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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Cine Especial: Mulheres Na Direção

Caroline Leone diretora do filme Pela Janela

Nos dias 20 e 21 de Outubro eu estarei na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre, onde participarei do curso Mulheres Na Direção: Uma Outra História do Cinema Americano, criado pelo Cine Um e ministrado pela pesquisadora de cinema Juliana Costa. Pensando sobre o assunto eu decidi fazer um especial, mas com relação as nossas cineastas brasileiras e as que melhor se destacaram nesse ano com os seus respectivos filmes.
Nota: para lerem sobre cada filme cliquem no título.

 
Camila de Moraes - O Caso do Homem Errado

 

 Maria Ramos - O Processo



Natasha Neri - Auto da Resistência



Daniela Thomas - O Banquete



 Gabriela Amaral Almeida - Animal Cordial 
(aguardem a minha crítica)


 Juliana Rojas - Boas Maneiras
 


 Helena Ignez - A Moça do Calendário



Caroline Leone - Pela Janela



Daniela Sallet - Substantivo Feminino



 Monique Gardenberg - Paraíso Perdido





Saiba mais sobre atividade clicando aqui. 
 

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Cine Curiosidade: Atriz brasileira Cris Lopes estréia filme em Buenos Aires sobre violência de gênero no Festival de Cine Inusual no Cine Gaumont

Cris Lopes está estreando em mais 2 longas no Brasil na 42a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: Meio-Irmão de Eliane Coster como Delegada e participação especial em Bia 2.0 de Cristiano Calegari e Lucas Zampieri. "Miguel" de Natália Grecco estará na telona argentina, retratando a violência doméstica pela perspectiva da criança. Seu filho (ator Caue Camargo) afetado psicologicamente com o conflito dos pais, presencia a mãe (Cris Lopes) sendo agredida pelo pai e revive a situação em sua mente de maneira inusitada.
A atriz de cinema Cris Lopes marcará presença no Festival de Cine Inusual de Buenos Aires de 18 a 28/outubro/2018 como convidada especial para conferir os filmes desta 14a edição do festival estreando na telona na Argentina pela segunda vez como protagonista, agora com o filme brasileiro "Miguel" no Cine Gaumont no festival que será exibido dia 24/outubro às 21h.  O filme fala sobre violência contra a mulher pela perspectiva da criança. Seu filho Miguel, vivido pelo ator Caue Camargo, é afetado psicologicamente com a situação de conflito dos pais no lar e revive a situação em sua mente de maneira inusitada. Cris Lopes vive a mãe de Miguel que tem apenas 10 anos e presencia sua mãe Clara sendo agredida pelo pai.
Cris está promovendo a campanha internacional "Mais amor, carinho e respeito com Nossas Mulheres". No Brasil, a atriz  esteve em debate no Brasil com Líderes Femininas de Goiás no festival Curta Canedo que abordou o tema violência contra a mulher. Cris recebeu prêmio Menção Honrosa como Atriz pelo filme Miguel. A atriz já possui 5 premiações recentes por sua atuação no cinema nacional e estreiando mais 2 longas no Brasil esta semana na 42a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: Meio-Irmão de Eliane Coster como Delegada e participação especial em Bia 2.0 de Cristiano Belderrain Calegari e Lucas Zampieri.
Assistir Trailer do filme "Miguel" com Cris Lopes (esposa agredida) e Caue Camargo (filho): https://www.youtube.com/watch?v=eCJiAbD-Ccw
Curtir Fan Page da atriz internacional Cris Lopes (trailers, tv, entrevistas nacionais e internacionais): www.facebook.com/crislopesoficial
Crédito Fotos: Divulgação: Atriz internacional de cinema Cris Lopes - Festival de Cine Inusual de Buenos Aires - Cine Gaumont

Divulgação:
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IMPRENSA CL: (5511) 3582.7654/3835.7205 
Entrevistas:(5511) 99653.0651
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terça-feira, 16 de outubro de 2018

Cine Especial: Anauê!



Nota: filme exibido em sessão especial no Cinebancários de Porto Alegre no último dia 15/10/18.


Sinopse: "Anauê", filme documentário de longa metragem, revê os tempos do  Integralismo e Nazismo na região de Blumenau, em Santa Catarina. Com  depoimentos de populares da região de Blumenau, historiadores, filósofos  e sociólogos, o filme, ao tratar da história passada, visita  enfaticamente o momento atual no Brasil e no mundo.

Muitos se perguntam como pode as pessoas ter a capacidade de serem seduzidas pelo discurso vindo do fascismo, ao ponto de se cegarem e não aceitarem a real realidade sobre o quão é errado isso. Há quem diga que todos nós temos o anjo e o diabo dentro do corpo, sendo que esse último é bem mais fácil de ser seduzido e levado a um lado obscuro. “Anauê!é um filme denuncia sobre uma história pouco conhecida, mas que é preciso ser redescoberta.
Dirigido pelo catarinense Zeca Pires, o filme conta a história dos primórdios da vinda dos imigrantes alemães a Blumenau, Santa Catarina. Lá criaram a sua política, baseado nos seus costumes do seu país, mas não se desligando do que estava acontecendo nos tempos da Alemanha Nazista. Não demorou muito para esses imigrantes criassem o seu próprio partido, o integralista Anauê, que é derivado do próprio partido nazista da época. 
Assim como o documentário Menino 29 de Belisário Franca, “Anauê!” escancara da maneira mais explicita possível sobre como o partido nazista chegou pelas beiradas em território brasileiro e de como ele seduziu uma boa parcela dos imigrantes alemães e dos demais brasileiros que viviam naquele tempo. Não há como não se chocar ao vermos imagens verdadeiras das bandeiras nazistas ao lado das bandeiras do Brasil e gerando um verdadeiro paradoxo. É como se assistíssemos uma realidade alternativa, mas que estava lá escancarada em nossa história.
O integralismo possuía as mesmas regras de etiqueta dos nazistas, assim como uniformes e da maneira como as famílias se comportavam em seu dia a dia. Não faltam momentos em que testemunhamos na tela crianças adorando os líderes integralistas, além do próprio Hitler que se encontrava do outro lado do mundo. O filme ainda ganha mais peso com depoimentos de professores, historiadores e até mesmo de pessoas que conviviam com aquela realidade.
Com narração do próprio cineasta Zeca Pires, o filme faz um curioso paralelo com o clássico Aleluia, Gretchen (1976), de Sylvio Back, que fazia uma reconstituição dos fatos da época e sendo, até então, uma das poucas obras brasileiras ao tocar o dedo nessa ferida. O ritmo da obra de Pires é dinâmico, mas não somente pelas imagens de arquivo saltando da tela, como também dos depoimentos dos entrevistados que não escondem os seus olhares de espanto sobre o assunto. É claro que aquela realidade teve o seu fim, principalmente na era Vargas, mas não eliminando toda a ideia. 
“Anauê!” é sobre um passado desconhecido do Brasil perante os olhares da maioria do povo, mas que, em tempos nebulosos atuais, precisa ser revelado.


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