugada de sábado para domingo. Nesta edição, que coincide com a realização do 26º Porto Alegre em Cena, o tema será Cinema & Dança e terá como atrações um programa de documentários, um filme surpresa (uma produção internacionalmente cultuada, lançada há mais de 30 anos) e o clássico da era de ouro dos musicais hollywoodianos Entre a Loura e a Morena, estrelado por Carmen Miranda.
O Noites na Cinemateca faz parte das ações do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – Programação Especial 2019. Entre os meses de março e novembro deste ano, a Cinemateca Capitólio Petrobras promoverá uma programação especial com 26 atividades com patrocínio master da Petrobras através da Lei Rouanet/Governo Federal e cooperação cultural da Fundacine – Fundação Cinema RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura/Coordenação Cinema e Vídeo.
O ingresso para o Noites na Cinemateca tem o valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), e é válido para as três sessões da maratona. Entre uma sessão e outra, haverá pequenos intervalos para os espectadores dispostos a atravessarem essa madrugada marcada por muita música e dança poderem recarregar suas energias. Caso haja disponibilidade de lugares, também serão colocados à venda ingressos para quem desejar assistir a apenas parte da programação.
23:59 – Documentários de Dança (Movimento à Margem, A Dançarina de Ébano e O Homem que Dança)
02:00 – Filme Surpresa (110 minutos)
04:00 – Entre a Loura e a Morena (The Gang’s is All Here), de Busby Berkeley (EUA, 1943, 100 minutos)

PROGRAMAÇÃO

Documentários de Dança
Movimento à Margem, Lícia Arosteguy e Lucas Tergolina (Brasil, 2018, 20 minutos).
Localizada na Usina do Gasômetro, a sala 209 foi um espaço público dedicado ao desenvolvimento e difusão da dança contemporânea em Porto Alegre. A partir do relato dos artistas do Coletivo de Dança da Sala 209, o documentário traça um panorama do trabalho desenvolvido nesse espaço e o contexto que levou ao encerramento de suas atividades.

A Dançarina de Ébano (La Danseuse d’Ébène), de Seydou Boro (França 2002, documentário, 52 minutos).
Documentário sobre uma das maiores personalidades da dança de origem africana, Irène Tassembédo – natural de Burkina Fasso, onde o filme foi inteiramente rodado. Este “retrato filmado” contribui para a restauração de todo um segmento da história da dança, investigando os laços e as tensões existentes entre dois continentes e duas culturas. Irène Tassembédo reside na França há 20 anos. Em 1978, em Burkina Fasso, foi selecionada para freqüentar a escola Mudra-África, fundada por Maurice Béjart em Dacar e dirigida por Germaine Acogny. Conhecer Irène Tassembédo conduz à reflexão sobre um tema essencial: a questão do corpo, tanto em termos dos seus valores como do seu imaginário, e a concepção particular que ele assume para os dançarinos africanos confrontados com a aprendizagem da dança contem.
O Homem que Dança (Homme qui Danse), Rosita Boisseau e Valérie Urréa (França, 2004, documentário, 59 minutos).
Angelin Preljocaj, Christian Bourrigault, Dimitri Chamblas, Mark Tompkins, François Verret, Alain Buffard, Kader Belarbi, Josef Nadj e Philippe Decouflé são alguns dos artistas – todos do sexo masculino – retratados na tela. Amadurecido durante muito tempo, este projeto da crítica de dança Rosita Boisseau e da cineasta Valérie Urréa reúne trechos de espetáculos e entrevistas em torno de uma questão central: o homem e a dança. No documentário, o tema é explorado passo a passo a partir de um mesmo ponto de vista. Ao abrir espaço para que “os homens que fazem viver a dança contemporânea”, ou seja, intérpretes e coreógrafos com sólidas trajetórias profissionais se expressem sobre uma mesma figura, o homem e a sua identidade.

Filme Surpresa
Uma obra-prima do cinema europeu realizada há mais de três décadas, na qual a dança desempenha papel central. Um filme adorado pelos cinéfilos à época de seu lançamento, permaneceu meses em cartaz em Porto Alegre, mas há anos não é exibido nos cinemas brasileiros. Além de ter colecionado prêmios pelo mundo, foi um êxito tanto de público quanto de crítica.

PROJETO RAROS EXIBE CLÁSSICO DO CINEMA DE ARTES MARCIAIS
Dragon Inn: A Estalagem do Dragão, uma obra-prima do cinema de artes marciais dirigida pelo mestre King Hu, é a próxima atração do Projeto Raros! A edição especial da sessão faz parte da mostra O Cinema da Ásia, que segue em exibição na Cinemateca Capitólio Petrobras até o dia 18 de setembro. A sessão será comentada pelo pesquisador César Almeida, organizador das duas edições do livro Cemitério Perdido dos Filmes B, e curador da mostra Mestres & Dragões - A Era de Ouro das Artes Marciais, realizada na Sala Redenção em 2013. Entrada franca.

PROJETO RAROS ESPECIAL:
13/09 – 20h
DRAGON INN: A ESTALAGEM DO DRAGÃO
(Dragon Inn)
Taiwan/Hong Kong, 1967, 111 min, HD para DCP

Direção: King Hu
China, ano de 1457. O ministro da defesa é executado, e seus dois filhos são condenados ao exílio por ordem do tirânico Tsao. Temeroso por uma futura vingança dos jovens, Tsao envia cruéis soldados para assassiná-los, mas um valoroso grupo de espadachins pode mudar o rumo da batalha na Estalagem do Dragão. Um dos wuxia mais influentes de todos os tempos, obra-prima do renomado realizador King Hu. Nos anos 2000, o filme foi homenageado por Tsai Ming-liang em uma de suas obras-primas, Adeus Dragon Inn.

PRÉ-ESTREIA DE NOVO FILME DE KIYOSHI KUROSAWA
A partir de sexta-feira, 13 de setembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras promove sessões de pré-estreia de O Fim da Viagem, o Começo de Tudo, novo filme do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos. 

O fim da viagem, o começo de tudo
um filme de Kiyoshi Kurosawa
119 min., 2019, Japão/Uzbequistão/Qatar, DCP

distribuição: Zeta Filmes
sinopse A jovem japonesa Yoko está com sua pequena equipe de TV no Uzbequistão para filmar um novo episódio para o programa de variedades que apresenta. Apesar do perfil internacional do programa, Yoko tem um jeito discreto e tímido, mas os desafios culturais e pessoais que ela experimentará ao longo da viagem mudaram sua visão da vida.

GRADE DE HORÁRIOS
12 a 18 de setembro de 2019

12 de setembro (quinta-feira)
14h – Kinoclube: Edward Mãos de Tesoura
17h – Cães Errantes
19h30 – Amor até as Cinzas

13 de setembro (sexta-feira)
14h – O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (pré-estreia)
16h – Cassandro, o Exótico
18h – Quando os Meus Pais Não Estão Em Casa
20h – Projeto Raros (Dragon Inn + debate com Cesar Almeida)

14 de setembro (sábado)
14h – O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (pré-estreia)
16h – Dersu Uzala
20h – O Funeral das Rosas
23h59 – Noites na Cinemateca: Cinema e Dança

15 de setembro (domingo)
14h – O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (pré-estreia)
16h – A Assassina
18h – Norte, O Fim da História

17 de setembro (terça-feira)
17h – Creepy
19h30 – Em Chamas

18 de setembro (quarta-feira)
14h – O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (pré-estreia)
17h – Cemitério do Esplendor
19h30 – Cães Errantes

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.



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quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'O Hotel Às Margens do Rio' - A Jornada de Hong Sang-Soo

Sinopse: Um poeta de idade avançada está hospedado em um hotel e acredita que irá morrer. Recebe visita dos seus filhos e se encanta ao enxergar duas jovens que estão hospedadas no mesmo prédio. 

Hong Sang-Soo se tornou oficialmente o queridinho dos cinéfilos porto alegrenses, já que um ou dois filmes por ano desembarcam na capital, seja na Cinemateca Capitólio Petrobras ou em uma das salas de cinema da Casa de Cultura Mario Quintana. Motivos  é o que não faltam, pois se percebe em seus títulos como, por exemplo, "Lugar Certo, História Errada"(2015),"Na Praia á Noite Sozinha"(2017),"O Dia Depois"(2017) e "A Câmera de Claire"(2017) de que são obras das quais ele tenta se expressar e nos dizer o quanto é dificil ele conviver entre os erros e acertos da vida e de relacionamentos não resolvidos. "Hotel ÀS Margens do Rio" segue essa jornada do cineasta que talvez tenha chegado ao seu final, ou não.
O filme conta a história de um poeta de idade avançada e que se sente convencido que irá morrer muito em breve. Achando em que está em sua reta final, ele decide se hospedar em um hotel e chama seus filhos para visitá-lo, mas no  mesmo local, há também duas jovens, sendo que uma sofre por ter sido traida pelo homem com quem ela convivia. Em determinadas ocasições esses personagens irão se cruzar em situações no minimo curiosas.

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Hong Sang-Soo procura falar através dos seus personagens que ele apresenta, já que eles nada mais são que alter egos de sua pessoa. Ao ouvirmos, por exemplo, os pensamentos do do poeta, seriam na realidade os pensamentos do próprio cineasta vindo a tona e dos quais ele fala um pouco sobre o mundo em volta. Se há ainda alguma dúvida que os personagens são uma representação do cineasta, a figura dos filhos do protagonista, ambos realizadores de filmes, sintetizam muito bem essa minha teoria.
Em contrapartida, o cineasta novamente coloca a sua musa em cena. Min-Hee Kim tem sido uma figura constante em sua filmografia, sendo que ela é uma espécie de inspiração, além de conflito, do qual ele trabalha ao longo dos anos. Aqui, a sua personagem fala de uma relação conturbada do passado e nos dando a entender que, talvez, esteja falando do próprio cineasta que se encontra por detrás da câmera.
Assim como em seus filmes anteriores, Hong Sang-Soo faz questão de colocar os seus personagens sentados na mesa, seja comendo ou bebendo, onde então eles possam colocar para fora os seus conflitos. Se nota nesses momentos que a sua câmera se encontra sempre em movimento, como se não quisesse perder nenhum detalhe da expressão dos seus respectivos personagens e sintetizando momentos de puro conflito interno que sai dentro deles. Na medida que o filme se aproxima para o seu final nós tememos pelo pior, porém, é o desejo que Hong Sang-Soo tem na medida que ele se expressa, tanto pelos seus personagens, como também pelo andar da história. 
Com uma bela fotografia, "O Hotel Às Margens do Rio" é mais um capitulo dessa cruzada particular que Hong Sang-Soo fala sobre seus desejos, arrependimentos e redenções que ele tanto almeja alcançar. 


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terça-feira, 10 de setembro de 2019

Cine Dica: Em Blu-Ray - DVD – VOD: 'A Mula' - Conservador Genuíno

Sinopse: Um homem de quase 90 anos com problemas econômicos aceita trabalhar no transporte de drogas para um cartel mexicano em Illinois. Com o dinheiro fácil que consegue, ele tenta ajudar seus parentes, mas um agente da Narcóticos o acompanha. 

Clint Eastwood pertence a velha guarda de um cinema conservador e do qual atualmente busca um lugar ao sol. Porém, não estou falando do extremismo geopolítico disfarçado de conservadorismo que assola não só o Brasil como outros países do mundo atual, mas sim de um conservadorismo que busca, ao menos, manter regras coerentes, dar voz para ambos os lados e não ao contrário que ocorre nestes tempos nebulosos. No seu mais novo filme "A Mula", Easwood procura dialogar com essa nova geração e cujo os seus velhos princípios se chocam com uma realidade nenhum pouco acolhedora.  
No filme, Eastwood interpreta Earl, um paisagista e decorador de flores, do qual ganha muito prestigio, mas que acaba meio que ignorando a sua família ao longo dos anos. Porém, devido aos avanços tecnológicos, Earl entra em falência e acaba aceitando se tornar uma espécie de mula ao transportar drogas para um cartel mexicano em Illinois. Porém, a força tarefa, liderada pelo agente Colin (Bradley Cooper) começa a ficar em seu encalço.  
Diferente da ala jovem do cinema americano atual, Clint Eastwood não se preocupa com a sua imagem em cena, pois ele retrata um Earl fragilizado, mas ao mesmo tempo disposto ao tentar buscar algum sustento para ele e a sua família. Em sua jornada pelo universo das drogas, Earl encara pessoas perigosas, como se elas saíssem de um típico filme de ação e cheio de estereótipos. O mesmo vale para a ala da justiça, da qual vemos o personagem de Cooper como alguém destemido e insubornável. 
Por conta disso, Earl acaba se tornando o personagem mais humano em cena, como se sua figura fosse uma forma de desiquilibrar essa linha tênue que divide os possíveis bons e maus da trama, sendo que, talvez, no mundo real nem exista essa classificação. Enquanto os demais personagens são moldados por estereótipos, Earl é moldado pelas suas ações que definem a sua pessoa, ou seja, genuinamente humana. Isso faz com que ele se torne um dos melhores personagens da filmografia de Eastwood, já que Earl não pertence em nenhum dos dois lados, mas sim somente da realidade que ele próprio havia construído.  
É por essa realidade, aliás, que Earl busca a sua redenção, mesmo sabendo que já pode ser muito tarde para poder obtê-la. Entre os seus personagens familiares, se destaca a sua ex-mulher, interpretada pela veterana Dianne Wiest e da qual não se envergonha de ainda amar alguém que sempre foi um ausente em sua vida. Não deixa de ser comovente, por exemplo, as cenas em que os grandes interpretes contracenam juntos e se tornando os melhores momentos do filme como um todo.  
Porém, é preciso destacar a relação entre o mocinho e bandido, mesmo quando esses estereótipos são unicamente usados para separar essas duas pessoas que, mesmo de gerações diferentes, possuem vidas similares. Em uma cena digna de nota, a caça dá conselhos ao seu caçador, para que esse último não venha a se tornar que nem ele futuramente. Quando ambos se colidem no ápice do filme, não há vitórias e nem derrotas, mas somente pessoas comuns tendo que aceitar as consequências de suas próprias escolhas.  
"A Mula" é um filme digno da filmografia de Clint Eastwood e do qual somente comprova que o seu lado conservador não se mistura com esses tempos de extremismo geopolítico. 



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