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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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domingo, 8 de janeiro de 2012

Cine Especial: Historia do Cinema de Horror: Parte 5

De 23 á 26 de Janeiro, estarei participando do curso Historia do Cinema de Horror, criado pelo Cena Um e ministrado pelo especialista no assunto Carlos Primati. E enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando os principais filmes, desse gênero que assusta, mas conquista!

O HOMEM DAS MIL FACES: LON CHANEY:

LONDRES DEPOIS DA MEIA NOITE
Sinopse: A história do filme inicia-se aproximadamente cinco anos antes de uma morte ocorrida numa casa aparentemente assombrada. O inspector Burke (Chaney), da Scottland Yard, foi encarregado das investigações e acredita que trata-se de um homicídio. Ele sugere aos dois suspeitos (um deles amigo e o outro um sobrinho da vítima) de que os crimes foram cometidos por um vampiro.
Londres depois da Meia Noite, de 1927, é considerado o primeiro filme norte-americano tendo o vampirismo como pano de fundo. A produção é resultado da parceria do realizador Tod Browning com o ator Lon Chaney. Browning e Chaney são reunidos de novo pela MGM (Chaney tinha regressado à Universal Pictures e interpretado o clássico O Fantasma da Ópera, em 1925 antes da produção de Londres depois da Meia Noite. Tanto o vampiro, como o inspetor, foram interpretados pelo próprio Chaney. No caso do vampiro, o ator usou uma elaborada caracterização preparada por ele próprio, que era sua especialidade (por isso o apelido do homem das mil faces). O resultado, é uma cara assustadora, que não deve nada ao seu Fantasma da Opera.
Lamentavelmente em 1960 um incêndio destruiu a última cópia viva deste filme, levando o filme a considerar-se perdido e lendário. Contudo, já na década de 90, Rick Schmidlin reconstruiu o filme através de fotografias que havia sobre o filme, e é graças a ele que podem encontrar este filme na internet ou online. Contudo, a versão tem apenas 45 minutos e como já disse é feita apenas de fotogramas, mas é a única maneira de ainda se poder assistir a este filme mítico.
Londres depois da Meia Noite seria o ultimo filme de Chaney do tempo do cinema mudo. Ele iria morrer em 1930 e Tod Browning iria voltar ao vampirismo ao dirigir Drácula, com Bela Lugosi.
Curiosamente, seria Chaney que faria o famoso Conde, se não fosse pela sua prematura partida. A pergunta que fica é: Como seria Chaney como Drácula? Se tivesse acontecido isso, a realidade seria completamente diferente da que conhecemos com relação ao rei dos vampiros!


O FANTASMA DA OPERA
Sinopse: La Carlotta é a diva de uma conceituada companhia teatral, que é responsável pelas óperas realizadas em um imponente teatro. Temperamental, La Carlotta se irrita pela ausência de um solo na nova produção da companhia e decide abandonar os ensaios. Com a estréia marcada para o mesmo dia, os novos donos do teatro não têm outra alternativa senão aceitar a sugestão de Madame Giry e escalar em seu lugar a jovem Christine Daae, que fazia parte do coral. Christine faz sucesso em sua estréia, chamando a atenção do Visconde de Chagny, o novo patrocinador da companhia. O Visconde e Christine se conheceram ainda crianças, mas ele apenas a reconhece na encenação da ópera. Porém o que nem ele nem ninguém da companhia, com exceção de Madame Giry, sabem é que Christine tem um tutor misterioso, que acompanha nas sombras tudo o que acontece no teatro: o Fantasma da Ópera.
Le Fantôme de l'Opéra (O fantasma da ópera em português) é uma novela francesa escrita por Gaston Leroux, inspirada na novela Trilby de George du Maurier. Publicada em 1910 pela primeira vez, foi desde então adaptada inúmeras vezes para o cinema e atuações de teatro, atingindo o seu auge ao ser adaptada para a Broadway, por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe. O espetáculo bateu o recorde de permanência na Broadway (superando Cats), e continua em palco até hoje desde a estréia em 1986.
Na adaptação de 1925, o filme se tornou imediatamente num fantástico clássico isso graças ao teor gótico e uma super produção do mais puro requinte, talves uma das maiores da época.
Mas nada se compara a espetacular interpretação de Lon Chaney como o Fantasma, sua primeira aparição sem mascara continua arrepiante até hoje. Lon Chaney especializou-se em representar personagens monstruosas, atormentadas e grotescas, extremamente bem caracterizadas, tendo ele próprias inventado, uma técnica de maquiagem.

Corcunda de Notre Dame
Sinopse: Produção da era silenciosa que adapta o clássico de Victor Hugo. Chaney está no papel de Quasimodo, o tocador de sino da Catedral de Notre Dama, desafortunadamente deformado. Ele se apaixona por Esmeralda, uma jovem e bela dançarina cigana, logo depois que ela lhe deu água quando ele estava apanhando em praça pública. as o gesto fora apenas por comiseração. Ainda assim, Esmeralda mais tarde é acusada de trair e esfaquear seu amado. Por isso ela é torturada e sentenciada à morte. Quasimodo é quem vai resgata-la nas escadarias de Notre Dame.
Primeira versão da obra de Victor Hugo, ainda causa enorme impacto pela impressionante caracterização de Chaney como o apaixonado Quasimodo. Sua presença é inegável valor histórico ao filme. Feito na época do cinema mudo, com uma trilha sonora feita somente posteriormente.



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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: SUPER 8

Leia a minha critica já publicada clicando aqui


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sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cine Especial: Cinema 2012: O que vem por ai: Parte 4

Millennium:
Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Sinopse: Harriet Vanger (Moa Garpendal) desapareceu há 36 anos, sem deixar pistas, na ilha de Hedeby. O local é de propriedade quase exclusiva da família Vanger, que o torna inacessível para a grande maioria das pessoas. A polícia jamais conseguiu descobrir o que aconteceu com a jovem, que tinha 16 anos na época do sumiço. Mesmo após tanto tempo, seu tio Henrik Vanger (Christopher Plummer) ainda está à procura de Harriet e decide contratar Mikael Bomkvist (Daniel Craig), jornalista investigativo que trabalha na revista Millennium. Bomkvist, que não está em um bom momento por enfrentar um processo por calúnia e difamação, resolver aceita a proposta. Para isso, ele vai contar com a ajuda de Lisbeth Salander (Rooney Mara), uma investigadora particular incontrolável e anti social.

O que eu acho? Com a falta de idéias criativas que tem atualmente, o cinema americano recorre as refilmagens de sucessos de filmes estrangeiros. De uns anos para cá, surgiram versões americanas de sucessos como Deixa ela Entrar, Violência Gratuita, O Chamado, Água Negra, O Grito e por ai vai. Alguns são passáveis, outros são tristes de se ver, mas pelo menos, quando inventam entrar num vespeiro, recorrem ao especialista no assunto. Só recorrendo alguém como David Fincher (Seven, Clube Da Luta) para dar conta da refilmagem americana de Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, grande sucesso de 2009 na Suécia e que chamou atenção no mercado estrangeiro. Baseado numa famosa trilogia literária, o filme rendeu mais duas continuações (inéditas ainda por aqui) e com isso, chamou atenção dos engravatados dos estúdios de Hollywood.
Quem assistiu a versão original, já sabe que o filme explora lados obscuros e violento dos personagens centrais, principalmente da marcante personagem Lisbeth Salander que foi interpretada com intensidade pela atriz Noomi Rapace. Na versão de David Fincher, Rooney Mara vai ter que convencer para Deus e o mundo que da conta do recado, sendo que o publico americano já tem uma idéia, pois o filme já estreou por lá com um relativo sucesso de publico e critica.
Resta saber o que nos brasileiros iremos achar, mas isso será em breve. O filme estréia por aqui dia 27 de Janeiro!

Leia também: Leia minha critica sobre o filme original clicando aqui.

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Cine Especial: Historia do Cinema de Horror: Parte 4

De 23 á 26 de Janeiro, estarei participando do curso Historia do Cinema de Horror, criado pelo Cena Um e ministrado pelo especialista no assunto Carlos Primati. E enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando os principais filmes, desse gênero que assusta, mas conquista!

Gabinete do Dr Caligari
Sinopse: Hipnotizado pelo maléfico Dr Caligari, sonâmbulo vai assassinando diversas pessoas, até se rebelar quando lhe é exigido que mate bela jovem.
Certa ocasião Tim Burton disse uma vez que se inspirava e muito no diretor Ed Wood nas suas criações, mas pelo visto, a filmografia de Wood não foi sua única inspiração. Assistindo recentemente o Gabinete do Dr. Caligari, percebo vários elementos visuais que sempre estiveram nos filmes de Burton. Pegue o filme Batman: O Retorno como maior exemplo, o Pingüim (Dany Devito) na visão de Burton, era idêntico a Caligari.
Marco do expressionismo alemão fascina até hoje pelos criativos cenários e pela brilhante iluminação, que remetem o filme a um belíssimo clima surrealista. Um clássico em todos os sentidos.


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quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Cine Especial: Historia do Cinema de Horror: Parte 3

De 23 á 26 de Janeiro, estarei participando do curso Historia do Cinema de Horror, criado pelo Cena Um e ministrado pelo especialista no assunto Carlos Primati. E enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando os principais filmes, desse gênero que assusta, mas conquista!


O Homem que Ri!
Sinopse: Baseado no romance de Victor Hugo, o filme enfoca o herdeiro de um ducado, Gwynplaine (Conrad Veidt), seqüestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado num perpétuo riso forçado; ele se torna uma atração de circo, famoso palhaço.

Magistral super produção do cinema mudo, que mesmo feito nos EUA, passa todos os elementos do sucesso do cinema expressionista alemão. Esse clássico dirigido pelo alemão Paul Leni, é adaptado do livro magnífico do Victor Hugo e com interpretação de Conrad Veidt, interpretando o personagem Gwynplaine, cujo seu visual, serviu de inspiração principalmente, para a criação do Coringa, criado por Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson.
Apesar de inúmeras cenas sombrias, que não deve nada a outros filmes expressionistas da época (como Nosferatu) a trama vai mais para o drama romântico, onde torcemos do inicio ao fim, para a felicidade do casal central, mas até lá, o filme nos sufoca com momentos que parecem que podem a qualquer momento, selar tragicamente o destino de ambos. O derradeiro ato final, com certeza é um dos mais angustiantes e emocionantes daquela época.


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Cine Dica: Em Cartaz: MISSÃO IMPOSSIVEL: PROTOCOLO FANTASMA

TOM CRUISE FAZ AS PAZES COM O SUCESSO! 
Sinopse: A trama mostrará o agente secreto Ethan Hunt e seu time da força-tarefa Missão Impossível no papel de foragidos da justiça. Após serem acusados de um atentado a bomba na Rússia Hunt e seu novo time precisam limpar o nome de sua agência quando o Presidente decreta o início do Protocolo Fantasma. Contando apenas com sua experiência e a ajuda do misterioso Brandt Hunt deve trabalhar fora do radar do Governo que os acusa de serem terroristas tentando iniciar uma Guerra Nuclear.
O grande charme e acerto da cine série Missão Impossível, é sempre se reinventar em cada filme, sendo que isso acontece com a sempre troca dos diretores em cada aventura. Tivemos Brian De Palma, John Woo, J.J Abrams e agora (surpresa) Brad Bird, talentoso diretor de animação, que dentre outras coisas, fez obras primas como O Gigante de Ferro e Os Incríveis. Sendo a primeira vez na carreira em que dirige atores, muitos se perguntavam se Brad dava conta do recado, mas os primeiros minutos da aventura, deixam bem claro de que como ele se sentia seguro atrás da câmera, ao dirigir determinadas cenas. O primeiro ato é de um primor único, onde ele coloca o publico naquele universo, aparentemente, sem termos idéia do que está acontecendo na tela, mas gradualmente as peças vão se encaixando, e imediatamente ficamos a vontade ao lado dos protagonistas que se apresentam, em especial, ao já conhecido Ethan Hunt, herói de toda a franquia, interpretado pelo astro Tom Cruise,
Embora esteja na casa dos 50 anos, Cruise se mostra muito bem a vontade nas cenas de ação, e não se intimida nas cenas mais perigosas, em especial, aquela em que ele está escalando um prédio gigantesco, ou então, correndo atrás do vilão, em meio a uma tempestade de areia. São dois grandes momentos do filme, e o ator da conta do recado, como se tivesse com menos de 20 anos de idade. O filme ainda tem espaço para o desenvolvimento de outros personagens, como no caso (com um passado ligado a Hunt) de Jeremy Renner (Guerra ao Terror) que não se intimida também nas cenas de ação, assim como a heroína da trama, interpretada por Paula Patton, que sabe unir graça e poder, em cenas em que ela rouba a cena, mas é Simon Pegg (Chumbo Grosso) o meu personagem preferido, onde ele cria piadas certeiras a todo momento e diverte o publico sempre quando entra em cena.
Embora uma trama simples, criada pelo roteirista André Nemec. Missão Impossível: Protocolo Fantasma, é uma bela aventura caprichada e que não ofende ninguém que está procurando duas horas de curtição, e sem sombra de duvida, é um recomeço para a carreira de Tom Cruise que andava mal das pernas.


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Cine Especial: Cinema 2012: O que vem por ai: Parte 3

As Aventuras de Tintin
Sinopse: No filme “As Aventuras de Tintin, O segredo do Licorne” , O Menino Aventureiro Tintin descobre um mapa(pergaminho) que dá a um tesouro, porém muitos o querem. Tintim passa por muitas aventuras com seu cãozinho Milu.
O que eu acho? Trata-se da adaptação cinematográfica dirigida por Steven Spielberg e produzida por Peter Jackson das aventuras criadas pelo desenhista belga Hergé. Infelizmente, o filme não estreou bem nos EUA, mas fez grande sucesso na Europa (onde suas HQ fazem mais sucesso) a pergunta que fica é: Porque fracassou em território americano?
Pelo trailer, da para ver que a animação é muito bem feita, porém, o filme sofre o mau de (visualmente), os personagens não passarem vida através dos olhos, o que acaba incomodando muitas as pessoas que assistem, ou então, o filme fracassou porque o americano não era familiarizado pelas historias do personagem. Mas esperar o que do publico americano atualmente né. Sendo que, eles têm a capacidade de encher as salas de cinema, para assistir horrores como as continuações de Transformers, não me espanta que boas historias sejam ignoradas atualmente por lá. O filme estréia agora por aqui dia 20 de Janeiro, daí então, saberemos se o fracasso por lá foi injusto ou não!


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