Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Cine Dica: Streaming - 'Maestro'

Sinopse: O maestro americano Leonard Bernstein se apaixona pela atriz costarriquenha Felicia Montealegre. 

Bradley Cooper vem construindo uma carreira curiosa desde que ganhou o estrelato a partir da comédia "Se Beber Não Case" (2009). De lá pra cá começou atuar em papeis que exigiam da sua pessoa e ao mesmo tempo embarcando na direção, produção e como roteirista no sucesso de público e crítica "Quando Nasce Uma Estrela" (2018). Em "Maestro" (2023) ele novamente entra no universo da música, porém, em um longa que novamente desafia a sua pessoa, seja na atuação ou direção.

O longa conta a história real da vida e carreira do compositor, músico e pianista Leonard Bernstein (interpretado por Cooper), responsável pela composição da trilha sonora de musicais aclamados da Broadway, como West Side Story, Peter Pan e Candice. Natural da cidade de Lawrence, Massachusetts, nos Estados Unidos, Bernstein ocupou o cargo de principal condutor da Orquestra Filarmônica de Nova York durante 18 anos, e se consagrou como um dos músicos mais importantes dos Estados Unidos. A produção também mostra sua complexa relação com a atriz de TV e teatro Felicia Montealegre, que se iniciou quando os dois se conheceram em uma festa, em 1946.

Já na abertura ficamos perplexos com a transformação de Bradley Cooper ao dar vida a Leonard Bernstein, já que a sua maquiagem é impecável e quase se tornando uma imagem perfeita do verdadeiro maestro. Podemos interpretar o filme como obra em duas partes, somando com o prólogo e epílogo, já que a primeira fase retratada no longa é representada por um belíssimo preto e branco, enquanto a segunda parte é moldada por cores quentes e que simbolizam os novos rumos que aqueles personagens vão experimentando. Porém, diferente do que se imagina, o filme não é um retrato do começo ao fim sobre Leonard Bernstein, mas sim sobre sua curiosa relação com a sua esposa Felicia Montealegre.

Por conta disso, a música que dá vida ao protagonista fica um tanto que em segundo plano e fazendo com que a metamorfose sobre o relacionamento do casal central se torne o principal foco. Portanto, vemos o nascimento dessa relação de forma harmoniosa, como se ambos se encaixassem perfeitamente e cuja magia da música, dança e do cinema fizessem com que se completassem. Atenção para a primorosa cena em que ambos assistem a um espetáculo de dança e do qual remete os anos dourados da broadway.

Aliás, quando o protagonista toma a frente em uma orquestra é então que o filme ganha pontos, principalmente quando se parecia que a trama estava se declinando. Seja em um enquadramento em que a câmera está parada, ou em movimento, isso é sinal de que o realizador irá nos brindar com momentos sublimes, principalmente quando o seu protagonista coloca em prática tudo o que ele mais ama e fazendo da arte da música algo sublime para ser vista e ouvida. Vale salientar que esses enquadramentos nos reserva também momentos dramáticos, principalmente quando o casal central está com os nervos à flor da pele.

Tanto Bradley Cooper como Carey Mulligan nos brindam com atuações intensas, cujo olhares de seus respectivos personagens valem mais do que mil palavras. Mulligan, aliás, se sobressai ainda mais, principalmente ao construir para si uma Felicia tendo plena consciência da verdadeira natureza do seu marido, mas suportando essa realidade até certo ponto. Já Cooper nos passa através do seu Leonard alguém que anseia em ser ele mesmo, mas não obtendo isso graças ao preconceito do restante do mundo.

Se o longa se arrasta em alguns momentos, principalmente por não explorar com mais clareza algumas passagens sobre a vida do casal central, ao menos tudo é compensado graças a direção do realizador, de suas atuações primorosas e cujo encerramento se enlaça com facilidade aos minutos iniciais da história.  Bradley Cooper, portanto, dá sinais de se tornar um diretor autoral de grande estilo, mas resta saber se a própria Hollywood dará carta branca para os próximos projetos. Em tempos em que o cinema norte americano anda agonizando por falta de criatividade talvez seja a hora da mesma dar liberdade para aqueles que querem dizer algo a mais do que somente obter lucro.

"Maestro" é um filme poderoso e autoral de Bradley Cooper e do qual sintetiza a paixão daqueles que exercem suas verdadeiras profissões e do anseio em serem verdadeiros para si. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Cine Dica: Streaming - ‘A Sociedade da Neve’

Sinopse: Em 1972, um voo vindo do Uruguai colide com uma geleira nos Andes. Apenas 29 dos seus 45 passageiros sobreviveram ao acidente. Presos em um dos ambientes mais hostis do planeta, eles são forçados a lutar pelas suas vidas. 

Juan Antônio Bayona é um desses muitos realizadores latinos que surgiram na última década e provando o seu lado autoral em abundância. Após sucessos como "O Orfanato" (2007), o realizador desembarcou nos EUA realizando "O Impossível" (2012) e fazendo uma curiosa e sombria continuação dentro da segunda trilogia de Jurassic Park em 2018. Assim como já citado "O Impossível", o filme "A Sociedade da Neve" (2023) nos convida para testemunharmos a força de vontade de um grupo de jovens que desafiaram as leis da natureza e sobreviveram diante de uma grande tragédia.

Inspirado em uma história real e baseado no livro homônimo de Pablo Vierci, "A Sociedade da Neve" fala sobre o caso que ocorreu em 1972, quando o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar uma equipe de rugby ao Chile, cai em uma geleira no coração dos Andes. Apenas 29 de seus 45 passageiros sobrevivem ao acidente. Presos em um dos ambientes mais inacessíveis e hostis no planeta, eles são obrigados a recorrer a medidas extremas para se manterem vivos.

Eu sou um de muitos que cresceram assistindo ao filme "Vivos" (1993) e sendo até então o mais próximo com relação a reconstituição dos eventos do acidente. Porém, Juan Antônio Bayona opta por uma visão mais crua com relação aos fatos, onde as consequências que moldaram a vida daqueles jovens se tornaram ainda mais pesadas sendo vista na tela. Com uma fotografia fria, da qual simboliza todo o frio que os personagens estão passando, se percebe que o longa possui um teor quase documental, com direito a narração off e fazendo com que nós adentremos ainda mais naquele inferno gelado.

Aliás, o acidente em si é brutal, fazendo a gente crer que não há como alguém sobreviver aquele tipo de impacto e cuja consequências são carnes expostas, sangue e ferro retorcido. Juan Antônio Bayona também faz questão de ampliar o nosso quadro de visão, onde testemunhamos a grande beleza das montanhas dos Andes, mas que tornam os sobreviventes como se fossem apenas um ponto preto em meio a imensidão daquele mortífero branco infinito. Portanto, é um filme que valeria mais a pena assistir na tela grande, pois toda essa grandeza representa a força brutal vinda da natureza.

O elenco é encabeçado por jovens latinos e cuja caracterizações se comparada aos sobreviventes reais impressiona pela sua verossimilhança. Curiosamente, embora com tantos personagens, cada um tem o seu espaço de destaque e fazendo com que sintamos ainda mais quando alguns deles sucumbem perante aquele cenário isolado do mundo. Já a questão de os sobreviventes terem que comer carne humana retirada dos mortos é um ponto que é discutido desde aqueles tempos.

Talvez em respeito aos mortos é curioso observar a maneira como Juan Antônio Bayona retrata o ato. Nós sabemos o que eles estão cortando e comendo, mas nada de forma explicita, e quando achamos que iremos ver algo próximo do canibalismo, eis que o realizador afasta a sua câmera, pois é algo pessoal e do qual os envolvidos escolheram para continuarem vivendo. Uma escolha difícil, mas que uma vez colocada em prática fizeram que enfrentassem os próximos obstáculos.

Todos, é claro, conhecem o final dessa incrível história, mas não há como não deixar de se emocionar na reta final, onde vemos os personagens mais unidos do que nunca, não importando com o que aconteça, pois no final eles fizeram parte de uma experiência jamais vista."A Sociedade da Neve" é sobre uma das mais impressionantes proezas do homem perante a força da natureza e que até hoje nos fascina pela coragem desses jovens que optaram em preservar as suas vidas. 

Onde Assistir: Netflix  

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

Cine Curiosidade: Vencedores do Globo de Ouro 2024

"Oppenheimer", longa de Christopher Nolan, foi o grande vencedor da noite com cinco estatuetas, enquanto "Succession", "Treta" e "The Bear" foram destaques em categorias de séries. Por outro lado, "Barbie", disponível no catálogo da HBO Max, terminou a noite com apenas duas estatuetas - apesar de nove indicações. Inclusive, o longa foi o vencedor de Melhor Bilheteria, categoria inédita da noite.

"Pobres Criaturas", por sua vez, ganhou o prêmio de Melhor Filme de Comédia ou Musical e sua protagonista, interpretada por Emma Stone, levou o troféu de Melhor Atriz de Comédia ou Musical. O Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama foi para Lily Gladstone, que iniciou o discurso de agradecimento falando em língua indígena.

Confira a lista completa dos indicados e vencedores: 


MELHOR FILME – DRAMA

'Anatomia de uma queda'

'Assassinos da lua das flores'

'Maestro'

'Oppenheimer' (VENCEDOR)

'Vidas passadas'

'Zona de Interesse'


MELHOR ATRIZ EM FILME – DRAMA

Annette Bening - 'Nyad'

Lily Gladstone - 'Assassinos da lua das flores' (VENCEDORA)

Sandra Hüller - 'Anatomia de uma queda'

Greta Lee - Vidas passadas'

Carey Mulligan - 'Maestro'

Cailee Spaeny - 'Priscilla'


MELHOR FILME - COMÉDIA/MUSICAL

'Air: A história por trás do logo'

'American Fiction'

'Barbie'

'Os rejeitados'

'Segredos de um escândalo'

'Pobres criaturas' (VENCEDOR)


MELHOR ATOR EM FILME - COMÉDIA/MUSICAL

Nicolas Cage - 'Dream scenario'

Timothée Chalamet - 'Wonka'

Matt Damon - 'Air: A história por trás do logo'

Paul Giamatti - 'Os rejeitados' (VENCEDOR)

Joaquin Phoenix - 'Beau tem medo'

Jeffrey Wright - 'American fiction'

Assista ao trailer de 'Succession'


MELHOR SÉRIE DE TV - DRAMA

'1923'

'The Crown'

'The diplomat'

'The Last of us'

The morning show'

'Succession' (VENCEDOR)


MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE TV - DRAMA

Helen Mirren - '1923'

Bella Ramsey - 'The last of us'

Keri Russel - 'The diplomat'

Sarah Snook - 'Succession' (VENCEDORA)

Imelda Staunton - 'The Crown'

Emma Stone - 'The curse'


MELHOR SÉRIE DE TV - COMÉDIA/MUSICAL

'Abbott Elementary'

'Barry'

'The Bear' (VENCEDOR)

'Jury Duty'

'Only murders in the building'

'Ted Lasso'


MELHOR SÉRIE LIMITADA, SÉRIE ANTOLÓGICA OU TELEFILME

'All the light we cannot see'

'Treta' (VENCEDOR)

'Daisy Jones & The Six'

'Fargo'

'Fellow Travelers'

'Lessons in chemistry'


MAIOR REALIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA E EM BILHETERIA

'Barbie' (VENCEDOR)

'Guardiões da Galáxia Vol. 3'

'John Wick 4: Baba Yaga'

'Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte Um'

'Oppenheimer'

'Homem-Aranha: Através do Aranhaverso'

'Super Mario Bros. - O Filme'

'Taylor Swift: The Eras Tour'


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL EM FILME

'Addicted to romance' - Bruce Springsteen ('She came to me')

'Dance the night' - Mark Ronson, Andrew Wyatt, Dua Lipa, Caroline Ailin ('Barbie')

'I'm just Ken' - Mark Ronson, Andrew Wyatt ('Barbie')

'Peaches' - Jack Black, Aaron Horvath, Michael Jelenic, Eric Osmond, John Spiker ('Super Mario Bros. - O filme')

'Road to freedom' - Lenny Kravitz ('Rustin')

'What was I made for?' - Billie Eilish, Finneas O'Connell ('Barbie') (VENCEDORES)


MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL EM FILME

Jerskin Fendrix - 'Pobres criaturas'

Ludwig Göransson - 'Oppenheimer' (VENCEDOR)

Joe Hisaishi - 'Kimitachi wa dô ikiru ka'

Mica Levi - 'Zona de interesse'

Daniel Pemberton - 'Homem-Aranha: Através do aranhaverso'

Robbie Robertson - 'Assassinos da lua das flores'


MELHOR ATOR EM FILME – DRAMA

Bradley Cooper – 'Maestro'

Leonardo Dicaprio - 'Assassinos da Lua das Flores'

Colman Domingo - 'Rustin'

Barry Keoghan - 'Saltburn'

Cillian Murphy - 'Oppenheimer' (VENCEDOR)

Andrew Scott - 'Todos Nós Desconhecidos'


MELHOR ATRIZ EM FILME - COMÉDIA/MUSICAL

Fantasia Barrino - 'A cor púrpura'

Jennifer Lawrence - 'Que horas eu te pego?'

Natalie Portman - 'Segredos de um escândalo'

Alma Pöysti - 'Folhas de outono'

Margot Robbie - 'Barbie'

Emma Stone - 'Pobres criaturas' (VENCEDORA)


MELHOR DIREÇÃO

Bradley Cooper - 'Maestro'

Greta Gerwig - 'Barbie'

Yorgos Lanthimos - 'Pobres criaturas'

Christopher Nolan - 'Oppenheimer' (VENCEDOR)

Martin Scorsese - 'Assassinos da lua das flores'

Celine Song - 'Vidas passadas'


MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

'Kimitachi wa dô ikiru ka' (VENCEDOR)

'Elementos'

'Homem-Aranha: Através do Aranhaverso'

'Super Mario Bros. - O filme'

'Suzume'

'Wish: O poder dos desejos'


MELHOR ATOR EM SÉRIE DE TV - DRAMA

Bryan Cox - 'Succession'

Kieran Culkin - 'Succession' (VENCEDOR)

Gary Oldman - 'Slow horses'

Pedro Pascal - 'The last of us'

Jeremy Strong - 'Succession'

Dominc West - 'The Crown'

Ayo Edebiri com seu Globo de Ouro 2024 pela atuação em 'The Bear' — Foto: Robyn Beck/AFP


MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE TV - COMÉDIA/MUSICAL

Rachel Brosnahan - 'The marvelous mrs. Maisel'

Quinta Brunson - 'Abbott Elementary'

Ayo Edebiri - 'The Bear' (VENCEDORA)

Elle Fanning - 'The Great'

Selena Gomez - 'Only murders in the building'

Natasha Lyonne - 'Poker face'


MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

'Anatomia de uma queda' - França (VENCEDOR)

'Folhas de outono' - Finlândia

'Io capitano' - Itália

'Vidas passadas' - Estados Unidos

'A sociedade da neve' - Espanha

'Zona de interesse' - Reino Unido/Estados Unidos


MELHOR ESPECIAL DE STAND-UP NA TV

Ricky Gervais – 'Ricky Gervais: Armageddon' (VENCEDOR)

Trevor Noah - 'Trevor Noah: Where Was I'

Chris Rock - 'Chris Rock: Selective Outrage'

Amy Schumer - 'Amy Schumer: Emergency Contact'

Sarah Silverman - 'Sarah Silverman: Someone You Love'

Wanda Sykes - 'Wanda Sykes: I’m An Entertainer'

Jeremy Allen White agradece pelo prêmio por sua atuação em 'The Bear' no Globo de Ouro 2024 — Foto: Sonja Flemming/CBS via AP


MELHOR ATOR EM SÉRIE DE TV - COMÉDIA/MUSICAL

Bill Hader - 'Barry'

Steve Martin - 'Only Murders In The Building'

Jason Segel - 'Shrinking'

Martin Short - 'Only Murders In The Building'

Jason Sudeikis - 'Ted Lasso'

Jeremy Allen White - 'The Bear' (VENCEDOR)


MELHOR ROTEIRO

Greta Gerwig & Noah Baumbach – 'Barbie'

Tony Mcnamara – 'Pobres criaturas'

Christopher Nolan – 'Oppenheimer'

Eric Roth & Martin Scorsese - 'Assassinos da Lua das Flores'

Celine Song - 'Vidas Passadas'

Justine Triet & Arthur Harari – 'Anatomia de Uma Queda' (VENCEDORES)


MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA-MUSICAL OU DRAMA

Billy Crudup - 'The morning show'

Matthew Macfadyen - 'Succession' (VENCEDOR)

James Marsden - 'Jury Duty'

Ebon Moss-Bachrach - 'The Bear'

Alan Ruck - 'Succession'

Alexander Skarsgard - 'Succession'


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA-MUSICAL OU DRAMA

Elizabeth Debicki - 'The Crown' (VENCEDORA)

Abby Elliott - 'The Bear'

Christina Ricci - 'The Yellowjackets'

J. Smith-Cameron - 'Succession'

Meryl Streep - 'Only murders in the building'

Hannah Waddingham - 'Ted Lasso'


MELHOR ATOR EM SÉRIE LIMITADA, SÉRIE ANTOLÓGICA OU FILME PARA A TV

Matt Bomer - 'Fellow travelers'

Sam Clafin - 'Daisy Jones & The Six'

Jon Hamm - 'Fargo'

Woody Harrelson - 'White House plumber'

David Oyelowo - 'Lawmen Bass Reeves'

Steven Yeun - 'Treta' (VENCEDOR)


MELHOR ATRIZ EM SÉRIE LIMITADA, SÉRIE ANTOLÓGICA OU FILME PARA A TV

Riley Keough - 'Daisy Jones & The Six'

Brie Larson - 'Lessons in chemistry'

Elizabeth Olsen - 'Love & death'

Juno Temple - 'Fargo'

Rachel Weisz - 'Dead Ringers'

Ali Wong - 'Treta' (VENCEDORA)


MELHOR ATOR COADJUVANTE EM FILME

Willem Dafoe - 'Pobres criaturas'

Robert De Niro - 'Assassinos da lua das flores'

Robert Downey Jr. - 'Oppenheimer' (VENCEDOR)

Ryan Gosling - 'Barbie'

Charles Melton - 'Segredos de um escândalo'

Mark Ruffalo - 'Pobres criaturas'


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM FILME

Emily Blunt - 'Oppenheimer'

Danielle Brooks - 'A cor púrpura'

Jodie Foster - 'Nyad'

Julianne Moore - 'Segredos de um escândalo'

Rosamund Pike - 'Saltburn'

Da'vine Joy Randolph - 'Os rejeitados' (VENCEDORA)


 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

domingo, 7 de janeiro de 2024

Cine Curiosidade: Barbie e Assassinos da Lua das Flores são os favoritos do público no Globo de Ouro

 Dados da análise de audiência feita pela Taboola mostram os filmes de Greta Gerwig e Martin Scorsese como os grandes vencedores da noite

A temporada de premiações está prestes a começar com a 81ª edição do Globo de Ouro, no próximo domingo, dia 7. O evento é um farol para reconhecer os talentos do cinema e da televisão, oferecendo um vislumbre das obras que possivelmente serão premiadas ao longo do ano. Destaques notáveis incluem o filme "Barbie" e a série "Succession" da HBO, ambos com o maior número de indicações, 9. Entre as séries, "The Bear" e "Only Murders in the Building" lideram as indicações, cada uma com 5 categorias. Com o intuito de oferecer uma perspectiva antecipada, a  Taboola, líder global em recomendações de conteúdo na open web, mergulhou nos dados de pageviews ao longo de 90 dias em sua rede de publishers para antecipar os prováveis vencedores, revelando os favoritos do público entre as principais categorias.

No cinema, o filme "Barbie", de Greta Gerwig, é o mais popular entre os indicados a Melhor Filme de Comédia ou Musical, com 3.9 milhões de pageviews. Enquanto isso, o emocionante "Assassinos da Lua das Flores" surge como um forte candidato para o prêmio de Melhor Filme de Drama, arrebatando 3 milhões de pageviews. Martin Scorsese, na categoria de direção, mantém-se como o predileto com 2.4 milhões de pageviews.

Na esfera das atuações, a corrida para Melhor Ator em Filme de Drama aponta Bradley Cooper como o líder, com 1.9 milhão de pageviews por sua performance em "Maestro". Já Matt Damon se destaca como a escolha principal para Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical, angariando 407 mil pageviews em "Air: A História Por Trás do Logo". Enquanto isso, Robert De Niro conquista a preferência do público para Melhor Ator Coadjuvante, acumulando 1.7 milhão de pageviews por sua atuação em "Assassinos da Lua das Flores".

No campo das atuações femininas, Lily Gladstone assume a dianteira como Melhor Atriz em Filme de Drama, com 269 mil pageviews em "Assassinos da Lua das Flores". Emma Stone se destaca como a favorita para Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical, com 1.3 milhão de pageviews por "Poor Things". Enquanto Emily Blunt brilha como a principal escolha para Melhor Atriz Coadjuvante, acumulando 549 mil pageviews por sua atuação em "Oppenheimer".

Mudando para o panorama televisivo, "The Crown" assume a dianteira como a série mais popular na categoria de Melhor Série de Drama, desbancando "Succession" com 1,8 milhão de pageviews. Enquanto isso, "Ted Lasso" conquista o coração do público, emergindo como o favorito com 404 mil pageviews na categoria de Melhor Série de Comédia ou Musical.

Explorando as performances masculinas, Pedro Pascal é o favorito para Melhor Ator em Série de Drama, com 362 mil pageviews por "The Last of Us". Jeremy Allen White é o grande destaque para Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical, com 673 mil pageviews por "The Bear". Alan Ruck é o favorito para Melhor Ator Coadjuvante em Série, com 331 mil pageviews por "Succession".

Entre as performances femininas, Emma Stone é a favorita para Melhor Atriz em Série Dramática, com 1,3 milhão de pageviews por "The Curse". Selena Gomez é a favorita para Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical, com 1,4 milhão de pageviews por "Only Murders in the Building". Meryl Streep é a favorita para Melhor Atriz Coadjuvante em Série, com 660 mil pageviews, também por "Only Murders in the Building".


Sobre a Taboola

A Taboola fornece recomendações para a open web, ajudando as pessoas a descobrir aquilo que podem gostar. A plataforma da empresa, alimentada por inteligência artificial, é usada por propriedades digitais, incluindo sites, dispositivos e aplicativos móveis, para impulsionar a monetização e o envolvimento do usuário. A Taboola tem parcerias de longo prazo com algumas das principais propriedades digitais do mundo, incluindo no Brasil, mais de 700 parceiros, entre eles Editora Globo, MSN, R7, IstoÉ, Diários Associados, CNN Brasil, Folha de S. Paulo, Metrópoles entre outros mundo afora como CNBC, BBC, NBC News, Business Insider, The Independent e El Mundo.

Mais de 15.000 anunciantes usam o Taboola para alcançar mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente em um ambiente de marca segura. Após a aquisição da Connexity em 2021, a Taboola é líder no fornecimento de recomendações de comércio eletrônico, gerando mais de 1 milhão de transações mensais a cada mês. Marcas líderes como Walmart, Macy’s, Wayfair, Skechers e eBay estão entre os principais clientes.


Saiba mais em www.taboola.com e siga @taboola no Twitter

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Cine Especial: De Ray Harryhausen - 'A Invasão dos Discos Voadores'

Uma das produções do lendário Ray Harryhausen, nesse filme ele foi o responsável pela criação dos efeitos especiais dos criativos discos voadores em imagens que até hoje impressionam, Harryhausen trabalhou em filmes como "Jasão e os Argonautas"('1963), "O Monstro do Mar Revolto" (1955), "Simbad e O Olho do Tigre" (1977) e "Fúria de Titãs" (1981), ele é considerado o mestre dos efeitos em stop-motion.

O filme começa apresentando relatos de aparições de discos voadores e os planos militares para destruir qualquer objeto não identificado. O Dr. Russel Marvin que trabalha no projeto espacial e sua esposa Carol estão na estrada quando presenciam a aparição de um disco voador que os deixa atônitos. Russel conseguiu gravar ruídos do disco mas não conseguem entender o que dizem.

"A Invasão dos Discos Voadores" é um daqueles filmes divertidos do cinema fantástico da década de 1950, com fotografia original em preto e branco (existe uma versão colorizada por computador para o lançamento em DVD), e história típica de invasão alienígena associada à paranoia política da ameaça comunista aos Estados Unidos no conturbado período da Guerra Fria.

Curto (1h 23min) e bastante dinâmico, não há enrolação e as coisas acontecem rapidamente, com o surgimento dos tradicionais discos voadores de outro mundo invadindo nosso planeta, deixando evidente suas intenções hostis e impondo uma superioridade bélica com raios desintegradores. Para combatê-los, a humanidade, obviamente representada pela supremacia americana sempre propagada nos filmes, encontra a salvação através de canhões sônicos de alta frequência, que conseguem desestabilizar as naves e derrubá-las.

Tem a tradicional narração “em off”, um recurso muito utilizado nos filmes daquele período. A história é simples, utilizando-se de clichês largamente explorados no tema de invasão alienígena, e o que vale mesmo são as cenas antológicas dos ataques dos discos voadores em efeitos de “stop motion” de Ray Harryhausen, o mestre eterno dessa técnica, com resultados excelentes de puro entretenimento, principalmente pelas dificuldades da época da produção, sem a artificialidade da computação gráfica.

Os destaques certamente vão para as naves redondas do espaço sideral, os alienígenas em suas armaduras metálicas que lembram robôs, a sala de comando com computadores imensos repletos de luzes piscando e outros elementos característicos do cinema fantástico bagaceiro dos anos 1950. É um filme memorável, não tanto pela história clichê e previsível, enfatizando sempre o heroísmo americano como salvador da Terra, mas pelos incríveis efeitos com maquetes, bonecos e trucagens sempre bem executados e muito divertidos, num esforço de trabalho que deve ser enaltecido.

Foi lançado em DVD no Brasil pela “Classicline” com as versões em preto e branco e colorido. Aliás, como o filme está em domínio público, ambas as versões podem ser facilmente encontradas no “Youtube”, e com a dublagem clássica de quando foi exibido na televisão por aqui, com aquelas vozes dos dubladores que ficaram eternizadas em nossas memórias.

Curiosamente, a destruição de Washington pelos discos voadores foi homenageada em Marte Ataca! (1996), de Tim Burton.


 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 4 A 10 DE JANEIRO DE 2024

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

A primeira cinesemana de 2024 traz duas estreias muito aguardadas pelo público. Uma delas é PRISCILLA, da diretora Sofia Coppola, baseada nas memórias da jovem que foi casada com Elvis
Presley, o Rei do Rock, entre as décadas de 1960 e 1970. Também temos o lançamento de O MELHOR ESTÁ POR VIR, filme em que o diretor italiano Nanni Moretti presta uma homenagem ao fazer cinematográfico a partir de experiências pessoais.

Seguem em cartaz dois filmes que são elogiados pela crítica e estão entre os favoritos dos nossos frequentadores: o japonês MONSTER e o argentino PUAN. Outro destaque é o irlandês A MENINA SILENCIOSA, que concorreu ao Oscar de melhor filme internacional.

Esta é a última semana para conferir os dois títulos brasileiros da nossa programação: PEDÁGIO, de Carolina Markowicz, e PROPRIEDADE, de Daniel Bandeira.


Confira a programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


15h – O MELHOR ESTÁ POR VIR Assista o trailer aqui.

(Il Sol Dell'avvenire - Itália, 95min, 2023). Direção de Nanni Moretti, com Nanni Moretti, Margherita Buy, Silvio Orlando, Mathieu Amalric. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Giovanni é um cineasta que tenta terminar seu novo filme, ambientado na Roma da década de 1950 e sobre comunistas italianos. Mas vários percalços atrapalham a produção, incluindo o orçamento apertado, uma atriz que não aceita seu papel, o próprio casamento de Giovanni e o namoro da filha com um tipo inesperado. Sempre no limite, o cineasta terá que repensar sua maneira de fazer filmes e se preparar para o futuro. O longa fez parte da competição oficial do Festival de Cannes de 2023.


16h45 – MONSTER Assista o trailer aqui.

(Kaibutsu - Japão, 2023, 125min). Direção de Hirokazu Kore-eda, com Ando Sakura, Soya Kurokawa, Eita Nagayama. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: Uma mãe percebe que seu filho está se comportando de maneira estranha e tenta descobrir os motivos. Pelo relato do menino, tudo indica que um dos seus professores é o responsável. A mãe vai à escola e exige uma explicação – enquanto isso, a verdade começa a surgir junto com as versões de todos os envolvidos. O filme foi o vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes em 2023.


19h30 – O MELHOR ESTÁ POR VIR

(Il Sol Dell'avvenire - Itália, 95min, 2023). Direção de Nanni Moretti, com Nanni Moretti, Margherita Buy, Silvio Orlando, Mathieu Amalric. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Giovanni é um cineasta que tenta terminar seu novo filme, ambientado na Roma da década de 1950 e sobre comunistas italianos. Mas vários percalços atrapalham a produção, incluindo o orçamento apertado, uma atriz que não aceita seu papel, o próprio casamento de Giovanni e o namoro da filha com um tipo inesperado. Sempre no limite, o cineasta terá que repensar sua maneira de fazer filmes e se preparar para o futuro. O longa fez parte da competição oficial do Festival de Cannes de 2023.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 – PRISCILLA Assista o trailer aqui.

(Estados Unidos/Itália, 2023, 113min). Direção de Sofia Coppola, com Cailee Spaeny e Jacob Elordi. Mubi/O2 Play, 14 anos. Drama.

Sinopse: Priscilla Beaulieu tinha apenas 14 anos quando conheceu Elvis Presley em uma festa – ele, com 24, já era uma estrela meteórica do rock. Do namoro apaixonado até a separação foram 13 anos de convivência, marcados por muita cumplicidade e momentos de fragilidade e desentendimento. O filme é baseado na autobiografia "Elvis e Eu", escrita por Priscilla em 1985, e que detalha, segundo ela, uma história de “amor, fantasia e fama” e oferece um retrato menos glamouroso do rei do rock. O filme rendeu à Cailee Spaeny o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza.


17h – PUAN Assista o trailer aqui.

(Argentina, 2023, 105min). Direção de María Alché e Benjamín Naishtat, com Marcelo Subiotto, Leonardo Sbaraglia, Julieta Zylberberg. Vitrine Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Marcelo é professor de Filosofia e acredita que será promovido depois da morte de seu chefe na Universidade Pública de Buenos Aires. Mas a situação muda com a chegada de Rafael, que volta da Europa disposto a brigar pelo cargo. Marcelo, então, tenta provar que merece a promoção, enquanto vê sua vida e o país entrarem em uma espiral de caos. Com público de mais de 100 mil espectadores na Argentina, “Puan” ganhou o prêmio de melhor roteiro no festival de San Sebastian.


19h15 – PRISCILLA

(Estados Unidos/Itália, 2023, 113min). Direção de Sofia Coppola, com Cailee Spaeny e Jacob Elordi. Mubi/O2 Play, 14 anos. Drama.

Sinopse: Priscilla Beaulieu tinha apenas 14 anos quando conheceu Elvis Presley em uma festa – ele, com 24, já era uma estrela meteórica do rock. Do namoro apaixonado até a separação foram 13 anos de convivência, marcados por muita cumplicidade e momentos de fragilidade e desentendimento. O filme é baseado na autobiografia "Elvis e Eu", escrita por Priscilla em 1985, e que detalha, segundo ela, uma história de “amor, fantasia e fama” e oferece um retrato menos glamouroso do rei do rock. O filme rendeu à Cailee Spaeny o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h15 – PEDÁGIO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 100min). Direção de Carolina Markowicz, com Maeve Jinkings, Kauan Alvarenga, Tomás Aquino, Aline Maia. Paris Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro. O filme conquistou os prêmios de melhor atriz (Maeve Jinkings), melhor ator (Kauã Alvarenga) e melhor atriz coadjuvante (Aline Maia) no Festival do Rio.


17h15 – A MENINA SILENCIOSA Assista o trailer aqui.

(An Cailín Ciúin – Irlanda, 2022, 95min). Direção de Colm Bairéad, com Catherine Clinch, Carrie Crowley, Andrew Bennett. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Cáit é uma menina de nove anos que tem uma família pobre e numerosa. Às vésperas de mais um parto da mãe, ela é obrigada a passar um tempo na casa de parentes distantes. No convívio com este casal de meia idade, que ela mal conhece, Cáit começa a descobrir outras formas de relacionamento familiar e a possibilidade de ter um lugar no mundo. A história é ambientada na década de 1980, quando o ensino da língua irlandesa foi proibido no Reino Unido e a Irlanda vivia conflitos relacionados à sua independência. O filme traz uma adaptação do romance "Foster", de Claire Keegan, e foi um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional na premiação de 2023.


19h – PROPRIEDADE Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 100min). Direção de Daniel Bandeira, com Malu Galli, Zuleika Ferreira, Tavinho Teixeira. Sessão Vitrine Petrobras, 16 anos. Drama.

Sinopse: Tereza ainda se recupera de uma situação de trauma e resolve passar uns dias na fazenda da sua família. Mas, quando chega no lugar, enfrenta a revolta dos trabalhadores, que protestam contra uma provável demissão. O carro blindado acaba sendo o único porto seguro da mulher e também a única camada que separa estes dois universos tão brasileiros.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Cine Dica: Sessão Clube de Cinema 06/01/2023 - 'A linha'

Segue a sessão inaugural da temporada 2024 do Clube de Cinema de Porto Alegre no próximo final de semana.

SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 06/01/2024, sábado, às 10:15 da manhã


"A Linha" (La Ligne)

França / Suíça, 2022, 100 min, 14 anos

Direção: Ursula Meier

Elenco: Stéphanie Blanchoud, Valeria Bruni Tedeschi, India Hair

Sinopse: Depois de uma briga violenta com a mãe, Margaret é sentenciada a uma medida restritiva e precisa manter pelo menos 100 metros de distância da casa da família. A filha caçula fica encarregada de pintar uma linha representando este limite em volta da casa, o que apenas intensifica o desejo de Margaret de ficar perto da família.



Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui: