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Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Cine Dica: Fox Film do Brasil divulga o primeiro trailer de "Quarteto Fantástico"


A Fox Film do Brasil divulga o primeiro trailer do esperado “Quarteto Fantástico”, o reboot da franquia. Dirigido por Josh Trank, o quarteto é estrelado por Milles Tenner, Kate Mara, Jamie Bell e Michael B. Jordan.
 Quarteto Fantástico é um reboot contemporâneo do time de super-heróis tradicional da Marvel, centrado em quatro jovens desajustados que são teleportados para um universo alternativo e perigoso, que altera sua forma física de maneiras inesperadas. Com suas vidas transformadas, o time precisa aprender a aproveitar suas novas habilidades e trabalhar junto para salvar o planeta de um inimigo já conhecido por eles.
O longa tem estreia prevista para agosto.

  assinaturaEZ-poa-amanda

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: Amor, Plástico e Barulho

Sinopse: Shelly (Nash Laila) é uma jovem dançarina que tem o grande sonho de se tornar cantora de Brega (estilo musical popular do nordeste brasileiro). Ela entra para o show business em busca de fama e fortuna mas, inserida em um mundo onde tudo é descartável, incluindo o amor e as relações humanas, ela vai encontrar grandes dificuldades para atingir a fama. Seguindo os passos de Jaqueline (Maeve Jinkings), sua companheira de banda e musa inspiradora, ela pretende virar uma grande cantora de música Brega. 

No mais novo filme dessa “nova onda do cinema Pernambucano”, ele se apresenta como uma forma alegórica de falar sobre as mudanças estruturais e sociais pelas quais passa o Recife, questões estas impregnantes dos mais diversos trabalhos daquele Estado, desde o histerismo de Um Lugar ao Sol (Gabriel Mascaro) à percepção irônica de conjunto de O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho). É uma geração de realizadores abertamente reflexiva dos rumos da cidade e que tenta, dentro de suas específicas opções de dramaturgia e encenação, dar conta dos acontecimentos que fazem parte da realidade por onde circulam. Amor, Plástico e Barulho se impregna de dois elementos essenciais: essa percepção das modificações estruturais do espaço e o imaginário do tecnobrega nas ações íntimas e pessoais de um grupo de personagens afetados pelo impacto dos novos tempos.Eis que a trajetórias dissonantes de Jaqueline e Shelly refletem os dois aspectos, fazendo delas os receptáculos afetivos de um mundo em constante modificação. Amor, Plástico e Barulho leva para a encenação o tecnobrega como elemento estético, fazendo de determinados momentos do filme autênticos mergulhos delirantes num universo regido por música, dança e letras românticas pop, num procedimento apenas visto anteriormente no cinema brasileiro com tamanho vigor em Falsa Loura (2007), de Carlos Reichenbach. 
O que havia, porém, de organicidade na apresentação da trajetória de Silmara no filme de Reichenbach (o que reforçava o impacto atordoante de seus segundos finais) está ausente do filme de Renata Pinheiro, no que ele se difere devido à escolha formal por narrar os (des)caminhos de Jaqueline e Shelly em blocos de situações nem sempre coesos o suficiente para nos aproximar o suficiente dos sentimentos em questão. Trata-se de evidente postura estética: como uma música (brega) de vários tons, Amor, Plástico e Barulho navega numa montanha-russa de possibilidades que ora têm muita força (Jaqueline chorosa e solitária cantando no palco, os interstícios amorosos de Shelly, a dança final no ônibus), ora murcham por uma aparente indefinição de como manter atraente a escolha formal dos blocos.
O filme se equilibra e se desequilibra em igual proporção, no que, de alguma maneira hipnótica, mantém um encanto sempre presente, devido especialmente às presenças magnéticas das duas atrizes - cujos corpos e olhares (abrindo mão das palavras) são, de fato, os verdadeiros propulsores narrativos e emocionais do filme - e à impregnação, triste ou esperançosa, dos pensamentos das personagens (em especial de Shelly). Um filme sobre pessoas numa cidade em (re)construção e também sobre a reconstrução de pessoas nessa cidade que, sob certo aspecto, está sendo destruída nas suas origens. Amor, Plástico e Barulho, tropeçando com categoria num ponto ou outro, compreende o quanto de cruel existe nesse processo aparentemente sem retorno. A alegria do sucesso (efêmero por natureza) explode numa dança cafona imaginária para, logo em seguida, precisar ser colocada à prova no grito resignado exigido pelo mundo real.  

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Cine Curiosidade: Pôsteres individuais mostram quem é quem em “Superpai”

COMÉDIA DE PEDRO AMORIM, QUE ESTREIA EM 26 DE FEVEREIRO, TRAZ DANTON MELLO, DANI CALABRESA, ANTONIO TABET E THOGUN DEIXEIRA COMO AMIGOS DE ESCOLA QUE SE REENCONTRAM 20 ANOS DEPOIS
A Universal Pictures acaba de divulgar quatro cartazes individuais sobre os personagens principais de “Superpai”, comédia dirigida por Pedro Amorim com estreia marcada para 26 de fevereiro. Cada um dos posteres traz os atores - Danton Mello, Dani Calabresa, Antonio Tabet (o Kibe Loco) e Thogun Teixeira - caracterizados e com frases de seus personagens no filme. Para baixar as imagens, clique no link http://we.tl/MVsLkYKHWt.
Com roteiro de Ricardo Tiezzi e Amorim, “Superpai” conta a história de Diogo, que tem de conciliar seus deveres de pai com o desejo de rever amigos e reviver os bons tempos de juventude em uma festa que vai comemorar os 20 anos de formado. O filme conta ainda com participações especiais de Mônica Iozzi, Danilo Gentili, Rafinha Bastos, Juliana Didone, Paulinho Serra e Martha Nowill. O filme é produzido pela Querosene Filmes em coprodução com Universal Pictures, que faz a distribuição.
Sinopse: Nos tempos de escola, Diogo era o cara. Mesmo quando metia a turma numa encrenca, seu carisma bastava para manter os amigos por perto. Vinte anos se passaram e Diogo, casado com Mariana e pai do pequeno Luca, já não é mais o mesmo. As noites de farra e bebedeira parecem tão distantes quanto sua última ida à academia. A festa dos 20 anos de formatura da escola é sua grande chance de dar a volta por cima e resgatar a antiga moral. Mas a noite promete ser longa e além dos amigos, Diogo terá de provar também em casa que ainda é o cara.
Facebook: www.facebook.com/superpaifilme #SuperPai #NinguemFicaPraTras

Sobre a Universal Pictures                                                                                      
Divisão da Universal Studios e parte da NBC Universal, a Universal é uma das empresas líder em desenvolvimento, produção e comercialização de mídia, entretenimento e notícias em escala global. Com valioso portfólio de notícias e entretenimento, a companhia também opera em produções significativas na televisão e possui um dos parques temáticos mais renomados em âmbito mundial. A NBC é uma empresa da Comcast Corporation.

Sobre a Querosene Filmes                                                                                      
A Querosene Filmes surgiu em 2009 fruto da associação dos produtores Justine Otondo, João Queiroz e Guilherme Keller. A produtora já finalizou três longa-metragens, “Juan e a Bailarina”, vencedor do Cinesur e do Festival de Paris, “A Novela das 8”, prêmio de melhor roteiro no Festival do Rio 2010, e “Descontrolados”, em fase de lançamento.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo

Sinopse: Campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum) sempre treinou com seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), que é também uma lenda no esporte. Até que, um dia, recebe um convite para visitar o milionário John du Pont (Steve Carell) em sua mansão. Apaixonado pelo esporte, du Pont oferece a Mark que entre em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.
Para alguns, histórias baseadas em fatos verídicos  se tornam  monótonas pelo fato de ser real. Por conta disso, muitos diretores acabam mudando alguns pontos da trama para deixa-la mais romanceada e o que sobra é  uma historia que desliza entre o real e ficção. Mas são graças aos desempenhos de Channing Tatum e Mark Ruffalo tornam os seus personagens verossímeis: eles realmente passam para nós que são irmãos, protegendo as costas um do outro e se ajudando nas horas difíceis.
O desempenho de ambos em cena  é notável, Channing Tatum atua com todo orgulho de si próprio e com o desejo de ser tão bom quanto o seu irmão, enquanto Ruffalo merece todo o reconhecimento que anda tendo: seu papel é importante para a história e entregar a verdadeiro significado da relação entre os dois, que por vezes é bastante complexa. Mas se alguém tinha duvida sobre Steve Carell em papeis dramáticos, aqui ele realmente prova ao contrário com o seu John E. du Pont.
 Pessoa complicada e enigmática, John tem algo a mais além disso, uma presença hipnotizadora, nos deixando apreensivos sobre qual será o seu próximo passo. Steve Carell conseguiu isso, não somente pela maquiagem, mas também pelas longas pausas do personagem na hora de falar e fazer algo imprevisível. Isso se enlaça ao próprio movimento de câmera e direção de Bennet Miller. O filme como um todo, passa uma sensação de conflito, entre temor e tranquilidade, nas cenas longas que, preenchem os momentos derradeiros, onde testemunhamos John tendo um comportamento que nunca conseguimos prever. O personagem é uma representação exata da frase “calmaria antes da tempestade”, pois ficamos calmos assistindo a obra, mas sabendo no fundo que algo de ruim poderá acontecer a qualquer momento.  
Isso nos faz lembrar alguns filmes de terror clássicos, onde o medo se encontrava na expectativa de ver o vilão chegar até lá e matar o seu alvo, e não uma série de mortes como acontece hoje em dia no gênero. E o que faz de Foxcatcher tão indispensável, mesmo a gente já tendo uma ideia formada do que irá acontecer no seu ato final. Devido a isso, Foxcatcher mais parece em alguns momentos como um filme de terror psicológico do que um drama, mas isto não quer dizer que esse lado é esquecido.
O cineasta Bennet Miller e os roteiristas  Max Frye e Dan Futterman fizeram questão de utilizar a duração do filme para nos fazer entender a relação que John tinha com sua mãe e dos dois irmãos. Relações familiares e solidão são peças importantes que fazem do filme como ele é, carregado de momentos subliminares em todas as cenas protagonizadas pelo trio central. Tecnicamente a direção de arte e trilha é também criada para dar mais alma a obra: a falta de música em certos momentos e o surgimento dela em momentos de tensão, mostra como o tema de luta greco-romana é na verdade um mero pano de fundo para as relações entre os personagens.
Isso sem contar a impressionante maquiagem e mudança física de Steve Carell que nem de longe lembra a sua imagem de comediante  em filmes como Virgem aos 40 anos. Embora com alguns momentos lentos na narrativa Foxcatcher é um filme que conquista o cinéfilo, graças aos seus personagens tão complexos e que nos faz pensar até aonde a gente se conhece e quais seriam os atos desse nosso lado obscuro que lutamos para não despertar.


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Cine Curiosidade: Site de ‘Jurassic World – Mundo dos Dinossauros’

leva os internautas a um passeio pelo parque
COM DIREÇÃO DE COLIN TREVORROW, AVENTURA
É UMA DAS ESTREIAS MAIS ESPERADAS DE 2015
Tempo de espera para os próximos passeios, dados de segurança do parque e curiosidades sobre as espécies de dinossauros estão entre os destaques do site de “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros” (Jurassic World), filme que chega aos cinemas nacionais em 11 de junho. Para acessar, clique aqui: http://br.jurassicworldintl.com/
Inspirado em páginas de parques de diversão reais, o site traz ainda informações sobre a história do fundador John Hammond, câmeras internas, mapas e serviço para compra de ingressos. Para os interessados em mais detalhes sobre “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros”, o site disponibiliza links para acessar as páginas oficiais do filme e da Universal Pictures no Twitter, Facebook, Instagram e Tumblr.            
Com produção executiva de Steven Spielberg e distribuição da Universal Pictures, o filme tem roteiro assinado por Derek Connoly e direção de Colin Trevorrow. A produção conta com participação dos atores Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Ty Simpkins, Nick Robinson, Irrfan Khan, Vincent D’Onofrio, Jake Johnson, Omar Sy, BD Wong e Judy Greer.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Cine Dicas: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo

Final de semana chegando e eu já preparado para ir ver mais filmes indicados ao Oscar nesse ano. Mas para aqueles que ficarem em casa, solto aqui três boas dicas para assistirem no conforto do seu lar.
O Protetor 

Sinopse: Baseado na série de televisão "The Equalizer" dos anos 1980, o filme apresenta Robert McCall (Denzel Washington), um homem misterioso que costumava trabalhar como oficial da polícia. Motivado pelas injustiças sociais, ele ajuda vítimas e qualquer pessoa em perigo. A protegida da vez é Teri (Chloë Grace Moretz), jovem explorada sexualmente por mafiosos russos.

Antoine Fuqua pode até ter uma carreira um tanto que irregular, mas quando une forças com Denzel Washington o resultado é indispensável. Em Dia de Treinamento, o diretor foi  responsável por dar pela primeira vez o Oscar de melhor ator para o astro e aqui voltam a trabalhar numa trama policial com ares de absurdo, mas com pés firmes no chão. Ao interpretar um sujeito (aparentemente) comum que, se sente responsável pela segurança de uma jovem (Chloë Grace Moretz), explorada sexualmente por mafiosos russos, Washington incorpora com facilidade o seu personagem, no momento que o seu outro lado começa a despertar.
É ai que o filme se entrega a cenas de tiros, efeitos de câmera e muita violência. Nas mãos de outros, seria apenas um filme convencional, mas aqui tudo é dosado com um grau de verossimilhança contagiante. Atenção para o ótimo desempenho de Marton Csokas (Sin City: A Dama Fatal) que interpreta um russo psicopata que não medirá esforços para ir atras do protagonista.  

Violette

Sinopse: No início dos anos XX, a escritora Violette Leduc (Emmanuelle Devos) encontra a filósofa Simone de Beauvoir (Sandrine Kiberlain). Nasce entre as duas uma intensa amizade que dura toda a vida, ao passo que Simone encoraja Violette a escrever mais, expondo as suas dúvidas e medos, abordando todos os detalhes da intimidade feminina.

O filme é um profundo estudo de personagem e um dos seus maiores méritos foi não se afastar do eixo escolhido como base para traçar a via crucis da protagonista, o que seria um risco muito provável. A dinâmica entre as atrizes Emmanuelle Devos e Sandrine Kiberlain, que vivem Leduc e Beauvoir, respectivamente, acentua mais um êxito da obra.

Bem Vindo a Nova York 
Leia a minha critica já publicada clicando aqui.

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Cine Curiosidade: SNIPER AMERICANO BATE RECORDES DE BILHETERIA NOS ESTADOS UNIDOS

Filme dirigido por Clint Eastwood tem estreia prevista para 19 de fevereiro no Brasil

O indicado ao Oscar Sniper Americano superou todas as expectativas e tornou-se a maior abertura de um filme do diretor Clint Eastwood nos Estados Unidos. O longa chegou ao topo da bilheteria, arrecadando cerca de US$ 105,3 milhões de dólares no final de semana e já acumula US$ 128,1 milhões de dólares até o momento. O anúncio foi feito essa semana por Dan Fellman, Presidente de Distribuição Doméstica, Sue Kroll, Presidente de Marketing Mundial e Distribuição Internacional, e Greg Silverman, Presidente de Desenvolvimento Criativo e Produção Mundial da Warner Bros. Pictures.
A espetacular estreia do filme marca o ponto mais alto da ilustre carreira do diretor Clint Eastwood. Nos Estados Unidos, Sniper Americano quebrou o recorde de melhor estreia em um final de semana de janeiro, a maior bilheteria de um único dia em janeiro e o melhor final de semana para um filme com classificação 18 anos.
O filme também bateu recordes em IMAX nos Estados Unidos, faturando mais de US$ 10,6 milhões de dólares em 332 salas, tornando-se a maior bilheteria da história do mês de janeiro em salas nesse formato.
A reação extremamente positiva ao filme Sniper Americano não foi medida apenas nas bilheterias. Ele também recebeu uma rara classificação A+ do CinemaScore, entrando para a lista de apenas 11 filmes da história a receber um A+ em todas as categorias.
Sniper Americano tornou-se rapidamente um fenômeno cultural, oferecendo uma visão pessoal não só da vida de Chris Kyle, mas também dos obstáculos enfrentados por muitos veteranos e por suas famílias. Parabenizamos Clint Eastwood, Bradley Cooper e todas as pessoas envolvidas no filme por este enorme sucesso, e esperamos que os fortes comentários e o boca a boca continuem a alimentar a bilheteria ao longo das próximas semanas”, disse Fellman.
“Estamos muito orgulhosos deste filme. Tivemos por ele uma reação visceral quando o vimos e imediatamente abrimos espaço para ele no ano. Certamente não era possível adivinhar o tamanho da repercussão do filme, mas sabíamos que seria especial, proporcionando uma visão diferente da guerra e do seu impacto emocional naqueles que lutam e nos que estão em casa. Esse impacto também se espalhou para os cinéfilos em todas as partes. Desde o primeiro trailer, projetamos esta campanha para transmitir as diferentes facetas do filme e para mostrar o seu atrativo tanto para os homens como para as mulheres. A reação dos críticos, do público, e agora da Academia foi extremamente gratificante e não poderíamos estar mais felizes”, afirmou Kroll.
“Sabíamos que se tratava de uma história que poderia transcender qualquer fronteira, com o seu convincente estudo de personagem de um homem que merece ser lembrado por seus sacrifícios dentro e fora do campo de batalha. Clint Eastwood e Bradley Cooper realmente fizeram justiça à história de Chris Kyle e, ao fazê-lo, também prestaram homenagem ao serviço prestado por todos os homens e mulheres que vestem farda. Parabenizamos todos e também nossos parceiros do Village Roadshow neste início extraordinário da nossa corrida por todo o mundo”, acrescentou Silverman.
Sniper Americano recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator (Cooper) e Melhor Roteiro Adaptado (Jason Hall). Além disso, Eastwood foi homenageado com a sua quarta indicação ao Directors Guild of America Award, além de receber o National Board of Review Award de Melhor Diretor. Entre os outros prêmios, estão um Producers Guild of America Award, um Writers Guild of America Award e uma indicação ao BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado.
Eastwood dirigiu Sniper Americano a partir do roteiro escrito por Jason Hall, baseado no livro de Chris Kyle, juntamente com Jim DeFelice e Scott McEwen. Bradley Cooper e Sienna Miller protagonizam o filme produzido por Eastwood, Robert Lorenz, Andrew Lazar, Cooper e Peter Morgan. Tim Moore, Jason Hall, Sheroum Kim, Steven Mnuchin e Bruce Berman são os produtores executivos.
A Warner Bros. Pictures apresenta, em associação com a Village Roadshow Pictures, Sniper Americano, uma produção Mad Chance e uma produção 22nd & Indiana. O filme será distribuído pela Warner Bros. Pictures, uma empresa da Warner Bros. Entertainment Company, e pela Village Roadshow Pictures em determinados territórios. 

  
  
Para mais informações à imprensa:

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