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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 11 de março de 2024

Cine Curiosidade: Vencedores do Oscar 2024

Christopher Nolan é, ao menos para mim, um dos diretores mais importantes do cinema recente. Em tempos de pós-pandemia, além do advento do streaming, o cineasta sempre lutou para fazer o bom e velho cinema, aquele típico espetáculo que somente pode ser visto em uma grande tela e que pudesse atrair um grande público para assistirem todos juntos. "Oppenheimer" é a síntese sobre isso, sendo a fusão de um filme autoral com um grande espetáculo e do qual Nolan realiza com grande êxito. Pode não ser o melhor de sua carreira, mas as sete estatuetas, incluindo melhor Filme, Direção e melhor ator para Cillian Murphy, foram mais do que merecidas.

A noite também foi o palco da consagração do fantástico "Pobres Criaturas", onde não somente obteve quatro prêmios, como também dentre eles o de melhor atriz para Emma Stone que criou para si uma interpretação digna de nota e que faria mary shelley, autora do clássico "Frankenstein", sorrir de ponta a ponta. A noite também foi a cereja no bolo que estava faltando para Robert Downey Jr, o eterno Homem de Ferro, que acabou levando a estatueta de melhor ator coadjuvante por "Oppenheimer" e provando que a persistência e a força de vontade é o que faz o ser humano superar todas as dificuldades que surgem na vida. "Barbie" pode até ter somente levado um prêmio de melhor música, mas a performance de Ryan Gosling cantando "I'm Just Ken" valeu por toda a noite.

Já o cinema internacional não ficou nenhum pouco atrás, sendo que o fantástico "Anatomia de uma Queda" levou o merecido Oscar de melhor Roteiro Original, enquanto o perturbador "Zona de Interesse" levou o Oscar de melhor Filme Internacional e o merecido Oscar de melhor som. Agora, a grande festa da noite aconteceu quando o japonês "Godzilla Minus One" levou para casa o Oscar de Efeitos Visuais. Realizado com apenas 15 milhões de dólares, a produção é uma prova que não é preciso de orçamento astronômico para se criar um grande espetáculo e colocando as caríssimas produções Hollywoodianas em cheque.  

Confira a lista completa dos indicados e vencedores: 


MELHOR FILME

Ficção Americana

Anatomia de uma Queda

Barbie

Os Rejeitados

Assassinos da Lua das Flores

Maestro

Oppenheimer - vencedor

Vidas Passadas

Pobres Criaturas

A Zona de Interesse


MELHOR DIREÇÃO

Justine Triet, por Anatomia de uma Queda

Martin Scorsese, por Assassinos da Lua das Flores

Christopher Nolan, por Oppenheimer - vencedor

Yorgos Lanthimos, por Pobres Criaturas

Jonathan Glazer, por A Zona de Interesse


MELHOR ATOR

Bradley Cooper, por Maestro

Colman Domingo, por Rustin

Paul Giamatti, por Os Rejeitados

Cillian Murphy, por Oppenheimer - vencedor

Jeffrey Wright, por Ficção Americana


MELHOR ATRIZ

Annette Bening, por NYAD

Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores

Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda

Carey Mulligan, por Maestro

Emma Stone, por Pobres Criaturas - vencedora


MELHOR ATOR COADJUVANTE

Sterling K. Brown, por Ficção Americana

Robert De Niro, por Assassinos da Lua das Flores

Robert Downey Jr., por Oppenheimer - vencedor

Ryan Gosling, por Barbie

Mark Ruffalo, por Pobres Criaturas


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Emily Blunt, por Oppenheimer

Danielle Brooks, por A Cor Púrpura

America Ferrera, por Barbie

Jodie Foster, por NYAD

Da'Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados - vencedora


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Justine Triet & Arthur Harari, por Anatomia de uma Queda - vencedor

David Hemingson, por Os Rejeitados

Bradley Cooper & Josh Singer, por Maestro

Sammy Burch, por Segredos de um Escândalo

Celine Song, por Vidas Passadas


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Cord Jefferson, por Ficção Americana - vencedor

Greta Gerwig & Noah Baumbach, por Barbie

Christopher Nolan, por Oppenheimer

Tony McNamara, por Pobres Criaturas

Jonathan Glazer, por A Zona de Interesse


MELHOR ANIMAÇÃO

O Menino e a Garça - vencedor

Elementos

Nimona

Meu Amigo Robô

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso


MELHOR FILME INTERNACIONAL

Eu, Capitão (Itália)

Dias Perfeitos (Japão)

A Sociedade da Neve (Espanha)

Sala dos Professores (Alemanha)

A Zona de Interesse (Reino Unido) - vencedor


MELHOR DOCUMENTÁRIO

Bobi Wine: The People's President

A Memória Infinita

A 4 Filhas de Olfa

To Kill a Tiger

20 Dias em Mariupol - vencedor


MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

The ABCs of Book Banning - vencedor

The Barber of Little Rock

Island in Between

The Last Repair Shop

Nai Nai & Wai Po


MELHOR CURTA-METRAGEM

The After

Invincible

Knight of Fortune

Red, White & Blue

A Incrível História de Henry Sugar - vencedor


MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

Letter to a Pig

95 Senses

Our Uniform

Pachyderme

War is Over (inspired by the music of John & Yoko) - vencedor


MELHOR TRILHA SONORA

Laura Karpman, por Ficção Americana

John Williams, Indiana Jones e a Relíquia do Destino

Robbie Robertson, por Assassinos da Lua das Flores

Ludwig Göransson, por Oppenheimer - vencedor

Jerskin Fendrix, por Pobres Criaturas


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

"The Fire Inside" (Flamin' Hot)

"I'm Just Ken" (Barbie)

"It Never Went Away" (American Symphony)

"Wahzhazhe (A Song for My People)" (Assassinos da Lua das Flores)

"What Was I Made For?" (Barbie) - vencedor

MELHOR SOM

Resistência

Maestro

Missão: Impossível - Acerto de Contas

Oppenheimer

A Zona de Interesse - vencedor


MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

Sarah Greenwood, por Barbie

Jack Fisk, por Assassinos da Lua das Flores

Arthur Max, por Napoleão

Ruth De Jong, por Oppenheimer

Shona Heath, por Pobres Criaturas - vencedor


MELHOR FOTOGRAFIA

Edward Lachman, por O Conde

Rodrigo Prieto, por Assassinos da Lua das Flores

Matthew Libatique, por Maestro

Hoyte van Hoytema, por Oppenheimer - vencedor

Robbie Ryan, por Pobres Criaturas


MELHOR CABELO E MAQUIAGEM

Golda

Maestro

Oppenheimer

Pobres Criaturas - vencedor 

A Sociedade da Neve


MELHOR FIGURINO

Jacqueline Durran, por Barbie

Jacqueline West, por Assassinos da Lua das Flores

Janty Yates, por Napoleão

Ellen Mirojnick, por Oppenheimer

Holly Waddington, por Pobres Criaturas - vencedor


MELHOR MONTAGEM

Laurent Sénéchal, por Anatomia de uma Queda

Kevin Tent, por Os Rejeitados

Thelma Schoonmaker, por Assassinos da Lua das Flores

Jennifer Lame, por Oppenheimer - vencedor

Yorgos Mavropsaridis, por Pobres Criaturas


MELHORES EFEITOS VISUAIS

Resistência

Godzilla Minus One - vencedor

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Missão: Impossível - Acerto de Contas

Napoleão

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sexta-feira, 8 de março de 2024

Cine Especial: Revisitando 'Depois das Horas'

Era mais um dia qualquer de Paul Hackett (Griffin Dunne). Ele iria para casa, entediado, assistir TV. Mas, por alguma razão, ele optou em sair para tomar um café e ler seu Trópico de Câncer, de Henry Miller. De repente alguém fala com ele, sendo uma bela garota chamada Marcy, que também havia lido o livro. Assim sendo, ele pega o telefone da casa da amiga Kiki (Linda Fiorentino), uma artista plástica, pois Marcy (Rosanna Arquette) mora com ela. Ambas moram em SoHo, Nova York, um bairro dominado por artistas, punks e homossexuais. Assim, Paul vai até lá para, se possível, ter algo de diferente nesta noite para sair um pouco de sua vida rotineira.

É assim que esta incomum obra de Martin Scorsese começa. A meu ver, o filme é uma análise sobre uma Nova York dos anos oitenta construída pelo cineasta assim como ele fez com "Taxi Drive" (1976) e que fazia uma síntese sobre os anos setenta. Uma homenagem aos seus habitantes, principalmente as suas minorias que nunca eram vistas pelas pessoas que moravam no andar de cima. O filme tem seu personagem principal um simples processador de textos. A amiga de Marcy é uma artista, o filme está cheio de homossexuais e punks... enfim. Não é exagero dizer que Nova York é uma personagem dentro desta complexa obra, porém, da qual a gente se identifica, pois sempre temos aquele desejo de saímos da rotina, mas não pensando nas possíveis consequências.

O que difere principalmente dos demais filmes do cineasta é que ele foge dos cenários em que o realizador gostava de revisitar, ou seja, o universo do gangster, ou com relação ao papel do cidadão italiano comum perante as promessas vindas dos EUA. Não é apenas um filme sobre um cara que vai passar a noite com uma garota, mas sim um filme sobre o comportamento humano diante do medo e das frustrações, e inclusive do fim da vida. Eu sou da teoria que o filme é uma representação sobre a maior interrupção sexual da história do cinema. Algo que só pode ser comparado à Stanley Kubrick e seu"De Olhos Bem Fechados"(1999). Essa observação não é para poucos certo? Eu não sei ao certo, mas o filme pode ser até mesmo sobre o comportamento humano diante da interrupção sexual. Um belo exemplo disso é a cena em que Paul está dentro de um banheiro e olhando para o desenho de um homem com o pênis sendo mordido por um tubarão. Uma cena curta, mas que diz tudo sobre a obra.

Griffin Dunne faz o melhor e talvez o papel mais conhecido de sua carreira como o acoado e assustado Paul Hackett. Rosanna Arquette faz um bom trabalho como a bela e misteriosa Marcy, ao contrário de Linda Fiorentino, que está apenas morna, porém, não menos bela. Scorsese não é exatamente um diretor de comédias, mesmo que este filme tenha sido lançado logo após " Rei da Comédia" (1982) e por conta disso o filme não é exatamente 100% perfeito. Porém, o seu humor sombrio, suas situações inusitadas, que beira até ao surrealismo, fazem com que a gente se divirta de tal forma que não desejamos que o protagonista consiga voltar para casa, pois queremos que ele adentre ainda mais nas entranhas dessa cidade que muda no decorrer de sua noite esplendida.

E como não poderia deixar de ser Michael Ballhaus é rei. Sua fotografia é inigualável, e, mandando para as favas todos os outros diretores de fotografia com quem Scorsese já trabalhou, um legítimo Scorsese só funciona com ele. Talvez nem legítimo, mas acho que Scorsese só amadurece de fato quando trabalha com ele pela primeira vez, e é neste filme. Aqui você nota todas as características técnicas dos dois. Dollys, closes, whipes, tomadas de ângulos improváveis, ou mesmo sequências improváveis, sendo que a cena do molho de chaves caindo e a câmera vindo atrás em bungee jump é magistral diga-se de passagem.

Concluo, portanto, que "Depois das Horas" é o filme menos conhecido da carreira de Martin Scorsese, mas não menos genial e nos levando para uma noite inesperada na vida de um cidadão comum. 

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Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (08/03/24)

 GARRA DE FERRO

Sinopse: A verdadeira história dos inseparáveis irmãos Von Erich, que fizeram história no mundo intensamente competitivo do wrestling profissional no início da década de 1980.



APAIXONADA

Sinopse: Beatriz está no auge dos seus quarenta anos, e, quando sua filha vai estudar fora, ela acha que viverá um recomeço de relacionamento com o marido mas, quando ele pede o divórcio, ela se vê sozinha. Mas esse fim pode ser um novo começo, e ela vai à procura do sentido de se apaixonar.



OS FAROFEIROS 2

Sinopse: Desta vez, os colegas de trabalho Alexandre (Antônio Fragoso), Lima (Maurício Manfrini), Rocha (Charles Paraventi) e Diguinho (Nilton Bicudo), acompanhados novamente das suas famílias, vão encarar uma nova roubada: eles foram presenteados pela empresa com uma viagem para a Bahia.



TODOS NÓS DESCONHECIDOS

Sinopse: Todos Nós Desconhecidos segue o roteirista Adam (Andrew Scott) que, uma noite em seu prédio quase vazio em Londres, tem um encontro casual com seu misterioso vizinho Harry (Paul Mescal), o que acaba abalando o ritmo de sua vida cotidiana.



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Cine Especial: Feliz Dia Internacional da Mulher

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, o Clube de Cinema de Porto Alegre celebra todas as mulheres que tornam a magia do cinema possível! Das telas às câmeras, das histórias contadas às visões compartilhadas, vocês fazem toda a diferença.

Nossas associadas são parte essencial da nossa comunidade cineclubista, enriquecendo nossas sessões com seus olhares e opiniões únicos. Nas telas, passam por aqui diretoras, roteiristas, atrizes, diretoras de arte, compositoras, animadoras...cada mulher no mundo do cinema contribui de forma inigualável para a criação de histórias que cativam e inspiram.

Nesta data, gostaríamos de destacar algumas mulheres incríveis que deixaram sua marca na história do cinema e do nosso clube:


🎥 Alice Guy Blaché (1873 - 1968): pioneira no cinema francês, visionária no uso de efeitos especiais e colorização. Sua contribuição como a primeira cineasta e roteirista de filmes ficcionais é fundamental para a evolução do cinema.

🎬 Sofia Coppola: diretora, roteirista, produtora e atriz ítalo-americana. Seus filmes "Encontros e Desencontros" e "Priscilla" passaram aqui pelo Clube, e sua visão singular é influência no cinema contemporâneo.

🎞️ Celine Song: cineasta sul-coreana-canadense, indicada ao Oscar por "Vidas Passadas". Sua estreia na direção no cinema recebeu reconhecimento internacional, demonstrando seu talento excepcional. Venha assistir "Vidas Passadas" na próxima sessão (10/03 às 10h)!

📽️ Nicole Holofcener: cineasta americana, diretora de "À Procura do Amor", que esteve presente no nosso Cilco de Comédia Romântica em 2023.

📺 Justine Triet: diretora francesa, vencedora da Palma de Ouro em Cannes por "Anatomia de uma Querda", aclamado em nossa recente sessão.

🌟 Charlotte Wells: cineasta escocesa, diretora de "Aftersun", um dos queridinhos dos membros do Clube de Cinema. Com uma perspectiva distinta e um estilo visualmente marcante, ela se destaca como uma das vozes mais promissoras da nova geração de diretoras.

🎬 Ursula Meier: cineasta francesa, diretora do filme "A Linha", nosso filme estreia de 2024.

Que essas mulheres inspiradoras nos lembrem do poder e da criatividade que as mulheres trazem para o mundo do cinema e além!


Por Kelly Demo Christ

Associada do Clube de Cinema. 


#DiaInternacionalDaMulher #8M #ClubeDeCinemadePortoAlegre #CCPA


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quinta-feira, 7 de março de 2024

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 07 A 13 DE MARÇO DE 2024

 ESTREIA:

UTOPIA TROPICAL

Brasil/Documentário/2023/77min.

Sinopse: "Utopia Tropical" é um documentário que convida à reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas que moldaram a América Latina. Por vezes tratados como ocupantes algo indisciplinados do quintal norte-americano, os povos da América Latina e particularmente do Brasil, têm aqui sua proposta civilizacional e sua luta de independência contadas pelo linguista e analista político norte-americano Noam Chomsky e o diplomata brasileiro Celso Amorim. Ao mesmo tempo, personagens, testemunhas e analistas de um quase um século de história, Chomsky e Amorim jogam luz sobre acontecimentos chave dessa caminhada e buscam as frestas que apontam para uma América Latina mais justa e plural.

“A história não se repete, mas às vezes rima” Mark Twain

Direção: João Amorim

Elenco: Noam Chomsky e Celso Amorim


EM CARTAZ:

AMANHÃ

Brasil/Documentário/2023/103min.

Direção: Marcos Pimentel

Sinopse: Crianças de universos sociais completamente diferentes se cruzaram em 2002 em Belo Horizonte, na Barragem Santa Lúcia, que separa um conjunto de favelas de um bairro de classe média alta. Mesmo morando tão perto, sempre foram tão distantes. Vinte anos depois, o que aconteceu com cada uma delas? Entre 2002 e 2022, o Brasil foi virado pelo avesso. E suas vidas também. Um filme sobre os encontros e desencontros da sociedade brasileira contemporânea.



LEVANTE


Brasil, França e Uruguai/Ficção/ 2022/92min.

Direção: Lillah Halla

Exibido no Festival de Cannes em 2023, onde foi premiado com Melhor Filme de Estreia nas mostras paralelas do Festival de Cannes 2023, LEVANTE também recebeu o Prêmio WIP Paradiso, Prêmio Canal+, Prêmio CICAE no Cine en Construcción – Cinelatino Toulouse 2023, além da participação em inúmeros festivais internacionais. O filme é estrelado por Domenica Dias, filha do rapper Mano Brown.

Sinopse: Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofía (17), descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada.

Elenco: Ayomi Domenica, Loro Bardot, Grace Passô

HORÁRIOS DE 07 A 13 DE MARÇO (não há sessões nas segundas-feiras):


15h: AMANHÃ

17h: LEVANTE

19h: UTOPIA TROPICAL


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.


CineBancários

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2024

 PROGRAMAÇÃO DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2024

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

O Silêncio dos Inocentes 


SALA PAULO AMORIM


14h45 – DIAS PERFEITOS Assista o trailer aqui.

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Hirayama vive em Tóquio e é responsável pela limpeza de vários banheiros públicos. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Hirayama parece perfeitamente feliz com sua rotina metódica, mas alguns encontros inesperados trazem revelações surpreendentes sobre o passado do protagonista. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios do júri ecumênico e melhor ator para Koji Yakusho, e é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.


17h – VIDAS PASSADAS Assista o trailer aqui.

(Past Lives - Estados Unidos/Coreia do Sul, 2023, 105min). Direção de Celine Song, com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro. California Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Nora e Hae Sung eram amigos muito próximos na infância, até que a família dela decidiu emigrar para o Canadá. Doze anos depois, eles se reencontram virtualmente e percebem que ainda têm muitas coisas em comum. Depois de mais alguns anos, finalmente, eles ficam frente à frente e têm a chance de confrontar noções de destino, amor e as escolhas que fizeram na vida.


19h – DIAS PERFEITOS

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Hirayama vive em Tóquio e é responsável pela limpeza de vários banheiros públicos. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Hirayama parece perfeitamente feliz com sua rotina metódica, mas alguns encontros inesperados trazem revelações surpreendentes sobre o passado do protagonista. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios do júri ecumênico e melhor ator para Koji Yakusho, e é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.


SESSÃO NOSTALGIA – ESPECIAL OSCAR

DIA 10 ÀS 14h – INGRESSOS A R$ 8,00


O SILÊNCIO DOS INOCENTES

(The Silence of the Lambs – EUA, 1991, 118min). Direção de Jonathan Demme, com Jodie Foster, Anthony Hopkins, Scott Glenn, Ted Levine. 14 anos. Drama.

Sinopse: A Sessão Nostalgia deste mês apresenta O SILÊNCIO DOS INOCENTES, vencedor do Oscar de melhor filme em 1992. Baseado no romance homônimo de Thomas Harris, o longa acompanha o embate entre Clarice Starling (Jodie Foster), estagiária do FBI, e o presidiário Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra brilhante. O filme também venceu o Oscar nas categorias direção, ator, atriz e roteiro adaptado. Após a exibição, os críticos Rodrigo de Oliveira, da Almanaque21, e Bruna Haas, vão debater os filmes do Oscar de 2024.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h – HAMLET – ESTREIA  Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 87min). Direção de Zeca Brito, com Fredericco Restori, Jean-Claude Bernardet e Marcelo Restori. Anti Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: O filme combina ficção e documentário para mostrar os dilemas do jovem Hamlet diante de questões pessoais e sociais. O cenário é o caos político no Brasil de 2016, quando os estudantes secundaristas se uniram aos movimentos sociais e tomaram as ruas em protestos. A produção conquistou cinco Kikitos na Mostra de Longas Gaúchos do Festival de Cinema de Gramado (melhor filme, direção, ator, fotografia e montagem), além do prêmio de melhor direção no Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires.


16h45 – AS 4 FILHAS DE OLFA – ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Les Filles d'Olfa - França/Tunísia/Alemanha /Arábia Saudita - 2023, 110min). Documentário de Kaouther Ben Hania. Synapse Filmes, 12 anos.

Sinopse: Olfa é uma mulher tunisiana, mãe de quatro filhas. A família vive um momento doloroso, já que as duas garotas mais velhas desapareceram. A diretora conta a história dessas mulheres com a ajuda de duas jovens atrizes, que vivem as filhas desaparecidas, e uma atriz mais velha, que divide com Olfa seu papel de mãe. Todas passam a morar na mesma casa, protagonizando um cotidiano de esperança, rebelião e sororidade. Indicado ao Oscar 2024 de melhor documentário, o filme conquistou o prêmio da categoria no Festival de Cannes 2023.


19h20 – 20 DIAS EM MARIUPOL – ESTREIA Assista o trailer aqui.

(20 Days in Mariupol - Ucrânia, 2023, 95min). Documentário de Mstyslav Chernov. Synapse Filmes, 16 anos.

Sinopse: Encurralados na cidade ucraniana de Mariupol, um grupo de jornalistas correspondentes da The Associated Press faz o possível para continuar o trabalho de cobrir a invasão russa. Eles são os únicos repórteres internacionais que ainda estão na cidade e registram as imagens de morte e destruição que até hoje são documentos visuais definitivos da guerra. O diretor Mstyslav Chernov é um repórter veterano de guerras e venceu o prêmio Pulitzer pela sua cobertura na Ucrânia. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário.


(NÃO HAVERÁ SESSÃO NOS DIAS 12 E 13, TERÇA E QUARTA)

SESSÃO ESPECIAL – DIA DA MULHER

DIA 12 ÀS 19h15 – ENTRADA FRANCA


O ÚLTIMO POEMA

(Brasil, 2015, 70min). Documentário de Mirela Kruel. Lança Filmes, 12 anos.

Sinopse: Durante 24 anos, a professora Helena Maria trocou correspondências com Carlos Drummond de Andrade. Uma história poética sobre amizade, memória e literatura.

Seguido de um bate-papo com as poetas Paula Taitelbaum e Rafaela Kich.


SESSÃO ESPECIAL – PROJETO SOTAQUES DO CHORO

DIA 13 ÀS 19h30


PLAUTO, UM SOPRO MUSICAL

(Brasil, 2019, 100min). Documentário de Rodrigo Portela. Lança Filmes, 12 anos.

Sinopse: O documentário mostra a trajetória de Plauto Cruz (1929 - 2017), um dos maiores músicos gaúchos e considerado um dos melhores flautistas do Brasil.

Com apresentação dos músicos Dúnia Elias e Giovani Berti.


SALA NORBERTO LUBISCO


14h30 – MEU AMIGO ROBÔ Assista o trailer aqui.

(Robot Dreams - Espanha/França, 2019, 102min). Animação de Pablo Verger. Imovision, 10 anos.

Sinopse: Dog vive sozinho em Manhattan e resolve comprar um robô para lhe fazer companhia. Os dois se tornam grandes amigos e aproveitam o verão em vários passeios pela cidade, ao som do clássico pop “September”, da banda Earth, Wind & Fire. Mas, na última noite do verão, Dog é obrigado a deixar o Robô em uma praia, de onde ele só poderá sair no próximo ano – se a amizade dos dois resistir. O longa é uma adaptação da HQ americana "Robot Dreams", de Sara Varon, e é um dos cinco títulos indicados ao Oscar de melhor animação.


16h30 – LEVANTE Assista o trailer aqui.

(Brasil/França/Uruguai, 2023, 100min). Direção de Lillah Halla, com Ayomi Domenica, Grace Passô, Loro Bardot, Onna Silva. Lira Filmes/Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofia, de 17 anos, descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de fazer um aborto, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço. Mas Sofia conta com o apoio da família e do seu time para enfrentar o grupo e decidir o que é melhor para ela neste momento. O filme, que abriu o Frapa em novembro passado, ganhou os prêmios de melhor direção e montagem no Festival do Rio 2023.


18h45 – EU, CAPITÃO Assista o trailer aqui.

(Io Capitano – Itália/Bélgica/França, 2023, 121min). Direção de Matteo Garrone, com Seydou Sarr, Moustapha Fall, Issaka Sawadogo. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Seydou e Moussa são dois adolescentes senegaleses que partem do Dakar rumo à Europa, protagonizando uma odisseia contemporânea que tem como objetivo uma vida melhor. No caminho, eles enfrentam todos os obstáculos possíveis: o mar, o deserto, os animais e os seres humanos. Premiado no Festival de Veneza como melhor diretor, Matteo Garrone construiu seu filme a partir dos relatos de adolescentes que vivem em um centro de acolhimento em Catânia, na Itália. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.

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PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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Cine Dica: Streaming -'Ficção Americana'

Sinopse: Monk é um escritor negro brilhante, mas seus livros não são populares já que ele se recusa a retratar negros de forma estereotipada em seu trabalho. 


"Ficção Americana" é um daqueles casos de filmes que chegam de forma discreta, mas logo vai chamando atenção da crítica especializada por onde passa. Atualmente sendo exibido no Amazon Prime Vídeo, o filme está concorrendo a cinco Oscar deste ano, incluindo de melhor filme. Esse reconhecimento gradual é deveras previsível, já que o filme possui quase todos os ingredientes para obter certo êxito necessário.

O filme é baseado em uma sátira, pincelada com momentos de romance e drama, do qual foi publicado pelo escritor Percival Everett em 2001 e que busca escancarar o racismo e o lado hipócrita do mercado editorial norte americano e ao mesmo tempo à própria indústria cinematográfica de Hollywood. Na trama, acompanhamos Monk Ellison (Jeffrey Wright), um professor universitário e escritor negro cujos livros são reconhecidos no meio, mas não populares pelo grande público. Tentando vender a sua nova ideia, ele resolve escrever um livro cheio daqueles estereótipos que o mercado acha que descrevem a experiência afro-americana – pais ausentes, morte, pobreza, tráfico de drogas – e o envia para seu editor. Para a sua surpresa, o livro obtém sinal verde para ser publicado.

Jeffrey Wright, conhecido desde a sua consagração pela série “Westworld”, constrói um ótimo trabalho em sua atuação e da qual lhe rendeu a sua primeira indicação ao Oscar. Com um roteiro criativo, os realizadores não se intimidaram em tocar o dedo na ferida, ao se revelar corajoso o suficiente para levantar certos questionamentos que muitos de hoje fogem por medo. A estreia na direção do roteirista da série limitada da HBO, “Watchmen”, “Cord Jefferson”, faz que com que queiramos observar mais de perto os seus próximos projetos, pois este já se torna brilhante para dizer o mínimo. Com a mão segura na direção, ele obtém com certo êxito ao saber cruzar momentos dramáticos com pitadas do mais puro humor inteligente e do qual poucas vezes estamos assistindo ultimamente e o que torna o resultado admirável diga-se de passagem.

Curiosamente, o filme nos leva ao questionamento sobre atos e consequências em que arte passa através de um sistema que tem somente ambição pelas vendas. A cruzada do protagonista em busca pelo reconhecimento através de um livro feito de uma maneira como ele não queria é especialmente divertida e recheada de passagens inteligentes e que faz nos prender na cadeira. Ao defender a sua visão, o protagonista se vê preso dentro de uma jaula, pois é deveras difícil quebrar o lado hipócrita de uma sociedade que se diz do bem, mas que possui mãos sujas de um passado vergonhoso e que jamais será esquecido.

O filme já seria perfeito com todos esses pontos ditos acima, porém, ele não se limita somente pela sua proposta, mas se expandindo através do seu grande elenco. É através deles que observamos perspectivas distintas uma da outra com relação a situação em que o personagem vive, mas que os leva ao ponto de início e fazendo com que o debate siga prosseguindo. Quando achamos que está tudo resolvido, eis que o protagonista e os demais personagens se veem na chance de obterem o que querem, mas cujo dilemas permanecem, pois seja a questão racial, ou familiar, são assuntos que não são fáceis de se concluir, mesmo quando Hollywood insiste em nos dizer que sempre haverá um final feliz.

"Ficção Americana" pode até não levar o Oscar de melhor filme deste ano, mas é aquele pequeno filme questionador que vem no momento certo em um momento em que o mundo se torna cada vez mais hipócrita e que tenta acobertar os erros do passado. 

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