Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Cine Dica: Cinemateca Capitólio recebe a décima edição da mostra

 Eles Vivem


A Vingança dos Filmes B

A mostra A Vingança dos Filmes B chega a sua décima edição, celebrando mais de uma década de resistência cultural, sobrevivendo às adversidades políticas e pandêmicas, mantendo-se firme em seu propósito de servir de vitrine para produções independentes e de baixo orçamento, clássicos do cinema de gênero, assim como para filmes experimentais e transgressores. Iniciada em 2011, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, a partir de 2015 a mostra se transferiu para a Cinemateca Capitólio, local onde esta décima edição acontece entre os dias 9 e 26 de fevereiro.

Em 2023 A Vingança dos Filmes B contará com 43 títulos entre curtas e longas-metragens. A sessão de abertura será uma homenagem aos antigos cinemas de rua, com a exibição do estiloso e violento slasher uruguaio Mortes na Matinê, de Maximiliano Contenti, que tem sua trama macabra situada em uma antiga sala de cinema no centro de Montevidéu. Uma retrospectiva especial intitulada Código Carpenter exibirá alguns dos filmes mais representativos da carreira do cultuado diretor norte-americano John Carpenter: Halloween – A Noite do Terror, Fuga de Nova York, O Enigma do Outro Mundo, Christine, o Carro Assassino, Eles Vivem, e uma sessão especial da meia-noite de Assalto à 13ª DP. Nesta mesma retrospectiva serão exibidos dois clássicos de Howard Hawks que influenciaram o estilo de Carpenter, O Monstro do Ártico e Onde Começa o Inferno. Já o Projeto Raros Especial exibirá Mandroid, o Exterminador, uma amalucada ficção-científica dos anos 1980 com sabor de VHS, envolvendo ninjas, viagens no tempo e um homem robótico que transforma seus braços em armas de laser.  A sessão Transluciferação contará com o provocativo documentário  Hail Satan?, que aborda a luta da organização satanista The Satanic Temple pela defesa do estado laico e pela liberdade de expressão, e com O Fim da Picada, diabólica reinvenção da obra Macário, de Álvares de Azevedo pela ótica do diretor paulista Christian Saghaard. Outros dois documentários jogam luz sobre a árdua trajetória de dois cineastas independentes para produzirem seus filmes, Pistolino e o Filme que Não Acaba Nunca, do realizador rondonense Jair Rangel, e A Vingança de Jairo, sobre o pioneiro do cinema de horror colombiano Jairo Pinilla. 

As velhas casas mal assombradas serão lembradas na sessão Old Dark House com os clássicos A Mansão Macabra e A Casa da Noite Eterna, de John Hough, que celebra 50 anos de sua estreia em 2023. Repetindo a parceria, o Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA) terá uma sessão com uma compilação de curtas-metragens das mais variadas partes do mundo. O deboche e anarquia cinematográfica da lendária Troma estarão presentes com clássicos obscuros de seu acervo, os insanos e sangrentos Screamplay, Blades – Massacre no Country Club e Blood Hook, além do lançamento da provocativa comédia gore Eating Miss Campbell, dirigida pelo britânico Liam Regan. A sessão Malditos Clássicos resgata a obra do mestre Jacques Tourneur com A Noite do Demônio e Farsa Trágica, além dos filmes de culto O Expresso do Terror, de Eugenio Martín e O Carro, a Máquina do Diabo. de Elliot Silverstein. A Maldita Matinê exibirá um clássico sanguinolento do cinema euro-horror dos anos 1980,  O Terror da Serra Elétrica, do espanhol Juan Piquer Simón.  A sessão Southern Gothic Session exibirá os tétricos e marcantes A Inocente Face do Horror e O Reflexo do Mal. As produções locais estarão presentes com os curtas-metragens Noite Macabra e Na Rua Depois das 3, além de Johan & Os Imãs de Geladeira e o longa Dog Never Raised – Cachorro Inédito na sessão A Mídia é o Meio. O inventivo cinema independente de baixo orçamento estará representado com o resgate de Raiva, uma produção shot on video de 2001 da lendária  Canibal Filmes, e O Dia da Expiação, um longa-metragem feito com recurso zero por Cláudio Guidugli na pequena cidade gaúcha Roca Sales. E no encerramento teremos pela primeira vez no cinema em Porto Alegre O Cemitério das Almas Perdidas, o épico de horror dirigido por Rodrigo Aragão, um dos maiores expoentes do cinema fantástico brasileiro.

Uma autêntica maratona de celebração ao universo dos filmes B, a mostra, que tem curadoria de Cristian Verardi e Flávio Barbosa, será uma ótima alternativa para enfrentar o infernal verão porto-alegrense. Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00.


Curadoria: Cristian Verardi e Flávio Barbosa

Produção: Cristian Verardi. Co-produção: Flávio Barbosa

Apoio: ALDA, Versátil Home Video, Obras-Primas do Cinema, Imaculada Pub, Dirty Old Man

Completando a grade de programação da Cinemateca Capitólio, os clássicos dedicados ao centenário da atriz Ava Gardner e no sábado e domingo, às 15h, a primeira edição do ano da Sessão Vagalume, com os 101 Dálmatas.


GRADE DE HORÁRIOS

9 a 15 de fevereiro de 2023


 9 de fevereiro (quinta-feira)

15h- Ava Gardner 100 Anos (Mogambo)

17h- Ava Gardner 100 Anos (A Condessa Descalça)

19h30- Sessão de abertura da mostra A Vingança dos Filmes B: Mortes na Matinê (Al Morir la Matinée / URU / 2020 / 88'). Dir: Maximiliano Contenti


10 de fevereiro (sexta-feira)

15h- Sessão Malditos Clássicos: A Sétima Vítima (The 7 Th Victim / EUA / 1943 / 71'). Dir: Mark Robson.

18h- Sessão Shoot or Die 1: Refém Intergaláctico (BR / 2022 / 20’). Dir: Douglas Martins + Raiva (BR / 2001/ 70'). Dir: Petter Baiestorf.

19h30- Projeto Raros: Mandroid, o Exterminador (Eliminators / EUA / 1986 / 96'). Dir: Peter Manoogian


11 de fevereiro (sábado)

15h- Sessão Vagalume (101 Dálmatas)

17h- Pistolino e o Filme que Não Acaba Nunca (BR / 2022 / 70’). Dir: Anderson Mendes.

18h30-  Código Carpenter: Eles Vivem (They Live / EUA / 1988 / 94''). Dir: John Carpenter

20h30- Hail Satan? (Idem / EUA / 2019 / 95'). Dir: Penny Lane.

23h59-  Código Carpenter: Assalto à 13ª DP (Assault on Precinct 13 / EUA / 1976 / 91')

 

12 de fevereiro (domingo)

15h- Sessão Vagalume (101 Dálmatas)

17h- Troma Connection: Blades - Massacre no Country Club (Blades /

EUA / 1989 / 101') Dir: Thomas R. Rondinella.

19h - Código Carpenter: Noite Macabra (BR / 2020 / 20’). Dir: Felipe

Iesbick + Fuga de Nova York (Escape From New York / EUA / 1981 /

99’). Dir: John Carpenter.


14 de fevereiro (terça-feira)

15h- Ava Gardner 100 Anos (Mogambo)

17h- Código Carpenter: Onde Começa o Inferno (Rio Bravo / EUA / 1959 / 141'). Dir: Howard Hawks

19h30- Johan & Os Imãs de Geladeira (BR / 2022 / 24’). Dir: Giordano Gio + Dog Never Raised - Cachorro Inédito (BR / 2022 / 71’). Dir: Bruno de Oliveira.


15 de fevereiro (quarta-feira)

15h- Ava Gardner 100 Anos (Os Assassinos)

17h-  Sessão Malditos Clássicos: O Expresso do Horror (Horror Express / ESP / UK / 1972 / 91'). Dir: Eugenio Martin

19h30 - Troma Connection: Screamplay (Idem / EUA / 1984 / 92’). Dir: Rufus Butler Seder

Nenhum comentário: