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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cine Dicas: Estreias no final de semana (27/0712)


Um final de semana de expectativa para muitos cinéfilos brasileiros, pois hoje finalmente chega a ultima parte da recente trilogia de Batman no cinema. Até agora, as criticas brasileiras tem sido quase 100% positivas, com alguns dizendo que a nova aventura do homem morcego, chega até mesmo superar a obra prima anterior. Tirarei as minhas duvidas nas próximas horas, quando eu for pegar uma sessão aqui no shopping Total. Já sábado e domingo, estarei envolvido no curso de David Lynch, que é elaborado pelo CENA UM.
Esse curso já estou esperando há um bom tempo, pois Lynch é responsável pela criação de um dos meus filmes preferidos, que é Cidade dos Sonhos, portanto não posso perder essa. Mas como nem todos só vivem de morcegos ou do mundo dos sonhos, confiram as outras estréias que chegam em nosso circuito.
  
BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

Sinopse: A última aventura é ambientada oito anos após os eventos do filme anterior. O terrorista Bane está de volta a Gotham City, causando pânico e desespero. Quem terá que lidar com a situação, já que a polícia da cidade não tem forças para impedir o vilão sedento por sangue, é Batman (novamente interpretado por Christian Bale); porém, o herói é perseguido pela lei, acusado de ter matado Harvey Dent.


AQUI É O MEU LUGAR

Sinopse: Sean Penn interpreta Cheyenne um ex-astro do rock, de 50 anos, milionário e deprimido. Afastado dos palcos há mais de 20 anos, ele continua se vestindo como nos tempos em que era um grande artista, mas não tem mais motivação para viver.Sua vida toma um novo rumo quando descobre que o pai não está nada bem. O homem que ele não vê há mais de 30 anos é um ex-oficial nazista refugiado nos Estados Unidos. Ele parte, então, para Nova York, a fim de encontrar o pai novamente, mas chega tarde demais.
Enquanto cuida de todas as burocracias necessárias, Cheyenne fica sabendo que o pai buscava vingança pela a humilhação que sofreu no passado e decide que vai retomar o caminho de onde seu pai havia parado, decidido a encontrar o algoz do patriarca nos tempos da guerra, no campo de concentração de Auschwitz.


ALÉM DA LIBERDADE

Sinopse: Na trama, Michelle Yeoh interpreta Aung San Suu Kyi, a filha de um herói da independência da Birmânia, que foi morar no exterior ainda jovem. Na Inglaterra, se casou com Michael Aris (David Thewlis) e teve dois filhos. O contato que mantinha com seu país era apenas por meio de livros e notícias locais. Isso até sua mãe ser internada num hospital e Aung decidir voltar à Birmânia. Assim que chega ao país, Aung é procurada por líderes locais que pedem que ela coopere com o movimento pela implementação da democracia. Ela aceita o convite e acaba tornando-se um ícone do movimento. Mas suas atitudes não agradam à ditadura militar, que tenta impedi-la de promover as manifestações. Assim, o governo ordena que Aung permaneça em prisão domiciliar por 15 anos.

  
Movimento Browniano

Sinopse: Charlotte (Sandra Hüller) e Max (Dragan Bakema)vivem com seu jovem filho em Bruxelas. Quando Max descobre que Charlotte tem se encontrado com alguns de seus pacientes homens em um apartamento alugado, a relação deles é posta à prova. Charlotte concorda em fazer terapia e é forçada a parar de trabalhar como médica. Quando se mudam para a Índia, ambos voltam a ser felizes. No entanto, parece que o passado não ficou completamente adormecido.


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quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cine Dicas: Em Cartaz: VALENTE

PIXAR ACERTA O ALVO 

Sinopse: Merida é uma habilidosa e impetuosa arqueira, filha do rei Fergus (voz de Billy Connolly) e da rainha Elinor (voz de Emma Thompson). Determinada a trilhar seu próprio caminho, ela desafia um antigo costume considerado sagrado pelos ruidosos senhores da terra: o imponente lorde MacGuffin (voz de Kevin McKidd), o carrancudo lorde Macintosh (voz de Craig Ferguson) e o perverso lorde Dingwall (voz de Robbie Coltrane). Involuntariamente, os atos de Merida desencadeiam o caos e a fúria no reino e, quando ela se volta para uma velha feiticeira (voz de Julie Walters), em busca de ajuda, Merida tem um desejo mal-aventurado concedido. Os perigos resultantes a forçam a descobrir o significado da verdadeira valentia para poder desfazer o brutal curso dos acontecimentos antes que seja tarde demais.

Pixar nos acostumou mal a assistir sempre uma obra prima no cinema, tanto, que se ao assistirmos um filme menor do estúdio (vide Carros 2), achamos que finalmente a coisa entrou em decadência por lá. Mais eis que surge Valente, que se por um lado não se compara a obras máximas tipo UP e Toy Story 3, pelo menos cumpre o dever de casa, de fazer entreter o publico de todas as idades de maneira certeira. Dirigido pelo novato Mark Andrews (roteirista de John Carter), Valente se torna a primeira produção do estúdio em que a trama não se passa em nosso presente e sim num período desconhecido do passado da Escócia, e como os produtores adoram ser perfeitos em detalhes, o filme já se inicia com belas imagens panorâmicas, onde foca uma natureza intocada, como se fosse recém nascida, de um período distante.
Curiosamente, estamos diante de um primeiro conto de fadas do estúdio e da primeira mulher protagonista, que diferente das habituais princesas em apuros do estúdio Disney, Merida (voz de Kelly Mcdonald) não é nenhuma pouco indefesa e quer mais é ser livre e fazer o que bem entender, desde a caçar sozinha com o seu arco e flecha, como também ter o direito de não querer escolher um pretendente. Isso acaba gerando o conflito da trama, mais precisamente entre ela e a sua mãe (voz de Emma Thompson), que deseja que a filha cumpra as regras de uma princesa de boa educação e que tenha um marido de um dos clãs. Esse conflito de ambas gera momentos inusitados, em que elas irão finalmente conhecer um lado, até então desconhecido de uma da outra, gerando momentos emocionantes, até o ultimo momento da historia.
Entre situações que lembram elementos de outros filmes como Irmão Urso e (obviamente) Coração Valente, o filme nos brinda com inúmeros momentos engraçados, com boas piadas e que nos fazem rir facilmente. Sendo que na maioria dos casos, esses momentos hilários são protagonizados pelo rei Fergus (Billy Connolly) e pelos pequenos irmãos de Merida, que fazem da produção nunca cair do monótono, agradando tanto os pequenos como os adultos.  
Embora não seja um dos melhores filmes do estúdio, saímos da sala satisfeitos e com um gostinho bem doce na boca, que tão cedo não passa.

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quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cine Especial:DAVID LYNCH:O LADO ESCURO DO SONHO:Parte 5


Nos dias 28 e 29 de Julho, estarei participando do curso DAVID LYNCH: O LADO ESCURO DO SONHO, criado pelo CENA UM e ministrado pelo professor e critico de cinema Rafael Ciccarini. E enquanto os dois dias não vêm, por aqui, estarei escrevendo um pouco sobre o que eu sei desse  cineasta, que é o melhor que sabe mexer com as nossas mentes.

Coração Selvagem

Sinopse: Numa estranha homenagem ao filme "O Mágico de Oz", Sailor e Lula são dois amantes que vivem intensamente a vida e a paixão. Tentando fugir das garras da mãe da garota, os dois caem na estrada para uma viagem violenta e psicodélica, uma vez que a mãe de Lula contrata um grupo de assassinos profissionais para matar Sailor.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme é outra homenagem de Lynch á violência escatológica, ao grotesco e com pitadas de bizarrice, que desta vez, é temperada com o gosto pela caricatural. Existe uma versão original de quatro horas e meia de duração, sendo que os cortes contribuirão para realçar a obsessão pelas imagens fortíssimas, marcadas pela presença do fogo e pela trilha sonora de Angelo Badalamenti. A todo o momento, o filme faz referencias ao clássico de O Mágico de Oz, em momentos imaginativos e muito bem amarrados. Destaque para monstruosa participação de Willem Dafoe, cujo destino de seu personagem é grotesco, porém hilário. Um final inesperado, mesmo parecendo convencional para alguns.    

Estrada Perdida

Sinopse: Fred Madison (Bill Pullman) é acusado, sob misteriosas circunstâncias, de matar sua esposa Renee (Patricia Arquette). Ele logo se vê transformado em um outro homem, Pete Dayton (Balthazar Getty), possuindo uma vida completamente diferente. Quando Pete é solto no seu corpo e na sua mente, as coisas ficam cada vez mais misteriosas e intrigantes.

Como se trata de um filme de David Lynch, a pessoa não deve procurar uma historia convencional e muito menos lógico em alguns momentos. A trama é delirante, com verdadeiros desafios ás leis da física e da realidade. Usando um clima de pesadelo sobrenatural, Lynch oferece uma fantasia sombria, que se por um lado incomoda o marinheiro de primeira viagem, por outro agrada o fã de carteirinha do diretor que não tem o que reclamar, com direito de belas imagens e sempre o bom uso da trilha sonora. Foi mais a partir desse, que Lynch começou a explorar o uso de “duplo”, ou seja, personagens que se apresentam num primeiro momento, para depois serem apresentados de uma forma completamente diferente. Algo que ele usaria muitíssimo em Cidade dos Sonhos e em seguida em Império dos Sonhos, dando a entender, que apartir de Estrada Perdida, ele formaria uma espécie de trilogia do "duplo" ou então do universo dos sonhos.
É uma obra autoral instigante, que ame ou odeie, que tem com um dos seus atrativos o elenco, encabeçado por um paranóico Bill Pullman e uma maliciosa Patrícia Arquette. Um dos melhores filmes dos anos 90, que rapidamente se tornou Cult e conquistou a critica.        
             

Historia Real

Sinopse: O filme é sobre Alvin Straight, um senhor idoso com uma vida tranquila no campo. Quando seu irmão, com quem não conversava há muito tempo, fica muito doente, ele decide colocar suas diferenças de lado e encontrá-lo com o único meio de transporte de que dispõe: um velho trator. Com ele, Alvin atravessará centenas de milhas até seu destino final, não sem antes encontrar diversos personagens que farão de sua viagem uma verdadeira jornada sentimental.

Em um primeiro momento, esse filme não parece ser de David Lynch, mas esse modesto drama realista foi uma surpreendente guinada na carreira do diretor na época, que provou que sabe fazer um ótimo filme, mesmo deixando um pouco de lado a sua forma pessoal de se fazer cinema. Ele revela ter domínio da narrativa convencional, e conduz com acentuada emoção, uma historia pequena e cativante. O filme deve muito de sua força á irreparável atuação do veterano Farnsworth (Louca Obsessão), que recebeu a sua única indicação ao Oscar pelo seu impecável trabalho. O filme se destaca também pela presença magnética de Sissy Spacek em que interpreta a filha do protagonista. Infelizmente, Richard Farnsworth sofria de câncer de próstata já na época do filme e para não sofrer mais, decidiu cometer suicídio.
Ele foi enterrado com sua esposa Margaret, no Forest Lawn, em Hollywood Hills Cemetery , em Los Angeles, Califórnia.



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Cine Especial: A nova Hollywood: Parte 14


Apocalypse Now 



Sinopse: Capitão (Martin Sheen) tem a missão de encontrar e matar coronel (Marlon Brando), que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.

Mais de 30 anos depois, filme de Francis Ford Coppola não é sobre o Vietnã, o filme é o Vietnã. Uma odisséia que mostra de forma muitas vezes surrealista a devastação e o horror da guerra, com um final bastante sombrio e marcante. Nas comemorações dos 25 anos do filme, foi lançada uma versão com mais de três horas de duração, dando mais detalhes da trama e explorando pontos antes inexplicáveis. Para a surpresa de muitos da época, o filme se tornou muito mais ágil, mesmo com a longa duração e provando ainda mais o talento de Coppola.
Desempenhos magistrais de Martin Sheen e Marlon Brando. Palma de Ouro no Festival de Cannes

Curiosidades: O cronograma original de Apocalypse Now previa filmagens de apenas 6 semanas, mas a produção terminou se estendendo para 16 meses. O motivo de tamanho atraso foi um furacão, que destruiu todos os sets de filmagens.- O ator Martin Sheen teve um ataque cardíaco durante as filmagens, aumentando ainda mais o atraso para a conclusão do filme enquanto o diretor Francis Ford Coppola ameaçou por diversas vezes se suicidar..

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terça-feira, 24 de julho de 2012

Cine Especial:DAVID LYNCH:O LADO ESCURO DO SONHO:Parte 4



Nos dias 28 e 29 de Julho, estarei participando do curso DAVID LYNCH: O LADO ESCURO DO SONHO, criado pelo CENA UM e ministrado pelo professor e critico de cinema Rafael Ciccarini. E enquanto os dois dias não vêm, por aqui, estarei escrevendo um pouco sobre o que eu sei desse  cineasta, que é o melhor que sabe mexer com as nossas mentes.


Twin Peaks 
A SÉRIE:

Sinopse: A trama central da série girava em torno de uma investigação do FBI, liderada pelo agente Dale Cooper, para descobrir a verdade sobre o brutal e chocante assassinato da adolescente Laura Palmer.

Se não fosse por Twin Peaks, talvez nunca fôssemos posteriormente curtir Arquivo X ou até mesmo Lost. A série foi pioneira por apresentar uma trama, com situações que fugia do convencional das séries da época, onde tudo não era bem o que aparentava ser. A primeira temporada foi comandada de cabo a rabo pelo mestre David Lynch e consagrou a atriz Shery Lee, que interpretou a vitima Laura Palmer, que já no inicio da série surgia morta no rio, mas graças às idéias criativas do diretor, ela surgia sempre quando podia no decorrer da trama.
Quem já acompanhava a visão autoral do cineasta no cinema, reconhecem de longe todas as características dos seus filmes anteriores impregnados na série, desde á personagens bizarros, sonhos, delírios e as tão famosas cortinas vermelhas, que fazia parte de uma sala, que servia de encontro para o agente Dale Copper (Kyler Maclachlan, Veludo Azul), com misterioso anão (Michael J. Anderson, que voltaria a trabalhar com Lynch em Cidade dos Sonhos),que falava de traz pra frente, dando pistas sobre a investigação, sobre quem matou Laura Palmer. O curioso, é que esse momento se passava sempre num sonho, onde Copper se encontrava tanto com o anão, como também com a própria Laura Palmer.
O mistério sobre quem matou Laura só seria revelado durante a segunda temporada, que infelizmente após a revelação, a série acabou perdendo o interesse do publico e David Lynch também não teve total liberdade criativa nos episódios, sendo que somente retornou a comandar no ultimo episódio, mas deixando mais perguntas do que respostas.


O FILME:Twin Peaks:
Os Últimos Dias de Laura Palmer

Sinopse: Prelúdio para a famosa série de TV homônima. Vemos primeiramente as investigações do agente especial do FBI Chester Desmond no caso Teresa Banks. Então saltamos no tempo para uma semana antes do início da série, e acompanhamos todos os acontecimentos de Laura Palmer durante o eterno pesadelo até a hora de sua morte.

Inicialmente, a trama sobre os últimos dias de Laura Palmer, serviria como uma espécie de terceira temporada da série de TV, mas que jamais aconteceu. Com a trama em mãos, Lynch decidiu levar a trama para o cinema e tendo muito mais liberdade artística, dosando um lado muito mais sombrio e sem restrições. A trama se inicia com o assassinato de Teresa Banks, desencadeando então o interesse do FBI pelos eventos que andam acontecendo em Twin Peaks. Mas a historia deixa de lado as investigações sobre Teresa e investe sobre os últimos dias de Laura Palmer, interpretada de forma magistral pela atriz Shery Lee, que jamais escapou da imagem da famosa personagem.

Em seus últimos dias que antecedem os eventos da série, conhecemos um lado mais obscuro de Palmer, que é assombrada por uma estranha figura assustadora que se chama Bob (Frank Silva), que a visita em seu quarto à noite para molestá-la. Devido a conflitos, tanto em suas relações amorosas, como os atritos que tem com o seu pai (Ray Wise), que começa agir de uma forma hostil contra a filha, Palmer mergulha no submundo do sexo e drogas, além de ter estranhos sonhos (e pesadelos) onde ela adentra na já conhecida sala vermelha. E é ai que todas as características de David Lynch transbordam na tela, desde as situações bizarras, personagens bizarros e inúmeros símbolos com algum significado.       
Com um final arrasador e que monta o que seria visto na série de TV,  Twin Peaks - Os Últimos Dias de Laura Palmer é David Lynch puro e tudo que ele não pode fazer com a historia na TV, aqui ele faz de tudo e muito mais.


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Cine Dica: Em Cartaz: A ERA DO GELO 4

SEM CARLOS SALDANHA, FRANQUIA SAI DOS TRILHOS  
Sinopse: A louca perseguição de Scrat sempre à caça de sua noz inquieta perseguição à qual ele tem se dedicado desde os primórdios dos tempos tem consequências que mudam o mundo e causam um cataclismo continental que leva Manny Diego e Sid a viverem a maior aventura de todos os tempos. Nessa maré de mudanças Sid acaba reencontrando sua Avó turrona e o bando ainda tem de lidar com uma horda de piratas decididos a impedi-los de voltar para casa.

Quando o primeiro filme da Era do Gelo foi lançado, muitos viram certas semelhanças na historia, como aquela vista em Monstros SA, o que acabou dividindo a opinião da critica. Mas a partir do segundo e terceiro filme, a cine-serie ganhou personalidade própria, principalmente com a direção segura e muito bem humorada de Carlos Saldanha, que soube injetar, tanto humor na dose certa, como também boas cenas de ação, que no terceiro filme alias, atingem doses acavales e fazendo da aventura a maior bilheteria da franquia. Com um final que encerrava a trilogia com chave de ouro, uma quarta aventura era mais que desnecessária, mas ambição falou mais alto nos estúdios da Fox filmes e vendo a possibilidade do cofre ficar mais cheio, decidiram investir neste filme, mais sem o talento de Saldanha.
O resultado é uma trama dispensável, que os heróis se vêem forçados a se separarem da outra parte do bando, por causa da divisão dos continentes (forçadamente por culpa do esquilo Scrat). Se por um lado  Manny, Diego e Sid são os velhos personagens de sempre, o que falta aqui é um personagem coadjuvante  de peso e que roubasse a cena em momentos chaves da trama, assim como aconteceu no terceiro filme, em que a doninha caçadora Buck dava um verdadeiro show em cena, e aqui nesta quarta aventura, faz enorme falta. Salto a vista, o filme também não me fez conseguir rir em nenhum momento, sendo que as piadas são repetidas de outros filmes, que alias, escancaradamente fazem referencias a produções como Piratas do Caribe e Coração Valente, mas que não ajudam a melhorar na narrativa.
Pode agradar o pequeno publico infantil que não é nenhum pouco exigente, mas não é um filme que irá conquistar todas as idades.  

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Cine Curiosidade: CURSO SOBRE DAVID LYNCH EM DESTAQUE

Atividade criada pelo CENA UM, para esse próximo final de semana, foi destaque no Jornal do Comércio de hoje. 
Para aumentar a imagem clique nela. 

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