Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cine Especial: OSCAR 2011: Curiosidades parte 2

OS INJUSTIÇADOS

Richard Burton

Indicações:
1952 Melhor Ator Co-adjuvante, Eu Te Matarei, Querida (Anthony Quinn)
1953 Melhor Ator, O Manto Sagrado (William Holden)
1964 Melhor Ator, Becket, o favorito do rei (Rex Harrison)
1965 Melhor Ator, The Spy Who Came in from the Cold (Lee Marvin)
1966 Melhor Ator, Quem tem medo de Virginia Woolf? (Paul Scofield)
1969 Melhor Ator, Ana dos mil dias (John Wayne)
1977 Melhor Ator, Equus (Richard Dreyfuss)

Não ganhou nenhuma vez, nem mesmo em desempenhos memoraveis como em Quem Tem Medo de Virginia Woolf?

Stanley Kubrick
Ganhou por Melhores Efeitos Especiais em 1968 - 2001: Uma Odisseia no Espaço mas é pouco para esse grande diretor que foi indicado nas principais categorias mas jamais ganhou.

Indicações
Melhor Diretor:
1964 - Dr. Fantástico
1968 - 2001: Uma Odisseia no Espaço
1971 - Laranja Mecânica
1975 - Barry Lyndon


Melhor Filme
1964 - Dr. Fantástico
1971 - Laranja Mecânica
1975 - Barry Lyndon
Melhor Roteiro
1964 - Dr. Fantástico
1968 - 2001: Uma Odisseia no Espaço
1971 - Laranja Mecânica
1975 - Barry Lyndon
1987 - Nascido Para Matar

Alfred Hitchcock

Alfred Hitchcock recebeu o Prêmio Irving Thalberg da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood pelo conjunto de sua obra; entretanto, apesar de indicado seis vezes ao Oscar, cinco vezes como melhor diretor e uma como melhor produtor, jamais recebeu a cobiçada estatueta, juntando-se a outro gênio cinematográfico também nunca agraciado com o prêmio máximo da academia, Stanley Kubrick.

Indicaçoes (melhor diretor)
Rebecca (1940)
Lifeboat (1944)
Spellbound (1945)
Rear Window (1954) e Psycho (1960)

Suspicion (1941), como produtor.

Kirk Douglas
 indicações ao Oscar de Melhor ator, por:
 O Invencível" (1949)
Assim Estava Escrito" (1952)
Sede de Viver" (1956).
Foi somente ganhar o  Oscar honorário em 1996 quando a saude ja estava o debilitando.




CHARLES CHAPLIN
Mesmo nunca ter ganho o premio de melhor ator ou diretor, Chaplin por algumas vezes foi lembrado pela academia. Na 1ª Entrega dos Prêmios da Academia em 16 de maio de 1929, os procedimentos de votação da auditoria ainda não tinham sido postos em prática, e as categorias eram ainda muito fluidas. Chaplin havia sido originalmente indicado ao Oscar de Melhor Ator e de Melhor Diretor de um Filme de Comédia pelo seu filme O Circo, mas seu nome foi retirado quando a Academia decidiu dar-lhe um prêmio especial "pela versatilidade e genialidade em atuar, escrever, dirigir e produzir O Circo". O outro filme que recebeu um prêmio especial naquele ano foi The Jazz Singer.
O segundo Oscar Honorário de Chaplin veio quarenta e quatro anos mais tarde, em 1972, e foi pelo "efeito incalculável que ele teve em tornar os filmes a forma de arte deste século". Ele saiu de seu exílio para receber esse prêmio, e recebeu a mais longa ovação em pé da história do Oscar, com uma duração total de dez minutos. Chaplin também aproveitou seu breve e triunfante retorno aos Estados Unidos para discutir como seus filmes seriam relançados e comercializados.
Em 1972, Chaplin ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora pelo filme Luzes da Ribalta, de 1952, que também foi um grande sucesso. O filme foi co-estrelado por Claire Bloom e também conta com a participação de Buster Keaton, sendo esta a única vez em que os dois grandes comediantes apareceram juntos. Devido as perseguições políticas contra Chaplin, o filme não chegou a ser exibido durante uma única semana em Los Angeles quando foi originalmente lançado. Este critério de nomeação era desconsiderado até 1972.
Chaplin também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Ator em O Grande Ditador em 1940, e novamente por Melhor Roteiro Original em Monsieur Verdoux em 1948. Durante seus anos ativos como cineasta, Chaplin expressava desprezo pelos Oscars; seu filho descreve que ele provocou a ira da Academia ao deixar seu Oscar de 1929 ao lado da porta, para não deixá-la bater. Isto talvez explique porque Luzes da Cidade e Tempos Modernos, considerados por várias enquetes como dois dos melhores filmes de todos os tempos,[16][17] nunca foram indicados à um único Oscar.

Um comentário:

ANTONIO NAHUD disse...

Dos citados, sinto pelos diretores (Kubrick, Hitch e Chaplin). Nunca gostei de Burton e Douglas, embora reconheça o talento deles. Burton tinha uma cara que parecia que estava sempre embriagado. O Kirk é só antipatia mesmo.
Abração

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

- Se possível, deixe os seus favoritos do Oscar deste ano lá no blog. Só cite os que desejar, não precisa ser a lista toda...rs