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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cine Dica: Estréias no final de semana (07 10 11)

Ando ausente? É pode ser. O caso que andou surgindo outros afazeres que me fizeram começar esse mês por aqui desacelerado, mas como eu sempre digo quando acontece isso, jamais deixo de atualizar esse blog, pois afinal, amo o cinema como um todo e desejo acima de tudo passar esse amor para vocês. Portanto aguardem por novos especiais sobre os cursos que irei participar muito em breve. Enquanto isso acompanhe os especiais sobre o Cine Trash.
Lembrando (para quem mora na capital gaucha) haverá uma sessão especial do cine raros na Usina do Gasômetro, hoje às 20 horas, com a exibição do filme Cult australiano Mais Próximo do Terror (mais informações no blog da sala clicando aqui). Portanto quem estiver a fim de ir (como eu) vá, pois vale a pena.
Quanto as estréias tradicionais, destaque para a famigerada refilmagem A Hora do Espanto. Do jeito que ta a situação do cinema americano, eles vão refilmar até mesmo filmes bem recentes, pois nunca vi tanta falta de capacidade para se criar uma historia original como aconteceu nesse ano, e essa refilmagem, alem de não respeitar um clássico dos anos 80, demonstra que o cinema americano está caindo cada vez mais e mais para um lugar nenhum.

Confiram as estréias:
Mais próximo do terror
Sinopse: Na Austrália, jovem muda-se para uma casa de repouso para idosos que pertenceu à sua falecida mãe. Lá encontra o diário da mãe, e percebe que misteriosos acontecimentos mencionados por ela nas páginas do diário começam a se tornar realidade - inclusive bizarros assassinatos.

(Somente hoje, as 20horas, na Usina do Gasômetro)


Capitães da Areia
Sinopse: Na capital baiana Salvador, nos anos de 1930, menores abandonados que vivem nas ruas enfrentam toda sorte de dificuldades. Conhecidos como "capitães da areia", são liderados pelo jovem Pedro Bala, praticando crimes como roubo e estupro.


Meu País
Sinopse: Após anos fora do Brasil, separado da família pela distância e pelo afeto, Marcos (Rodrigo Santoro) é obrigado a retornar ao país quando seu pai, Armando (Paulo José), sofre um derrame. Executivo, casado e bem-sucedido na Europa, Marcos reencontra Tiago (Cauã Reymond), seu irmão mais novo. Ao contrário do primogênito, Tiago não tem vocação para os negócios. Para aumentar o conflito entre os irmãos, eles descobrem que possuem uma meia-irmã, Manuela (Débora Falabella), vítima de deficiência intelectual. Uma filha que Armando sempre manteve escondida de toda a família.


 
O Amor Chega Tarde
Sinopse: Max Kohn (Otto Tausig) é um imigrante austríaco que vive nos Estados Unidos e trabalha escrevendo contos. Ele está prestes a completar 80 anos, mas sente que sua vida está apenas começando. Max mantém uma vida amorosa agitada, seja através de relacionamentos imaginários ou reais, o que coloca em risco seu caso com Reisel (Rhea Parlman), a mulher que ama. Um dia ele vai de trem a uma palestra e, no caminho, incorpora o principal personagem de sua última criação literária. A partir de então, realidade e imaginação se misturam definitivamente.


O Filme dos Espíritos
Sinopse: O filme conta a história de um homem Bruno Alves que por volta dos 40 anos perde a mulher e se vê completamente abalado. A perd do emprego se soma à sua profunda tristeza e o suicídio lhe parece a única saída. Nesse momento ele entra em contato com O Livro dos Espíritos obra basilar da doutrina espírita. Há também uma dedicatória no exemplar: esta obra salvou-me a vida. A partir daí o protagonista da história começa uma jornada de transformação interior rumo aos mistérios da vida espiritual. O filme trata ainda de aborto e suas consequências e exemplifica a lei de ação e reação através da reencarnação. Outro objetivo da obra é mostrar que as relações humanas sejam fundamentadas em amor ou ódio não se rompem com a morte.


Eu queria ter a sua vida
Sinopse: Mitch e Dave sempre foram amigos inseparáveis mas com o passar dos anos suas vidas tomaram diferentes rumos. Enquanto Dave é um marido pai e advogado esforçado Mitch permaneceu solteiro um adulto-criança que nunca encontrou uma responsabilidade de que gostasse. brPara Mitch Dave tem tudo: uma linda mulher filhos que o adoram e um bom emprego em um grande escritório de advocacia. Para Dave experimentar a existência sem estresse de Mitch sem obrigações ou conseqüências seria a realização de um sonho. Mas os mundos de Mitch e Dave estão prestes a virar de cabeça para baixo depois que eles acordam em corpos trocados. E apesar de estarem livres de suas rotinas e hábitos os dois logo descobrem que a vida um do outro não é nem de perto tão bela quanto parecia.




Zelador Animal
Sinopse: Um solitário guarda de um zoológico decide deixar o emprego porque não consegue se envolver com alguma garota. Então ele recebe a ajuda dos animais para entender os segredos da natureza.




A Hora do Espanto 3D
Sinopse: O veterano Charlie finalmente conseguiu o que queria: está com a turma mais popular e namorando a garota mais desejada de sua escola. Mas os problemas começam quando Jerry se muda para a casa ao lado. A princípio ele parece um cara legal mas há algo não muito certo e todos inclusive a mãe de Charlie não percebem. Depois de observar algumas atitudes bastante estranhas Charlie chega a conclusão: Jerry é um vampiro em busca de presas no bairro.



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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

LUTO: Steve Jobs: 1955 - 2011

Sou uma pessoa que somente compra certas bugigangas se elas cumprirem com as minhas necessidades. No caso de um Iphone ou um Ipad eu não comprei até agora porque não me faz falta, mas quem sabe um dia. Mas faço aqui a minha homenagem a Steve Jobs, pois o homem foi justamente co-fundador da Pixar, um dos estúdios de animação que eu respeito muito (apesar do deslize de Carros 2) e portanto merece um pequeno lugar no meu blog. Pois toda a pessoa responsável por algo significativo para o melhoramento do cinema atualmente, tem o meu respeito. Descanse em paz.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CINE MÊS DAS BRUXAS: CINE TRASH: Parte 1

Neste mês das bruxas, vamos relembrar de umas das sessões de filmes que agente assistia na TV que mais deixou saudades, o Cine Trash. O programa comandado pelo saudoso Zé do Caixão exibia filmes de terror de baixo orçamento, mas muitos se tornaram pequenos clássicos do gênero e que muitos se lembram com bastante saudosismo.

Re-animator: A Hora dos mortos vivos
Sinopse: Ao estilo Frankenstein, Herbert West (Jeffrey Combs) é um estudante de medicina que desenvolveu um reagente capaz de reanimar criaturas mortas. Ao lado de seu colega de quarto, Dan Cain (Bruce Abbott), West precisa de corpos frescos para continuar suas experiências mórbida. Porém, seu professor, doutor Carl Hill (David Gale), tem planos de conseguir os créditos da descoberta só para ele… Isso se conseguir manter a cabeça sobre o corpo até o final do filme.
Claramente, tanto o filme quanto o livro, são uma espécie de reinterpretação de Frankenstein na nossa época, mas de uma forma muito mais chocante. Dirigido por Stuart Gordon (A Fortaleza) o filme não poupa o estomago de espectador e entrega um filme ultra violento onde não poupa nem animais (um gato animatronico bem tosco) e tão pouco corpos de pessoas mortas, tudo de uma forma horripilante, mas de uma forma hilária, a beira de um humor negro explosivo.

Apesar do personagem Herbert West (Jeffey Combs, ótimo) ser o responsável pelos eventos que se desencadeiam o verdadeiro circo de horrores, é o doutor Carl Hill (David Gale) o grande vilão da trama, ou pelo menos, da metade para o final, onde ele rouba o filme de uma forma inesperada, auxiliado pela impressionante montagem, maquiagem e duble, que o tornam num ser diabólico com o único intuito de satisfazer os seus desejos. E neste ponto (no ato final) que tudo acontece, com corpos reanimados e altamente violentos, mortes a torto a direito e sangue jorrando na tela. O filme imediatamente se tornou um grande sucesso, rendeu duas seqüências inferiores e inúmeras imitações.
Agora, sinceramente não me lembro desse filme passando de tarde na Band no Cine Trash, mas segundo minha pesquisa havia passado, mas acredito que tenha passado por alguns cortes, mesmo numa época (anos 90) em que o politicamente correto não era tão severo.


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Cine Curiosidade: EM BREVE

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: UM NOVO DESPERTAR

UMA SEGUNDA CHANCE PARA MEL GIBSON
Sinopse: Walter Black (Mel Gibson) é o presidente de uma indústria de brinquedos. Ele sofre de depressão, o que faz com que se torne cada vez mais distante da esposa Meredith (Jodie Foster) e dos filhos Porter (Anton Yelchin) e Henry (Riley Thomas Stewart). Um dia, ao jogar o lixo fora, ele encontra o castor, um bicho de pelúcia no qual é possível colocar o braço. Logo em seguida Walter tenta o suicídio, mas fracassa. A partir de então, já com o castor, ele assume uma nova identidade e passa a se comunicar através do boneco. O castor permite que Walter volte à vida, no trabalho e junto à família, mas aos poucos ele passa a sofrer um conflito de identidades.
Realmente não tem como em não pensar no próprio Mel Gibson ao assistir essa historia de um homem em busca de redenção. Dirigido por sua amiga de longa data Jodie Foster, Gibson se entrega de corpo e alma num personagem depressivo, amargurado e que encontra sua única forma de se expressar realmente através do fantoche castor, onde ele acaba colocando para fora, seu outro lado no qual ele próprio não conseguia tirar a muito tempo.
Disparado a melhor coisa que Gibson se envolveu nos últimos anos, num papel honesto, mas que ao mesmo tempo, não esconde que seja um retrato de si próprio, mas esse ótimo desempenho muito se deve também a direção de Jodie Foster, que soube contornar e separar em muitos momentos o personagem do ator. Uma pena, que devido a tantas polemicas, o filme não tenha reconhecimento nas próximas premiações como o Oscar, mas quem sabe né. Seria realmente uma virada na carreira de Gibson e muito bem vinda para os nossos olhos.

Curiosidade: Devido aos escândalos de violência doméstica envolvendo Gibson e sua ex-namorada Oksana Grigorieva, o filme teve seu lançamento em 2010 adiado para março de 2011.


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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cine Especial: FILMES B QUE AMAMOS: FINAL


Pois é gente, chegamos ao final desses posts especiais sobre filmes B que amamos, com relação ao curso que iria acontecer apartir de amanhã. Iria, pois infelizmente o curso não ira acontecer mais por motivos de força maior. Uma pena, pois gostaria de muito ter participado, mas fazer o que né, é a vida. Pelo menos, serviu para destacar aqui no meu blog, filmes nos quais ainda não havia escrito sobre o que eu achava deles, e alguns que fui conhecer somente agora.
Encerro, portanto esse especial com um filme que é com relacionado a esse universo do cinema B e que pessoalmente está entre os meus dez filmes preferidos da minha vida.

ED WOOD

Sinopse:Um retrato da vida de Ed Wood (Johnny Depp) concentrado nos anos 50, quando se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira, e fez filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.
Tim Burton faz aqui (ao lado de Peixe Grande) o seu trabalho mais pessoal, sua maior obra prima e um dos melhores filmes da década de 90. Ele apresenta, com carinho e grande respeito, a ascensão de um cineasta que ficou notório por filmes fantásticos vagabundos ou sobre travestidos (Glen or Glenda), uma de suas maiores obsessões e praticas. Em belíssimo preto e branco, o filme é por fim uma homenagem aos loucos que fazem cinema, de ontem e hoje. Para completar, Martin Landau levou o Oscar de melhor ator coadjuvante pela personificação perfeita de Bela Lugosi. O filme também ficou com o Oscar de melhor maquiagem, sendo que a estatueta foi para o maquiador Rick Baker, fã de carteirinha dos filmes de terror clássico da Universal e que, segundo suas próprias palavras, faria até mesmo de graça a maquiagem em Landau que daria vida a Lugosi.
                                                                         (Rick Baker)

Curiosidade: Durante a cena entre Orson Welles e Ed Wood, Welles comentava que estava fazendo um filme com Charlton Heston, que seria rodado no México. Trata-se de uma referência a a Marca da Maldade, de 1958;

Leia também: Filmes B que Amamos: Partes 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.


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sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cine Especial: FILMES B QUE AMAMOS: Parte 8

Na primeira semana de outubro (do dia 04 a dia 08) participarei do curso do CENA UM, “Filmes B que Amamos” (Museu da Comunicação: Rua dos Andradas, 959, Porto Alegre) onde o tema principal serão sobre filmes baratos (baixo orçamento e de vários gêneros) feitos pelo cinema americano que acabou conquistando inúmeros fãs. Por aqui, irei postar sobre o que eu sei desse universo de baixo custo, mas com enorme imaginação.


O Incrível Homem que Encolheu

Sinopse: A história de Scott Carey, que durante um passeio de férias em alto-mar é atingido por uma nuvem radioativa e, meses depois, começa a encolher, literalmente. Assim, as coisas mais simples tornam-se verdadeiros pesadelos e o que antes era inofensivo (como um gato, por exemplo), transforma-se em seu inimigo mortal.
Ganhando prestigio apartir do filme O Monstro da Lagoa Negra, que deu uma breve sobreviva aos filmes de monstros da Universal, o diretor Jack Arnold, em 1957, criou um dos filmes de ficção cientificas mais criativos da historia do cinema. Ao mostrar a jornada e um homem (Grant Williams, ótimo) que esteve no lugar errado e na hora errada, ao passar (mesmo que sem querer) numa nuvem radioativa no mar. Apartir daí, o protagonista começa (gradualmente) a encolher conforme o tempo passa, e é neste ponto que o filme se sobressai, a não cair no obvio num típico filme de ficção leve dos anos 50, mas sim num drama humano sobre o inevitável, sobre o terrível fim que se aproxima.
Fora isso, o diretor Arnold caprichou nos efeitos especiais, criando inúmeras coisas do cotidiano em tamanho maior para acompanhar a diminuição do personagem perto das coisas, assim como também perto das pessoas, e para os padrões da época, mesmo agora, os efeitos não envelheceram muito, se levar em conta a época que foi feito. A meia hora final é fantástica, mostrando o protagonista menor ainda, lutando para tentar sobreviver num mundo miniatura hostil, ao mesmo tempo aceitando sua inevitável condição e o final é pessimista, filosófico e imprevisível. E só por esses motivos, ainda hoje é muito bem lembrado.


VAMPIROS DE ALMAS

Sinopse: A trama é sobre o médico Miles Bennell. Após voltar de um congresso para a sua cidade natal, ele se depara com um fenômeno estranho: diversas pessoas afirmam que seus parentes não são os mesmos, apesar de manterem a aparência física e as lembranças. Incrédulo no início, aos poucos Bennell vai descobrindo que tudo faz parte de uma invasão alienígena, que assume a forma das pessoas para conquistar seu objetivo.
Numa época (anos 50) em que tanto povo americano como o próprio governo viviam com a paranóia de comunistas infiltrados em todos os lugares (e que causou a caça as bruxas dentro do cinema americano), o diretor Don Siegel (Fuga de Alcatraz) cria uma parábola desta época de perseguição, por meio de uma simples, mas eficaz conto de ficção cientifica. O filme se beneficia ainda mais pelo econômico roteiro escrito por David Mainwaring, para tornar a historia agiu e com um clima de paranóia em que os personagens passam durante o processo e fazendo acreditarem que qualquer um pode não ser mais o que dizem que são, e com isso, cria-se uma verdadeira corrida contra o tempo, sem muito uso de efeitos especiais. Aqui, tudo é mais sugestivo e muito bem elaborado em clima de suspense e tensão.
Atenção para a fantástica cena onde o protagonista, o dr. Bennell está correndo como um louco em meio a carros numa avenida. Uma das cenas mais clássicas do cinema de terror e ficção de todos os tempos.


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