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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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domingo, 6 de fevereiro de 2011

Cine Curiosidades: DE TUDO UM POUCO

Sempre prometo deixar esse blog atualizado, mas sempre acontece uma coisa ou outra para isso não ficar 100% certo. Essa semana tive problemas com o computador, fui resolver uns problemas em casa e assim foi a semana. Contudo, posso dizer o que rolou comigo e no mundo do cinema resumidamente.

O Cinema da Adeus a...

Lena Nyman
Curiosamente fui somente conhecer recentemente essa atriz quando assisti Sonata de Outono de Ingmar Bergman onde ela era bem jovem fazendo um pequeno, mas impactante papel de uma jovem com problemas de saúde e filha da personagem problemática Ingrid Bergman. A artista, que estreou no cinema aos 11 anos, interpretou papéis principais em mais de 50 filmes e peças suecas. Ganhou fama internacional ao protagonizar Jag är nyfiken (1967), filme dirigido por Vilgot Sjöman que foi vetado nos Estados Unidos. O longa combinava crítica social com cenas de sexo e nudez, que contribuíram para dar à Suécia, nos anos 1960, a imagem de um país com liberdade sexual.

Maria Schneider
Os cinéfilos brasileiros ouviam de tudo sobre essa atriz que escandalizou o mundo com cenas tórridas de sexo ao lado do mestre Marlon Brando em O Ultimo Tango Em Paris, filme que, devido a nojenta ditadura militar, só foi liberado por aqui somente 1979. Maria fez outros filmes como Profissão: Repórter (1975), de Michelangelo Antonioni, no qual contracenou com Jack Nicholson.Com uma carreira discreta nas décadas seguintes, teve como últimos trabalhos Os Atores (2000), de Bertrand Blier, e Cliente (2008), de Josiane Balasko.

O que esperar do Oscar?
Ainda acho que não existe exatamente um franco favorito para o próximo Oscar e se muitos consideraram a Rede Social como franco favorito, a coisa desandou de vez quando o ótimo O Discurso do Rei recebeu o SAG (Sindicato de Atores dos Estados Unidos) um dos principais termômetros do Oscar. Por outro lado, o Sindicato dos roteiristas deu o premio de melhor roteiro original para Christopher Nolan aumentando suas chances no Oscar. Isso seria uma forma é claro de mostrar como os roteiristas (e muitos cinefilos) ficaram muito descontentes do fato de Nolan não estar concorrendo na categoria de melhor diretor.   
Por isso, ainda acho que tudo pode acontecer no próximo Oscar, vamos ver.

Momento de confissão:
Com estréia do filme Deixe-me Entrar, refilmagem do filme Cult Sueco, decidi então que era a hora de procurar esse filme e finalmente ve-lo. Lembro-me bem que como queria assisti-lo, mas na época da estréia, o filme topou de frente com os vampiros brilhantes ao sol, o filme Lua Nova, e com isso, os cinemas deram mais espaço aquele filme, em vez de uma obra estrangeira que levava o tema do vampirismo mais a serio e com isso, deu para contar nos dedos quais as salas o filme tava paassando e ficou muito pouco tempo em cartaz. Pesquisando pela internet e locadoras, percebi que por algum motivo ainda que desconheça a produção ainda não havia chegado às locadoras e não estava sendo exibido em nenhuma cinemateca. Então que fazer?
Decidi fazer uma coisa que nunca fiz na vida que era baixar filme pela internet, algo que sempre fui contra, pois a pirataria é ainda um dos maiores venenos que existe atualmente para o cinema, mas não existia outro meio para assistir a esse filme, então cai na tentação.
Não estou dizendo que é certo o que eu fiz, só acho que as distribuidoras brasileiras tem que se tocar que quanto mais atrasa um filme para estrear no cinema ou ele nunca estar disponível a venda ou nas locadoras, muitos cinéfilos de carteirinha como eu, irão cair nessa tentação, daí vão reclamar do que? A culpa é de vocês que não deixam os filmes disponíveis em termos legais ou ficam se amarrando. Prova da Morte e Deixa-a ela Entrar dão o recado.

Estréias de peso:
Estreou nesse neste final de semana Cisne Negro e O Vencedor, filmes de grande porte e favoritos para o próximo Oscar. Fui assistir ontem o primeiro e devo confessar que é uma experiência fantástica. Natalie Portman brilha do começo ao fim em um papel difícil que não é qualquer uma que possa fazer e se não levar a estatueta esse ano, os membros da academia vão sofrer com inúmeras criticas meses a fio. Só acho uma pena a distribuidora brasileira ter demorado tanto para exibir esse filme, tanto que já estava sendo baixado pela internet, mas obras como essa tem que ser vistas na tela grande. Outra mancada da distribuidora daqui.

O que esperar daqui nos próximos dias?
Minhas férias estão acabando e com isso voltarei ao meu serviço habitual, ao mesmo tempo tentarei de todas as formas postar mais matérias por aqui, como o especial o melhor de 2001 a 2010. Aguardem minhas criticas de Cisne Negro e O Vencedor. Esqueci de algo? Talvez sim, mas ninguém é infalível.



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cine Especial: Deixa Ela Entrar

COM A CHEGADA DA REFILMAGEM AMERICANA, VAMOS RELEMBRAR DA PRIMEIRA VERSÃO QUE CONQUISTOU CINEFILOS E CRITICOS PELO MUNDO.
Sinopse: Blackeberg, subúrbio de Estocolmo. Oskar (Kare Hedebrant) é um garoto de 12 anos que sente-se só. Na escola ele sempre é provocado por outros garotos e, apesar da raiva que sente, é incapaz de reagir. Um dia, ao brincar no pátio repleto de neve do prédio onde mora, ele conhece Eli (Lina Leandersson). Ela é uma garota pálida e solitária, que se mudou para a vizinhança recentemente, em companhia de seu suposto pai. Apesar do temor em se aproximar de Oskar, logo Eli se torna sua amiga. Paralelamente, uma série de assassinatos macabros acontecem, em que o sangue das vítimas é retirado. Eli está envolvida com estes fatos, de uma forma que Oskar jamais poderia imaginar.
Muitos reclamam do exagerado sucesso da saga Crepúsculo que convenhamos, não é essa coisa toda, por outro lado, fez com que os engravatados dos estúdios voltassem a ter interesse nesse gênero, seja artístico (Sede de Sangue) seja entretenimento (2019), mas foi um filme Sueco que talvez tenha nascido o melhor filme de vampiro dessa onda recente.
Dirigido pelo diretor Tomas Alfredson, o filme apresenta a curiosa relação de dois jovens Oscar e Eli (Kare Hedebrant e Lina Leandersson ótimos em cena com bela química) em que ambos guardam segredos dentro de si. Enquanto o primeiro tem desejos assassinos reprimidos por sofrer nas mãos de outros jovens da escola, a segunda é vampira e precisa assassinar pessoas para continuar sobrevivendo. Com isso, o tema vampirismo é uma mera desculpa para fazer um retrato sobre desejos reprimidos obscuros das pessoas nas quais possuem, mas não conseguem colocar para fora por inúmeros motivos e também um retrato escancarado sobre a bullying no qual o diretor não mede esforços para mostrar como os jovens atuais são inconseqüentes perante ao mais fraco.
O diretor  também acerta em não exagerar na fantasia dentro do mundo real, portanto, por mais fantástico que seja Eli com os seus poderes de vampira, a forma como ela e colocada neste mundo real é de uma forma que nos faz acreditar que realmente posa existir tais criaturas que são condenadas a beber sangue humano e sofrem com essa maldição. Muito embora Eli  (apesar de sofrer) aceita sua natureza, contudo, não esconda de Oscar o seu amor humano por ele, mas nunca sendo piegas e sim convincente.
Com uma bela fotografia e momentos de tensão e violência na medida certa, o filme só peca em seu ato final, que apesar de surpreendente (a parte da piscina é fantástica) o encerramento nos seus segundos finais tornam o final da trama no mínimo previsível mas nada que atrapalhe esse enigmático filme que trouxe mais verossimilhança no gênero do vampirismo.

Curiosidades: Apesar da história se passar em Blackeberg, subúrbio de Estocolmo, as filmagens ocorreram em Luleä, ao norte da Suécia. O motivo foi que no local havia a neve e o mau tempo necessários para a trama;
O título original é uma referência à canção "Let the Right One Slip In", de Morrissey;

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cine Especial: O Melhor de 2001 a 2010: Cidade De Deus

UM MARCO DO CINEMA BRASILEIRO E MUNDIAL
Sinopse: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.
Um retrato forte que mostra aspectos tristes, mas verídicos das trajetórias percorridas por jovens das favelas urbanas. A um certo virtuosismo técnico compensado na verdade da atuação de um elenco orientado pela co-diretora Kátia Lund. Grande sucesso no exterior, foi finalista no Balfa (Oscar Inglês) de melhor filme estrangeiro, perdido pelo espanhol Fale Com Ela, mas ganhou na categoria montagem. Foi indicado a quatro Oscar, incluindo melhor diretor para Fernando Meirelles mas o filme topou de frente na época com o ultimo capitulo do Senhor dos Anéis, mas nada que atrapalhe o belo desempenho que o filme teve no Brasil e no mundo a fora e atualmente sempre ganha destaque em inúmeras listas dos melhores filmes, seja na ultima década que passou ou entre os melhores de todos os tempos.

Curiosidade: Grande parte do elenco de Cidade de Deus foi escolhido entre garotos que vivem em diversas comunidades e favelas do Rio de Janeiro e que não tinham tido até aquele momento nenhum contato com a arte de atuar. Para fazer esta seleção foram realizadas mais de 2000 entrevistas;

Cine Especial: O Melhor de 2001 a 2010: DOGVILLE

O VERDADEIRO RETRATO DO HOMEM POR DE TRAZ DAS PAREDES 
Sinopse:Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este "período de testes" Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.
Pertencente ao movimento Dogma 95 (cinema mais realista e menos comercial) o diretor Lars Von Trier seguiu a risca esse movimento e criou um dos filmes mais simples visualmente e ao mesmo tempo complexo e cheio de conteúdo da ultima decada. Não existe cenário, toda a trama se passa em estúdio, em um grande palco onde a pouquíssimos cenários. As casas nos não vemos, somente os moveis e as paredes só existem devido a marca de giz no chão que marca o local, ou seja, o elenco precisou de imaginação em dobro para se acostumar com a falta de cenário e o espectador precisou comprar a idéia engenhosa que a primeira vista parece estranho mas se torna fascinante no decorrer do tempo. 
A intenção talvez do diretor fosse criar uma analise do comportamento humano com suas inúmeras camadas escondidas com mascaras ou paredes que escondem o verdadeiro horror da alma humana e com isso, pelo fato das paredes serem inviáveis aos nossos olhos, vemos o contraste de determinados personagens, dentro e fora de determinada residência. Nicole Kidman faz de sua personagem um símbolo do filme como um todo mas é o próprio filme que fala por si, exemplo raro do cinema ultima década que passou.

Curiosidades: Apesar de Dogville ser situado nos Estados Unidos, todas as filmagens ocorreram em estúdio na Suécia.
O orçamento de Dogville foi de US$ 9 milhões.
Trata-se do 1º filme de uma trilogia do diretor Lars Von Trier sobre os Estados Unidos. Os demais filmes são Manderlay (2005) e Washington (2007).

domingo, 30 de janeiro de 2011

Cine Clássicos: O que eu assisti neste final de semana?

Muito Alem Do Jardim

Sinopse: Chance (Peter Sellers), um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand (Melvyn Douglas), um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente (Jack Warden). Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial. Paralelamente a saúde de Benjamin está crítica e Eve Rand (Shirley MacLaine), sua esposa, se apaixona por Chance.
Peter Sellers era mais do que um ator de comedia, era um verdadeiro camaleão e isso era comprovado em filmes como Lolita e Dr Fantástico de Kubrik. Mas aqui ele vive um papel bem diferente do restante de sua carreira, talvez o melhor de todos os personagens. Um filme para rir mas ao mesmo tempo para se refletir, baseado no romance de Jerzy Kosinski. O filme valeu o Oscar de melhor ator coadjuvante para Melvyn Douglas mas com certeza Sellers também merecia ter levado seu Oscar para casa. Atenção para os segundos finais do filme, enigmática e ao mesmo tempo simples, que define a mensagem que o filme passa para todos nos.

INFÂMIA
Sinopse: Duas professoras de uma escola particular têm suas vidas viradas do avesso quando uma das crianças denuncia um sentimento um pouco maior que amizade entre as duas. A avó da garota, poderosa na cidade, trata de espalhar a história e fazer com que todos se voltem contra as pecadoras.
Para assistir a esse filme é preciso se colocar como se estivesse no inicio dos anos sessenta, pois naquele tempo, o homossexualismo ainda era um grande tabu na sociedade e no cinema, portanto podemos considerar como um dos filmes mais ousados e corajosos daquele tempo, mesmo não possuindo nenhuma cena explicita e sim sugerida levemente. Dirigido pelo diretor William Wyler (Bem Hur) o filme mostra o que acontece com a vida das pessoas apartir de um simples boato maldoso através (justamente) de uma criança, interpretada com maestria por Karen Balkin. Apesar de pouca idade, Balkin carrega todos os trejeitos de uma cobra perante sua presa para assim fazer com ela o que bem entender e a interpretação da menina é tão enigmática e poderosa que com certeza esta na lista de melhores vilãs do cinema.
Quanto a dupla central feminina, Audrey Hepburn cumpre bem o seu desempenho, mas é Shirley MacLaine que da um verdadeiro show de interpretação principalmente no ato final da trama aonde ela faz um desabafo e uma revelação na qual todos imaginavam desde o principio da trama, mesmo contrariando o olhar mais conservador da época que simplesmente não aceitava tal verdade e só por isso, o filme merece ser redescoberto pelo publico atual.

Curiosidade: A peça que deu origem a este filme estreou na Broadway em 1934 e foi a primeira da escritora Lillian Hellman; foi também seu primeiro sucesso.


Lanternas Vermelhas
Sinopse: Em 1920, após a morte dos pais, Songlian é obrigada a se casar com Chen Zuoqian, senhor de uma família importante da China. Porém, Chen já possui três esposas, cada uma morando em “casas” separadas dentro de seu enorme palácio. A competição entre as esposas é dura, as quatro armam todo tipo de intrigas na disputa para obter os privilégios e confortos oferecidos pelo senhor do palácio.
Com uma simetria rigorosa, o chinês Yimou (Herói) realizou um melodrama original na narrativa (principalmente no comportamento competitivo das esposas) e na forma A linguagem é lenta, densa e envolvente em sua incrível beleza pictórica. Ganhador do leão de preta de melhor direção no festival de Veneza.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cine Curiosidade: Indicados ao Oscar 2011

Estou meio atrasado para falar sobre isso mas vamos lá. Saiu na ultima terça a lista dos indicados ao Oscar 2011 e como sempre aconteceu, o que sempre acontece nestas indicações dessa premiação, aconteceu o previsível, surpresa e injustiça. De previsível fica para os indicados a melhor filme, todos que achavam que seriam indicados estão lá, a surpresa talvez seja o fato de Bravura Indômita com dez indicações, um filme que começou de mansinho, mas foi conquistando o publico e critica. A decepção mesmo foi ver exclusão de Christopher Nolan entre os cinco indicados a melhor diretor, uma injustiça. O diretor já havia sido esnobado no ótimo Cavaleiro Das Trevas e depois dessa fico me perguntando o que os membros da academia têm contra ele? Vai saber.


Confiram os indicados e leiam o que eu acho e quem deveria ganhar nas categorias principais.

Melhor filme:
A rede social
O discurso do rei
Cisne negro
O vencedor
A origem
Toy Story 3
Bravura indômita
Minhas mães e meu pai
127 horas
Inverno da alma

Quem ganha? Já se passou o tempo de que filme com o maior numero de indicações venceria. Portanto, apesar do Discurso do Rei ser um ótimo filme não levem em consideração esse numero de indicações (doze no total). A meu ver A Rede Social ainda é o franco favorito, contudo, Bravura Indômita possa a vir a surpreender e sonho mesmo seria ver A Origem ou Toy Story 3 ganhar nessa categoria.

Melhor diretor:
David Fincher – “A rede social”
Tom Hooper – “O discurso do rei”
Darren Aronofsky – “Cisne negro”
Joel e Ethan Coen – “Bravura indômita”
David O. Russell – “O vencedor”

Quem ganha? Com certeza foi injusto Christopher Nolan ter sido excluído nesta categoria, foi até uma judiação, pois ele merece mais atenção pela sua direção ágil e eficaz que ele faz em seus filmes, principalmente agora com A Origem.Tirando esse deslise, a academia pode muito bem finalmente dar o Oscar de melhor diretor a David Fincher, pois desde o tempo de Sevem ele merecia está estatueta, contudo, Darren Sronofsky, outro esnobado talentoso diretor, pode também ser reconhecido pelo seu desempenho na direção de Cisne Negro.

Melhor ator:
Jesse Eisenberg – “A rede social”
Colin Firth – “O discurso do rei”
James Franco – “127 horas”
Jeff Bridges – “Bravura indômita”
Javier Bardem – “Biutiful”

Quem ganha? Colin Firth é disparado o favorito. Esnobado pelo seu excelente desempenho em “O Direito de Amar” no ano passado, sua vitoria no próximo Oscar seria uma espécie de erro corrigido. Contudo, novamente Jeff Bridges esta de volta entre os indicados para melhor ator, interpretando um personagem que já deu um Oscar de melhor ator (o único alias) para John Wayne em 1970.
Bridges ganhou no ano passado em Coração Louco uma espécie de premio de consolação, já que ele deveria ter ganho a muito tempo. Portanto acho meio improvável que os membros da academia dêem duas vezes seguidas ao ator, mas tudo é possível. Em meio a isso tudo, Jesse Eisenberg  pode surpreender, pois seu desempenho em A Rede Social não é algo para ser ignorado e seria justo também se caso ganhasse.

Melhor atriz:
Annette Bening – “Minhas mães e meu pai”
Natalie Portman – “Cisne negro”
Nicole Kidman - “Rabbit hole”
Michelle Williams - “Blue valentine”
Jennifer Lawrence - “Inverno da alma”

Quem ganha? Seria previsível, mas justo se Natalie Portman ganhasse pelo seu assombroso desempenho em Cisne Negro. Contudo, Annette Bening, caso ganhasse, seria justo também e uma espécie de erro corrigido, já que é outra que já deveria ter ganho a muito tempo, mas nas duas ocasiões que foi indicada, perdeu para a mesma atriz Hillary Swank

Melhor ator coadjuvante:
Mark Ruffalo – “Minhas mães e meu pai”
Geoffrey Rush – “O discurso do rei”
Christian Bale – “O vencedor”
Jeremy Renner – “Atração perigosa”
John Hawkes – "Inverno da alma"

Quem ganha? Após a vitoria no Globo de Ouro, Christian Bale é disparado o favorito, contudo, os votantes se lembram do passado meio nebuloso que o ator teve profissionalmente e pessoalmente entre 2008 e 2009, mas acho que uma coisa ou outra, pois não pode tachar a pessoa pelo seu passado que já se foi e sim analisar seu desempenho nesse momento e atuação de Bale em O Vencedor não é algo para ser dispensável devido aos seus erros. Contudo, se caso os membros da academia torcer o nariz para Bale, ficaria satisfeito se dessem o premio a Jeremy Renner pela sua atuação em Atração Perigosa. Sempre relegado o segundo plano em muitas produções (como Terra Fria) o ator se consagrou ano passado em Guerra ao Terror. Com um olhar que mostra pouco mas diz tudo, sua vitoria seria muito bem vinda.

Melhor atriz coadjuvante:
Helena Bonham Carter – “O discurso do rei”
Melissa Leo – “O vencedor”
Amy Adams – “O vencedor”
Hailee Steinfeld – “Bravura indômita”
Jacki Weaver - “Reino animal”

Quem ganha? Aqui a coisa é acirrada e tudo pode acontecer, já que todas as atrizes estão ótimas em seus desempenhos, então qualquer uma pode ganhar. Entretanto se a uma disputa realmente é entre duas atrizes isso acontece justamente em um único filme que é O Vencedor. Amy Adans já é figura conhecida nas ultimas cerimônias, sempre lembrada pelos seus bons desempenhos como Duvida. Já Melissa Leo, mesmo sendo veterana só teve reconhecimento mundialmente pelo seu desempenho em Rio Congelado, portanto sua vitoria seria antes tarde do que nunca.

Melhor roteiro original:
Cisne negro”
Minhas mães e meu pai”
O vencedor”
A origem”
O discurso do rei”

Quem ganha? Essa categoria é estranha, pois a vezes premia um filme cujo o roteiro não e tão original assim. Se fosse realmente justo, premiaria Christopher Nolan pelas suas incríveis idéias que criou para o filme A Origem. Mas não me surpreenderia se a academia fosse para o caminho de previsível e desse para o filme O Discurso do Rei;

Melhor roteiro adaptado:
A rede social”
127 horas”
Bravura indômita”
Toy Story 3”
Inverno da alma"

Quem ganha? Disparado A Rede Social, entretanto, a academia adora filmes baseados em fatos reais e não me surpreenderia se dessem a 127horas, contudo, seria justo.

Melhor longa-metragem de animação:
Como treinar o seu dragão
O mágico
Toy Story 3

Quem ganha? Preciso dizer? Toy Story 3 foi o maior sucesso de critica e publico do ano passado. Com sua historia fascinante e com um final de encher os olhos, o filme não só merece essa estatueta como também a da principal da noite mas duvido que isso aconteça. Justo seria então O Mágico ganhar nesta categoria e o filme da Pixar ganhar a estatueta principal . É difícil mas não impossível, seria só questão dos membros da academia deixarem de lado o preconceito bobo com relação a filmes de animação.

Melhor Documentário
Saia Pela Loja de Souvenirs
Gasland
Inside Job
Restrepo
Lixo Extraordinário

Quem ganha? O Brasil esta muito bem representado no Oscar com esse belo documentário, pois a mensagem que passa de fazer arte através do lixo, é algo que a academia presta muito atenção.


Melhor Documentário em Curta-metragem
Killing the Name
Poster Girl
Strangers No More
Sun Come Up
The Warriors os Qiugang

Melhor Edição
Cisne Negro
O Vencedor
O Discurso do Rei
127 Horas
A Rede Social

Melhor Filme Estrangeiro
Biutiful
Caninos
Em Um Mundo Melhor
Incendies

Melhor Maquiagem
Barney's Version
The Way Back
O Lobisomem

Melhor Trilha Sonora
Como Treinar seu Dragão
A Origem
O Discurso do Rei
127 Horas
A Rede Social

Melhor Canção Original
Coming Home, de Country Strong
I See the Light, de Enrolados
If I Rise, de 127 Horas
We Belong Together, de Toy Story 3

Melhor Som
A Origem
O Discurso do Rei
Salt
A Rede Social
Bravura Indômita

Melhor Edição de Som
A Origem
Toy Story 3
Tron: O Legado
Bravura Indômita
Incontrolável

Melhores Efeitos Visuais
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e Relíquias da Morte Parte 1
Além da Vida
A Origem
Homem de Ferro 2

Melhor Curta-Metragem de Animação
Day & Night
The Gruffalo
Let's Pollute
The Lost Thing
Madagascar, carnet de voyage

Melhor Curta-Metragem
The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143

Melhor Figurino
Alice no País das Maravilhas
I Am Love
O Discurso do Rei
The Tempest
Bravura Indômita

Melhor Direção de Arte
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e Relíquias da Morte Parte 1
A Origem
O Discurso do Rei
Bravura Indômita


Melhor Fotografia
Cisne Negro
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Bravura Indômita

A entrega do Oscar será em 27 de fevereiro no Teatro Kodak, em Los Angeles, com apresentação dos atores James Franco e Anne Hathaway. Já estão confiramos na cerimônia nomes como o de Halle Berry, Jeff Bridges, Sandra Bullock, Marisa Tomei e Oprah Winfrey.







quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cine Especial: O melhor de 2001 a 2010: A Professora e o Piano

Sinopse: Erika Kohut (Isabelle Huppert) trabalha como professora de piano no Conservatório de Viena. Ela não bebe nem fuma, vivendo na casa de sua mãe (Annie Girardot) aos 40 anos. Quando não está dando aulas Erika costuma frequentar cinemas pornôs e peep-shows, em busca de excitação. Logo ela inicia um relacionamento com Walter Klemmer (Benoît Magimel), um de seus alunos, com quem realiza vários jogos perversos.
Um pequeno exemplo do que o diretor Michael Haneke (Fita Branca e CACHE) faria no resto da década. Da para perceber que em sua filmografia, o diretor gosta de mexer em um vespeiro sobre o mundo de pessoas no mínimo desajustadas e neste filme a personagem da vez foi Erika Kohut interpretada com intensidade por Isabelle Huppert. Durante todo o filme seguimos o dia a dia dessa personagem solitária e misteriosa, que aos poucos vai se revelando com suas atitudes no mínimo sado masoquistas, principalmente quando surge um aluno que se tornara um possível amante dos seus jogos estranhos nos quais é o único meio de prazer dela. Não faltam momentos fortes de sexo explicito e desagregação mas é contrabalançado com momentos de execução de música clássica absolutamente belíssimos.
Cru e simples do inicio ao fim, o filme é foi um dos grandes ponta pés iniciais do cinema Frances no inicio da década que passou.
Curiosidades: A personagem da mãe de Erika Kohut foi inicialmente oferecida a Jeanne Moreau;
Isabelle Huppert realmente tocou piano em cena. Ela estudou piano por 12 anos, sendo que para se preparar para A Professora de Piano voltou a praticar o instrumento cerca de um ano antes do início das filmagens.