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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 15 de março de 2011

Cine Especial: Steven Soderbergh

No inicio surgiu como um simples boato, mas agora é oficial, o próprio diretor Steven Soderbergh esta anunciando seus planos de aposentadoria e seus motivos para chegar a esse ponto são pelo fato de esta cansado de dirigir tantos projetos e que acabou deixando-o num esgotamento total.
Convenhamos, ele de uns tempos para cá, engatou inúmeras produções uma atrás da outra e isso fora os roteiros que ele negou para filmar, mas não seria precipitado o que ele esta fazendo? Não seria o certo então tirar um ano ou dois de descanso em vez de parar definitivamente?
Seja como for, ele foi um dos bons diretores que surgiram na virada dos anos 80 para os 90 e que acabou criando um currículo de respeito, alternando projetos autorais com super produções com grandes astros. Abaixo deixo os melhores momentos desse diretor que se for sair de cena, pelo menos será bem lembrado.

Traffic
Sinopse: O funcionamento do alto escalão do tráfico de drogas é apresentado em uma série de histórias interligadas entre si, onde podemos encontrar casos como: policial envolvido em corrupção, agentes do DEA que trabalham infiltrados no perigoso mundo dos negociantes de San Diego, um chefe de drogas que foi traído pela própria mulher e ainda um juiz da suprema Corte de Justiça de Ohio, conhecido pela sua posição anti-drogas, que precisa lidar com sua filha viciada em drogas.
Um drama policial que foge do lugar comum, para apresentar inúmeras tramas e com personagens que se cruzam em determinados momentos. Neste mosaico, o filme procura evitar o texto discursivo, mesmo no retrato da corrupção, quando esta é sedutora para alguns. Finalista em cinco categorias do Oscar (incluindo melhor filme), ganhou quatro, melhor diretor,roteiro adaptado, edição e ator coadjuvante para Benicio Del Toro (excelente como policial mexicano) que com a mesma atuação, ganhou o Globo de Ouro e premio de melhor ator no festival de Berlim.

Sexo, Mentiras e Videotape
Sinopse: O advogado John está tendo problemas com sua mulher nos relacionamentos sexuais. Porém, ao mesmto tempo mantém um caso com a irmã de sua esposa. Certo dia sua vida começa a mudar quando um amigo de infância resolve começar a gravar em vídeo com o depoimento de mulheres que falam de suas vidas sexuais.
Vencedor da Palma de Ouro e do premio de melhor ator para James Spader no festival de Cannes, o longa metragem de estréia de Soderbergh (na época com 26 anos)é um surpreendente exercício de estilo que procura extrair de situações banais revelações da essência dos personagens.


Onze Homens e um Segredo
Sinopse: Danny Ocean (George Clooney) passou três anos na prisão depois de ser condenado por fraude. Quando é libertado, ele descobre que sua esposa, Tess Ocean (Julia Roberts), conseguiu o divórcio e se casou o poderoso Terry Benedict (Andy Garcia), um sujeito corrupto que é dono dos três maiores cassinos de Las Vegas.
Duas vezes ao ano, todo o dinheiro acumulado nos três cassinos é guardado em um cofre gigantesco situado em uma câmara subterrânea. É quando Danny resolve roubar todo o dinheiro para levar Terry à falência e recuperar sua esposa. A idéia é esvaziar o cofre durante uma luta entre o campeão Lennox Lewis e um boxeador russo.
No entanto, a tarefa exigirá muita coordenação e planejamento entre os 11 integrantes da quadrilha de Danny. Obviamente, nossos heróis (heróis?) deverão lidar com uma tecnologia avançadíssima, incluindo scanners de retina, raios laser e assim por diante.
Refilmagem de um filme morno dos anos 60, Steven Soderbergh remodela a trama para os tempos atuais e cria um filme divertido e ousado por possuir inúmeros astros em um só filme, coisa que dificilmente se vê em outras produções. Com boas doses de humor e momentos de ação na medida certa nas cenas do roubo, o filme ainda nos brinda com a boa química do elenco, principalmente entre George Clonney e Bratt Pitt.

O Inventor de Ilusões
Sinopse: O Inventor de Ilusões é baseado no livro de memórias "The King of The Hill" do escritor A. E. Hotchner. O filme retrata o universo de um adorável garoto de 12 anos obrigado a enfrentar o mundo adulto sozinho. Em sua imaginação, Aaron Kurlander, um garoto de 12 anos, é amigo do aviador Charles Lindbergh e leva uma vida glamurosa, cheia de perigos e aventuras. Mas, na realidade, ele mora com a família num velho hotel de St. Louis com muitas dificuldades. O pai vende velas de porta em porta; a mãe, doente, sofre resignada, e até o irmão mais novo rouba comida dos colegas de colégio. Mas nada pode abalar o fantástico mundo particular de Aaron. Até que seu irmão vai morar com parentes distantes, sua mãe é internada num sanatório e seu pai vira caixeiro-viajante. Sozinho no hotel com alguns vizinhos, na iminência de um despejo, Aaron embarca na maior de suas aventuras: o amadurecimento.
Mais um filme sobre o mundo visto pelos olhos de uma criança, que no decorrer da trama amadurece. Narrado de forma clássica e com muito bom gosto, Soderbergh ultrapassa a familiaridade das situações com uma sensibilidade cativante, uma grande direção de atores e uma precisa reconstituição de época.


Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento
Sinopse: Erin Brockovich é mãe de três filhos e começa a trabalhar em um escritório de advocacia, após sofrer um acidente. Depois de descobrir várias fichas médicas arquivadas envolvidas em casos de contaminação de água, Erin começa uma luta difícil que mobiliza centenas de pessoas a conseguir ganhar um processo de 333 milhões de dólares de indenização.
A tradicional formula de Hollywood, sempre apoiada em lutas individualistas contra poderosos em meio aos tribunais, foi bem armada para o prestigio de Julia Roberts (Erin) que, utilizando palavras chulas e atitudes debochadas, acrescenta eficiente humor a narrativa. Com o seu desempenho ela ganhou o Oscar de melhor atriz. Notável também a atuação de Albert Finney (o advogado Masry). Apesar da previsibilidade e da direção acomodada de Soderbergh, o filme cativa e diverte. A verdadeira Erim aparece no inicio do filme como uma garçonete.



sexta-feira, 11 de março de 2011

Cine Classico: CABARET

O FILME QUE MARCOU LIZA MINNELLI PARA SEMPRE
Sinopse: Berlim no início da década de 30. O nazismo fazia sua ascensão meteórica, mas a grande maioria das pessoas ainda não tinha noção do terrível poder que aquela força política se transformaria. Sally Bowles (Liza Minnelli), uma jovem americana que canta em um cabaré e sonha em ser tornar uma estrela, se apaixona por Brian Roberts (Michael York), que é bissexual. Ambos se envolvem com Maximillian von Heune (Helmut Griem), um rico e nobre alemão. Quando Sally fica grávida, Brian diz que quer casar e declara não se importar de quem seja o filho. Mas o futuro lhes reserva outro destino.
Adaptação bem sucedida de contos sobre Berlim da autoria do Ingles Christopher Isherwood e do musical que eles inspiraram, de grande sucesso da Broadway. Interessante a estrutura, que coloca um mestre de cerimônias para introduzir cenas de Kit Kat Klub e passagens da trama. Ganhou 8 Oscar, inclusive diretor, atriz (Liza) ator coadjuvante (Grey), fotografia e trilha sonora adaptada.


Curiosidades: Na versão original da Broadway os protagonistas são um escritor americano e uma cantora inglesa, enquanto que no filme a nacionalidade dos personagens foi trocada;
Liza Minelli criou a maquiagem e o penteado que sua personagem usa em cena, tendo a ajuda de seu pai, o diretor Vincente Minnelli;
É o maior vencedor do Oscar a não ganhar na categoria de melhor filme;

Cine Especial: O Melhor de 2001 a 2010: ELEFANTE

INSPIRADO EM UM TRAGICO CASO REAL, DIRETOR UNE FATOS VERIDICOS COM CRIATIVIDADE PARA CRIAR UM FILME INCOMUM
Sinopse: Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.
Gus Van Sant é um diretor que tem uma carreira um tanto irregular de altos (Gênio Indomável) e baixos (Psicose 1998) mas quando acerta, ele acerta em cheio e aqui ele não só acerta o alvo como cria uma obra prima corajosa, engenhosa e polemica. Inspirado no trágico acontecimento da escola de Columbine em 1999, o filme retrata o dia a dia de jovens perdidos em suas vidas e não sabendo o que querem e com isso, são facilmente seduzidos pelo caminho errado da vida, uma juventude sem brilho e desprovida de perspectivas
O filme possui inúmeras historias paralelas em que ambas se passam em um mesmo cenário e todas somente irão se cruzar somente no trágico ato final. Até lá, o diretor usa a sua criatividade na montagem, sempre apresentando uma determinada historia para depois cortá-la e ir para outra historia que se passa perto da historia anterior, tudo isso para elaboramos um incrível quebra cabeça nas nossas mentes e conhecer melhor o dia a dia de cada um dos personagens que surgem na tela.
Ousado, criativo e trágico esses e outros elementos que fazem desse filme indispensável para qualquer cinéfilo que queira saber o que rolou de bom na primeira década do cinema no século 21.

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: RED: APOZENTADOS E PERIGOSOS

Sinopse: Frank Moses (Bruce Willis) é um ex-agente da CIA, hoje aposentado, que tenta levar uma vida normal. Ele está interessado por Sarah (Mary-Louise Parker), com quem volta e meia conversa ao telefone, apesar de ainda não conhecer pessoalmente. Um dia, a casa de Frank é atacada por agentes da CIA. Sem saber o que está acontecendo, ele deduz que logo perceberão sua ligação com Sarah e parte para protegê-la. Para entender o porquê de ter sido atacado, Frank precisará da ajuda de seus antigos companheiros Joe (Morgan Freeman), Marvin (John Malkovich) e Victoria (Helen Mirren), todos também aposentados.
A primeira década do século 21 foi invadida por inúmeras adaptações de HQ, e como todas as adaptações que se prezem, houve vários entre altos e baixos. Mas diferente do que a maioria acha HQ não são voltadas somente para super heróis e sim para diversas historias, não importa qual tipo e nisso, os estúdios de cinema ficaram de olho e surgiram obras geniais como Sin City, Estrada da Perdição, Marcas da Violência, Anti-Herói Americano e dentre outros.
RED: Aposentados e Perigosos pertence a esse grupo de filmes baseados em HQ que não é necessariamente de super heróis e por isso, o diretor Robert Schwentke (Plano de Voo) adaptou livremente a historia escrita por Warren Ellis e Cully Hammer que teve somente três números, ou seja, uma historia bem curtinha.
Como não tinha fãs fervorosos em seu encalço, Robert alterou bastante a historia para torná-la mais acessível, começando por minimizar a violência explicita da historia, mas em compensação o filme ganhou contornos de humor bem elaborados e caricatos no bom sentido, já que é divertido ver protagonistas de um filme de ação não escondendo a idade e que já houve sua época, mas que por um motivo e outro acabam voltando à ação. Se não ficamos muito surpresos com atores como Bruce Willis, Morgan Freeman e John Malkovich neste tipo de gênero, o que dizer da talentosa Helen Mirren (A Rainha) segurando e usando a vontade uma metralhadora para atirar nos bandidos? É algo inusitado, mas ao mesmo tempo ela soube dar o recado.
Apesar de previsível em alguns momentos, RED cumpre o que promete, quase duas horas de diversão com velhos conhecidos desse gênero e que sabem fazer graça da própria idade.

Curiosidade: Durante as sequência de ação filmadas em Toronto, Canadá, a polícia local recebeu diversas chamadas dos moradores que pensavam que os tiros eram verdadeiros.

Cine Dica: Estréias no final de semana (11 03 11)

E ai gente. Após o feriadão as coisas estão voltando a normalidade, então vamos a nossa boa e velha rotina das estréias do final de semana, confiram:

RANGO
Sinopse: O filme conta a história cômica e transformadora de Rango um camaleão protegido que vive como animal de estimação e que enfrenta uma grande crise de identidade. Afinal o quão alto pode ser seu objetivo quando o propósito de sua vida é se adaptar?

 
PASSE LIVRE
Sinopse: Os amigos Rick e Fred estão inquietos e cansados da rotina do casamento. Tudo muda quando suas esposas tentam uma abordagem ousada e oferecem um passe livre: uma semana de total liberdade para que os dois façam o que quiserem livres das obrigações do matrimônio. Inicialmente parece que um sonho se torna realidade para Rick e Fred mas eles descobrem que seus conceitos sobre a atual vida de solteiro estão fora de sincronia com a realidade.

O CIÚME MORA AO LADO
Sinopse: É verão na Finlândia e os casais se divertem em jantares ao ar livre ou em banhos de lago noturnos. Mas a consultora de negócios Tuula e o terapeuta familiar Juhani estão em pé de guerra. Por mais que tenham concordado em se divorciar de forma civilizada, antes de venderem a casa, os dois fazem de tudo para provocar ciúmes um no outro. Assim, Tuula convida um charmoso piloto de avião para um jantar na casa deles, e Juhani, por sua vez, se vinga contratando uma prostituta para se passar por sua amante. Sentimentos antigos afloram e os dois embarcam numa disputa sem fim.


Patrik 1.5
Sinopse: No filme Patrik 1.5, Göran (Gustaf Skarsgård) é um médico e tem o sonho de ser pai. Seu marido Sven (Torkel Petersson), pouco sensível, e alcoólatra no passado, teve um casamento heterossexual e tem uma filha adolescente. Este é o casal que se candidata a adotar uma criança em uma pequena e conservadora cidade sueca.
Apesar das dificuldades de conseguir a autorização para a adoção, eles não desistem. Quando recebem uma notificação dizendo que foram aprovados para adotar uma criança, começam a decorar o quarto do filho com muito cuidado. Berço, carrinho e tudo mais que um bebê de um ano e meio precisa.
Porém, por um erro de digitação do Serviço Social, que colocou uma vírgula no lugar errado, o filho deles é Patrik (Thomas Ljungman), um adolescente de 15 anos, homofóbico, órfão e com um passado criminal. A convivência é hostil no princípio, mas, aos poucos, Patrik começa a se aproximar de seus pais adotivos com seus dotes de jardinagem.


RESTREPO
sinopse: Entre 2007 e 2008 no vale do Korengal no Afeganistão um pelotão de quinze soldados americanos está em serviço. Apelidado de Restrepo em homenagem a um médico da equipe morto em ação o grupo ocupa um posto de grande perigo. Em seu cotidiano no bunker não faltam demonstrações de amizade e camaradagem mas o verdadeiro heroísmo se manifesta no momento de enfrentar as diferenças culturais o tédio o medo e o cansaço. Sem sair do vale o filme se contenta em observar a realidade palpável e pouco vista da guerra aquela experimentada pelos soldados. Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance.



quinta-feira, 10 de março de 2011

Cine Dicas: Lançamento em DVD e Blu-Ray (10 03 11)

E ai gente. Andei ausente esses dias curtindo o feriadão de carnaval, mas diferente de outras pessoas, minha maneira de curtir é de outra maneira, assistir muitos filmes.

Abaixo, solto uma lista de bons filmes que estão e irão chegar nas locadoras:


ABUTRES
Sinopse: Sosa (Ricardo Darín) é um "urubu", um advogado especializado em acidentes rodoviários. Todos os dias ele vai aos locais de acidente, aos setores de emergência dos hospitais e às delegacias procurando clientes. Seu trabalho é lidar com as testemunhas, policiais, juízes e companhias de seguro. Mas o que seus clientes não sabem é que a agência para a qual trabalha está envolvida em esquemas de corrupção e desvio de dinheiro. Quando se apaixona pela jovem paramédica Luján (Martina Gusman), Sosa decide se aposentar do trabalho sujo e viver ao lado dela. Mas seu passado não o deixará tão facilmente.
Abutres chegou para reafirmar o talento Argentino com relação a cinema. Com as qualidades que sempre mostrou, com uma boa direção e boas historias.
Abutres chama-se, no original, Carancho. É o nome de uma ave predadora do noroeste argentino. Alimenta-se de restos de outros animais e até humanos e o motivo do titulo ser esse não só faz uma referencia a Carancho, mas também do personagem central da trama, representado por Darín em seu novo filme. Nos últimos anos, aumentou muito o número de acidentes com vítimas na Argentina. Como conseqüência, criou-se uma verdadeira indústria do acidente, com advogados especializados em defender as famílias das vítimas.
Quem trabalha nesta área, não esta nem um pouco interessado em ajudar as vitimas e sim ganhar algum lucro com isso. O advogado que Darín interpreta é o abutre mais do que perfeito. Tem o instinto do sangue e sabe convencer as famílias a lhe entregarem os casos.
No filme, Darín termina por relacionar-se com uma médica que atende a esses mortos e feridos. É interpretada por Martina Guzmán, mulher do diretor. A própria médica, a princípio altruísta, revela suas ambições. Trapero não facilita a pessoa que for assistir a esse incrível filme. É mais do que uma simples critica sobre a crise dos acidentes que ocorrem por lá, mas também uma impressionante aula de cinema principalmente com o que o diretor faz com a câmera e pelo visto, desde O Segredo Dos Seus Olhos, eles pegaram gosto por seqüências que, aparentemente, não a cortes. O final é eletrizante e fica na memória do publico por muito tempo.

Minhas Mães e Meu Pai
Sinopse: Dois irmãos adolescentes, Joni (Mia Wasikowaska) e Laser (Josh Hutcherson), são filhos do casal homossexual Jules (Julianne Moore) e Nic (Annette Bening), concebidos através da inseminação artificial de um doador anônimo. Contudo, ao completar a maioridade, Joni encoraja o irmão a embarcar numa aventura para encontrar o pai biológico sem que as "mães" soubessem. Quando Paul (Mark Ruffalo) aparece tudo muda, já que logo ela passa a fazer parte do cotidiano da família.

Filme independente de maior sucesso do ano passado e que acabou concorrendo a algumas estatuetas no ultimo Oscar, incluindo melhor filme. Partindo de uma idéia ao retratar uma família inusitada (vide Big Love) o filme ganha pontos ao retratar essa família que acaba sendo tão humano quanto qualquer uma, desde as suas qualidades como também seus defeitos. E os defeitos surgem quando as crianças querem conhecer seu pai doador (Mark Ruffalo ótimo) e que acaba despertando sentimentos até então escondidos no casal central, principalmente Jules (Julianne Moore).
O curioso do filme é que a tematica gay é posta de lado e o que se impõe é os problemas que qualquer família passa ao longo da vida como desarmonia e traição. Embora o filme termine “mais do mesmo” acaba por ganhar pontos graças ao casal central. Annette Bening esta ótima como sempre e o ato final ela da um show, mas é Julianne Moore que rouba boa parte do filme e novamente e fica sem explicação do porque ela não ter sido indicada ao Oscar neste ano.

Um Homem Misterioso
Sinopse: Jack (George Clooney) é um exímio criador de armas de fogo. Ele as faz sob encomenda, para que atendam ao desejo do cliente ao realizar seu serviço. A tarefa fez com que ele ganhasse vários inimigos, o que o força a viver sempre sozinho e escondido. Um dia, após sofrer um atentado, ele parte para Roma. Lá encontra Pavel (Johan Leysen), que tem uma nova encomenda para ele. Jack parte então para a pequena cidade italiana de Castelvecchio, onde poderá trabalhar em paz. Só que lá se envolve com a prostituta Clara (Violante Placido), que desperta nele a vontade de mudar de vida.
Em seu segundo longa-metragem de ficção, o fotógrafo holandês Anton Corbijn cria um corajoso filme de espionagem lento, mas não quer dizer que seja chato. Mesmo tendo uma narrativa por vezes lenta, sempre algo esta acontecendo em cena para sempre deixar o espectador preso à tela esperando o que pode acontecer em seguida. Algo que o diretor acaba por fazer muito bem e não a como negar que se inspirou em diretores como Sergio Leone (a uma cena inclusive que presta uma homenagem a Era Uma Vez no Oeste) em que basta uma simples cena para ter inúmeros significados, mesmo em ritmo lento, mas prazeroso.
George Clooney esta a vontade no papel do exímio criador de armas que busca uma paz interior com diversas mulheres que encontra ao longo do percurso e quando se apaixona por uma delas, percebe que não sairá desse mundo que vive tão facilmente. Recomendado para aqueles que procuram algo de diferente no gênero da espionagem.

Um Parto De Viajem
Sinopse: Peter Highman (Robert Downey Jr.) está longe de casa e vai ser pai pela primeira vez. Assim, tudo o que ele queria era acompanhar o parto de seu filho e para isso ele tem exatos cinco dias para chegar a Atlanta, algo que um simples vôo faria em algumas horas. Mas ele não contava em conhecer, no meio do caminho, o aspirante a ator Ethan Tremblay (Zach Galifianakis), alguém que irá transformar sua viagem de volta numa verdadeira loucura. (RC)
Alguns disseram que era uma continuação de Se Beber não case, ou uma nova versão do clássico Sessão da Tarde Antes só do que mau acompanhado. Em parte, cada um esta certo, porque o personagem Ethan Tremblay interpretado pelo comediante do momento Zach Galifianakis é praticamente o mesmo personagem que ele fez no filme de 2009 e a direção é do mesmo Todd Phillips. Por ser um fã incondicional das comedias dos anos 80, ele quis criar uma comedia escrachada de estrada que por vezes lembra muito aquela época, principalmente o já citado Antes só do que mau acompanhado, no qual o diretor é apaixonado.
Comparações a parte, o filme fala por si por momentos muito engraçados e incorretos (no bom sentido da palavra) e a química de Robert Downey Jr e Zach Galifianakis é perfeita. Ambos possuem suas veias cômicas, mas cada um de um jeito bem diferente, o que torna esse encontro de dois mundos diferentes algo imperdível, em um ano que teve poucas comedias memoráveis para serem vistas.



sábado, 5 de março de 2011

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: A Rede Social

UM FILME PARA DEIXA-LO CONECTADO DO COMEÇO AO FIM
sinopse: Numa noite da primavera de 2003 Mark Zuckenberg gênio da computação de Harvard senta-se à frente deu seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Num rompante de blogar e programar o que surge ali em seu quarto é uma rede social que revolucionaria o conceito de comunicação. Seis anos e 500 milhões de amigos depois Zuckenberg é o bilionário mais jovem da história. Mas tudo tem seu preço.
Os verdadeiros fatos de uma realidade ás vezes não é o suficiente, portanto cria-se o mito, no qual será muito bem melhor vendido. Foi isso que passou na minha cabeça ao assistir o inicio e o fim de A Rede Social, pois o que se viu ali foi apenas um pequeno e engenhoso artifício do diretor David Fincher para deixar a trama (baseado na obra Bilionários por Acaso) algo bem mais redondinho. Por conta disso, já circulou alguns dizendo de se tratar do novo Cidadão Kane. Exageros aparte, mas não a como negar que esse novo “Rosebud” serviu de ponta pé inicial para a criação de uma historia na qual boa parte dessa nova geração no mundo real esta envolvida e se essa ponta de iceberg realmente aconteceu isso é o que menos importa no momento.
Após ter perdido seu “Rosebud” (ou melhor, dizendo sua garota) em uma seqüência de diálogos fulminantes saídos da sua boca, Mark Zuckerberg (Jesse Eisemberg, brilhante) se fecha no seu quarto para criar no computador um meio de não só humilhar sua ex, como também todas as garotas da universidade. Tem inicio então a uma trama na qual é muito bem moldada graças à mão segura da direção de David Fincher. Vindo dos vídeos clipes dos anos 90, Fincher sempre soube dosar uma bela montagem de cenas nas quais faz o espectador jamais cansar. O filme esta sempre em movimento, sempre algo está acontecendo e muitos diálogos, mas que mesmo assim, o espectador é pego facilmente na montanha russa de imagens, no trajeto de Mark e da sua criação na qual se tornaria uma da marcas mais conhecidas do mundo, O Facebook.
O filme explora muito bem essa trajetória, não só de Mark, mas também de outros envolvidos na criação da criança como o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield o próximo Homem Aranha do cinema) que de melhor amigo do criador, tornasse ex amigo, graças as artimanhas de Sean Parker (surpreendentemente bem interpretado por Justin Timberlake) que financiou o projeto do império, mas tirou Saverin do posto de co- fundador em uma bela jogada de gato e rato. A trama vem e volta no tempo embalado não só pela genial montagem de Fincher, mas pela ótima trilha sonora de Trent Reznor que soube casar bem a trilha com os momentos em que os personagens estão tanto na época do Harvard como após o crescimento do famoso império virtual.
No geral, o filme é um retrato dessa nova geração cada vez mais retraída e do difícil contato de uns com os outros, mas que dentre eles, alguém conseguiu criar uma ferramenta no qual todos se relacionassem virtualmente, mas que no fim, o próprio não consegue se relacionar com ninguém sem antes magoar o próximo devido ao seu intelecto superior que por hora nos fascina e por hora nos enoja e isso se deve graças ao ótimo desempenho de Jesse Eisemberg. Vindo do sucesso Zumbilandia, o jovem ator transmite todos os sentimentos que o personagem sente de tal maneira que não me espantou ter sido lembrado na temporada de prêmios que passou.
Vencedor de três Oscar (merecia bem mais) A Rede Social é um pequeno exemplo de que basta um pequeno artifício para entrelaçar o inicio e o fim da trama para torná-la perfeita e bem redondinha, mesmo que para isso se cria tal mito dentro da historia verídica.

Curiosidades:   A cena inicial da conversa entre os personagens de Eisenberg e Rooney Mara representaram oito páginas de roteiro e 99 tomadas.
Devido a dificuldade de encontrar dois atores gêmeos que pudesse interpretar os irmãos Cameron Winklevoss e Tyler Winklevoss, o diretor David Fincher optou por contratar dois atores diferentes, Armie Hammer (Cameron) e Josh Pence (Tyler). Como Hammer parecia mais com os verdadeiros irmãos, a opção do diretor foi fazer inúmeras cenas usando o seu rosto e, posteriormente, aplicando através da computação gráfica sobre as cenas de Tyler.