CURSO
..VALOR PROMOCIONAL PARA OS PRIMEIROS INSCRITOS..
Apresentação
Frankenstein,
Drácula, Burke e Hare, Sweeney Todd, Jekyl e Hyde, Dorian Gray, Jack o
Estripador. Praticamente todos os brandes monstros do horror - reais ou
fictícios - têm em comum sua origem na Grã-Bretanha. Primeiro na
literatura e depois no cinema, os grandes personagens do medo que
fizeram parte da cultura britânica do século XIX forneceram o alicerce
sobre o qual o gênero se sustenta até os dias atuais: pouca coisa no
cinema de terror contemporâneo foge da fórmula clássica encontrada nessa
obras, o que demonstra a incrível força criativa de sua origem.
Porém, ironicamente, o horror demorou para invadir as telas de cinema na Inglaterra: livros como Drácula, Frankenstein e O Médico e o Monstro foram
inicialmente adaptados em Hollywood (e, antes disso, no cinema mudo,
nos filmes expressionistas alemães), e somente no final da década de
1950 ganharam suas versões caseiras. Mas quando isso aconteceu, o gênero
se revigorou: pela primeira vez filmado em cores, esses clássicos de
terror ganharam sangue vermelho-vivo e uma generosa dose de violência e
erotismo até então nunca vista nesse tipo de cinema. Capitaneado pela
produtora Hammer,
a nova onda do horror britânico revelou astros como Peter Cushing,
Christopher Lee e Ingrid Pitt, além de lançar as carreiras de diretores
influentes como Terence Fisher e Freddie Francis.
A produtora Amicus também fez o sangue jorrar nas telas: suas antologias de terror, como A Casa Que Pingava Sangue, Contos do Além e A Cripta dos Sonhos, estão entre os grandes clássicos do gênero na década de 1970. A pequena Tigon realizou os cultuados Sob o Poder da Maldade (1969) e Grite, Grite Outra Vez! (1970),
e outros cineastas independentes contribuíram de maneira decisiva nesse
período clássico do horror cinematográfico, como Pete Walker, com sua
fórmula apelativa de sexo, terror e violência. O cinema inglês ainda deu
ao mundo obras-primas como os perturbadores A Tortura do Medo, Os Inocentes, O Homem de Palha, Inverno de Sangue em Veneza e as comédias de humor negro O Abominável Dr. Phibes e As Sete Máscaras da Morte.
Objetivos
O Curso Horror Britânico: Uma Orgia de Sangue e Pavor, ministrado por Carlos Primati,
tem como proposta traçar um panorama do gênero em seu período clássico,
enfatizando as obras que difundiram o modo britânico de se fazer terror
- com seus personagens clássicos e seus temas mais obsessivos - e ao
mesmo tempo reconhecer o papel de outros nomes importantes, como Tod
Slaughter, Boris Karloff, Barbara Steele e Alfred Hitchcock, na
construção de um estilo inglês que influenciou a maneira que o gênero se
desenvolver mundo afora.
Conteúdo programático
Aula 1
1.1 – A origem do horror na literatura gótica de Walpole, Lewis, Radcliffe e Mary Shelley
1.2 – As extravagâncias sádicas de Tod Slaughter, o pioneiro do terror britânico nas telas
1.3 – Alberto Cavalcanti e um raro exemplar de horror inglês, com Na Solidão da Noite
1.4 – Sangue novo no horror: as produções cheias de sangue, sexo e violência da Hammer
1.5 – Peter Cushing e Christopher Lee: os maiores monstros do cinema de horror britânico
Aula 2
Os clássicos do horror britânico da década de setenta
2.1 – As grandes obras-primas do terror inglês: A Tortura do Medo, Os Inocentes e outros
2.2 – As antologias de contos de terror da Amicus, a produtora inglesa que pingava sangue
2.3 – O cinema apelativo de Pete Walker e o clássico definitivo A Mansão da Meia-Noite
2.4 – O horror setentista: O Homem de Palha, Inverno de Sangue em Veneza e outros
2.5 – O horror britânico moderno: Hellraiser, Extermíni o, Abismo do Medoe outros
Ministrante: Carlos Primati
Jornalista,
crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao
cinema de horror mundial e brasileiro. Publicou artigos em livros sobre a
obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o Horror no cinema
brasileiro. Colaborou no livro "Maldito", de André Barcinski e Ivan
Finotti, e coproduziu a Coleção "Zé do Caixão" em DVD, vencedora do 1º
Prêmio DVD Brasil como a "Melhor Coleção" do ano. Já
ministrou para a Cine UM os cursos "A Obra de Alfred Hitchcock";
"História do Cinema de Horror"; "Zé do Caixão: 50 Anos de Terror";
"Expressionismo Alemão: Uma Sinfonia de Luzes e Sombras"; "Ficção
Científica dos Anos 50" e "Horror no Cinema Brasileiro".
Curso
Horror Britânico: Uma Orgia de Sangue e Pavor
de Carlos Primati
de Carlos Primati
Datas: 20 e 21 / Maio (sábado e domingo)
Horário: 9h30 às 12h30
Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento: R$ 85,00
* Desconto para pagamento por depósito bancário:
a) R$ 70,00 (para as primeiras 10 inscrições)
b) R$ 80,00 (demais inscrições)
a) R$ 70,00 (para as primeiras 10 inscrições)
b) R$ 80,00 (demais inscrições)
Formas de pagamento: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro - em 2x)
Material: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Realização
Patrocínio