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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 25 de julho de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Ted Bundy' - A Irresistível Face do Mal

Sinopse: Ted Bundy foi um dos serial killers mais perigosos dos anos 1970, e, além de ser um assassino, era sequestrador, estuprador, ladrão e necrófilo.  

Nos últimos tempos a Netflix tem investido pesado em documentários investigativos e cujo retorno tem se tornado bem lucrativo. "Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy" foi um dos grandes sucessos do streaming, pois os realizadores investigaram a fundo um dos maiores assassinos da história dos EUA. Curiosamente, retornamos aos cenários dos acontecimentos, mas agora no formato de cinebiografia pelo filme “Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal”.
Dirigido por Joe Berlinger, também responsável pelo documentário "Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy", o filme conta a história de Ted Bundy (Zac Efron) do filme "O Rei do Show" (2017), rapaz bonito, bem-sucedido e que se apaixonada pela jovem Elizabeth (Lily Collins) do filme "Okja"(2017). Casados, ambos vivem uma espécie de contos de fadas, mas que acaba se tornando pesadelo quando Ted é acusado por crimes dos quais ele se diz inocentes. Porém, na medida que as investigações avançam, é revelado uma outra face de Ted.
Embora eu tenha assistido aos fatos documentados pela Netflix, é curiosa também essa cinebiografia, já que ela segue a lógica doentia de Ted em jamais assumir que é responsável pelos crimes, mas sim passando lábia típica do que se diz “cidadão do bem”. Aliás, o julgamento com relação aos seus crimes pode ser considerado um dos primeiros reality shows da história da tv americana, já que a mídia usaria os acontecimentos como um verdadeiro espetáculo para se alimentar pela audiência que estava gerando. Algo parecido só se repetiria anos mais tarde no caso O.J. Simpson.
Assim como visto no documentário, Joe Berlinger mantem um ritmo bem fluido com relação aos fatos que são reconstituídos para o filme, ao ponto de gerar certa tensão, mesmo que muitos de nós já saiba do seu derradeiro final. Sua edição, aliás, é dinâmica, bem fluida e fazendo com que não percamos o fio da meada. O mesmo pode se dizer de sua fotografia e trilha sonora, das quais sintetizam muito bem o clima e a cultura dos anos setenta.
É claro que tudo gira em torno da figura de Ted, sendo uma figura que não daríamos crédito na possibilidade de ele ser um assassino, mas sim uma pessoa que poderia estar construindo um grande futuro. Curiosamente, os realizadores optam em não mostrar explicitamente os crimes que ele havia cometido, mas sim representando até o último minuto a versão que ele sempre quis passar para o público. Nesse caso, é preciso reconhecer o talento do ator Zac Efron, do qual consegue nos passar pelo seu personagem uma pessoa, fria, calculista e sabendo jogar até o último minuto com as nossas custas.
Ao mesmo tempo, os efeitos dos seus métodos são sentidos através de opiniões diversas ao longo do filme, principalmente através das figuras femininas. Elizabeth, por exemplo, carrega um peso durante toda a projeção, pois se divide em aceitar os fatos de que pode ter convivido com um monstro, ou de que tudo não passou de um mal-entendido. O mesmo pode ser dito de sua amante Carole (Kaysa Scodelario) do filme "Piratas do Caribe - A Vingança de Salazar" (2017), da qual se rende aos encantos de Ted, mas que não esconde em seu olhar a dúvida perante a situação que veio a participar.
O fato é que Ted realmente cometeu crimes terríveis, mas dos quais, talvez, nem o próprio tenha conseguido aceitar pessoalmente. No prólogo, por exemplo, é o momento da hora da verdade que, aliás, é sem dúvida alguma o momento mais tenso do filme e do qual Joe Berlinger filma em um enquadramento mais do que perfeito nos seus respectivos personagens. É então que, finalmente, as cortinas são abertas, muito embora o protagonista não entregue com palavras as monstruosidades que havia cometido um dia.
Com participações coadjuvantes de peso como as de John Malkovich e Haley Joel Osment, "Ted Bundy - A Irresistível Face do Mal" é tenso em sua proposta ao trazer à tona um caso real surpreende e que explora a fundo o lado sombrio da alma humana. 


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quarta-feira, 24 de julho de 2019

LUTO: Rutger Hauer: 1944 - 2019


Após três dias em casa, mofando, eu decido sair para assistir a um filme com os demais críticos de cinema no BarraShoppingSul de Porto Alegre.  Hoje foi um dia chuvoso, nebuloso e meio depressivo. Após a sessão fui pegar o ônibus um tanto que desanimado, porém, um senhor de idade, com os seus quase noventa anos de vida, decidiu conversar comigo durante o percurso. Veterano na vida, ele se animou quando eu disse que eu era crítico de cinema e me falou que essa é a minha principal arma contra os tempos difíceis que estamos vivendo atualmente.
Revigorado espiritualmente, eu decidi passear um pouco no centro de Porto Alegre, mesmo com o mundo vindo abaixo. As palavras daquele senhor me deram animo de continuar passeando pelas ruas e sentindo o gosto pela vida. Em tempos de hoje em que o nosso futuro se encontra um tanto que indefinido, definitivamente não podemos nos abalar, pois a nossa fé e o amor pela vida é algo que não podem nos tirar.
Por fim, chego em casa e a tristeza tenta novamente me domar, pois fico sabendo da morte do grande ator Rutger Hauer. De origem Holandesa, Hauer já chamava atenção da crítica em sua terra natal, pois basta assistir as suas atuações em filmes como, por exemplo, "Louca Paixão" (1973) e "Soldado de Laranja" (1977). Porém, foi nos EUA que ele viria ganhar fama mundial, através de filmes como "A Morte Pede Carona" (1986) e "O Feitiço de Áquila" (1985).
Mas o papel de sua vida sempre foi e sempre será como o replicante Roy Batty no clássico "Blade Runner" (1982). Condenado a viver somente por quatro anos, o replicante não mede esforços para conseguir se manter vivo, nem que para isso tenha que eliminar o seu próprio criador, ou o caçador androides (Harrison Ford) em seu encalço. Porém, é o personagem mais humano em cena, do qual valoriza a vida como um todo até os seus últimos momentos e nos brindando com uma das cenas mais celebres da história do cinema.
A sua partida, logicamente, me fez relembrar do seu grande personagem e só devo agradecer pela lição da qual ele nos deixa, de valorizarmos cada minuto de nossas vidas e desfrutarmos desses momentos durante a chuva.  


Vá em paz Roy Batty 

Filmografia: 
2018 Channel Zero - Temporada 3
2018 Sansão
2018 The Sisters Brothers
2017  Journey To China: The Mystery Of Iron Mask
2017 Um Dia para Viver
2017 Valerian e a Cidade dos Mil Planetas
2016 Missão: Amsterdã
2016 O Amanhecer Do Quarto Reich
2015 Galavant - Temporada 1
2015 Kickback
2015 O Escorpião Rei 4 - Na Busca pelo Poder
2015 The Last Kingdom - Temporada 1
2015 Unity
2014 2047: Sights of Death
2014 Emperor
2014 Real Playing Game
2014 The Letters
2014 Wilfred (2011) - Temporada 4
2013 O Futuro
2013 True Blood - Temporada 6
2012 Drácula 3D
2012 Metal Hurlant Chronicles - Temporada 1
2011 A Aldeia de Cartão
2011 Borboletas Negras
2011 O Moinho e a Cruz
2011 O Ritual
2006 Gol! 2
2006 Águia 1 - O Resgate
2005 Batman Begins
2005 Drácula III - O Legado Final
2005 Minotauro
2005 Poseidon
2005 Sin City - A Cidade do Pecado
2004 A Mansão Marsten
2004 Tempesta
2003 Smallville - Temporada 3
2002 Alias - Temporada 2
2002 Confissões de uma Mente Perigosa
2000 The 10th Kingdom - Temporada 1
1998 Merlin - Temporada 1
1998 Pedaços da Morte
 1994 Nação do Medo
1994 Sobrevivendo ao Jogo
1992 Buffy - A Caça-Vampiros
1989 In una notte di chiaro di luna
1988 A Lenda do Santo Beberrão
1987 Fuga de Sobibor
1986 A Morte Pede Carona
1986 Exterminador Implacável
1985 Conquista Sangrenta
1985 O Feitiço de Áquila
1983 O Casal Osterman
1982 Blade Runner
1980  Sem Controle
1977 Soldado de Laranja
1975 Conspiração Violenta
1975 Os Amores de Katie
1973 Louca Paixão


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Cine Dica: Atriz de cinema Cris Lopes brinda aniversário em São Paulo: com 5 prêmios na telona, atriz se divide entre Brasil, Argentina e em breve Portugal


A atriz brasileira de cinema e tv Cris Lopes vem conquistando seu espaço nas produções internacionais e nacionais. Com mais de 15 filmes na carreira, entre eles 6 longas metragem recentes, já passou pela telinha diversas vezes e é famosa por atuar em diversos idiomas, Cris já teve estréías em cinemas e festivais no Brasil, Argentina, Espanha, França, Uruguay, Peru, Canadá, USA e na tv brasileira está em exibição este ano com o filme super premiado AGS no canal Sesc Tv, no qual ganhou prêmios na categoria melhor atriz como protagonista e diretora de arte.
Cris Lopes tem atuado em filmes e campanhas com diversos temas importantes entre eles assuntos do momento como violência contra a mulher, suicídio, racismo, golpe corporativo e em breve o longa policial com Jackson Antunes (Metrópole 153 pela Garantia da Liberdade).  Assim a brasileira vem representando o Brasil pelo mundo com muito orgulho, prêmios e menções honrosas nos festivais de cinema.
Cris filmou recentemente a versão francesa da diva Marylin Monroe no longa Truck in Texas e já tem convites para atuar em filmes na Argentina e Espanha por falar espanhol fluente além de planos de estar em breve em Portugal onde tem familiares, assim como na Inglaterra e Bélgica onde recebeu convite para apresentar programa de turismo.
Este mês em São Paulo a atriz esteve na Avenida Paulista e também marcou presença no SPA Onodera Lapa para cuidar do corpo com massagens modeladoras e relaxantes.

Assista aqui os melhores momentos na telinha e na telona com Cris Lopes no Brasil e no exterior na tv e no cinema: https://www.youtube.com/watch?v=DqAfDZINyq8
Curtir Fan Page Cine & TV com entrevistas nacionais e internacionais @crislopesoficial  https://www.facebook.com/crislopesoficial

terça-feira, 23 de julho de 2019

Cine Dica: Teddy Williams, Projeto Raros, Sessão Acessível e Cartazes (23 a 31 de julho)

CINEMA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM DEBATE SESSÃO ACESSÍVEL APRESENTA ANIMAÇÃO BRASILEIRA EXPOSIÇÃO CARTAZES: UMA HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO
Matrix

A programação da segunda semana da mostra Cinema, Ciência e Tecnologia: Diálogos Possíveis apresenta duas sessões comentadas.
Na quarta-feira, 24 de julho, às 19h30, o coletivo Gogó debate a criação sonora do filme argentino O Auge do Humano, de Eduardo Williams. A Gogó é um coletivo que produz som e trilha sonora original para filmes e conteúdos audiovisuais. Entre os trabalhos mais importantes, estão os longas Castanha, Beira-Mar, Rifle, Tinta Bruta, Temporada, No Coração do Mundo, Breve Historia del Planeta Verde, Raia 4, Legalidade, A Cidade dos Piratas e Sem Seu Sangue.
À frente da Gogó estão o técnico de som direto e editor de som Marcos Lopes, a produtora e diretora musical Rita Zart e o editor de som e mixador Tiago Bello.
Na sexta-feira, 26 de julho, às 20h, uma edição especial do Projeto Raros apresenta Sem Chão (Losing Ground, 1982), da diretora Kathleen Collins, um marco da produção afro-americana realizada na década de 1980. A sessão será comentada pela pesquisadora Juliana Costa, integrante do Cineclube Academia das Musas, que exibe e discute, desde 2016, filmes dirigidos por mulheres.
A sessão de Mirante, de Rodrigo John, foi cancelada. Em comunicado da distribuidora Lança Filmes, o cancelamento acontece em virtude de participações em festivais internacionais e nacionais. De acordo com a distribuidora, a exibição em eventos similares a este criará um impedimento para a futura participação em outros festivais.
Com o cancelamento, Matrix, de Lilly e Lana Wachowski, ganha mais uma reprise no domingo, 28 de julho, às 19h30.

A programação completa da mostra está disponível em: 

CARTAZES: UMA HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO
Inaugura na próxima terça-feira, 23 de julho, na Cinemateca Capitólio Petrobras a exposição Cartazes: uma história do cinema brasileiro, que acompanha os principais fatos da história do cinema brasileiro entre 1928 (ano da inauguração do Cine-Theatro Capitólio) e 2018, data em que o prédio onde hoje está sediada a Cinemateca Capitólio Petrobras completou seu 90º aniversário, através de uma narrativa construída a partir de uma seleção de alguns de seus cartazes mais significativos, boa parte deles pertencentes ao acervo da instituição. Cartazes integra a programação especial com 26 atividades com patrocínio master da Petrobras e produção cultural da Fundacine e Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Secretaria da Cultura/Coordenação de Cinema e Audiovisual. Com curadoria assinada pela historiadora Alice Trusz, concepção visual da designer Tatiana Sperhacke, correção de imagem dos cartazes de Nicole Chaffe e expografia a cargo de Andreia Vigo, a exposição é formada por três módulos: o primeiro deles apresenta uma linha do tempo, com 101 cartazes, fotografias e pequenos textos. O segundo módulo exibe um slide-show, que projeta uma seleção de cartazes digitalizados. Já o terceiro e último módulo traz uma projeção em looping de trechos dos filmes representados nos cartazes da exposição. Divulgação completa em: http://www.capitolio.org.br/novidades/3282/cartazes-uma-historia-do-cinema-brasileiro/

SESSÃO ACESSÍVEL DE ANIMAÇÃO BRASILEIRA
No sábado, às 14h, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta mais uma Sessão Acessível de cinema. A animação Historietas Assombradas é a quarta das dez sessões acessíveis que ocorrem até novembro. Pepe mora com sua avó, uma bruxa fazedora de poções, desde que era um bebê. Após descobrir que seus pais estão vivos, decide sair em busca deles, mas acaba atraindo a atenção de Edmundo, um vilão que precisa de Pepe para alcançar a imortalidade. O filme tem sessão gratuita às 14h e conta com interpretação em Libras feita pela Ovni Acessibilidade Universal, parceira cultural do projeto. As sessões acessíveis da Programação Especial 2019 da Cinemateca Capitólio Petrobras contam com legendagem descritiva, audiodescrição e libras e a bilheteria abre 30 minutos antes da sessão, para distribuição de senhas.

INGRESSOS:
Projeto Raros – Entrada franca
Sessão Acessível – Entrada franca
Mostra Cinema, Ciência e Tecnologia: R$ 10,00
Anos 90 – R$ 16,00

GRADE DE HORÁRIOS
23 a 31 de julho de 2019

23 de julho (terça)
14h – Anos 90
16h – Matrix
18h30 – Um Homem com a Câmera
20h – O Fundo do Coração

24 de julho (quarta)
14h – Anos 90
16h – O Fundo do Coração
18h – Um Homem com a Câmera
19h30 – O Auge do Humano + debate com coletivo Gogó 

25 de julho (quinta)
14h – Anos 90
16h – As Hiper Mulheres
17h30 – Z – A Cidade Perdida
20h – Razzle Dazzle: The Lost World

26 de julho (sexta)
14h – Anos 90
16h – Branco Sai, Preto Fica
18h – O Professor Aloprado
20h – Projeto Raros Especial: Sem Chão + debate com Juliana Costa

27 de julho (sábado)
14h – Sessão Acessível: Historietas Assombradas
16h – As Hiper Mulheres
18h – Matrix
20h30 – L. A. Rebellion: Julie Dash e Zeinabu irene Davis

28 de julho (domingo)
14h – Anos 90
16h – Pulse
18h – Um Homem com a Câmera
19h30 – Matrix

30 de julho (terça)
14h – Anos 90
16h – Pulse
18h – Z – A Cidade Perdida
20h30 – eXistenZ

31 de julho (quarta)
14h – Anos 90
16h – O Professor Aloprado
18h – eXistenZ
19h30 – Plano Controle + Abrigo Nuclear (debate com Juliana Antunes)

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

Cine Dica: ‘BLITZ’, DE RENE TADA BRASIL, ESTREIA NO CINEBANCÁRIOS DIA 25 DE JULHO

Drama policial aborda a história de um policial acusado de assassinato       
                                                                             
                    
“BLITZ”, longa-metragem de Rene Tada Brasil, estreia no CineBancários no dia 25 de julho, nas sessões das 15h e 19h. O projeto é fruto da parceria do cineasta e do premiado dramaturgo Bosco Brasil, responsável por criar o roteiro, e traz no elenco Rui Ricardo Diaz, Georgina Castro, Leonardo Diniz dos Santos.
O filme conta a história do Cabo Rosinha (Rui Ricardo Dias), um policial que está sendo acusado do assassinato de um jovem durante uma blitz em seu colégio. Enquanto sua esposa luta para descobrir a verdade sobre o que aconteceu, a família tem que lidar com a indignação da população que o julga culpado antes de qualquer julgamento.
A dupla de realizadores já assinou dois curtas em parceria, que foram premiados em diversos festivais de cinema e comercializados para televisão e internet. Como diretor de cinema, Rene Tada Brasil tem trabalhos como “Ressaca” (2009), selecionado para diversos festivais internacionais como Festival Amerique Latine de Biarritz e Mostra Internacional del Cine Latinoamerica de Lleida em Barcelona, e “Máscara Negra”, que conquistou prêmios internacionais em festivais importantes, como Festival Internacional Del Cine DIVA em Valparaíso.

SINOPSE
Cabo Rosinha está sendo acusado de ter matado um menino durante uma Blitz em um colégio. Sua esposa, Heloísa, tenta descobrir a verdade sobre o ocorrido. A população está indignada com o caso.

Ficha Técnica
Roteirista: Bosco Brasil
Diretor: Rene Tada Brasil
Produtor: André Gevaerd, Kinoosfera Filmes
Elenco: Rui Ricardo Dias, Georgina Castro, Leonardo Diniz dos Santos
Duração: 86 min.
Classificação Indicativa: 14 anos

Horários de 25 a 31 de julho (NÃO HÁ SESSÕES NAS SEGUNDAS-FEIRAS):

Dia 25 de julho:
15h – BLITZ
17H – ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR
19h – BLITZ

Dia 26 de julho:
15h – BLITZ
17H – ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR
19h – BLITZ

Dia 27 de julho:
15h – BLITZ
17H – ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR
19h – BLITZ

Dia 28 de julho:
15h – BLITZ
17H – ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR
19h – BLITZ

Dia 30 de julho:
15h – BLITZ
17H – ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR
19h – BLITZ

Dia 31 de julho:
15h – BLITZ
17H – ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR
19h – BLITZ

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

C i n e B a n c á r i o s 
Rua General Câmara, 424, Centro 
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 
Fone: (51) 34331205

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: 'Santiago, Itália' - Entre o Golpe e a Solidariedade

Sinopse: Durante um dos mais duros golpes militares da história do Chile, responsável por derrubar o presidente Allende e instituir a ditadura no país, a embaixada italiana tornou-se uma das protagonistas da situação. 

Em tempos atuais é comum se ver por aí pessoas questionado os golpes de estado do passado, principalmente aqueles orquestrados pelo fascismo, pois há aqueles que idolatram os seus desígnios. Em tempos em que a extrema direita se alastra, não só no Brasil como também em vários países pelo mundo, cabe o cinema exercer o papel da informação sobre um passado que não pode ser esquecido. O documentário "Santiago, Itália" segue à risca neste papel fundamental sobre um passado nebuloso e do qual encontra ecos em nossos tempos atuais indefinidos.
Dirigido pelo cineasta  Nanni Moretti, do filme "Mia Madre" (2015), o documentário nos apresenta uma linha de eventos acontecidos no  Chile. Esses eventos culminaram no golpe de Estado chileno, em 11 de setembro de 1973, quando as forças armadas do país bombardearam o Palácio de La Moneda e depuseram o presidente Salvador Allende, líder do primeiro governo socialista democraticamente eleito na América do Sul. Perseguidos e mortos, os defensores por um país democrático começaram a procurar refúgio nas embaixadas, em especial a da Itália.
Nanni Moretti cria uma obra dinâmica, não somente pelos inúmeros depoimentos de pessoas que viveram naquele período, como também registros preciosos de um tempo que não pode ser esquecido. Os minutos iniciais, aliás, sintetizam um clima de harmonia de um país que estava crescendo e isso graças ao governo socialista de Salvador Allende. O que viria a seguir não é muito diferente do que é visto nos filmes catástrofes, mas que são, infelizmente, assustadoramente reais.
Com a mídia da época como aliada, as forças armadas ganharam força contra Salvador Allende, do qual possuía uma política que ia de contramão dos desejos da extrema direita, ou na melhor das hipóteses, indo de contra a política norte americana da época. Se no Brasil o golpe de 1964 aconteceu devido o pretexto, ridículo aliás, do aumento do poder do comunismo, aqui o exército não usou meros pretextos, mas sim o poder bélico. Ao vermos a destruição do Palácio de La Moneda, além da morte do presidente Allende, constatamos o quanto somos impotentes perante a imprevisibilidade do fascismo irracional e inconsequente.
A partir daí, o documentário destrincha cenas que mais parecem saídas de um filme apocalíptico, onde um país inteiro se encontra sitiado e dominado pelo medo. comandado por Augusto Pinochet, inúmeros chilenos do partido de esquerda e contra o golpe começaram a serem perseguidos, presos e até mesmo mortos. As cenas de um estádio de futebol, do qual foi usado como campo de prisioneiros, é uma representação do lado irracional e desumano vindo dos poderosos.
Através dos depoimentos de pessoas que testemunharam aqueles tempos, o filme ganha uma dimensão ainda maior, principalmente quando as palavras desses mesmos se casam com perfeição com as cenas registradas na época. Curiosamente, Nanni Moretti procura ser imparcial sobre os fatos, ao ponto de buscar depoimentos por aqueles que trabalharam e defenderam o golpe. Mas, assim como os defensores do golpe de 1964 no Brasil, não há aqui um embasamento que sustente e favoreça a tirania orquestrada pelos mesmos.
Porém, em meio as perseguições, torturas e mortes, havia um fio de esperança no ar. Não deixa de ser surreal os depoimentos de pessoas que buscavam refúgio na embaixada Italiana que, após os mesmos pularem os muros, testemunhavam uma realidade que se distanciava daquele terrível pesadelo. A mão solidária vinda dos italianos é que fez com que muitos voltassem a ter esperança, mesmo com a possibilidade de nunca mais voltarem ao seu país de origem.
Embora todos saibamos como isso tudo termina, não deixa de ser curioso que possamos fazer um paralelo desses tempos nebulosos do Chile com o nosso tempo atual e do qual se encontra com um futuro indefinido. Talvez o que falte hoje, mas que tinha na época mesmo com todas as adversidades, é o poder do coletivo e o desejo de ser mais samaritano. Infelizmente em tempos atuais, em que há um capitalismo desenfreado, há também o desejo pelo individualismo e sendo sempre moldurado pelo egoísmo vindo dos poderosos.
"Santiago, Itália" é um registro sobre tempos opressores, mas que sempre havia entre as trincheiras um fio de esperança para ser abraçada. 

NOTA: Documentário exibido para os associados do Clube de Cinema de Porto Alegre e  para Accirs - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Sessão ocorrida neste último sábado (20/07/19), mas o documentário segue em cartaz as 17h30min na sala Noberto Lubisco. Casa de Cultura Mário Quintana. R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre.         


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Cine Dica: Sala Redenção - Cinema Universitário exibe 31 vídeos que discutem questões da antropologia

Coco Antes de Chanel

A programação da próxima semana na Sala Redenção trará a Mostra de Videos Etnográficos com 31 produções audiovisuais realizadas em diferentes partes do Brasil e da América do Sul. A mostra é uma das atividades da Reunião de Antropologia do Mercosul, um dos maiores congressos de antropologia da América Latina e que dará início a sua 13ª edição na próxima segunda-feira, 22 de junho, no campus central da UFRGS. Com sessões nos dias 23, 24 e 25 de junho, os videos apresentados transitam por diferentes temáticas estudadas pelas ciências sociais, como os mitos do imaginário gaúcho, a luta indígena por seus territórios, o universo simbólico da fé e as relações das pessoas com os ambientes urbanos.
O primeiro filme a ser exibido no dia 23, terça-feira, é A Poeira do Tempo: figuras e lendas da fundação da terra gaúcha, um documentário audiovisual que reúne registros de narrativas biográficas e da memória coletiva de mulheres e homens durante anos de trabalho de campo em viagens pelo Estado do Rio Grande do Sul e pela região metropolitana de Porto Alegre. Já De Mitos a Bichos, dirigido por  Cinthia Creatini da Rocha e Kátia Klock, será exibido na quinta-feira, 25 de junho, e abordará as narrativas de um líder espiritual Mbyá Guarani sobre o processo de transformação entre “ser gente” e “ser bicho”. Tal transformação retrata valores e características humanas e não-humanas e que são centrais na construção sociocultural dos indígenas. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público. 
Além dos videos etnográficos, a Sala dá continuidade a Mostra Cinema Pelo Mundo, em que os filmes exibidos tratam sobre relações familiares tensionadas por questões políticas e de convivência. Obras do Uruguai, da França e dos Estados Unidos compõem a programação do ciclo. O Cinema Universitário exibe, ainda, na quarta-feira, 24 de junho, Coco Antes de Chanel, o longa que conta a história da famosa estilista francesa Coco Chanel. A sessão é uma parceria da Sala Redenção com o Zenit-Parque Científico da UFRGS e integra a programação mensal da Mostra Inovação nas Telas, que traz longa sobre pesquisa, inovação e empreendedorismos. Após o filme, o público poderá participar de um debate com integrantes do projeto e convidados. 

Veja a programação completa no site oficial clicando aqui.