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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 19 A 25 DE AGOSTO DE 2021 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

DOUTOR GAMA 


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h30 – DOUTOR GAMA *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 90min). Direção de Jeferson De, com César Mello, Angelo Fernandes e Pedro Guilherme. Elo Company, 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: Filho de um português com uma escrava, Luiz Gama (1830-1882) nasceu de ventre livre – mas foi vendido como escravo pelo pai para pagar dívidas de jogo. Mesmo assim, aprendeu a ler e a escrever e seu enorme interesse pelo Direito fez com que ele se tornasse um advogado autodidata e também jornalista. Segundo documentos históricos, Luiz Gama foi responsável pela libertação de cerca de 500 escravos, sempre com base na lei, e se transformou em um dos principais nomes do movimento abolicionista no Brasil do século XIX. O cineasta Jeferson De é autor do manifesto Dogma Feijoada, lançado ainda no início dos anos 2000, em que defende uma escola de cinema negro brasileiro e se dedica a produção de filmes centrados na temática racial.


17h30 – SLALOM: ATÉ O LIMITE Assista o trailer aqui.

(Slalom – França, 2020, 95min). Direção de Charlène Favier, com Noée Abita e Jérémie Renier. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O debate sobre a pressão psicológica e os abusos físicos no mundo do esporte conduzem este drama, que foi selecionado para o Festival de Cannes do ano passado. A história gira em torno de Lyz, de 15 anos, que ingressa em uma consagrada equipe de esqui. Ela não é uma das melhores atletas, mas o treinador Fred decide apostar na novata. Entusiasmada com o reconhecimento, Lyz se entrega de corpo e alma ao seu objetivo – o sucesso vem, junto com o domínio de Fred sobre ela. O filme integrou o Festival Varilux de Cinema Francês 2020.

* Na terça, dia 24, às 17h30min, exibição do filme “Senhorita Julia” (1951), de Alf Sjoberg, dentro do ciclo “Clássicos na Cinemateca – 35 anos”. Assista o trailer aqui.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ

14h30 – PIEDADE Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 90min). Direção de Claudio Assis, com Fernanda Montenegro, Irandhir Santos, Matheus Nachtergaele, Cauã Reymond. ArtHouse Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: O bar Paraíso do Mar, na Praia da Saudade, carrega a identidade da família Bezerra, que administra o lugar há 30 anos. A viúva dona Dona Carminha e seu filho mais velho, Omar, também representam um foco de resistência contra o avanço predatório da corporação petroleira Petrogreen. Quando o executivo paulista Aurélio chega, representando os interesses da empresa, o cotidiano da família é abalado, trazendo à tona segredos do passado e uma inusitada conexão com Sandro, dono de um cinema pornô do outro lado da cidade.


16h30 – O EMPREGADO E O PATRÃO Assista o trailer aqui.

(El Empleado Y El Patron – Uruguai-Argentina-Brasil-França, 2021, 105min). Direção de Manuel Nieto, com Cristian Borges, Nahuel Perez Biscayart, Jean Pierre Noher. Vitrine Filmes, 14 anos.

Sinopse: Rodrigo é o jovem herdeiro de uma estância na fronteira do Brasil com o Uruguai e divide seu tempo entre os negócios, que vão bem, e o hospital, onde seu bebê está internado. Carlos, que começa a trabalhar na fazenda, também tem seus problemas e uma família para cuidar – mas precisa urgentemente deste novo emprego. Os dois homens são bem-intencionados e têm uma boa relação, mas um acidente trágico de trabalho vai colocar em xeque esta convivência pacífica. O filme foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.


18h30 – IRMÃOS À ITALIANA Assista o trailer aqui.

(Padrenostro – Itália, 2020, 120min). Direção de Claudio Noce, com Pierfrancesco Favino, Mattia Garacci, Francesco Gheghi. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Inspirado em um trauma pessoal da infância do próprio diretor, o filme acompanha o amadurecimento de Valerio, de apenas 10 anos. Na capital da Itália, em 1976, ele presencia um atentado contra o pai, motivado por questões políticas. Em meio à insegurança e à tristeza do ambiente familiar, Valerio conhece Christian, um garoto mais velho e com espírito rebelde, que vai se tornar um outro referencial de masculinidade para o pequeno. O filme integrou o 15º Festival de Cinema Italiano, realizado on-line no final do ano passado.


* Na quarta, dia 25, às 18h30mim, sessão do ciclo “O Que é o Cinema Gaúcho?”, com exibição e debate sobre o documentário “Todos os Paulos do Mundo”, dos diretores Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira. Assista o trailer aqui.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional.

Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Cine Dica: Streaming: 'L.O.C.A. -Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor'

Sinopse: Em uma das reuniões da L.O.C.A., a Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor, Manoela, Elena e Rebeca acabam se conhecendo melhor quase por acidente e percebem que possuem mais em comum do que esperavam: as três sofreram grandes decepções amorosas e resolvem se juntar para uma grande vingança. 

Com o encerramento da retomada do cinema brasileiro a partir do filme "Cidade de Deus" (2002) houve uma enxurrada de comédias despretensiosas e com único intuito de entreter as plateias. Porém, na minha visão particular, muitas dessas comédias não sobreviveram ao teste do tempo, pois não basta somente fazer a gente rir, como também nos dizer para que foi lançada a piada da vez. "L.O.C.A. -Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor" (2021) ao menos usa o humor pastelão para fazer uma crítica acida sobre a guerra dos sexos e que hoje se encontra bem diferente se formos comparar em outros tempos.

Dirigido por Cláudia Jouvin, o filme conta a história de três mulheres, que enquanto participam de uma das reuniões da L.O.C.A, a Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor, Manoela (Mariana Ximenes), Elena (Debora Lamm) e Rebeca (Roberta Rodrigues) acabam se conhecendo melhor e percebem que possuem mais em comum do que esperavam.

É engraçado que comédias brasileiras como essa parece pertencerem a uma outra realidade, como se estivessem dentro de uma bolha e não estando presente na realidade dos últimos vinte anos do país. Tudo é muito colorido, cuja a fotografia de cores quentes sintetizam uma realidade em que tudo pode ser resolvido, mesmo em situações que beiram ao surrealismo. Curiosamente, os personagens surpreendem em quase nunca calarem a boca e sempre lançando diversas frases de efeito que até nos fazem rir e molduradas por uma edição frenética que torna tudo mais ágil e quase nunca cansativo.

O que colabora e conquista a nossa atenção, talvez, nem seja a trama, já que ela é uma versão até mesmo melhorada da última novela que eu vi na vida que foi "Quatro por Quatro" (1993). O que salva mesmo é o seu elenco feminino, principalmente o trio principal que conquista a nossa simpatia mesmo quando algumas delas quase dão o braço a torcer para homem que não vale a pena. Manoela (Mariana Ximenes) transita entre o bom senso para o senso do ridículo ao sofrer por macho, mas que dá volta por cima ao enxergar que o mundo não gira somente em sua volta e prestando mais atenção em outras situações semelhantes através de suas amigas. Débora Lamm, por exemplo, surpreende com a sua personagem Elena, cuja a sua personalidade enigmática lhe torna alguém até mesmo engraçada, mas não menos assustadora.

Tirando alguns personagens caricatos aqui e ali, o filme acaba nos divertindo e passando uma pequena lição de moral para mulheres que ainda hoje fazem de tudo para manter o macho em casa, mesmo sabendo que ele não passa de um canalha. Se algumas não gostam de tratar sobre esse assunto com seriedade, ao menos tentem com humor pastelão e do qual o mesmo lhe convida a curtir uma historinha boba, mas não menos reflexiva. Em tempos que a realidade está cada vez mais complexa, "L.O.C.A. -Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor" vem unicamente para nos desencalhar um pouco de toda essa lambança brasileira.

Onde Assistir:  Telecine Premium

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terça-feira, 17 de agosto de 2021

Cine Dica: Em Cartaz: 'Irmãos à Italiana'

Sinopse: Valerio tem 10 anos e uma imaginação fértil. Sua vida de criança vira de cabeça para baixo quando ele testemunha o atentado a seu pai Alfonso, por um comando terrorista. 

Quando se é criança nós não temos uma dimensão exata da realidade em nossa volta, mas sim aquela que a gente constrói e se esconde dentro dela. Muitas crianças do Brasil, por exemplo, cresceram mal sabendo que viviam em tempos de chumbo, ou tão pouco testemunhando a redemocratização do país ao longo dos anos. É esse pensamento que me veio ao assistir "Irmãos à Italiana" (2021), filme cuja a história testemunhamos somente pela perspectiva de uma criança.

Dirigido por Claudio Noce, a trama se passa em Roma, 1976. Valério (Mattia Garaci) é um menino de dez anos cheio de imaginação. Sua infância é virada de cabeça para baixo quando ele testemunha um ataque terrorista a seu pai, Alfonso (Pierfrancesco Favino). A partir desse momento, o medo e o sentimento de vulnerabilidade marcam a vida do menino. Mas é justamente nestes dias difíceis que Valério conhece Christian (Francesco Gheghi). Este encontro, em um verão cheio de descobertas, mudará suas vidas para sempre.

O filme começa com ares de suspense, já que se passa em um determinado ponto do presente e vemos o menino já adulto avistando alguém no trem do qual não o via a muito tempo. Somos jogados então para a década de setenta, onde a fotografia rapidamente muda, onde tudo fica mais claro e colorido com as cores quentes daquele universo. Seria uma representação dos pensamentos do jovem protagonista, que lembra de tempos mais dourados, mesmo quando algumas situações tenham se tornado nebulosas em alguns momentos.

Percebemos que ele possui uma imaginação fértil, ao ponto que dá a entender que ele possui um amigo imaginário. Porém, no momento em que ele testemunha uma tragédia que quase matou o seu pai, o amigo imaginário logo desaparece e dando lugar a Christian, mas cujo o mesmo a gente fica se perguntando se ele é real ou só existe na imaginação do protagonista. Essa e outras dúvidas ficam sendo lançadas no decorrer do filme, já que nem sabemos ao certo qual é a profissão do pai do rapaz, mas temos uma ligeira suspeita.

Tudo gira em torno do olhar de Valério, desde aos afazeres de sua mãe, como também das brincadeiras de sua irmã. Observamos o seu olhar pessoal com relação a sua família, grande aliás, como toda a típica família italiana e fazendo com que a gente levante inúmeras teorias sobre ela. Porém, nada é explicado de forma explicita, mas sim tudo é jogado em nosso colo, como se o realizador quisesse que a gente construísse um quebra cabeça de acordo com as lembranças do garoto.

No final das contas o filme fala sobre exorcizar os seus medos interiores vindos do passado, cuja as lembranças quando revistas quando adulto podem agora fazerem algum sentido e, portanto, se deve encara-las sem medo. Além disso, o filme é sobre uma curiosa amizade nascida de um fato incomum, porém, realista e muito bem filmada. Os minutos finais podem até simplificar a trama como um todo, mas não retira o grande feito que nos provocou até aquele momento.

"Irmãos à Italiana" é sobre laços de sangue e de amizades em tempos em que a imaginação infantil separava a inocência dos tempos de tirania. 

 

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segunda-feira, 16 de agosto de 2021

LUTO: Tarcísio Meira (1935 - 2021) / Paulo José (1937 - 2021)

Dois grandes monstros da atuação. Dois grandes amigos que partem juntos. Assim eram e assim serão lembrados Tarcísio Meira e Paulo José, talvez conhecidos pelo grande público pelos seus trabalhos na televisão, mas que ambos tendo também papeis fundamentais dentro da história do cinema. Paulo José, por exemplo, encarou de frente os censores dos tempos de chumbo e estrelou um dos seus filmes mais corajosos que foi "O Padre e a Moça" (1966).

Já Tarcísio sempre será lembrado como um ator global, mas que atuou em tempos em que as novelas eram realmente significativas na história da televisão. Basta nos lembramos de trabalhos inesquecíveis como na primeira versão dos "Irmãos Coragem" (1970) para nos darmos conta que ali estava nascendo um dos grandes talentos da teledramaturgia. E se alguém ainda tinha dúvidas sobre isso basta nos lembrarmos da sua fantástica atuação na primeira temporada da novela "O Rei do Gado" (1996), onde o seu personagem enterra uma medalha para tentar brotar o filho morto durante a guerra.

O anuncio da morte de ambos com poucas horas de diferença me fez lembrar quando o grande diretor sueco Ingmar Bergman e diretor italiano Michelangelo Antonioni morreram também na mesma data, 30 de julho de 2007. Pelo visto, grandes talentos não podem partirem sozinhos, pois precisam de um irmão ao seu lado para se encaminharem para luz da qual eles pertencem e se transformarem em verdadeiras estrelas de talento que sempre estavam predestinadas a serem.  

Descansem em paz. 

Tarcísio Meira

Filmografia: 

2013 Saramandaia - Temporada 1

2011 Insensato Coração - Temporada 1

2011 Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo

2002 O Beijo do Vampiro - Temporada 1

2001 Um Anjo Caiu do Céu - Temporada 1

1990 Boca de Ouro

1989 Solidão - Uma Linda História de Amor

1987 Eu

1986 Roda de Fogo - Temporada 1

1983 Guerra dos Sexos (1983) - Temporada 1

1983 O Cangaceiro Trapalhão

1982 Amor Estranho Amor

1981 Brilhante - Temporada 1

1981 Eu Te Amo

1981 O Beijo no Asfalto

1980 A Idade da Terra

1979 O Caçador de Esmeraldas

1979 República Dos Assassinos

1974 O Marginal

1973 Cavalo de Aço - Temporada 1

1972 Independência ou Morte

1972 Missão: Matar!

1971 As Confissões de Frei Abóbora

1971 O Homem Que Deve Morrer - Temporada 1

1970 Irmãos Coragem (1970) - Temporada 1

1969 Máscara da Traição

1969 Quelé do Pajeú

1968 A Gata de Vison - Temporada 1

1967 Sangue e Areia - Temporada 1

1964 A Desforra

1963 Casinha Pequenina


Paulo José 

Filmografia: 

2018 Conversa com Ele

2018 Eduardo Galeano Vagamundo

2018 Othelo, o Grande

2018 Todos os Paulos do Mundo

2014 Em Família - Temporada 

2013 Luz, Anima, Ação

2012 Rânia

2011 Meu País

2011 O Palhaço

2010 Quincas Berro D'Água

2009 Domingos

2009 Insolação

2008 A Festa da Menina Morta

2008 Juventude

2008 Paulo Gracindo - O Bem Amado

2007 Cartola - Música para os Olhos

2007 Pequenas Histórias

2007 Person

2007 Saneamento Básico, O Filme

2004 500 Almas

2004 Como Fazer um Filme de Amor

2003 Agora é que São Elas - Temporada 1

2003 Apolônio Brasil - O Campeão da Alegria

2003 Benjamim

2003 O Homem que Copiava

2001 Dias de Nietzsche em Turim

2001 Poeta de Sete Faces

2001 Um Anjo Caiu do Céu - Temporada 1

1999 Luna Caliente

1998 Outras Estórias

1998 Policarpo Quaresma, Herói do Brasil

1997 Anahy de las Misiones

1997 Por Amor - Temporada 1

1991 A Grande Arte

1989 Dias Melhores Virão

1989 Faca de Dois Gumes

1989 Ilha das Flores

1989 Tieta - Temporada 1

1988 O Mentiroso

1988 Vida Nova - Temporada 1

1983 A Difícil Viagem

1981 Eles Não Usam Black-Tie

1981 O Homem do Pau-Brasil

1975 O Rei da Noite

1974 Supermanoela - Temporada 1

1973 Mazzaropi - Um Caipira em Bariloche

1972 Cassy Jones, o Magnífico Sedutor

1972 O Primeiro Amor - Temporada 1

1971 A Culpa

1971 Gaudêncio, o Centauro dos Pampas

1971 O Homem Que Deve Morrer - Temporada 1

1970 Assim na Terra como no Céu - Temporada 1

1969 Como Vai, Vai Bem?

1969 Macunaíma

1968 A Vida Provisória

1968 As Amorosas

1968 Bebel, Garota Propaganda

1968 O Homem Nu

1967 Edu, Coração de Ouro

1967 Todas as Mulheres do Mundo

1966 O Padre e a Moça


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sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Cine Dica: Streaming: 'Mare of Easttown'

Sinopse: Uma detetive de uma pequena cidade investiga um assassinato local enquanto sua vida desmorona. 

Não é de hoje que as séries investigativas tem rendido grandes sucessos, pois basta olharmos para trás e nos lembrarmos, por exemplo, do clássico "Twin Peaks" (1990). Porém, foi graças aos streamings atuais que as opções tem sido vastas, ao ponto de ficarmos até mesmo perdidos em que escolher para assistir. "Mare of Easttown" (2021) é uma que se sobressai nesta nova safra, ao não somente nos prender sobre o determinado crime não solucionado, como também nos apresentando um painel sobre o lado obscuro do povo norte americano.

Dirigido por Brad Ingelsby, a série "Mare of Easttown", conta a história de uma detetive (Kate Winslet), que trabalha em uma pequena cidade da Pensilvânia e que decide investigar o assassinato de um cidadão local. Enquanto isso, ela tenta de tudo para não deixar que seus problemas pessoais façam com que sua vida desmorone ao seu redor. Porém, na medida em que o tempo passa, tanto a investigação como a sua vida pessoal se torna complexas demais para serem administradas.

Não é de hoje que o cinema e séries de tv exploram o lado até então obscuro do povo norte americano que vive no interior e que se camufla através das aparências. "Sobre Meninos e Lobos" (2003), por exemplo, se explora as cicatrizes emocionais que são difíceis de se curar e cabe uma situação extrema para que, enfim, a dor passe doa o que dor. "Mare of Easttown" segue um caminho similar, onde vemos a protagonista sofrendo devido a um trauma do passado, mas que sobrevive através das tragédias das quais ela mesma investiga.

O cenário, aliás, é o ponto forte da trama, do qual os personagens convivem com o frio do dia a dia e cuja a sua fotografia sintetiza uma realidade um tanto mórbida, como se a morte sempre rondasse aquele ambiente. Acima de tudo, a série fala sobre pessoas comuns, tendo elas que lidarem com os seus erros e acertos da vida e cujo o sonho americano não passa de um mero contos de fadas. Em determinado momento, por exemplo, o caso sobre o assassinato e desaparecimento de jovens ficam em segundo plano, pois ficamos presos ao dia a dia desses indivíduos que buscam pelos seus sonhos esquecidos através do tempo.

Embora seja britânica, Kate Winslet dá um verdadeiro show de interpretação, ao construir um personagem que realmente nasceu e viveu no interior dos EUA e que não esconde as suas marcas da idade e emocional que adquiriu ao longo do tempo. Ficamos nos perguntando o do porque ela parece carregar um grande fardo nas costas além do seu dia a dia do trabalho. Porém, quando a verdade é revelada, tudo é transbordado para fora, assim como o lado mais frágil e humano da personagem e faz com que a gente se identifique facilmente.

Embora sendo ótima, a série possui alguns desvios narrativos que prejudicam o foco principal, como no caso da subtrama amorosa protagonizada pela filha da protagonista e que nada acrescenta a trama principal. Desses acréscimos, destaco o lado de humor protagonizado pela mãe da protagonista e gerando certo alívio em meio a momentos de pura tensão. Vale destacar a participação do ator Evan Peters, que interpreta um policial novato e parceiro da personagem de Kate Winslet.

Em sua reta final, a série se torna uma verdadeira cebola com inúmeras camadas sendo descascadas e fazendo a gente se perguntar quem é o verdadeiro culpado da história. A revelação, talvez, irá dividir a opinião de muitos, muito embora o absurdo, por vezes, acabe se tornando o mais verossímil em tempos em que a nossa própria realidade já se encontra em estágio em que determinados valores morais se tornaram meras fachadas para o indivíduo praticar certos atos duvidosos. Ao final, ao vermos a protagonista encarar os seus próprios demônios, concluirmos que devemos sim encarar a dor e a perda que nós hoje em dia sentimos.

"Mare of Easttown" é uma ótima série investigativa e que irá agradar em cheio aqueles que apreciam uma trama com inúmeras reviravoltas. 

Onde Assistir: HBO  

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quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (12/08/21)

 Ema

Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 

Vento Seco

Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 

Vaga Carne e Sete Anos em Maio

Confira as minhas críticas sobre os dois filmes clicando aqui e aqui. 

Eu Estava em Casa, Mas…

Sinopse: Um garoto de 13 anos desaparece, sem deixar vestígios. Após uma semana, ele reaparece no pátio da escola, sujo e diferente. Sua mãe e seus professores podem apenas tentar adivinhar o que ele procurava: uma extrema proximidade com a natureza ou a morte, por causa da recente perda de seu pai. O comportamento do garoto invalida tudo aquilo que, até então, eles tomavam como certo. 


O LABIRINTO

Sinopse: Bruno Genko (SERVILLO) é um detetive particular com seus dias contados. O médico lhe deu dois meses de vida, porém, quando o filme começa, esse tempo já passou… e ele não morreu. Ele se encontra numa situação paradoxal: nessa sobrevida que ganhou, resolve investigar um caso pendente de seu passado: o desaparecimento da jovem Samantha Andretti (BELLÈ).


O Homem nas Trevas 2

Sinopse: O Homem nas Trevas 2 é a continuação oficial de O Homem nas Trevas. A história de um homem cego que aterroriza invasores de sua casa. A sequência se passa anos após a primeira invasão; quando Norman Nordstrom (Stephen Lang) vive isolado na tranquilidade de sua residência até que os pecados do seu passado voltam para cobrar seu preço.

O Poderoso Chefinho 2 - Negócios da Família

Sinopse: Poderoso Chefinho 2 - Negócios da Família acompanha novamente os irmãos Tim e Ted, agora adultos e vivendo vidas separadas. Enquanto Tim construiu uma vida calma no subúrbio com sua esposa, Carol, e as filhas, Tabitha e Tina, Ted se transformou em um mega empresário que resolve todos os problemas com dinheiro. Mas quando Tim descobre que sua filha caçula também é agente do BabyCorp, ele precisará da ajuda do irmão mais novo para lidar com a situação.


Dois Mais Dois 

Sinopse: Dois + Dois acompanha Diogo e Emília, um casal que está junto há 16 anos e que encontra-se em meio a uma fase monótona. Porém, tudo vira de cabeça pra baixo quando eles descobrem que Ricardo e Bettina, seus melhores amigos, possuem um casamento aberto e praticam a troca de casais. Agora, seus amigos tentam convencê-los de que é possível ser feliz levando esse estilo de vida. 


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2021 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

IRMÃOS À ITALIANA 


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h30 – SERTÂNIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 100min). Direção de Geraldo Sarno, com Vertin Moura, Julio Adrião e Kécia Prado. Bretz Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Um dos melhores filmes de 2020, segundo os críticos, o longa-metragem reconta a trajetória do cangaceiro Antão a partir de um momento inesperado: ele está ferido e agoniza sob um sol escaldante. À medida em que a câmera volta ao seu passado, sabemos da sua infância, da ausência do pai, da vida na capital paulista e de como voltou à Paraíba para se unir ao bando de Jesuíno e lutar contra os soldados liberais da República. Com referências ao movimento cinematográfico do Cinema Novo e rodado em preto & branco, o filme empresta um tom metafórico ao Nordeste e traz de volta à direção o veterano realizador Geraldo Sarno, de 83 anos.


17h30 – PRAZER, CAMARADAS! Assista o trailer aqui.

(Portugal, 2019, 105min). Direção e roteiro de José Filipe Costa. Bretz Filmes, 14 anos. Documentário.

Sinopse: Em 1975, depois da Revolução dos Cravos em Portugal, muitos estrangeiros e portugueses do norte se mudaram para a região central do país para ajudar nas recém-formadas cooperativas. Mas suas visões progressistas sobre os costumes e a sexualidade logo se chocaram com os comportamentos locais. O filme nasceu de um conjunto de relatos orais, textos literários e diários sobre essa experiência, mostrando que entre os portugueses das aldeias e os chamados “turistas revolucionários” surgiram tensões, mas também cumplicidade e até amor.

*Na terça, dia 17, às 17h30min, exibição do filme “Cinzas e Diamantes” (1958), de Andrzej Wajda, na programação do ciclo “Clássicos na Cinemateca – 35 anos”. Assista o trailer aqui.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – SLALOM: ATÉ O LIMITE Assista o trailer aqui.

(Slalom – França, 2020, 95min). Direção de Charlène Favier, com Noée Abita e Jérémie Renier. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O debate sobre a pressão psicológica e os abusos físicos no mundo do esporte conduzem este drama, que foi selecionado para o Festival de Cannes do ano passado. A história gira em torno de Lyz, de 15 anos, que ingressa em uma consagrada equipe de esqui. Ela não é uma das melhores atletas, mas o treinador Fred decide apostar na novata. Entusiasmada com o reconhecimento, Lyz se entrega de corpo e alma ao seu objetivo – o sucesso vem, junto com o domínio de Fred sobre ela. O filme integrou o Festival Varilux de Cinema Francês 2020.


16h30 – IRMÃOS À ITALIANA Assista o trailer aqui.

(Padrenostro – Itália, 2020, 120min). Direção de Claudio Noce, com Pierfrancesco Favino, Mattia Garacci, Francesco Gheghi. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Inspirado em um trauma pessoal da infância do próprio diretor, o filme acompanha o amadurecimento de Valerio, de apenas 10 anos. Na capital da Itália, em 1976, ele presencia um atentado contra o pai, motivado por questões políticas. Em meio à insegurança e à tristeza do ambiente familiar, Valerio conhece Christian, um garoto mais velho e com espírito rebelde, que vai se tornar um outro referencial de masculinidade para o pequeno. O filme integrou o 15º Festival de Cinema Italiano, realizado on-line no final do ano passado.


19h – PIEDADE Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 90min). Direção de Claudio Assis, com Fernanda Montenegro, Irandhir Santos, Matheus Nachtergaele, Cauã Reymond. ArtHouse Filmes, 18 anos. Drama.

Sinopse: O bar Paraíso do Mar, na Praia da Saudade, carrega a identidade da família Bezerra, que administra o lugar há 30 anos. A viúva dona Dona Carminha e seu filho mais velho, Omar, também representam um foco de resistência contra o avanço predatório da corporação petroleira Petrogreen. Quando o executivo paulista Aurélio chega, representando os interesses da empresa, o cotidiano da família é abalado, trazendo à tona segredos do passado e uma inusitada conexão com Sandro, dono de um cinema pornô do outro lado da cidade.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional.

Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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