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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CINE MÊS DAS BRUXAS: CINE TRASH: Parte 1

Neste mês das bruxas, vamos relembrar de umas das sessões de filmes que agente assistia na TV que mais deixou saudades, o Cine Trash. O programa comandado pelo saudoso Zé do Caixão exibia filmes de terror de baixo orçamento, mas muitos se tornaram pequenos clássicos do gênero e que muitos se lembram com bastante saudosismo.

Re-animator: A Hora dos mortos vivos
Sinopse: Ao estilo Frankenstein, Herbert West (Jeffrey Combs) é um estudante de medicina que desenvolveu um reagente capaz de reanimar criaturas mortas. Ao lado de seu colega de quarto, Dan Cain (Bruce Abbott), West precisa de corpos frescos para continuar suas experiências mórbida. Porém, seu professor, doutor Carl Hill (David Gale), tem planos de conseguir os créditos da descoberta só para ele… Isso se conseguir manter a cabeça sobre o corpo até o final do filme.
Claramente, tanto o filme quanto o livro, são uma espécie de reinterpretação de Frankenstein na nossa época, mas de uma forma muito mais chocante. Dirigido por Stuart Gordon (A Fortaleza) o filme não poupa o estomago de espectador e entrega um filme ultra violento onde não poupa nem animais (um gato animatronico bem tosco) e tão pouco corpos de pessoas mortas, tudo de uma forma horripilante, mas de uma forma hilária, a beira de um humor negro explosivo.

Apesar do personagem Herbert West (Jeffey Combs, ótimo) ser o responsável pelos eventos que se desencadeiam o verdadeiro circo de horrores, é o doutor Carl Hill (David Gale) o grande vilão da trama, ou pelo menos, da metade para o final, onde ele rouba o filme de uma forma inesperada, auxiliado pela impressionante montagem, maquiagem e duble, que o tornam num ser diabólico com o único intuito de satisfazer os seus desejos. E neste ponto (no ato final) que tudo acontece, com corpos reanimados e altamente violentos, mortes a torto a direito e sangue jorrando na tela. O filme imediatamente se tornou um grande sucesso, rendeu duas seqüências inferiores e inúmeras imitações.
Agora, sinceramente não me lembro desse filme passando de tarde na Band no Cine Trash, mas segundo minha pesquisa havia passado, mas acredito que tenha passado por alguns cortes, mesmo numa época (anos 90) em que o politicamente correto não era tão severo.


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Cine Curiosidade: EM BREVE

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: UM NOVO DESPERTAR

UMA SEGUNDA CHANCE PARA MEL GIBSON
Sinopse: Walter Black (Mel Gibson) é o presidente de uma indústria de brinquedos. Ele sofre de depressão, o que faz com que se torne cada vez mais distante da esposa Meredith (Jodie Foster) e dos filhos Porter (Anton Yelchin) e Henry (Riley Thomas Stewart). Um dia, ao jogar o lixo fora, ele encontra o castor, um bicho de pelúcia no qual é possível colocar o braço. Logo em seguida Walter tenta o suicídio, mas fracassa. A partir de então, já com o castor, ele assume uma nova identidade e passa a se comunicar através do boneco. O castor permite que Walter volte à vida, no trabalho e junto à família, mas aos poucos ele passa a sofrer um conflito de identidades.
Realmente não tem como em não pensar no próprio Mel Gibson ao assistir essa historia de um homem em busca de redenção. Dirigido por sua amiga de longa data Jodie Foster, Gibson se entrega de corpo e alma num personagem depressivo, amargurado e que encontra sua única forma de se expressar realmente através do fantoche castor, onde ele acaba colocando para fora, seu outro lado no qual ele próprio não conseguia tirar a muito tempo.
Disparado a melhor coisa que Gibson se envolveu nos últimos anos, num papel honesto, mas que ao mesmo tempo, não esconde que seja um retrato de si próprio, mas esse ótimo desempenho muito se deve também a direção de Jodie Foster, que soube contornar e separar em muitos momentos o personagem do ator. Uma pena, que devido a tantas polemicas, o filme não tenha reconhecimento nas próximas premiações como o Oscar, mas quem sabe né. Seria realmente uma virada na carreira de Gibson e muito bem vinda para os nossos olhos.

Curiosidade: Devido aos escândalos de violência doméstica envolvendo Gibson e sua ex-namorada Oksana Grigorieva, o filme teve seu lançamento em 2010 adiado para março de 2011.


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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cine Especial: FILMES B QUE AMAMOS: FINAL


Pois é gente, chegamos ao final desses posts especiais sobre filmes B que amamos, com relação ao curso que iria acontecer apartir de amanhã. Iria, pois infelizmente o curso não ira acontecer mais por motivos de força maior. Uma pena, pois gostaria de muito ter participado, mas fazer o que né, é a vida. Pelo menos, serviu para destacar aqui no meu blog, filmes nos quais ainda não havia escrito sobre o que eu achava deles, e alguns que fui conhecer somente agora.
Encerro, portanto esse especial com um filme que é com relacionado a esse universo do cinema B e que pessoalmente está entre os meus dez filmes preferidos da minha vida.

ED WOOD

Sinopse:Um retrato da vida de Ed Wood (Johnny Depp) concentrado nos anos 50, quando se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira, e fez filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.
Tim Burton faz aqui (ao lado de Peixe Grande) o seu trabalho mais pessoal, sua maior obra prima e um dos melhores filmes da década de 90. Ele apresenta, com carinho e grande respeito, a ascensão de um cineasta que ficou notório por filmes fantásticos vagabundos ou sobre travestidos (Glen or Glenda), uma de suas maiores obsessões e praticas. Em belíssimo preto e branco, o filme é por fim uma homenagem aos loucos que fazem cinema, de ontem e hoje. Para completar, Martin Landau levou o Oscar de melhor ator coadjuvante pela personificação perfeita de Bela Lugosi. O filme também ficou com o Oscar de melhor maquiagem, sendo que a estatueta foi para o maquiador Rick Baker, fã de carteirinha dos filmes de terror clássico da Universal e que, segundo suas próprias palavras, faria até mesmo de graça a maquiagem em Landau que daria vida a Lugosi.
                                                                         (Rick Baker)

Curiosidade: Durante a cena entre Orson Welles e Ed Wood, Welles comentava que estava fazendo um filme com Charlton Heston, que seria rodado no México. Trata-se de uma referência a a Marca da Maldade, de 1958;

Leia também: Filmes B que Amamos: Partes 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.


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sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cine Especial: FILMES B QUE AMAMOS: Parte 8

Na primeira semana de outubro (do dia 04 a dia 08) participarei do curso do CENA UM, “Filmes B que Amamos” (Museu da Comunicação: Rua dos Andradas, 959, Porto Alegre) onde o tema principal serão sobre filmes baratos (baixo orçamento e de vários gêneros) feitos pelo cinema americano que acabou conquistando inúmeros fãs. Por aqui, irei postar sobre o que eu sei desse universo de baixo custo, mas com enorme imaginação.


O Incrível Homem que Encolheu

Sinopse: A história de Scott Carey, que durante um passeio de férias em alto-mar é atingido por uma nuvem radioativa e, meses depois, começa a encolher, literalmente. Assim, as coisas mais simples tornam-se verdadeiros pesadelos e o que antes era inofensivo (como um gato, por exemplo), transforma-se em seu inimigo mortal.
Ganhando prestigio apartir do filme O Monstro da Lagoa Negra, que deu uma breve sobreviva aos filmes de monstros da Universal, o diretor Jack Arnold, em 1957, criou um dos filmes de ficção cientificas mais criativos da historia do cinema. Ao mostrar a jornada e um homem (Grant Williams, ótimo) que esteve no lugar errado e na hora errada, ao passar (mesmo que sem querer) numa nuvem radioativa no mar. Apartir daí, o protagonista começa (gradualmente) a encolher conforme o tempo passa, e é neste ponto que o filme se sobressai, a não cair no obvio num típico filme de ficção leve dos anos 50, mas sim num drama humano sobre o inevitável, sobre o terrível fim que se aproxima.
Fora isso, o diretor Arnold caprichou nos efeitos especiais, criando inúmeras coisas do cotidiano em tamanho maior para acompanhar a diminuição do personagem perto das coisas, assim como também perto das pessoas, e para os padrões da época, mesmo agora, os efeitos não envelheceram muito, se levar em conta a época que foi feito. A meia hora final é fantástica, mostrando o protagonista menor ainda, lutando para tentar sobreviver num mundo miniatura hostil, ao mesmo tempo aceitando sua inevitável condição e o final é pessimista, filosófico e imprevisível. E só por esses motivos, ainda hoje é muito bem lembrado.


VAMPIROS DE ALMAS

Sinopse: A trama é sobre o médico Miles Bennell. Após voltar de um congresso para a sua cidade natal, ele se depara com um fenômeno estranho: diversas pessoas afirmam que seus parentes não são os mesmos, apesar de manterem a aparência física e as lembranças. Incrédulo no início, aos poucos Bennell vai descobrindo que tudo faz parte de uma invasão alienígena, que assume a forma das pessoas para conquistar seu objetivo.
Numa época (anos 50) em que tanto povo americano como o próprio governo viviam com a paranóia de comunistas infiltrados em todos os lugares (e que causou a caça as bruxas dentro do cinema americano), o diretor Don Siegel (Fuga de Alcatraz) cria uma parábola desta época de perseguição, por meio de uma simples, mas eficaz conto de ficção cientifica. O filme se beneficia ainda mais pelo econômico roteiro escrito por David Mainwaring, para tornar a historia agiu e com um clima de paranóia em que os personagens passam durante o processo e fazendo acreditarem que qualquer um pode não ser mais o que dizem que são, e com isso, cria-se uma verdadeira corrida contra o tempo, sem muito uso de efeitos especiais. Aqui, tudo é mais sugestivo e muito bem elaborado em clima de suspense e tensão.
Atenção para a fantástica cena onde o protagonista, o dr. Bennell está correndo como um louco em meio a carros numa avenida. Uma das cenas mais clássicas do cinema de terror e ficção de todos os tempos.


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Cine Dica: Estréias no final de semana (30 09 11)

Chegamos a um final de um mês no qual para mim foi muito especial, já que participei de um maravilhoso curso que foi sobre Jean Luc Godard, que vocês mesmos souberam através dos meus especiais sobre os filmes do diretor. O divertido desses cursos está no fato de reencontrar ou conhecer novamente esses clássicos de cada diretor, e aguardem para novos especiais, pois isso é só o começo. Enquanto isso continue lendo os especiais Filmes B que amamos que alias, o curso começa semana que vem e se estendera até o próximo sábado, portanto vocês já devem ter uma idéia do que eu irei passar nos próximos dias, pura curtição. Nada melhor do que você participar de um curso e já entender tudo que o professor diz antecipadamente kkkkk.

Confiram os filmes que estréiam neste final de semana:


Amizade Colorida
Sinopse: Amizade Colorida acompanha uma caça-talentos e um jovem talentoso que começam a trabalhar juntos e acabam se tornando ótimos amigos. Quando o relacionamento avança e começa a ficar mais íntimo as coisas se complicam. Eles tentam amenizar a situação impondo uma regra: tudo não passa de atração física e qualquer emoção deverá ser deixada de lado. Mas será que funciona impor regras ao coração?



Contra o Tempo
Sinopse: Ling deseja ter a posse de um raro e valioso diamente. Para tê-lo em mãos decide sequestrar a filha de um famoso ladrão de jóias para assim obrigá-lo a roubar o diamante. É quando contra sua vontade o ladrão precisa juntar forças com a inteligência de Taiwan para ter sua filha de volta.




Família Vende Tudo
Sinopse: Uma família com dificuldades financeiras tem uma brilhante ideia: fazer com que a filha Lindinha (Marissol Ribeiro) engravide do famoso cantor Ivan Cláudio (Caco Ciocler) para herdar uma bolada e tirar todos do sufoco. Eles planejam certinho o dia em que a garota deve sair com o astro e passam acompanhar sua agenda de shows. Eles só não contavam com um detalhe: a ciumenta Jennifer (Luana Piovani) mulher de Ivan que não vai deixar esta história barata



O Mineiro e o Queijo
Sinopse: Documentário político e poético O MINEIRO E O QUEIJO conta como a técnica de produção artesanal de queijo chegou a Minas no século XVIII trazida por aventureiros portugueses em busca de ouro. Hoje quase 30 mil famílias vivem da produção do queijo artesanal em todo o estado.brO MINEIRO E O QUEIJO foi filmado nas belas paisagens do Serro da serra da Canastra e do Alto Paranaíba onde o queijo minas continua sendo produzido como há séculos atrás. Feito a partir do leite cru como os melhores queijos da Europa o queijo minas artesanal é um patrimônio ameaçado por leis anacrônicas e pelo lobby dos grandes laticínios. O MINEIRO E O QUEIJO coloca na tela as opiniões de produtores pesquisadores e técnicos sobre o impasse em que está hoje o verdadeiro queijo minas.



Palavra Cantada 3D
Sinopse: Palavra Cantada 3D Show Brincadeiras Musicais é o primeiro show infantil filmado em 3D no Brasil. Sandra Peres Paulo Tatit e os músicos da Palavra Cantada estreiam no cinema 3D num show interativo com brincadeiras e as músicas mais queridas do público como Sopa Fome Come Duelo de Mágicos e Ciranda e algumas inéditas como O Caramujo e a Saúva Bolinha de Sabão e Vem Dançar com a Gente



Todo Mundo Tem Problemas Sexuais
Sinopse: Impotência: mulher apaixonada descobre no bolso do parceiro uma cartela de estimulante sexual duvidando assim da validade de seu amor. Perversão: casal viveu anos um casamento convencional e por uma circunstância inesperada não pode mais viver sem outros parceiros na cama . Sedução: farmacêutico precisa seduzir a colega sem perder sua amizade. Desejo: casal se conhece na internet e tem encontros tórridos no escuro até que uma geladeira lança luz sobre verdades ocultas. Preferências sexuais: homem descobre mesmo amando e desejando uma mulher a atração por outro homem



Trabalhar Cansa
Sinopse: Helena (Helena Albergaria) é uma dona de casa que resolve abrir um minimercado. Tudo vai bem até Otávio (Marat Descartes) seu marido perder o emprego. A partir de então estranhos acontecimentos tomam conta do local afetando o relacionamento do casal com a empregada doméstica.


 
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E...


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