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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 17 de julho de 2014

Cine Especial: Federico Fellini – O Maestro: Parte 4


Nos dias 23 e 24 de Julho, eu estarei participando do curso Federico Fellini – O Maestro, criado pelo CENA UM  e ministrado pela jornalista Fatimarlei Lunardelli. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui estarei destacando os principais filmes desse cineasta, que até hoje é considerado um dos melhores diretores autorais e críticos do cinema Italiano.

Julieta dos Espíritos 


Sinopse: Julieta é uma mulher burguesa que vive confortavelmente em uma luxuosa casa com o marido e duas empregadas. Seus pais e sua família a distraem um mundo higienizado. Mas ela descobre que seu marido, ela adora ingenuamente, tem sido infiel, se abrindo para um grande mundo mental em que seu espírito se mistura em sonho e realidade. Julieta deixa de lado o conformismo burguês e se revela um ser de extraordinária riqueza interior.

Não se trata de um filme propriamente espiritualista, embora pareça em certos momentos, foca mais em anseios, em sentimentos que remetem inclusive a sensação de tempo perdido pela falsa felicidade do casamento. Para somar a isso tudo, Julieta vem de uma educação conturbada, entre a religiosidade e a incredulidade de seu avô, a qual ela lembra com carinho. Não tem como não lembrar de Oito e Meio, alguém de meia idade com problemas existencialistas, a formula é parecida, e o filme é tão surrealista quanto o maior sucesso de Fellini. Para ressaltar isso tudo, foco na cena em que nossa protagonista se despede de seus antigos tormentos, por já se sentir livre, até mesmo seu avô agracia essa despedida com a sua imagem.
Vale ressaltar que a obra foi feita em homenagem a Giulietta Masina, sua esposa, que fez sucesso em um outro filme seu, Noites de Cabíria. Outro ponto interessante é o fato do filme ser o primeiro colorido de Fellini, e mesmo sendo seu primeiro experimento, as cores são maravilhosas, uma mistura de sofisticação com alguns tons exagerados, que permaneceu durante a continuação de sua obra. E mesmo de narrativa bem densa, sendo necessário máxima atenção, Julieta dos Espíritos é bem dinâmico, explorando muito bem as frequentes doses de nervosismo expostos em imagens de sua protagonista.  Fellini filma sonhos, tem definição melhor do que essa ? Nino Rota bem que da uma mão com suas composições maravilhosas. Em poucas palavras dessa vez se tornou claro o objetivo do filme, outros pormenores, alguns fatos construídos ficam dessa vez por conta do espectador, afinal não é bom dar tudo de mão beijada.  

A TRAPAÇA



Sinopse: A trama gira em torno de três trapaceiros que vivem a aplicar pequenos golpes em pessoas humildes.  Eles são os anti-Robin Hood, o mítico ladrão inglês que roubava dos ricos para dar aos pobres.



Misturando o humor satírico de "Abismo de um Sonho", com o drama de filmes como A Noite e O Eclipse, embora A Trapaça seja inferior aos três citados, Fellini mais uma vez aborda questões sócio-políticas da Itália pós-guerra. O filme apresenta uma série de grandes sequências, como aquelas que ocorrem em uma festa de réveillon, prenunciando os grandes momentos que viriam, cinco anos mais tarde, com "A Doce Vida". Além do ótimo trabalho realizado pelo cineasta, o filme conta ainda com a bela fotografia em preto-e-branco de Otello Martelli e a excelente trilha sonora de Nino Rota, seu compositor preferido.  No elenco, o grande nome a destacar é o de Broderick Crawford, que se mostra aqui como um grande comediante. Crawford era conhecido por suas brilhantes atuações em filmes policiais e dramáticos como, por exemplo, "A Grande Ilusão", de 1949, que lhe deu o Oscar de Melhor Ator.  
A grande atriz italiana, Giulietta Masina, única esposa de Fellini, tem pouco tempo de tela, num papel de coadjuvante.


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Cine Dicas: Estreias do final de semana (17/07/14)



Transformers: A Era da Extinção



Sinopse: Alguns anos após o grande confronto entre Autobots e Decepticons em Chicago, os gigantescos robôs alienígenas desapareceram. Eles são atualmente caçados pelos humanos, que não desejam passar por apuros novamente. Quando Cade (Mark Wahlberg) encontra um caminhão abandonado, ele jamais poderia imaginar que o veículo é na verdade Optimus Prime, o líder dos Autobots. Muito menos que, ao ajudar a trazê-lo de volta à vida, Cade e sua filha Tessa (Nicola Peltz) entrariam na mira das autoridades americanas.



Aviões 2 - Heróis do Fogo ao Resgate



Sinopse: Dusty descobre que seu motor está severamente danificado e nunca mais poderá participar de corridas. Após algumas adaptações ele acaba realocado na brigada aérea de incêndio, onde conhece o veterano helicóptero Blade Ranger e a equipe terrestre conhecida como The Smokejumpers. Enfrentando o fogo diariamente, Dusty finalmente entende o significado da palavra "herói".

 

Juntos e Misturados



Sinopse:Jim (Adam Sandler) é um viúvo que tem um encontro às cegas desastroso com Lauren (Drew Barrymore), que se separou há pouco tempo devido à traição do marido. Depois do ocorrido, a última coisa que desejam é se reencontrar. Entretanto, quando Jen (Wendi McLendon-Covey), a sócia de Lauren, desiste de uma viagem à África com o namorado e seus cinco filhos, surge a oportunidade para que Lauren desfrute do passeio ao lado de Brendan (Braxton Beckham) e Tyler (Kyle Red Silverstein), seus filhos. O que ela não esperava era que o namorado de Jen também negociasse o pacote com Jim, um de seus funcionários. Ou seja, Jim e suas três filhas encontram Lauren e seus dois filhos em um resort de luxo na África, tendo que dividir as mesmas dependências durante uma semana.





O Melhor Lance



Sinopse: No mundo dos leilões de arte e antiguidades de alta qualidade, Virgil Oldman (Geoffrey Rush) é um conhecido e apreciado especialista em arte. Ele é contratado por uma jovem herdeira, Claire Ibbetson (Sylvia Hoeks), para leiloar a grande coleção de obras de arte deixada por seus pais. Mas, por alguma razão, Claire sempre se recusa a ser vista pessoalmente. Robert (Jim Sturgess), que ajuda Virgil a restaurar e montar algumas peças mecânicas antigas que encontra na casa da moça, também lhe dá conselhos sobre como ganhar sua confiança e lidar com os sentimentos que tem em relação a ela.



Amorosa Soledad



Sinopse: Soledad (Inés Efron) é uma jovem que terminou há pouco tempo com Nicolás (Nicolás Pauls), seu namorado. Morando sozinha e trabalhando em uma loja de decoração, ela resolve que ficará uns três anos sem qualquer tipo de relacionamento. Até que, um dia, conhece por acaso Nicolás (Fabián Vena), que se interessa por ela.

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Cine Curiosidade: Curso sobre Fellini

PRÓXIMO CURSO DO CENA UM VOLTADO A FEDERICO FELLINI FOI DESTAQUE NO JORNAL DO COMÉRCIO DE HOJE


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quarta-feira, 16 de julho de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: CÃES ERRANTES




Sinopse: Em um bairro pobre de Taipei, mora um homem na faixa dos quarenta anos, desempregado, com seus dois filhos. Sem emprego e abandonado pela esposa, ele enfrenta grandes dificuldades para satisfazer as necessidades de seus filhos. Um dia, ao levar seus filhos para passearem no shopping, ele conhece Xiao Lu por quem se envolve. No entanto, as lembranças da sua ex-mulher podem afetar seu novo relacionamento.



Em 2012, eu havia assistido o filme brasileiro Mulher á Tarde, dirigido pelo brasileiro Affonso Uchoa em que determinadas cenas, o diretor criava planos – sequências ininterruptos e que por vezes exigia concentração e paciência daquele que assistia. Se para alguns esse tipo de cinema é um tanto que desconfortante, para muitos cinéfilos de carteirinha é um verdadeiro deleite por assistir algo no mínimo fora do convencional. Achei que jamais viria um filme como esse tão cedo, mas revi essa forma de se filmar novamente ontem com o filme Cães Errantes. 
Dirigido pelo cineasta taiwanês Tsai Ming Liang (O Buraco), acompanhamos o dia a dia de um homem (Lee Kang Sheng) que trabalha de uma forma dura, segurando placas publicitárias em meio a um transito sem fim e uma chuva torrencial que o castiga. Ao ser abandonado pela própria esposa (talvez devido por ser alcoólatra) mora e sustenta a todo custo o seu casal de filhos em um edifício abandonado. A trama engrena cada vez no momento em que eles conhecem uma funcionaria de um super mercado, que acaba se tornando uma espécie de imagem paterna, mas ao mesmo tempo faz com que o passado da mãe desaparecida os flagele ainda mais.
Embora seja uma historia simples, é a forma de filmar do cineasta que faz toda a diferença. Ao começar pelos diálogos, que são poucos, sendo que as ações dos personagens em cena é que falam (muito) por si. Embora ajam inúmeros efeitos sonoros devido às sequências aonde o protagonista se encontra trabalhando no transito por exemplo, não há trilha sonora e boa parte das sequências é um silêncio arrebatador, que chega afligir ainda mais aquele que assiste, pois se cria uma expectativa sobre o que pode acontecer em seguida.
Como há poucos diálogos, é um filme que exige em dobro cada um dos atores em cena. Mas cada um aqui trabalha com tamanha competência, principalmente Lee Kang Sheng: ator fetiche do cineasta, Lee entrega um desempenho de corpo e alma, encarnando um protagonista cheio de demônios interiores, pronto para explodir e sem medir as consequências dos seus atos. Não faltam momentos sublimes do ator, como quando a câmera foca ele por vários minutos em plena chuva durante o serviço, ou na derradeira cena onde ele contracena com uma cabeça de repolho e bota pra fora suas reais intenções durante um momento de desespero, devido à dura realidade que está passando.
São momentos como esse e outros que tornam esse filme algo incomum e longe do que estamos acostumados a ver no esquema sempre previsível do cinemão americano. Mas como eu disse acima, embora ajam aqueles (como eu), que prefere um cinema fora dos padrões costumeiros, é preciso sim ter paciência com algumas sequências, que exigirá atenção e até mesmo a percepção sensorial do cinéfilo. Quando for assistir e achar num determinado momento que já viu de tudo que tinha que ver no filme, aguarde para o ato final da obra, aonde interpretação do casal central da obra chega ao seu ápice e o plano - sequência filmada pelo diretor chega ao estremo, ao ponto de nos perguntarmos a todo o momento o que irá acontecer em cena. 
Quando Cães Errantes chega ao seu final, nos sentimos cansados, frustrados, mas com um desejo enorme de revisitar a obra. Rever se deixamos ou não de prestar atenção em algum detalhe e nos maravilhar novamente com cada cena filmada, onde os planos - sequências sem cortes se tornam um quadro pintado em movimento. 


Leia também: Mulher á Tarde


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