Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Sinopse: "Lilith" conta a história mitológica da primeira mulher na Terra, que veio antes de Eva. Ela é criada por Deus para ser a mulher de Adão. Entretanto, Lilith não aceita posição de inferioridade em relação ao homem, rebela-se e vai para o deserto. Lilith reaparece como um duplo de Eva, come o fruto proibido, se vinga de Adão, de Deus, e torna-se a primeira mulher a se levantar contra o sistema patriarcal dominante.
Elenco: Isabél Zuaa, Renato Góes, Nash Laila
LUPICÍNIO RODRIGUES - Confissões de um Sofredor
Brasil/Documentário/2022/96min.
Direção: Alfredo Manevy
Sinopse: Muito antes de Reginaldo Rossi, o gaúcho Lupicínio Rodrigues elevou ao status de arte a música de corno. Compositor de canções que utilizavam o sofrimento, as traições e desenganos amorosos como matéria prima, Lupicínio tem sua trajetória contada neste filme, dirigido por Alfredo Manevy. Utilizando muitas imagens de arquivo, o filme traz histórias deliciosas contadas em um depoimento gravado pelo próprio Lupicínio nos anos 1970 – tempo suficiente para ele beber uma garrafa de whisky.
EM CARTAZ:
UTOPIA TROPICAL
Brasil/Documentário/2023/77min.
Sinopse: "Utopia Tropical" é um documentário que convida à reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas que moldaram a América Latina. Por vezes tratados como ocupantes algo indisciplinados do quintal norte-americano, os povos da América Latina e particularmente do Brasil, têm aqui sua proposta civilizacional e sua luta de independência contadas pelo linguista e analista político norte-americano Noam Chomsky e o diplomata brasileiro Celso Amorim. Ao mesmo tempo, personagens, testemunhas e analistas de um quase um século de história, Chomsky e Amorim jogam luz sobre acontecimentos chave dessa caminhada e buscam as frestas que apontam para uma América Latina mais justa e plural.
“A história não se repete, mas às vezes rima” Mark Twain
Direção: João Amorim
Elenco: Noam Chomsky e Celso Amorim
HORÁRIOS DE 14 a 20 DE MARÇO (não há sessões nas segundas-feiras):
15h: LUPICÍNIO RODRIGUES - Confissões de um Sofredor
17h: UTOPIA TROPICAL
19h: LILITH
Dia 20, às 19h, haverá sessão especial com entrada franca do filme LILITH, prosseguida de debate com Helena Bonumá, coordenadora da Guayi-Democracia, participação e solidariedade e da rede de Economia Solidária e Feminista.
Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.
EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.
CineBancários
Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre
Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br
Nossa nova cinesemana traz três estreias aguardadas pelo nosso público. Uma delas é a produção turca ERVAS SECAS, de Nuri Ceylan, com três horas de duração e imagens de uma beleza impressionante. Também destacamos o documentário LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR, uma homenagem à altura de um dos principais compositores do Rio Grande do Sul. Outra novidade é O LIVRO DA DISCÓRDIA, produção francesa que esteve na programação do Festival Varilux.
Seguem em cartaz dois grandes sucessos desta temporada de Oscars: DIAS PERFEITOS, de Wim Wenders, e VIDAS PASSADAS, de Celine Song. O público ainda pode assistir 20 DIAS EM MARIUPOL, vencedor do Oscar de melhor documentário, e AS FILHAS DE OLFA, que também concorreu na categoria.
Em última semana de exibição temos os longas HAMLET, do diretor Zeca Brito, e EU, CAPITÃO, de Matteo Garrone.
(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.
Sinopse: Hirayama vive em Tóquio e é responsável pela limpeza de vários banheiros públicos. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Hirayama parece perfeitamente feliz com sua rotina metódica, mas alguns encontros inesperados trazem revelações surpreendentes sobre o passado do protagonista. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios do júri ecumênico e melhor ator para Koji Yakusho, e é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.
16h45 – 20 DIAS EM MARIUPOL Assista o trailer aqui.
(20 Days in Mariupol - Ucrânia, 2023, 95min). Documentário de Mstyslav Chernov. Synapse Filmes, 16 anos.
Sinopse: Encurralados na cidade ucraniana de Mariupol, um grupo de jornalistas correspondentes da The Associated Press faz o possível para continuar o trabalho de cobrir a invasão russa. Eles são os únicos repórteres internacionais que ainda estão na cidade e registram as imagens de morte e destruição que até hoje são documentos visuais definitivos da guerra. O diretor Mstyslav Chernov é um repórter veterano de guerras e venceu o prêmio Pulitzer pela sua cobertura na Ucrânia. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário.
18h30 – ERVAS SECAS - ESTREIA Assista o trailer aqui.
(Kuru Otlar Üstüne - Turquia, 2023, 197min). Direção de Nuri Bilge Ceylan, com Deniz Celiloglu, Merve Dizdar, Musab Ekici. Imovision, 12 anos. Drama.
Sinopse: O professor Samet está terminando seu período de serviço obrigatório em um vilarejo remoto na Anatólia e sonha com uma transferência para Istambul - mas suas esperanças de sair do lugarejo se dissipam quando ele é acusado de contato inadequado por duas alunas. Samet só percebe novas perspectivas para seu cotidiano frustrado depois de conhecer Nuray, uma professora de ideias progressistas. Merve Dizdar (Nuray) recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.
(Past Lives - Estados Unidos/Coreia do Sul, 2023, 105min). Direção de Celine Song, com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro. California Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Nora e Hae Sung eram amigos muito próximos na infância, até que a família dela decidiu emigrar para o Canadá. Doze anos depois, eles se reencontram virtualmente e percebem que ainda têm muitas coisas em comum. Depois de mais alguns anos, finalmente, eles ficam frente à frente e têm a chance de confrontar noções de destino, amor e as escolhas que fizeram na vida.
17h15 – O LIVRO DA DISCÓRDIA – ESTREIA Assista o trailer aqui.
(Youssef Salem a du Succès – França, 2023, 97min). Direção de Baya Kasmi, com Ramzy Bedia, Noémie Lvovsky, Abbes Zahmani. Bonfilm, 10 anos. Comédia dramática.
Sinopse: O escritor Youssef Salem vive em Paris e é descendente de argelinos. Seu novo projeto é um romance parcialmente autobiográfico, inspirado na sua juventude e, principalmente, nos tabus que cercam a sexualidade no ambiente onde cresceu. O livro provoca um debate público apaixonado, mas também gera uma tensão entre seus parentes – já que Youssef tenta, a todo custo, evitar que seus familiares se identifiquem com os personagens do livro. O filme fez parte da programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2023.
19h10 – LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR – ESTREIA Assista o traileraqui.
(Brasil, 2022, 96min). Documentário de Alfredo Manevy. O2 Play Filmes, 12 anos.
Sinopse: Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974) transformou em canções todo o sofrimento e as angústias das desilusões amorosas. Sua trajetória está intimamente ligada com a boêmia e a boa música brasileira, em lembranças de amigos e admiradores como Nelson Coelho de Castro, Arthur de Faria, Ney Matogrosso, Gal Costa, Cazuza, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte e seu próprio filho, o Lupinho O filme também traz imagens de arquivo em que o próprio Lupicínio relata episódios de sua carreira e interpreta suas composições.
(Io Capitano – Itália/Bélgica/França, 2023, 121min). Direção de Matteo Garrone, com Seydou Sarr, Moustapha Fall, Issaka Sawadogo. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Seydou e Moussa são dois adolescentes senegaleses que partem do Dakar rumo à Europa, protagonizando uma odisseia contemporânea que tem como objetivo uma vida melhor. No caminho, eles enfrentam todos os obstáculos possíveis: o mar, o deserto, os animais e os seres humanos. Premiado no Festival de Veneza como melhor diretor, Matteo Garrone construiu seu filme a partir dos relatos de adolescentes que vivem em um centro de acolhimento em Catânia, na Itália. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.
17h30 – AS 4 FILHAS DE OLFA Assista o trailer aqui.
(Les Filles d'Olfa - França/Tunísia/Alemanha /Arábia Saudita - 2023, 110min). Documentário de Kaouther Ben Hania. Synapse Filmes, 12 anos.
Sinopse: Olfa é uma mulher tunisiana, mãe de quatro filhas. A família vive um momento doloroso, já que as duas garotas mais velhas desapareceram. A diretora conta a história dessas mulheres com a ajuda de duas jovens atrizes, que vivem as filhas desaparecidas, e uma atriz mais velha, que divide com Olfa seu papel de mãe. Todas passam a morar na mesma casa, protagonizando um cotidiano de esperança, rebelião e sororidade. Indicado ao Oscar 2024 de melhor documentário, o filme conquistou o prêmio da categoria no Festival de Cannes 2023.
(Brasil, 2022, 87min). Direção de Zeca Brito, com Fredericco Restori, Jean-Claude Bernardet e Marcelo Restori. Anti Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: O filme combina ficção e documentário para mostrar os dilemas do jovem Hamlet diante de questões pessoais e sociais. O cenário é o caos político no Brasil de 2016, quando os estudantes secundaristas se uniram aos movimentos sociais e tomaram as ruas em protestos. A produção conquistou cinco Kikitos na Mostra de Longas Gaúchos do Festival de Cinema de Gramado (melhor filme, direção, ator, fotografia e montagem), além do prêmio de melhor direção no Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires.
PREÇOS DOS INGRESSOS:
TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.
Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.
Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.
A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.
Nos últimos dias da estação mais quente do ano, a Cinemateca Capitólio apresenta o ciclo Fim de Verão, com 6 sessões especiais de obras realizadas entre as décadas de 1950 e 2010. A programação tem apoio da Cinemateca da Embaixada da França, do Institut Français, da distribuidora Versátil Filmes e do diretor Lisandro Santos. O valor do ingresso é R$ 10,00.
No sábado, 16 de março, às 18h, a Cinemateca Capitólio e o Reconto, coletivo clínico de psicanálise, apresentam uma sessão com debate de Tudo Sobre Minha Mãe, filme do espanhol Pedro Almodóvar que completa 25 anos em 2024. O valor do ingresso é R$ 10,00.
Um lote de 80 ingressos será colocado à venda a partir de terça-feira, 12, sempre no horário de abertura da bilheteria da Cinemateca. O restante será vendido no dia da sessão.
A partir de quinta-feira, 14 de março, entram em cartaz na Cinemateca Capitólio o documentário Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor, de Alfredo Manevy, e Viver Mal, o segundo filme do díptico do diretor português João Canijo. O valor do ingresso é R$ 16,00.
Pensar o que é Filme-Ensaio acaba sendo um convite para compreender a própria construção da linguagem cinematográfica. A partir de realizadores como Chris Marker, Agnès Varda, Harun Farocki, Jean-Luc Godard, existe na essência do filme-ensaio o desejo de potencializar o cinema como um meio reflexivo, um caminho de conexões intertextuais e de experimentações narrativas..
Objetivos
O Curso Férias FILME-ENSAIO: A EXPERIÊNCIA DO CINEMA, ministrado por Rafael Valles, vai promover em dois encontros uma apresentação e análise deste gênero/formato de cinematografia. Serão apresentadas as principais escolas e estilos, bem como os mais representativos realizadores. As aulas serão ricamente ilustradas com a projeção de fragmentos de filmes referenciais para o entendimento do que é um Filme-Ensaio.
Ministrante: RAFAEL VALLES
Docente, escritor, pesquisador e realizador audiovisual. Doutor em Comunicação Social pela PUCRS. Mestre em Cinema Documentário pela Fundación Universidad del Clne (FUC / Buenos Aires - Argentina - 2011) Professor no Mestrado em Cinema Documentário, na Universidad del Cine (FUC - Argentina, 2023); no Curso de Cinema e Audiovisual e no Curso de Animação, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL, 2019) e no Curso de Cinema da UNISUL, 2012. Ministrou o curso online "Tendências do Cinema Documentário" (Museu da Imagem e do Som - MIS SP, 2023) e "Oficina Repertórios de Documentários" (IECINE, 2022). Organizador dos livros "50 Olhares Sobre o Cinema Gaúcho" e "Cinesofia: Estudos Sobre o Cinema Gaúcho". Já ministrou os cursos “O Que É Documentário?” (2013 e 2015) e “Laboratório de Produção – Documentário de Criação” (2013), pela Cine UM.
Curso
FILME-ENSAIO: A EXPERIÊNCIA DO CINEMA
de Rafael Valles
* Datas
16 e 17 de Março
(sábado e domingo)
* Horário
14h30 às 17h30
* Local
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)
Giuseppe Tornatore havia conquistado o mundo através da sua obra prima "Cinema Paradiso" (1988), do qual falava sobre amizade de um projetista de cinema e um menino que se apaixonaria pela sétima arte por toda a vida. A arte, por sua vez, não serve somente para revelar grandes talentos, como também faz com que nós conheçamos o mundo através do que realmente nos identificamos e colocamos em prática. "A Lenda do Pianista do Mar" (1988) fala sobre um grande talento que desde o início ele colocou em prática o que mais amava e fazendo com que o resto se tornasse um mero detalhe em sua vida.
O filme conta a história de uma criança que nasceu em alto mar, precisamente em um grande navio e sendo acolhido por trabalhadores braçais. Ganhando o nome do ano que nasceu, 1900 (Tim Roth), a criança cresce navegando mundo a fora, mas jamais pisando em terra firme, pois o que ele mais se importava era continuar a bordo e tocar um piano que acabou se tornando a paixão de sua vida. Sua história é contada através do seu melhor amigo, um trompetista chamado Max (Pruitt Taylor Vince) e deseja que 1900 desembarque para conhecer o mundo.
Quando o filme havia sido lançado o mundo estava focado em um navio, mas não neste em que ocorre a trama, mas sim em "Titanic" (1997) de James Cameron. Talvez por conta disso, eu quase nunca ouvi falar sobre esse filme na época, mas antes tarde do que nunca para conhecê-lo, já que Giuseppe Tornatore possui uma filmografia que não pode ser ignorada e sendo apontado por alguns especialistas como um dos grandes cineastas da Itália. Embora sendo um filme falado em inglês nota-se que o ritmo se diferencia das obras criadas pelo cinema americano da época, mesmo ele possuindo certos ingredientes que fazem dele aqueles típicos longas que concorrem ao Oscar.
Nota-se que o filme é protagonizado por um personagem incomum que faz com que os demais em volta se sintam afetados pelo que ele provoca, mesmo quando ele não possui nenhuma ambição de riqueza e glória. A riqueza de 1900 se encontra quando ele toca o seu piano, onde as músicas fluem através dos seus dedos e criando melodias quando ele foca determinada pessoa e fica conhecendo sobre como ela é através de sua obra. Vale salientar que boa parte de sua trilha sonora foi composta pelo maestro Ennio Morricone e que sentimos a sua e essência na tela nos primeiros acordes que ouvimos no longa.
Tim Roth nos brinda com uma ótima atuação e fazendo me corrigir quando eu sempre dizia que as suas melhores atuações eram quando atuava nos filmes de Quentin Tarantino. Roth sabe construir para si um personagem que transita entre a serenidade e uma determinada loucura contida, como se o personagem somente funcionasse naquele universo particular e não desejando pisar em terra firme e fazendo disso para si um mero detalhe. Já Pruitt Taylor Vince é o que nos conduz para essa curiosa história e fazendo com que nos simpatizemos com ele, pois sentimos o mesmo desejo de ver o protagonista se desafiar e tentar conhecer o restante do mundo que o aguarda.
Porém, acima de tudo, o filme fala sobre o poder da arte como um todo, de como ela faz com que determinada pessoa seja feliz com tão pouco, pois a verdadeira riqueza se encontra no que realmente estava destinado em colocar em prática desde o início. O mundo é vasto para ser explorado, porém, assim como o cinema, a música serve como uma janela para conhecermos o nosso "eu" verdadeiro, assim como também o restante do mundo. A pessoa pode até ser limitada, mas enquanto prezar por essas artes o mundo estará lá quando precisar.
"A Lenda do Pianista do Mar" é um belíssimo filme a ser revisitado, onde mostra o poder da música como um todo e como ela pode moldar a vida das pessoas perante o mundo.
Queremos divulgar o Ciclo de Cinema Documentário promovido pelo Clube de Cinema de Porto Alegre em parceria com a Sala Redenção (UFRGS). No próximo dia 12 de março, terça-feira, às 19h, exibiremos "Olha pra Elas", um documentário que aborda a vida de presidiárias e os impactos dessa realidade nos laços afetivos. A sessão seguirá de uma conversa com os realizadores Tatiana Sager (diretora) e Renato Dornelles (roteirista).
A exibição acontecerá na Sala Redenção, localizada no campus central da UFRGS, com acesso pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. Todas as sessões da sala são gratuitas e abertas a toda a comunidade. Se puder, ajude-nos a divulgar para quem possa se interessar!
Quando: 12 de março, 19h
Onde: Sala Redenção - Campus central da UFRGS - Rua Eng. Luiz Englert, 333
O que: Exibição do documentário “Olha pra elas”, sessão comentada com Tatiana Sager (diretora) e Renato Dornelles (roteirista).
Para quem: A entrada é franca e aberta à comunidade. O filme possui classificação de 14 anos.
OLHA PRA ELAS
Conecta o universo feminino ao encarceramento, apresentando histórias de mulheres cujas vidas foram transformadas quando a prisão se tornou parte de seu cotidiano. O documentário foi premiado no Florianópolis Audiovisual do Mercosul (FAM) como "melhor filme work in progress" e recebeu o Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo em 2020. A direção é de Tatiana Sager, com roteiro de Renato Dornelles e Luca Alverdi, com uma duração de 1h15.
CLUBE DE CINEMA DE PORTO ALEGRE
Fundado em 13 de abril de 1948 por Paulo Fontoura Gastal, o Clube de Cinema de Porto Alegre é o mais antigo do Brasil em atividade. Tradicionalmente fazemos sessões aos sábados às 10h15min nas salas parceiras: Cinemateca Paulo Amorim, CineBancários, Cinemateca Capitólio, Espaço de Cinema Bourbon Country e Sala Redenção, oferecendo uma programação diversificada que inclui lançamentos, filmes experimentais, ciclos temáticos e clássicos. Associar-se é simples: basta participar de uma sessão e informar a diretoria do clube, ou entrar em contato pelos nossos canais. Em 2018, o clube recebeu o prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho da ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), reconhecendo seu papel na valorização da produção audiovisual e cultural no Rio Grande do Sul.
Confira a minha crítica sobre o documentário já publicado clicandoaqui.
Christopher Nolan é, ao menos para mim, um dos diretores mais importantes do cinema recente. Em tempos de pós-pandemia, além do advento do streaming, o cineasta sempre lutou para fazer o bom e velho cinema, aquele típico espetáculo que somente pode ser visto em uma grande tela e que pudesse atrair um grande público para assistirem todos juntos. "Oppenheimer" é a síntese sobre isso, sendo a fusão de um filme autoral com um grande espetáculo e do qual Nolan realiza com grande êxito. Pode não ser o melhor de sua carreira, mas as sete estatuetas, incluindo melhor Filme, Direção e melhor ator para Cillian Murphy, foram mais do que merecidas.
A noite também foi o palco da consagração do fantástico "Pobres Criaturas", onde não somente obteve quatro prêmios, como também dentre eles o de melhor atriz para Emma Stone que criou para si uma interpretação digna de nota e que faria mary shelley, autora do clássico "Frankenstein", sorrir de ponta a ponta. A noite também foi a cereja no bolo que estava faltando para Robert Downey Jr, o eterno Homem de Ferro, que acabou levando a estatueta de melhor ator coadjuvante por "Oppenheimer" e provando que a persistência e a força de vontade é o que faz o ser humano superar todas as dificuldades que surgem na vida. "Barbie" pode até ter somente levado um prêmio de melhor música, mas a performance de Ryan Gosling cantando "I'm Just Ken" valeu por toda a noite.
Já o cinema internacional não ficou nenhum pouco atrás, sendo que o fantástico "Anatomia de uma Queda" levou o merecido Oscar de melhor Roteiro Original, enquanto o perturbador "Zona de Interesse" levou o Oscar de melhor Filme Internacional e o merecido Oscar de melhor som. Agora, a grande festa da noite aconteceu quando o japonês "Godzilla Minus One" levou para casa o Oscar de Efeitos Visuais. Realizado com apenas 15 milhões de dólares, a produção é uma prova que não é preciso de orçamento astronômico para se criar um grande espetáculo e colocando as caríssimas produções Hollywoodianas em cheque.
Confira a lista completa dos indicados e vencedores:
MELHOR FILME
Ficção Americana
Anatomia de uma Queda
Barbie
Os Rejeitados
Assassinos da Lua das Flores
Maestro
Oppenheimer - vencedor
Vidas Passadas
Pobres Criaturas
A Zona de Interesse
MELHOR DIREÇÃO
Justine Triet, por Anatomia de uma Queda
Martin Scorsese, por Assassinos da Lua das Flores
Christopher Nolan, por Oppenheimer - vencedor
Yorgos Lanthimos, por Pobres Criaturas
Jonathan Glazer, por A Zona de Interesse
MELHOR ATOR
Bradley Cooper, por Maestro
Colman Domingo, por Rustin
Paul Giamatti, por Os Rejeitados
Cillian Murphy, por Oppenheimer - vencedor
Jeffrey Wright, por Ficção Americana
MELHOR ATRIZ
Annette Bening, por NYAD
Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores
Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda
Carey Mulligan, por Maestro
Emma Stone, por Pobres Criaturas - vencedora
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Sterling K. Brown, por Ficção Americana
Robert De Niro, por Assassinos da Lua das Flores
Robert Downey Jr., por Oppenheimer - vencedor
Ryan Gosling, por Barbie
Mark Ruffalo, por Pobres Criaturas
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Emily Blunt, por Oppenheimer
Danielle Brooks, por A Cor Púrpura
America Ferrera, por Barbie
Jodie Foster, por NYAD
Da'Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados - vencedora
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Justine Triet & Arthur Harari, por Anatomia de uma Queda - vencedor
David Hemingson, por Os Rejeitados
Bradley Cooper & Josh Singer, por Maestro
Sammy Burch, por Segredos de um Escândalo
Celine Song, por Vidas Passadas
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Cord Jefferson, por Ficção Americana - vencedor
Greta Gerwig & Noah Baumbach, por Barbie
Christopher Nolan, por Oppenheimer
Tony McNamara, por Pobres Criaturas
Jonathan Glazer, por A Zona de Interesse
MELHOR ANIMAÇÃO
O Menino e a Garça - vencedor
Elementos
Nimona
Meu Amigo Robô
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Eu, Capitão (Itália)
Dias Perfeitos (Japão)
A Sociedade da Neve (Espanha)
Sala dos Professores (Alemanha)
A Zona de Interesse (Reino Unido) - vencedor
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Bobi Wine: The People's President
A Memória Infinita
A 4 Filhas de Olfa
To Kill a Tiger
20 Dias em Mariupol - vencedor
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
The ABCs of Book Banning - vencedor
The Barber of Little Rock
Island in Between
The Last Repair Shop
Nai Nai & Wai Po
MELHOR CURTA-METRAGEM
The After
Invincible
Knight of Fortune
Red, White & Blue
A Incrível História de Henry Sugar - vencedor
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Letter to a Pig
95 Senses
Our Uniform
Pachyderme
War is Over (inspired by the music of John & Yoko) - vencedor
MELHOR TRILHA SONORA
Laura Karpman, por Ficção Americana
John Williams, Indiana Jones e a Relíquia do Destino
Robbie Robertson, por Assassinos da Lua das Flores
Ludwig Göransson, por Oppenheimer - vencedor
Jerskin Fendrix, por Pobres Criaturas
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"The Fire Inside" (Flamin' Hot)
"I'm Just Ken" (Barbie)
"It Never Went Away" (American Symphony)
"Wahzhazhe (A Song for My People)" (Assassinos da Lua das Flores)
"What Was I Made For?" (Barbie) - vencedor
MELHOR SOM
Resistência
Maestro
Missão: Impossível - Acerto de Contas
Oppenheimer
A Zona de Interesse - vencedor
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Sarah Greenwood, por Barbie
Jack Fisk, por Assassinos da Lua das Flores
Arthur Max, por Napoleão
Ruth De Jong, por Oppenheimer
Shona Heath, por Pobres Criaturas - vencedor
MELHOR FOTOGRAFIA
Edward Lachman, por O Conde
Rodrigo Prieto, por Assassinos da Lua das Flores
Matthew Libatique, por Maestro
Hoyte van Hoytema, por Oppenheimer - vencedor
Robbie Ryan, por Pobres Criaturas
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
Golda
Maestro
Oppenheimer
Pobres Criaturas - vencedor
A Sociedade da Neve
MELHOR FIGURINO
Jacqueline Durran, por Barbie
Jacqueline West, por Assassinos da Lua das Flores
Janty Yates, por Napoleão
Ellen Mirojnick, por Oppenheimer
Holly Waddington, por Pobres Criaturas - vencedor
MELHOR MONTAGEM
Laurent Sénéchal, por Anatomia de uma Queda
Kevin Tent, por Os Rejeitados
Thelma Schoonmaker, por Assassinos da Lua das Flores