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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sábado, 20 de janeiro de 2024

Cine Especial: De Ray Harryhausen - 'Simbad e a princesa'

Simbad é um dos heróis mais conhecidos da literatura vinda dos contos das "Mil e Uma Noite Noite" e era questão de lógica que o personagem seria levado para o cinema diversas vezes. Talvez a adaptação mais bem lembrada seja "Simbad e a Princesa" (1958) que revisto hoje é uma bela aventura de capa e espada inocente e que hoje, infelizmente, não se faz mais hoje em dia. Talvez uma das fórmulas do sucesso se deve ao espetacular trabalho de  Ray Harryhausen na área de efeitos visuais.

O artista já havia participado na realização de diversos filmes que necessitavam da técnica de stop motion e coube o realizador criar criaturas fantásticas para esse épico. O resultado impressiona ainda hoje, principalmente nas cenas em que surge o grande Ciclope e um dragão faminto e sendo que ambos duelam de igual para igual em uma cena espetacular. E o que dizer da maravilhosa cena em que o herói lutaria contra um esqueleto e cuja ideia seria posteriormente ampliada em "Jasão e os Argonautas" (1963).

Já o cineasta Nathan Juran não era um comandante especialmente engenhoso em termos de direção, mas era extremamente competente como diretor de arte (com destaque para “Winchester ‘73” e seu trabalho premiado em “Como Era Verde o Meu Vale”), além de conseguir manter um clima agradável nas filmagens, algo que transparece no produto final. Kerwin Mathews, que vive Simbad, é um ator muito limitado, mas não prejudica como um todo, ainda mais quando temos algo melhor para focar a atenção nas cenas, como a belíssima Kathryn Grant, a adorável princesa que, mesmo miniaturizada por encanto do mágico, transborda carisma e sensualidade.

Curiosamente, o compositor Bernard Herrmann é outra peça central que se destaca neste clássico. Conhecido por realizar trilhas sonoras pesadas, porém, inesquecíveis como "Psicose" (1960), aqui ele realiza uma trilha que remete toda a grandiosidade dos tempos de aventura antiga e fazendo até mesmo cantarolar após o término da sessão.  Harryhausen, por sua vez, evoluiria nos próximos projetos, alcançando o apogeu com “As Novas Viagens de Simbad” (1974) mas “Simbad e a Princesa” é uma obra fundamental. para aqueles que buscam aventuras mais inocentes e de um tempo que o CGI nem ainda era pensado.

"Simbad e a Princesa" é um delicioso filme de aventura a moda antiga e que tanto faz falta hoje em dia. 

Onde Assistir: Amazon Prime Vídeo. 

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sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Cine Dica: Sessão Clube de Cinema 20/01/2023

 Segue a programação do Clube de Cinema de Porto Alegre no próximo final de semana.


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana
Data: 20/01/2024, sábado, às 10:15 da manhã 

"Puan"
Argentina, 2023, 110 min, 14 anos

Direção: María Alché, Benjamín Naishtat 
Elenco: Marcelo Subiotto, Leonardo Sbaraglia, Julieta Zylberberg 

Sinopse: Marcelo é professor de Filosofia e acredita que será promovido depois da morte de seu chefe na Universidade Pública de Buenos Aires. Mas a situação muda com a chegada de Rafael, que volta da Europa disposto a brigar pelo cargo. Marcelo, então, tenta provar que merece a promoção, enquanto vê sua vida e o país entrarem em uma espiral de caos. Com público de mais de 100 mil espectadores na Argentina, “Puan” ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de San Sebastian. 

Atenciosamente,
Carlos Eduardo Lersch
Diretor de Programação CCPA. 


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quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (18/01/23)

 Mergulho Noturno

Sinopse: Em 'Mergulho Noturno', a piscina reluzente torna-se o epicentro de esperança e horror. Ray Waller, ex-herói do beisebol, vê na água cintilante sua salvação da doença, mas desconhece os segredos ocultos nas profundezas. À medida que mergulham na piscina, a família é envolvida por uma narrativa sombria que transcende a realidade, desencadeando forças sinistras que transformam cada mergulho em uma descida ao desconhecido.



Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo Sessão Especial

Sinopse: Uma nova aventura cheia de mistério com o Gato Galáctico! Roni ganha um relógio mágico e vai parar num vilarejo enfeitiçado, onde as crianças estão desaparecendo. Junto com seus amigos, ele tem que enfrentar o poderoso Perpétuo e salvar Cronópolis. 



O NATAL DE BRUNO ALEIXO

Sinopse: Bruno Aleixo sofre um acidente na semana que antecede o Natal, ficando em coma. Contudo, os médicos são unânimes: não há razão fisiológica para esse estado comatoso, pelo que concluem ser algo psicológico. Bruno Aleixo, um assumido hater do espírito natalino, simplesmente recusa-se a despertar. 



Turma da Mônica Jovem - Reflexos do medo

Sinopse: Vindo do universo dos gibis, agora ganhando vida nas telonas, nossos heróis juvenis descobrem que a ameaça ao museu é apenas a ponta do iceberg, revelando um enredo repleto de emoção, mistério e a força duradoura da amizade que ultrapassa as páginas dos quadrinhos. Classificação indicativa 10 Anos. Contém medo, violência fantasiosa.


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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 18 A 24 DE JANEIRO DE 2024

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

Folhas de Outono

Nossa nova cinesemana destaca a aguardada estreia do longa finlandês FOLHAS DE OUTONO, do diretor Aki Kaurismaki, vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes de 2023. Também temos a estreia do documentário gaúcho CÉU ABERTO, da diretora Elisa Pessoa, rodado em Dom Pedrito entre os anos de 2016 e 2021.

Seguimos em cartaz com filmes que estão atraindo um grande público, como a cinebiografia PRISCILLA, de Sofia Coppola, e O MELHOR ESTÁ POR VIR, comédia dramática de Nanni Moretti. Também seguem em destaque MONSTER, do japonês Hirokazu Kore-eda, e o argentino PUAN. Devido ao sucesso da última semana, o longa irlandês A MENINA SILENCIOSA e do drama brasileiro PEDÁGIO ganham mais uma semana de exibição.

Outra atração desta semana é a sessão especial de TIA VIRGINIA, dentro da programação do Fórum Social da Pessoa Idosa.

Confira a programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – MONSTER – (NÃO HAVERÁ SESSÃO NO DOMINGO, DIA 21) Assista o trailer aqui.

(Kaibutsu - Japão, 2023, 125min). Direção de Hirokazu Kore-eda, com Ando Sakura, Soya Kurokawa, Eita Nagayama. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: Uma mãe percebe que seu filho está se comportando de maneira estranha e tenta descobrir os motivos. Pelo relato do menino, tudo indica que um dos seus professores é o responsável. A mãe vai à escola e exige uma explicação – enquanto isso, a verdade começa a surgir junto com as versões de todos os envolvidos. O filme foi o vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes em 2023.


17h15 – PRISCILLA Assista o trailer aqui.

(Estados Unidos/Itália, 2023, 113min). Direção de Sofia Coppola, com Cailee Spaeny e Jacob Elordi. Mubi/O2 Play, 14 anos. Drama.

Sinopse: Priscilla Beaulieu tinha apenas 14 anos quando conheceu Elvis Presley em uma festa – ele, com 24, já era uma estrela meteórica do rock. Do namoro apaixonado até a separação foram 13 anos de convivência, marcados por muita cumplicidade e momentos de fragilidade e desentendimento. O filme é baseado na autobiografia "Elvis e Eu", escrita por Priscilla em 1985, e que detalha, segundo ela, uma história de “amor, fantasia e fama” e oferece um retrato menos glamouroso do rei do rock. O filme rendeu à Cailee Spaeny o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza.


19h20 – CÉU ABERTO - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 95min). Documentário de Elisa Pessoa. Margem Cinema Brasil, 14 anos.

Sinopse: O filme foi realizado entre os anos de 2016 e 2021 a partir de encontros e conversas com Andriele, adolescente da zona rural de Dom Pedrito, no RS. Nas gravações, registradas pela diretora Elisa, é possível observar as transformações da personagem dos 13 aos 17 anos, sua relação com o lugar onde vive, seus projetos, motivações e desejos.  O documentário foi premiado com os Kikitos de desenho de som e trilha musical na Mostra Gaúcha do Festival de Gramado 2023.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 24)


SESSÃO ESPECIAL – FÓRUM SOCIAL DA PESSOA IDOSA

QUARTA, DIA 24, ÀS 19h20. - INGRESSOS A R$ 7,00.


TIA VIRGÍNIA

(Brasil, 2023, 100min). Direção de Fabio Meira, com Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso.

A exibição faz parte da programação do Fórum Social da Pessoa Idosa, com atividades em Porto Alegre. A trama gira em torno de Virgínia (Vera Holtz), uma mulher de 70 anos que nunca se casou, não teve filhos e foi convencida pelas irmãs a cuidar dos pais. No primeiro Natal depois da morte do pai, com a mãe dependente de cuidados, as irmãs têm um reencontro cheio de afetos e ressentimentos. Após a sessão, haverá debate com representantes da Associação Nacional de Gerontologia.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h30 – FOLHAS DE OUTONO - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Kuolleet lehdet – Finlândia/Alemanha, 2023, 80min). Direção de Aki Kaurismäki, com Alma Pöysti e Jussi Vatanen. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Ansa trabalha como etiquetadora de supermercado e Holappa é operário da construção civil. Na periferia de Helsinque, em um tempo não muito bem definido, estes dois personagens solitários vão viver encontros e desencontros marcados pela melancolia e pela crença no amor. Neste filme, o diretor finlandês reforça seu estilo que combina questões sociais com um humor e estética bem particulares. O filme foi vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes e recebeu várias outras premiações e destaques em 2023.


16h – A MENINA SILENCIOSA Assista o trailer aqui.

(An Cailín Ciúin – Irlanda, 2022, 95min). Direção de Colm Bairéad, com Catherine Clinch, Carrie Crowley, Andrew Bennett. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Cáit é uma menina de nove anos que tem uma família pobre e numerosa. Às vésperas de mais um parto da mãe, ela é obrigada a passar um tempo na casa de parentes distantes. No convívio com este casal de meia idade, que ela mal conhece, Cáit começa a descobrir outras formas de relacionamento familiar e a possibilidade de ter um lugar no mundo. A história é ambientada na década de 1980, quando o ensino da língua irlandesa foi proibido no Reino Unido e a Irlanda vivia conflitos relacionados à sua independência. O filme traz uma adaptação do romance "Foster", de Claire Keegan, e foi um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional na premiação de 2023.


17h45 – O MELHOR ESTÁ POR VIR Assista o trailer aqui.

(Il Sol Dell'avvenire - Itália, 95min, 2023). Direção de Nanni Moretti, com Nanni Moretti, Margherita Buy, Silvio Orlando, Mathieu Amalric. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Giovanni é um cineasta que tenta terminar seu novo filme, ambientado na Roma da década de 1950 e sobre comunistas italianos. Mas vários percalços atrapalham a produção, incluindo o orçamento apertado, uma atriz que não aceita seu papel, o próprio casamento de Giovanni e o namoro da filha com um tipo inesperado. Sempre no limite, o cineasta terá que repensar sua maneira de fazer filmes e se preparar para o futuro. O longa fez parte da competição oficial do Festival de Cannes de 2023.


19h40 – FOLHAS DE OUTONO - ESTREIA

(Kuolleet lehdet – Finlândia/Alemanha, 2023, 80min). Direção de Aki Kaurismäki, com Alma Pöysti e Jussi Vatanen. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Ansa trabalha como etiquetadora de supermercado e Holappa é operário da construção civil. Na periferia de Helsinque, em um tempo não muito bem definido, estes dois personagens solitários vão viver encontros e desencontros marcados pela melancolia e pela crença no amor. Neste filme, o diretor finlandês reforça seu estilo que combina questões sociais com um humor e estética bem particulares. O filme foi vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes e recebeu várias outras premiações e destaques em 2023.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h – CHAMA A BEBEL Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 92min). Direção de Paulo Nascimento, com Giulia Benite, Pedro Motta, Sofia Cordeiro. Paris Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Bebel é uma jovem cadeirante que sai da casa da mãe, no interior, para continuar os estudos numa cidade grande. A adolescente enfrenta os desafios da sua nova vida com inteligência e determinação e defende ideias sobre meio ambiente e sustentabilidade para os colegas de escola. Inspirada na ativista ambiental Greta Thunberg, Bebel acaba incomodando um empresário da cidade, que possui um negócio nada sustentável.


17h – PEDÁGIO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 100min). Direção de Carolina Markowicz, com Maeve Jinkings, Kauan Alvarenga, Tomás Aquino, Aline Maia. Paris Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro. O filme conquistou os prêmios de melhor atriz (Maeve Jinkings), melhor ator (Kauã Alvarenga) e melhor atriz coadjuvante (Aline Maia) no Festival do Rio.


19h – PUAN Assista o trailer aqui.

(Argentina, 2023, 105min). Direção de María Alché e Benjamín Naishtat, com Marcelo Subiotto, Leonardo Sbaraglia, Julieta Zylberberg. Vitrine Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Marcelo é professor de Filosofia e acredita que será promovido depois da morte de seu chefe na Universidade Pública de Buenos Aires. Mas a situação muda com a chegada de Rafael, que volta da Europa disposto a brigar pelo cargo. Marcelo, então, tenta provar que merece a promoção, enquanto vê sua vida e o país entrarem em uma espiral de caos. Com público de mais de 100 mil espectadores na Argentina, “Puan” ganhou o prêmio de melhor roteiro no festival de San Sebastian.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - Sobreviventes de um Terremoto'

Sinopse: Depois de um grande terremoto, em Seul, há apenas um prédio em pé. Com o passar do tempo, pessoas de fora começam a entrar para se protegerem do frio extremo. Para lidar com o número crescente, os moradores decretam uma medida especial. 

Os filmes catástrofes tiveram a sua força nos anos setenta através de clássicos como "Aeroporto"(1970), "Terremoto" (1974) e "Inferno na Torre" (1974). Porém, Se nos anos noventa eles tiveram uma sobrevida através dos efeitos visuais de ponta, por outro, há de se reconhecer que se tornaram somente entretenimento escapista e sem nenhum aprofundamento. Não é o caso do coreano "Sobreviventes de um Terremoto" (2023), cuja catástrofe natural se torna uma mera desculpa para revelar o melhor e o pior do ser humano.

Dirigido por Um Tae-hwa, o filme se passa logo após que um poderoso terremoto devasta uma cidade e restando apenas as ruínas. O apartamento Hwanggoong é o único lugar que ainda está de pé após a tragédia, se transformando em um ponto de abrigo para os sobreviventes. Young-Tak (Lee Byung-Hun) conduz temporariamente os residentes do apartamento de Hwanggoong. À medida que a crise se desenrola, Young-Tak tenta proteger os residentes de estranhos que começam a chegar aos poucos. Min-Sung (Park Seo-Joon) que era um funcionário público, é escolhido por Young-Tak e se torna seu ajudante e enquanto isso Myeong-Hwa (Park Bo-Young), esposa de Min-Sung é enfermeira a ajuda a cuidar dos feridos.

Se a pessoa for com pouca informação sobre a trama irá pensar que se trama de um mero filme escapista, quando na verdade vai muito além do que aparenta. O filme começa em tom documental, do qual fala sobre os diversos apartamentos das metrópoles coreanas e como as mesmas se tornam fortalezas para aqueles que acham que o perigo está sempre à espreita. Uma vez que um prédio se torna o único intacto após a tragédia o local se torna uma espécie de torre de babel e revelando os costumes e reais intenções de alguns personagens principais.

Com flashback, por exemplo, testemunhamos alguns eventos que ocorreram durante a catástrofe e fazendo com que conheçamos melhor o caráter de algumas figuras centrais da trama. Young-Tak talvez seja o personagem mais complexo da trama, cujo passado sombrio ele procura esconde através de sua liderança, mas que aos poucos vai se descascando a verdade perante aquele mundo em declínio. Lee Byung-Hun nos brinda com uma atuação espetacular, sendo que o seu Tak é alguém que busca transmitir um certo controle, mas que acaba revelando o seu lado selvagem na medida que não consegue mais esconder a sua verdadeira origem.

Como dito acima, o terremoto se torna uma mera desculpa para testemunharmos a divisão entre as pessoas perante uma calamidade vinda da natureza. Os personagens se dividem entre os afortunados e os necessitados, sendo que esses últimos são tratados como baratas e revelando todo o lado preconceituoso que persiste até nos dias de hoje. Esse ponto, por exemplo, pode ser uma espécie de metáfora do conflito entre Coreia do Sul e do Norte estarem até hoje dividida, quando na verdade bastava o diálogo lucido para evitar mais guerras.

O ato final se torna uma verdadeira tragédia Grega, onde ninguém estará a salvo perante seres humanos sedentos por comida e que faram de tudo para obter ela. Ao final resta apenas cairmos na real que essa é a raízes do ser humano e do qual jamais terá remédio. Porém, há sempre esperança no horizonte mesmo quando tudo parece perdido perante o horror vindo do nosso mundo.

"Sobreviventes de um Terremoto" é um filme catástrofe que vai de contramão ao que a gente vê sendo produzido no cinemão norte americano e é por isso mesmo que vale a pena ser conferido.  

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terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Cine Dica: Streaming - 'How to Have Sex'

Sinopse: Três meninas britânicas saem de férias naquele que deve ser o melhor verão de suas vidas. 

Adolescência é uma fase de transformação, onde o jovem vai descobrindo o seu corpo e desejando desfrutar de prazeres antes nunca realizados. Porém, nem tudo o que a gente deseja culmina com o que a gente quer e as vezes em algumas situações pode ser traumática e fazendo a gente levar para o resto da vida. "How to Have Sex" (2023) é sobre a juventude livre, leve e solta, mas que toda essa liberdade pode ser cobrada futuramente.

Dirigido pela estreante Molly Manning Walker, o filme acompanha as três adolescentes britânicas Tara (McKenna-Bruce) Em (Enva Lewis) e Skye (Lara Peake) passando um feriado de verão juntas na Europa. Entre festas, danças em boates e namoros, o que deveria ser um dos melhores momentos de suas vidas, revela as complexidades da amizade feminina e da sexualidade adolescente. Caminhando e dançando pelas ruas de Mália, na Grécia, elas mergulham em um processo de consentimento e autodescoberta.

Embora seja o seu filme de estreia Molly Manning Walker se sai muito bem em sua primeira investida na direção, cuja forma de filmar me lembrou bastante o maravilhoso "Projeto Flórida" (2017) de Sean S. Baker. Em ambos os casos são filmes independentes, onde os realizadores usam e abusam do uso da câmera e nos revelando uma realidade que transita entre as cores quentes e um clima mórbido em algumas passagens. No caso de "How to Have Sex" ele exala todo o clima quente e cheio de êxtase que aquele trio de garotas surge na tela e fazendo a gente adentrar junto e ter a curiosidade de como isso vai terminar.

Embora sejam três personagens o roteiro se concentra em Tara, sendo que a mesma possui a mesma energia de suas amigas, mas não escondendo uma certa inocência perante a vida. Entre uma balada e outra se percebe em seu olhar e nas demais certas curiosidades, ciúmes e até mesmo raiva transitando com a tristeza. Neste último caso, por exemplo, isso afetará em cheio Tara, principalmente após uma noite na praia que irá afetá-la de forma psicológica.

Embora muito jovem McKenna-Bruce nos brinda com uma ótima atuação, sendo que ela nos passa toda a confusão mental, frustração e dor que Tara nos passa na tela. A direção, por sua vez, colabora para que o seu desempenho se torne ainda mais forte perante os nossos olhos, principalmente nos momentos em que determinado enquadramento fica por mais de um minuto extraindo toda a sua expressão que fala mais do que meras palavras. Um belo casamento entre direção e atuação e que poucas vezes o cinema nos brinda.

Mais do que tudo, o filme vem em um momento em que as jovens de hoje não são obrigadas a terem que carregar o peso da dor provocada por certos abusos, ou pela frustração de não ter obtido o que realmente queria alcançar, mas sim se abrir para o seu próximo mais íntimo e que vale a pena confiar. Ao final vemos uma Tara mais madura, tendo que conviver com que já foi feito, mas não significa que nada possa ser revolvido. Sempre haverá uma nova chance enquanto ela não se calar pelo que aconteceu e o que irá acontecer em um futuro próximo.

"How to Have Sex" é sobre desejos, descobertas e frustrações da transição da inocência para a vida adulta e de como certas descobertas podem ser doloridas, porém, combatidas. 

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segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Cine Dica: Streaming - 'Os delinquentes'

Sinopse: O bancário Morán rouba dinheiro suficiente para nunca mais trabalhar. Seu colega esconde o dinheiro quando Morán decide confessar e acaba preso. Sob pressão investigativa, o cúmplice Román conhece uma mulher que o transforma para sempre. 

Atualmente Argentina vive um dos seus piores momentos, que vai desde a inflação e agora sendo desgovernado por um Presidente fascista. Porém, esses males são todos criados através do sistema capitalista, do qual faz com que as pessoas se tornem cada vez mais presas a caça ao dinheiro, mas se esquecendo do que faz serem realmente humanos. "Os Delinquentes" (2023) é sobre cidadãos comuns que buscam driblar o sistema em busca do dinheiro facil, mas cuja verdadeira riqueza não se encontra nos papeis sujos dos bancos.

Dirigido por Rodrigo Moreno, o filme é uma comédia dramática que acompanha Morán (Daniel Elías) e Román (Esteban Bigliardi), dois homens que procuram fugir das obrigações da sociedade e do mundo do trabalho. Querendo largar a vida monótona que leva e planejando nunca mais precisar trabalhar de novo, Morán encontra a solução perfeita: roubar uma enorme quantia em dinheiro. Porém, para que o plano funcione, Morán oferece uma parte do dinheiro ao seu colega, Román, que deve escondê-lo enquanto o outro confessa o crime e passa um breve período na cadeia. Porém, o plano começa a sair do combinado quando Román conhece uma mulher que transforma a sua vida para sempre.

Rodrigo Moreno procura apresentar os dois protagonistas aos poucos, desde ao apresentar o dia a dia de cada um, como também fazendo a gente entender que há algo de incorreto sobre o que estão fazendo em suas tarefas. A partir do momento que um colocar em prática o seu plano obtemos uma noção do que acontecerá em seguida, principalmente pelo fato de que os representantes do Banco estão cada vez mais desconfiados de ambos. Porém, eis que o filme toma um rumo inesperado, sendo a partir do momento em que ocorre uma maneira de esconder o dinheiro.

É neste ponto, por exemplo, que o cineasta procura fazer um filme contemplativo, onde retrata o indivíduo livre das amarras da cidade grande e tendo consigo somente as regras vindas da natureza e fazendo o mesmo desfrutar delas. Curiosamente, há também uma análise com relação ao tempo e espaço, do qual se diferencia um do outro individuo, pois se há alguém que não vê o tempo passar devido as atividades vindas deste sistema cheio de números, por outro lado, haverá alguém desfrutando da natureza, ou estando preso até mesmo em uma prisão, cujo tempo se tornará outro e fazendo com que cada minuto possa, enfim, ser degustado. Em ambos os casos, enfim, o indivíduo se torna livre do celular que hoje aprisiona os seres humanos sem ao menos que eles percebam.

Do segundo ao terceiro ato é curioso observar que os dois protagonistas descobrem outro tipo de riqueza em situações, por vezes, inusitadas, mas que não soa inverossímil em hipótese alguma. Além disso o papel da cultura, seja extraído da riqueza do cinema ou da literatura, se tornam peças fundamentais para ambos enxergarem uma nova faceta da realidade que eles descobrem e para que assim possam tomar novos rumos em suas vidas. No final, um bolo de dinheiro não traz exatamente a felicidade que ambos imaginavam, pois a riqueza talvez já estivesse próxima e somente se dando conta através dos desdobramentos de suas escolhas.

"Os Delinquentes" é um épico argentino contemplativo, onde dois indivíduos tomam rumos inesperados quando ambos driblam esse sistema atual contemporâneo. 

Onde Assistir: MUBI 

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