CURSO DE FÉRIAS
Apresentação
Nos
 anos 60 o Cinema Novo viveu seu auge e também vários momentos de 
incerteza. O poder da repressão da ditadura se impunha através da 
Censura que vetava e proibia filmes e cerceava a liberdade dos 
cineastas. A partir daquele momento dois caminhos antagônicos se 
configuraram. De um lado o cinema de concessões e diálogo com o grande 
público. De outro, o cinema de resistência e guerrilha. Desenvolveu-se 
então um ciclo de filmes que ficaram à margem do sistema. A proposta era
 baseada no radicalismo estético, no experimentalismo extremado e na 
subversão política. Surgia assim o Cinema Marginal brasileiro.
Entre
 os temas que serão abordados no curso estão os diálogos e as distâncias
 entre filmes de cineastas como Rogério Sganzerla; Julio Bressane; 
Andrea Tonacci; Ozualdo Candeias e Carlos Reichenbach. E também a 
relação turbulenta do movimento com Glauber Rocha e o Cinema Novo. Será 
objeto de estudo ainda a abordagem da necessidade de uma criação 
inventiva do cinema marginal dentro de uma situação política repressiva,
 e sua reflexão sobre a herança dos marginais para o cinema brasileiro 
contemporâneo.
O Curso Cinema Marginal Brasileiro, ministrado por Leonardo Bomfim,
 propõe um mergulho num dos momentos mais inventivos da história do 
cinema brasileiro, contextualizando os filmes em relação à 
cinematografia nacional e às influências das rupturas modernas dos anos 
1960, na Europa, Estados Unidos e Japão.
Público alvo
Esta atividade se destina a qualquer interessado.
Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional.
Conteúdos
Aula 1
O momento do cinema brasileiro nos anos 1960.
A relação com o Cinema Novo: radicalização ou ruptura?
A reverência a José Mojica Marins
Ozualdo Candeias e o cinema da Boca do Lixo.
O estouro de Rogério Sganzerla com O Bandido da Luz Vermelha.
Aula 2
Julio Bressane: Matou a Família e Foi ao Cinema.
Os outsiders: José Agrippino de Paula, João Silvério Trevisan e Fernando Coni Campos.
A produção marginal em Minas e na Bahia
O surgimento da produtora Belair
O fim da invenção? O cinema de exílio e o cinema popular nos anos 1970.
Ministrante: Leonardo Bomfim
Jornalista
 e Mestre em Comunicação Social (PUCRS). Membro da Associação de 
Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Curador das mostras 
"Cinema Marginal" e "Cinema Black", realizadas na sala de cinema P. F. 
Gastal. Diretor do documentário em longa-metragem Nas paredes da Pedra 
Encantada (2011). Publicou artigos em revistas como Teorema; Norte; 
Noize e em sites como Senhor F; Fronteiras do Pensamento e Rock Press. 
Editou o site Freakium, sobre cultura pop, música e cinema, de 2005 a 2007. Já ministrou os cursos Novos Cinemas dos Anos 60; Brian De Palma: O Poder da Imagem; Lumiére, Méliès & Outros Pioneiros e A Gênese da Nova Hollywood pela Cine UM.
Curso de Férias
CINEMA MARGINAL BRASILEIRO
de Leonardo Bomfim
de Leonardo Bomfim
Datas: 21 e 22 / Janeiro (sábado e domingo)
Horário: 14h30 às 17h30 
Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local: Santander Cultural
(Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento: Valor promocional: R$ 70,00
Formas de pagamento: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
Material: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Inscrições
Realização
Cine UM Produtora Cultural
Patrocínio
Editora Aleph
Back in Black
Cine Victória
B&B Games
Apoio
Apoio
Santander Cultural
 








 



