Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Sinopse: Um cão leal se muda para uma casa rural com seu dono, Todd, apenas para descobrir forças sobrenaturais à espreita nas sombras. Enquanto entidades sombrias ameaçam seu companheiro humano, o corajoso cãozinho precisa lutar para proteger aquele que ele mais ama.
SPRINGSTEEN: SALVE-ME DO DESCONHECIDO
Sinopse: Bruce Springsteen dá uma guinada na carreira ao preparar seu sexto álbum, Nebraska, uma criação reveladora e diferente de tudo que havia lançado até então.
ENTERRE SEUS MORTOS
Sinopse: Na pequena cidade de Abalurdes, Edgar Wilson trabalha como recolhedor de animais mortos nas estradas para mantê-las funcionando. Junto dele estão o colega de profissão Tomás, um ex-padre excomungado que distribui a extrema-unção aos seres moribundos que cruzam seu caminho, e sua chefe Nete — com quem Edgar tem um relacionamento incipiente e um desejo de fugir dali.
TERROR EM SHELBY OAKS
Sinopse: Uma mulher procura pela irmã que perdeu há anos e percebe que o demônio imaginário da sua infância pode ter existido de verdade.
Dia 30 de outubro estreia no CineBancários o filme O FILHO DE MIL HOMENS, adaptação do romance best-seller de Valter Hugo Mãe, junto de NOVEMBRO, baseado em um dos acontecimentos mais trágicos e complexos na história da Colômbia, a tomada do Palácio da Justiça pelo grupo de guerrilheiros M-19 em 1985.
A sala recebe ainda mais uma sessão de pré-estreia de O AGENTE SECRETO, esperado longa de Kleber Mendonça Filho, dia 1 de novembro, às 19h. SALVE ROSA, suspense nacional com Klara Castanho e Karine Teles, segue em cartaz no cinema da Casa dos Bancários.
PROGRAMAÇÃO DE 30 DE OUTUBRO A 5 DE NOVEMBRO
ESTREIAS:
NOVEMBRO
Colômbia-Brasil/Drama/78min.
Direção: Tomás Corredor
Sinopse: Presos em um banheiro por mais de 27 horas durante a tomada do Palácio da Justiça, guerrilheiros, juízes e civis enfrentam algo mais devastador que as balas: suas próprias convicções — ou o colapso delas. Fora, o caos. Dentro, uma nação à beira do precipício.
Elenco: Natalia Reyes, Santiago Alarcon, Juan Prada, Max Durán, Juan Morales, Jagdy López, Pancho Rueda, Adrián Carreón, Anderson Otálvaro, Susana Morales, Diana Belmonte, Juanita Cetina, Juana Arboleda, Guillermo Nava, Germán De Greiff, Johanna Robledo, Iozé Peñaloza, Juan Angarita, Ana Nieto De Gamboa, Ella Becerra, Mateo Galvis, Juan Villalobos, Carlos Mariño, Kike Rodríguez, Sue Posada, Aída Morales, Rafaela Zea, Alejandro Calva, Alejandro Cuétara, Bernardo García
O FILHO DE MIL HOMENS
Brasil/Drama/ 2025/126min.
Direção: Daniel Rezende
Sinopse: Primeira adaptação do romance de Valter Hugo Mãe, o filme conta a estória de Crisóstomo, pescador solitário de 40 anos que sonha em ser pai e encontra o menino órfão Camilo. Unidos pelo destino, formam uma família não convencional e descobrem juntos o amor.
Elenco: Rodrigo Santoro, Johnny Massaro, Miguel Martines e Rebeca Jamir
PRÉ-ESTREIA:
O AGENTE SECRETO
Brasil/França/Holanda/Alemanha /Drama/2024/ 158 min.
Direção: Kleber Mendonça Filho
Sinopse: O longa é um thriller político, que acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Elenco: Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes.
EM CARTAZ:
SALVE ROSA
Brasil/ Drama/2025/ 100min.
Direção: Susanna Lira
Sinopse: Após sofrer um desmaio na escola, a jovem Rosa resolve partir para a investigação sobre o seu passado. A descoberta dela acaba colocando, não apenas a relação com a sua mãe muito protetora em risco, como a sua própria vida.
Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 14 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 7. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
Na quinta-feira, a meia-entrada (R$ 7) é para todos e todas.
Quando James Gunn comandou "Esquadrão Suicida" (2021) talvez nem ele imaginaria que o próprio seria o responsável pela nova fase DC/Warner no cinema. Porém, o que menos ainda a gente imaginava era que um personagem menor como o Pacificador roubaria a cena, mas foi graças atuação inspirada de John Cena que obteste os holofotes e adquirindo uma série própria. Em "O Pacificador - 2ª Temporada" (2025) não vemos somente novos rumos do personagem, como também do próprio universo DC envolta dele.
Curiosamente, em tempos que a temática do multiverso simplesmente se desgastou nas mãos da Marvel, James Guun usa como proveito para fazer piada sobre o assunto, mas ao mesmo tempo levantando-se até mesmo reflexões sobre tempos contemporâneos. Uma vez que o protagonista encontra uma porta que o leva em uma realidade alternativa da sua se abre um leque de diversas possibilidades, não somente para a trama central da série, como também até mesmo futuro deste novo universo criado por Gunn. Claro que ele sempre deixa claro que nunca irá fazer projetos que dependam necessariamente de outro, mesmo quando surge elementos nesta segunda temporada que dizem ao contrário.
John Cena novamente é o coração que pulsa nesta nova temporada, ao interpretar um herói que não sabe ao certo onde se encaixar no seu próprio mundo e fazendo da possibilidade de embarcar em uma nova realidade ser mais tentadora. Vale destacar também atuação de Jennifer Holland como agente Emília, que faz de sua personagem alguém complexa, cheia de dúvidas e procurando lidar com os seus conflitos através de lutas em bares onde ela frequenta. Não há como negar que ela protagonista as melhores cenas de luta da série como um todo e fazendo a gente desejar vê-la com mais frequência neste novo universo cinematográfico.
Porém, é preciso dar palmas para a presença contagiante do personagem Vigilante, interpretado com intensidade pelo ator Freddie Stroma e que rouba a cena toda vez que surge. Só a cena em que ele se encontra com a sua versão alternativa já é disparado o momento mais engraçado da série como um todo. Não me surpreenderia se James Gunn fizesse uma série derivada deste personagem maluco, pois ingredientes para obter sucesso não faltam.
Curiosamente, a série termina de uma forma bem anticlímax o que pode desagradar os fãs mais ferrenhos que esperavam algo mais glorioso. A meu ver, James Gunn apenas deixou pistas do que poderá vir acontecer na terceira temporada, ou então em um eventual filme que ele comandará para o estúdio. Claro que existe todo o perigo de cair nas mesmas armadilhas que o estúdio rival Marvel acabou caindo, mas James Gunn até agora fez o seu dever de casa com um ótimo empenho.
'O Pacificador - 2ª Temporada" diverte, nos surpreende e nos prende sobre os principais desdobramentos que poderá acontecer futuramente para essa nova fase da Warner/DC.
A cinesemana da virada de outubro para novembro traz o tão aguardado longa ENTERRE SEUS MORTOS, o novo terror do brasileiro Marco Dutra e com Selton Mello como protagonista. Também recebemos o relançamento do impactante INCÊNDIOS, que pavimentou o caminho do canadense Denis Villeneuve para o reconhecimento mundial. Para quem gosta de jazz, a estreia é MISTY, um mergulho na trajetória do genial pianista Erroll Garner. O primeiro sábado de novembro apresenta mais uma sessão de pré-estreia de O AGENTE SECRETO, de Kleber Mendonça Filho, um dos principais filmes brasileiros deste ano.
A semana também traz dois festivais tradicionais de Porto Alegre com programação em nossas salas: o Festival Cinema Negro em Ação, dedicado ao trabalho de realizadores negros brasileiros, e o Frapa (Festival de Roteiro de Porto Alegre), com encontros sobre a produção audiovisual e conversas com realizadores.
Entrando em sua nona semana, o longa brasileiro O ÚLTIMO AZUL segue entre os preferidos do público da Cinemateca Paulo Amorim, enquanto o francês UMA MULHER DIFERENTE vem atraindo o debate sobre a questão do autismo na vida adulta. Também seguem em cartaz MALÊS, projeto encabeçado pelo ator e diretor Antonio Pitanga, e a comédia imprevisível CONSELHOS DE UM SERIAL KILLER APOSENTADO, com Steve Buscemi como protagonista.
Confira a programação completa no site oficial da Cinemateca clicandoaqui.
Sinopse: Os radares em Fort Greely, Alasca, detectam um míssil nuclear. O presidente e sua comitiva devem usar o tempo limitado que têm para tentar derrubar o míssil antes que ele atinja Chicago.
Kathryn Bigelow construiu uma espécie de trilogia não oficial com relação à guerra, principalmente nos tempos pós 11 de Setembro. Se "Guerra ao Terror" (2010) retrata soldados sendo jogados em uma guerra cujo seu início ainda hoje é rodeado de polêmicas, por outro lado, "A Hora Mais Escura" (2012) é a busca pelo encerramento de um conflito, mas do qual continua até hoje inconclusivo. "Casa de Dinamite" (2025) é uma espécie de encerramento desta trilogia, mas da qual termina de uma forma abrupta e que com certeza irá incomodar muitas pessoas.
Na trama, acompanhamos as investigações norte-americanas perante a um atentado. Atingidos por um míssil não identificado, os Estados Unidos precisam correr para descobrir quem foi e determinar os responsáveis para garantir um ataque eficaz e ao mesmo nível. Porém, no decorrer da trama, a situação culmina de uma maneira irreversível.
Curiosamente, toda a trama gira em torno de 19 minutos em que é anunciado um míssil em direção aos EUA, mas cujo desdobramentos do decorrer disso assistimos através de três perspectivas interligadas. Assistimos, portanto, o núcleo desse sistema de defesa, mas do qual é movido por homens e mulheres que se acham intocáveis, mas que se tornam despreparados a partir do momento que se dão conta que não têm controle da situação desastrosa.
Kathryn Bigelow capricha na montagem de cenas, onde assistimos uma determinada situação de grande tensão, para posteriormente presenciarmos a mesma por outro ponto de vista. Se isso é sentido na live em que os responsáveis pela segurança não sabem o que fazer, o mesmo pode-se dizer daqueles que se encontram no lado de fora e que somente de forma gradual terão uma ligeira ideia do que está acontecendo. Imediatamente começamos a nos simpatizamos com alguns personagens, principalmente pelo fato deles não conseguirem manter o seu lado profissional e se entregando em uma tensão irreversível.
Além de claustrofóbico em alguns momentos, a cineasta acertou na escolha do seu compositor para a trilha sonora. O pianista e compositor alemão Hauschka capricha na construção de uma melodia sombria, da qual nos transmite um perigo que vem se aproximando e não devendo nada ao que nós assistimos em um filme de horror tradicional. Não me surpreenderia se ele viesse a ser indicado no Oscar do ano que vem pela categoria.
Com um elenco de peso, cada um exerce um papel primordial dentro da trama, sendo que cada um transmite a certeza que tudo acabará bem, pois foram formados acreditando que o país até então era intocável. Talvez a melhor atuação mesmo fique por conta de Idris Elba como o Presidente, já que ele transmite através do seu personagem uma pessoa insegura, mesmo tendo o cargo mais importante do mundo, mas não tendo uma noção do que fazer perante algo que pode custar a vida de milhares. Rebecca Ferguson também se sobressai ao interpretar a chefe de segurança do governo, mas acaba não escondendo o seu lado impotente ao se dar conta que poderá encarar o juízo final.
Curiosamente, as três perspectivas interligadas uma na outra culminam em algo não conclusivo e que poderá com certeza frustrar muitos. A meu ver, Kathryn Bigelow cria um paralelo com o nosso próprio mundo real, do qual é comandado por pessoas despreparadas e não tendo uma noção da responsabilidade que tem em mãos. Se os mais diversos sistemas de hoje são eficazes até certo ponto, o que dizer então da segurança nacional perante um inimigo que pode vir de dentro ou de fora do país e do qual deixa os poderosos cegos e não sabendo ao certo para onde disparar.
Embora crie uma onda de críticas devido ao seu final polêmico, "Casa de Dinamite" é um filme inquietante, do qual retrata uma guerra nuclear iminente, mas cujo seu final é inconclusivo, assim como o nosso futuro real nebuloso.
Em novembro, a Sessão Vagalume apresenta uma sessão especial na mostra Mulheres do Cinema Tchecoslovaco! O Mundo Animado de Hermína Týrlová destaca, nos dias 01 e 02, às 15h, cinco filmes divertidíssimos da grande diretora pioneira de animação da Tchecoslováquia.
NOITE MALDITA: SESSÃO DUPLA NO HALLOWEEN DA CAPITÓLIO
Na sexta-feira, 31 de outubro, às 23h, a Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão dupla de clássicos malditos da década de 1960. A sessão começa com O Parque Macabro, de Herk Harvey, um filme que se tornou referência no gênero, seguido por uma obra surpresa, considerada uma das mais singulares e enigmáticas do período. A sessão é uma parceria com a AAMICCA, a Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio, e tem apoio da mostra A Vingança dos Filmes B.
TERCEIRA SEMANA – MULHERES DO CINEMA TCHECOSLOVACO
A última semana da mostra Mulheres do Cinema Tchecoslovaco apresenta filmes clássicos, animações, documentários e um curso gratuito em torno da obra da diretora, roteirista e figurinista Ester Krumbachová.
O filme Lan – O Caricaturista, dirigido por Pedro Vinícius, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio nesta quinta-feira, 30 de outubro. Bicho Monstro e Seu Cavalcanti ganham uma última semana de exibição.
Sinopse: Sinopse: Masha, uma garota de 11 anos, muda-se com a mãe, Elisa, para a casa da avó, que sofre de demência. A família age como se o pai de Masha estivesse morto, o que a menina nega. Elisa começa a sentir a presença ameaçadora pela casa e passa a isolar a filha do mundo exterior para protegê-la.
O termo pós-terror tem sido usado principalmente em filmes em que há uma transição visível entre o sobrenatural e situações que envolvem muito mais o nosso mundo real. Em alguns casos, por exemplo, a mente pode ter o papel primordial nestas tramas e revelando a sua principal faceta no decorrer do longa. "Delírio" (2025) é um longa aparentemente simples, mas cuja trama a gente se identifica mesmo com as fórmulas de horror nas entrelinhas.
Dirigido por Alexandra Latishev Salazar, no filme conhecemos uma menina de 11 anos chamada Masha, que se muda com a mãe Elisa para a casa da avó Dinia para cuidar da idosa que sofre de demência. Ao chegar ao local Masha está proibida pela sua mãe Eliza de falar do seu pai, assim como outros personagens masculinos dentro da trama. No decorrer do tempo estranhos momentos acontecem o que faz Eliza querer isolar mais a sua filha do mundo.
Para aqueles que buscam pelo horror tradicional, o filme pode decepcionar e muito, pois não há violência ou algo do gênero que venha a chocar. O que está em foco aqui é a questão do lado psicológico que é explorada no decorrer da trama, onde as personagens femininas já têm que enfrentar os seus próprios demônios interiores, mas ao mesmo tempo temendo por algo sinistro em volta da casa. Neste último caso, por exemplo, pode ser simplificado pela figura de um personagem masculino ambíguo, ou pelo lado folclórico que ronda a região já alguns anos.
Rodado boa parte dentro da casa, o local se torna cada vez mais claustrofóbico quando a personalidade das personagens centrais é colocada a prova e fazendo com que cada uma exploda na tela da sua maneira. Alexandra Latishev Salazar foca até que ponto é correto fugir daquilo ou daquele que lhe feriu um dia e até onde é necessário não tocar em assuntos que lhe tragam somente sofrimento. Por conta disso, a figura de uma mãe que sofre mal de alzheimer talvez se torne a única lúcida da trama, pois ela já não tem que se lembrar e sentir algo que lhe feriu no passado e tendo somente que conviver no que acredita no presente para se dizer o mínimo.
Curiosamente, a jovem Masha me lembrou da pequena protagonista do ótimo "O Labirinto do Fauno" (2006), de Guilherme Del Toro", já que ambas fogem dos problemas do mundo real e adentram ao gênero fantástico através da literatura. O lado fantasioso da trama, por sua vez, surge através da sutileza, onde cada um tira a sua própria interpretação com relação ao que é visto na tela e fazendo com se levante inúmeras possibilidades. Ao final, constatamos que há uma linha fina que separa a lógica da fantasia, mas cabe cada uma separá-la da sua maneira.
"Delírio" é um curioso filme de horror psicológico que nos entrega mais perguntas do que respostas e que com certeza irá dividir a opinião do público ao longo da história.