Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Cine Dica: Próxima Sessão CineClube Torres - 'Quase Samba'

 Na primeira segunda feira de dezembro, dia 2 às 20h, o Cineclube Torres vai participar da 1a Semana do Samba de Torres com uma exibição especial do filme "Quase Samba" de Ricardo Targino.

A exibição integra a 1ª Semana do Samba de Torres, que prevê uma série de atividades e encontros, com a organização da Casa Odara, parceria e apoio do Cineclube Torres e Muitas Luas. A sessão da próxima segunda, dia 2, Dia Nacional do Samba, será alusiva a este estilo musical cheio de gingado e melodia que estimula a dança e exige perícia na harmonia e no ritmo de todos os músicos envolvidos na roda.

O filme selecionado para a efeméride é o filme "Quase Samba" de Ricardo Targino, exibido a partir da parceria com a Taturana, plataforma de mobilização social pela difusão de audiovisuais com conteúdo político social. Produção brasileira de 2015 o samba aparece num contexto de periferia, com suas problemáticas socioeconômicas, junto a temas como a dignidade feminina e LGBTQIAPN+: Teresa (Mariene de Castro) é uma cantora de samba, que mora na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro; mãe solteira de um filho pequeno, ela está grávida do segundo filho, e luta para sustentar a família.

“Quase Samba” é uma produção da Bananeira Filmes e traz no elenco a cantora e atriz Mariene de Castro, João Baldasserini, Cadu Fávero, além das participações especiais de Arnaldo Antunes e Eron Cordeiro. "Nem tão “popular” nem tão “autoral”, Quase Samba surge como incógnita, a tatear numa tradição do cinema brasileiro historicamente desafiadora" (Marcelo Miranda, Cinética)

A sessão, com entrada franca, integra a programação continuada realizada na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

Serviço:

O que: Exibição de "Quase Samba", de Ricardo Targino, ficção, 90min., 2013.

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, dia 2/12, às 20h.

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).

Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917

Nenhum comentário: