Quem sou eu
- Marcelo Castro Moraes
- Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
- Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
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segunda-feira, 24 de junho de 2013
Cine Dica: CONVITE MOSTRA BELA TARR NA SALA P.F GASTAL
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: COLEGAS
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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sexta-feira, 21 de junho de 2013
Cine Dicas: Estreias no final de semana (21/06/13)
Universidade Monstros
Sinopse:Mike Wazowski
(Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em
Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade,
os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas
não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças
ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois
são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe,
por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero
de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.
Ferrugem e Osso
Sinopse: Ali descobre
que precisará ficar com o seu filho de cinco anos que mal conhece. Desabrigado
pobre e sem amigos resolve ir morar com a irmã em outra cidade. Ela recebe os
dois muito bem e os abriga em sua garagem. Em uma boate Ali conhece Stephanie
uma linda e independente treinadora de baleias assassinas. A segunda vez que se
veem é depois de uma ligação noturna avisando que Stephanie sofreu um acidente
em uma performance. Quando se encontram novamente ela é uma cadeirante que
perdeu as duas pernas e está desiludida. Ali decide então que vai ajudá-la.
Cannes 2012.
O Lugar Onde Tudo
Termina
Sinopse:Luke (Ryan
Gosling) é um motociclista misterioso, que pilota dentro de globos da morte
para um circo itinerante. Quando descobre que sua ex-namorada, Romina (Eva
Mendes), teve um filho seu, ele tenta se reaproximar dela. Sua intenção é
mostrar-se um pai capaz de sustentar o filho e, para isso, Luke decide
participar de uma série de roubos a bancos. O problema é que Luke não consegue
reprimir seu lado violento, o que lhe traz problemas não apenas com Romina mas
também com Robin (Ben Mendelsohn), seu parceiro de assaltos. Apesar dos vários
problemas inesperados que surgem, ainda assim Luke resolve realizar sozinho um
assalto a banco. Perseguido pela polícia, ele vira alvo de Avery Cross (Bradley
Cooper), um policial que cumpria sua rotina fazendo a ronda diária.
Adeus Minha Rainha
Sinopse: França 14 de
Julho de 1789. Início da revolução que mudará o curso da História e terminará
com uma das mais longas monarquias europeias. O povo francês toma a Bastilha
como sinal de descontentamento com o regime de Luís XVI. Versalhes contudo
continua a viver uma aparente normalidade longe da turbulência das ruas de
Paris. Quando finalmente a notícia da revolução chega à corte os nobres e
servos percebendo a gravidade da situação fogem para salvar as suas vidas.
Porém Sidonie Laborde (Léa Seydoux) a jovem e dedicada dama de companhia de
Maria Antonieta (Diane Kruger) recusa-se a segui-los e a abandonar a rainha.
Minha Mãe é uma Peça
Sinopse: A trama
conta a história das loucuras da mãe e dona de casa Hermínia uma mulher de meia
idade aposentada e sozinha que tem como preocupação maior procurar o que fazer.
Jards
Sinopse:A vida e obra do
cantor, músico e ator Jards Macalé é celebrada neste documentário dirigido por
Eryk Rocha. O artista carioca cresceu rodeado de música, estudou compositores
eruditos, mas sempre representou a música popular brasileira. O longa retrata
um pouco do processo criativo do último album do autor de canções como
"Vapor Barato", "Gothan City" e "Movimento dos
Barcos" e sua destreza com diversos instrumentos musicais.
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Cine Dica: Em Cartaz: Depois da Terra
Sinopse: Mil anos após um
cataclisma obrigar os seres humanos a se retirar do Planeta Terra a Nova Prime
se tornou o novo lar dos humanos. O lendário general Cypher Raige retorna para
sua família depois de uma longa ausência servindo o governo agora preparado
para cumprir seu dever de pai de Kitai de 13 anos. Quando uma tempestade de
asteroides prejudica a nave de Cypher e Kitai eles caem em um Planeta Terra
perigoso e sem vida.
O grande mal dessa ficção é
o fato de reunir dois mundos problemáticos: de um lado tem o cineasta M. Night
Shyamalan, que após o fenômeno O Sexto Sentido, foi perdendo o prestigio
gradualmente em cada obra sua e piorando cada vez mais a situação a partir do
momento que ingressou em super produções como O Ultimo Mestre do Ar. Do outro,
temos um pretensioso Will Smith, que
desde A Procura da Felicidade, quer porque quer interpretar sempre um
personagem que vence as dificuldades a todo o custo e sempre estando ao lado do seu filho, o
também ator Jaden Smith.
Na reunião desses dois
grandes egos, poderias se render uma verdadeira bomba, mas até que não é de
todo o mal. Embora com inicio de filme que da a sensação de que há algo que já
vimos antes, o roteiro ganha pontos ao se concentrar na relação problemática de
pai e filho, em vez de explorar mais aquele universo futurístico. Curiosamente,
a sensação que da que estamos assistindo há uma obra com duas visões diferentes.
O que não é muita surpresa, já que o roteiro é da própria autoria de Smith, mas
num determinado momento a gente consegue ver a mão de Shyamalan em determinadas
cenas, principalmente quando o jovem protagonista tem o seu primeiro encontro
com uma misteriosa criatura alienígena dentro da nave.
Logicamente o filme prende a
atenção do espectador, no momento em que a dupla central se vê presa numa terra
futurística, mas ao mesmo tempo cheia de vida, porém selvagem. Embora tenha
nascido através de uma solução forçada, a separação de pai e filho na floresta
se torna essencial, para a construção de uma nova relação dentre eles mesmo na
distancia. Infelizmente os momentos em que o jovem Smith encara certos perigos
na mata acabam não sendo muito convincentes, que por vezes soa forçado demais,
ou por esses momentos possuírem efeitos visuais não muito caprichados.
O único momento que
realmente nos convence e nos faz temer pelo seu destino, é quando ele novamente
ele encara a criatura vista dentro da nave. Mas é ai que a porca torce o rabo,
pois Shyamalan novamente vem com o seu típico final surpresa, já bem desgastado
e que lembra por demais até mesmo o seu filme Sinais de 2002. Com isso, o filme
se encaminha com minutos dos mais previsíveis, mas ao mesmo tempo esperados
para aqueles que estavam assistindo do começo ao fim. Meu conselho é assistir a
esse filme com a mente aberta e sem exigir muito dele, pois até quem sabe, possa
futuramente a vir se tornar um pequeno Cult.
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Cine Dica: [CINETERAPIA] ISMAEL CANEPPELE comenta OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE
Exibição gratuita e
bate-papo com Ismael Caneppele, autor da obra adaptada para o cinema, acontece
segunda-feira, dia 24 de junho, às 20h, no CineBancários
Um garoto de
dezesseis anos, fã de Bob Dylan, acessa o mundo através da internet enquanto vê
seus dias passarem em uma pequena cidade alemã, no interior do Rio Grande do
Sul. “Estar perto não é físico”, diz ele em seu blog. Por identificação,
aproxima-se de uma garota que o apresenta um mundo diferente.
Quando a garota parte
para outro mundo, deixa imortalizada sua história em fotos e vídeos na
internet, e então guiado pela música de Dylan, ele mergulha em lembranças até o
surgimento de uma figura misteriosa que desencadeia diversos acontecimentos em
sua vida.
Baseado no livro
homônimo de Ismael Caneppele, com roteiro do próprio autor que também participa
do elenco do filme, e direção de Esmir Filho (conhecido pela direção do hit
online Tapa na Pantera), Os Famosos e os Duendes da Morte dialoga com uma
geração que acredita na internet não como passatempo, mas como opção
existencial.
A película já
participou de diversos festivais, dentre os quais o 60º Festival de Berlim,
62nd Film Festival Locarno e ganhou o prêmio de melhor filme no Festival do
Rio, onde ainda foi agraciada pela crítica internacional.
Nesta edição, o
Cineterapia apresenta o próprio autor Ismael Caneppele como convidado a debater
sua obra adaptada às telas. Considerado uma das revelações da literatura
brasileira contemporânea, Caneppele é romancista, desenvolve argumentos e
roteiros para o cinema e morou na Alemanha e Croácia, onde foi assistente de
direção em ópera e ator de teatro.
Em sua 24ª edição e
quarto ano consecutivo, o projeto disponibiliza clássicos que estudam novas
formas de desenvolver a sensibilidade e possibilita análise comportamental por
destacados pensadores, psiquiatras e escritores gaúchos. Já participaram do
evento nomes como Thedy Correa, Frank Jorge, Tatata Pimentel, Jorge Furtado,
entre outros. A mediação da conversa fica por conta dos terapeutas Cínthya
Verri e Roberto Azambuja.
Reservas de ingressos
deverão ser feitas pelo e-mail projetocineterapia@gmail.com
CINETERAPIA
Toda última
segunda-feira do mês
Um convidado
extraordinário
Um filme inteligenteCom entrada franca
CineBancários
(51) 34331204 /
34331205
Rua General Câmara,
424, Centro - POA
blog:
cinebancarios.blogspot.com
site:
cinebancarios.sindbancarios.org.br
facebook.com/cinebancarios
Twitter: @cine_bancarios
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Cine Dica: Filme do Grupo Dziga Vertov na Sessão Aurora
SESSÃO AURORA EXIBE FILME DO
GRUPO DZIGA VERTOV NA SALA P. F. GASTAL
A Sessão Aurora
apresenta neste sábado, dia 22, às 18h, na Sala P. F. Gastal da Usina do
Gasômetro (3º andar), o filme Vento do Leste (1970), assinado pelo Grupo Dziga
Vertov. Após a sessão, haverá um debate com os editores da revista Aurora. A
sessão também marca o lançamento do terceiro número do Zinematógrafo, fanzine
de cinema que o grupo produz e distribui gratuitamente em vários pontos da
cidade. A entrada é franca.
Filme-manifesto do
Grupo, Vento do Leste evidencia toda a radicalidade dos criadores do coletivo,
Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin, enquanto criadores de imagens, discurso
político e da própria linguagem cinematográfica. Basicamente, a história gira
em torno de um grupo de pessoas que pretendem fazer um filme e, durante as
circunstâncias das filmagens, questionam política e ideologicamente a própria
função dos recursos que o cinema oferece e, principalmente, suas limitações.
Nesse sentido, o som e a imagem são problematizados a partir de sobreposições e
junções de caráter experimental e provocativo em meio a fotos de Mao e Stalin.
Vento do Leste nasceu
da ideia de uma obra coletiva, alimentada por debates entre intelectuais de
esquerda de vários países. Durante a realização, as duas correntes mais
radicais – os maoístas (liderados por Godard) e os anarquistas (liderados por
Daniel Cohn-Bendit) – se desentenderam. Segundo Godard, “os anarquistas foram
para a praia”. Sob a orientação maoísta, curiosamente, a obra ganhou em
experimentação. Vento do Leste foi encomendado (mas não exibido) pela RAI,
televisão estatal italiana, como um western-spaghetti com o ator Gian Maria
Volontè. O resultado final, no entanto, mesmo com a presença de Volontè, passa
longe de qualquer definição.
Uma das bandeiras do Grupo
era colocar em xeque a ideia da “velha esquerda” que realizava filmes
supostamente políticos, mas que eram, na opinião dos integrantes, apenas filmes
sobre pessoas que faziam política, pois permaneciam inseridos no sistema
narrativo hollywoodiano, representando ingenuamente mocinhos e bandidos e o bem
e o mal, sem romper definitivamente com as estruturas narrativas burguesas e
imperialistas. Os temas anticapitalistas e a orientação
maoísta/marxista-leninista do Grupo marcaram os oito filmes que realizaram
entre 1968 e 1972, tendo em Vento do Leste a síntese de toda uma concepção de
cinema radical e revolucionária. O filme ainda tem uma curta participação do
cineasta brasileiro Glauber Rocha apontando o caminho do cinema político.
Vento do Leste. França,
1970, cor, 100 minutos. Direção: Grupo Dziga Vertov (Jean-Luc Godard,
Jean-Pierre Gorin, Gérard Martin). Com Gian Maria Volonté, Anne Wiazemsky,
Cristiana Tullio-Altan, Allen Midgette, José Valéra, Glauber Rocha. O filme
será exibido em DVD com legendas em português.
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quinta-feira, 20 de junho de 2013
Cine Especial: STAR TREK: FINAL
Star Trek V: A Ultima
Fronteira
Sinopse: Em férias, a
tripulação da Enterprise é convocada ás pressas pra resgatar vitimas de seqüestro
num planeta distante.
A estréia na direção
de Shatner consegue entreter os fãs da série, revelando detalhes desconhecidos
sobre o passado dos personagens e explorando um tema clássico do seriado, a
frase que aparecia na introdução dos episódios (na dublagem da TV brasileira,
final frontier era "fronteira final" e não "ultima
fronteira" como quis o desavisado tradutor).
Star Trek VI: A Terra
Desconhecida
Sinopse: O Império
Klingon dispõe-se a conversar com a Federação para assinar tratado de paz.
Contudo um incidente envolvendo o capitão Kirk pode por tudo a perder.
O Ultimo longa metragem para
o cinema com a veterana turma do seriado de TV recupera o diretor do segundo e
melhor titulo da série. O roteiro co-escrito por Nimoy, traça um paralelo com o
esfacelamento da URSS e da boas dicas para a entrada, na ribalta, da Nova
Geração. Espetáculo divertido e repleto de curiosos efeitos especiais como o
sangue Klingon flutuando no vácuo.
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