Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Cine Dica: Cinema hispânico é tema de nova mostra na Sala Redenção

Em parceria com o Instituto Cervantes de Porto Alegre, a Sala Redenção exibe, de 12 a 16 de maio, a mostra “Recortes do cinema hispânico”. Com intuito de apresentar as diferentes facetas do cinema espanhol, a mostra inicia com uma homenagem ao trabalho da diretora Iciar Bollain e encerra com um clássico de Juan Bardem.

A diretora Iciar Bollain é um dos grandes nomes do cinema contemporâneo espanhol e se destaca por obras com temáticas cotidianas e de grande carga emocional. Presença constante em festivais de cinema da Europa, seu trabalho ganha espaço na curadoria com dois exemplares de sua filmografia: “Conflito das Águas” (2011), drama histórico que se passa durante a guerra da água na Bolívia; e “Yuli” (2018), que narra a vida do dançarino cubano Carlos Acosta, que também atua no filme.

As sessões de road movies exploram a estrada como metáfora da transformação pessoal. As narrativas transitam entre viagens nostálgicas, fugas inesperadas e encontros improváveis. A programação inclui títulos como “Querida Gina” (2013), um documentário que acompanha dois idosos em busca de uma antiga estrela de cinema; “Mami Blue” (2010), uma comédia irreverente sobre a fuga de uma senhora e sua cuidadora; “Pájaros” (2023), que retrata uma amizade que acompanha a migração de aves pela Europa; e “522. Um gato, um chinês e meu pai” (2019), cuja personagem central é uma mulher com agorafobia que tenta lidar com o passado.

O clássico de Juan Bardem, “A morte de um ciclista” (1955), é o filme que encerra a mostra. A obra é um suspense que coloca em cena não apenas a tensão característica do gênero, mas também reflexões sobre como cada extrato social é tratado diante de um mesmo crime. O longa-metragem, premiado no Festival de Cannes de 1955, tem no elenco a musa do neo-realismo Italiano, Lucia Bosé.

A entrada é franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus centro da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui. 

Nenhum comentário: