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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cine Dicas: Estreias do final de semana (15/02/13)


Na retomada após o carnaval, eis que somente temos duas estréias para esse final de semana. Mas existe uma lógica para nisso, pois afinal de contas todos os cinemas estão ocupados, exibindo praticamente todos os indicados ao Oscar de melhor filme. Portanto para aqueles que ainda não assistiram a todos, eis a grande oportunidade em ficar em dia e não ficar boiando na noite da cerimônia. Confiram as estréias.

A Hora mais Escura 

Sinopse:Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden.


As Sessões

Sinopse:Mark O'Brien (John Hawkes) é um escritor e poeta que, ainda criança, contraiu poliomielite. Devido à doença ele perdeu os movimentos do corpo, com exceção da cabeça, e precisa passar boa parte do dia dentro de um aparelho apelidado de "pulmão de aço". Mark passa os dias entre o trabalho e as visitas à igreja, onde conversa com o padre Brendan (William H. Macy), seu amigo pessoal. Sentindo-se incompleto por desconhecer o sexo, Mark passa a frequentar uma terapeuta sexual. Ela lhe indica os serviços de Cheryl Cohen Greene (Helen Hunt), uma especialista em exercícios de consciência corporal, que o inicia no sexo.


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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: Looper - Assassinos do Futuro



Sinopse: Kansas City, 2044. Viagens no tempo são uma realidade, mas estão apenas disponíveis no mercado negro. Seu principal cliente é a máfia, que costuma enviar ao passado pessoas que deseja que sejam eliminadas, já que é bastante complicado se livrar dos corpos no futuro. Os responsáveis por estes assassinatos são os loopers, organização a qual Joe (Joseph Gordon-Levitt) faz parte. Um dia, ao realizar mais um serviço corriqueiro, ele descobre que seu alvo é a versão mais velha de si mesmo (Bruce Willis), trazida em viagem no tempo por ter se tornado uma séria ameaça à máfia no futuro.

Looper - Assassinos do Futuro é aquele típico filme que estréia no cinema de uma forma discreta, mas graças ao bate boca vai ganhando inúmeros elogios e conquistando a maioria do publico que assistiu. Mas não espere assistir uma trama convencional que está tão acostumado a assistir por ai, sendo que se você não prestar atenção no primeiro ato, logo você vai ficar boiando e sem saber ao certo o que esta acontecendo na tela. Mas depois de você compreender bem, a trama engrena na sua cabeça e se torna um eletrizante filme sobre viagens no tempo, no qual se determinado personagem der um passo em falso, irá mudar completamente os rumos da historia.        
Joseph Gordon-Levitt está ótimo como agente incumbido de eliminar pessoas vindas do futuro. Mas as coisas complicam quando a versão mais velha dele (interpretado por Bruce Willis) é enviado do futuro para ser eliminado por ele próprio. Porém, a versão mais velha veio de propósito ao presente para tentar mudar a historia. Confuso? Então espere para ver os rumos que a trama chega ao ponto de entrar em território de filmes como X-men, Akira e o recente Poder Sem Limites.     
Fora o fato dessa imensa montanha russa de possibilidades sobre as viagens do tempo, é divertido assistir Joseph Gordon-Levitt caracterizado e imitando Bruce Willis a todo o momento. Sendo que quando ambos estão sentados frente a frente numa cena dentro de um bar, eles nos convencem que eles são realmente a mesma pessoa. Dirigido pelo cineasta Rian Johson (Os Vigaristas), Looper - Assassinos do Futuro possui um final que foge bastante do convencional e ao mesmo tempo nos abre inúmeras possibilidades sobre até onde a trama poderia ter ido, se caso ela tomasse outros rumos.     

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Cine Dica: A Última Estrada da Praia no Cinebancários


Do dia 13, até o dia 24 desse mês, o Cinebancários de Porto Alegre exibe (entrada franca), uma mostra de grandes clássicos e filmes recentes, onde as tramas acontecem na estrada, ou mais precisamente, o gênero  road movies.

A Última Estrada da Praia

Sinopse: Leo, Norberto e Paula são muito mais que amigos. No início de uma viagem para o litoral, conhecem um estranho que não fala. Os quatro partem em uma aventura em que o percurso é vivenciado sem pressa.

Primeiro longa metragem do diretor Gaúcho Fabiano Souza, depois da passagem em curtas como Um Estrangeiro em Porto Alegre (1999) e Cinco Naipes (2004). Aqui, demonstra total controle neste longa, com uma trama simples, mas que tem muito a dizer, mesmo com um dos protagonistas que surge mudo e sai calado, mas que se torna o melhor personagem de toda a trama, que é interpretado com excelência pelo ator Rafael Sieg. Esse surge do nada e sem querer, se une ao trio de amigos “coloridos” (Marcos Contreras, Miriã Possani e Marcelo Adams) e partem para uma viagem, bem ao estilo "road movie" e durante o percurso, curtem ao máximo os lugares que passam, embalado com muita azararão, sexo e bebida.
O passado do quarteto pouco é explorado, principalmente do personagem de Rafael Seg, mesmo tendo afinidade com o personagem de Contreras. Tudo que sabemos é que tem medo de ambulância e seja o que for algo de muito ruim deve ter acontecido, mas as perguntas jamais são respondidas e é ai que o filme ganha pontos, ao fazer o espectador tirar suas próprias conclusões.
O melhor fica no terceiro ato do final da trama, onde o foco fica em torno somente de Sieg e Contreras, e como cenário é somente a praia, da à sensação de que chegaram ao nada, e tudo que resta é somente os dois juntos, para preencherem o vazio que ambos sentem perante a solidão que existe no lugar, que pode ser interpretado em muitos sentidos, como o fim do mundo ou o começo de uma nova vida para ambos, mesmo que isso leve a dupla para caminhos diferentes.
Com o resultado tão positivo, Sousa já esta sendo convidado para dirigir novos projetos, e se colocar essa mesma vitalidade e o desejo de criar algo no mínimo original, assim como esse longa, podemos esperar ótimos filmes futuros desse ótimo cineasta.

Mais informações e horários das sessões da mostra, vocês conferem na pagina do site clicando aqui, 

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quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cine Dica: Aconteceu Naquela Noite no Cinebancários


Do dia 13, até o dia 24 desse mês, o Cinebancários de Porto Alegre exibe (entrada franca), uma mostra de grandes clássicos e filmes recentes, onde as tramas acontecem na estrada, ou mais precisamente, o gênero  road movies.

Aconteceu Naquela Noite
  
Sinopse: Peter Warren (Clark Gable), um jornalista desempregado, encontra Ellie (Claudette Colbert), a filha de um milionário que fugiu do iate de Alexander Andrews (Walter Connolly), seu pai, pois este não aprova quem ela escolheu como marido. Peter vê a oportunidade de obter uma boa matéria, mas vários fatos criam uma forte aproximação entre eles.

Considerada por muitos a primeira grande comédia romântica da historia do cinema, foi também o primeiro filme da historia a levar as cinco principais estatuetas do Oscar, filme, diretor, roteiro, ator e atriz. Repleto de cenas memoráveis, o filme não envelheceu nem um pouco nos dias de hoje é a mais pura diversão para a toda a família e para casais apaixonados. Gable, como o cínico jornalista e Colbert, como a garota mimada estão otimos em cada cena do filme.

Curiosidades: Em 1996 o Oscar ganho por Clark Gable por sua atuação em Aconteceu Naquela Noite foi posto à venda em um leilão. O diretor Steven Spielberg, de forma anônima, comprou o Oscar e o entregou à Academia de Ciências Cinematográficas, para evitar que a estatueta fosse usada em caráter comercial.
O ator Clark Gable possuía na época das filmagens um contrato com a MGM, que resolveu cedê-lo à Columbia como forma de castigo pelos suas constantes e irritadiças recusas aos roteiros apresentados pela própria MGM.

Mais informações e horários das sessões da mostra, vocês conferem na pagina do site clicando aqui, 

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NOTA: EM BREVE NO MEU BLOG....

Em março, não vá a um baile de formatura, não seja uma duble de corpo, passe longe de qualquer loira vestida de preto e acima de tudo: NÃO CRIE CASOS DE BULLYING EM NINGUÉM!


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terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cine Especial: O MELHOR DO CINEMA 3D ATÉ AQUI


Quanto Avatar faturou mais de dois bilhões de dólares pelo mundo, os engravatados dos estúdios imediatamente viram a sua mais nova pipita de ouro: o cinema 3D. Mas quem disse que a coisa foi um mar de rosas?
Embora a maioria do filmes de entretenimento esteja em 3D, boa parte deles é convertida, sendo que primeiro eles são rodados da forma tradicional, para então depois eles pincelarem com essa ferramenta. Infelizmente esse resultado não acrescenta em nada ao filme, sendo que isso é apenas um artifício para a gente pagar mais para ver a obra e o pior, a imagem acaba sendo um tanto que prejudicada.
Recentemente eu vi o filme Detona Ralph, que foi convertido em 3D e o resultado é desastroso, pois a imagem desses filmes convertidos acaba ficando muito escura e fazendo o espectador se esforçar mais para ver o que esta acontecendo na tela. Pensando nisso, solto abaixo uma listinha dos melhores filmes 3D (criados neste formato, não convertidos), que foram lançados até agora.

CORALINE: E O MUNDO SECRETO

Foi o primeiro filme em 3D que eu assisti na minha vida e o melhor exemplo desse formato pré-Avatar. Para quem ainda não assistiu ao filme, Coraline fica dividida entre o nosso mundo e um mundo de fantasia que ela tanto deseja e quando ela entra nesse universo que ela anseia, entra então em cena o 3D. Aqui essa ferramenta não surge de uma forma para somente entreter, mas para também diferenciar o mundo mágico e o mundo real que a personagem fica dividida no decorrer da trama. Um belo exemplo de como essa parte técnica pode servir para melhorar ainda mais a trama.


AVATAR

Se falou-se tanto desse filme que chega até ser chato, mas é preciso lembrar de como James Cameron da uma verdadeira aula de como se é feito um filme nesse formato. Além de revolucionar a criação de personagens digitais, o cineasta filmou do inicio ao fim a trama, para que ela fosse realmente apresentada para todo o mundo no formato 3D. O resultado final (na época) foi a ultima palavra em tecnologia, onde espectador simplesmente entrava em Pandora e tinha a sensação de estar passando pelas folhas que surgiam na tela e isso sem contar das inúmeras criaturas que soltavam aos nossos olhos e tudo de uma forma clara e nítida. Infelizmente após o estrondoso sucesso do filme, os estúdios decidiram converter todos os filmes que iriam lançar e o resultado foram obras desastrosas como Fúria de Titãs.
          
A Invenção de Hugo Cabret

Muitos se perguntavam como o cineasta Martin Scorsese iria se comportar criando um filme em 3D, mas não é que o veterano diretor de Taxi Drive surpreendeu a todos. Além de o filme ser uma verdadeira declaração de amor aos primeiros anos de nascimento do cinema, Scorsese apresenta um 3D, que não só faz com que as imagens passem a sensação de estar saindo da tela, como também nos da à sensação profundidade dos cenários. São impressionantes as primeiras cenas de Paris, onde vemos cada pequeno detalhe ao fundo, como das ruas, por exemplo, e a panorâmica da cidade vista no grande relógio é de cair o queixo.

  DREDD 

Embora tenha fracassado nas bilheterias, o filme é um milhão de vezes superior a versão de 1995 e sem sombra de duvida é o mais novo candidato a Cult do momento. Mas e o 3D? Eis que os melhores momentos dessa ferramenta no filme ficam por conta das seqüências em câmera lenta, onde os personagens ingerem uma droga que faz com que eles enxerguem tudo de uma forma bastante lenta. O resultado final é de inúmeras coisas (desde a água, sangue e fumaça) surgindo na tela num ritmo bem lento e o 3D faz com que tenhamos a sensação de vermos cada pequenino detalhe dessas coisas saltando aos nossos olhos de uma forma bastante bela, mesmo embalado com a mais pura violência.


O HOBBIT

A ultima palavra de revolução de imagem após Avatar. Todos os fãs ficaram felizes quando Peter Jackson anunciou que O Hobbit seria em 3D, mas eis que o cineasta anuncia depois que o filme também seria em 48 quadros por segundo. Normalmente, os filmes que estamos acostumados assistir, são sempre apresentados em velocidade de imagens em 24 quadros por segundo, mas então colocando o dobro dessa velocidade (auxiliado com as melhores tecnologias do momento), o resultado é impressionante.
Neste tipo de filme, inúmeros detalhes antes despercebidos, acabam chamando atenção dos nossos olhos, desde a pigmentação da pele dos atores há cada fio de cabelo deles. Como se já isso não bastasse, a união dessa nova forma de se ver um filme, com o 3D, nos da à sensação de reboot, ou de finalmente nos fazer compreender de como nossos avôs se sentiram quando viram um filme a cores pela primeira vez. Infelizmente os produtores acabaram ficando com certo receio de apresentar essa nova forma de se ver um filme para as platéias e decidiram então somente distribuir algumas copias neste formato para algumas salas. Aqui no RS, por exemplo, passou somente no cinema do Barra Shopping.          


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Cine Dica: CINEBANCÁRIOS REALIZA MOSTRA COM FILMES DE ESTRADA


ENTRADA FRANCA

Após um pequeno recesso durante os feriados de Carnaval (de 9 a 12 de fevereiro), o CineBancários retoma a sua programação no dia 13 com a mostra Na Estrada, que se estende até dia 24 e apresenta uma seleção de filmes de estrada realizados em ferentes épocas e países.
Um dos gêneros mais estimados pelos cinéfilos, os chamados road movies normalmente colocam seus protagonistas em jornadas repletas de emoção e aventura, que ao final do caminho os transformarão definitivamente.
Aproveitando o apelo destes filmes junto ao público, e também o fato de fevereiro ser um mês de férias, em que muitas pessoas colocam o pé na estrada, o CineBancários selecionou 13 longas-metragens do gênero, vários deles considerados clássicos da história do cinema, como Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra (1934), Vinhas da Ira, de John Ford(1940), Sem Destino, de Dennis Hopper (1969), e Encurralado, o primeiro longa-metragem dirigido por Steven Spielberg, lançado em 1971.
A mostra Na Estrada fica em cartaz no CineBancários de 13 a 24 de fevereiro, sempre em três sessões diárias, às 15h, 17h e 19h. A entrada é franca.

PROGRAMAÇÃO
  
Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night), de Frank Capra (EUA, 1934, 100 minutos)
Peter Warren (Clark Gable), um jornalista desempregado, encontra Ellie (Claudette Colbert), a filha de um milionário que fugiu do iate de Alexander Andrews (Walter Connolly), seu pai, pois este não aprova quem ela escolheu como marido. Peter vê a oportunidade de obter uma boa matéria, mas vários fatos criam uma forte aproximação entre eles. Vencedor do Oscar de melhor filme, ator e atriz.
  
Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath), de John Ford (EUA, 1940, 129 minutos)
Oklahoma, na época da Depressão. O filho mais velho de uma família de trabalhadores rurais pobres retorna para casa, após cumprir pena por homicídio involuntário. Ele planeja levar em um pequeno caminhão a família até a Califórnia, onde se diz que trabalho lá não falta. Durante a viagem eles passam por diversos tipos de provações e quando chegam na Terra Prometida descobrem que era um lugar bem pior do que aquele que tinham deixado.
  
Sem Destino (Easy Rider), de Dennis Hopper (EUA, 1969, 95 minutos)
Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) são motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos. Após levarem drogas do México até Los Angeles, eles as negociam com um homem em um Rolls-Royce. Com o dinheiro a dupla parte rumo ao leste, na esperança de chegar a Nova Orleans a tempo para o Mardi Grass, um dos Carnavais mais famosos em todo o planeta.
  
Encurralado (Duel), de Steven Spielberg (EUA, 1971, 90 minutos)
Homem de negócios dirigindo sozinho em uma estrada secundária de repente se vê perseguido por motorista de caminhão. Depois de algum tempo, ele chega a conclusão de que aquele motorista pretende matá-lo.
  
Iracema, uma Transa Amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna (Brasil,1975, 95 minutos)
Em 1974, em plena ditadura, quando o governo militar alardeava a propaganda da construção do “Brasil Grande”, Jorge Bodanzky e Orlando Senna realizaram este misto de documentário e ficção que se tornaria um marco da cinematografia brasileira. O filme faz um contraponto à propaganda oficial da época sobre a Amazônia, revelando as queimadas, o trabalho escravo e a prostituição infantil através da história da menina ribeirinha Iracema, que, atraída pela cidade grande e pela lábia do motorista de caminhão Tião Brasil Grande, acaba se prostituindo as margens da rodovia Transamazônica. Proibido durante seis anos no Brasil, recebeu inúmeros prêmios em festivais internacionais. Em 1981, foi o grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
  
Thelma & Louise, de Ridley Scott (EUA, 1991, 130 minutos)
Louise Sawyer (Susan Sarandon) é uma garçonete quarentona e Thelma (Geena Davis) é uma jovem dona-de-casa. Cansadas da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.
  
Coração Selvagem (Wild at Heart), de David Lynch (EUA, 1990, 108 minutos)
A história de louco amor entre Sailor (Nicolas Cage) e Lula (Laura Dern), um casal obrigado a fugir pelas estradas americanas para escapar do capanga contratado pela mãe da moça para matar seu namorado, por que nutre uma doentia paixão. O filme deu a Palma de Ouro a David Lynch no Festival de Cannes em 1990.
  
E Sua Mãe Também (Y Tu Mamá También), de Alfonso Cuarón (México, 2001, 110 minutos)
Tenoch (Diego Luna) e Julio (Gael Garcia Bernal) são dois adolescentes de 17 anos que são controlados pelos seus hormônios e desejam se tornar adultos rapidamente. Em uma tarde festiva eles encontram Luisa (Maribel Verdú), uma mulher 11 anos mais velha que eles e que é casada com o primo de Tenoch. Eles a convidam para uma viagem à praia de Boca del Cielo, convite este inicialmente recusado e posteriormente aceito, após Luisa receber uma desagradável notícia. Porém, tanto Julio quanto Tenoch não conhecem o caminho até a praia e nem mesmo se ela realmente existe, fazendo com que os três se aventurem em uma viagem onde inocência, sexualidade e amizade irão colidir.
  
Priscilla, a Rainha do Deserto (The Aventures of Priscilla, Queen of the Desert), de Stephan Elliott (Austrália/EUA, 1994, 104 minutos)
As drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy Pearce) e a transexual Bernadette (Terence Stamp) são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano. Durante a viagem, encontram diferentes personagens, envolvendo-se em situações ao mesmo bizarras e engraçadas.

Terra Estrangeira, de Walter Salles e Daniela Thomas (Brasil, 1995, 100 minutos)
Anos 90. Sem perspectiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco (Fernando Alves Pinto) decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex (Fernanda Torres), brasileira namorada de Miguel (Alexandre Borges), todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai transformar suas vidas num pesadelo.
  
Diários de Motocicleta (The Motorcycle Diaries), de Walter Salles (EUA, 2003, 126 minutos)
Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.
  
Além da Estrada, de Charly Braun (Brasil/Uruguai, 2010, 85 minutos)
Santiago (Esteban Feune de Colombi) é um jovem que chega ao Uruguai para conhecer as terras herdadas por ele, em decorrência da morte de seus pais quatro anos antes. No caminho para a pequena cidade de Rocha ele dá carona a uliette (Jill Mulleady), uma jovem belga que está no país em busca de um antigo namorado. Juntos eles cruzam as estradas do país e encontram várias figuras locais, se aproximando cada vez mais.

A Última Estrada da Praia, de Fabiano de Souza (Brasil, 2010, 93 minutos)
Livre adaptação livre do romance O Louco do Cati, de Dyonélio Machado, traz a história de três grandes amigos, e também amantes: Leo, Norberto e Paula. Em uma viagem pelo litoral gaúcho, eles encontram um homem estranho, que não fala, e acaba seguindo viagem com eles. Juntos, os quatro fazem novas descobertas.

Mais informações e horários das sessões vocês conferem na pagina da sala clicando aqui.  

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