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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Cine Especial: Revisitando - 'O Anjo Nasceu'

Sinopse: Dois bandidos, Santamaria e Urtiga, saem pelo Rio de Janeiro cometendo atos de violência. O místico Santamaria acredita que está se aproximando de um anjo que limpará sua alma. Urtiga, um marginal ingênuo, segue os passos do amigo e cúmplice, acreditando também no anjo da salvação. 

O primeiro contato com o cinema marginal brasileiro que eu tive foi há vários anos na rede Manchete. O antigo canal exibia aos sábados à noite filmes clássicos que nunca me esqueci como, por exemplo, "Vidas Secas" (1963) e do qual neste caso era pertencente ao Cinema Novo. Quanto ao cinema marginal tudo era para mim algo estranho, principalmente para uma criança tão acostumada com o cinema convencional norte americano.

Com o passar dos anos esse tipo de cinema logo foi me atraindo mais pelo seu lado naturalista de se filmar, onde uma geração de jovens cineastas brasileiros decidiram pegar a câmera e usar cenários naturais para desenvolver histórias, por vezes, mais experimentais do que as tradicionais que estávamos acostumados naqueles tempos.  Júlio Bressane foi um desses realizadores do cinema marginal brasileiro que deu um toque simplista, porém, poético e ao mesmo tempo irresistível.

É de sua autoria o clássico "Matou a Família e foi ao Cinema" (1969), onde a história dentro da história nos faz levantar inúmeras teorias sobre o que a gente está assistindo na tela. No mesmo ano o realizador lançaria também "O Anjo Nasceu" (1969), filme que mexeu com os meus sentimentos quando assisti pela primeira vez na Rede Manchete, pois não sabia como administrar tudo aquilo. Anos mais tarde esse e os demais filmes do cinema Marginal Brasileiro foram analisados pelo jornalista Leonardo BomFim no curso do Cine Um em 2017 e que mais recentemente lançou atividade com maior profundidade.

Rever "O Anjo Nasceu" é me dar conta que o longa era algo à frente do seu tempo, atual na primeira vez que eu havia assistido e mais atual do que nunca nos tempos em que vivemos.  Os dois protagonistas, interpretados pelos ótimos atores Hugo Carvana e Milton Gonçalves nada mais são do que seres marginalizados, perdidos em sua própria realidade e se entregando ao lado mais sombrio da alma humana. Ao mesmo tempo, a partir do momento que se entregam para a violência, me parece que há uma busca pela redenção que dificilmente irá chegar, mas que prossegue nesta descida ao inferno acreditando em alguma passagem milagrosa para dizer o mínimo.

Assim como "Matou a Família e Foi ao Cinema", o filme é intercalado com imagens que, até certo ponto, não tem certa ligação com o enredo principal. Há, por exemplo, uma cena de um casamento, onde nos passa a impressão de ela está sendo documentada, pois as pessoas em cena agem de forma naturalista e olhando para câmera. Porém, a minha parte preferida destes momentos é quando surgem cenas da viagem à lua, mas posteriormente dando a entender que os dois protagonistas estão assistindo esse evento pela tv.

O filme não procura dar lições de moral para o espectador que assiste, mas sim somente nos passar uma realidade nua e crua de uma violência de uma geração perdida, da qual não sabia ao certo o caminho que trilhar e principalmente em um Brasil refém de um sistema ditatorial da época. Não é à toa que por muito tempo o filme foi censurado, ao ponto de ser somente liberado anos mais tarde, assim como foi para outros títulos da época como "O Despertar da Besta" (1970). Esse e outros filmes do Cinema Marginal Brasileiro foram uma espécie de cinema da resistência e que revisto hoje nos faz ficar imaginando até onde iria se não tivessem sido perseguidos pelo sistema ditatorial dos tempos de chumbo.

Com um final fora do comum, "O Anjo Nasceu" é um belo representante de uma das fases mais criativas, ousadas e corajosas do nosso cinema brasileiro.    

Onde Assistir: Youtube. 
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quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Cine Dica: Clube de Cinema de Porto Alegre: Um filme de BR (22/11, Cine Bancários) + O Último Azul (23/11, Cinemateca Paulo Amorim)

 Neste final de semana teremos sessão dupla de filmes brasileiros no Clube de Cinema de Porto Alegre!

No sábado, 22/11, às 10h15, no CineBancários, exibiremos Um Filme de BR, documentário independente de Wender Zanon que encerra a trilogia dedicada às transformações urbanas de Canoas. A sessão terá entrada franca e será comentada pelo diretor e parte da equipe. Traga seus amigos para conhecer o Clube de Cinema!

Já no domingo, 23/11, também às 10h15, na Cinemateca Paulo Amorim, será a vez de assistirmos ao premiado O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro. Protagonizado por Denise Weinberg, o filme conta também com Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás e Adanilo no elenco. A sessão de domingo contará ainda com a participação especial do Coletivo Metamorfose da Vida (@livrometamorfosedavida) — criado em 2023, com quatro livros publicados e diversas ações de debates e palestras — e da Associação Movimento Sociedade Sem Idadismo, ativa desde 2024. Juntas, as duas iniciativas atuam na promoção do debate sobre o envelhecer e no combate ao preconceito de idade (idadismo), tema que atravessa todas as fases da vida.

Participam do encontro: Elenara Stein Leitão (arquiteta e associada do Clube), Adeli Sell (ex-vereador), Afonso Escosteguy (administrador) e Claire Abreu (farmacêutica).


📽️ PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA NO CLUBE DE CINEMA


SÁBADO | 22/11

Um Filme de BR

📍 Local: CineBancários

Rua General Câmara, 424 – Centro Histórico

(Brasil, 2024, cor)

10h15

Direção e produção: Wender Zanon

Bate-papo após a sessão com Wender Zanon, Bárbara Velasque, Júlia Tarragó, Vítor Cunha e Lucia Marques.

Entrada franca

Sinopse: Um Filme de BR percorre a BR-116 em Canoas acompanhando quatro pesquisadores em busca de personagens que vivem a rotina da rodovia. Entre encontros, relatos e deslocamentos, o documentário revela como a estrada atravessa vidas, memórias e transformações da cidade.


DOMINGO | 23/11

O Último Azul

📍 Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim

R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre

10h15

Direção: Gabriel Mascaro

Elenco: Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás, Adanilo

Sinopse: Tereza, 77 anos, viveu toda a sua vida em uma pequena cidade industrializada na Amazônia, até o dia em que recebe uma ordem oficial do governo para se mudar para uma colônia de moradias para idosos.


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Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (20/11/25)

WICKED: PARTE 2

Sinopse: Elphaba, agora demonizada como a Bruxa Má do Oeste, vive no exílio, escondida na floresta de Oz, e tenta desesperadamente expor a verdade que conhece sobre o Mágico.


O SOBREVIVENTE

Sinopse: Um homem se junta a um game show no qual os competidores, que podem ir a qualquer lugar do mundo, são caçados por "caçadores" empregados para matá-los.


HOMO ARGENTUM

Sinopse: Comédia argentina que reúne 16 histórias curtas e independentes protagonizadas por Guillermo Francella. A obra usa humor e ironia para fazer uma crítica social à realidade argentina, explorando aspectos da cultura nacional, como hipocrisia, dependência familiar, violência e desencanto.

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quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Cine Dica: Streaming - 'A Melhor Mãe do Mundo'

Sinopse: A catadora de recicláveis Gal decide fugir dos abusos do marido Leandro após tentar denunciá-lo e ser ignorada pela polícia.  

Anna Muylaert é uma cineasta que se consolidou ao dirigir tramas que explorassem as mais diversas camadas da família contemporânea brasileira. Se em "Que Horas Ela Volta?" (2015) ela explorava o papel da empregada doméstica dentro de uma família que a tratava com um ser invisível, por outro, em "Mãe só há Uma" (2016) é uma análise delicada sobre o fato que nem sempre os laços de sangue formam um laço familiar saudável. Em "A Melhor Mãe do Mundo" (2025) a realizadora vai mais a fundo sobre a luta de uma mulher perante os abusos e o trabalho árduo de sobreviver e cuidar dos seus filhos.

Na trama, acompanhamos a catadora dada Gal (Shirley Cruz) que decide fugir dos abusos do marido Leandro (Seu Jorge) após tentar denunciá-lo para a polícia. Querendo proteger seus filhos, a mulher fode de casa, coloca suas duas crianças pequenas, Rihanna e Benin, na carroça e as leva numa jornada pela cidade de São Paulo. Não demora muito para eles passarem por diversos obstáculos nesta jornada, desde dormir na rua, como também passar fome.

Anna Muylaert acerta ao focar no primeiro plano do longa atuação assombrosa de Shirley Cruz como Gal, onde através da sua expressão concluímos que estamos diante de uma pessoa que já passou por diversas adversidades, mas que não desiste para proteger ao que mais preza na vida. A realidade da personagem é uma de inúmeras mulheres do Brasil que passam por diversos obstáculos, além de sofrer abusos nas mãos de um machismo que não pode ser mais tolerado neste último caso, por exemplo, esse papel é muito bem defendido pelo Seu Jorge, do qual nos causa repulsa, mas ao mesmo tempo pena ao se entregar ao vício da bebida e de uma mentalidade atrasada.

Tecnicamente o filme é impecável em termos de edição, já que Anna Muylaert cria um filme dinâmico, onde quase todo o tempo acompanhamos a protagonista como se fosse a nossa guia e termos uma melhor noção de sua realidade nua e crua. Com um movimento de câmera quase documental, o filme nos ressoa família, já que no dia a dia sempre cruzamos com uma Gal, mas nunca damos a devida atenção como merecia. No final das contas, é uma representação de uma mulher forte em proteger os filhos e a si mesma, mesmo quando se balança na possibilidade de retornar para alguém que não vale a pena.

Acima de tudo, o coração do filme pertence a interação entre Gal e os pequenos atores, onde cada um deles nos brinda com atuações singelas, verossímeis e muito próximo da realidade. Ao mesmo tempo, o filme é uma análise lúcida do outro lado da moeda, onde vemos uma parte da sociedade excluída, mas que ajuda uns aos outros perante situações desesperadoras. O final dá um fio de esperança, mesmo quando a gente se pergunta qual será o futuro daquela família.

"A Melhor Mãe do Mundo" é o retrato cru de uma mulher invisível para a maioria da sociedade, mas que existe e segue em frente.  

Onde Assistir: Netflix. 

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Cine Dica: Cinesemana de 20 a 26 de novembro de 2025

O feriado de 20 de novembro oferece quatro estreias na nossa programação, incluindo o documentário AMOR E MORTE EM JULIO RENY, que recupera a trajetória de um dos principais nomes do rock gaúcho. Outro destaque é o longa JAY KELLY, novo filme do diretor Noah Baumbach e que traz de volta o galã Geroge Clooney aos cinemas. Quem também retorna é o cineasta sul-coreano Hong-Sang-soo, que soma O QUE A NATUREZA TE CONTA à sua vasta produção. A quarta novidade é o longa ENTRE DUAS MULHERES, um remake assinado pela jovem diretora canadense Chloé Robichaud.

Seguem em cartaz o “blockbuster” brasileiro O AGENTE SECRETO, de Kleber Mendonça Filho, que já levou mais de 500 mil espectadores aos cinemas, e também a versão do mexicano Guillermo del Toro para o clássico de terror FRANKENSTEIN.

O público ainda tem uma oportunidade de assistir ao delicado CORAÇÕES JOVENS, um drama sobre a descoberta do amor na adolescência rodado entre Holanda e Bélgica, enquanto os problemas da terceira idade são o tema de QUERIDO TRÓPICO, protagonizado pela grande atriz chilena Paulina García. Entre as despedidas da semana estão A QUEM EU PERTENÇO, uma coprodução entre Tunisia e França e que propõe uma reflexão sobre o papel da maternidade; MALÊS, dirigido e protagonizado por Antonio Pitanga; e INCÊNDIOS, considerado a obra-prima do diretor Denis Villeneuve.

Confira a programação completa no site oficial da CInemateca clicando aqui. 

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - '3 Atos de Móises'

Sinopse: brasileiro natural de Minas Gerais que superou a pobreza, o racismo e a homofobia para se tornar um dos maiores pianistas do mundo.  

O piano é sem sombra de dúvida um dos instrumentos musicais mais significativos dessa arte e que serviu de inspiração para diversos filmes. Porém, a realidade é ainda mais impressionante do que qualquer ficção e nos surpreende pelos seus momentos de superação. "3 Atos de Móises" (2025) é sobre abraçar o que mais ama e se tornar o que estava predestinado à vida.

Dirigido por Eduardo Boccaletti, o filme conta a história de Moisés Mattos, um brasileiro natural de Minas Gerais que superou a pobreza, o racismo e a homofobia para se tornar um dos maiores pianistas do mundo. Moisés foi uma criança constantemente apaixonada pela música. Porém, por conta de sua condição financeira, foi preciso praticar em teclas desenhadas em um banco de madeira e daquele cenário humilde, aos poucos, abriu novas portas.

Eduardo Boccaletti procura somente usar a sua câmera para acompanhar Moisés Mattos, onde ele narra passo a passo sobre quando começou a sua paixão pelo piano. É curioso observar como as limitações de sua vida não o impediram, mas sim fazendo com que desejasse ainda mais avançar em seus objetivos. Uma vez conhecendo pessoas ilustres da música foi então que obteve passos mais largos para conquistar os seus objetivos.

O filme é dividido em três atos, onde a segunda parte se torna até mesmo a mais interessante, onde conhecemos as raízes do protagonista, assim como também as suas motivações. Há, ao menos, duas cenas que nos encanta, que é quando ele nos mostra como começou a tocar piano de forma imaginada, mas que serviu de inspiração a partir do momento que começou a tocar o próprio instrumento. A segunda cena é deveras tocante, onde conhecemos um velho piano do qual nem mais funciona na casa do Moisés, mas cujo teclados que ainda funcionam faz toda a diferença como um todo.

Ao final deste segundo, para o terceiro ato final, conhecemos enfim toda a sua jornada até obter o seu principal objetivo, ao se apresentar tocando o que mais ama perante milhares de pessoas. Com o tempo Moisés Mattos foi se tornando um dos grandes pianistas do nosso tempo, mesmo não sendo conhecido pela maioria do público. Ao menos o documentário vem para obter uma fatia deste público que desconhece esse grande talento e para que assim possa ouvir as suas incríveis melodias. O cinema é assim ao nos dar novas janelas para apreciarmos novas artes e formas.

"3 Atos de Móises" é um convite para conhecermos um dos nossos grandes talentos da música, mas cujo público até então desconhecia. 

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBACÁRIOS 20 A 26 NOVEMBRO

 Premiado “Querido Trópico” e “O que a Natureza te Conta”, do sul-coreano Hong Sang-Soo, são as estreias de 20 de novembro no CineBancários


Sala na Rua da Ladeira exibe também “O Agente Secreto”

O 33º longa-metragem do diretor sul-coreano Hong Sang-Soo estreia dia 20 de novembro no CineBancários, com distribuição da Pandora Filmes. Em “O Que a Natureza Te Conta” (What Does That Nature Say to You, 2025), Donghwa, um poeta na casa dos trinta anos, acompanha a namorada até sua casa e, por acaso, passa o dia com seus futuros sogros. Entre conversas, refeições e um longo jantar, o encontro se transforma num retrato de tensões familiares e afetivas. O filme foi exibido nos Festivais de Berlim e Nova York de 2025. A produção tem 100% de aprovação no Rotten Tomatoes e conta com Ha Seongguk, Kwon Hae-hyo e Cho Yunhee no elenco.

A crítica internacional destaca o estilo minimalista do diretor e sua habilidade de construção narrativa a partir de encontros casuais, conversas, silêncios e despedidas - mostrando que a beleza pode "nascer das pequenas coisas". "É um dos trabalhos recentes mais cativantes de Hong", avaliou a revista The Hollywood Reporter. Para o jornal The Guardian, trata-se de um filme "genuinamente engraçado e complexo - intrigante como sempre". 


Produção panamenha-colombiana

A outra estreia da cine semana de 20 a 26 de novembro é o premiado longa “Querido Trópico”, protagonizado por Paulina García, atriz chilena aclamada por seu papel em Gloria (2013), de Sebastián Lelio, pelo qual ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim. O filme, que foi o vencedor do Grande Prêmio Coup de Coeur, além de outros prêmios como o concedido pelo sindicato da crítica francesa, tem a distribuição da Filmes do Estação.

“Querido Trópico” traz a história de Ana Maria, uma imigrante colombiana empregada como cuidadora, que cruza o caminho de Mercedes na Cidade do Panamá. De classe alta, Mercedes luta contra a evolução da demência que lentamente apaga a sua identidade. Conforme suas vidas se entrelaçam, as duas embarcam em uma jornada de descobertas e apoio mútuo.

O filme participou da Première Latina do Festival do Rio em 2024 e também ganhou os prêmios Premio del Público no Festival Biarritz Amérique Latine; Melhor interpretação para Paulina García e Jenny Navarrete no Festival Biarritz Amérique Latine e Melhor direção no Kolkata International Film Festival.


PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 20 A 26 DE NOVEMBRO


ESTREIAS:


QUERIDO TRÓPICO

Panamá/Colômbia/Drama/ 108min.

Direção: Ana Endara

Sinopse: Na vibrante cidade do Panamá, Ana Maria é uma imigrante colombiana que se torna cuidadora de Mercedes, uma rica mulher de meia idade que está lutando contra a demência. As duas desenvolvem uma inesperada amizade transformadora.

Elenco: Paulina García, Jenny Navarrete e Juliette Roy



O QUE A NATUREZA TE CONTA

Coréia do sul/ Drama/ 2025/108min

Direção: Hong Sang-soo

Sinopse: Um jovem poeta deixa a namorada na casa dos pais dela e se surpreende com seu tamanho. Ele encontra o pai dela, conhece a mãe e a irmã dela e todas acabam passando um longo dia juntas; alimentadas por conversas, comida e bebidas. 

Elenco: Ha Seongguk, Kwon Hae-hyo, Cho Yunhee


EM CARTAZ:


O AGENTE SECRETO

Brasil/França/Holanda/Alemanha /Drama/2024/ 158 min.

Direção: Kleber Mendonça Filho

Sinopse: O longa é um thriller político, que acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

Elenco: Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes


HORÁRIOS DE 20 A 26 DE NOVEMBRO (não há sessões nas segundas):

14h30 – QUERIDO TRÓPICO

16h30 – O AGENTE SECRETO

19h30 – O QUE A NATUREZA TE CONTA


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 14 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 7. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

Na quinta-feira, a meia-entrada (R$ 7) é para todos e todas.


CineBancários

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405