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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (01/02/24)

 POBRES CRIATURAS

Sinopse: O filme conta a fantástica evolução de Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter. Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Desejando conhecer mais sobre o mundo, Bella foge com Duncan Wedderburn, um advogado astuto e debochado, para uma aventura por vários continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella se firma em seu propósito de defender a igualdade e a libertação.



ARGYLLE – O SUPERESPIÃO

Sinopse: No filme, Elly (interpretada por Bryce Dallas Howard) é uma renomada autora que ficou conhecida por uma série de romances de espionagem que acompanham o agente Argylle (Henry Cavill). Porém, inesperadamente, a trama de Elly deixa de ser apenas uma ficção e acaba se tornando realidade, colocando a escritora no centro de uma complexa e perigosa teia de trapaças e assassinatos. Com a ajuda de Aiden (Sam Rockwell) e o gato Alfie - seu fiel companheiro - Elly deve lidar com as consequências do encontro entre o mundo real e fictício.


O Mal Que Nos Habita 

Sinopse: A trama se passa em uma pacata cidade do interior cujos moradores recebem uma notícia alarmante: um homem infectado pelo diabo está prestes a dar a luz a um demônio real. Desesperados, os habitantes tentam escapar do local antes que o ser maligno venha à terra, mas o tempo parece não estar a seu favor.



GATO GALÁCTICO E O FEITIÇO DO TEMPO

Sinopse: Uma nova aventura cheia de mistério com o Gato Galáctico! Roni ganha um relógio mágico e vai parar num vilarejo enfeitiçado, onde as crianças estão desaparecendo. Junto com seus amigos, ele tem que enfrentar o poderoso Perpétuo e salvar Cronópolis.

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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 1 A 7 DE FEVEREIRO DE 2024

 PROGRAMAÇÃO DE 1 A 7 DE FEVEREIRO DE 2024

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

PARE COM SUAS MENTIRAS 

 

SALA PAULO AMORIM


14h45 – MONSTER - (NÃO HAVERÁ SESSÃO NO DOMINGO, DIA 4)  Assista o trailer aqui.

(Kaibutsu - Japão, 2023, 125min). Direção de Hirokazu Kore-eda, com Ando Sakura, Soya Kurokawa, Eita Nagayama. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: Uma mãe percebe que seu filho está se comportando de maneira estranha e tenta descobrir os motivos. Pelo relato do menino, tudo indica que um dos seus professores é o responsável. A mãe vai à escola e exige uma explicação – enquanto isso, a verdade começa a surgir junto com as versões de todos os envolvidos. O filme foi o vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes em 2023.


17h15 – VIDAS PASSADAS Assista o trailer aqui.

(Past Lives - Estados Unidos/Coreia do Sul, 2023, 105min). Direção de Celine Song, com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro. California Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Nora e Hae Sung eram amigos muito próximos na infância, até que a família dela decidiu emigrar para o Canadá. Doze anos depois, eles se reencontram virtualmente e percebem que ainda têm muitas coisas em comum. Depois de mais alguns anos, finalmente, eles ficam frente à frente e têm a chance de confrontar noções de destino, amor e as escolhas que fizeram na vida.


19h15 – OS COLONOS - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Los Colonos - Chile/Argentina/Reino Unido, 2023, 100min). Direção de Felipe Gálvez, com Alfredo Castro, Sam Spruell, Mark Stanley, Mariano Llinás. O2 Play/Mubi, 16 anos. Drama.

Sinopse: No início do século XX, um rico fazendeiro da Terra do Fogo, no inóspito sul chileno, contrata um tenente britânico e um mercenário norte-americano para protegerem sua propriedade. Junto com eles vêm o mestiço Segundo, um exímio atirador, que acaba testemunhando um dos maiores massacres à população indígena do Chile. Elogiado relato sobre a colonização e o nascimento das fronteiras ao sul da América Latina, o filme ganhou o prêmio Fipresci no Festival de Cannes e foi indicado pelo Chile na disputa pelo Oscar de filme internacional.

SESSÃO NOSTALGIA


DOMINGO, DIA 4, ÀS 13h45. - INGRESSOS A R$ 8,00.

O SENHOR DOS ANÉIS –  O RETORNO DO REI

(EUA/Nova Zelândia - 2003, 210min).

A exibição lembra as duas décadas de lançamento da trilogia baseada na obra de J.R.R. Tolkien e dirigida por Peter Jackson. Com seus personagens fantásticos, cenários mitológicos e roteiro marcado pelos embates entre o bem e o mal, os três longas receberam 30 indicações ao Oscar e levaram 17 estatuetas, incluindo a de melhor filme para “O Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei”.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h15 – PARE COM SUAS MENTIRAS - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Arrête avec tes Mensonges - França, 2022, 98min). Direção de Olivier Peyon, com Guillaume de Tonquédec, Victor Belmondo, Guilaine Londeza. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Stéphane Belcourt é um escritor reconhecido que volta à sua cidade natal depois de 35 anos, agora como embaixador de uma famosa marca de conhaque. Entre muitos reencontros, vêm as inevitáveis memórias de seu primeiro amor, incluindo um filho que pouco sabe sobre o pai. O filme é baseado no romance autobiográfico de Philippe Besson, lançado em 2017 e que foi um bestseller na França.


16h10 – MEU AMIGO ROBÔ Assista o trailer aqui.

(Robot Dreams - Espanha/França, 2019, 102min). Animação de Pablo Verger. Imovision, 10 anos.

Sinopse: Dog vive sozinho em Manhattan e resolve comprar um robô para lhe fazer companhia. Os dois se tornam grandes amigos e aproveitam o verão em vários passeios pela cidade, ao som do clássico pop “September”, da banda Earth, Wind & Fire. Mas, na última noite do verão, Dog é obrigado a deixar o Robô em uma praia, de onde ele só poderá sair no próximo ano – se a amizade dos dois resistir. O longa é uma adaptação da HQ americana "Robot Dreams", de Sara Varon, e é um dos cinco títulos indicados ao Oscar de melhor animação.


18h – FOLHAS DE OUTONO Assista o trailer aqui.

(Kuolleet lehdet – Finlândia/Alemanha, 2023, 80min). Direção de Aki Kaurismäki, com Alma Pöysti e Jussi Vatanen. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Ansa trabalha como etiquetadora de supermercado e Holappa é operário da construção civil. Na periferia de Helsinque, em um tempo não muito bem definido, estes dois personagens solitários vão viver encontros e desencontros marcados pela melancolia e pela crença no amor. Neste filme, o diretor finlandês reforça seu estilo que combina questões sociais com um humor e estética bem particulares. O filme foi vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes e recebeu várias outras premiações e destaques em 2023.


19h30 – PARE COM SUAS MENTIRAS - ESTREIA

(Arrête avec tes Mensonges - França, 2022, 98min). Direção de Olivier Peyon, com Guillaume de Tonquédec, Victor Belmondo, Guilaine Londeza. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Stéphane Belcourt é um escritor reconhecido que volta à sua cidade natal depois de 35 anos, agora como embaixador de uma famosa marca de conhaque. Entre muitos reencontros, vêm as inevitáveis memórias de seu primeiro amor, incluindo um filho que pouco sabe sobre o pai. O filme é baseado no romance autobiográfico de Philippe Besson, lançado em 2017 e que foi um bestseller na França.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h – PRISCILLA Assista o trailer aqui.

(Estados Unidos/Itália, 2023, 113min). Direção de Sofia Coppola, com Cailee Spaeny e Jacob Elordi. Mubi/O2 Play, 14 anos. Drama.

Sinopse: Priscilla Beaulieu tinha apenas 14 anos quando conheceu Elvis Presley em uma festa – ele, com 24, já era uma estrela meteórica do rock. Do namoro apaixonado até a separação foram 13 anos de convivência, marcados por muita cumplicidade e momentos de fragilidade e desentendimento. O filme é baseado na autobiografia "Elvis e Eu", escrita por Priscilla em 1985, e que detalha, segundo ela, uma história de “amor, fantasia e fama” e oferece um retrato menos glamouroso do rei do rock. O filme rendeu à Cailee Spaeny o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza.


17h10 – AS BESTAS Assista o trailer aqui.

(Espanha/França, 2022, 135min). Direção de Rodrigo Sorogoyen, com Denis Ménochet, Marina Fois, Luis Zahera. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Antoine e Olga moram há algum tempo em uma vila no interior da Galícia, no norte da Espanha, onde buscam viver em harmonia com a natureza e adotando práticas sustentáveis no seu dia a dia. Mas suas ideias não são bem aceitas pelos outros habitantes, principalmente depois que o casal rejeita um projeto de energia elétrica eólica. O filme recebeu os prêmios Goya (o Oscar espanhol) de melhor filme, direção e roteiro original.


19h45 – VIDAS PASSADAS

(Past Lives - Estados Unidos/Coreia do Sul, 2023, 105min). Direção de Celine Song, com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro. California Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Nora e Hae Sung eram amigos muito próximos na infância, até que a família dela decidiu emigrar para o Canadá. Doze anos depois, eles se reencontram virtualmente e percebem que ainda têm muitas coisas em comum. Depois de mais alguns anos, finalmente, eles ficam frente à frente e têm a chance de confrontar noções de destino, amor e as escolhas que fizeram na vida.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Vidas Passadas'

Sinopse: Dois amigos de infância profundamente conectados, se separam depois de uma mudança. Duas décadas depois, eles se reencontram na cidade de Nova York para uma semana fatídica enquanto confrontam noções de destino, amor e escolhas. 

Nos últimos tempos o cinema tem explorado a questão sobre realidades alternativas, onde o protagonista dá de encontro com uma realidade em que ele poderia ter tido uma vida completamente diferente. Se por um lado isso está sendo explorado a exaustão pelas adaptações de HQ para o cinema, do outro, ao menos existem filmes que toque no assunto, mas indo em outra direção um pouco mais verossímil. "Vidas Passadas" (2023) nos mostra as diversas possibilidades da vida de um casal central, mas não através de viagens no tempo, mas sim através de diálogos genuinamente humanos.  

Dirigido por Celine Song, o filme conta a história de Nora e Hae Sung, dois amigos de infância com uma conexão profunda, mas que acabam se separando quando a família de Nora decide sair da Coréia do Sul. Vinte anos depois, os dois amigos se reencontram por uma semana enquanto confrontam noções do amor e destino. Cada um com uma vida destina, mas que não impede deles possuírem em uma ligação intensa.  

Acredito eu que Celine Song se inspirou muito no cineasta Hong Sang-Soo na realização deste filme, pois percebe que os personagens se sentam em determinados momentos da trama e começam a dialogar através de uma bebida e um cigarro em um determinado bar qualquer da história. Porém, enquanto Hong Sang-Soo opta por um enquadramento em determinadas cenas especificas, Celine Song opta em extrair dos seus personagens todos os sentimentos em que eles estão sentindo naquele momento e fazendo com que a sua câmera se torne o nosso olhar observador na medida em que os personagens vão mudando as suas expressões no decorrer do enredo. Por conta disso sentimos uma tensão mais crescente, como se os sentimentos do casal central fossem explodir a qualquer momento e desencadeando mudanças irreversíveis para se dizer o mínimo.   

Curiosamente, é interessante observar as raízes de amor e amizade dos protagonistas, do qual começou desde jovens, mas cujas escolhas fizeram com que se separassem. Através do reencontro e rodadas de bate papo se tem então um mosaico de possibilidades sobre como seria eles em outra vida se caso cada um não tivesse ido em caminhos diferentes e desfrutado de um sentimento forte que não poderia ser guardado para sempre internamente. O ápice dessas conversas ocorre em uma Nova York acolhedora, como se a grande metrópole fosse o ponto de encontro para que as coisas fossem resolvidas, mas realidade como todos sabem é sempre outra.  

Tanto Greta Lee como Yoo Teo estão ótimos em seus respectivos papeis, sendo que ambos em cena sentimos uma química em abundância e fazendo que a não consumação desse sentimento em cena torne os momentos muito mais tensos. Porém, John Magaro não fica muito atrás, ao interpretar o marido de Nora e nos passando para nós que ele sabe compreender os sentimentos de sua esposa, mesmo também não escondendo ciúmes perante um relacionamento que poderia ter tido rumos diferentes. Quando o trio central estão sentados em um bar conversando, por exemplo, notasse que o personagem Magaro jamais esconde o seu desconforto, porém, mantendo o controle e compreensão na medida do possível.  

O ato final reserva momentos emocionantes, principalmente pelo fato de não haver uma chance para aqueles personagens retornarem no tempo para obter o que realmente queriam, mas sim tendo que conviver com as suas escolhas que tomaram ao longo do percurso. O filme nos diz que, entre erros e acertos, nós devemos conviver com eles em harmonia, mas jamais escondermos os nossos sentimentos do que poderíamos ter realmente feito, seja nesta vida, na próxima ou em vidas passadas. Nunca é demais, portanto, pararmos para imaginar as inúmeras possibilidades que poderíamos obter de acordo com as nossas escolhas ao longo de nossa história.

"Vidas Passadas" é uma história de amor jamais consumada, mas que nos desperta a nossa imaginação e fazendo até mesmo nos identificarmos com ela. 

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Cine Dica: Sessão Clube de Cinema 03/02/2024 - "Folhas de Outono"

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 03/02/2024, sábado, às 10:15 da manhã


"Folhas de Outono" (Kuolleet Lehdet)

Finlândia / Alemanha, 2023, 80min, 14 anos 

Direção: Aki Kaurismäki  

Elenco: Alma Pöysti, Jussi Vatanen, Janne Hyytiäinen

Sinopse: Ansa trabalha como etiquetadora de supermercado e Holappa é operário da construção civil. Na periferia de Helsinque, em um tempo não muito bem definido, estes dois personagens solitários vão viver encontros e desencontros marcados pela melancolia e pela crença no amor. Neste filme, o diretor finlandês reforça seu estilo que combina questões sociais com um humor e estética bem particulares. O filme foi vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes e recebeu várias outras premiações e destaques em 2023.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

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terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Anatomia de uma Queda'

Sinopse: Durante o último ano, Sandra, uma escritora alemã, e Samuel, seu marido francês, viveram juntos com Daniel, o filho de 11 anos do casal, em uma pequena e isolada cidade nos Alpes. Quando Samuel é encontrado morto, a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio, e Sandra se torna a principal suspeita. 

O subgênero "filme de tribunal" pode facilmente ser encontrado dentro do universo de suspense, pois a cada minuto que passa durante o julgamento ele se torna cada vez mais sufocante. Em muitos casos, por exemplo, a pergunta não é sobre quem cometeu determinado crime, mas quem se beneficia com ele, sendo que por esse ponto é que podemos concluir, ou não, determinado caso sendo retratado no longa como um todo. "Anatomia de Uma Queda" (2023) é um emocionante filme de tribunal, do qual a transição entre o drama e o suspense acontece em harmonia e gerando algo até mesmo incomum do que se vê hoje em dia.

Dirigido por Justine Triet, a mesma de "Sibyl" (2021), o filme conta a história sobre um homem que é encontrado morto na neve do lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa, uma escritora alemã, e seu filho de 11 anos com deficiência visual. A investigação conclui se tratar de uma "morte suspeita": é impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado. A viúva é indiciada, tendo seu próprio filho no meio do conflito: entre o julgamento e a vida familiar, as dúvidas pesam na relação mãe-filho.

NOTA: Confira a minha crítica completa já publicada clicando aqui. 


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segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Os Rejeitados'

Nota: Filme exibido para os associados no última sábado (27/01/24).

Sinopse: Um instrutor rabugento desenvolve um vínculo com um encrenqueiro da escola e o cozinheiro-chefe. 

Alexander Payne é um desses casos de cineastas norte americanos que possuem certo talento na direção para nos chamar atenção, mas que não ganham um espaço necessário no mercado cinematográfico. De sua autoria, por exemplo, temos "Sideways" (2004), "Os Descendentes" (2011) e o genial "Nebraska" (2013). Em "Os Rejeitados" (2023) o realizador retorna com tudo em uma comédia dramática que irá fazer o cinéfilo se emocionar, mas ao mesmo tempo despertando em nós inúmeras risadas ao longo da sessão de cinema.

A trama começa próximo a data mais esperada do fim do ano, onde os alunos e professores do prestigiado internato Barton Academy se preparam para passar suas férias com as famílias e amigos em dias que antecede o Natal. No entanto, um grupo conhecido como Os Rejeitados fica para trás, sem lugar ou pessoas para visitar. Paul Hunham (Paul Giamatti), um professor altamente desgostado pelo corpo docente, sempre fica para trás e contra a sua vontade, é o responsável por cuidar dos estudantes que precisam ficar no colégio no feriado. Durante a tarefa, ele precisa lidar especificamente com Angus (Dominic Sessa), um adolescente rebelde que está lidando de sua própria forma com a morte do pai. Entre gritos, perseguições no corredor, detenções e conversas, os dois acabam descobrindo mais sobre a vida com a ajuda da cozinheira-chefe (Da’vine Joy Randolph) da escola.

Pelo fato da trama se passar no início dos anos setenta, o diretor Alexander Payne não só faz uma bela reconstituição da época, como também molda o filme parecendo que foi rodado naqueles anos. Notem, por exemplo, o símbolo do estúdio Universal quando surge na tela, sendo representação daqueles tempos longínquos, mas que representam a melhor fase do cinema norte americano. A partir daí vamos conhecendo esses personagens excêntricos, mas dos quais nos identificamos.

O filme se passa no período natalino, época em que o capitalismo sempre nos vende a ideia para comemorarmos com a família e amigos. Porém, já naquele tempo, o significado da palavra Natal tem se tornado um símbolo comercial ao invés de se comemorar o verdadeiro significado do dia e fazendo com que a época se torne acelerada e até mesmo cansativa. Os protagonistas da trama, por sua vez, se sentem deslocados e ao mesmo tempo agindo com total sarcasmo perante uma época que está se tornando cada vez mais hipócrita na medida em que o tempo passa.

Por outro lado, uma vez que esses personagens centrais da trama não caem no conto natalino eles se veem livres para colocarem realmente para fora como eles realmente são. Paul Hunham, por exemplo, é um professor recluso internamente, do qual não consegue ser muito sociável com os seus alunos, mas que se vê obrigado a cuidar de alguns deles e fazendo que revele o seu lado mais humano. Já tendo trabalho com o diretor no passado, o ator Paul Giamatti nos brinda com uma ótima atuação, sendo que o intérprete é sempre lembrado como um grande coadjuvante, mas tendo provado já há bastante tempo que consegue carregar um filme nas costas facilmente.

Mas não há como negar que a sua atuação melhora ainda mais quando o seu personagem se interage através do aluno rebelde Angus, mas cujo mesmo se revela alguém muito mais complexo do que se imagina e cuja mentiras são meias verdades e das quais vão sendo descascadas ao longo da história. Dominic Sessa é um nome para ser guardado, pois o seu Angus é o que realmente move as peças da trama e fazendo com que todos os personagens se colidem perante a ele e fazendo com que sejam afetados de formas até mesmo indiretamente. Atenção para a cena em que ele realmente revela algo íntimo, cuja câmera vai se afastando e revelando um dos melhores momentos do filme como um todo.

Já a cozinheira chefe Mary pode-se dizer que ela possui uma espécie de subtrama dentro da história, mas que acaba se casando perfeitamente com a proposta principal da obra. Sendo obrigada a conviver com os poucos que restaram dentro da universidade, a personagem acaba que se abrindo para os personagens principais de uma forma que faz com que a gente sinta toda sua dor que carrega consigo, mas sabendo driblá-lo através um sarcasmo genuíno. Não é à toa que Da’vine Joy Randolph tem grandes chances de levar o seu Oscar na próxima cerimonia e com certeza de forma mais do que merecida.

Curiosamente, o filme pode ser interpretado como uma trama que se passa em duas partes, já que o primeiro e a metade do seu segundo ato se passam na universidade, mas logo eles são obrigados a terem que mudarem de cenário e adentrando ao subgênero de estrada. Embora não se estenda muito, essa passagem da trama se torna crucial para que os personagens principais obtenham a sua transformação, seja ela interna ou externa e fazendo com que eles se olhem uns aos outros e fazendo se darem conta de que cada um tem o melhor a oferecer neste mundo do que se imagina.

Com um final em que os personagens finalmente obtêm as suas redenções, "Os Rejeitados" é uma comédia dramática que nos emociona e ri perante as situações corriqueiras do Natal, mas que sabemos o quanto elas são reais perante nós. 

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domingo, 28 de janeiro de 2024

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Nosso Amigo Extraordinário'

A questão sobre o envelhecimento já foi levada ao cinema nas mais diversas formas, tanto de maneira verossímil, como também se entrelaçando com o universo do fantástico. O clássico "Cocoon", (1985), por exemplo, vemos um grupo de idosos tendo as suas vidas alteradas quando começam a ter contato com extraterrestres. "Nosso Amigo Extraordinário" (2023) segue uma linha narrativa similar, mas de forma mais simplória e extremamente humana.

Dirigido por Marc Turtletaub, o filme conta a história de Milton Robinson (Ben Kingsley), um senhor resmungão que leva uma vida tranquila na Pensilvânia - mas sua paz é abalada quando um misterioso OVNI cai no quintal de sua casa. Apesar do susto inicial, Milton acaba, aos poucos, se aproximando do extraterrestre apelidado carinhosamente de Jules (Jade Quon). Aconselhado por uma amiga, o homem decide manter a existência do ET em segredo, enquanto tenta descobrir uma forma de enviá-lo de volta para o lugar de onde veio. Porém, no processo, ele acaba criando laços inesperados com o visitante, que pode estar correndo um grande risco caso seja descoberto.

O filme em si funciona ao fazer com que nos identifiquemos com os personagens principais, pois não é de hoje que vemos pessoas de idade avançada buscando uma forma de serem ouvidas, seja pedindo atenção aos filhos, ou até mesmo de pessoas que vão conhecendo ao longo do percurso. No caso do protagonista, por exemplo, ele age de forma surpreendente perante uma situação inusitada, mas que vê na vinda do misterioso ET uma chance de ser ouvido e podendo assim se abrir e liberar o que tem por dentro. O veterano Ben Kingsley constrói para si um personagem comum perante uma situação fora do normal, mas cuja suas ações soam criveis.

Não deixa de ser engraçado, por exemplo, quando ele é realmente sincero ao dizer que tem um ET no seu quintal para as demais pessoas e cuja reações dessas mesmas, logicamente, são as mais previsíveis possíveis. Curiosamente, as personagens Sandy e Joyce, interpretadas pelas veteranas Harriet Sansom Harris e Jane Curtin buscam uma forma de serem ouvidas na reunião da comunidade, mas quase sempre sendo ignoradas. Quando descobrem que há um ET na casa do seu amigo imediatamente elas veem na figura misteriosa uma forma de realmente se abrirem e poderem ter a chance de se sentirem vivas.

O filme em si fala sobre a solidão, de como ela pode ser implacável quando chegamos a uma certa idade e cuja chance de obter uma atenção vale ouro quando não se tem ninguém para poder se abrir. A figura do ET, portanto, se torna uma mera desculpa para esses personagens desabrocharem, mas ao mesmo tempo reconhecendo que o mundo do qual vivem ainda pode ser reconfortante mesmo quando tudo parece mais nebuloso quando o tempo cada vez mais vai avançando. Curiosamente, a figura do ET é calada, porém, bastante expressiva e sendo feita pela atriz Jade Quon que nos passa vida em seu olhar mesmo em meio a uma pesada maquiagem.

"Nosso Amigo Extraordinário" é uma curiosa comédia dramática, ao saber enlaçar elementos verossímeis com o gênero fantástico e nos surpreendendo com os seus desdobramentos.

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