Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de março de 2011

Cine Especial: Oscar 2011: Os Vencedores

OS VENCEDORES, OS ALTOS E BAIXOS E....
JOSÉ WILKER
Cinefilo brasileiro sofre, principalmente de uns tempos para cá, quando a rede Globo começou a transmitir a festa do Oscar de forma medíocre e edionda. Normalmente a festa sempre começa as 22horas (horário de Brasiilia) contudo, a Globo tem a mania de continuar exibindo o famigerado Big Brother e até terminar essa porcaria, fica passando somente partes do que esta acontecendo por lá na cerimonia.
Não bastasse isso, a emissora tem a idéia tola de colocar uma apresentadora que não entende nada de filmes e José Wilker. Ele é um ótimo ator e até aonde eu sei se diz entendedor de filmes, mas será mesmo? De uns anos para cá, ele fala sempre mau de certos filmes que são indicados, principalmente de super produções como Avatar e A Origem. Só para se ter uma idéia, ele comentou que o roteiro de A Origem foi feito por um computador!!! Será que ele tem idéia do estava falando? Será que ele viu todos os filmes que foram indicados?
Ninguem tem obrigação de gostar de determinados filmes mas a maneira que ele fala é de maneira tola e sem noção. Ao meu ver ele não vê essas super produções e só porque tem efeitos especiais ele acha que as historias são vazias, o que não é verdade, já que A Origem possui uma das historias mais criativas dos últimos anos. Ao meu ver, ele estava por fora.

Vamos agora, ao melhor e o pior do Oscar 2011:


MELHOR FILME: O DISCURSO DO REI
Ainda não foi dessa vez que a academia deu uma de ousada. Em vez de premiar filmes que são a frente do nosso tempo ou que sabem sintetizar a nossa época, como no caso de A Rede Social, Cisne Negro e A Origem, eles preferiram premiar um filme sobre um protagonista com problemas de saúde mas que dribla eles e adquire sua redenção. O Discurso do Rei é mais ou menos assim e a academia antigamente gostava de premiar um filme como esse. Seria um salto para atrás?? Como o próprio mestre Steven Spielberg falou antes de anunciar o vencedor, que "o nome que estaria no envelope, se uniria ao grupo de Como Era Verde Meu Vale, Gente Como Agente ou então ao grupo de Taxi Drive, Touro Indomável e Cidadão Kane", esse segundo grupo alias, são filmes que não levaram a principal estatueta da premiação mas que se tornaram obras primas do cinema ao longo dos anos. Ou seja, o tempo e que esta com a razão e nessa, o mestre Steven foi gênio.

Melhor diretor: Tom Hooper
Alguém se lembra de algum filme desse cara? Maldito Futebol Clube era o único que me veio a mente e olhe lá. Ainda não foi dessa vez que a academia decidiu premiar diretores (autores) mais cedo e deixaram os ótimos David Fincher e Darren Aronofsky a verem navios. Porque eles demoram tanto a premiar um diretor que possui uma visão própria? Os irmãos Coen, por exemplo, começaram a se destacar em 1984 por Gosto de Sangue, mas só foram ganhar em 2008 com Onde Os Fracos Não Tem Vez.


Melhor Roteiro Original e melhor roteiro Adaptado:
 O Discurso do Rei e A Rede Social
Em que parte esta a originalidade em O Discurso do Rei? Ao meu ver a estatueta deveria ser dada ao filme com uma trama até então inédita para os olhos de todo mundo, como no caso de A Origem, nisso a academia (novamente) bobeou. Já roteiro adaptado foi merecido para A Rede Social, pois alem de muito bem adaptado, não é sempre hoje em dia que acompanhamos e gostamos de um cafajeste.

Melhor ator e melhor atriz: Colin Firth e Natalie Portman
Ambos mereceram ganhar. Acompanhei Natalie Portman desde quando ela roubou a cena de Jean Reno em O Profissional. Desde então, ela tem provado que poderia sim ir mais longe, dividida em superproduções como a trilogia Star Wars como filmes mais autorais como Closet: Perto Demais. Em Cisne Negro ela faz uma das interpretações mais poderosas dos últimos anos e se academia desse as costas ai sim, eu jogaria a toalha.
Colin Firth é um caso curioso. Ele já deveria ter ganhado ano passado pelo filme O Direito de Amar, mas academia preferiu Jeff Bridges por Coração Louco.
Curiosamente Colin levou o Oscar agora por um papel digno de nota, mas não está melhor que em O Direito de Amar.Jeff Bridges esta muito melhor em Bravura Indômita do que em Coração Louco. Ou seja, a academia analisa errado às vezes quando vai ou não premiar um ator por um determinado filme. Não ganhou naquele que merecia? Então ganhara naquele que esta apenas ok. Coisas da academia.


Melhor ator e atriz coadjuvantes: Christian Bale e Melissa Leo
Em um filme como O Vencedor em que os coadjuvantes roubam a cena a cada minuto do protagonista, era inevitável que saísse mais de um premiado.
Bale, apesar dos seus problemas pessoais e artísticos que teve, deu a volta por cima como ex boxeador e viciado em drogas que tenta de todas as formas ajudar o irmão. Com a estatueta em casa, o cara tem mais que comemorar e ficar a vontade na ultima parte da trilogia de Batman.
Melissa Leo (como muitos dizem) é uma ótima veterana mas que só teve reconhecimento entre a maioria do publico pelo filme Rio Congelado. Com o papel de mãe dominadora em O Vencedor, Melissa veio para o abraço e chegou lá, com a estatueta, Kirk Douglas e um palavrão.

Outros vencedores:

Melhor longa animado
Toy Story 3

Melhor filme em lingua estrangeira
Em um Mundo Melhor

Melhor direção de arte
Alice no País das Maravilhas

Melhor fotografia
A Origem

Melhores efeitos visuais
A Origem

Melhor figurino
Alice no País das Maravilhas

Melhor montagem
A Rede Social

Melhor maquiagem
O Lobisomem

Melhor documentário
Trabalho Interno

Melhor documentário em curta-metragem
Strangers no More

Melhor curta-metragem
God of Love

Melhor animação em curta-metragem
The Lost Thing

Melhor trilha sonora
Trent Reznor e Atticus Ross - A Rede Social

Melhor canção original
"We Belong Together" - Toy Story 3

Melhor edição de som
A Origem

Melhor mixagem de som
A Origem

Resumindo: Burocrático, previsível e apenas ok, é o que eu posso dizer sobre esse Oscar. Para mim o melhor momento de toda a noite foi quando a lenda Kirk Douglas, com os seus 95 anos e saúde debilitada, subiu ao palco para anunciar o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Galanteador até o fim com as cinco, o ator não poupou suspense e amarrou até o fim para dizer quem era a vencedora e ainda brincou que havia sido indicado três vezes na vida mas nunca ganhado. Um pequeno momento inesquecível em uma noite tediosa.







































2 comentários:

Alex C.Maciel disse...

Concordo com você sobre o Oscar deste ano que, aliás, foi tão chato (ou ok) e previsível quanto o ano passado e triste quanto o ano retrasado. Senão, veremos:
- A equipe de A Origem ganhou os Oscars que deveria ter ganho por O Cavaleiro Das Trevas. Mereceu, mas já deveria ter ganho antes, né?
- Jeff Bridges e Colin Firth venceram por atuações "trocadas"...
- Christopher Nolan não foi indicado como Diretor de novo. Merece uma indicação desde o filme Amnésia. Isso vale também como roteirista (já foi indicado, mas não levou - quer roteiro mais original que Amnésia ou A Origem???)
- Claramente, a "Acadêmia" abriu 10 indicados a Melhor Filme por causa da não indicação de O Cavaleiro Das Trevas e, respectivamente, a baixa audiência daquele ano. Não sei o que isso tem a ver, mas queira registrar isso.
-Acho que deu o esperado, embora torcesse por Cisne Negro, A Origem e por A Rede Social.
- Mais uma vez assisti e fiquei decepcionado com a premiação nas categorias principais, mas tenho certeza que tudo isso será corrigido em 2013!

Simone disse...

Assisti 2x "O Discurso do Rei", para ver onde eles eram merecedores do Oscar, conclusão não achei. Queria mesmo que ganhasse "A Origem", merecia ganhar todas as estatuetas.