Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Sinopse: Um jovem cineasta que visita sua cidade natal é surpreendido pelo rápido avanço de uma pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.
Elenco: Lucas Limeira, Carlos Francisco, Tarzia Firmino, Rita Cabaço, Renan Capivara, Ana Marlene
EM CARTAZ:
VERMELHO MONET
Brasil/Drama/ 2022/ 135min
Direção: Halder Gomes
Sinopse:O mercado de arte mundial, cada vez mais repleto de ricos colecionadores, está sempre em busca de uma nova descoberta, mesmo que esta novidade não seja assim ‘original’. Antoniette sabe disso e joga como poucos no universo dos marchands de arte, eventualmente criando um ‘novo original’ de um grande artista para aquecer o mercado. Johannes é um velho artista plástico, romântico demais para ser reconhecido nos tempos atuais, mas técnico como poucos. Caterina é uma jovem estrela em ascensão, emanando uma beleza frágil capaz de reavivar o mais machucado coração. Os três irão se relacionar em um perigoso jogo que envolve falsificações, mentiras e paixões arrebatadoras.
Sinopse:joana, uma adolescente de 14 anos, aparece para passar uma semana com o pai, Renato, um humorista que apresenta seus shows em churrascarias, bares e casas noturnas de Fortaleza interpretando a personagem Silvanelly. Apesar de mal se conhecerem, pai e filha terão que conviver durante essa semana. Eles vão viver novas experiências, experimentar novos sentimentos e esse tempo juntos irá transformar profundamente a vida dos dois.
HORÁRIOS DE 01 A 07 DE AGOSTO (não há sessões nas segundas feiras):
14h20: VERMELHO MONET
17h: A FILHA DO PALHAÇO
19h: ESTRANHO CAMINHO
Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.
EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.
CineBancários: Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 / e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br
Sinopse: Greice é uma estudante de Belas Artes que vive em Lisboa, Portugal. Quando se envolve em um acidente e fica suspensa por tempo indeterminado, ela decide voltar sem que ninguém saiba à Fortaleza.
No filme "Cópia Fiel" (2010) do mestre Abbas Kiarostami se explora a questão sobre a importância das cópias, sejam elas como arte ou até mesmo com relação as pessoas. Em um determinado momento, por exemplo, vemos os protagonistas fingirem serem (ou não) outras pessoas e vendo até onde isso dará ao longo do tempo. Já no caso do filme "Greice" (2024) a trama nos diz que as próprias adversidades nos fazem mentir e fazendo com que a gente crie os nossos próprios personagens ou situações falsamente corriqueiras unicamente para fazermos prosseguir na vida.
Dirigido por Leonardo Mouramateus, o filme conta a história sobre Greice (Amandyra), uma jovem brasileira que estuda na Universidade de Belas Artes de Lisboa. Nos primeiros dias do verão, ela se envolve com um rapaz misterioso chamado Afonso (Mauro Soares). Depois de uma festa de boas-vindas para os novos estudantes, o casal é acusado de um estranho acidente que ocorreu no evento e fazendo com que Greice precise retornar a Fortaleza, sua cidade natal, para renovar a autorização de residência. Porém, as coisas não são assim tão fáceis de se resolver.
Leonardo Mouramateus procura brincar com as nossas perspectivas com relação a protagonista, já que em um primeiro momento a julgamos mal ao usar pequenas mentiras para se dar bem em determinados pontos da trama no primeiro ato. Em contrapartida, nota-se que os eventos da história, alinhados com ações e consequências de personagens de sua volta, fazem com a mesma tome certas atitudes questionáveis, mas que logo em seguida compreendemos que ser alguém verdadeiro também não é fácil neste mundo atual em que vivemos. Pode-se dizer que Greice usa todos os meios para alcançar os seus objetivos para crescer na vida, mas uma vez que usa o método da mentira ela acaba se metendo em situações que, por mais estranhos que sejam, eles acabam sendo verossímeis em tempos em que a verdade já não é o bastante para muitos.
Amanda Monteiro Soares se sai bem como protagonista, ao construir para a sua personagem alguém complexo, mas que não esconde uma certa inocência perante aos eventos da realidade em sua volta. Ao tentar fugir do seu passado, as suas ações fazem com que ela retorne ao ponto de início, ou mais precisamente com relação a sua história que ela havia deixado para trás já há muito tempo. Uma vez que ela retorna as suas raízes cabe a mesma aceitar as consequências de suas ações, mesmo quando elas não são verdadeiramente graves, mas que se tornam o suficiente para magoar algumas pessoas próximas em sua volta.
o filme somente peca pelo fato de se alongar demais, principalmente com o misterioso evento ocorrido dentro do museu e que fez com que a protagonista mudasse os seus planos ao longo da jornada. Curiosamente, quando achamos que a trama irá se encerrar, eis que Leonardo Mouramateus se alonga por demais, ao construir passagens da trama em que a protagonista terá que enfrentar, mas que soam mais como acrescimento desnecessário do que alimentar o lado positivo da trama como um todo. Ao menos o ato final se encerra com certa dignidade, pois a própria protagonista se convence que no mundo da mentira em que ela vive faz com que as suas fantasias se tornem inocentes perante a esse sistema tão complexo que chamamos de vida.
"Greice" é uma jornada sobre alto conhecimento, onde a verdade e a mentira em que convivemos no dia a dia se encontra somente separada em uma frágil linha fina e da qual cada vez mais se encontra desgastada.
De 30 de julho a 11 de agosto, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra 1944, o ano noir, destacando obras-primas que definiram as bases do subgênero mais sedutor do cinema policial norte-americano. O valor do ingresso é R$ 10,00. No sábado, 03 de agosto, às 19h15, a mostra apresenta uma sessão de Pacto de Sangue, de Billy Wilder, apresentada pelo pesquisador César Almeida, idealizador do evento Porto Alegre Noir.
Mais informações: https://www.capitolio.org.br/novidades/7485/1944-o-ano-noir/
LA CHIMERA EM CARTAZ
A partir de quinta-feira, 01 de agosto, o filme italiano La Chimera, dirigido por Alice Rohrwacher e protagonizado pela brasileira Carol Duarte, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio. O valor do ingresso é R$ 16,00.
A Sessão Vagalume do mês de agosto vai te levar a uma viagem espacial na grande nave da Cinemateca Capitólio com a exibição, nos dias 03 e 04 de agosto, às 15h, de WALL-E, de Andrew Staton. O valor do ingresso é R$ 4,00.
No domingo, 04 de agosto, às 18h30, o Cineclube Academia das Musas apresenta na Cinemateca Capitólio a sessão de Janie (1970), da diretora Roberta Findlay, seguida de debate com integrantes do coletivo que pesquisa a obra de diretoras na história do cinema. Entrada franca.
Sinopse: Wolverine está se recuperando após uma grande tragédia, mas quando cruza no seu caminho Deadpool. Juntos, eles formam uma grande dupla para salvarem os multiversos.
Quando "Vingadores - Últimato" (2019) atingiu o seu teto tão desejado, a Marvel Estúdios/Disney se viu na obrigação de continuar com as franquias a todo custo. Então veio a ideia de criar a super-saga do Multiverso, onde os heróis quase sempre são envolvidos em viagens no passado ou em realidades paralelas. O problema é que essa ideia acabou não levando a lugar nenhum, mesmo nas boas investidas que foram como, por exemplo, a série de "Loki, mas isso não foi o suficiente para o estúdio fugir das críticas e tão pouco esconder o fato que as obras estavam decaindo e muito.
Em meio a esse declínio testemunhamos a Disney comprar a Fox, que era a casa dos X-Men e de outros heróis pertencentes a Marvel, mas que estavam separados devido aos longos contratos. Dessa compra ficávamos nos perguntando onde se encaixaria Deadpool, já que é um personagem que tira sarro do seu próprio gênero em que vive e fazendo piadas a todo o momento, ao ponto que nem a própria Fox conseguia fugir de sua língua afiada. Mas Ryan Reynolds deve ter uma ótima lábia, pois somente assim para explicar a existência de "Deadpool e Wolverine" (2024), filme que tira o maior sarro do gênero, homenageia heróis esquecidos e lembrando quase sempre do legado que a franquia X-Men havia deixado.
Na trama, Deadpool está procurando uma forma de se encaixar na vida, mesmo largando a ideia de super herói para dentro do armário. Porém, ele fica sabendo através da AVT, uma organização secreta cuja missão estava em proteger a linha temporal do universo, de que a sua realidade está prestes a deixar de existir após a morte do Wolverine e que foi visto pela última vez em "Logan" (2017). Correndo contra o relógio, Deadpool decide viajar em diversas realidades paralelas para encontrar o Wolverine perfeito e com isso possa manter vivo o seu mundo.
Falar mais sobre o filme é o mesmo que estragar diversa surpresas que a trama nos esconde. Aliás, é exatamente isso que o filme é, sendo rechegado de aparições surpresas, heróis do passado que foram vistos pela última vez antes da Marvel/Disney dominar e, para nossa surpresa, determinadas versões de personagens que nunca foram levados as telas e que aqui ganham o seu tão esperado estrelato. Se vocês gostaram da versão nunca realizada de Nicolas Cage como Superman vista no filme do "The Flash" (2023) é algo parecido com que acontece aqui, mas muito melhor diga-se de passagem.
Curiosamente, o limbo onde vemos diversos personagens dos tempos da Fox sendo jogados por lá não deixa de ser uma metáfora curiosa com relação ao que a Marvel/Disney faz com relação a franquia dos X-Men realizada no passado, da qual com certeza não a veremos de novo futuramente, mas não quer dizer que deva ser esquecida e respeitando tempos em que fazer tramas de heróis para o cinema era tudo ainda mais fresco. Portanto, os excluídos têm a sua vez neste filme, uma vez que cada aparição nos desperta uma nostalgia e nos relembramos de tempos em que a Disney não ditava as suas regras.
Esse talvez seja o maior acerto do filme como um todo, ao saber brincar e ao mesmo tempo criticar e nos fazer rir dos absurdos em que as franquias do cinema chegaram, ao ponto que ninguém sabe mais ao certo aonde isso irá parar e tudo que resta é somente curtir a própria desgraça que criaram. Portanto, nada melhor que o próprio Deadpool brincar com esse circo de horrores e não se importando com as consequências que virá a seguir. Mas o coração pulsante do filme é realmente quando ele e Wolverine se encontram finalmente em cena e pode esperar por diversas homenagens sobre as mais diversas versões que Logan teve ao longo dos anos nas HQ.
Por mais que escape do papel que havia lhe consagrado, Hugh Jackman está mais do que consciente que sempre viverá da sombra de Wolverine, pois o próprio interprete nasceu para o personagem assim como Robert Downey Jr nasceu para ser Homem De Ferro. É impressionante que, mesmo em meio aos absurdos e piadas que são jogadas a todo momento dentro da trama, Jackman consegue nos brindar com momentos até mesmo dramáticos vindos do seu personagem, para logo depois partir pra cima de Deadpool. Falando nisso, a cena dentro do carro Honda é violenta, cartunesca, engraçada e muito absurda.
Em meio a toda essa loucura até impressiona o fato de termos ainda um vilão que nos chame atenção quando surge e que aqui no caso é Casandra Nova, irmã de Charles Xavier e vivida pela atriz Emma Corrin. Assim como nas HQ, Casandra é uma personagem poderosa, trágica e que vive com o desejo de poder e vingança e não se importando aqui em destruir todas as realidades paralelas em sua volta. É claro que a personagem é muito mais do que isso quando surgiu nas HQ, mas Emma Corrin se esforça e valendo a nossa atenção ao longo da projeção.
É claro que com o texto acima vocês já imaginam que o filme possui diversas cenas de ação, mas vocês não estão preparados quando ver a dupla central da trama enfrentar diversos Deadpools de realidades paralelas e provocar um verdadeiro banho de sangue. Neste caso eu preciso reconhecer que o diretor Shawn Levy, mais conhecido pelo cultuado "Gigantes de Aço" (2011), consegue nos brindar com uma ótima e violenta cena de ação em plano-sequência que não deve nada ao clássico e cultuado "Old Boy" (2003), mas com muito mais sangue e bem ao estilo cartunesco da palavra. Tudo isso embalado com a clássica música "Like A Prayer" da Madonna e só faltando a própria surgir e cantar em cena.
Ao final, o filme não revitaliza e tão pouco diminui o gênero como um todo, mas sim chega para nos dizer que é muito melhor tirar sarro da situação que os super heróis se encontram no cinema do que se aborrecer com isso. Ao meu ver, o longa nos diz que os bons tempos sempre estarão lá para a gente revisitar, pois os melhores filmes são que nem vinho, já que eles melhoram no seu devido tempo. Resta saber se futuramente a toda poderosa Disney irá cair na real em que se deve respeitar o passado e se esforçar para se criar algo novo e que revitalize o gênero.
"Deadpool e Wolverine" é uma homenagem e ao mesmo tempo uma piada ao gênero de super heróis para o cinema que se encontra atualmente em declínio e é por isso mesmo que é tão saboroso e que merece ser visto no cinema a todo custo.
De 30 de julho a 11 de agosto, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra 1944, o ano noir, destacando obras-primas que definiram as bases do subgênero mais sedutor do cinema policial norte-americano.
Com grandes obras de Fritz Lang, Otto Preminger, Billy Wilder, Edgar G. Ulmer, Robert Siodmak e Edward Dmytryk, a programação também apresenta dois filmes realizados em 1944 que dialogam com as imagens sombrias do cinema noir: À Meia-Luz, clássico de George Cukor que deu origem ao termo “gaslight”, e Idílio Perigoso, obra marcante dirigida pelo mestre Jacques Tourneur para a produtora RKO.
O ciclo sobre laços familiares termina com filme dinamarquês, o primeiro do movimento Dogma 95, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na UP Idiomas Torres. Quase 30 anos atrás, em 95, dois cineastas dinamarqueses, Thomas Vinterberg e Lars von Trier, redigiram um manifesto formulando em poucas regras uma nova estética cinematográfica. Os 10 mandamentos ali contidos são um voto de castidade, para criação de um cinema mais realista, genuíno, anti comercial: câmara na mão, nenhum efeito ou artifício técnico, nenhuma música adicionada a não ser a do ambiente retratado.
"Festen - Festa de Família" foi o primeiro filme a seguir os ditames do Dogma, obtendo imediatamente a adesão de outros diretores e o sucesso da crítica. Festen conta a história de uma reunião de família e amigos para celebrar o 60º aniversário de seu patriarca, mas o jantar comemorativo em pouco tempo se transforma num violento acerto de contas. Vinterberg teve a inspiração do roteiro a partir de um depoimento transmitido por uma estação de rádio dinamarquesa, que posteriormente se revelou inverídico.
Realizado com um elenco de luxo por uma equipe de apenas cinco pessoas e uma câmera, uma diminuta DV Sony DCR-PC3 na mão, o resultado é um alto nivel de concentração dramática, como disse o proprio Vinterberg, "Você podia se mover por todo os lados e fazer tudo o que quisesse. Os atores estavam ligados o tempo todo, estávamos filmando tudo." O filme foi distinguido em 1998 com o Prémio do Júri no Festival de Cannes e com o Prêmio do Cinema Europeu como filme revelação do ano.
A sessão, com entrada franca, integra o ciclo de julho da programação continuada realizada nas segundas feiras, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.
Serviço:
O que: Exibição do filme “Festa de Família" integrado no ciclo “Assuntos de Famílias”.
Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres
Quando: Segunda-feira, dia 29/07, às 20h.
Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva
Nota: Filme para os associados no último dia 20/07/2024
Luís Buñuel gostava de incomodar muitos, desde a elite burguesa como a própria igreja católica através dos seus filmes que tem mais a dizer do que se imagina. Se no Espanhol "Viridiana" (1961) realizador provocou a Ira do Vaticano, o que dizer então da "Idade do Ouro" (1930) onde ele retrata o famoso Marquês de Sade na forma de Jesus Cristo. Esse último, aliás, provocou o ódio de diversas pessoas ao ponto de elas cometerem incêndios nos cinemas em Paris.
Conhecido pela famosa frase "sou Ateu, Graças a Deus" Buñuel nunca se preocupou com as consequências que os seus filmes poderiam provocar. Ao meu ver ele sempre teve a coragem de incomodar, mas ao mesmo tempo fazendo com que o público pense nos seus filmes por horas, pois os mesmos não conseguem capitar determinadas mensagens subliminares em suas tramas. "o Anjo Exterminador" (1962) talvez seja uma das mais enigmáticas obras de sua carreira, pois a própria proposta já nasce bastante estranha.
A trama é sobre um casal da elite da sociedade aristocrata que convida um grupo de amigos para um jantar em sua luxuosa mansão. Mas, após o evento, eles descobrem que estão presos em uma sala. Não existe divisória, nem grades que os mantenham lá, porém, ninguém consegue sair ou entrar naquele local. Enquanto os dias passam, as suas máscaras e convenções sociais vão desaparecendo, dando lugar aos instintos mais primitivos de cada um.
No filme "Meia Noite em Paris" (2011), de Woody Allen, o protagonista interpretado por Owen Wilson retorna ao passado em uma Paris do início do século. Lá ele encontra determinados artistas, sendo que dentre eles se encontra o próprio Luís Buñuel em início de carreira. O protagonista dá uma ideia para o diretor de uma trama em que as pessoas não saem de uma mansão, porém, o próprio Luís Buñuel não entendeu a proposta de forma imediata.
Embora seja uma ficção, além de uma bela homenagem para o cineasta espanhol, o que talvez Woody Allen quis nos dizer é que o próprio Luís Buñuel não soubesse ao certo qual era a sua mensagem da qual queria nos passar quando realizou o seu "O Anjo Exterminador". Porém, como ele se deleitava ao criticar duramente a elite, talvez a sua principal intenção fosse colocar essas pessoas em situações extremas e fazer com que as mesmas colocassem para fora as suas reais naturezas. É notório, por exemplo, que o realizador permite que os serviçais saiam do local antes que os eventos acontecessem e fazendo que somente o mordomo fizesse parte desta situação inexplicável.
Na medida em que a trama avança cada personagem começa a reagir de uma forma diferente, alguns procurando uma explicação plausível, enquanto outros começam a se entregar a loucura aos poucos. Nota-se que o realizador procura atravessar o cômodo com a sua câmera, como se a mesma estivesse também presa no local e gerando cada vez mais uma sensação claustrofóbica. Mas o que seria o significado do título "O Anjo Exterminador"?
Nota-se, por exemplo, diversas figuras de arcanjos nas paredes, além da presença de ovelhas que passeiam na mansão, mas que logo servem como sacrifício para aqueles que se encontram ali presos. Há todo um simbolismo religioso nas entrelinhas, como se realizador quisesse que esses personagens se entregassem a lógica cristã ao invés de bestialidade vinda da própria alma humana. Algo curioso vindo de alguém séptico com relação a fé, mas que usa esse artificio para moldurar as ações e consequências vindas dessas pessoas que se achavam que tinham tudo, mas logo se dão conta que não são nada perante algo catastrófico.
Assim como o seu filme anterior "Viridiana", essa produção dividiu a opinião de muitos críticos e cinéfilos da época e fazendo com os debates se tornassem ainda mais acalorados na medida em que o tempo passava. Curiosamente, o filme perdeu a Palma de Ouro em Cannes pelo nosso "O Pagador de Promessas" (1962), sendo que a nossa produção de Anselmo Duarte acaba se tornando muito mais convencional se formos comparar com a obra de Luís Buñuel. Ao meu ver os votantes da época acharam que "Viridiana" já havia feito barulho demais e dar novamente o prêmio principal para o cineasta seria o mesmo que explodir uma pólvora.
Anos se passam e o filme cada vez mais se torna relevante e servindo de base para diversas análises. Não é à toa também que a obra serviu até mesmo de inspiração, não somente para a realização de outros filmes, como também para escritores de livros e até mesmo HQ. A clássica história "24 horas", que pertence a um dos arcos da trama "Sandman - Prelúdios e Noturnos" escrita por Neil Gaiman possui uma premissa semelhante, mas se enveredando para algo mais grotesco e violento vindo do próprio homem.
Mais de sessenta anos já se passaram, mas "Anjo Exterminador" continua incomodo, perturbador e ao mesmo tempo fascinante quando é revisitado.