20º São Bernardo
(1974)
Sinopse: No interior
de Alagoas, o filho de camponeses Paulo Honório, é um mascate que perambula
pelo sertão a negociar com redes, gado, imagens, rosários e miudezas. Cria uma
obsessão, arrancar a fazenda São Bernardo das mãos de seu inepto dono, o
endividado Luiz Padilha, transformando este em seu empregado.
Baseado no romance
homônimo de Graciliano Ramos. Fiel adaptação do livro de Graciliano Ramos, num
dos melhores filmes produzidos na década de 70. É um filme seco, distanciado,
lento, delicado, um grande momento de Othon Bastos no papel título, com
destaque para a trilha musical minimalista e eficiente de Caetano e uma sequência final inesquecível, que segue o tempo de uma vela que vai se
apagando, com elogios especiais para a fotografia de Lauro Escorel.
21º Iracema, uma
Transa Amazônica (1975)
Sinopse: Em contraste
com a propaganda oficial da ditadura, uma câmera sensível flagra os problemas
que a rodovia Transamazônica traria para a região: desmatamento, queimadas,
trabalho escravo, prostituição infantil. Alternando documentário e ficção, o
filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande,
emblemática da realidade brasileira.
Tal filme, obviamente
foi proibido no Brasil não só pela história em si que desmascarava o regime
militar como também foi considerado pelo mesmo como filme estrangeiro. Ele foi
uma produção teuto-franco-brasileira, tendo seu trabalho iniciado por uma
emissora de tv alemã. O autor do filme, Jorge Bodansk, era jornalista da
Realidade, precursora da Veja da também editora Abril. Ele teve a idéia de
fazer este filme em meados dos anos 60 ao fazer uma reportagem sobre a rodovia
Belém-Brasilia e ver toda a realidade a sua volta. Este filme só foi lançado no
circuito nacional seis anos após sua estréia em 1975, sendo que só foi lançado
oficialmente em 1981. Antes, ele já havia sido visto em vários países e no
Brasil ele foi visto de forma clandestina. No exterior ele já havia ganho
diversos prêmios de uma forma geral e no Brasil só ganhou prêmio no ano de seu
lançamento em 1981. Hoje este filme é considerado cult pelo caráter de
documentário que ele se apresenta.
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