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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 15 de abril de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate: 'Elisa e Marcela'

Sinopse: Em 1910, acontecia na Igreja de San Jorge, na região de Coruña, na Galícia, o casamento de Elisa e Marcela. Para driblarem as regras locais e poderem se casar, Elisa forja documentos de um parente falecido e se passa por homem para viabilizar a primeira união homossexual da Europa.  

Se hoje é comum a gente testemunhar casais do mesmo sexo desfrutando o amor quando caminham pela calçada fica até difícil imaginar que, infelizmente, ainda aja preconceito contra eles e que já houve tempos ainda piores. Em "Meninos Não Choram" (1999), por exemplo, Hilary Swank interpreta uma transexual que passa por um verdadeiro inferno no início dos anos noventa nas mãos preconceituosas e que acreditavam que tinham o direito de acabar com a vida dela.  "Elisa e Marcela" (2019) é um retrato de uma época ainda mais perigosa, conservadora, mas que não impediu que duas mulheres lutassem para se amarem por toda a vida.

Dirigido por Isabael Coixet, a mesma do filme "A Livraria" (2018), a trama começa na Argentina, onde uma jovem vai visitar uma mulher que, aparentemente, vive sozinha em uma casa. Imediatamente a trama volta ao passado, onde conhecemos Elisa (Natalia de Molina) e Marcela (Greta Fernández), duas jovens estudantes que se conheceram em uma escola católica e que aos poucos vão se apaixonando uma pela outra. Porém, não demora muito para elas perceberem que terão que lutar muito para manter esse amor intacto.

Com uma belíssima fotografia em preto e branco, da qual me lembrou muito o maravilhoso "O Cavalo de Turim" (2011), o filme lança um pequeno quebra cabeça sobre a origem das duas personagens centrais no prologo da trama. Na medida em que a trama avança, mais precisamente retrocedendo ao passado, aos poucos as respostas vão vindo à tona e da qual elas são correspondidas através das duas jovens protagonistas. Isabel Coixet procura fazer com grande delicadeza para que o nascimento do amor entre as duas soe verossímil, ao ponto que o primeiro beijo de ambas somente ocorre em quase uma hora de filme após vários olhares e intimidade entre as duas.

Tanto Natalia de Molina como Greta Fernández estão incríveis em seus respectivos papeis, sendo que ambas possuem personalidades distintas e cada uma reage de uma forma diferente, tanto com relação do amor entre as duas, como também com relação preconceito que ambas irão enfrentar na medida em que o tempo vai passando. Neste último caso Natalia Molina se sobressai, principalmente nos momentos em que a sua personagem arrisca tudo por esse amor e acaba se disfarçando de homem para enganar as demais pessoas preconceituosas que ficam vigiando-as.

Se estendendo a busca pela felicidade até na cidade de Porto, Portugal, a saga das duas jovens se tornou conhecida por diversas partes do globo e fazendo com que a história se elevasse ainda mais perante aos verdadeiros fatos. O filme somente peca pelo fato de romancear algumas passagens da história de ambas as protagonistas, ou quando acabam omitindo alguns pontos da história real e do qual fazem falta para tornar o filme ainda mais rico em conteúdo para ser desfrutado. Isso não diminuiu o resultado final do longa, principalmente pelo fato dele sintetizar o quanto é preciso se sacrificar para obter o caminho da felicidade em meio a intolerância que, infelizmente, ainda prevalece nos dias de hoje.

"Elisa e Marcela" é um pequeno retrato de uma história de amor entre duas jovens que fizeram o impossível para se manterem juntas em meio aos percalços formados pelo preconceito.  

Onde Assistir: Netflix

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Cine Dica: Próximo Clube de Cinema de Porto Alegre: 'O Traidor'

Segue a programação do Clube de Cinema para o próximo final de semana.

Local: Sala Eduardo Hirtz, Casa de Cultura Mário Quintana

Data: 16/04/2022, sábado, às 10:15 

"O Traidor" ( Il Traditore)

Itália/França/Alemanha/Brasil, 2020, 145 min, 16 anos.


Direção:  Marco Bellochio 

Elenco: Pierfrancesco Favino, Maria Fernanda Cândido, Fabrizio Ferracane 

Sinopse:  No início dos anos 1980, os chefes da Máfia siciliana entram em guerra pelo controle do tráfico de heroína. Um dos chefes do sistema, Tommaso Buscetta foge para o Brasil, enquanto seus filhos e irmãos são assassinados em Palermo. Preso pela polícia brasileira e extraditado para a Itália, ele toma uma decisão que irá mudar os rumos da Máfia italiana: revelar todos os seus segredos para o juiz Giovanni Falcone e trair o voto eterno que fez à Cosa Nostra.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCP


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quinta-feira, 14 de abril de 2022

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (14/04/22)

MEDIDA PROVISÓRIA

Sinopse: Em um futuro próximo distópico no Brasil, um governo autoritário ordena que todos os cidadãos afrodescendentes se mudem para a África – criando caos, protestos e um movimento de resistência clandestino que inspira a nação.


O TRAIDOR

Sinopse: No início dos anos 80, uma guerra generalizada eclode entre os chefes da Máfia Siciliana pelo controle do tráfico de heroína. Tommaso Buscetta, um integrante de alto escalão, foge para se esconder no Brasil. Na Itália, os acertos de contas acontecem enquanto Buscetta assiste de longe seus filhos e irmãos sendo assassinados em Palermo, sabendo que poderá ser o próximo.

ANIMAIS FANTÁSTICOS O SEGREDO DE DUMBLEDORE

Sinopse: O professor Alvo Dumbledore (Jude Law) sabe que o poderoso mago das trevas Gellert Grindelwald (Mads Mikkelsen) está se movimentando para assumir o controle do mundo mágico. Incapaz de detê-lo sozinho, ele pede ao magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) para liderar uma intrépida equipe de bruxos.


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 15 de abril a 01 de maio de 2022

 FANTASPOA 2022

De 15 de abril a 01 de maio, a Cinemateca Capitólio recebe a programação do Fantaspoa, o maior festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de gênero fantástico (fantasia, ficção-científica, horror e thriller) da América Latina.

Ocorrendo anualmente na cidade de Porto Alegre desde 2005, entre os dias 14 de abril e 01 de maio de 2022, celebrará sua décima oitava edição - que também será em parte online. Serão exibidos 188 filmes, entre curtas e longas-metragens, a grande maioria inédita no Brasil, e o evento receberá mais de 70 convidados brasileiros e estrangeiros, que participarão de 37 sessões comentadas com o público e seis atividades de formação. Além das sessões de exibição, serão realizadas atividades paralelas, como três sessões musicadas, três festas, Madrugadão Fantaspoa, entre outros. As sessões de exibição serão realizadas no Cine Farol Santander; Cine Grand Café; Cinemateca Capitólio; Instituto Ling; e Sala Eduardo Hirtz (Cinemateca Paulo Amorim); e as atividades de formação no Instituto Ling. A programação online do Fantaspoa será disponibilizada gratuitamente no site Darkflix (www.darkflix.com.br) - exclusivamente para usuários em território brasileiro - de 22 de abril a 01 de maio, e contará com mais de 30 longas e 85 curtas-metragens.

A programação completa está no site do evento: https://www.site.fantaspoa.com/2022/

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Cine Dica: Streaming: 'Summer of Soul'

Sinopse: Um documentário sobre o lendário Harlem Cultural Festival de 1969, que celebrou a música e a cultura afro-americana e promoveu o orgulho e a unidade negra. 

A verdadeira música não é somente poética, ou romântica, como também fala sobre os tempos atuais em que vivemos e principalmente quando esses mesmos são afetados por questões políticas desanimadoras. No Brasil atual, por exemplo, existe uma persistência forçada para que o público ter que gostar de todas as músicas sertanejas, sendo que as mesmas atuais não passam de uma forma de alienar a população a mando de políticos conservadores e que desejam que nenhuma pessoa pense. "Summer Of Soul" (2021) é um documentário que fala sobre uma geração que pensava e protestava através da música e fazendo com que a mesma se tornasse parte primordial da história.

Dirigido por Questlove, o documentário é musical, parte registro histórico criado em torno de um evento épico que celebrou a história, cultura e moda negra. Ao longo de seis semanas no verão de 1969, a apenas 160 quilômetros ao sul de Woodstock, o Harlem Cultural Festival foi filmado no Mount Morris Park (agora Marcus Garvey Park). O filme captura um empolgante momento cultural nos Estados Unidos, embora subestimado historicamente. Entrevistas com artistas que participaram do evento são intercaladas com apresentações de shows nunca antes vistos de Stevie Wonder, Nina Simone, Sly and the Family Stone, Gladys Knight and the Pips, Mahalia Jackson, B.B. King, The 5th Dimension e muitos outros. O lendário Festival Cultural Harlem 1969, celebrou a música e a cultura afro-americana e promoveu o orgulho e a unidade negra, naquele momento do país.

A virada dos anos 60 para os 70 foi primordial para o começo de mudanças e das quais as mesmas não podiam ser freadas. A contracultura veio forte em um momento em que os EUA estavam sofrendo com a crise econômica, Guerra do Vietnã e governo de Richard Nixon. Neste momento havia uma luta pelos direitos civis cada vez mais fortes, onde a comunidade negra lutou pelos seus direitos perante o preconceito, mesmo quando líderes como Malcolm X e Martin Luther King Jr caiam perante ao racismo e aos jogos políticos.

A música, por sua vez, foi peça fundamental para essa luta sem trégua, sendo que vários artistas usavam as suas letras para dizer algo para o mundo que estava vivendo inúmeras metamorfoses e das quais mudariam a vida das pessoas para sempre. A música gospel, por exemplo, veio em um momento em que a comunidade negra precisava de esperança enquanto sofria diversos preconceitos, violência extrema, e suas letras foram uma forma de para passar força e fé perante os obstáculos. Por mais que a mídia tradicional da época quisesse esconder o que estava acontecendo, o Harlem Cultural Festival foi um marco, mesmo quando boa parte da população estava direcionando a sua atenção para Woodstock ou com a chegada do homem à lua.

O documentário em si possui vários registros impressionantes de vários artistas, sendo que a música se entrelaça com cenas sobre os principais acontecimentos do mundo e da política que estava acontecendo naquelas semanas. Vale destacar os diversos depoimentos que ocorrem durante a projeção, desde os artistas que participaram do evento na época, como também de pessoas comuns que estavam naquela ocasião e que tiveram as suas vidas mudadas. Não deixa de ser emocionante ver o jovem Stevie Wonder cantando os seus maiores sucessos daqueles tempos e sendo mais emocionante vendo o próprio ainda vivo revisitando aquele grande evento através do documentário.

Porém, acima de tudo, a música com o teor político foi a alma daquele evento e Nina Simone foi sangue pulsante para fortalecer a ideia como um todo. Embora apareça somente no ato final do documentário, a figura forte de sua pessoa rouba a cena da obra e cuja as suas letras musicais com teor político sintetizam o estado de espirito de um povo que se encontrava cansado e que lutaria com todas as suas forças para combater o preconceito. Uma luta que, infelizmente, perdura até os dias de hoje e o documentário vem em um momento para nos dizer que a arte, seja ela visual ou musical, estará presente neste combate que não terminará tão cedo.

Vencedor do Oscar de Melhor Longa Documentário de 2022, "Summer Of Soul" é um registro histórico de tempos de mudanças, pelo direito de igualdade e enfrentamento contra o poderio preconceituoso e branco. 

Onde Assistir: Disney+

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 14 A 20 DE ABRIL DE 2022 da Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

 LOLA E O MAR


SALA 1 / PAULO AMORIM


14h15 – A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS Assista o trailer aqui.

(Lunana: A Yak in the Classroom - Butão/China, 2019, 110min). Direção de Pawo Choyning Dorji, com Sherab Dorji, Kelden Lhamo Gurung. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Cansado da vida em seu pequeno país, um jovem professor butanês resolve tentar a sorte como cantor na Austrália. Mas ele precisa cumprir um último ano de trabalho e é enviado a uma escola distante, em uma aldeia glacial chamada Lunana. Sem conforto algum, o professor começa a ensinar as crianças da aldeia e, aos poucos, descobre os encantos do lugar. O longa foi um dos cinco concorrentes ao Oscar de filme internacional.


16h15 – A MULHER DE UM ESPIÃO Assista o trailer aqui.

(Supai no Tsuma - Japão, 2021, 115min). Direção de Kiyoshi Kurosawa, com Yu Aoi, Issey Takahashi, Ryota Bando. Zeta Filmes, 14 anos. Suspense/drama.

Sinopse: Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o empresário japonês Yusaku é afetado em seus negócios pelo alinhamento do Japão com a Alemanha e a Itália. Então, resolve buscar outros pontos comerciais na Manchúria, onde acaba testemunhando fatos políticos graves. Enquanto isso, a mulher de Yusaku é procurado por Taiji, amigo de infância e hoje um militar importante. Prêmio de melhor direção no Festival de Veneza em 2020.


18h30 – GAROTO CHIFFON Assista o trailer aqui.

(Garçon Chiffon - França, 2021, 110min). Direção de Nicolas Maury, com Nicolas Maury e Nathalie Baye. Imovision, 14 anos. Comédia.

Sinopse: Jérémie é um ator famoso que está passando por dificuldades emocionais e financeiras. Cansado e sem saber lidar com suas desventuras românticas, profissionais e familiares, o ator decide sair de Paris e buscar conforto na companhia da mãe, que mora no interior. Mas ele logo percebe que a mãe não está muito interessada em confortá-lo.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – O TRAIDOR *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Il Traditore - Itália-França-Alemanha-Brasil, 2020, 145min). Direção de Marco Bellocchio, com Pierfrancesco Favino, Maria Fernanda Cândido, Fabrizio Ferracane. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: No início dos anos 1980, os chefes da Máfia siciliana entram em guerra pelo controle do tráfico de heroína. Um dos chefes do sistema, Tommaso Buscetta foge para o Brasil, enquanto seus filhos e irmãos são assassinados em Palermo. Preso pela polícia brasileira e extraditado para a Itália, ele toma uma decisão que irá mudar os rumos da Máfia italiana: revelar todos os seus segredos para o juiz Giovanni Falcone e trair o voto eterno que fez à Cosa Nostra.


*Não haverá sessão na quarta, dia 20.*


17h15 – LOLA E O MAR *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Lola vers la Mer - Bélgica-França, 2021, 90min). Direção de Laurent Micheli, com Mya Bollaers e Benoît Magimel. Filmicca, 14 anos. Drama.

Sinopse: Lola é uma jovem trans que sempre contou com o apoio da mãe para seguir sua vida. Quando ela morre, Lola volta para casa e enfrenta a indiferença do pai. Apesar de tudo, os dois terão que se unir para cumprir o último pedido da mãe: ter suas cinzas jogadas no lugar onde passou a infância, em uma praia do Mar do Norte. Mya Bollaers ganhou o Prêmio Magritte (o Oscar Belga) de atriz revelação.


*Não haverá sessão na quarta, dia 20.*


19h – MATEÍNA – A ERVA PERDIDA Assista o trailer aqui.

(Uruguai/Brasil/Argentina, 2021, 80min). Direção de Joaquín Peñagaricano e Pablo Abdala Richero, com Federico Silveira, Martín Sacco e Diego Licio. Lança Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Num futuro próximo, a erva-mate está proibida para consumo no Uruguai. Dispostos a lucrar com o episódio, dois vendedores ilegais iniciam uma jornada rumo ao Paraguai para contrabandear o insumo. Durante a viagem, transformam-se em heróis por acaso — e tentam devolver ao povo sua identidade perdida. Prêmio de melhor filme no Festival de Cinema da Fronteira em 2021.


*Não haverá sessão na quarta, dia 20.*


XVIII FESTIVAL FANTASPOA

1º DIA DE FANTASPOA


 QUARTA-FEIRA, DIA 20 DE ABRIL


16h – O DIA DE HOJE

(França, 2021, 67min). Direção de Maxence Stamatiadis, com Maxence Stamatiadis. 12 anos. Drama, Ficção-Científica.

Sinopse: Suzanne decide trazer seu marido de volta à vida utilizando uma nova tecnologia deep-fake, mas ele se mostra diferente do homem que ela amava. Mesmo descontente com a nova versão do marido, Suzanne decide se resignar pois "é melhor do que nada".


17h45 – PUTA MERDA!

(Alemanha, 2022, 90min). Direção de Lukas Rinker, com Gedeon Burkhard, Rodney Charles, Uke Bosse, Yuki Iwamoto (voz), Friederike Kempter. 14 anos. Ação, Comédia, Suspense.

Sinopse: Quando o arquiteto Frank recobra a consciência, ele está ensanguentado e trancado em um banheiro portátil. Frank logo percebe que precisa achar uma forma de sair dali, ou morrerá explodido dentro de uma hora.


19h30 - JACINTO

(Espanha, 2021, 95min). Direção de Javi Camino, com Pedro Brandariz Gómez, Anxela Baltar, Corinna Rautenberg, Juanma Buiturón, Miro Magariños. 16 anos. Terror, Suspense.

Sinopse: Jacinto é uma criança de 9 anos presa no corpo de um homem de 40. Ele vive em Mallou, um decadente vilarejo no meio das montanhas da Galícia, com seus pais e seu porco. Jacinto vive em um mundo de fantasias, mas sua vida muda com a chegada das novas vizinhas: Alex e Ana, duas musicistas de black metal em busca de um lugar bucólico para gravar seu novo disco. 


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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terça-feira, 12 de abril de 2022

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: 'O Fundo do Coração'

Nota: Clássico exibido para os associados no último sabádo (09/04/2022)
Sinopse: No dia quatro de julho, Hank e Frannie, um casal trabalhador que vive nos arredores de Las Vegas, completam cinco anos juntos. Eles planejam comemorar, só que ao invés disso, brigam e terminam tudo.  

Francis Ford Coppola é um cineasta que gosta de se arriscar, ao ponto de pôr em risco os projetos que tem em mãos. Se no desenvolvimento de sua obra prima "O Poderoso Chefão" (1972), o diretor estava quase sempre em risco de ser demitido pelos engravatados do estúdio a qualquer momento, por outro lado, ele conheceu o inferno na realização de "Apocalypse Now" (1979) que, embora tenha se tornado um sucesso de público e de crítica, o afetou fisicamente e mentalmente. Em "O Fundo do Coração" (1982) ele veio conhecer finalmente o fracasso, mas não significa que ele estava errado.
Em "O Fundo do Coração", no dia quatro de julho, Hank (Frederick Forrest) e Frannie (Terri Garr), um casal trabalhador que vive nos arredores de Las Vegas, completam cinco anos juntos. Eles planejam comemorar, só que ao invés disso, brigam e terminam tudo. Mesmo com o recente fim do relacionamento, os dois resolvem sair à procura de novos parceiros: Frannie conhece um cantor e garçom (Raul Julia) e Hank se envolve com uma bela artista de circo (Nastassja Kinski). Só que eles ainda se amam, mas não dão o braço a torcer.
A história em si não traz nenhuma novidade, já que casais em crise tem aos montes dentro da história da sétima arte. Porém, Coppola cria um verdadeiro show de luzes e cores, onde a fotografia de cores quentes realizada por de Vittorio Storaro simboliza tempos mais dourados do gênero musical e do qual já se encontrava datado na época, mesmo quando o cinema estava obtendo estouros de bilheteria com sucessos como, por exemplo, "Os Tempos da Brilhantina" (1978). Além disso, a edição de arte que reconstitui Las Vegas é um grande espetáculo e fazendo do filme a maior produção do realizador até aquele ponto.
Coppola ama o cinema acima de tudo e por conta disso ele usa o filme para incrementar as velhas fórmulas de como se fazia filmes antigamente, desde usando maquetes, como cenários nitidamente artificiais, porém, com grande charme e imagens sobrepostas uma na outra e criando assim um belo jogo de cena. Os planos-sequências é outro item de destaque, onde a câmera do realizador caminha suavemente pelos cenários e nos revelando inúmeros detalhes e dos quais muitos somente são detectados em uma segunda visita a obra. Tudo isso não foi o suficiente para o filme escapar do grande fracasso que foi na época.
O orçamento inicial de US$ 2 milhões estourou de forma nunca antes nem depois vista na história do cinema e chegou a US$ 27 milhões, sendo uma fortuna altíssima para um drama-musical romântico. Só a construção dos sets consumiu fortunas. Coppola insistiu em recriar no estúdio até mesmo o aeroporto McCarran de Las Vegas. Isso não foi o suficiente para atrair o público que acabou não comparecendo aos cinemas. O filme teve, nos cinemas americanos, a renda de apenas US$ 636 mil, e a empresa do diretor, a Zoetrope Studios, faliu.
Revisto hoje se percebe que a obra, embora prestando uma homenagem a um gênero desgastado para a época, estava ao mesmo tempo a frente do seu tempo, principalmente em um momento em que o cinema norte americano estava cada vez menos interessado em cinema autoral e sim mais em diversão após o fenômeno "Star Wars" (1977). Coppola cria aqui o que, talvez, venha a ser o seu filme mais pessoal de sua carreira, pois ele é uma declaração de amor de como se fazia filmes de antigamente e cuja a fórmula o diretor repetiria novamente na realização de "Drácula de Bram Stoker" (1992). Mas se sua visão autoral domina o projeto de cabo a rabo, por outro lado, o elenco principal também não fica atrás na questão de bons desempenhos.
Tanto Teri Garr, de "Tootsie" (1982) como Tom Waits, de "Selvagem da Motocicleta" (1983) estão ótimos interpretando o casal central em crise, mesmo quando os mesmos são ofuscados pelos coadjuvantes. Neste último caso se destacam Raúl Julia que viria a ganhar fama mundial através de "O Beijo da Mulher Aranha" (1985) e de Nastassja Kinski que viria posteriormente estrelar alguns dos melhores filmes da década de oitenta que foi "Paris Texas" (1984). Ambos interpretam personagens que fazem o casal central mergulhar no lado mágico, porém, perigoso da cidade que não dorme e cabe ambos aprenderem com os erros e acertos de suas vidas em meio a tentações e fantasias distantes.
"O Fundo do Coração" é um exemplo clássico de filmes que vencem a barreira do tempo, provando que o público e a crítica da época estavam enganados e sendo lembrado pelos cinéfilos atuais e com muito carinho. 

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