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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: A ÁRVORE DA VIDA

A ODISSEIA SOBRE TODOS NOS
Sinopse: Conta a história que aproxima o foco na relação entre pai e filho de uma família comum, e expande a ótica desta rica relação, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, em uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios, que culmina na busca pelo amor altruísta e o perdão.
Assim como foi Stanley Kubrick, Terrence Malick é um cineasta que dirigiu ao longo dos anos poucos filmes, mas o suficiente para cada um deles passar algo totalmente fora do convencional para o espectador e seu ultimo trabalho não foge desse padrão. A Árvore da Vida é uma historia, aparentemente simples, sobre o nascimento, desenvolvimento, degradação e redenção de uma família, e se por um lado, ela é criada de uma  forma de elementos já vista em outros filmes, como do clássico, 2001: Uma Odisséia no Espaço e do recente A Fonte de Vida, por outro, é criado com um toque especial do diretor, o que o torna fresco e individual, e com isso, a historia aparentemente simples, ganha contornos inucitados.  Ao começar pela meia hora inicial, em que Malick apresenta a premissa principal da historia, mas a envolve com o que ele quer passar para o espectador, sobre qual a ligação entre o homem e a natureza? Deus criou realmente o universo, ou foi tudo ao acaso?
São perguntas difíceis de serem respondidas, mas talvez as respostas estejam em cada gesto de olhar, ou do tocar dos personagens um com os outros, ou simplesmente no fato, de que a união de uma família, não importa qual o obstáculo, é que sempre irá gerar o laço que envolve o ser humano com o que vem depois desse plano. Ou seja, um filme para ser visto de mente aberta, não importa qual a sua crença, a pessoa sai pensativa e até mesmo recapitula o que aconteceu durante a sua própria vida. Em meio a tudo isso, Malick cria um jogo de câmera pouco visto no cinema atual. Com ângulos inusitados, onde foca e filma por completo, todo o cotidiano daquela família, aliada com uma montagem rápida, mas que jamais cansa, pois quando agente menos percebe, já nos simpatizamos com cada um dos personagens junto com as imagens, e com isso, nos viciamos em cada detalhe de suas reações, desde com o próximo ao lado ou com o contato deles com a vida em volta, não importa em qual forma.
Apesar de Brad Pitt e Sean Penn estarem ótimos em seus papeis, a trama e as imagens deslumbrantes de A Árvore da vida é o que falam por si, e só por isso, é um filme que o torna indispensável nos próximos anos. Devido principalmente a sua mensagem corajosa que tenta passar, para um público acostumado com o convencional, mas com o desejo de apreciar algo incomum.

 
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sábado, 12 de novembro de 2011

NOTA

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CINE ESPECIAL: ALFRED HITCHCOCK: Parte 8

Nos dias 16 a 19 de novembro, estarei participando do curso, criado pelo CENA UM, intitulado “A OBRA DE ALFRED HITCHCOCK”, no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre / RS). Enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme desse diretor, que não é somente o mestre do suspense, mas um dos melhores diretores de todos os tempos.

Alfred Hitchcock  com  Tippi Hedren
Pássaros
Sinopse: A pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, vive momentos de terror quando milhares de pássaros se instalam na localidade e começam a atacar as pessoas.
A partir de um conto de Daphne Do Maurier, Hitchcock realizou um extraordinário suspense, após dois anos de trabalho. Uma resolução técnica foi operada no cinema a partir deste filme, que empregou efeitos especiais inéditos e em grande quantidade. O filme até hoje continua a intrigar com o seu final aberto, inconclusivo, provocando as mais diversas interpretações.
Curiosidades: Os Pássaros não possui trilha sonora. Por causa disto, o compositor Bernard Herrman, colaborador de Hitchcock em grande parte de seus filmes, aparece nos créditos apenas como "consultor de som". No final de Os Pássaros não aparece o tradicional "The End", por opção do próprio Alfred Hitchcock. A intenção do diretor era passar ao público a impressão de que havia um terror sem fim no filme.

MARNIE: CONFISSÕES DE UMA LADRA

Sinopse: Mark Rutland (Sean Connery) apaixona-se por uma funcionária (Tippi Hedren) de sua empresa. Ela de fato é linda. Mas sua especialidade é utilizar falsas identidades e disfarces para aplicar grandes golpes em empresários, levando deles somas consideráveis. Ao descobrir que foi roubado, Mark tem uma atitude inusitada: casa-se com a ladra. Ele descobre que seu verdadeiro nome é Marnie, e que ela tem uma profunda aversão por homens. Casou-se apenas para não ser presa. Por trás das estranhas atitudes de Marnie, há um terrível segredo, do qual ela mesma não tem consciência. Mas Mark está disposto a descobri-lo.
Outro dos quase insuperáveis suspenses psicológicos de Alfred Hitchcock. Baseado no romance Winston Graham e valorizado pela interpretação de Connery. Apesar de um tanto lento, mais pesado, do que os outros filmes do mestre do gênero, tem bem desenvolvidas algumas das suas características como a dubiedade dos comportamentos, das reviravoltas da trama e seu especial sentido da sexualidade.  
Curiosidades: Tippi Hedren, estrela de Hitchcock revelada em "Os Pássaros", é mãe da atriz Melanie Griffith e Bruce Dern, também no elenco, é pai de Laura Dern, de "Parque dos Dinossauros. A música foi composta por Bernard Herrmann, curiosamente o responsável pela maioria das trilhas sonoras do mestre do suspence, como "Psicose", "O homem que sabia demais"e "Festim Diabólico".


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Cine Dicas: Estréias no final de semana (11/11/11)

Para todos um ótimo final de semana. Quanto a mim, ficarei estudando um pouco mais sobre Alfred Hitchcock, ou melhor dizendo, revendo os seus melhores filmes, para daí então, ficar com a mente afiada para o curso que irei participar sobre ele, apartir de quarta feira que vem.
Espero que todos estejam curtindo os especiais que eu estou fazendo sobre o mestre do suspense e aguardem para novos especiais, com relação ao novo curso que participarei em dezembro. Alguém advinha o que vai ser? Dou uma dica: Um movimento estrangeiro que consolidou o termo “cinema de autor”. Facilitei né!
Confiram as estréias:

11-11-11
Sinopse: Por muitos anos os números 11.11 aparecem misteriosamente para milhões de pessoas em todo o mundo. Tornou-se conhecido como o fenômeno 11.11. No dia 11 do mês 11 de 2011 um portal se abrirá e uma força sobrenatural será liberada.



A Criança da Meia Noite
Sinopse: História de uma forte amizade entre um médico e seu paciente. David, 50 anos, é médico dermatologista, apaixonado pela sua profissão, ele trata Roman, 13 anos desde pequeno. O jovem sofre de uma rara doença genética e não pode receber os raios do sol. Ele é uma “criança da lua”. Nada parece poder separá-los, até que David faz uma surpreendente descoberta que mudará para sempre a vida desses dois amigos.


Caminho para nada
Sinopse: Um jovem cineasta (Tygh Runyan) começa a rodar seu novo filme e conhece a atriz perfeita (Shannyn Sossamon). Ele fica obcecado pela misteriosa mulher e acaba se envolvendo em uma teia de intrigas com seu colega de elenco (Cliff de Young).


No Olho da Rua
Sinopse: O filme é ambientado no universo metalúrgico da região do ABC na grande São Paulo e mostra um movimento sindical que já não possui a mesma força de luta de outrora. Otoniel Badaró (Murilo Rosa) é um metalúrgico que após 20 anos dedicados à sua empresa perde seu emprego de forma sumária sem ao menos ser avisado previamente e cheio de cólera assina sua demissão com o próprio sangue arrancado com um estilete. Oton como é chamado por seus amigos também vive problemas em seu relacionamento conjugal com Camila (Gabriela Flores) que está grávida do segundo filho do casal.


Os 3
Sinopse: Três jovens universitários vindos de pontos diferentes do país se conhecem durante uma festa e tornam-se inseparáveis. Alugam um apartamento juntos e de tão próximos passam a ser conhecidos como Os 3 . Passam quatro anos mergulhados nesta amizade mas com o fim da faculdade e tendo de seguir adiante com suas próprias pernas eles aceitam transformar o apartamento em que moram num cenário de reality show onde tudo está à venda e onde eles mesmo são os personagens. Com Juliana Schalch Gabriel Godoy e Victor Mendes.

Reféns
Sinopse: Kyle e Sarah vivem em uma elegante e segura casa com todos os confortos modernos. Sua única filha Avery (Liana Liberato) é uma adolescente linda mas ainda muito rebelde. Tudo está bem até o momento em que a casa é invadida por criminosos e a família é feita refém. Agora todos os segredos da família deverão ser revelados na luta contra os invasores.

PRONTO PARA RECOMEÇAR
Sinopse: Desempregado, Nick está numa pior. Enfrentando problemas com a bebida, ele acaba de ser abandonado pela esposa, que despeja tudo o que seu no jardim de casa. Na tentativa de recomeçar a vida, coloca à venda, no gramado mesmo, tudo o que tem. Um novo vizinho pode ser a chave para que o cotidiano de Nick volte aos eixos.


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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: CARROS 2

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quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CINE ESPECIAL: ALFRED HITCHCOCK: Parte 7

Nos dias 16 a 19 de novembro, estarei participando do curso, criado pelo CENA UM, intitulado “A OBRA DE ALFRED HITCHCOCK”, no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre / RS). Enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme desse diretor, que não é somente o mestre do suspense, mas um dos melhores diretores de todos os tempos.


ALFRED HITCHCOCK COM GRACE KELLY


Disque M para Matar
Sinopse: Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar sua mulher, para poder herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um affair um ano antes, com um escritor que vivia nos Estados Unidos mas que no momento está na cidade. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Mas quando algo sai muito errado, ele vê uma maneira de dar uns rumo aos acontecimentos em proveito próprio.
Filme que se tornou pioneiro do formato em 3D em 1954, com uma trama perfeita em uma das mais curiosas seqüências de assassinato do cinema. Grande momento do mestre Hitchcock que rodou o filme originalmente em 3D. Baseado na peça de Frederick Knott. Para o próprio diretor, particularmente, não foi um de seus filmes que mais gostou em fazer, mas convenhamos o 3D flui bem e consegue fazer um belo casamento com as cenas nas quais a ferramenta faz jus do seu uso.

Curiosidades: Perto dos 13 minutos de Disque M Para Matar, o diretor Alfred Hitchcock aparece no canto esquerdo de uma fotografia.- O diretor Alfred Hitchcock colocou propositalmente Grace Kelly vestindo roupas em cores brilhantes no início do filme, para aos poucos ir escurecendo o tom de suas roupas.

LADRÃO DE CASACA
Sinopse: O ex-ladrão de jóias John Robie, conhecido como 'Gato', é o principal suspeito de uma onda de roubos de jóias na Riviera Francesa. Para não voltar para a cadeia, já que alguém deseja culpá-lo pelos crimes, ele parte atrás do verdadeiro culpado. Quando conhece a bela Frances Stevens, decide utilizar as jóias de sua mãe como isca para prender o verdadeiro ladrão.
Diversão bela e sofisticada , com um estilo inconfundível do diretor. Com muita elegância, Grace Kelly faz a garota por quem o ex ladrão se apaixona, e Jessie Royse Landis está divertidíssima como a sua mãe. Interessante que esse filme foi um dos poucos do diretor a ganhar o Oscar de melhor fotografia.

Curiosidade: Diz a lenda que todos os que trabalhavam com Grace Kelly se apaixonavam por ela, e dizem que isso aconteceu até com o próprio Hitchcock, homem de família e respeitoso, de forma não assumida.



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Cine Especial: Ingmar Bergman: Trilogia DA VIOLÊNCIA

A HORA DO LOBO
 Leia mais sobre o filme no especial Ingmar Bergman: Parte 4 clicando aqui



Vergonha
Sinopse: Para fugir da guerra, um casal de violinistas vive isolado numa ilha. Essa existência idílica acaba quando a casa deles é invadida por um grupo de soldados. Agora, eles terão de se defrontar com as misérias, a destruição e os horrores da guerra.
De uma forma simples, sem muitos recursos, Bergman cria sua visão sobre a guerra, não importando em que parte do mundo ela aconteça, ela sempre mostrara o lado mais sombrio do ser humano. O filme é surpreendente ao mostrar o casal central (Liv Ullmann e Max von Sydow, ótimo como sempre) nos seus respectivos papeis e suas características e que vão, ambos aos poucos, mudando gradualmente, devido os efeitos devastadores da guerra iminente. O filme é uma analise do comportamento humano perante o horror e também uma espécie de retrato da  guerra interna do ser humano, que acaba por vezes se perdendo no meio do percurso. O filme é uma espécie de segunda parte da trilogia Da Violência que o diretor começou em A Hora do Lobo e terminou com A Paixão de Ana. Apesar de Gostar bastante do primeiro, devo reconhecer que essa segunda parte vai muito mais longe, principalmente pelo fato de uma certa suspeita ser levantada durante o filme, mas que curiosamente é respondida no terceiro filme.


A PAIXÃO DE ANA
Sinopse: Andreas, um homem que sofre pelo fim de um recente casamento e por seu isolamento emocional, fica amigo de um casal que também passa por um momento delicado. É então que ele conhece Anna, que está superando uma tragédia que ocorreu com sua família. Andreas e Anna iniciam um relacionamento, porém para ambos é difícil esquecer o que aconteceu anteriormente em suas vidas. Enquanto isso, a comunidade em que vivem está aterrorizada por vários animais que estão sendo encontrados brutalmente assassinados.
Encerrando sua visão particular sobre a violência, tanto interna como externa do ser humano, A Paixão de Ana é um filme mais contido dos três, mas não menos chocante, ao mostrar o que acontece quando simples gestos são responsáveis por nos levar a um caminho, por vezes, sem volta. Andreas (Max von Sydow) ao ter sua vida pacata  mudada, apartir de um encontro com Ana (Liv Ullmann, extraordinária) o filme entra num território sobre os desejos internos do ser humano e seu desejo em satisfizer certas coisas, mesmo que com elas, despertem situações desagradáveis e que acabam por descascar camada por camada da personalidade humana.
Apesar de serem historias diferentes, pode-se dizer que A Paixão de Ana é uma continuação de Vergonha, pelo fato que a personagem Ana, em determinada parte do filme, começa a ser assombrada por estranhos pesadelos, e quando Bergman nos apresenta uma seqüência de um desses sonhos, somos surpreendidos com uma seqüência de cenas que é na realidade uma continuação direta do final do filme anterior. Ou seja, Vergonha era uma historia dentro dos sonhos de Ana, que talvez representasse sua dor interna, mesmo que os fatos que ocorreram nestes determinados sonhos (ou seja, do filme anterior) não tenha nada haver com sua dor externa que sente.
Assim como em seus filmes anteriores (como Persona) que por vezes deixam mais perguntas no ar do que respostas, Bergman novamente surpreende, na sua forma de contar historias, de uma maneira diferente e única.


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