Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Folhas de Outono'

Sinopse: Ansa e Holappa são duas almas solitárias cujo encontro casual em um bar enfrenta vários obstáculos. 

Ao longo do ano passado o Clube de Cinema de Porto Alegre revisitou o gênero da "Comédia romântica", sendo que os principais títulos vistos foram aqueles que deram um passo à frente para que a fórmula de sucesso se mantivesse viva. Atualmente, ao menos na minha visão, o gênero se encontra enfraquecido, sendo que o último grande título foi "Encontros e Desencontros" (2003), de Sofia Coppola, e do qual melhor sintetizou os relacionamentos amorosos atuais que se encontram vazios perante o movimento constante de um mundo movido por números. "Folhas de Outono" (2023) talvez seja o mais novo título desse gênero que ousa algo além da conhecida fórmula e destacando os protagonistas em meio ao sistema que faz de a humanidade ficar mais estagnada.

Dirigido por Aki Kaurismäki, de "Crime e Castigo" (1983), o longa acompanha a história de Ansa (Alma Pöysti) uma estoquista de supermercado, e Holappa (Jussi Vatanen), um ex-alcoólatra. Completamente desconhecidos, os caminhos dos dois acabam se cruzando acidentalmente em um bar de karaokê numa noite qualquer em Helsinki. Automaticamente atraídos um pelo outro, eles decidem sair em um encontro e, talvez, começar um relacionamento improvável que pode ser a solução para afastar a solidão existencial de ambos - mas uma série de adversidades e mal-entendidos faz com que os dois acabem se afastando.

Aki Kaurismäki procura apresentar os dois protagonistas de uma forma particular, sendo que ambos se encontram no piloto automático devido ao trabalho do dia a dia, mas não escondendo em seus olhares o desejo de extravasarem. Se Ansa procura não descartar aquilo que o mundo não mais deseja, por outro lado, Holappa procura desafiar o sistema em que vive através do seu sarcasmo mórbido e pelo vício com a bebida. Nota-se que os personagens em volta não são muito diferentes, mas que basta um certo contato com o próximo para que eles soltem o que se escondem dentro deles.

São personagens que buscam por algum significado de continuarem em frente em meio ao sistema capitalista e de um mundo cada vez mais afundando em guerras sem um menor sentido. Neste último caso, por exemplo, é sempre anunciado o conflito entre a Rússia e a Ucrânia no rádio, sendo que o velho recurso de comunicação seria uma forma de nos dizer que as guerras de ontem e hoje possuem as mesmas consequências, sendo que o mundo mudou somente na tecnologia, mas a imbecilidade da raça humana continua intacta. Nota-se também uma realidade que se passa em nossos tempos, mas moldada com um visual retro, como se aqueles personagens convivessem com tempos mais coloridos, mas não escondendo as mazelas do mundo.

Assim como toda comédia romântica, os dois protagonistas se conhecem de forma simples, mas que logo vão se interessando um pelo outro e para assim obterem algum sentido. Porém, o filme é cheio de encontros e desencontros, seja devido ao vício de Holappa ou pela esperança cega de Ansa que vê nele alguma coisa que faça algum sentido para ela. Em meio a isso é notório que os personagens se envolvem na fantasia que a arte nos brinda, principalmente quando o cinema se torna uma peça central da obra. Portanto, aguarde por referências muito bem-vindas, que vai desde aos melhores momentos do cinema francês, italiano e até mesmo ao grande mestre Charles Chaplin.

Desses desencontros nota-se que os personagens continuaram perdidos em seus afazeres, mas logo as fórmulas da velha comédia romântica surgem para que ambos voltem a se encontrarem. Se isso soa um pouco clichê, ao menos se diferencia se formos compará-lo ao demais títulos dentro do gênero. Afinal,  Aki Kaurismäki não descarta o universo que aqueles personagens se encontram, pois o amor sim é possível, mas sempre perante um mundo frio e cheio de obstáculos.

"Folhas de Outono" é uma comédia romântica diferente do que nós imaginamos, pois o lado humano perante uma realidade implacável torna o relacionamento amoroso atual muito mais complexo. 

Nota: O filme também estreou no MUBI. 


   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Cine Dica: Clube de Cinema - 'Os Rejeitados'

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Espaço de Cinema, Sala 3, Bourbon Shopping Country

Data: 27/01/2024, sábado, às 10:15 da manhã


"Os Rejeitados" (The Holdovers)

EUA, 2023, 134 min, 16 anos

Direção: Alexander Payne

Elenco: Paul Giamatti, Dominic Sessa, Da’vine Joy Randolph, Carrie Preston

Sinopse: Em Os Rejeitados, Paul Hunham (Paul Giamatti) é um professor altamente desgostado pelo corpo estudantil da Barton Academy, o internato em que trabalha. Enquanto alunos e professores voltam para as suas casas nas festas de fim de ano, o Sr.Hunham é designado a ficar responsável pelos estudantes que precisam ficar no colégio no feriado. Durante a tarefa, ele precisa lidar com Angus (Dominic Sessa), um adolescente rebelde que está de luto pela morte do pai.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - ‘Segredos De Um Escândalo’

Sinopse: Vinte anos após seu romance midiático virar assunto da nação, um casal é colocado sob pressão quando uma atriz viaja até seu lar para se preparar para um filme sobre o passado deles. 

Determinados casos policiais que se tornaram um circo midiático nem sempre revelam as raízes sobre o real cenário dos fatos. Porém, para conhecer o verdadeiro lado da história talvez a gente precise se inserir naquele mundo e do qual nem todos tem certo desejo de conhecê-lo devido ao conservadorismo que molda esse mundo. "Segredos De Um Escândalo" (2023) é a busca pelo perfeccionismo ao querer ser fiel a uma história em que os próprios envolvidos não sabem ao certo como se envolveram.

Dirigido por Todd Haynes, do filme "Carol" (2015), o filme conta a história de Gracie (Julianne Moore) e seu marido Joe (Charles Melton), que é 23 anos mais novo que ela. O relacionamento dos dois começou quando Joe ainda tinha 13 anos, causando um escândalo nos jornais. Vinte anos depois de seu romance ter chegado às manchetes, o casal está se preparando para que seus gêmeos comecem o ensino médio. No entanto, suas vidas viram de cabeça para baixo quando a atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman) vem estudar Gracie para um papel no cinema. A dinâmica familiar se desenrola quando Joe percebe que perdeu sua juventude.

É curioso observar o tipo de fotografia inserida neste filme, como se o diretor Todd Haynes quisesse nos colocar em um mundo em que está tudo em penumbra e que somente teremos uma dimensão sobre aquilo tudo quando adentrarmos a ela. Por conta disso, atriz Elizabeth (Portman) se torna uma espécie de nossa guia ao tentar conhecer aquela família que foi manchete há vários anos e que busca através deles obter uma atuação no mínimo perfeita para sua carreira. Nota-se que a mesma busca se assemelhar de corpo e alma ao se interagir com Gracie (Moore), ao ponto que as semelhanças físicas começam aflorar na medida em que atriz vai adentrando ainda mais em sua pesquisa.

Tendo já colecionado uma galeria de personagens complexas, Natalie Portman constrói para a sua Elizabeth uma pessoa que se apresenta com certa inocência perante os fatos em que ela está pesquisando, mas que aos poucos vai se revelando como alguém disposta em abraçar o perfeccionismo, nem que para isso se torne uma obsessão para a própria. Em um determinado momento, por exemplo, a interatividade entre as duas me lembrou o clássico "Persona" (1966), de Ingmar Bergman e cuja cena em que a personagem meio que quebra a quarta parede fortalece essa minha observação. Não me surpreenderia se atriz fosse indicada a diversos prêmios na temporada de premiações que antecede o Oscar.

Já Julianne Moore novamente nos brinda com uma atuação digna de nota, onde a sua personagem nos transmite um certo controle emocional toda vez que surge em cena, mas não escondendo a possibilidade que esse controle é somente contido por uma fina camada que a qualquer momento pode ser quebrada. Porém, Charles Melton como Joe Yoo surpreende na medida em que a trama avança, pois o seu personagem aos poucos percebe que a sua vida poderia ter sido outra se tivesse tomado outros rumos em sua cruzada e o seu olhar em cada cena sintetiza essa dor emocional que dificilmente consegue ser escondida.

O filme em si fala sobre pessoas comuns em situações geradas pelos seus próprios sentimentos, mas sendo julgados por uma sociedade conservadora que atira primeiro e pergunta depois. Sendo baseado em fatos reais, o filme procura nos convidar para adentrarmos nas reais facetas dessas pessoas que buscam seguir em frente em suas vidas mesmo quando o restante do mundo ainda os rotula com um olhar negativo. Atenção para a cena final, da qual cada um pode levantar a sua própria interpretação e gerar diversos debates em uma roda de bar após a sessão.

"Segredos De Um Escândalo" é um estudo sobre o comportamento humano perante uma história que foi questionada pelo restante do mundo. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

Cine Curiosidade: Indicados ao Oscar 2024

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou hoje (23) os indicados ao Oscar 2024, com Oppenheimer na liderança, com 13 nomeações ao prêmio. Outros destaques da lista foram Pobres Criaturas (11 indicações), Assassinos da Lua das Flores (11 indicações) e Barbie (8 indicações). A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 10 de março, em Los Angeles, e será apresentada por Jimmy Kimmel. Veja abaixo a lista completa de indicados ao Oscar 2024:


MELHOR FILME

American Fiction

Anatomia de uma Queda

Barbie

Os Rejeitados

Assassinos da Lua das Flores

Maestro

Oppenheimer

Vidas Passadas

Pobres Criaturas

A Zona de Interesse


MELHOR DIREÇÃO

Justine Triet, por Anatomia de uma Queda

Martin Scorsese, por Assassinos da Lua das Flores

Christopher Nolan, por Oppenheimer

Yorgos Lanthimos, por Pobres Criaturas


Jonathan Glazer, por A Zona de Interesse

MELHOR ATOR

Bradley Cooper, por Maestro

Colman Domingo, por Rustin

Paul Giamatti, por Os Rejeitados

Cillian Murphy, por Oppenheimer

Jeffrey Wright, por American Fiction


MELHOR ATRIZ

Annette Bening, por NYAD

Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores

Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda

Carey Mulligan, por Maestro

Emma Stone, por Pobres Criaturas


MELHOR ATOR COADJUVANTE

Sterling K. Brown, por American Fiction

Robert De Niro, por Assassinos da Lua das Flores

Robert Downey Jr., por Oppenheimer

Ryan Gosling, por Barbie

Mark Ruffalo, por Pobres Criaturas


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Emily Blunt, por Oppenheimer

Danielle Brooks, por A Cor Púrpura

America Ferrera, por Barbie

Jodie Foster, por NYAD

Da'Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Justine Triet & Arthur Harari, por Anatomia de uma Queda

David Hemingson, por Os Rejeitados

Bradley Cooper & Josh Singer, por Maestro

Sammy Burch, por Segredos de um Escândalo

Celine Song, por Vidas Passadas


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Cord Jefferson, por American Fiction

Greta Gerwig & Noah Baumbach, por Barbie

Christopher Nolan, por Oppenheimer

Tony McNamara, por Pobres Criaturas

Jonathan Glazer, por A Zona de Interesse


MELHOR ANIMAÇÃO

O Menino e a Garça

Elementos

Nimona

Meu Amigo Robô

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso


MELHOR FILME INTERNACIONAL

Io Capitano (Itália)

Perfect Days (Japão)

A Sociedade da Neve (Espanha)

The Teacher's Lounge (Alemanha)

A Zona de Interesse (Reino Unido)


MELHOR DOCUMENTÁRIO

Bobi Wine: The People's President

The Eternal Memory

Four Daughters

To Kill a Tiger

20 Days in Mariupol


MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

The ABCs of Book Banning

The Barber of Little Rock

Island in Between

The Last Repair Shop

Nai Nai & Wai Po


MELHOR CURTA-METRAGEM

The After

Invincible

Knight of Fortune

Red, White & Blue

The Wonderful Story of Henry Sugar


MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

Letter to a Pig

95 Senses

Our Uniform

Pachyderme

War is Over (inspired by the music of John & Yoko)


MELHOR TRILHA SONORA

Laura Karpman, por American Fiction

John Williams, Indiana Jones e a Relíquia do Destino

Robbie Robertson, por Assassinos da Lua das Flores

Ludwig Göransson, por Oppenheimer

Jerskin Fendrix, por Pobres Criaturas


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

"The Fire Inside" (Flamin' Hot)

"I'm Just Ken" (Barbie)

"It Never Went Away" (American Symphony)

"Wahzhazhe (A Song for My People)" (Assassinos da Lua das Flores)

"What Was I Made For?" (Barbie)


MELHOR SOM

Resistência

Maestro

Missão: Impossível - Acerto de Contas

Oppenheimer

A Zona de Interesse


MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

Sarah Greenwood, por Barbie

Jack Fisk, por Assassinos da Lua das Flores

Arthur Max, por Napoleão

Ruth De Jong, por Oppenheimer

Shona Heath, por Pobres Criaturas


MELHOR FOTOGRAFIA

Edward Lachman, por El Conde

Rodrigo Prieto, por Assassinos da Lua das Flores

Matthew Libatique, por Maestro

Hoyte van Hoytema, por Oppenheimer

Robbie Ryan, por Pobres Criaturas


MELHOR CABELO E MAQUIAGEM

Golda

Maestro

Oppenheimer

Pobres Criaturas

A Sociedade da Neve


MELHOR FIGURINO

Jacqueline Durran, por Barbie

Jacqueline West, por Assassinos da Lua das Flores

Janty Yates, por Napoleão

Ellen Mirojnick, por Oppenheimer

Holly Waddington, por Pobres Criaturas


MELHOR MONTAGEM

Laurent Sénéchal, por Anatomia de uma Queda

Kevin Tent, por Os Rejeitados

Thelma Schoonmaker, por Assassinos da Lua das Flores

Jennifer Lame, por Oppenheimer

Yorgos Mavropsaridis, por Pobres Criaturas


MELHORES EFEITOS VISUAIS

Resistência

Godzilla Minus One

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Missão: Impossível - Acerto de Contas

Napoleão

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Puan'

 Nota: Filme exibido para os associados no último sábado. 

Sinopse: Marcelo Pena é um aplicado professor de filosofia que, após a morte repentina de seu mentor, está pronto para preencher a cadeira de professor titular na Universidade de Buenos Aires.  

Mesmo em sua atual crise a Argentina é capaz de dar a volta por cima e nos brindar com belas surpresas graças a sua cultura e da qual se mantém intacta perante as adversidades que ocorrem por lá. Se por aqui sofremos quando um desgoverno desmantela o nosso conhecimento, lá as coisas não são bem assim, sendo que o povo faz com que se mantenham vivos através de suas artes e histórias a serem contadas. "Puan" (2023), por exemplo, tratará da rivalidade entre dois professores de filosofia, mas cuja entrelinhas se encontra o atual estado de espírito da Argentina.

Dirigido por dirigido por Maria Alché, Benjamín Naishtat, o filme é sobre Marcelo Pena, um aplicado professor de filosofia que, após a morte repentina de seu mentor, está pronto para preencher a cadeira de professor titular na Universidade de Buenos Aires. Mesmo parecendo que ele é a melhor escolha para o cargo, seus esforços de anos parecem que foram em vão com o retorno de Rafael Sujarchuk, seu colega mais atraente, carismático e namorado de uma famosa estrela do cinema. Ambos passam a disputar a vaga deixada pelo falecido professor.

A premissa é curiosa, tanto que faz com que a obra transite entre pílulas de Rousseau e Hobbes, de Epicuro e Heráclito durante as aulas ministradas na Faculdade de Filosofia e Letras da UBA (Universidade de Buenos Aires), que fica, justamente, bem perto do metrô Puan. Assim é explicado o misterioso título, mas que a partir desse ponto do enredo faz então todo o sentido.

Com tudo isso, mais o lado animado, por vezes, translouco dos estudantes presentes, além das curiosas professoras em cena, tudo molda para que se torne a melhor parte do filme. Em alguns casos, o enredo é um tanto que irregular, sendo mais interessante quando tudo se volta para a rivalidade entre os dois principais professores da trama e cujo embate perdura já algum tempo. Dos dois, Pena é o mais desinteressante, mas não menos genial diga-se de passagem.

Neste último caso, é isso que torna o filme algo para ser conferido, ao mostrar um cidadão comum, porém, cheio de conhecimento, mas que encara as adversidades da realidade em sua volta, seja perante o seu rival, como também os problemas políticos que rondam as universidades dentro da trama. Sinceramente, a sua aparência séria se encaixa perante as situações inusitadas que o personagem passa, principalmente na cena em que ele se senta em algo que jamais deveria. Poderia soar apenas como uma mera piada, mas também simboliza a situação geral da Argentina como se encontra hoje em dia.

Destaco também a brilhante atriz revelada por Lucredia Martel em "A Menina Santa" (2004), onde sobressaía algo de perverso no rosto de sua personagem. Aqui entra como co-diretora, assinando seu segundo longa (há ainda um episódio de série e dois curtas em seu currículo, sem contar o trabalho de atriz, claro). Tem a seu lado está Benjamin Naishtat, cuja carreira até hoje tem sido voltada à direção e ao roteiro.

Apesar de alguns tropeços não há como negar que o filme cresça na medida em que a trama avança para o seu ato final, o que se deve menos ao seu protagonista (que acaba até mesmo por apagar Sujarchuk, o antagonista) do que à eterna crise Argentina, que no caso se abaterá sobre a universidade. É aqui então que o filme se torna mais atual do que nunca.

O filme, portanto, se casa com que acontece na atual crise do nosso país vizinho vista a partir da agitação e das dificuldades de uma unidade universitária. Ao final, resta somente soltar poesias para que se faça refletir perante as adversidades atuais e dos quais se tornam pálidas perante uma cultura que se manterá sempre viva. Apesar dos problemas visíveis, "Puan" se mantém pelas suas qualidades de um olhar particular de um pequeno local da Argentina, mas que tem tudo a ver com que acontece por lá hoje em dia.

Com o recente ataque do Presidente Javier Milei contra o cinema Argentino, "Puan" chega justamente em um momento em que sintetiza a força cultural perante os retrocessos que afligem em nosso país vizinho.

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

Cine Dica: Cineminha nas férias

 INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OS CURSOS DE FÉRIAS

Aproveite a PROMOÇÃO COMBO

Inscreva-se em mais de 1 (um) curso e ganhe um desconto


FILME-ENSAIO: A EXPERIÊNCIA DO CINEMA

de Rafael Valles

O Curso de Férias FILME-ENSAIO: A EXPERIÊNCIA DO CINEMA, vai promover em dois encontros um apresentação e análise deste gênero/formato de cinematografia. Serão apresentadas as principais escolas e estilos, bem como os mais representativos realizadores. As aulas serão ricamente ilustradas com a projeção de fragmentos de filmes referenciais para o entendimento do que é um Filme-Ensaio.


* Datas: 03 e 04 / Fevereiro (sábado e domingo)

* Local: Cinemateca CAPITÓLIO (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)

* Horário: 14h30 às 17h30


INFORMAÇÕES / INSCRIÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2024/01/filme-ensaio.html


NEW AMERICAN CINEMA: A REINVENÇÃO DE HOLLYWOOD NOS ANOS 70

de Leonardo Bomfim

O curso NEW AMERICAN CINEMA: A REINVENÇÃO DE HOLLYWOOD NOS ANOS 70, ministrado por Leonardo Bomfim, aborda as principais características de um dos momentos mais radicais da história do cinema americano, com o surgimento de uma nova geração após um momento de grande tensão entre indústria e vanguarda na explosão do cinema moderno dos anos 1960.


* Datas: 17 e 18 / Fevereiro (sábado e domingo)

* Local: Cinemateca CAPITÓLIO (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)

* Horário: 14h30 às 17h30


INFORMAÇÕES / INSCRIÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2024/01/new-american-cinema.html


SAM PECKINPAH: O REBELDE IMPLACÁVEL

de Cesar Almeida

O Curso de Férias SAM PECKINPAH: REBELDE IMPLACÁVEL, ministrado por Cesar Almeida. tem como objetivo analisar a obra deste grande mestre filme a filme, além de mergulhar nas histórias reais e lendárias de sua vida pessoal atribulada, combustível para os conflitos que exibiu nas telas.


* Datas: 24 e 25 / Fevereiro (sábado e domingo)

* Local: Cinemateca CAPITÓLIO (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)

* Horário: 14h30 às 17h30


INFORMAÇÕES / INSCRIÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2024/01/sam-peckinpah.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural

Apoio

Cinemateca Capitólio


domingo, 21 de janeiro de 2024

Cine Especial: Retrospectiva do Clube de Cinema de Porto Alegre | 2023

Quem é sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre obtém a grande chance de assistir aos melhores lançamentos do ano. Além disso, sempre haverá a oportunidade de conferir grandes clássicos do passado na tela grande, pois é somente na sala escura que realmente acontece a verdadeira magia da sétima arte. Abaixo confira quais os filmes que os associados assistiram em 2023 e faça parte do nosso Clube Cinéfilo.     

Nota: Vídeo criado pela nossa associada Kelly Demo Christ


 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui: