Leia a minha Critica já publicada clicando aqui.
Quem sou eu
- Marcelo Castro Moraes
- Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
- Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Pesquisar este blog
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: ANNA KARENINA
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
sexta-feira, 19 de julho de 2013
Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: Chamada de Emergência
Sinopse: Jordan
(Halle Berry) é atendente do sistema de emergência da polícia americana.
Determinado dia, atende uma ligação de uma jovem assustada com o fato de que
existe um homem tentando invadir sua casa. O caso acaba com o pior final
possível e Jordan fica traumatizada. Anos mais tarde, ela se vê diante do mesmo
criminoso, que agora ameaça outra garota, Casey (Abigail Breslin).
Brad Anderson ganhou
bastante notoriedade a partir do filme O Operário de 2005, mas amargou um
retumbante fracasso com o filme Mistério da Rua 7. Porém, ele faz as pazes com
o sucesso com esse Chamada de Emergência, que embora possua alguns momentos
forçados, prende a atenção do espectador e faz com que tememos pelos
personagens principais a cada segundo. A trama também é uma bela desculpa para
conhecer esse mundo pouco explorado no cinema, que é os atendentes do 911 (aqui
é 190), que no final das contas, possui uma imensa responsabilidade quando
atende alguém que precisa de ajuda no outro lado da linha.
Halle Berry
finalmente tem um papel digno de nota, pois desde que ganhou o Oscar de melhor
atriz pela Ultima Ceia, ela parecia estar condenada a famigerada maldição “pós
Oscar” de nunca conseguir melhores papeis. Aqui, ela interpreta uma atendente
competente, mas que tem os seus nervos virados do avesso quando perde a chance
de salvar a vida de uma garota nas mãos de um psicopata (Michael Eklund de Watchmen). Porém, ela tem uma segunda chance de salvar outra vida das mãos (pasmem) do mesmo psicopata.
Vale destacar que a segunda vitima é ninguém menos que a jovem atriz Abigail Breslin, que o mundo conheceu através do ótimo Pequena Miss Sunchine e aqui ela possui uma ótima química com Halle Berry, mesmo que ambas permaneçam boa parte da trama somente se falando pelo telefone. As cenas que ela fica presa dentro do porta mala do assassino enquanto ela fala desesperadamente com a personagem de Berry é digno de nota e faz com que nos prendemos na poltrona a todo o momento. Brad Anderson surpreende ao criar inúmeros obstáculos, tanto para o assassino, como para os mocinhos que tentam caçá-lo a todo custo na estrada, criando então uma verdadeira montanha russa de emoções.
Vale destacar que a segunda vitima é ninguém menos que a jovem atriz Abigail Breslin, que o mundo conheceu através do ótimo Pequena Miss Sunchine e aqui ela possui uma ótima química com Halle Berry, mesmo que ambas permaneçam boa parte da trama somente se falando pelo telefone. As cenas que ela fica presa dentro do porta mala do assassino enquanto ela fala desesperadamente com a personagem de Berry é digno de nota e faz com que nos prendemos na poltrona a todo o momento. Brad Anderson surpreende ao criar inúmeros obstáculos, tanto para o assassino, como para os mocinhos que tentam caçá-lo a todo custo na estrada, criando então uma verdadeira montanha russa de emoções.
Infelizmente nem tudo
são flores para esse filme, pois alem de haver algumas coincidências forçadas, o
cineasta e o roteirista tropeçam feio ao criarem um final digno de comparação
ao clássico Silencio dos Inocentes, mas que destoa completamente de tudo que
foi visto durante o filme. A sensação que se da, que o final mais parece de outro
filme e B alias, fazendo com que a obra por pouco não caia na lista de filmes dispensáveis.
Se não fosse por minutos finais tão falhos, Chamada de Emergência poderia
facilmente estar na lista de filmes indispensáveis desse ano, mas nem tudo é
perfeito.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine Dicas: Estréias no final de semana (19/07/13)
A Espuma dos Dias
Sinopse: Colin
(Romain Duris) é um homem rico e despreocupado, que nunca precisou trabalhar.
Tímido, ele nunca teve muito sucesso com as mulheres, até ser apresentado a
Chloé (Audrey Tautou) durante uma festa. Apesar de um primeiro encontro
desastroso, os dois se apaixonam e se casam. O casal está sempre cercado pelos
amigos Nicolas (Omar Sy), um cozinheiro talentoso, oChick (Gad Elmaleh), um
intelectual pobre e fascinado pelo filósofo Jean Sol-Partre, e a extrovertida
Alise (Aïssa Maïga). Tudo caminha bem, até o dia em que Chloé é diagnosticada
com uma doença rara: ela tem uma flor de lótus crescendo dentro do seu pulmão.
O caríssimo tratamento exige o uso de diversos medicamentos e a aplicação de
centenas de flores, levando Colin à falência, e a amizade do grupo à crise.
O Concurso
Sinopse: Dentre os
milhares de candidatos que tentam uma vaga de Juiz Federal apenas quatro
finalistas de diferentes cantos do Brasil (RJ SP RS e CE) se qualificam para a
última fase do concurso: um cruel e dificílimo exame oral na Corte Federal do
Rio de Janeiro segunda-feira às 8 da manhã EM PONTO Apenas um será aprovado. Os
rapazes chegam ao Rio no sábado para o credenciamento e seguindo o conselho de
que é melhor relaxar do que estudar na véspera da prova decidem aproveitar o
final de semana na cidade para estarem descansados e preparados quando a
segunda-feira chegar. Porém as coisas não acontecem como planejado e os quatro
adversários que nesse momento já se tornaram grandes amigos passam pelas mais
hilárias e inimagináveis situações enquanto tentam chegar até a segunda-feira.
Renoir
Sinopse: Côte d Azur
1915. No final de sua vida o pintor Auguste Renoir é atormentado pela perda de
sua esposa pelas dores causadas pela artríte e pela terrível notícia de que seu
filho Jean foi ferido em combate. Mas quando uma jovem milagrosamente entra em
seu mundo o velho artista é preenchido por uma nova e inesperada. De beleza
radiante Andrée se tornará sua última modelo e uma incrível fonte de
rejuvenescimento. Quando Jean volta à casa da família para se recuperar ele
também cai sob seu fascínio - e mesmo em face da forte oposição de seu pai -
ele se apaixona por Andrée.
Turbo
Sinopse: Um caracol
de jardim com sonhos de se tornar o caracol mais rápido do mundo sofre um
acidente que poderá ajuda-lo a realizar seu objetivo.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
quinta-feira, 18 de julho de 2013
Cine dica: Em Cartaz: AS SESSÕES
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine Dica: Produção de Curta-Metragem
APRESENTAÇÃO
.
Por detrás de cada obra artística existe a construção de um olhar, que se particulariza a partir de uma construção íntima do realizador frente a um contexto sócio-histórico, ao seu objeto de registro e em relação a si mesmo como agente de um discurso. Por mais simples ou evidente que este conceito possa parecer inicialmente, seu uso prático pode ser responsável por problematizar ou mesmo ampliar a definição de certas práticas artísticas, como é o caso do cinema documentário. É tomando este princípio que o termo “Documentário de Criação” começa não somente a ser pensado como um paradigma, mas também como uma abertura de novas perspectivas para a produção documental contemporânea.
.
No “Documentário de Criação”, está em jogo não somente o “que” está sendo registrado, mas, sobretudo, o “como” registrar. Neste tipo de produção ganha protagonismo as escolhas de abordagem que o realizador decide tomar frente ao seu registro e o “como” se confrontar com o real através da construção de um ponto de vista. Sem restringir-se mais a ideia que tanto o marcou por décadas enquanto “mostrar a realidade como ela é”, o documentário hoje assume um caráter muito mais subjetivo e complexo. Ao transitar em práticas relacionadas a um cunho mais poético, ensaístico e performático, o “documentário de criação” procura problematizar sua própria abordagem documental, conseguindo assim distinguir-se de um registro mais expositivo e jornalístico que tanto o caracterizou nos seus primórdios.
OBJETIVO GERAL
.
O Laboratório de Produção – Documentário de Criação, ministrado por Rafael Valles, no Museu da Comunicação (Porto Alegre), enfocará não somente uma análise, mas também uma prática que esteja inserida dentro da produção documental contemporânea. Seja a partir do estudo de documentários e artigos que aprofundem e problematizem o conceito de criação e autor no documentário, assim como a realização de exercícios e projetos dos alunos que coloquem em prática este tipo de produção, o curso se propõe a criar um espaço de reflexão crítica sobre a construção do real no documentário e a problematizar a posição do realizador neste processo.
.
.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
.
TEÓRICOS
- Apresentar e conceituar a especificidade contida no cinema documentário, procurando entender como o “documentário de criação” se insere neste contexto.
- Expor as diferentes formas de representação da realidade contidas na abordagem documental.
- Analisar os conflitos existentes entre o olhar factual e o olhar poético, aprofundando um estudo sobre a subjetividade na produção audiovisual contemporânea e os limites do documentário enquanto representação da realidade.
- Enfocar um estudo sobre o uso de diferentes mídias dentro do contexto do cinema documentário, buscando entender como isso ajudou a redefinir formas narrativas e estéticas dentro do âmbito documental.
PRÁTICOS
- Realizar documentários em formato curta metragem (máximo 10 minutos de duração), visando a sua construção integral (elaboração, produção e finalização) ao longo do curso.
- Assessorar o processo de escrita de projetos que necessitem um maior período de elaboração, visando postular a futuros concursos dentro do âmbito audiovisual para a sua realização.
- Propor trabalhos práticos que procurem exercitar a construção de um olhar do realizador frente ao seu objeto de registro.
PÚBLICO ALVO
- Aberto a estudantes, artistas, profissionais do meio cinematográfico e demais pessoas interessadas na realização de documentários e na construção da linguagem cinematográfica. Não existe a necessidade de contar com experiência cinematográfica prévia, pois a participação de pessoas com diferentes tipos de formação e trajetória proporcionará a riqueza da experiência.
.
.
DATAS / CARGA HORÁRIA
- O Laboratório de Produção – Documentário de Criação será desenvolvido em 16 aulassemanais, às terças-feiras, das 19h30 às 22h. A atividade terá a duração de 40 horas / aula.
- Início:20 de agosto de 2013
- Final: 03 de dezembro de 2013
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- A ontologia do cinema documentário;
- A questão da representação e da reprodução da realidade contida no documentário;
- Exposição e análise dos gêneros no cinema documentário: expositivo, reflexivo, interativo, observacional e poético;
- Os problemas narrativos no discurso cinematográfico: transparência e opacidade;
- A questão do “dispositivo” no cinema documentário;
- A auto-referencialidade como paradigma na representação da realidade;
- A representação do “outro” no cinema documentário contemporâneo;
- A influência do suporte tecnológico no processo de criação cinematográfico;
- A re-significação do arquivo audiovisual. A crise do cinema de compilação.
METODOLOGIA
.
O curso se desenvolverá em trabalhos PRÁTICOS e TEÓRICOS relacionados ao cinema documentário, com ênfase no “Documentário de Criação”. Serão realizados ao longo do curso trabalhos práticos, onde se buscarão exercitar dentro do âmbito da produção audiovisual, fotográfica e dissertativa, formas narrativas e poéticas que correspondam ao processo de construção do olhar do realizador frente ao seu objeto de registro.
Paralelamente a estes exercícios, o curso irá se concentrar ao longo do semestre no trabalho de assessoria de projetos de realização propostos pelos participantes, e que estejam dentro do âmbito do documentário. Nesta questão, cada participante também poderá optar por dois caminhos a seguirem durante o curso:
- A realização integral de um curta-metragem com no máximo dez minutos de duração e que possua uma proposta relacionada aos conceitos trabalhados no curso.
- Desenvolver um projeto escrito para a futura realização de um documentário, visando postular a concursos no âmbito da produção documental.
É importante ressaltar que em ambas opções existem diferentes etapas a serem cumpridas ao longo do semestre, onde serão estabelecidos cronogramas para que cada participante possa concluir o curso com o trabalho finalizado (ou pelo menos, no seu estágio mais avançado de finalização).
Dentro do campo teórico, serão abordados temas que reflitam e questionem a posição do “documentário de criação” dentro de um contexto audiovisual, artístico e sócio-histórico. Serão analisados artigos e conceitos responsáveis por expandir a compreensão sobre o que é documentário, assim como realizar a projeção de fragmentos de filmes paradigmáticos, que procurem aprofundar um entendimento na construção do “saber documental”.
VAGAS LIMITADAS
"LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO – DOCUMENTÁRIO DE CRIAÇÃO"
de Rafael Valles
.
Início: 20 de Agosto (16 encontros semanais, às terças-feiras)
Horário: 19h30 às 22h
Local: Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre)
Investimento:
- À vista: R$ 650,00 (Cartão de crédito ou Depósito bancário)
- Parcelado: 1 + 3 de R$ 180,00 (Depósito bancário + Cheques)
Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9176-4757
.
Inscrições: www.cinemacenaum. blogspot.com.br
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: OZ, MÁGICO E PODEROSO
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine Dica: Longa sobre o rei da Boca do Lixo entra em cartaz no CineBancários
O CineBancários
lança, com exclusividade, no dia 23 de julho, BOCA, o premiado longa do
cineasta carioca, Flavio Frederico, cinebiografia que conta a história do rei
da Boca do Lixo . O filme permanece em cartaz até o dia 28, com sessões ás 15h,
17h e 19h. Ingressos: R$ 6,00 para o público geral e R$ 3,00 para bancários e
jornalistas sindicalizados, idosos, estudantes e clientes do Banrisul.
Adaptado da autobiografia
de Hiroito de Moraes (Daniel de Oliveira), o filme retrata com muito sucesso a
atmosfera noturna da Boca do Lixo, região de prostituição no centro de São
Paulo nos anos 50 e 60. Oriundo de uma familia de classe media alta, Hiroito
frequentava a Boca apenas como boêmio em busca de aventuras sexuais, até que
uma tragédia pessoal provoca uma mudança em sua vida. Seu pai é violentamente
assassinado e Hiroito é acusado pelo crime. dois meses depois deste
acontecimento, Hiroito compra dois revólveres e se muda para a Boca,
tornando-se rapidamente um dos bandidos mais procurados pela polícia. O filme
foi exibido em vários festivais no Brasil e exterior, onde acumulou onze
prêmios, como Melhor Direção, Atriz, Trilha Sonora e Direção de Arte no Cine PE
2012; Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Direção no Festival de Toronto
(Brafft) 2011 ;Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora no Miami Brazilian Film
Festival 2011; Melhor Fotografia e Melhor Montagem no Festival do Rio 2010.
Flavio Frederico
realizou o longa Urbânia (2001), sete curta-metragens e quatro documentários,
entre eles, Caparaó (2006), vencedor do prêmio de melhor filme no É Tudo
Verdade.
Mais informações e horários das sessões vocês conferem na
pagina da sala clicando aqui.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)