Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Clube dos Canibais' - A Elite Devorando a Nossa Carne

Sinopse: Otavio e Gilda são da elite brasileira e membros do Clube dos Canibais. Os dois têm como hábito, comer seus funcionários.  

O tempo irá passar e cada vez mais irá se confirmar que "Trabalhar Cansa" (2011), de Juliana Rojas e Marco Dutra, profetizou o quadro crítico que a sociedade brasileira vive atualmente, da qual se vê cada vez mais dividida e apreensiva. Em tempos de crise econômica e falsos discursos moralistas, cada vez mais constatamos que o verdadeiro monstro não se encontra em uma casa mal-assombrada, mas sim justamente no coração de Brasília. "O Clube dos Canibais' reforça essa minha teoria, onde retrata uma elite falsamente moralista e que devora de nossa própria carne de uma forma nenhum pouco metaforicamente falando.   
Dirigido por Guto Parente, do recente "Inferninho", o filme conta a história de Otavio (Tavinho Texeira) e Gilda (Ana Luiza Rios), que são da elite brasileira e membros de clube de canibais formados por políticos corruptos. Os dois têm como hábito, comer seus próprios funcionários. Quando Gilda acidentalmente descobre um segredo de Borges (Pedro Domingues), um poderoso congressista e líder do clube, isso acaba colocando-a além do seu marido em um terrível dilema.  
Guto Parente não se intimida em retratar a elite brasileira, que se dizem digníssimos, como devoradores da carne do pobre, literalmente, ao ponto de isso ser retratado explicitamente nos primeiros minutos de filme. Ao buscarem, por exemplo, o prazer carnal, o casal central procura alinhar o sexo ao canibalismo para assim obterem o prazer do gozo. Assim como visto no recente "Animal Cordial" (2018) o horror é usado para arrancar a máscara do que se diz cidadão do bem e revelar assim o seu lado hipócrita e nenhum pouco humanista.  
Falando nisso, as palavras "cidadão do bem" se tornou parte de um discurso tão hipócrita no Brasil de hoje, que ao ouvirmos no filme elas se tornam uma piada já pronta e da qual é usada em um discurso que defende o atual privatismo descontrolado brasileiro. E essa hipocrisia moralista da elite não para por aí, ao ponto de ela ser usada após um ato puramente feito pelo desejo de quererem ser escravocratas por detrás das cortinas e se concluir em um discurso absurdo vindo do personagem Borges. Aliás, ele é uma caricatura escancarada de um certo Presidente do Brasil atual e do qual se elegeu por discursos falsamente moralistas e através de fake news.  
Borges também pode ser usado como uma espécie de representação de uma parcela da população brasileira que não admite determinados desejos, dos eles acham repulsivos, mas que os próprios praticam a sete chaves e com gosto. Aliás, o ato que acontece esse momento possui um humor sombrio escancarado e do qual ele cresce ainda mais pelas reações do casal central da trama. Em tempos atuais, onde o governo  virou um verdadeiro circo de mal gosto, isso somente é ponta de um Iceberg infindável. 
O ato final, por sua vez, escancara o que já vem acontecendo, em que a própria elite conservadora se devora para que determinados segredos não ganhem a luz do dia. Os eventos, por sua vez, ocorrem em uma formosa mansão, mas da qual se torna sem vida na medida em que o horror das ambições transborda. A cena pós crédito, aliás, dá um sinal de esperança para um povo salpicado pelo sangue de uma elite futura em frangalhos e que poderá cair devido aos seus próprios desejos.  
"O Clube dos Canibais" fala de um Brasil sendo devorado pelos poderosos e cujo os mesmos estão se devorando uns aos outros. 

Curiosidade: Assista a entrevista do cineasta Guto Parente sobre o seu recente filme Inferninho.



Joga no Google e me acha aqui:  

Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Cine Dica: Curso sobre série premiada do History Channel será ministrado em setembro na Cinemateca Capitólio

A Engenharia Reversa da série De Carona com os Óvnis

Eduardo Cabeda, Alfredo Barros e Alan Mendonça, criadores e colaboradores, mostram o passo a passo da produção gaúcha. Nos dias 18, 19, 25, 26 e 27 de setembro será realizado o curso A Engenharia Reversa da série De Carona com os Óvnis, sucesso de audiência no History Channel, com os criadores e colaboradores Eduardo Cabeda, Alfredo Barros e Alan Mendonça.
Durantes os 5 encontros na Cinemateca Capitólio os ministrantes falarão sobre o passo a passo de como foi idealizada e produzida essa produção gaúcha independente que recebeu o prêmio “DESTAQUE DA PRODUÇÃO INDEPENDENTE” para série de Documentário no RIO2C de 2019 e foi indicada na categoria Melhor Série Documentário do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019.
O roteirista e diretor Eduardo Cabeda fala sobre a experiência de ter realizado a primeira série ufológica de formato documental e factual, que percorreu 14 Estados e 32 cidades do extremo sul ao extremo norte do país. "Os lugares mais desafiadores e isolados, com deslocamento da equipe por terra, ar e mar. Sem tirar os olhos do objetivo principal: a entrega dum conteúdo internacional, previsto a diferentes mercados e que, durante todo processo, envolveu 3 países nas Américas Latina e do Norte". 
E complementa: "Partilhar a 'Engenharia Reversa' duma série premiada, sucesso de público e crítica, que nos ensinou muito como profissionais e pessoas; deixando todos mais resilientes e melhores observadores da indústria audiovisual, da vida e das estrelas. Certamente, será uma troca intensa de ideias ao longo de cinco encontros. Como se fôssemos uma espécie de portadores das antigas crônicas de viagem", assinala Cabeda.

Informações básicas:
Quando: 5 encontros, dias 18, 19, 25, 26 e 27 de setembro
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Cinemateca Capitólio Petrobras, R. Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre.
Inscrições e mais informações: engenhariadco@gmail.com
Número de vagas: 40 pessoas.

Programa:

Aula 1- 18/09
Ideia e concepção da série: estrutura dramática, linguagem, pesquisa, projeto (formatação e venda para canal). Exibição do promo. Ministrada por Eduardo Cabeda, criador, roteirista e diretor.

Aula 2 - 19/09
Concepção da série em si, escaletas, roteiros, dinâmica com o canal, produção. Ministrada por Eduardo Cabeda, criador, roteirista e diretor.

Aula 3 - 25/09
Workflow, organização do material bruto, decupagem, tagueamento, opção pelo Final Cut X, desafios, estrutura padrão e cliffhanger. Ministrada por Alfredo Barros, montador.

Aula 4 - 26/09
Estética, fotografia e detalhamento da gramática visual. Requerimentos técnicos do uso de imagens e câmeras segundo manual do canal. Ministrada por Alan Mendonça, diretor de fotografia.

Aula 5 - 27/09
Produto final, repercussão da série, curiosidades e desafios. Exibição comentada de um episódio. Perguntas e dúvidas finais. Ministrada por Eduardo Cabeda e Alan Mendonça, Alfredo Barros.

Ministrantes:

Eduardo Cabeda
Roteirista, diretor, escritor e professor. Sócio e co-fundador da Nebulosa Filmes. Formado em Letras-Português/Literatura pela UFRGS, Mestre em Escrita Criativa pela PUC-RS, com Pós-graduação em Gestão Cultural pela UFRGS e registro cinematográfico pelo IECINE/SENAC. Foi professor do curso de pós-graduação em Narrativas Audiovisuais pela ESPM-Sul. Atua ou já atuou junto a produtoras e canais de TV como History Channel, Box Brazil, Canal Futura, TV Brasil, TVE, entre outras. Dirigiu mais de 100 filmes publicitários para marcas como Converse, Renner, Unicef, GVD Kids, Petrobras, RBS TV, Banrisul, Saur, Sport Club Internacional, entre outras. Diretor e roteirista do curta-metragem "A Livraria Vasquez", exibido no Salão do Ator em Barranquilla/Colômbia, obra que integra a memória cinematográfica das Americas pela Cinemateca del Caribe. Entre seus trabalhos recentes estão o roteiro do longa-metragem Documentário "Meu Nome é Jorge" - Panda Filmes (em fase final de captação de recursos), a direção de 05 episódios da Primeira Temporada da série "Ser Saudável" - TV Brasil (2010), o roteiro da Minissérie “Kalanga, Cidade das Bicicletas” - Atama Filmes/TVE (2014). É um dos Criadores, o Diretor e Roteirista da série “De Carona com os Óvnis“ em exibição no History Channel LATAM.

Alfredo Barros
Montador profissional, graduado em Jornalismo pela UFRGS e especialista em Marketing e Comunicação pela ESPM, trabalhou na Casa de Cinema de Porto Alegre de 1998 a 2005. Dentre os trabalhos mais recentes, destaca-se a série Notas de Amor (Netflix); Mulher de Fases (HBO) e Doce de Mãe (Globo - Emmy Internacional 2015). Entre 2016 a 2019, montou os longas-metragens Legalidade; Yonlu; Depois do Fim; Pra Ficar na História e O Método (Canal Curta), além da série documental De Carona com os Ovnis (Canal History). Atualmente é professor de audiovisual nos cursos de Publicidade e Propaganda, Design e Jornalismo da ESPM, onde atua desde 2007.

Alan Mendonça
Roteirista, diretor e diretor de fotografia na TerraMar Filmes.
Atua junto a produtoras e canais de TV como History Channel, Box Brazil, SporTV, FUTURA, OKNA, Bactéria Filmes e outras. Entre os trabalhos recentes estão o documentário “Arrieros” (Argentina, 2013), a minissérie “Kalanga, Cidade das Bicicletas” (diretor de fotografia, 2014) e a Coordenação de Finalização da série “Universo Z” (Nick Jr e Nickelodeon). Foi o criador, diretor e diretor de fotografia da minissérie “Quatro Milagres de um Santo Ladrão”, indicada para o 1º Prêmio ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas). Em 2017, a série de 13 episódios "Sementes do Amanhã", uma parceira entre a TerraMar e OKNA Produções, foi aprovada no canal Futura. É o Diretor de Fotografia da série “De Carona com os OVNIS“ em exibição no History Channel.

Cine Dica: Oficina de Roteiro de Cinema - Turma 18 - Inscrições abertas

*** VAGAS LIMITADAS! ***

A Oficina de Roteiro de Cinema (Turma 18) é uma atividade focada na criação e na redação do roteiro audiovisual, desde a ideia inicial, passando por seus diversos tratamentos, até a conclusão de um roteiro acabado para curta-metragem. Na Oficina serão estudados os princípios técnicos do trabalho de um roteirista. O desafio é: como escrever sem cair nas fórmulas pré-fabricadas?
Ministrada pelo roteirista e escritor Marcelo Cortez, a Oficina de Roteiro de Cinema desenvolverá aulas teóricas e práticas de redação de roteiro para seriado, curta e longa-metragem. Serão 7 aulas presenciais semanais ao longo das quais cada aluno desenvolverá um roteiro de curta-metragem, com supervisão individual do professor. As aulas serão ministradas no Centro Cultural CEEE Érico Verissimo (Porto Alegre), aos sábados pela manhã.

Público Alvo
A Oficina é aberta a todos os interessados. Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional para participar desta atividade.

Cronograma das aulas
(Sábados – das 10h às 12h)
Encontro 1: 21 / Setembro
Encontro 2: 28 / Setembro
Encontro 3: 05 / Outubro
Encontro 4: 12 / Outubro
Encontro 5: 19 / Outubro
Encontro 6: 26 / Outubro
Folga: 02 / Novembro
Encontro 7: 09 / Novembro

Oficina de Roteiro de Cinema -Turma 18
de Marcelo Cortez

Início
21 de Setembro de 2019 (sábado)
Horário
10h às 12h

Duração
7 encontros semanais presenciais (14 horas / aula)

Local
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
- Cartão de Crédito: R$ 480,00 (parcelado em até 4x)
- À Vista (Depósito bancário / transferência): R$ 460,00
- Valor promocional para as primeiras 5 inscrições*: R$ 420,00
(*válido apenas para pagamento por depósito bancário / transferência)

Material
Certificado de participação e Apostila (PDF)

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714
 Inscrições

Cine Dica: Segunda Guerra Mundial na Sala Redenção

Tora!Tora!Tora!

Na última semana, de 26 a 30 de agosto, o cinema universitário da UFRGS recebeu quatro filmes que ilustram o cenário pré-Segunda Guerra Mundial. Na sequência, de 2 a 6 de setembro, a Sala Redenção exibirá dez sessões de longas que retratam momentos simbólicos do maior conflito militar do século XX na Mostra 2ª Guerra Mundial.
Em linha cronológica ao conflito, o filme que abre a programação da próxima semana tem sua história iniciada em setembro de 1939, após a ocupação da Polônia pelos nazistas, a oeste, e dos soviéticos, a leste, em meio ao pacto de não-agressão germano-soviético (Ribbentrop-Molotov). O longa Katyn ilustra o genocídio perpetrado pelo Exército Vermelho aos nativos de uma floresta naquele país.
Além do drama polonês, a mostra traz descrições de batalhas vitais da Segunda Guerra Mundial, como a luta no céu britânico entre as forças da Royal Air Force e a Luftwaffe pelo controle aéreo do Reino Unido e do Canal da Mancha. O clássico A Batalha da Grã-Bretanha, de 1969, foi dirigido por Guy Hamilton. O ciclo continua com o conflito entre norte-americanos e japoneses em Pearl Harbor pelo controle marítimo do Pacífico, retratado em Tora! Tora! Tora! (1970).
Em Stalingrado – A Batalha Final (2013), o diretor Fyodor Bondarchuk reproduz o cenário que ceifou milhões de vidas entre 1942 e 1943. Ainda na perspectiva russa, A Batalha de Sevastopol mostra o cerco das tropas do Reich na capital da Criméia, com destaque para a franco-atiradora Lyudmila Pavlichenko, considerada a atiradora feminina mais bem-sucedida na história e responsável pela morte de 309 soldados do Eixo.
Já As Mulheres de Rosenstrasse conta a história de uma jovem judia em busca de respostas sobre os mistérios da infância de sua mãe, que fugiu da Alemanha Nazista durante a guerra. O filme se passa em 2000 e é dirigido por Margarethe von Trotta.

Veja programção completa no site oficial clicando aqui. 

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (29/08/19)

Yesterday

Sinopse: Após sofrer um acidente, o cantor e compositor Jack Malik acorda numa estranha realidade. Nesse mundo, ele é a única pessoa que lembra da existência da banda britânica Beatles. 

Verão de 84

Sinopse: Um grupo de adolescentes desconfia que seu vizinho é um serial killer e decide passar o verão investigando e juntando provas. 

A Mulher do Meu Marido

Sinopse: Depois de alguns anos de casamento com Pedro, Joana descobre que está sendo traída, mas decide fingir que não sabe de nada para prosseguir com a relação.

Minha Lua de Mel Polonesa 

Sinopse: Anna e Adam, um jovem casal de Paris com origens judaicas polonesas, decidem visitar a Polônia. Foram convidados para comemorar os 75 anos da liberação dos judeus após a Segunda Guerra Mundial.

O Amor dá Trabalho 

Sinopse: Malandro e aproveitador, Anselmo morre e acaba preso no limbo. Para garantir seu lugar no céu, precisa praticar uma boa ação e bancar o cupido.

O Filho do Homem 

Sinopse: Maria recebe a visita do Anjo Gabriel, que traz a mensagem de sua gravidez do Espírito Santo. Mesmo relutante, José casa-se com ela e assume a criança para criar como sua.


Veja também: "Anna - O Perigo Tem Nome" e "Bacurau" chegam aos cinemas brasileiros. 


Joga no Google e me acha aqui:  

Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: I Drink Your Blood no Projeto Raros

HIPPIES SATANISTAS E RAIVOSOS NO PROJETO RAROS

Tema do novo filme de Quentin Tarantino, os célebres crimes da seita de Charles Manson são a inspiração de I Drink Your Blood (1970, 88 minutos), de David E. Durston, atração do Projeto Raros da Cinemateca Capitólio Petrobras na sexta-feira, 30 de agosto, às 20h. A sessão será comentada pelos pesquisadores Cristian Verardi e Carlos Thomaz Albornoz e por uma convidada surpresa. Exibição em HD, na versão sem cortes, com legendas em português. Entrada franca.
Em I Drink Your Blood, um grupo de hippies adoradores de satanás aterroriza uma pequena cidade dos Estados Unidos. O local viverá momentos de horror após uma inusitada vingança planejada por uma criança.
O diretor David E. Durston inspirou-se nos assassinatos cometidos pela Família Manson e aproveitou o período do julgamento para incrementar seu roteiro e criar os personagens principais. Exibido em sessões duplas de produções exploitation e drive-ins, I Drink Your Blood ficou marcado por apresentar cenas extremamente sangrentas e violentas para a época.


I DRINK YOUR BLOOD (1970)
Estados Unidos, 88 minutos
Direção: David E. Durston
Elenco: Bhaskar Roy Chowdhury Jadine Wong Rhonda Fultz

GRADE DE HORÁRIOS
29 de agosto a 4 de setembro de 2019

29 de agosto (quinta-feira)
14h – Rafiki
16h – Divino Amor
18h – No Coração do Mundo
20h – Cassandro, o Exótico!

30 de agosto (sexta-feira)
14h – Rafiki
16h – Divino Amor
18h – No Coração do Mundo
20h – Projeto Raros: I Drink Your Blood

31 de agosto (sábado)
14h – Sessão Acessível: Pela Janela
16h – Divino Amor
18h – No Coração do Mundo
20h – Ilha das Flores 30 anos – Sessão Especial

1º de setembro (domingo)
14h – Rafiki
16h – Divino Amor
18h – No Coração do Mundo
20h – Cassandro, o Exótico!

3 de setembro (terça-feira)
14h – Rafiki
16h – Divino Amor
18h – No Coração do Mundo
20h – Cassandro, o Exótico!

4 de setembro (quarta-feira)
14h – Rafiki
16h – Divino Amor
18h – No Coração do Mundo
20h – Cassandro, o Exótico!

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

Cine Dica: Ilha das Flores, No Coração do Mundo e Cassandro O Exótico (29 de agosto a 4 de setembro)

SESSÃO ESPECIAL DE 30 ANOS DE ILHA DAS FLORES NO CORAÇÃO DO MUNDO E CASSANDRO, O EXÓTICO ENTRAM EM CARTAZ

No sábado, 31 de agosto, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras promove uma sessão especial de 30 anos do curta-metragem Ilha das Flores, de Jorge Furtado. O diretor conversa com o público após a exibição. Lançado em 1989 no Festival de Gramado, onde recebeu os prêmios principais dos três juris (oficial, público e crítica), o curta ganhou notoriedade mundial ao ser premiado com o Urso de Prata do 40º Festival de Berlim, em 1990. Em 2018, foi eleito pela Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema, o melhor curta-metragem brasileiro de todos os tempos.
Na sessão, serão exibidos outros três curtas dirigidos por Furtado que promovem diferentes reflexões sobre a criação cinematográfica e suas formas narrativas: Até a Vista (2011), A Matadeira (1994) e Veja Bem (1994). A partir de quinta-feira, 29 de agosto, a Cinemateca Capitólio Petrobras promove duas novas estreias. O longa-metragem mineiro No Coração do Mundo, de Maurílio Martins e Gabriel Martins, e o documentário Cassandro, O Exótico!, da diretora de vanguarda francesa Marie Losier. Rafiki, de Wanuri Kahiu, e Divino Amor, de Gabriel Mascaro, seguem em exibição até o dia 4 de setembro. A exibição de Cassandro, O Exótico! é realizada em parceria com o Institut Français e a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.

INGRESSOS (estudantes e idosos pagam meia entrada)
No Coração do Mundo – R$ 16,00
Rafiki – R$ 16,00
Divino Amor – R$ 16,00
Cassandro, O Exótico – R$ 10,00
Sessão Ilha das Flores – R$ 10,00

FILMES

CASSANDRO, O EXÓTICO!
(Cassandro, the Exotico!)
França, 2018, documentário, 73′, HD
Direção: Marie Losier
Após passar 26 anos dentro do ringue, Cassandro, a estrela de um grupo de lutadores cross-dressers conhecido como Os Exóticos, está longe de querer se aposentar. Mas com diversos ossos quebrados e pinos no corpo, ele deverá achar uma maneira de se reinventar.
Nascida na França, Marie Losier filmou retratos de artistas de vanguarda como os irmão Kuchar, Guy Maddin, o diretor de teatro Richard Foreman, o compositor/cineasta Tony Conrad, Alan Vega e o artista/músico Genesis Breyer P-Orridge. Extravagantes, poéticos, oníricos e não convencionais, seus filmes exploram a vida e o trabalho desses artistas através de uma infinita variedade de meios cinematográficos. As obras de Losier são apresentadas regularmente em museus de prestígio e festivais de cinema ao redor do mundo (Tate Modern, Whitney Bienal, PS1, MOMA, Centro Georges Pompidou, Museu The Wexner, Tribeca, Seminário Flaherty, Festival de Cinema de Berlim, Roterdã.

NO CORAÇÃO DO MUNDO
Brasil, 2019, Drama, 120′, DCP
Direção: Gabriel Martins, Maurilio Martins
Distribuição: Embaúba Filmes
Contagem, Minas Gerais. Dentro da comunidade local, Marcos (Leo Pyrata) se vira diariamente com os pequenos crimes que comete. Quando reencontra Selma (Grace Passô), uma antiga amiga, ele se convence da possibilidade de executar um assalto bem-sucedido. Mas o plano só pode ser colocado em prática com a ajuda de uma terceira pessoa, e Ana (Kelly Crifer), namorada de Marcos, hesita em participar.

ILHA DAS FLORES
(35 mm, 12 min, cor, 1989)
Direção: Jorge Furtado
Exibição digital.
Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. ILHA DAS FLORES segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.
Lançado em 1989 no Festival de Gramado, onde ganhou os prêmios dos três juris (oficial, público e crítica), o curta ganhou notoriedade mundial ao ser premiado com o Urso de Prata do 40º Festival de Berlim, em 1990. Em 2018, foi eleito pela Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema, o melhor curta-metragem brasileiro de todos os tempos.

ATÉ A VISTA
(HD, 18 min, cor, 2011)
Direção: Jorge Furtado
Exibição digital.
Foto de Alex Sernambi: Salo Pasik e Felipe de Paula
Jovem cineasta procura uma história para o seu primeiro longa-metragem. Na tentativa de conseguir os direitos autorais de um romance, o jovem aceita a proposta inusitada do autor e juntos partem à procura de um antigo amor do escritor.

A MATADEIRA
(16 mm, 16 min, cor, 1994)
Direção: Jorge Furtado
Exibição digital.
Canudos foi uma pequena aldeia no nordeste do Brasil, fundada pelo líder messiânico Antônio Conselheiro e massacrada por um poderoso exército até a morte do último de seus 30 mil habitantes, em 5 de outubro de 1897. O filme conta o massacre de Canudos a partir de um canhão inglês, apelidado pelos sertanejos de "A MATADEIRA", que foi transportado por vinte juntas de boi através do sertão para disparar um único tiro.

VEJA BEM
(16 mm, 9 min, cor, 1994)
Direção: Jorge Furtado
Exibição digital.
Veja Bem é um filme e é também um objeto, um Zootrópio, espécie de precursor do cinema. Na primeira parte do filme (e do lado de dentro do objeto), o foco de atenção é o homem-músculo, as imagens se repetem até a exaustão, e o texto é de João Cabral. Na segunda parte do filme (e do lado de fora do objeto), o foco de atenção é o maravilhoso e ridículo caleidoscópio de ofertas da cidade, as imagens são pura diversidade, e o texto é de Drummond. Direção: Jorge Furtado

GRADE DE HORÁRIOS
29 de agosto a 4 de setembro de 2019

29 de agosto (quinta-feira)
14h – Rafiki
16h – Divino Amor
18h – No Coração do Mundo
20h – Cassandro, o Exótico!

30 de agosto (sexta-feira)
14h – Rafiki
16h – Divino Amor
18h – No Coração do Mundo
20h – Projeto Raros: I Drink Your Blood

31 de agosto (sábado)
14h – Sessão Acessível: Pela Janela
16h – Divino Amor
18h – No Coração do Mundo
20h – Ilha das Flores 30 anos – Sessão Especial

1º de setembro (domingo)
14h – Rafiki
16h – Divino Amor
18h – No Coração do Mundo
20h – Cassandro, o Exótico!

3 de setembro (terça-feira)
14h – Rafiki
16h – Divino Amor
18h – No Coração do Mundo
20h – Cassandro, o Exótico!

4 de setembro (quarta-feira)
14h – Rafiki
16h – Divino Amor
18h – No Coração do Mundo
20h – Cassandro, o Exótico!

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.