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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 14 de setembro de 2022

LUTO: Jean-Luc Godard - 1930 - 2022

Em 2011 eu havia participado do curso de cinema "Poesia e Ensaio na obra de Jean-Luc Godard", criado pelo Cine Um e ministrado pelo jornalista Mario Alves Coutinho. Ao final da atividade o realizador se emocionou ao passar os ensaios visuais que ele havia criado para atividade e fazendo daquele momento dos melhores cursos que eu havia participado até então. Por conta disso acabei tendo um conhecimento melhor sobre o cineasta e do seu papel na mudança do modo de se fazer cinema.

Pode-se dizer que existe um antes e um depois de Jean-Luc Godard. Ao lado de François Truffaut e de outros cineastas franceses eles criaram Nouvelle vague, ou melhor dizendo, "a nova onda do cinema francês", da qual fez com que muitos realizadores saíssem dos seus estúdios convencionais e começassem a realizar os seus filmes nas ruas de Paris e revelando uma realidade que quase nunca eram vistas nas telas até aquele momento. Se por um lado Truffaut havia lançado o seu formidável "Os Incompreendidos" (1959), Godard por sua vez lançaria "Acossado" (1960) e do qual eu considero a sua maior obra prima. Com uma ideia na cabeça e uma câmera na mão, o realizador cria um filme policial alinhado com uma história de amor descontraída e tudo feito de uma forma simples, porém, esplêndida.

Menos plástico e mais realista, a nouvelle vague comandada por Godard, Truffaut e os demais realizadores influenciaram o mundo inteiro e fazendo com que até mesmo Hollywood se desse conta que não poderia viver sempre na fantasia e zero de verossimilhança. Ao meu ver, "A Nova Hollywood", da qual na minha opinião é o melhor período do cinema norte-americano, bebeu muito da fonte da Nouvelle vague, pois é um período de uma sétima arte mais autoral, onde os diretores eram livres em colocar a sua marca nas suas obras e que, infelizmente, não é o que acontece muito hoje em dia. Mais do que um realizador de visão própria, Godard também foi profético com relação as mudanças políticas e os costumes das pessoas.

Se por um lado "A Chinesa" (1967) se tornou profético com relação ao "Maio de 68", do outro, o filme "Desprezo" (1963) estrelado pela bela Brigitte Bardot seria algo a frente do seu tempo, pois mostra o papel da mulher livre tentando se desvencilhar das amarras do machismo e procurando nadar de forma independente como não se houvesse mais nenhum futuro. Por dentro sempre nas questões políticas, Godard não escondia a sua predileção por roteiros, por vezes, não lineares e que cujas as imagens falam mais por si do que meras palavras ditas pelos protagonistas. Belo exemplo disso é "O Demônio das Onze Horas" (1965), protagonizado por até então sua esposa Anna Karina e se tornando uma de suas obras mais pessoais de sua filmografia.

Com o passar dos anos o realizador havia colocado em pratica todas as formas de se fazer cinema, não se importando com que iriam dizer os seus detratores, mas sim fazendo algo que falasse sobre si e sobre sua arte que tanto colocou em pratica no seu bem entender. Se no seu último filme "Imagem e Palavra" (2018) ele falava sobre o mundo através das mais diversas formas de se construir as imagens de hoje em dia, "Adeus a Linguagem" (2014) ele dá uma verdadeira aula de como se devia ser usado o 3D do cinema e da qual a mesma ferramenta foi denegrindo através de grandes estúdios que não souberam utiliza-la. Recluso em sua casa, eu tinha uma grande esperança de vê-lo no documentário "Visages, Villages" (2016) de Agnès Varda e cuja a mesma queria visita-lo em sua casa.

Infelizmente não é isso o que acontece, frustrando não somente ela como voz me aqui presente estava na expectativa de vê-lo como ele se encontrava atualmente. Com mais de noventa anos de idade, ao que tudo indica Jean-Luc Godard já havia feito tudo o que tinha que fazer pelo cinema, ensinado uma geração de cineastas sobre como usar essa arte de contar histórias e dando um exemplo de como essa paixão pode mudar até mesmo os rumos da indústria. Cansado dessa vida, o realizador parte na sua maneira, entrando em definitivo para a história e indo de encontro com os seus velhos amigos cineastas e que começaram juntos como críticos de cinema da revista Cahiers du Cinéma.

Jean-Luc Godard parte nos dando uma importante lição de que o mundo real é muito mais interessante do que qualquer mera ficção e que sendo levada as telas com gosto se torna uma experiencia incrível para dizer o mínimo.  

"Não importa de onde você tira as coisas – importa é para onde você as leva." 

Jean-Luc Godard  


Filmografia: 

2018 Imagem e Palavra 

2014 Adeus à Linguagem 

2013 As Pontes de Sarajevo 

2012 3x3D 

2010 Film Socialisme 

2006 Passaporte Verdadeiramente Falso 

2004 Nossa Música 

2001 Elogio do amor 

2001 Trechos escolhidos de História(s) do cinema 

1998 Histoire(s) du cinema 

1995 Para Sempre Mozart 

1994 JLG por JLG - Auto-Retrato de Dezembro 

1993 As Crianças Brincam de Rússia 

1993 Infelizmente Para Mim 

1991 Alemanha ano 90 

1990 Contre l'oubli 

1990 Nouvelle Vague 

1989 O Relatório Darty 

1987 Atenção à Direita 

1987 Rei Lear 

1987 Ária 

1985 Ascensão e queda de uma pequena produtora de cinema 

1985 Detetive 

1985 Soft and hard 

1984 Eu Vos Saúdo Maria 

1983 Carmen de Godard 

1982 Paixão 

1982 Roteiro do filme Paixão 

1979 Salve-se quem puder (a vida) 

1976 Como vai você? 

1975 Numero deux 

1972 Carta para Jane 

1972 Tudo Vai Bem 

1971 One Parallel Movie 

1970 Aqui e acolá 

1970 Vladimir et Rosa 

1969 Amor e Raiva 

1969 As Lutas Ideológicas na Itália 

1969 British Sounds 

1969 Pravda 

1969 Vento do Leste 

1968 The Rolling Stones - Sympathy for the Devil 

1968 Um Filme Como os Outros 

1967 A Chinesa 

1967 A Gaia Ciência 

1967 Duas ou Três Coisas Que Eu Sei Dela 

1967 Longe do Vietnã 

1967 O Amor Através dos Séculos 

1967 Week-end à francesa 

1966 Made in USA 

1966 Masculino, Feminino 

1965 Alphaville 

1965 O Demônio das Onze Horas 

1964 Bando à Parte 

1964 Os Maiores Vigaristas do Mundo 

1964 Uma Mulher Casada 

1963 O Desprezo 

1963 O Pequeno Soldado 

1963 Rogopag – Relações Humanas 

1963 Tempo de Guerra 

1962 Os Sete Pecados Capitais 

1962  Viver a Vida 

1961  Uma Mulher é uma Mulher 

1960  Acossado 

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Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - "A Teoria dos Vidros Quebrados"

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 17/09/2022, sábado, às 10:15 da manhã 

"A Teoria dos Vidros Quebrados" ( La Teoria de los Vidrios Rotos)

Uruguai/Argentina/Brasil, 2021, 85 min, 14 anos


Direção: Diego “Parker” Fernández

Elenco:  Martín Slipak, Roberto Birindelli, César Troncoso, Veronica Perrotta

Sinopse:   Inspirado na teoria que dá título ao filme, o roteiro acompanha Claudio, funcionário de uma companhia de seguros que é designado para trabalhar em uma cidade do interior do Uruguai. A experiência deveria ser tranquila, mas, quando ele chega, vários carros são incendiados. Para se garantir no emprego – e no casamento - Claudio terá que descobrir o que realmente aconteceu. O filme foi o vencedor do Kikito de longa estrangeiro no Festival de Gramado 2021.


Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

Cine Dica: Em Cartaz - 'Uma Pitada de Sorte'

Sinopse: Pérola vive com a mãe e um irmão menor adotivo. Seu grande sonho é ser reconhecida como chef e enquanto seu desejo não se torna realidade, a moça trabalha como animadora de festas infantis e sous chef (o  segundo no comando de uma cozinha) em um restaurante na Zona Sul do Rio.

As comédia convencionais brasileiras fazem parte de uma realidade plástica em que alguns gostam de achar, onde é tudo colorido e tudo é quase perfeito. Digo quase, pois o protagonista(a) precisa ser alguém que vai em busca de um desafio, nem que para isso acabe levando diversos tombos pelo caminho. "Uma Pitada de Sorte" (2022) é aquele tipico filme sobre a busca pela superação, mas tudo moldado com um humor convencional que nos faz quase rir, pois a comédia politicamente correta aqui se apresenta como dominante e fazendo com que os seus realizadores não se esforcem muito e tão pouco se ariscam.

Dirigido por Pedro Antonio, o filme conta a história de Pérola (Fabiana Karla), uma animadora de festa infantil que sonha em se tornar uma chef renomada. Para isso, ela trabalha paralelamente em um restaurante na Zona Sul do Rio. Quando é aprovada para ser auxiliar de um famoso chef em um programa de televisão, sua vida enfim começa a mudar.

A premissa parece que foi retirada de alguma animação da Pixar ou Disney, pois todos os ingredientes já conhecidos pelos cinéfilos estão lá: o protagonista tem um sonho, ele alcança mas não era exatamente o que ele queria e gerando assim um conflito entre si e com aqueles em sua volta. Já viu esse filme né?

Não que "Uma Pitada de Sorte" seja  dispensável como um todo, pois Fabiana Karla nos surpreende com a sua habilidade de falar diversas palavras em poucos minutos em meio a situações que realmente descarrilham para a sua personagem. Não deixa de ser hilário, por exemplo, quando ela surge no estúdio em que ela vai trabalhar como galinha, ou quando ela desabafa com a mãe de uma forma peculiar e sendo vista por diversas crianças inocentes em uma apresentação infantil. São nestes momentos que nós simpatizamos com a personagem, fazendo com que a gente torça por ela mesmo que lá no fundo a gente já saiba que tudo terminará de forma bem colorida.

Mas é exatamente esse o maior problema, pois o filme possui uma previsibilidade acentuada, ao ponto que lá pela metade da história já sabemos como a história irá se encerrar e não nos surpreendendo em nada, nem no humor e tão pouco em momentos dramáticos que acabam se tornando estranhos no ninho. O resultado do filme como um todo só nos faz sentir mais saudade de Paulo Gustado dentro do gênero comédia brasileira e da qual, se continuar assim, continuará bastante sonambula.

"Uma Pitada de Sorte" é apenas um passatempo colorido da comédia brasileira, porém, será facilmente esquecida depois de degustada.

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Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 15 a 21 de setembro de 2022

Conflito dos Sexos 

 VANGUARDA TCHECA EM EXIBIÇÃO

A segunda semana da mostra Devětsil – Uma vanguarda tcheca apresenta animações cultuadas, filmes da Nouvelle Vague do país, uma sessão única da obra-prima Marketa Lazarová, de František Vláčil, e uma edição especial do Projeto Raros com o polêmico Conflito dos Sexos (Erotikon), marco do cinema europeu dos anos 1920 realizado por Gustav Machatý.

Realizada em parceria com o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, a mostra apresenta, entre os dias 9 e 21 de setembro de 2022, um panorama cinematográfico relacionado ao importante movimento artístico estabelecido na Tchecoslováquia durante a década de 1920, com três recortes que percorrem seis décadas do cinema tcheco. A programação tem entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5377/5377/


5 CASAS EM CARTAZ

5 Casas, documentário de Bruno Gularte Barreto vencedor do prêmio de melhor filme da mostra de longas gaúchos do Festival de Gramado, segue em cartaz na Cinemateca Capitólio até o dia 21 de setembro. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5317/5-casas/


GRADE DE HORÁRIOS

15 a 21 de setembro de 2022


15 de setembro (quinta)

15h – 5 Casas

17h – O Barão Fanfarrão

19h – Caso para um Carrasco Novato


16 de setembro (sexta)

15h – 5 Casas

17h – O Fruto do Paraíso

19h30 – Projeto Raros Especial:  Conflito dos Sexos


17 de setembro (sábado)

15h – 5 Casas

17h – Um Verão Caprichoso

18h30 – Marketa Lazarová


18 de setembro (domingo)

15h – 5 Casas

17h – O Imperador e o Rouxinol

19h – O Barão Fanfarrão


20 de setembro (terça)

15h – 5 Casas

17h – Caso para um Carrasco Novato

19h – Um Dia, um Gato


21 de setembro (quarta)

15h – 5 Casas

17h – Valerie e sua Semana de Deslumbramentos

19h – Mártires do Amor

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre - 'De Volta à Borgonha'

 Nota: Filme exibido para os associados no dia 10/09/2022

Sinopse: Depois de 10 anos, Jean retorna à sua cidade natal para visitar o pai, que está doente. Lá, ele reencontra seus irmãos, Juliette e Jérémie, com quem precisa reconstruir os laços familiares. Os três irmãos também precisam se entender sobre o futuro da vinícola do pai, um lugar cheio de lembranças. 

Até onde eu me lembro são poucos filmes em que a figura do vinho se tornou uma das peças centrais da história. Puxando pela memória me lembrei de "Sideways - Entre Umas e Outras" (2005) onde mostrava dois amigos indo para uma vinícola e desfrutar dos prazeres antes que um deles se case. Vários anos depois me deparo com esse "De Volta à Borgonha'" (2022) filme que foca a questão de laços familiares em meio a uma vasta plantação vinícola.

Dirigido por Cédric Klapisch a trama fala sobre Jean (Pio Marmaï), que depois de dez anos volta para sua cidade natal para ver seu pai que está doente. Lá ele volta a se reunir com sua irmã Juliette (Ana Girardot) e seu irmão Jérémie (François Civil), com quem precisa reconstruir a relação e voltar a ser de fato uma família. Em meio a isso, fica a questão se eles irão manter o negócio do seu pai ou se devem vender e seguirem novos caminhos da vida.

Transitando entre a comédia e drama, o filme nos conquista aos poucos na maneira como é apresentado cada um dos irmãos. Tendo personalidades distintas uma da outra, o trio central possui uma ligação profunda através do pai e do qual o mesmo fez com que aquele universo vindo da Vinícola se tornasse uma parte fundamental de suas vidas. Portanto, ao se verem diante da possibilidade de venda da propriedade eles se veem frente a frente consigo mesmos, ao se darem conta que o dinheiro pode ajudar em suas dividas particulares, mas descartando também uma parte importante de suas histórias.

Se o irmão Jérémie protagoniza os momentos mais bem humorados da trama, Jean, por sua vez, é o que possui a carga mais dramática, não só pelo fato de possuir feridas não cicatrizadas com relação ao seu pai, como também ainda enfrenta um possível divorcio e fazendo com que ele caminhe em uma verdadeira corda bamba. Porém, Juliette é a irmã que tenta colocar ordem na casa, mesmo quando recusa o status de liderança na vinícola e ajudando os seus irmãos de todas as formas.

Embora se estendendo mais do que deveria, o filme nos conquista pelo seu lado humano e nenhum pouco forçado. Ao final sentimos que desejamos ver os novos rumos que os irmãos irão tomar antes mesmo dos créditos começarem a subir, pois nos identificamos facilmente com eles e nos damos conta que os dilemas dos quais eles enfrentaram não são muito diferentes dos nossos que nós enfrentamos em nossas próprias cruzadas pela vida. "De Volta à Borgonha'" possui um aroma curioso, do qual nos atrai e fazendo a gente desejar experimentar um pouco mais. 


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sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Cine Especial: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Carrie, a Estranha'

 Segue a programação do Clube de Cinema na próxima terça-feira.

CICLO NOVA HOLLYWOOD

Sessão comentada Clube de Cinema

ENTRADA FRANCA

Local: Sala Redenção, Campus Central da UFRGS

Data: 13/09/2022, terça-feira, às 19:00 horas


"Carrie, a Estranha" (Carrie)

EUA, 1976, 98 min, legendado, 16 anos

Direção: Brian De Palma

Elenco: Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving, John Travolta, William Katt, Nancy Allen

Sinopse: Carry White (Sissy Spacek) uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth (Piper Laurie), sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross (William Katt), seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson (Nancy Allen), uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.

Sobre o Filme: 

Carrie: A Estranha foi à primeira obra de Stephen King a ser levada para o cinema, bem como foi seu primeiro best-seller. Carrie White (interpretada de maneira sensacional por Sissy Spacek) é uma adolescente tímida e contraída, filha de uma fanática religiosa (Piper Laurie, magnífica), sempre hostilizada pelas colegas, mas que possui poderes paranormais, podendo mover objetos de acordo com sua vontade. Numa das cenas mais poéticas e selvagens da história do cinema, Carrie menstrua pela primeira vez no chuveiro do vestiário da escola: a câmera lenta mostra seu banho, unindo a queda da água do chuveiro com o escorrer do sangue nas suas pernas, vindo então a surpresa de Carrie pelo que ocorreu e, imediatamente depois, o seu terror por não saber do que se tratava. Desesperada, ela tenta procurar ajuda de suas colegas que, por sua vez, a humilham. Voltando para casa, é repreendida pela mãe, que na opinião dela, sua filha agora era possuía pelo pecado de ser mulher. Com remorso pelo que aconteceu, uma de suas colegas, Sue (Amy Irving, a futura mulher de Steven Spielberg) decide fazer com que seu namorado, Tommy (William Katt), um dos rapazes mais disputados pelas garotas na escola, leve Carrie no baile de formatura. Neste ínterim, a professora de educação física suspende Chris (Nancy Allen) do baile que, junto com seu namorado (John Travolta antes do sucesso espetacular de Os Embalos de Sábado à Noite), prepara para vingar-se da protagonista. Carrie, dominando melhor os seus poderes, impõe sua vontade à sua mãe, indo no baile com Tommy. No baile, o casal é eleito como os reis da festa e, na hora da premiação, são banhados com um balde cheios de sangue de porco - a vingança de Chris concretiza-se. Segue-se então uma das sequências mais violentas da década de 70: Carrie, sentindo-se humilhada, usa seus poderes paranormais e destrói a escola, matando quase todos que estão na sua frente. Brian de Palma fez o uso do efeito tridimensional, ou seja: várias telas se abrindo e mostrando várias coisas acontecendo ao mesmo tempo  para o espectador (Ang Lee faria algo parecido na sua versão de "Hulk" de 2003). Voltando para sua casa, tem de enfrentar sua mãe, em outra seqüência espetacular de suspense, terror e violência. Criticado na época por seu excesso de violência, o filme apresentou muito mais do que devastação e sangue (foi utilizado xarope nestas cenas): a fragilidade e os elevados poderes de Carrie foram magistralmente retratados, criando a tensão necessária para prender o espectador por todo o filme. O enredo vai crescendo de tal maneira que fez com que a "resposta" da personagem, "esmagada" por sua mãe e por todos à sua volta, tivesse sentido.O final acrescentado ao filme (Sue, a única sobrevivente, sonha que uma mão sai da cova de Carrie e a agarra) é diferente do livro de Stephen King, chegando a assustar o próprio, que não o conhecia até a exibição do filme.

Sem sombra de duvida foi o grande momento da carreira do diretor Brian de Palma, que após esse, começou a fazer inúmeros filmes como o magistral Os Intocáveis, mas na minha humilde opinião, Carrie: A Estranha é sua maior obra prima.

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Cine Dica: Estreias do Final de Semana (09/09/2022)

 INGRESSO PARA O PARAÍSO

Sinopse: Em Ingresso para o Paraíso, um casal divorciado (George Clooney e Julia Roberts) descobre que a filha está apaixonada e pretende se casar impulsivamente em Bali. Os dois, então, decidem viajar às pressas para a ilha e parar o casamento da jovem, impedindo que ela cometa o mesmo erro que eles.


Veja Também:


A LUTA DE UMA VIDA

Sinopse: A LUTA DE UMA VIDA é baseado na história real de Harry Haft (Ben Foster), cujo amor por uma mulher o leva a sobreviver aos horrores inimagináveis dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Durante o período do seu cárcere, Harry foi forçado por um oficial alemão a lutar contra outros prisioneiros até a morte. Finalmente, Harry escapa e consegue chegar a Nova York, onde começa a desenvolver suas habilidades como lutador. 

MINHA FAMÍLIA PERFEITA

Sinopse: Fred é um publicitário bem-sucedido que busca pela mulher dos seus sonhos. Um dia ele conhece Denise, que depois algum tempo juntos, só aceita ser pedida em casamento depois de conhecer os parentes de Fred, no qual tem vergonha de apresentar sua excêntrica família italiana. Sem escolha, ele marca um encontro no seu trabalho, mas Denise confunde os atores de uma propaganda pela família de Fred, que os contrata para representá-los. Mas ele não esperava que a nova família seria pior de lidar do que sua família de verdade.

O PRÓXIMO PASSO

Sinopse: Elise, uma jovem e promissora bailarina clássica, se machuca em uma apresentação após flagrar a traição do namorado. Apesar dos especialistas dizerem que ela não conseguirá mais dançar, Elise vai lutar para se recuperar, buscando novos rumos no mundo da dança contemporânea.

O TERRITÓRIO

Sinopse: “O Território” fornece um olhar imersivo sobre a luta incansável do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento trazido por posseiros, grileiros, garimpeiros e outros invasores de terras na Amazônia brasileira. Com uma cinematografia inspiradora e um design de som ricamente texturizado, o filme leva os espectadores para dentro da comunidade Uru-eu-wau-wau e oferece acesso sem precedentes às queimadas e desmatamentos ilegais causados pelos invasores em terras protegidas da Amazônia. 

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