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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 5 de março de 2009

Cine Curiosidades: O que rolou antes de Watchmen?





Como todos sabem a obra maxima de Alan Moore finalmente irá chegar neste final de semana com estreia mundial e com um grande desafio. Será que o publico irá assistir um filme que vai contra as suas espectativas? O mundo está preparado para assistir Watchmen? Pelas criticas que eu li até agora, o filme é bem fiel as suas origens e se for metate do que eu li nos quadrinhos na época, com serteza o publico que for assistir irá ver um filme completamente diferente do que imaginava, principalmente se espera um filme cheio de ação o que não é o caso, quem leu sabe o que estou falando.
Mas sucesso de bilheteria ou não para mim é menos do que importa, o importante é que Watchmen foi transporto pelas telas por um diretor fã confesso da obra, Zack Snyder,(300, Madrugada dos Mortos) e que sabia que fazer uma adaptação como está seria dificiel mas era preferivel ele passar por esse sacrificio do que ver outro diretor fazer esse filme e estragar tudo como ele propio falou esses dias.

Mas antes mesmo dessa adaptação, já rolou algumas adaptações das obras de Alan Moore cujo propio não gostou de nenhuma e tão pouco assistiu, na verdade esse rancor é uma longa historia que contarei agora a seguir, contando junto com as adaptações das obras de Moore que ja rolou no cinema, confiram.

DO INFERNO

Nesta historia, Moore foi fundo sobre quem era realmente Jack, o Estripador, assassino famoso que botou medo em londres no século retrasado, aqui Moore lança inumeras hipoteses de quem era o assassino e acaba por envolver até a familia da Inglaterra em uma historia carregada de erotismo, violencia (e ponha violencia nisso) e suspense de tirar o folego.
Para o cinema a historia foi dirigida pelos irmãos Hughes e estrelado por Johnny Depp que aqui interpreta um detetive viciado que ao mesmo tempo dependente mas disposto a encontrar o verdadeiro assassino.
O filme em si é otimo e fez retativo sucesso de publico e critica, contudo se comparar esse filme com a obra original seria até covardia porque a pelicula não mostra nem 20% do conteudo que Moore escreveu no papel, ou seja, era material demais para ser levado a tela e a violencia não chega nem perto do que foi mostrado no papel, alguns personagens até foram esquecidos ou alguns modificados, contudo o filme foi um primeiro passo ousado de levar uma obra de Moore as telas e as coisas poderiam melhorar mais para frente, mas não foi bem assim.



A Liga Extraordinária

Idéia de genio, neste Grafic Novel, Moore destrincha inumeros personagens conhecidos da literatura e forma um super grupo disposto a proteger o mundo, ao mesmo tempo que mostra personagens mais humanos do que nunca como o Allan Quatermain que possui na historia problemas com drogas.
Seria uma otima historia levada as telas, seria, pois o diretor Stephen Norrington (Blade) usa o mesmo grupo dos quadrinhos mas o resto, a historia, e algumas caracteristicas dos personagens foram para o espaço.
Nem me atrevo a continuar a dizer sobre as modificações, o que posso dizer como exemplo é que eles tentaram fazer algo mais viavel para o publico em geral, para tanto Allan Quatermain no cinema (Sean Connery) não era mais dependente quimico e virou lider do grupo, sendo que nos quadrinhos o lider era Mia das historias de Dracula.
O resultado de tantas mudanças foi o imediato fracasso da produção e o desentendimento total de Moore com os estudios de cinema. Moore depois dessa jurou de pé junto que jamais queria daquele dia em diante que seu nome estivesse envolvido em nenhuma produção das suas crias e esse juramento ele mantem até hoje, até aonde eu sei não tem ninguem que mude de ideia o mago dos quadrinhos.


CONSTANTINE

Amo esse filme, amo de verdade, mas e os fãs? Uns gostam, outros detestam.
Constantine era para ser um filme que tinha tudo para dar errado, para começar a direção coube a um diretor estreante de video clipes Francis Lawrence, a historia não se passaria em Londres como nos quadrinhos e para piorar Constantine deixaria de ser loiro e inglês para se tornar um moreno e americano que vive em Los Angeles.
Já não é o suficiente para ser crusificado? Tem mais, o personagem no filme usa uma arma para destruir os demonios em forma de crus????

Mais eis que estes detalhes, todos eles estão lá, mas surpreedentemente a historia do filme funciona bem a tela, Francis Lawrence sabia do vespeiro que estava se metendo por isso segurou o tranco criando um filme que mistura, terror e fantasia com boas dosagens de suspense. Fora isso a parte tecnica do filme ajudou em muito, fotografia e efeitos especiais caminharam lado a lado durante a projeção, mas e o elenco? Keanu Revees apesar de sempre continuar com a cara inespressiva se saiu bem como o mago, digamos que o jeito de canalha e fumante inveterado cairam como uma luva e cumpriu o seu papel. Não posso esquecer do resto do elenco, Rachel Weisz,Shia LaBeouf, Djimon Hounson e Tilda Swinton cumprem bem seus papeis como aliados (ou não) de Constantine mas é Peter Stormare(Fargo) como Lucifer que rouba a cena num momento crucial no final do filme, sua perfomasse mereçe palmas.
Talves Constantine seja uma das raras adaptações que mesmo não sendo fiel a sua fonte cumpre o que é mais importante, ser um bom filme e ser acima de tudo reconhecido ao longo dos anos.



V DE VINGANÇA

A historia do terrorista mascarado disposto a tudo a destruir uma ditadura que domina Londres num possivel futuro era considerado para muitos, assim como Watchmen, uma historia infilmavel. Mas coube os Irmãos Wachowski a dizer "não" a isso. Para isso eles decidiram produzir a historia após o termino da triologia Matrix mas a direção coube a um dos seus tecnicos James McTeigue.
Estrelado por Hugo Weaving como o V e por Natelie Portman o filme em si carrega a mesma mensagem do Grafic Novel mas possui inemeras diferenças, algumas partes incurtadas e alguns personagnes limados mas no geral o filme funciona e cumpre o seu papel como um otimo filme e corajoso alias, ja que ainda em 2006 na época que a produção foi lançada a palavra terrorismo soava meio que com desconforto, o mundo e ainda hoje alias sente as cicatrizes do 11 de Setembro e a trama toca em diversos assuntos como que leva uma pessoa ser terrorista? E vale a pena levantar a mão para um governo intolerante? Mesmo com os fãs reclamando que o grafic Novel é bem melhor (e é alias pois eu li o volume antes de assistir a pelicula) o filme fala por si.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Cine Curiosidades: O que nos faz nos pegarmos nos vendo mais de uma vez um filme?

Essa pergunta eu faço para mim mesmo quando me pego vendo toda a hora o mesmo filme mas o que leva eu ou outra pessoa a fazer isso?
Existe muitas respostas, como a pessoa se identificar em um dos personagens, quando a historia é realmente boa, significativa ou simplesmente quando a produção funciona em tudo, desde o elenco a produção caprichada e envolvente. Aqui eu solto a lista dos 5 filmes que mais eu me peguei assistindo inúmeras vezes

Ensaio Sobre a Cegueira

Fernando Meirelles é com certeza um dos melhores diretores que surgiram neste novo século e com serteza irá mais longe. Depois de Cidade de Deus e Jardineiro Fiel, Fernando teve a ousadia de adaptar para o cinema Ensaio Sobre a Cegueira de José Saramago que muitos consideraram uma historia infilmavel. Mais eis que Fernando consegue e o próprio autor adora. A trama narra uma inexplicável epidemia de cegueira e se passa em grande parte dentro de uma estrutura de confinamento para os que perderam a visão. Nos claustrofóbicos interiores, o Ensaio Sobre a Cegueira do trio vale-se de super exposição, foco e abstraccionismo sensível, mas usando apenas variações tonais dessaturadas que levam ao branco, com surpreendente resultado. Nos vazios exteriores do terceiro ato, um amálgama urbano formado por partes de São Paulo e Montevidéu, encontramos outro tipo de contraste e, enfim, o preto - na seqüência mais "cega" do filme, excepcional.
Como sempre Fernando faz uma exelente montagem de imagens fazendo nos algumas vezes não enxergar o que esta acontecendo (como o criticado estupro coletivo), as vezes os rostos dos personagens são cortados dos lados do canto da imagem fazendo que agente se esforce um pouco para ver quem esta passando na tela. Destaco a otima perfomasse de Juliane Moore que aqui carrega o fardo de ser a única com visão e acaba por entender que todos precisam dela, aja o que houver. Um dos melhores filmes do ano passado que foi infelizmente injustiçado no ultimo Oscar e neste momento é o filme que mais estou vendo toda hora, pelo menos serviu para tirar um vicio de ficar vendo o filme que falarei logo abaixo

Cheiro no Ralo

Nunca imaginei que um dia me pegaria vendo um filme brasileiro tantas vezes. Desde a retomada do cinema brasileiro em 1994, o nosso cinema mostrou todo o esforço possível para fazer obras a ser reconhecidas tanto para critica e para o publico e para o mundo afora. Com isso surgiram pérolas como Cidade de Deus, Tropa de Elite, Central do Brasil e dentre outros. Mas foi um pequeno filme que me pegou de vez.
Neste filme somos apresentados a Lourenço (Selton Mello espetacular), um comprador de objetos usados, vive enfornado em um galpão, protegido dos fracassados do mundo por uma secretária e um segurança. Lourenço é noivo, come estrogonofe, dirige uma Veraneio e leva a vida de forma comum. Porém, conforme aumenta o cheiro desagradável que vem do ralo do banheiro de seu escritório, começam suas obsessões... um olho de vidro, uma bunda continental... na mente de Lourenço, tudo está conectado, além de é claro humilhar as pessoas que chegam até ele vendendo coisas usadas.
Heitor Dhalia que antes havia feito o elogiado Nina faz com pouquíssimos recursos um filme cheio de conteúdo e um show de montagem e fotografia, isso sem falar na metamorfose de Selton Mello interpretando o Lorenço, um personagem que por mais que seja terrivel com o seu proximo, conseguimos nos identificar com ele, pelo fato de todos nos termos um lado sombrio querendo despertar sempre, no caso de Lorenço foi o cheiro do ralo que despertou seu lado perverso.
Um filme que mistura de tudo um pouco, desde a drama a maior comédia de humor negro, indispensável.

Blade Runner

Nem vou começar a dizer do porque vejo tantas vezes esse filme, para isso basta ler a matéria que eu já escrevi sobre essa obra prima no link abaixo, e desde já fiquem com video acima escolhido a dedo por mim

http://cinemacemanosluz.blogspot.com/2008/09/sesso-clssicos-blade-runner.html

Deby Loyde

Momento de confissão: Se não fosse por minha mãe não sei se veria tantas vezes esse filme, mas foi por causa dela que vi esse filme até enjoar. Acho que foi em 97 ou 98 que gravei esse filme na Tela Quente numa fita de VHS, daí foi só minha mãe assistir que queria ficar vendo toda hora, desde comigo ou quando eu saia ela queria que eu deixasse. No fim acho que ela acabou vendo mais do que eu, mas eu acabei vendo tanto também que acabei gravando cada frase do filme, sabendo o que eles iriam dizer logo em seguida. Mas o filme em si é realmente uma otima comédia misturada com o género Rodie Movie, Jim Carrey no auge da carreira está em sua melhor forma gerando inúmeros momentos antologicos como na parte do sonho em que se a pessoa não rir neste momento tem um problema bem sério. A surpresa fica para o ator sério Jefi Deniels que aqui interpreta Deby, o melhor amigo de Loyde (Carrey) que chega a ser tão idiota quanto o outro e também tem os seus grandes momentos na trama como o Hilário passeio na neve.
Com isso esse filme foi visto tantas vezes em VHS que a fita se desgastou de vez, pelo menos recuperei essa grande comédia em DVD.


TITANIC

Ok, ok, acho que todo mundo chegou em um estagio que ninguém mais aguenta ouvir mais falar de Titanic, mas não há como negar que o filme chegou a um ponto em fazer pessoas, que nunca tinha ido no cinema, assistir o filme inumeras vezes. Titanic vi realmente inúmeras vezes, no cinema vi cinco vezes e em VHS perdi a conta e realmente devo muito ao filme de James Cameron, primeiro porque foi apartir deste que realmente fiquei viciado a sétima arte e segundo foi por causa desse filme que me fez sair sozinho de casa para a capital, SERIO. Eu moro em Guaiba e naquele tempo em 97 não me imaginava ir sozinho para Porto Alegre mas quando o filme chegou em cartaz algo me fez fazer pedir para o meu pai me deixar de carro por la mas daí eu fosse embora sozinho para casa e mesmo ele relutante deixou que eu fizesse isso.
Com isso comecei a vir em seguida para a capital sozinho e consegui um emprego por aqui caminhando sozinho. Para se ver, um filme serviu para eu amadurecer. Quem disse que filmes não mudam a vida das pessoas?

domingo, 1 de março de 2009

Cine Curiosidades: PRESTO

Uma das coisas mais divertidas da Pixar é que sempre antes deles exibirem seus longas metragens no cinema eles sempre veem com um curta antes da sessão, fazendo claro uma referencia dos tempos antigos do cinema que sempre exibiam um curta metragem antes do filme principal. Quando Wall-E foi ao cinema não foi diferente. Presto conta a historia dum coelho de um magico, que desesperado quer porque quer sua presiosa senoura mas antes disso terá que encarar o nariz inpinado do seu dono, o magico do curta que usa uma cartola e um gorro de magico, fazendo uma refencia alias ao filme Fantasia.
O curta é hiper engraçado, me lembro bem de como as pessoas riam quando assistiam, com você o curta PRESTO.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Cine Curiosidades: Oscar 2009: Em memoria dos que se foram

Todo o ano a academia sempre guarda um espaço para prestar homenagem a aqueles que se foram durante o ano, seja atores, atrizes, diretores, roteristas e etc. Esse ano muitos se foram como Chanton Reston mas com serteza uma das perdas mais sentidas foi mesmo de Paul newman, por isso reservaram ele em especial somente no final do clipe da homenagem, mais do que justo impossivel, confiram:

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Cine Dicas: Estreias no final de semana: Força Policial

Final de semana chegando e poucas estreias chegando na capital gaucha, contudo já existe pre-estreias de Quem quer ser um Milionário? Grande vencedor do Oscar que estreia oficialmente dia 15 de março, colocaram somente nesta data tudo por causa de uma das estreias mais esperadas do ano que chega agora nos proximos dias, Watchmen que estreia mundialmente de 06 de março. Enquanto esses dois grandes filmes não estreiam ficamos com esse aperetivo.

Força Policial

Em Força Policial, drama de Gavin O Connor, uma armadilha faz com que quatro policiais de Nova Iork sejam assassinados. Todo o departamento de policia fica em alerta, Francis Tierney (Jon Voight), o chefe dos detetives pode a um de seus filhos, Ray Edward Norton) que lidere a investigação sobre o caso. Embora relute em um primeiro momento, Ray Tirney assume a função tendo em mente que os policiais mortos, Francis Tierney Jr (Noah Emmerich), e também com seu cunhado, Jimmy Egan (Colin Farrell).
De inicio, o caso aparenta ser uma tentativa desastrada de desarticular uma quadrilha de drogas, mas aos poucos, Ray descobre que alguém denunciou os quatro aos traficantes. Ray precisa limpar o nome dos colegas acusados de corrupção por conta da ação em que morreram. No decorrer das diligências, ele descobre mias do que gostaria: O rastro do crime aponta direto para sua propia casa. Qualquer decisão que venha a tomar pode mudar para sempre sua vida e também a daqueles a quem ama.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Cine Dicas para o feriadão: Estreias no cinema no final de semana

Eu sou uma das muitas pessoas que não gosta do Carnaval, e agora gosto menos ainda, depois que a famigerada Globo anunciou que não ia transmitir ao Vivo a cerimonia para sim exibir os disfiles, sacanagem.
Mas tem outras opções para assistir o Oscar como a TNT e a internet e falando de opsões dou aqui umas boas dicas de cinema para se distrair neste feriadão, confiram:

Milk- A voz da Igualdade

Forte candidato ao Oscar de melhor filme, Milk de Gus van Sant (Elefante) teve oito indicações ao OSCAR. Com um orçamento de pouco mais de 15 milhÕes de dolares o diretor norte americano acalentava a idéia de realizar a cinebiografia do Harvey Milk há 15 anos. Ao longo desse periodo, vários atores estiveram cotados para interpretar o personagem, mas foi Penn que levou o papel.



O filme conta a historia de Milk (1930-1978), politico que assumiu ser gay e foi assassinado logo depois. Milk, no começo dos anos de 1970, era funcionário de uma companhia de investimentos de Nova York que, para mudar de vida, decidiu morar com o seu namorado, Scott Smith (James Franco), em San Francisco, onde abriram uma loja de revelação fotografica. Disposto a enfrentar a violência e preconceito da época, Milk buscou direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Com colobaração de amigos e voluntários (não necessariamente homossexuais), entrou em uma intensa batalha politica e conseguiu ser eleito para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco.
Quando isso aconteceu, em 1977, ele se tornou o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importancia dos Estados Unidos. Como a sociedade não estava preparada para o avanço que isso representava, Milk foi morto no ano seguinte, por Dan White, um adversário de carreira desconsolado com a perda das urnas. Para Van Sant, se seu país de origem e especialmente San Francisco se revelou tolerante mais tarde, muito desse status de liberdade sexual se deveu a atuação de pessoas como Milk. Hoje ele é referencia para as comunidades de GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e travestis).

Rebobine, por favor

O comediante Jack Black, de A Escola Do Rock, conta com participação das estrelas Sigourney Weaver e Mia Farrow em Rebobine, por favor, filme nostalgico que revisita o clima de uma locadora de fitas VHS. Jerry (Blak) é o mecânico da visinhança e vive em um trailer, perto das máquinas de força da cidade. Como acha que estão matando-o lentamente, decide sabotar a casa de força. Fica magnetizado e acidentalmente apaga todas as fitas de video ao visitar a videlocadora em que o seu melhor amigo Mike (Mos Def) trabalha. Para não magoar a cliente mais fiel (Farrow), que sofre de esclerose e acha que nunca viu os Caças Fantasmas , a dupla decide refazer o filme apagado no quintal da casa de Jerry.
Como a edição é um grande sucesso, os amigos e a visinhança passam o tempo produzindo filmes, como De volta para o futuro, Robocop e o Rei Leão. Durante algum tempo evitam a falencia do dono da locadora, o Sr Fletcher (Danny Glover), homem teimoso que se recusa a modernizar a sua loja e enfrentar a concorrencia dos estabelecimentos em DVD.

Cine dicas para o feriadão: Lançamentos para o DVD

Carnaval chegando e feriadão chegando também, numa semana que eu tive muito serviço na minha área tive pouco tempo para atualisar o meu blog aqui mas aqui estou eu novamente dando algumas dicas que chegam essa semana em DVD e que vale uma conferida

Segurando as Pontas

Produzida por Judd Apatow, a comédia traz atuação de James Franco indicada ao Globo de Ouro. Mesmo assim, o filme não entrou em circuito comercial no Brasil, chegando diretamente em DVD que, pelo menos, é repleto de extras interessantes. Franco é o negociante de drogas Saul Silver, que, ao lado de Dale Denton (Seth Rogen, de Ligeiramente Grávidos), tenta comprar uma erva, especificamente uma preparada de maneira rara, conhecida como Pineapple Express.

Dos mesmos envolvidos de otimas comédias escrachadas como Ligeiramente Grávidos, Segurando as Pontas deu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical para James Franco, (O Rarry Osborns da triologia do Homem Aranha) mostrando um bom pontencial para um otimo futuro em género diversos.
Dá para dizer que é um filme sobre maconheiros e para maconheiros; que é para homens; que é para quem gosta de comédias rasgadas. Só não dá para ignorar o talento do diretor David Gordon Green no uso do scope (toda a dimensão da tela) e no tempo das piadas. Provavelmente é seu melhor filme.

ROCKNROLLA - A GRANDE ROUBADA

Depois de fracassar com Destino Insólito, o cineasta inglês Guy Ritchie volta ao estilo cinematográfico que o consagrou em Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes. Cheia de meandros, a história envolve um chefão do crime (Tom Wilkinson), um trio de bandidos (Gerard Butler, Idris Elba e Tom Hardy), uma contadora sexy (Thandie Newton); um roqueiro doidão e excêntrico (Toby Kebbell); um milionário russo (Karel Roden) e o braço direito do chefão, que sabe de absolutamente tudo (Mark Strong) e é o narrador da trama.

O tempo se confirmou que Guy Ritchie ter se casado com Madonna não foi uma boa coisa, pois desde Porcos e Diamantes ele não fazia um bom filme que mereça nota. Aqui ele retorna em grande estilo trazendo todos os elementos que fizeram ele ser comparado a Quentin Tarantino na época que ele chamou a atenção Jogos, Trapaças e dois Canos fumegantes. Se é para continuar fazendo filmes com qualidade então que continue solteiro pois casamento com a Madonna não rendeu bons frutos, pelo menos para a 7ª arte

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cine Curiosidade: Globo não exibira o Oscar

Nos ultimos anos a emissora carioca tem fazido um trabalho de porco com a cerimonia do Oscar. Nem vou falar do assunto que me da até nojo mas tem alguem conhecido meu que consegue falar no preto e no branco uma frustação que todos nos sentimos, confiram: http://www.cinemaemcena.com.br/pv/BlogPablo/post/2009/02/10/A-Globo-e-o-Oscar.aspx

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cine Dicas: Estreias no final de semana: Candidatos ao Oscar invadem o RS

Aos poucos os indicados ao Oscar vão estreando ao longo do tempo em nosso estado, agora é a vez de mais dois conrrentes de peso entrarem em cartasz e outras estreias, confiram:

O Leitor

De Sephen Daldry e retirado do romance de Bernhard Schilink, é um dos candidatos a categoria de melhor filme, na corrida pelo Oscar 2009-além de ter obtido indicações para Diretor, Roteiro Adaptado, Fotografia e Atriz (Kate Winslet, que ganhou o Globo de Ouro).

Desde o lançamento de Perfume (1995) é a obra alemã mais aclamada pela critica e pelos leitores, traduzida para 39 linguas e vencedora de prêmios, como o Welt (Alemanha), o Grinzane Cavour (Itália) e o Laure Bataillon (França). Com orçamento de US$32 milhões, o filme propõe uma questão: como amar alguem que cometeu uma grande atrocidade?
Na Alemanha pós Segunda Guerra Mundial, o adolecente Michael Berg (David Kross), que está com escarlatina, recebe a ajuda de Hanna Schmitz (Kate Winslet), que tem mais do que o dobro de sua idade. Ao se recuperar, ele a procura para lhe agradecer. Logo eles se apaixonam e iniciam um caso secreto, com encontros que decorrem como um ritual: primeiro tomam banho, depois ele lê fragmentos de livros de Goethe, Dickens, Tolstói e Schiller. Só então fazem amor. Esse periodo de felicidade tem um fim abrupto quando Hanna desapareçe, sem explicações da vida de Michael. Oito anos depois, ele é um estudante de Direito que se surpreende ao reencontra-la.
Michael é convidado a tomar parte em um julgamento contra criminosos do regime nazista e descobre que Hanna é um dos réus. O reencontro o lançaem uma ciranda de culpa e piedade. Debatendo-se entre as lembranças da antiga amante e a indignação pelos crimes, o rapaz tenta descobrir quem é a mulher que amou.
Hanna por sua vez sofre a acusação de ter sido oficial de um campo de concentração. De um lado, há iniciação sexual e todo o que restou de uma relação para ele importante, enquanto que, de outro, pesam contra ela fatos muito graves, é duplo sentimento que se resolve dentro do estudante de direito.

O Lutador

Entra em pre-estreia no cine Unibanco Arteples e Rua da Praia um dos filmes mais esperados dos ultimos meses, ou como todo mundo anda dizendo, a ressureição de Mickey Rourke que já dava ares de retorno desde Sin City mas é aqui em O Lutador que finalmente ele resurge das sinzas.
Ja ganhando um Globo de Ouro por esse filme de melhor ator e ainda cotado como favorito para receber o Oscar na mesma categoria. O filme gira em torno da volta de Randy "The Ram" Robison ao ringue. Ele é um ex campeão, aposentado e decadente que aceita participar de um circuito alternativo de luta livre para realizar sua ultima apresentação
Seu objetivo, porém, é maior. Quer derrotar um antigo inimigo.



Para Roourke, o filme gira em torno do melancolico universo paralelo dos ex famosos esquecidos pelo tempo.
Quando recebeu o Globo de Ouro, o ator comparou o filme ao seu própio ostracismo, lembrando-se do tempo em que passou a receber apenas a companhia de cães, depois de ter estourado bilheterias em todo mundo com Nove e Meia Semanas de Amor e em filmes mais importantes como O Selvagem da Motocicleta e Barfly (em que fez o escritor Beatnik Charles Bukovski). Obra de baixo orçamento, o filme de Darren Arronofski também conta com outros nomes esquecidos em sua equipe. A oscarisada Marisa Tomei faz a namorada do Lutador e o cantor Axl Rose (dos Gus N Roses) cedeu gratuitamente a inclusão de um de seus sucessos para o filme.

Verônica

O Cineasta Mauricio Farias busca falar sobre o Rio de Janeiro pelo viés dos herois populares, no caso, os professores municipais que dão aulas em bairros periféricos assolados pela criminalidade e que raramente recebem ajuda do poder publico para trabalhar decentemente.
Estas pessoas atuam educando e criando um mínimo de ordem onde praticamente não existe infra estrutura e segurança, acredita Farias, que criou uma heroína (Andrea Beltrão), uma professora acostumada a driblar bala perdida e qeu recebe um pouco mais de R$900,00 por mês. Mas depois de 20 anos de profissão, Verônica está exausta, sem paciência e pensa em largar o emprego.
Certo dia percebe que ninguem veio buscar Leandro (Matheus de Sá), seu aluno de oito anos de idade. Ela decide levar o menino até a sua casa, mas ao chegar encontra a policia e muito tumulto, traficantes mataram os pais dele e querem também eliminar o menino. Sem coragem de deixa-lo abandonado á propia sorte, ela não encontra outra saida a não ser fugir com a criança.

No elenco se encontra também Patricia Selonk e Julio Adrião (atores conhecidos no teatro), além de Marcos Ricca, Flavio Migliaccio, Camila Amado, Aílton Graça, Júlio Adriãoe Alexandre Zacchia.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Cine Clássicos: Highlander, O Guerreiro Imortal


Certos filmes não merecem continuação. Não pelo fato de serem filmes ruins mas sim porque o filme nasceu perfeito de tal forma que não precisava de uma sequência para continuar a historia, pois a historia terminou ali, não deixou nenhuma ponta solta para uma eventual continuação. Esse pequeno clássico dos anos 80 Highlander serve com um bom exemplo disso. A trama mostra um escoces Connor MacLeod ( Christopher Lambert, no maior papel de sua carreira) como um guerreiro que acaba descobrindo que não pode morrer, com isso a cidade onde vivia o expulsa, acreditando que se trata de um pacto com o Diabo. Longe de tudo e a todos ele acaba se ajuntando com uma camponesa chamada Heather e vivem em paz nos campos das Escocia, contudo chega um homem chamado Ramires (Sean Connery) que mostra a ele que ambos são iguais, sendo imortais. Ramirez explica que ambos são de um grupo de pessoas espalhadas pelo mundo que vivem durante séculos e que estão destinadas a se combaterem um contra o outro até restar somente um imortal e ganhar um misterioso prémio.

Ramirez então treina Connor para ser um otimo guerreiro e estar preparado contra os imortais com o interesse de ilimina-lo, como no caso o malvado imortal Kurgan

Produção
O conceito do filme se originou de uma visita de Greg Winden à Escócia. Ao ver uma armadura, Winden imaginou como seria se o guerreiro desta ainda estivesse vivo. Assim surgiram os Imortais, que lutam entre si.
Filmagens ocorrem em Nova York, na Escócia e em Londres. Todas as cenas com Sean Connery foram filmadas em uma semana pela agenda apertada do ator.
A banda Queen fora chamada para colaborar na trilha sonora, com seis canções originais, mais tarde incluídas no álbum A Kind of Magic, e uma, "Hammer to Fall" do álbum anterior. As mais notáveis são "Who Wants To Live Forever", escrita pelo guitarrista Brian May voltando para casa após assistir uma versão inacabada do filme, "A Kind of Magic", composta pelo Roger Taylor a partir de um diálogo, e "Princes of the Universe", escrita por Freddie Mercury e usada nos créditos iniciais do filme e da série de TV.

O filme foi dirigido por Russell Mulcahy que até aonde eu sei não fez mais nada que se tornasse tão marcante quanto esse filme. Quem diga Christopher Lambert, ator com um enorme potencial mas que jamais fez inúmeros filmes de qualidade, sempre será lembrado como o personagem imortal.
Agora sem duvida nenhuma quando se fala de Highlander todo mundo se lembra imediatamente do tema da obra, Who Wants To Live Forever cantada pela banda Queen, musica que é de vez em quando tocada inúmeras vezes nas rádios ainda hoje.

A trama em si pode parecer até simples mas o filme possui inumeras qualidades como auternar o passado e o presente, mostrando inumeras épocas em que o personagem viveu e sua dificuldade de vida imortal, tendo que trocar de vida inumeras vezes ao longo dos séculos, passando por inumeras guerras. que o planeta passou, quem disse que vida de imortal é facil?

Mas como nem tudo é perfeito, os engravatados dos estúdios viram a possibilidade de fazer uma franquia, dai inventaram partes II e III que não tinham ora uma historia que não tinha nada haver com a original, ora inventam uma mesma historia da anterior. Houve também a existência da série de tv onde o protagonista não é Connor mas sim Duncan MacLeod, primo dele, onde a eterna batalha dos imortais continua, ou seja, ignorando o final do primeiro filme. Isso sem falar de series de desenho animado e Mini séries em quadrinhos.

Mesmo com tudo isso Highlander: Guerreiro Imortal será sempre lembrado como um dos grandes clássicos dos anos 80 e um verdadeiro exemplo que uma historia que se fechou no primeiro filme não precisaria de continuações mas para os estúdios é sempre assim, NÃO PODE EXISTIR UM....

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Cine Clássicos: AURORA

Murnau foi um dos maiores gênios do cinema, portanto é uma pena que ele tenha morrido tão novo na década de 30 num acidente de carro, imagino os filmes que faria.Sendo um dos responsáveis pela época de Ouro do expressionismo alemão, Murnau foi convidado para ir em Hollywood para fazer aquele que se tornaria uma grande obra prima da historia do cinema.

Aurora é um filme mudo de 1927,. Seu roteiro foi adaptado a partir do conto Viagem a Tilsit, do escritor alemão Herrman Suderman, embora nele possam ser inegavelmente encontrados vários elementos do romance Uma história americana, de Theodore Dreiser, lançado dois anos antes e o sucesso comercial literário daquela época nos Estados Unidos.Um dos mais importantes filmes da cinematografia mundial, e o até então mais caro lançado pela Fox Film Corporation, Aurora foi laureado com três Oscar em 1929. Recebeu, em 1989, a classificação de significância histórica, estética e cultural pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e foi selecionado para preservação pelo British Film Institute. Numa pesquisa feita entre críticos para este mesmo instituto, Aurora foi considerado o sétimo maior filme da história do cinema, ao lado de O Encouraçado Potemkin, do cineasta soviético Sergei Eisenstein. Em 1967, a revista Cahiers du Cinéma escolheu Aurora como “a maior obra-prima da história do cinema.

SINOPSE
Durante as férias de verão, uma excursão vinda da cidade chega a um bucólico vilarejo situado às margens de um lago. Fazia parte dessa excursão uma mulher que, semanas após todos regressarem à cidade, permaneceu no vilarejo porque havia se tornado amante de um fazendeiro.Numa noite, a mulher da cidade se encontra com o fazendeiro. Em meio a beijos, ela pede a seu amante que venda a fazenda e que venha a viver com ela na cidade. Eles, então, tramam matar a esposa dele afogada, simulando um acidente.Na manhã seguinte, o fazendeiro convida sua esposa para um passeio de barco. Durante o passeio, ele parte, ameaçadoramente, em direção a ela. A esposa, percebendo a real intenção de seu marido, se coloca em posição de clemência. Ele, então, desiste de matá-la e rema até a margem.Em terra, a esposa foge e entra num bonde, seguida pelo marido. Chegam à cidade e logo entram em uma igreja onde está sendo celebrada uma cerimônia de casamento. As palavras do padre parecem dirigidas a eles, o que os leva à reconciliação.Saem para passear. Primeiro chegam a um salão de beleza, depois tiram uma fotografia e, por fim, entram em um parque de diversões.Enquanto isso, a mulher da cidade, que ficou no vilarejo, marca, na seção de classificados de um jornal, uma nota de alguém que anuncia interesse em comprar fazendas à vista.O casal, ainda no parque de diversões, após capturar um porquinho fugitivo, baila Dança Camponesa, um dos nove movimentos compostos por Felix Mendelssohn como música incidental para a peça teatral Sonhos de uma noite de verão, do dramaturgo William Shakespeare.O casal toma um bonde até o lago e inicia o regresso a casa em um barco.Uma forte tempestade cai e agita as águas do lago. Quando o barco começa a balançar violentamente, o marido amarra no corpo de sua esposa dois feixes de seixos, para que, no caso de ela ser lançada na água, possa usá-los como boia.A tempestade aumenta e o barco vira. Ao cessar a chuva, o marido consegue atingir a terra firme, ileso, mas não encontra sua esposa. Todos do vilarejo saem em seus barcos para auxiliar o fazendeiro desesperado na busca pela esposa, porém tudo com o que se deparam são os seixos espalhados, boiando sozinhos na superfície do lago.Toda essa tentativa de resgate é assistida de longe pela mulher da cidade, que pensa tratar-se da concretização do plano que ela tramou em conjunto com o fazendeiro.O fazendeiro chega amargurado em casa, onde é chamado pela mulher da cidade. Ele a persegue e, alcançando-a, começa a agredi-la. É interrompido pelos gritos de uma empregada que lhe avisa que sua esposa fora encontrada viva, boiando agarrada a um dos feixes de seixos.Na aurora do dia seguinte, a mulher da cidade vai embora do vilarejo, enquanto o casal, ao lado de seu filho lactente, se beija apaixonadamente.

LEGADO
Aurora é uma das obras-primas cinematográficas mais admiradas e influentes de todos os tempos. Três grandes mestres do cinema mundial o têm como seu filme favorito. O cineasta estado-unidense John Ford o considerou “o maior filme jamais produzido”. Já o cineasta francês François Truffaut o elegeu o “filme mais belo do mundo”. Para João César Monteiro, cineasta português, entre os dez filmes de sua vida, Aurora ocupa todas as dez posições.Sua influência se estende por um sem-número de filmes. A cena do beijo do casal que interrompe o trânsito foi copiada à exaustão, com muitas variações.
Outra passagem marcante é a que ocorre na igreja, quando o casal, ao presenciar uma cerimônia de casamento alheia, recupera sua identidade matrimonial. Esse mesmo trecho existe em Assim caminha a humanidade, filme estado-unidense de 1956, dirigido por George Stevens.Seus efeitos especiais eram inovadores para a época. A reexposição do filme a novos takes, com o objetivo de formar imagens soprepostas, e o efeito Schüfftan, que emprega espelhos para inserir a imagem de atores em cenários em miniatura, ambos também utilizados no mesmo ano por Fritz Lang em sua obra-prima Metrópolis, abriram muitas possibilidades para o cinema mundial, permitindo a exploração de temas antes inalcançáveis.A iluminação contrastante, técnica trazida do cinema expressionista alemão, enfatizando a distinção claro-escuro, foi usada para destacar as diferenças entre a vida no vilarejo e na cidade e a dicotomia entre a amorosa esposa e a tentadora amante. Esse refinamento proporcionado pela técnica de iluminação e a personagem femme fatale, encarnada pela diabólica mulher da cidade, foram características presentes em quase todas as obras cinematográficas do gênero film noir, cujo protótipo é O falcão maltês, dirigido em 1941 por John Huston.Talvez sua maior herança artística sejam seus avançados movimentos de câmera, cuja elaboração começou na rodagem de A última gargalhada, três anos antes. A sofisticada fluidez da sucessão de imagens criam uma inusual sensação de vastidão e profundidade. Filmes notáveis sofreram forte influência dessa técnica cinematográfica primorosa, como O delator, rodado em 1935 por John Ford, e Cidadão Kane, filmado em 1941 por Orson Welles.Aurora foi o primeiro filme com som ambiente sincronizado, captado pelo sistema Fox Movietone, e que teve trilha musical incorporada, composta por Hugo Riesenfeld. Não tivesse seu lançamento ocorrido poucos dias antes do primeiro filme da história com todas as falas e cantos sincronizados, O cantor de jazz, do estúdio Warner Bros., essa novidade sonora de Aurora também teria feito escola.
Aurora é portanto um filme para ser redescoberto e ser visto com novos olhos para essa nova geração de cinefilos.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Cine Dicas: Estreias do final de semana

Sem muitas delongas pois estou com muita pressa, vamos as estreias do final de semana, confiram.

Foi Apenas Um Sonho

Mais de dez anos depois do Titanic, os astros Kate Winslet e Leonardo Dicaprio se reencontram em Foi Apenas um Sonho, novamente uma historia que mistura paixão e tragédia. Desta vez, porém, não é o destino que é traiçoeiro. A dificuldade em resolver a crise conjugal que está no centro da trama tem muito mais a ver com as opções pessoais dos protagonistas. Ou, no caso, de como lidar com a frustação de um sonho não realizado.
A historia adaptada do romance Revolutionary Road, de Richard Yates, gira em torno do casal Wheeler, jovens e bonitos, Frank e April vão viver com os dois filhos em uma confortavel casa do subúrbio, seguindo um modelo tipicamente norte americano dos anos de 1950. Frank tem um emprego estável, April é dona de casa, mas aos poucos ela se dá conta de que aquela vida não corresponde ao que idealizavam. Por alguns dias, consegue convencer o marido a se mudarem para Paris, onde poderam ser o que desejavam. Mas uma gravides inesperada e uma promoção no trabalho de Frank levam os dois a decisões extremas um para fugir da situação, outro para salvar o que tem.


Sam Mendes, o diretor de Foi Apensas Um sonho e marido de Kate Winslet, diz que o filme é bem atual. Não se trata de apenas os anos de 1950. Ele fala de conceitos modernos mais profundos, já que a felicidade nem sempre é economicae as pessoas tendem a ser conformistas. Pelo filme, Kate Winslet ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz. Na corrida ao Oscar Michael Shannon está indicado a ator coadjuvante.


Sim Senhor

Carl (Jim Carrey) está na fossa. Tudo na sua vida vai mal, até que encontra um antigo amigo e o acompanha a um programa de auto-ajuda baseado em um único e simples princípio: diga “sim” para tudo e para qualquer coisa. A partir desse momento, as coisas começam a dar certo. Mas é possível dizer "sim" para tudo?

A premissa do roteiro, você deve ter notado, lembra um pouco O Mentiroso (Liar Liar), filme que o ator fez em 1997. Mas se o texto não é lá um primor de criatividade, pelo menos Carrey está em boa companhia. O diretor Peiton Reed tem uma sensibilidade um tanto distinta para a comédia. São dele o "vintage" Abaixo ao Amor e o adulto e tragicômico Separados pelo Casamento, filmes que, se não entram em listas de melhores do ano, ao menos permanecem na lembrança.

Com Sim Senhor acontece o mesmo. O roteiro previsível, a velha história de mudança de postura perante à vida, não traz qualquer novidade ao tema, mas as piadas são boas e o elenco de apoio é impagável.