Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Sinopse: O Capitão Pirata (Hugh
Grant) é um dos mais trapalhões piratas dos sete mares e sua maré de azar anda
incomodando. O pior é que ele é louco para derrotar seus rivais Black Bellamy
(Jeremy Piven) e Cutlass Liz (Salma Hayek) na premiação Piratas do Ano, mas sua
tripulação pra lá de doida atrapalha mais do que ajuda. Para completar, o
capitão vai ter que encarar uma enfezada Rainha Victoria (Imelda Staunton) na
companhia do famoso pesquisador Charles Darwin (David Tennant).
É uma delicia assistir essa
nova animação dos estúdios Aardman, que mesmo num mundo atual cheio de animações
digitais, sempre consegue lançar um longa de coração. Os produtores dos já clássicos
a Fuga das Galinhas e Wallace e Gromit, criam a boa e velha formula de filmes
de aventura com piratas, mas tudo de uma forma bem pastelão e caricata. Com um
humor redondinho, a comedia só aumenta graças ao seu protagonista, um
verdadeiro pirata trapalhão, que busca ser o melhor dos melhores, nos mares
comandados pela mão de ferro Rainha Vitoria.
Embora não pertencente
exatamente a mesma época, a participação especial do evolucionista Charles
Darwin, também nos proporciona momentos hilários, isso graças a sua
caracterização ingênua e cartunesca. Embora não seja superior aos antecessores,
Piratas Pirados é aquele tipo de animação que agrada em cheio, tanto as
crianças como os adultos, que alias esses últimos irão se divertir mais ainda
com o filme, se optar em assistir a versão legendada, pois Hugh Grant
surpreende do começo ao fim, ao dublar a voz do protagonista.
Estréia hoje no cine Bancários,
a mostra Imprensa – O Quarto Poder. Mais informações sobre as sessões vocês
conferem na pagina da sala clicando aqui.Abaixo, segue minhas opiniões
de alguns filmes que já assisti e que se encontram na mostra.
O Informante
Sinopse: Em 1994,
ex-executivo da indústria do tabaco concedeu entrevista bombástica ao programa
jornalístico 60 Minutos, da rede americana CBS. Dizia que os manda-chuvas da
empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina
como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acentuar esta
característica. Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista,
alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta
história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown
& Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman
(Al Pacino), que o convenceu a falar em público.
A dois conflitos fortes nesta produção finalista
em sete categorias do Oscar, mas derrotada em todas. Um é o que atormenta o
executivo Jeffrey (Crowe) em função do seu antigo emprego. O outro aparece nas
ameaças da emissora que emprega o produtor Lowell (Pacino). Nesta parte, o filme
ganha vigor, apesar dos clichês de suspense, algumas vezes desnecessários e que
parecem trapaça narrativa. Há um grande desempenho de Christopher Plummer como
o apresentador Mike.
A Montanha dos Sete
Abutres
Sinopse: Repórter
inescrupuloso (Kirk Douglas) explora o drama de um homem preso em uma mina
(Richard Benedict). Ao perceber que esta reportagem pode ser a chance
profissional de sua vida, transforma a operação de resgate em um assunto
nacional, atraindo milhares de curiosos, cinegrafistas de noticiários e
comentaristas de rádio, fazendo uso dos piores expedientes éticos.
Denuncia atroz da chamada
imprensa imprensa marrom, aquela que vive do sensacionalismo. E não para nisso:
a historia, co-escrita e produzida pelo próprio Billy Wider, acaba afirmando que
esta situação dá ao publico o que ele quer. Se a venalidade é suavizada por
certos personagens e comportamentos dramáticos, a narrativa sufoca o espectador
do começo ao fim. Controlado pelo diretor, Douglas tem uma excelente
interpretação até o ultimo segundo de projeção.
Rede de Intrigas
Sinopse: Apresentador
de noticiário (Peter Finch) recebe a notícia de que está demitido em razão dos
seus baixos índices de audiência. Um dia, com o programa no ar, comunica a sua
saída da emissora e avisa que se matará na próxima semana, quando o programa
estiver no ar. É imediatamente afastado, mas o público pede a sua volta e como
a rede estava com problemas de audiência resolve lançá-lo. A partir de então
ele passa a encarnar o profeta louco, mas mesmo tendo um comportamento insano a
recepção do público é altamente positiva. No entanto, as pessoas responsáveis
pela sua ascensão agora querem detê-lo.
Apesar de alguns clichês
na trama e nos personagens, o filme é uma sarcástica e absorvente crônica sobre
os bastidores da TV. Oscar de melhor ator para Peter Finch (que acabou morrendo
dias antes da cerimônia), atriz e atriz coadjuvantes para as atrizes Faye
Dunaway e Beatrice Straight e melhor roteiro para Paddy Chayefsky.
Frost/Nixon
Sinopse: Richard
Nixon (Frank Langella) permaneceu em silêncio por três anos após renunciar à
presidência dos Estados Unidos. Em 1977 ele concordou em dar uma entrevista,
visando esclarecer pontos obscuros do período em que esteve no governo e usá-la
para uma possível volta à política. O entrevistador do programa foi o jovem
David Frost (Michael Sheen), o que fazia com que Nixon acreditasse que seria
fácil dobrá-lo. Entretanto o que ocorreu foi uma grande batalha entre os dois,
que resultou em um confronto assistido por 45 milhões de pessoas ao longo de
quatro noites.
Filme faz um
excelente retrato de um dos maiores furos jornalísticos da historia. Depois do deslize
da adaptação de o Código Da Vinci, Ron Howard faz uma espécie de filme semi-documentário,
em que retrata a entrevista que o entrevistador David Frost fez com Nixon, onde
o ex presidente acabou falando coisas que não devia, como entre outras coisas o
famoso caso Watergate. O primeiro busca sucesso para melhorar a vida, já o
segundo busca redenção, sendo que em comum, ambos são ambiciosos. Michael Sheen
(A Rainha) se sai bem como o ambicioso entrevistador, mas é Frank Angella
(Superman: O retorno) que da um show de interpretação, fazendo da cena da
entrevista um duelo de combate de arena entre dois homens.
Jornalismo e ética é tema de mostra no CineBancários, com entrada franca
OCineBancáriosrealiza, entre os dias 18 e 23 de
setembro, em parceria com o jornalSul
21e oSindicato dos Jornalistas do RS,
a mostraImprensa
– O Quarto Poder, reunindo oito títulos entre produções clássicas e
mais recentes, que colocam em discussão o poder e os limites éticos dos meios
de comunicação na sociedade contemporânea.Todas
as sessões têm entrada franca.
A atuação da imprensa e seus mecanismos, sua importância para
garantir a livre informação nas sociedades democráticas ou seu comprometimento
econômico com os poderosos, são objeto dessa programação que retrata as
diferentes formas de atuação dos profissionais da comunicação.
Mais informações e horários das sessões,
vocês conferem na pagina da sala clicando aqui.
DOCUMENTÁRIO REFERENDO, DE JAIME LERNER,
EM PRÉ-ESTREIA NA
SALA P. F. GASTAL
A Sala P. F. Gastal
da Usina do Gasômetro (3º andar) realiza na terça-feira, 18 de setembro, às
19:30, o coquetel de lançamento – seguido de sessão de pré-estreia às 20:30 –
do documentário de longa-metragem gaúcho Referendo, de Jaime Lerner.
Produzido pela Manga Rosa,Referendoteve sua primeira
exibição públicadurante o último
Festival de Gramado, naMostra Especial Cinema Gaúcho, onde foi muito bem
recebido.
Referendoé um documentário sobre a questão do desarmamento em nosso país, um tema
polêmico por tocar em questões muito delicadas. No dia 23 de outubro de 2005 o
Brasil votou em uma eleição incomum. Não se tratava de eleger partidos ou
representantes para cargos legislativos ou executivos. A questão era responder
SIM ou NÃO a uma única pergunta: “O comércio de armas e munição deve ser
proibido no Brasil?” A discussão, que teve início na época, perdura até hoje,
pois diz respeito a cada um de nós.
Mais informações e horários das sessões,
vocês conferem na pagina da sala clicando aqui.
Quem acompanhou meu blog
nestes últimos dias, curtiu o especial sobre os filmes de Sergio Leone, que
antecede minha participação no curso sobre o cineasta que acontecera neste sábado
e domingo. Infelizmente, não pude assistir Trinity e Seus Companheiros, que embora seja
uma obra menor do diretor, era essencial para eu assistir, mas quem sabe nos próximos
dias eu consiga e diga para vocês o que eu achei.
Abaixo, confiram todos os
posts que eu escrevi sobre cada filme desse grande cineasta e quem puder me
acompanhar amanhã será ótimo, pois o curso elaborado pelo CENA UM é imperdível.
SERGIO LEONE - ERA UMA VEZ O SPAGHETTI WESTERN: Partes:1,2,3,4 e 5.
Sem mais delongas, vejamos as estréias
desse final de semana.
E a Vida Continua...
Sinopse: Ernesto (Luiz Bacelli) tem 50
anos e carrega consigo uma tragédia do passado, a qual esconde através de um
sorriso bem humorado. Ele conhece Evelina (Amanda Acosta), de 25 anos, ao
ajudá-la na estrada, após o carro dela enguiçar. Ambos estão indo ao mesmo
hotel e, aos poucos, constroem uma amizade sólida baseada também nas
dificuldades enfrentadas ao longo da vida, já que Evelina está machucada
emocionalmente devido à infidelidade do marido.
A Rebelião
Sinopse: Abril de 1988, Ilha de Ouvea,
Nova Caledônia. 30 policiais são mantidos reféns por um grupo de
pró-independência do país. 300 soldados são enviados da França para restaurar a
ordem e dois homens são colocados face a face: Philippe Legorjus (Mathieu
Kassovitz), capitão do GIGN, e Dianou Alphonse (Iabe Lapacas), chefe dos
seqüestradores.
Resident Evil 5: Retribuição
Sinopse: Em 'Resident Evil 5:
Retribuição', o vírus mortal T, desenvolvido pela Umbrella Corporation,
continua dizimando o planeta Terra, e transformando a população global em legiões
de mortos-vivos comedores de carne. A única e última esperança da raça humana,
Alice (Milla Jovovich), desperta no centro de operações clandestinas da
Umbrella, e descobre mais segredos do seu passado misterioso conforme se
aprofunda no complexo. Sem um porto seguro, Alice continua a caçar os
responsáveis pelo vírus; uma perseguição que a leva de Tóquio a Nova York,
Washington, DC e Moscou, culminando em uma revelação alucinante que irá
forçá-la a repensar tudo o que ela acreditava ser verdade. Ajudado por seus
novos aliados e antigos amigos, Alice precisa lutar para sobreviver o tempo
suficiente para escapar de um mundo hostil que está prestes a ser destruído. A
contagem regressiva já começou...
Tropicália
Sinopse: Uma análise sobre o
importante movimento musical homônimo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto
Gil no final dos anos 1960. O documentário resgata uma fase na história do
Brasil em que cena musical fervilhava e os festivais revelavam vários novos
talentos. Ao mesmo tempo, o Brasil sofria com a ditadura dos generais no poder,
o que fez com que Caetano e Gil fossem exilados do país.
Um Homem Qualquer
Sinopse: Aos 30 anos de idade, Jonas
(Eriberto Leão) vive em São Paulo, está desempregado e cansado da vida na
metrópole. Em busca de alguma motivação para viver, ele acaba conhecendo Lia
(Nanda Costa) naquele que seria o pior dia de sua vida. O que ele não sabe é
que Lia já o acompanhava há algum tempo, juntamente com o colega de teatro Ígor
(Pedro Neschling). Os dois o observavam como laboratório sobre a vida de um
homem qualquer, para aplicar nas aulas de teatro. Só que logo Lia se apaixona
por Jonas, se envolvendo também em um projeto de sequestro idealizado por Tico
(Norival Rizzo), amigo de sua atual paixão.
Vizinhos Imediatos de 3º Grau
Sinopse:Moradores de um
vilarejo pacato, Evan (Ben Stiller), Bob (Vince Vaughn), Franklin (Jonah Hill)
e Jamarcus (Richard Ayoade) estão revoltados com a onda de assassinatos que
ocorre no local. Diante da imobilidade dos policiais, eles decidem formar uma
patrulha de vizinhos para encontrarem de uma vez por todas o responsável pelos
crimes. Mas eles mal sabem que existem alienígenas infiltrados entre os
cidadãos, e que a batalha para manter a paz na cidade será também um desafio
interplanetário, entre humanos e extraterrestres.
Sinopse: Abraham Lincoln:
Caçador de Vampiros explora a vida secreta de um dos maiores presidentes dos
Estados Unidos em uma história não contada que definiu uma nação. Os cineastas
visionários Tim Burton e Timur Bekmambetov (diretor de 'O Procurado') trazem
uma voz fresca e visceral para o folclore do vampiro sedento de sangue,
imaginando Lincoln como o maior caçador da história dos mortos-vivos.
Massacrado pela critica, e
fracasso de publico nos EUA, esse filme possui uma premissa bem bolada, mas que
acaba se perdendo entre muitos vícios vertiginosos que Hollywood ainda
não desvencilhou. Dirigido por Timur
Bekmambetov (O Procurado) e produzido por Tim Burton, a trama me fez me lembrar
umas pequenas historias clássicas da Marvel, onde colocava os personagens clássicos
da casa de idéias, em situações alternativas e fora de suas realidades. No caso
aqui, é interessante pensar, sobre o que acontecerias se: se um dos maiores
lideres dos Estados Unidos, fosse um caçador de vampiros em busca de vingança,
apartir do momento em que um vampiro matou a sua mãe quando ainda era jovem.
Até ai tudo bem, sendo que é
até aceitável a bendita trama de vingança, com o direito até de um mestre (Dominic Cooper), para ensinar o protagonista
a lutar contra os sangue sugas. Mas o filme falha em uma das suas peças
fundamentais, que é justamente o próprio protagonista. Por mais que se esforce,
Benjamin Walker passa a todo o momento um Lincoln com cara de bobo, mesmo em situações
que deveria se exigir mais seriedade vindo da parte dele. Com isso, sua interpretação se empalidece perante o resto do elenco, fazendo do coadjuvante mais medíocre uma presença
muito mais interessante. Sua situação só melhora, quando a trama (forçadamente
e sem se explicar muito como Lincoln entrou na política) pula no tempo, e sua
caracterização fica idêntica com a imagem do presidente que todos nos conhecemos. Mas
isso graças ao fato de uma maquiagem compensar isso, que surpreendentemente, lhe
deixa com umas feições de um “Liam Neeson interpretando Lincoln”, que cá pra
nos, teria sido uma escolha mais acertada.
E como eu disse acima, o
restante do elenco ajuda há melhorar um pouco a produção, onde Dominic Cooper, alias, tem um desempenho
ótimo, principalmente numa seqüência angustiante, que revela a terrível origem
de seu personagem. Nesta seqüência também, Rufus Sewell transmite
palavras venenosa muito bem ditas, que tornam o seu vilão interessante, mas que
infelizmente o roteiro (criado pelo próprio autor do livro que o filme se baseou),
permite isso até certo ponto. Ainda que fosse bem filmado (as reconstituição de
época é ótima) o filme acaba se perdendo em seqüência de ação em câmera lenta (e
rápida), que não são muito diferentes do que já vimos em outros filmes como 300, e
que recentemente, essa formula demonstrou grande desgaste na nova versão de O Vingador do
Futuro. E quando achávamos que tudo poderia melhorar, a situação só piora
quando chegamos ao ato final, com o desejo de querer que o filme termine de uma
vez, pois o que acontece na tela, já não faz nenhum sentido e tão pouco nos preocupamos
com os destinos dos personagens.
Em frente a todos esses defeitos,
da até para se curtir o filme, desde que não se exija muito dele. Pois no final
das contas, é uma produção que já sofrerá carregando por algum tempo, o exemplo
de teimosia que os engravatados de Hollywood têm, de tanto insistirem em usar uma
formula tão desgastada e acreditar que nos ainda iremos engolir.
Mostra interessante, que
começou nesta ultima terça-feira no CineBancários de Porto Alegre, sobre filmes
que retratam os períodos de ditadura dos países latinos americanos. Abaixo,
segue algumas dicas do que eu já consegui assistir da mostra.
Pra Frente Brasil
Sinopse: Em 1970 o Brasil
inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros
políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas
desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma
família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média,
é confundido com um ativista político e "desaparece".
Suspense político, que
procura denunciar as torturas sofridas por presos políticos durante os anos de
chumbo da ditadura militar. Procura,
ainda, mostrar a alienação e a hipocrisia presentes na sociedade brasileira
naquele período. Historia ambientado durante a Copa de 70. Boas atuações e
cuidadosa direção de Roberto Farias, que é também responsável pelo ótimo roteiro.
Premio de melhor direção no festival de
Gramado.
Casa dos Espíritos
Sinopse:A história do
Chile da década de 20 aos anos 70 é contada através da saga da família Trueba,
que começa com a união de um homem simples (Jeremy Irons), que fica rico, com
uma jovem (Meryl Streep) de poderes paranormais. A saga se desenvolve até esta
família ser atingida pela revolução, que no início da década de 70 derrubou o
presidente Salvador Allende.
Baseado no livro homônimo da
escritora chilena Isabel Allende (sobrinha do ex-presidente do Chile, Salvador
Allende, assassinado pelo golpe de 73), o filme segue o estilo de épicos como
Doutor Jivago e O Leopardo. Talvez a pretensão em mostrar tão vasto painel em
pouco mais de duas horas de duração, tenha prejudicado o resultado final. Bille
August, premiado diretor dinamarquês (Pelle: O Conquistador, Oscar de 1989 e
Palma de Ouro em Cannes de 88), optou por uma direção linear e sem ousadias,
cuidando mais da caracterização das personagens do que da fidelidade ao texto
original (o romance apela bem mais para o realismo fantástico). Quando o filme
foi lançado no cinema, a produção possuía no total, uma projeção de 138minutos,
no qual se estendeu quando foi lançado em vhs e mais pra frente em DVD.
Crônica de uma Fuga
Sinopse: Buenos
Aires, 1977. Agentes secretos trabalhando para a ditadura militar sequestram
Claudio Tamburrini (Rodrigo de la Serna), goleiro de um time da segunda
divisão, e o levam para uma casa abandonada, onde funciona uma prisão
clandestina conhecida como Mansion Seré. Ali, Claudio enfrenta o inferno de
interrogatórios e torturas, sem saber exatamente porque foi detido. Conversando
com outros detentos ele descobre que foi delatado por um amigo, participante de
um grupo da luta armada, que firmou um pacto para entregar pessoas não
envolvidas e, assim, ganhar tempo para que os reais militantes pudessem escapar.
Em uma noite de tempestade, Claudio e três outros prisioneiros tentam fugir. Um
dos grandes filmes recentes sobre a ditadura militar na Argentina, dirigido
pelo mesmo diretor dePizza, Birra y Faso.
O longa-metragem foi dirigido por
Adrián Caetano e tem Rodrigo de La Serna, de O Diário de Motocicleta, em um dos
papéis principais. As locações transcorreram todas na capital argentina e o
resultado do trabalho foi considerado excelente - o filme participou da Mostra
Oficial do Festival de Cannes e competiu com outros diversos trabalhos muito
fortes.
O filme passa um testemunho
e capacidade da argentina de evocar seus anos de opressão com grande
competência e sem papas na língua. No caso, trata-se da adaptação de um livro
do próprio Tamburrini, no qual ele narra a sua jornada de dor, de ter sido
preso por engano como subversivo e ter passado muito tempo numa sinistra casa
de torturas nos arredores de Buenos Aires.
Mais informações e horários das
sessões, vocês conferem na pagina da sala clicando aqui.