Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
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Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Como é feriado hoje, decidi rever alguns clássicos de Martin
Scorsese, para me preparar para o próximo curso desse final de semana, mas não
poderia deixar de postar esse trailer que está fazendo um grande barulho pela
internet. “Vingadores” está fazendo um grande sucesso e merecido, pois é um
filme que respeita, não só o universo dos personagens, como também os fãs que
forem assistir, mas vendo esse trailer, da próxima aventura do homem morcego,
me fico me perguntando o que podemos esperar? Os segundos iniciais são de
tamanha tristeza, devido a sua bela trilha sonora, que não resta menor duvida:
Nolan fará um filme épico e que fechara com chave de ouro a sua visão pessoal
sobre o personagem. O herói morrerá para um bem maior? O vilão novamente roubara
a cena? Será possível fazer algo superior a Cavaleiro das Trevas?
Nos dias 05 e 06 de Maio, estarei
participando do curso “MARTIN SCORSESE – CINEMA, FÉ
& VIOLÊNCIA”, que será
realizado no Museu da Comunicação, criado pelo CENA UM e ministrado pelo critico de cinema, Rodrigo
Fonseca. E enquanto a atividade
não acontece, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei sobre esse diretor,
que deu sangue novo ao cinema americano nos anos 70 e ainda hoje.
DEPOIS
DAS HORAS
Sinopse: É a história
de uma noite na vida de Paul Hackett (Griffin Dunne), um operador de computador
que trabalha no centro de Manhattan e odeia seu trabalho, como também não
suporta sua solitária vida particular. Na noite em questão, cansado de ficar
sozinho em casa, foi ler em um restaurante. Lá uma bela e encantadora jovem,
que estava em outra mesa, puxa conversa dizendo que adora o livro que ele está
lendo. Logo está na mesa dele e os dois conversam animadamente, parecendo
compartilhar de alguns interesses comuns. Ela lhe diz que está indo para a casa
de uma amiga, que é escultora e mora no Soho. Ela diz que sua amiga faz um tipo
de trabalho que ela vende como peso para papel e pergunta se Paul quer comprar.
Ele não tem o menor interesse, mas a mulher que está à sua frente lhe desperta
muitas coisas, e assim diz que quer comprar. Como ela não sabe o preço dá o
telefone de Kiki Bridges (Linda Fiorentino), a escultora, e vai embora. Já em
casa, Paul liga para Kiki, usando como pretexto seu interesse por pesos para
papel. Logo Kiki lhe diz que a jovem com quem falou chama-se Marcy, que vai ao
telefone e sugere que ele a encontre no apartamento do Soho. Ele concorda
prontamente, mas o que poderia ser uma noite agradável torna-se o início de uma
noite conturbada. Os problemas já começam no caminho, quando Paul deixa voar
pela janela do táxi sua única nota de vinte dólares. As ruas de Soho estão
escuras e abandonadas, como um mau presságio. Marcy está passando alguns dias
no apartamento de Kiki, que faz esculturas estranhas, tem gostos sexuais
"excêntricos" e conversa estranhamente, ocultado ter sido queimada.
No quarto de Marcy, Paul tem a conversa sucinta de um primeiro encontro e ela
diz que seguramente eles terão grandes momentos. Entretanto tudo começa a dar e
uma sucessão de eventos infernam a vida de Paul. Esta maré de má sorte vai em
um crescendo, ao ponto de ser perseguido por uma turma que crê que Paul seja um
bandido.
Embora quase nunca citado entre os maiores filmes do
diretor, Depois das Horas pode facilmente ser considerado como um dos seus
filmes mais divertidos, graças ao seu humor negro e situações imprevisíveis em
que o protagonista se envolve. É uma verdadeira espécie de fabula urbana, um “Alice
no País das Maravilhas” ás avessas, onde tudo quanto pode acontecer de ruim a alguém
acontece, como num verdadeiro sonho ruim, onde simplesmente não consegue
acordar. A trama é tão deliciosa, que simplesmente pouco nos importamos se o personagem encontre uma solução para livrar das situações
que ele se envolve, sendo que queremos que aquilo tudo continue e que ele não
consiga uma solução para voltar para casa, pois assim, a trama terminaria.
Com uma historia tão bem redondinha, Scorsese levou o prêmio
de melhor direção no Festival de Cannes.
Sinopse: Em Os Vingadores quando um inimigo inesperado surge ameaçando a
segurança global Nick Fury diretor da agência internacional de paz conhecido
como SHIELD recruta uma equipe para livrar o mundo de uma possível destruição
Homem de Ferro Capitão América Thor Hulk Gavião Arqueiro e Viúva Negra.
Quando Nick Fury (Samuel Le Jackson) ofereceu uma proposta sobre o
projeto “Vingadores” há Tony Stark (Robert Downey Jr), no final do filme do
Homem de Ferro, teve inicio a um dos mais audaciosos projetos dos últimos anos,
e que muitos acreditaram que não daria muito certo. Após cinco anos, percebe-se
que a formula da Marvel Studio, de apresentar cada personagem com o seu próprio
filme, para então reuni-los todos juntos em Os Vingadores, foi mais do que
certeiro, pois com os piões já apresentados no tabuleiro, bastava fazer um bom
jogo, desde que tivesse um ótimo jogador no comando, e esse alguém foi Joss
Whedon. Vindo dos sucessos de séries de TV como Buff: Caça Vampiros,Whedon tem
a capacidade de desenvolver uma ótima historia, em meio a tantos personagens, e
o melhor de tudo, o diretor é fã de carteirinha desse universo e sabia muito
bem no vespeiro que estava mexendo.
A grande sacada desse épico foi dar o grande destaque as personalidades
distintas de cada um dos personagens, pois além de serem seres poderosos, são
ao mesmo tempo humanos e com opiniões diferentes sobre o que estão enfrentando.
Com isso, espere só para ver as desavenças que rola entre os protagonistas no
primeiro ato, mas quem é familiarizado com o universo das HQ, sabe muito bem que
é sempre assim: Heróis se encontram, brigam, para então depois se aliarem para
um bem maior! Até lá, curtimos as apresentações de cada um deles um com outro, rendendo
cenas impactantes e inesperadas, principalmente para aqueles que não estão
muito acostumados com esse tipo de formula. Como sempre, Homem de Ferro (Robert
Downey Jr) é que da um verdadeiro show, graças ao ator cada vez mais e mais a
vontade no seu personagem, que sempre quando pode, tira sarro dos seus colegas
de cena, principalmente do Capitão America (Chris Evans), que por mais que se esforce,
fica impotente perante a aura dominante do ferroso, embora não desista de uma
briga verbal.
Com o fato do grande vilão da trama ser Loki (Tom Hiddleston, ótimo),
Thor (Chris Hernsworth) retorna para deter e tentar levar para casa seu irmão
ardiloso. Devido a isso, o Deus do Trovão, tem um papel fundamental, onde ele
simplesmente enlaça todas as pontas soltas que ficaram nos filmes anteriores. O
que muitos ficaram preocupados era o fato que alguns personagens secundários,
ficarem apenas de figurantes em meio a tantos titãs, mas tanto Viúva Negra (Scarlett
Johansson) como Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) tem os seus grandes momentos de
importância, sendo que esse ultimo, aliás, se torna (mesmo sem querer) o catalisador
para o grande conflito do segundo ato.
Mas sem sombra de duvida, a grande surpresa de toda a trama, ficou
justamente para um personagem que até hoje não havia emplacado direito no
cinema, que foi Hulk. Depois da visão pessoal (incompreendida) de Ang Lee em
Hulk (2003) e do apenas “bom” filme de O Incrível Hulk (versão de 2008 e que já pertencia
ao universo criado pela Marvel Studio no cinema), o personagem finalmente consegue dar o
seu show na tela grande, seja quando está na forma humana (Mark Ruffalo, à
vontade no papel) seja quando está transformado e desferindo sua força, tanto
em seus aliados, como também contra os vilões. Espere só para ver quando o grandão
der de encontro com Loki, sendo que a cena em si, faz qualquer um ter vontade
gritar um olé e bater palmas. A cena por
sinal faz parte do terceiro ato, onde todos os heróis principais estão unidos e
prontos para enfrentar a invasão alienígena, que simplesmente toma e destrói boa
parte de Nova York. A seqüência é digna de nota, pois apesar de inúmeros efeitos
especiais, jamais ficamos tontos e muitos menos perder o fio da meada, coisa
que acontece muito bem nos terríveis filmes dos transformers (aprenda Michael
Bay).
Com pouco mais de duas horas, Os Vingadores realiza o sonho de qualquer
fã de HQ, que é assistir seus heróis preferidos, sendo adaptados com dignidade,
numa trama que rende inúmeros momentos emocionantes, divertidos e muito bem
orquestrados, dando uma verdadeira aula de como deveria ter sido feito as
outras adaptações que envolvia muitos personagens juntos. E como não poderia
ser diferente, aguarde nos créditos uma cena surpresa reveladora. Pois embora Os Vingadores feche um circulo, ele
desencadeia o nascimento de um novo, e isso vale não somente para os heróis do estúdio, mas também
para todos aqueles que ousarem fazer novas adaptações de HQ para o cinema, pois
dificilmente irão escapar de uma comparação, para o bem ou para o mal. Os próximos
heróis levados para a telona que se cuidem.
Nos dias 05 e 06 de Maio, estarei participando do
curso“MARTIN SCORSESE –
CINEMA, FÉ & VIOLÊNCIA”, que será realizado noMuseu da Comunicação, criado
peloCENA UMe ministrado pelo critico de cinema,Rodrigo Fonseca.E enquanto a atividade não acontece,
por aqui, estarei postando tudo o que eu sei sobre esse diretor, que deu sangue
novo ao cinema americano nos anos 70 e ainda hoje.
A Última
Tentação de Cristo
Sinopse: Jesus
(Willem Dafoe) é um carpinteiro que vive um grande dilema, pois é quem faz as
cruzes com as quais os romanos crucificam seus oponentes. Resumindo, Jesus se
sente como um judeu que mata judeus. Vivendo um terrível conflito interior ele
decide ir para o deserto, mas antes pede perdão a Maria Madalena (Barbara
Hershey), que se irrita com Jesus, pois não se comporta como uma prostituta e
sim como uma mulher que quer sentir um homem ao seu lado. Ao retornar, Jesus
volta convencido de que é o filho de Deus e logo salva Maria Madalena de ser
apedrejada e morta. Então reúne doze discípulos à sua volta e prega o amor, mas
seus ensinamentos são encarados como algo ameaçador, então é preso e condenado
a morrer na cruz. Já crucificado, é tentado a imaginar como teria sido sua vida
se fosse uma pessoa comum.
Baseado no livro do grego
Nikos Kazantzakis, Scorsese e o roteirista Paul Schrader dão um retrato mais humano de Cristo,
incluindo até desejos eróticos. Na época, o filme provocou polêmica e até
ameaças contra a sua exibição. Apesar de proibido (veladamente ou não) em
vários países, inclusive no Brasil, é na verdade um relato sensível e
respeitoso do fundador do Cristianismo. Com uma abordagem ousada, porém, pode
não agradar aos que vêem em Cristo uma figura de acordo com os conceitos
tradicionais. O ato final, onde Cristo é crucificado, mas que também ocorre
uma reviravolta até então inédita do que nos já conhecemos dessa historia tão
conhecida, está entre os melhores momentos do filme.
Curiosidade: Em meio
às filmagens, Willem Dafoe ficou três dias sem conseguir enxergar por ter
exagerado na utilização de lentes oculares para dilatar suas pupilas ao brilho
do sol.
Caminhos
Perigosos
Sinopse: Little
Italy, cidade de Nova York. Charlie (Harvey Keitel) trabalha ao lado do tio, um
mafioso respeitado, coletando pagamentos e realizando cobranças. Ele enfrenta o
descontentamento de sua família, devido ao relacionamento que mantém com Teresa
(Amy Robinson). Charlie na verdade não nasceu para o crime e deseja iniciar
vida nova ao lado da namorada. Só que Johnny Boy (Robert De Niro), seu melhor
amigo, o mete em uma enrascada quando se recusa a pagar uma dívida de jogo.
Este retrato da marginalidade
nova iorquiana marcou o inicio da colaboração entre Scorsese e De Niro, que
juntos fariam Taxi Drive, Touro Indomável e dentre outros. Foi o primeiro filme
do diretor, que fez com que ele chamasse
atenção, tanto do publico como da
critica, e carrega várias das marcas registradas, compondo um registro visceral
e dinâmico da vida nas ruas barra-pesadas da metrópole americana. Caminhos
Perigosos também pode ser apresentado como um símbolo de um cinema mais cru, direto
e sem papas na língua, diferente do cinema previsível que o publico americano
daquela época estava acostumado.
Curiosidade: Foi o crítico Jay Cocks quem sugeriu a mudança
do título original para "Mean Streets", tendo por base uma citação de
Raymond Chandler que dizia "down these mean.
Termino
aqui, de uma forma meio melancólica, o especial sobre Akira Kurosawa, já que eu
sempre faço esse especial com relação ao curso que vou fazer. Mas infelizmente
o curso Kurosawa não acabou acontecendo, devido a um numero maior de inscritos,
mas pelo menos, serviu para eu rever os filmes dele e descobrir alguns que eu
não tinha visto antes.
O
especial de Kurosawa termina aqui, deixando o espaço aberto para outro mestre
do cinema (Martim Scorsese), mas quando tiver tempo, irei escrever sobre outros
filmes dele que ainda não assisti. Revejam abaixo todo o especial.
Parece até um ato de covardia por
parte das distribuidoras, em colocar filmes para estrear justamente quando um “filme
evento” entra na parada, que no caso deste final de semana é Vingadores, que
vai atrair uma multidão de fãs de HQ. Contudo, as outras estréias que chegam
não podem nem pouco serem descartadas, como no caso de Sete Dias com Marilyn,
que alias, estarei assistindo esse filme, na primeira sessão do CineClubeZH que
eu irei participar desse ano, portanto aguardem minha critica por aqui.
Lembrando (se tudo der certo)
irei participar do curso sobre Martin Scorsese no próximo final de semana.
Portanto, acompanhem o meu especial que estou fazendo aqui sobre o cineasta, e
os que estiverem interessados, participem do curso, pois vale à pena. Mais
informações sobre o curso e a inscrição, vocês cliquem aqui.
Confiram as estreias:
Os Vingadores 3D
Sinopse: Em Os Vingadores quando um inimigo inesperado surge ameaçando a
segurança global Nick Fury diretor da agência internacional de paz conhecido
como SHIELD recruta uma equipe para livrar o mundo de uma possível destruição
Homem de Ferro Capitão América Thor Hulk Gavião Arqueiro e Viúva Negra.
Sete Dias com Marilyn
Sinopse: No verão de 1956 o jovem Colin Clark (Eddie Redmayne) vindo de
Oxford em busca de sucesso na indústria do cinema trabalhou como assistente no
set de filmagem de O Príncipe Encantado. Esta produção reunia duas grandes
estrelas Sir Laurece Olivier (Kenneth Branagh) e Marilyn Monroe(Michelle
Williams) que estava nesta época em lua-de-mel com seu novo marido o dramaturgo
Arthur Miller (Dougray Scott).brQuase 40 anos mais tarde foi publicado o diário
de Miller intitulado The Prince The Showgirl and Me ( O Príncipe a Vedete e Eu
) mas uma semana faltava e estas páginas desaparecidas foram publicadas mais
tarde com o título My Week With Marilyn ( Minha Semana com Marilyn ). Quando
Arthur Miller deixa a Inglaterra Colin decide mostrar a Marilyn os prazeres da
vida britânica esta torna-se uma semana idílica em que ele acompanhou uma
estrela ansiosa para fugir dos holofotes de Hollywood e da pressão do trabalho.
Jovens Adultos
Sinopse: Charlize Theron interpreta Mavis Gary uma escritora de
literatura juvenil que retorna para sua cidadezinha natal para reviver seus
dias de glória e tentar reconquistar seu namorado dos tempos de escola agora
casado e feliz (Patrick Wilson). Quando sua volta para casa se torna mais
difícil doque ela imaginava Mavis cria uma ligação fora do comum com um
ex-colega (Patton Oswalt) que também ainda não superou totalmente o colegial.
Beleza Adormecida
Sinopse:
Lucy (Emily Browning) é uma jovem universitária que vive precisando de
dinheiro. Para isso, divide o apartamento com outras duas pessoas e possui uma
série de pequenos empregos. Através de um anúncio de jornal, entra em contato
com uma inusitada agência, que a contrata para prestar um trabalho estranho
chamado beleza adormecida. Ela adormece. Ela acorda. É como se nada tivesse
acontecido...
As Idades do Amor
Sinopse: Roberto é um jovem advogado ambicioso que está prestes a se
casar com Sara. Ao cuidar de uma desapropriação ele conhece a bela Micol que
vem de uma pequena vila da Toscana e balança seu coração. Nos últimos 25 anos
Fabio tem sido o marido perfeito. Ele é um apresentador de TV de sucesso e numa festa conhece Eliana. Eles passam a noite juntos mas o
problema maior é que no dia seguinte ela se recusa a ir embora. Adrian é um
professor de história da arte americano que se mudou para Roma logo após se
divorciar. Amigo de Augusto o porteiro do prédio onde mora ele passa a ter sua
libido novamente despertada graças a Viola a filha do colega.
O Príncipe do Deserto
Sinopse: Início do Século 20 Arábia. brSob o impiedoso céu do deserto
dois líderes guerreiros se enfrentam cara a cara. Os corpos de seus soldados
estão espalhados pelo campo de batalha. O vitorioso Nesib Emir de Hobeika
(Antonio Banderas) dita seus termos de paz para o rival Ammar Sultão deSalmaah
(Mark Strong). Os dois homens concordam que nenhum deles poderá reclamar a
terra de ninguém entre eles chamada de Cinturão Amarelo. Em troca e de acordo
com os costumes tribais da época Nesib irá adotar- ou tomar como reféns - os
dois filhos de Ammar Saleeh (Akin Gazi) e Auda (Tahar Rahim) uma garantia de
que nenhum deles possa invadir o território do outro. Anos depois Saleeh e Auda
cresceram e se tornaram homens jovens. Saleeh o guerreiro quer escapar de sua
prisão dourada e retornar à terra de seu pai. Auda só se importa com livros e
com a busca pelo conhecimento. Um dia Nesib seu pai adotivo é visitado por um
americano homem da indústria petrolífera do Texas (Corey Johnson). Ele diz ao
Emir que sua terra é abençoada com petróleo e lhe promete riquezas além da
imaginação.
Termino esse especial por aqui, e quanto a vocês, corram
para o cinema e aguardem minha critica por aqui.
CAPITÃO AMERICA: O PRIMEIRO VINGADOR
Sinopse:2ª
Guerra Mundial. Steve Rogers (Chris Evans) é um jovem que aceitou ser
voluntário em uma série de experiências que visam criar o supersoldado
americano. Os militares conseguem transformá-lo em uma arma humana, mas logo
percebem que o supersoldado é valioso demais para pôr em risco na luta contra
os nazistas. Desta forma, Rogers é usado como uma celebridade do exército,
marcando presença em paradas realizadas pela Europa no intuito de levantar a
estima dos combatentes. Para tanto passa a usar uma vestimenta com as cores da
bandeira dos Estados Unidos, azul, branca e vermelha. Só que um plano nazista
faz com que Rogers entre em ação e assuma a alcunha de Capitão América, usando
seus dons para combatê-los em plenas trincheiras da guerra.
Até metade da década
de 80, os personagens de HQ (no caso, super heróis) passavam para o leitor
historias muito bem definidas, ou seja, não existia essa ambigüidade que há
atualmente tanto nos quadrinhos como no cinema, mau era mau bem era o bem. Mas
foi a partir da metade daquela década que foi introduzido bastante o lado
psicológico dos personagens que fizeram deles mais humanos e próximos ao mundo
real. Mas existem ainda pessoas atualmente que sentem falta de uma época onde
tudo era um pouco mais claro e simples, e com a chegada deCapitão America: o Primeiro
Vingadoré voltar a
sentir o gosto dos bons e velhos tempos da era de ouro, tanto dos bons e velhos
filmes de antigamente, como das HQ mais inocentes.
Porém, o diretorJoe Johnston(Lobisomem)fez a lição de casa ao criar a origem
do protagonista de uma forma não rápida, mas gradual e humana, para que o
espectador tivesse tempo para se familiarizar com o personagem. E para nossa
sorte,Chris Evans,
(que se a principio havia sido bastante criticado por ter sido escolhido),
soube muito bem passar inocência e doçura do personagem, com o qual,
consegue ganhar a nossa simpatia facilmente. Vale salientar, que o ator também
passou por um duro treinamento físico para ficar com o corpanzil que o personagem
possui. Portanto, é um choque vê-lo transformado se comparado quando ele era
pequeno e bem magro no inicio da trama (nesta parte, auxiliado a incríveis
efeitos especiais que deixam oCurioso
Caso de Benjamin Burtonno
chinelo).
Fora o ator, o que
muito se temia desse filme também, é que ele se tornasse uma propaganda sobre o
poderio americano, mas essa idéia se desfaz quando lá no meio da historia,
vemos o personagem passando pelo ridículo ao se tornar mero personagem
propaganda do governo. Esse momento nada mais é do que uma critica bem humorada
(e vergonhosa) das maneiras absurdas que o governo norte americano da época
fazia para adquirir dinheiro para combater na guerra. Com isso, o personagem
que foi criado a exatos 70 anos para se tornar um símbolo para levantar a moral
dos soldados da época, também escancara a hipocrisia escondida por baixo da
camada mais inocente daquele tempo.
E como eu disse no
inicio do texto, o filme é um retorno aos bons tempos de filmes de aventura de
antigamente, principalmente quando remete a exemplos como os filmes deFlash Gordon,onde os vilões usam armas lasers para
tentar eliminar os mocinhos e as cenas de ação (apesar de não serem muitas)
satisfazem o espectador à procura de boa diversão. E é claro que um bom filme
também não funcionaria se não tivesse uma boa dose de bons coadjuvantes e isso
o filme tem aos montes. Ao começar pela mocinha durona (e par romântico do
herói)Peggy Carter,
interpretada com elegância e firmeza pela atrizHayley Atwell, e que
eu espero poder vela mais em seguida em outros filmes.Tommy Lee Jonesfaz as pazes com uma adaptação de HQ
(ele havia atuado comoDuas
Carasno horrorosoBatman: Eternamente) e
faz de seu personagem coronelChester
Phillips, um ser durão com ar de autoridade, mas não menos divertido,
com piadas curtas, rápidas mas certeiras. E por fim,Hugo Weaving(Matrix) nasceu para
ser o maquiavélicoCaveira
Vermelha, pois o ator transmite o ar de maldade no olhar a torto e a
direito, mesmo em momentos onde ele fala frases de efeitos no mínimo que
inocentes para os padrões atualmente mas que combinam com a proposta que o
filme quer passar.
Embora o ato final
seja um tanto que ligeiro em tentar finalizar certos pontos na historia,Capitão America: O Primeiro
Vingadorcumpre a sua
missão que é acima de tudo entreter o espectador com quase duas boas horas de
aventura na moda antiga e prova que velhas formulas podem sim serem revistas e
muito bem vindas para as novas gerações, que por vezes, estão cansadas de ver
filmes de ação exagerados e com efeitos especiais enjoativos e descartáveis.
Curiosidade:Hugo Weaving baseou o sotaque alemão de seu
personagem, o Caveira Vermelha, no diretor Werner Herzog e no ator Klaus Maria
Brandauer.