Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (17/06/2022)

TUDO EM TODO O LUGAR AO MESMO TEMPO

Sinopse: Evelyn Wang (Michelle Yeoh) uma mulher que se envolve por acaso em uma aventura multidimensional que coloca o destino de todos os universos em suas mãos - e também a faz questionar quem ela é para si mesma e sua família.


LIGHTYEAR

Sinopse: Uma aventura de ação de ficção científica e a história de origem definitiva de Buzz Lightyear, o herói que inspirou o brinquedo em Toy Story (1995).


A SUSPEITA

Sinopse: Lúcia (Gloria Pires) é uma comissária exemplar da inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro que, diagnosticada com Alzheimer, começa a articular sua aposentadoria. Durante a investigação do que seria seu último caso, descobre um esquema do qual ela vira suspeita. 


ALINE – A VOZ DO AMOR

Sinopse: O drama acompanha a vida e trajetória da cantora canadense Aline Dieu. O filme faz um recorte de sua vida pessoal e profissional, apresentando para o público um lado pouco conhecido da cantora. Livremente inspirado na vida de Celine Dion.


Armadilha Explosiva

Sinopse: Em um estacionamento parisiense, Sonia se vê presa em seu carro com seu filho e a filha de seu namorado Fred, que ficou do lado de fora, impotente para lidar com a situação: uma mina antitanque foi colocada sob o carro.


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 17 A 22 DE JUNHO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES


MÁ SORTE NO SEXO OU PORNÔ ACIDENTAL


SALA 1 / PAULO AMORIM


14h30 – PUREZA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 100min). Direção de Renato Barbieri, com Dira Paes, Flavio Bauraqui e Matheus Abreu. Downtown Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O roteiro é baseado na história real de Pureza Lopes Loyola, uma mulher humilde que saiu do interior do Maranhão em busca do filho desaparecido. A única coisa que ela sabia é que Abel tinha ido procurar trabalho em um garimpo no Pará - e, nesta caminhada, ela acabou enfrentando os donos de uma grande propriedade rural que mantinha dezenas de trabalhadores em situação de escravidão. Em 1997, Pureza recebeu o Prêmio Anti-Escravidão da Anti-Slavery International, uma entidade britânica de combate ao trabalho escravo.


16h30 – A BOA MÃE *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Bonne Mère - França, 2021, 104min). Direção de Hafsia Herzi, com Halima Benhamed e Sabrina Benhamed. Zeta Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Nora trabalha como faxineira e cuidadora de idosos, ao mesmo tempo em que precisa sustentar a família que vive em um conjunto habitacional no norte de Marselha. O filho mais novo diz que vai à escola todos os dias, enquanto a filha do meio também já é mãe. Mas Nora aguarda mesmo pelo julgamento do seu filho mais velho, preso há vários meses por roubo. O filme foi inspirado em fatos da vida da própria diretora, que é filha de pais tunisianos e argelinos emigrados para a França.


18h30 – MÁ SORTE NO SEXO OU PORNÔ ACIDENTAL Assista o trailer aqui.

(Babardeala cu bucluc sau porno balamuc - Romênia/Croácia/República Tcheca/Luxemburgo, 2021, 106min). Direção de Radu Jude, com Katia Pascariu, Claudia Ieremia, Olimpia Mala. Imovision, 14 anos. Comédia.

Sinopse: Vencedor do Festival de Berlim em 2021, o longa foi filmado durante a pandemia da Covid 19 e explora com bom humor algumas mudanças comportamentais que vieram com este período. Uma delas envolve Emi, que é professora de História numa respeitada escola conservadora de Bucareste. Na tentativa de apimentar seu casamento, ela faz um vídeo de sexo com o marido – mas a gravação se mistura às suas aulas e agora ela corre o risco de ser demitida da escola. Apesar de todos apontarem o dedo para Emi, ela faz questão de se defender.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h45 – ESTÁ TUDO BEM Assista o trailer aqui.

(Tout s'est bien passé - França, 2021, 115min). Direção de François Ozon, com Sophie Marceau, André Dussollier, Géraldine Pailhas. California Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: André, um senhor de 85 anos, sofre um AVC e fica com a saúde muito debilitada, além de ter um lado do corpo paralisado. Condenado à cama do hospital, ele pede à filha que o ajude a ter uma morte assistida em uma clínica da Suíça. Emmanuèle, uma mulher determinada na sua vida privada e profissional, terá que decidir junto com a irmã Pascale se atendem ou não ao pedido do pai. O filme competiu no Festival de Cannes em 2021.


17h – MEDIDA PROVISÓRIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 95min). Direção de Lázaro Ramos, com Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge. Elo Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África e retornar às suas origens. O decreto provoca uma onda de protestos que desemboca numa guerra civil, com direito à forte reação dos negros. No centro da trama está o casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, além do seu primo, o jornalista André. Antonio e André tentam resistir no apartamento onde moram, onde refletem sobre questões sociais e raciais. O longa é uma adaptação da peça "Namíbia, Não!", que Lázaro Ramos dirigiu e protagonizou no teatro.


19h – JESUS KID Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 90min). Direção de Aly Muritiba, com Sérgio Marone e Paulo Miklos. Olhar Distribuidora, 12 anos. Comédia.

Sinopse: Baseado na novela homônima de Lourenço Mutarelli, a trama acompanha os dilemas de Eugênio, um famoso escritor de faroeste e criador do personagem Jesus Kid. O problema é que o personagem não vende mais livros e a solução parece vir de um famoso diretor de cinema: ele quer que Eugênio escreva um roteiro de filme. Mas a condição é que o escritor fique isolado durante três meses, sem contato com ninguém.


ESPECIAL BLOOMSDAY

ENTRADA FRANCA

SESSÃO SOMENTE NA QUINTA, DIA 16.


 19h - OS VIVOS E OS MORTOS

(The Dead - EUA/Irlanda, 1987, 87min). Direção de John Huston, com Anjelica Huston, Donal McCann, Dan O'Herlihy.

Sinopse: Obra póstuma do diretor John Huston (1906 - 1987), o filme é uma adaptação do conto de mesmo nome do livro “Dublinenses”, de James Joyce. O roteiro acompanha o jantar de comemoração ao Dia de Reis na casa de uma família irlandesa no início do século XX, marcado por reencontros, preocupações e conversas cotidianas - além de lembranças de tempos passados.

*A sessão integra as comemorações do Bloomsday programadas pela Casa de Cultura Mario Quintana e Instituto Ling.


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


15h30 – AMIGO SECRETO *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 130min). Documentário de Maria Augusta Ramos. Vitrine Filmes, 14 anos.

Sinopse: A operação Lava Jato, reconhecida pelas denúncias de corrupção nos altos círculos do poder, foi abalada pelo vazamento de mensagens trocada entre seus coordenadores e autoridades. O filme acompanha o trabalho investigativo de jornalistas do The Intercept Brasil e do El País Brasil durante dois anos, revelando os bastidores da cobertura.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Cine Dica: Em Cartaz - 'Ilusões Perdidas'

Sinopse: Lucien é um jovem poeta desconhecido da França do século XIX. Ele tem grandes esperanças e quer escolher seu destino. Ele larga a gráfica de sua província natal para tentar a sorte em Paris, nos braços de sua protetora.  

Hoje em dia existe dois tipos de fake news, sendo que o mais conhecido é aquele que é passado pelas nossas redes sociais e cuja a notícia vem de uma fonte suspeita. Porém, o próprio jornalismo tradicional de hoje em dia não fica muito atrás, sendo que grandes emissoras optam em seguir somente um lado da história e não dando crédito para os demais fatos sobre determinado assunto. "Ilusões Perdidas" (2022) vem para nos mostrar que esse mal das fake news já existia há muito tempo, pois as mentiras em si já geravam grande lucro.

Dirigido por Xavier Giannoli, no filme acompanhamos a história de Lucien (Benjamin Voisin), um jovem poeta francês que decide abandonar a sua própria casa para tentar a sorte em Paris. Rapidamente deixado à sua sorte nesta fabulosa cidade, Lucien descobrirá os meandros deste mundo submisso à lei do lucro e do fingimento. Tudo há um preço, seja sucesso literário ou imprensa, política ou sentimentos, reputações ou almas.

Baseado no livro Ilusões Perdidas (Comédia Humana) de Honoré de Balzac, o filme chega até ser longo demais pela sua proposta, porém, ele se torna dinâmico na medida que a edição frenética se alinha com a narração off que surge em vários momentos da trama. Lucien, por exemplo, se torna o nosso guia no momento em que decide ganhar a vida através do jornalismo ao se tornar crítico de livros e peças de teatro. Porém, é através dessa profissão que ele vai conhecendo as reais artimanhas da imprensa e da qual a mesma somente divulga de acordo com quem lança o valor mais alto.

Xavier Giannoli procura criar um filme cuja a trama ecoe em nossos tempos atuais, já que a maneira como eles destroem uma grande obra literária, ou uma bela encenação teatral, não é muito diferente das fake news das redes sociais que sempre lançam uma corrente para atrair o ódio contra aqueles que eles desejam destruir. Não deixa de ser desconcertante, por exemplo, quando a plateia começa a protestar aos gritos contra uma peça, mas tudo sendo controlado por alguém pago em meio as sombras. A trama se passa mais de um século atrás, mas nos espanta como as coisas não mudaram, somente os artifícios que foram avançando.

Em meio a esse turbilhão de mentiras e mesquinharia, Lucien transita entre o bom senso e o desejo de poder ganhar dinheiro com os seus poemas, nem que para isso tenha que se vender para esse sistema. Isso realmente acontece, mas tendo alto preço a pagar na medida em que a trama vai avançando e prejudicando assim até aqueles que ele amou um dia. Benjamin Voisin se sai bem em seu papel, cuja a sua figura inocente da qual ele criou para Lucien vai se deteriorando na medida que o próprio sistema que o alimentou vai lhe devorando aos poucos.

O ato final se revela um verdadeiro soco no estômago, não somente para o protagonista, como também para o próprio espectador que assistiu aos poucos a sua inevitável queda. Concluímos, portanto, que neste sistema de manipulação muitos saem ganhando, mesmo quando os mesmos correm um sério risco de terminarem perdendo tudo e um futuro indefinido. Nem todos os sonhos podem ser realizados, pois o preço pode ser alto, seja pagando com a sua reputação ou com a sua própria vida.

"Ilusões Perdidas" fala sobre sonhos estilhaçados, fake news de tempos passados e de como esse tipo de sistema nos corrói por dentro. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

terça-feira, 14 de junho de 2022

Cine Dica: Em Cartaz - 'Amigo Secreto'

Sinopse: O novo filme se detém nas investigações da Operação Lava-Jato, que levaram à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao posterior escândalo envolvendo juízes e procuradores, acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas. 

Quando Maria Augusta Ramos havia lançado o seu documentário "O Processo" (2018) o Brasil ainda vivia em uma espécie de transe continuo, sendo que a sua obra era mais correspondida por aqueles que acreditavam que havia ocorrido realmente um golpe político em 2016 enquanto uma boa parcela do público ainda acompanhava a parcialidade da mídia tradicional, ao acreditar que até então o ex-Juiz Sergio Moro era um herói do povo e que Jair Bolsonaro era a solução a ser tomada logo. O resultado foi a prisão do ex-Presidente Lula tomada somente por convicção dos seus algozes, a vitória de Bolsonaro nas eleições de 2018 graças aos seus fake news e vindo com ele os inúmeros retrocessos que abalaram o país, desde a destruição da Amazônia, a corrida pelas privatizações e o desleixo do combate contra a Covid e que resultou na morte de mais de 600 mil brasileiros. "Amigo Secreto" (2022) vem em um momento para nos mostrar que a máscara caiu para alguns desses que se achavam intocáveis e que acreditavam que a fantasia poderia durar para sempre.

O documentário começa a partir do momento em que o ex-juiz Sergio Moro entra no governo de Bolsonaro como Ministro da Justiça. Ao mesmo tempo, o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas de "The Intercept" e "El País" acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia.

O documentário de Maria Augusta Ramos funciona para duas realidades distintas, para aqueles que seguiram passo a passo esses eventos desde o princípio, como também para aqueles desavisados e que somente acreditavam em somente um lado da história. Para o primeiro grupo, por exemplo, a obra é uma verdadeira retrospectiva dos fatos, desde o depoimento do ex-Presidente Lula perante o ex-Juiz, como a partir do momento que os vazamentos de diálogos deste último e com o procurador Deltan Dallagnol explicitaram que ambos estavam alinhados em prender o ex-presidente a qualquer preço mesmo não obtendo provas concretas o suficiente contra o próprio. Para os desavisados a obra pode acabar se tornando ainda mais esclarecedora, principalmente para aqueles que vinham somente assistindo e lendo o jornalismo da Globo dos últimos anos e cujo mesmo sempre endeusava o ex-Juiz como um todo.

O documentário nos passa uma análise de como o jornalismo profissional dos últimos anos se prejudicou por somente se alinhar por um lado da história e como o mesmo colaborou para o crescimento do ódio contra a esquerda. Porém, por mais que a parcialidade tenha chegado aos níveis atmosféricos, ou com a boa parcela do público sendo consumida pelos fake news a todo momento, a realidade e o tempo se mostraram implacáveis e cuja crise econômica, cultural e saúde bateram na porta de muitos e fazendo com que alguns até mesmo reconhecerem o quanto estavam errados. Embora esses mesmos não mostrem a suas caras na obra, ao menos, o documentário é recheado de depoimentos de jornalistas, políticos e representantes de empresas como a Petrobras que se viram vítimas de uma artimanha articulada por aqueles que enxergavam que a única solução para tomar o poder era dando um golpe por meios legais através de uma justiça que se encontrava e ainda se encontra viciada e falida.

No geral, o documentário é uma reposta de que o jornalismo de hoje precisa voltar à estaca zero, ao não se alinhar a ideologias, mas sim somente com os reais fatos. A obra, portanto, vem no momento em que nos encontramos com um Brasil estagnado, mas nos dando uma luz de esperança ao fim do túnel enquanto nos desviamos dos destroços que surgem a todo momento. As manipulações foram sim poderosas, mas hoje elas se encontram cada vez mais escassas e cabe todos nós darmos o golpe final contra elas.

"Amigo Secreto" é um documentário sobre uma realidade fake que por muito tempo alienava o povo brasileiro e cabe o mesmo acordar antes que seja tarde demais. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 16 A 22 DE JUNHO

 ESTREIAS:


UM BROTO LEGAL


Brasil I Drama-biografia I 2022 I 98 min

Direção: Luiz Alberto Pereira

Sinopse: Um Broto Legal conta a história da primeira cantora de rock nacional, Celly Campello. Ela, junto ao seu irmão Tony Campello, tem sua história e trajetória contada, desde Taubaté até outros estados do Brasil.

Elenco: : Marianna Alexandre, Murilo Armacollo, Paulo Goulart Filho

Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=62ZXEwH0SQE


AMIGO SECRETO


Brasil l Documentário l 2022 l 128min

Direção: Maria Augusta Ramos

Sinopse: Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de  mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia.

Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=xe5HVuvR7Bg


JESUS KID


Direção: Aly Muritiba

Brasil , Drama, 85min, 2021

Sinopse: Eugênio (Sérgio Marone) é um escritor de livros de faroeste que está passando por uma crise. O mais novo livro de seu personagem mais famoso, Jesus Kid, está sendo um fracasso de vendas. Quando ele é contratado para escrever o roteiro de um filme, ele parece ter encontrado sua salvação.

Elenco: Paulo Miklos, Sergio Marone, Maureen Miranda

Confira aqui o trailer. 


HORÁRIOS DE 16 A 22 DE JUNHO:

Não há sessões nas segundas feiras


Dias 16,17,18,19, 21 E 22/6:

15h : JESUS KID

17h : UM BROTO LEGAL

19h: AMIGO SECRETO


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.

Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


CINEBANCÁRIOS

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Zorba: O Grego'

Sinopse: Viajando para inspecionar uma mina abandonada em Creta que pertence ao seu pai, o autor inglês Basil encontra Zorba, um camponês exuberante que alega ter experiência em mineração.   

Anthony Quinn criou uma carreira de respeito e que impressiona até hoje, principalmente por ter adquirido fama em território hollywoodiano e cujo o mesmo não escondia preconceito com relação aos atores não americanos. De origem mexicana, mas criado nos EUA, Quinn começou a carreira como ator nos anos quarenta, porém, em qualidade que vistas hoje soam duvidosas, atuando em filmes que, absurdamente, fazia um índio ou mexicano de acordo com a visão estereotipada que os americanos sempre tinham.  A coisas melhoraram a partir do início dos anos cinquenta, onde interpretou o irmão de Zapata, interpretado por Marlon Brando no filme "Viva Zapata! (1952) e que lhe rendeu o seu primeiro Oscar de ator coadjuvante.

Surpreendentemente, o ator repetiria o feito na premiação, ao levar o Oscar novamente de ator coadjuvante no filme "Sede de Viver" (1956), produção que conta um pouco sobre a vida de pintor Vincent Van Gogh e onde o interprete atuou em apenas oito minutos de cena, mas bastou para ser um dos grandes papeis de sua carreira. Antes disso, ele havia atuado no filme italiano "A Estrada da Vida" (1954) de Federico Fellini, onde provou a sua versatilidade e independente de qual era a origem da nacionalidade de seus personagens. Embora seja um personagem grego, Anthony Quinn, enfim, abraçou o melhor personagem de sua carreira em "Zorba: O Grego" (1964), onde o interprete e filme se fundem em um só para se revelar algo único.

Dirigido por Michael Cacoyannis, o filme conta a história de um escritor inglês chamado Basil (Alan Bates) que chega a Grécia e pega um navio, pois vai até Creta para trabalhar em uma mina que herdou do pai, um grego de nascença. Logo ele conhece Alexis Zorba (Anthony Quinn), um determinado camponês grego que também quer trabalhar na mina. Os dois acabam indo se hospedar em um pequeno hotel administrado por uma velha prostituta francesa (Lila Kedrova) que é cortejada por Zorba, que encoraja seu amigo escritor para dar atenção a uma bela viúva, que é muito desejada pelos homens do local. A mina necessita de alguns reparos, mas Zorba convence um grupo de monges que permita remover um pouco da madeira de uma floresta deles, que fica em uma montanha próxima e inventa um meio de transportá-la para a mina.

Baseado no romance homônimo de Nikos Kazantzakis, eu fui conhecer esse filme somente após o falecimento de Anthony Quinn em 3 de junho de 2001, sendo que no outro dia a Rede Globo exibiu esse clássico no Corujão em homenagem ao ator. Naquela época eu ainda não tinha exatamente um conhecimento do cinema mundial, sendo que eu era ainda um jovem e tinha somente como base o cinemão norte americano. Mesmo sendo uma co-produção entre EUA e Grécia, é notório que o diretor Michael Cacoyannis bebeu muito da fonte do Neorrealismo italiano e fazendo com que isso tivesse um maior impacto perante os meus olhos.

Com uma belíssima fotografia em preto e branco, o cineasta nos conduz até os personagens principais que, embora diferentes entre si, se tornam grandes amigos devido as suas personalidades distintas e da maneira como enxergam o mundo de acordo com as suas perspectivas. Enquanto o escritor Basil enxerga o mundo de acordo com o que lê nos seus livros, Zorba, por sua vez, enxerga a realidade de acordo com o que viveu em suas jornadas, das quais conviveu com altos e baixos, mas mantendo o bom humor através da dança que o reanima perante os obstáculos. Gradualmente vamos conhecendo as origens de Zorba, mas isso é o que menos importa, já que cada marca do seu expressivo rosto nos diz que já há muita história a ser contada.

Sabendo do tesouro que tinha em mãos, Nikos Kazantzakis filma Anthony Quinn de uma forma com que cada cena fosse uma grande aparição, fazendo com que sua presença enchesse a tela e fazendo com que o seu olhar falasse mais do que meras palavras. A melhor atuação de toda a sua carreira sem dúvida, onde carrega o filme nas costas durante boa parte do tempo, mas não significa que ele esteja sozinho. Se Alan Bates constrói mudanças genuínas na personalidade do escritor inglês de forma gradual, por outro lado, Lila Kedrova explode desde a sua primeira cena, ao interpretar um personagem que transita entre ser uma sonhadora solitária, por vezes quase insana, mas que desejamos que ela consiga a sua redenção nos braços de Zorba. Infelizmente as coisas não acontecem conforme o planejado para os personagens centrais, principalmente pelo fato de a cidade de Greta ser moldada pelo conservadorismo religioso e pelos velhos costumes que se tornam até mesmo assustadores perante os nossos olhos.

Neste último caso, há quase uma sensação de pequeno governo totalitário fundamentalista na vida daqueles habitantes, sendo que uma viúva, interpretada pela atriz grega Irène Papas, se torna o principal alvo daquele local e protagonizando um dos momentos mais sombrios da obra como um todo. Após isso, nem o aventureiro como Zorba, ou um conhecedor através dos livros como o escritor inglês, tem uma resposta sobre onde vem os atos animalescos do ser humano e o que resta é seguirem em frente com os seus objetivos com relação a mina.

Neste último caso, quando tudo parece que dá somente errado, não resta mais nada para os personagens centrais, a não ser se entregarem a dança para se sentirem vivos. Aliás, a cena se tornou emblematicamente clássica, sendo que até alguns se perguntam como ela havia sido feita, já que Quinn havia quebrado o pé durante as filmagens, mas felizmente conseguiu protagonizar um dos ápices da história do cinema. Ao meu ver, o personagem e interprete se tornaram uma só criatura e levando consigo muitas histórias a serem contadas.

Vencedor de três Oscar,  "Zorba: O Grego" é um grande clássico que nos diz para dançar após um grande tropeço, pois nada melhor na vida do que termos a grande chance de nos levantarmos. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO - PROGRAMAÇÃO de 16 a 22 de junho de 2022

 OBRAS-PRIMAS DE VALERIO ZURLINI EM EXIBIÇÃO

A Moça com a Valise

De 16 a 29 de junho, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Os Destinos de Zurlini, com sete filmes de Valerio Zurlini, um dos mais importantes diretores italianos de todos os tempos, incluindo obras-primas como Dois Destinos, A Moça com a Valise e A Primeira Noite de Tranquilidade. Idealizada pelo crítico e pesquisador Cristian Verardi, a mostra tem apoio da Versátil Filmes. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5140/os-destinos-de-zurlini/


FRANCIS PELICHEK NO CINEMA

A Cinemateca Capitólio apresenta no domingo, 19 de junho, às 18h30, uma sessão especial com filmes que Francis Pelichek, pintor tcheco radicado em Porto Alegre, protagonizou no seu país natal entre 1918 e 1920. Serão exibidas as obras A vášeň vítězí (And Passion Triumphs), de Václav Binovec, e Dáma s malou nožkou (The Lady with the Small Foot), de Jan S. Kolár, Přemysl Pražský. Com apoio do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, a exibição será apresentada por Luiza Koehler, curadora da exposição Francis Pelichek – um boêmio moderno em Porto Alegre, que segue aberta até o dia 15 de julho na Pinacoteca Aldo Locatelli. Com entrada gratuita, a sessão apresenta os filmes com intertítulos traduzidos para o inglês.  


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5141/francis-pelichek-no-cinema/


ÚLTIMA SEMANA PARA VER ANIMAÇÕES JAPONESAS

A mostra Animações Japonesas, uma co-realização com o Escritor Consular do Japão em Porto Alegre e a Fundação Japão, segue em exibição até o dia 22 de junho. Entrada franca.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5101/animacoes-japonesas/


GRADE DE HORÁRIOS

16 a 22 de junho de 2022


16/06 (quinta)

15h – O Lugar Prometido em Nossa Juventude

17h – Verão Violento

19h – A Primeira Noite de Tranquilidade


17/06 (sexta)

15h – Crayon Shinchan – Bravo! Grande Batalha de Samurais

17h – Mulheres no Front

19h15 – A Moça com a Valise


18/06 (sábado)

15h – Dois Destinos

17h – O Lugar Prometido em Nossa Juventude

19h – O Deserto dos Tártaros


19/06 (domingo)

15h – Sentado à Sua Direita

17h – Cinco Centímetros por Segundo

18h30 – Francis Pelichek no cinema


21/06 (terça)

15h – Crayon Shinchan – Bravo! Grande Batalha de Samurais

17h – A Moça com a Valise

19h – Mulheres no Front


22/06 (quarta)

15h – Pop in Q

16h40 – A Primeira Noite de Tranquilidade

19h – Dois Destinos