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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Cine Especial: De Ray Harryhausen - 'A Ilha Misteriosa'

O escritor francês Júlio Verne teve os seus grandes clássicos da literatura sendo adaptados para a tela. Em 1961, a adaptação de “A Ilha Misteriosa” foi dirigida por Cy Endfield (“O Insaciável Marquês de Sade”) e contou de homens que sem querer foram parar em uma ilha tomada por animais gigantes. Além de agirem para se defenderem das estranhas criaturas eles precisam achar uma forma de sair do local o quanto antes, já que há um vulcão que poderá explodir a qualquer momento.

Revisto hoje o que mais chama atenção é realmente os seus  efeitos especiais que, mesmo feitos nos anos 60, preocupou-se em reproduzir o universo criado por Verne de maneira adequada para a época e isso graças ao mago do stop motion Ray Harryhausen. Além disso, é possível constatar duas diferentes formas de interação nas filmagens, embora ambas sigam de formas iguais. A primeira delas é a gravação com atores em frente a projeção de cenas com um determinado local e do qual nos localiza onde os personagens estão. Fora isso, são também usados recursos que representa os ambientes de  fundo, em uma tentativa de tornar tudo mais verossímil.

Mas nada se compara ao planejamento para a realização dos seres gigantes vistos na tela, pois envolve um perfeccionismo absurdo para se obter então a perfeição e isso somente sendo obtido por   Ray Harryhausen. Isso se dá por meio da paciente captura de imagens quadro a quadro do boneco em frente à projeção da cena já gravada com atores reais reagindo a um espaço vazio. A cada fotograma da projeção, mexe-se um pouco o boneco, até que toda a sequência seja completada. Assim, a nova gravação é exibida na velocidade padrão (24 quadros por segundo) para produzir a ilusão de movimento e de posição corretas do boneco em relação ao fundo. A técnica requer um nível de precisão absurda para que as transições soem o mais natural possível em cena.

A fotografada por Wilkie Cooper, responsável pelos enquadramentos abertos, ideais para a inserção dos efeitos posteriores, parte do design de produção de William C. Andrews, profissional que não se preocupa com o realismo, afinal, estamos diante de uma perspectiva fantástica, acompanhada pela condução sonora de Bernard Hermann, textura com um eficiente tom aventureiro, adequado para o filme. Ademais, os elementos eficientes que compõem a história se originam do ponto de partida, o romance, em especial, a cronologia própria da ilha, material eficiente para ampliação dos conflitos desenvolvidos ao longo de toda a boa e divertida história.

Entretanto, esse modo pouco questionador de lidar com algo tão estranho é importante para dar ao longa um tom de humor negro. Exemplos disso são o hábito de comer o animal gigante após derrotá-lo e a trilha sonora aventuresca e ao mesmo tempo pateta de Bernard Herrmann na sequência da ave. A direção de arte acentua este tom com figurinos e cenários tão espalhafatosos e bizarros que chegam a ser risíveis em determinadas ocasiões, como o intrigante equipamento de mergulho feito de conchas gigantes.

Assim como outras obras de Júlio Verne que foram adaptadas para o cinema, “A Ilha Misteriosa” não falha em despertar um constante interesse no público pelos personagens e pelos mistérios que o local esconde. Além disso, o longa também é um excelente registro cinematográfico de uma época onde a criatividade artística falava mais alto do que os avanços tecnológicos. As limitações forçavam um raciocínio para criar algo novo a partir do que se tem, e não esperar a invenção de alguma coisa que torne possível um resultado perfeito.

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Cine Dica: Filme Ensaio

Pensar o que é Filme-Ensaio acaba sendo um convite para compreender a própria construção da linguagem cinematográfica. A partir de realizadores como Chris MarkerAgnès VardaHarun FarockiJean-Luc Godard, existe na essência do filme-ensaio o desejo de potencializar o cinema como um meio reflexivo, um caminho de conexões intertextuais e de experimentações narrativas.

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Objetivos


O Curso de Férias FILME-ENSAIO: A EXPERIÊNCIA DO CINEMA, ministrado por Rafael Valles, vai promover em dois encontros um apresentação e análise deste gênero/formato de cinematografia. Serão apresentadas as principais escolas e estilos, bem como os mais representativos realizadores. As aulas serão ricamente ilustradas com a projeção de fragmentos de filmes referenciais para o entendimento do que é um Filme-Ensaio.


Público alvo

Esta atividade se destina a qualquer interessado. 

Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional.

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Ministrante: RAFAEL VALLES

Docente, escritor, pesquisador e realizador audiovisual. Doutor em Comunicação Social pela PUCRS. Mestre em Cinema Documentário pela Fundación Universidad del Clne (FUC / Buenos Aires - Argentina - 2011) Professor no Mestrado em Cinema Documentário, na Universidad del Cine (FUC - Argentina, 2023); no Curso de Cinema e Audiovisual e no Curso de Animação, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL, 2019) e no Curso de Cinema da UNISUL, 2012. Ministrou o curso online "Tendências do Cinema Documentário" (Museu da Imagem e do Som - MIS SP, 2023) e "Oficina Repertórios de Documentários" (IECINE, 2022). Organizador dos livros "50 Olhares Sobre o Cinema Gaúcho" e "Cinesofia: Estudos Sobre o Cinema Gaúcho". Já ministrou os cursos “O Que É Documentário?” (2013 e 2015) e “Laboratório de Produção – Documentário de Criação” (2013), pela Cine UM.

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Curso de Férias

FILME-ENSAIO: A EXPERIÊNCIA DO CINEMA 

de Rafael Valles

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* Datas

03 e 04 de Fevereiro

(sábado e domingo)

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* Horário

14h30 às 17h30

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* Local

Cinemateca Capitólio

(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)

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INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2024/01/filme-ensaio.html

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Realização

Cine UM Produtora Cultural

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Apoio

Cinemateca Capitólio


quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 25 A 31 DE JANEIRO DE 2024

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

Vidas Passadas 


A última cinesemana de janeiro destaca a estreia de VIDAS PASSADAS, da diretora Celine Song, um dos dez indicados ao Oscar de melhor filme. Também recebemos o lançamento de AS BESTAS, coprodução entre França e Espanha vencedora do prêmio Goya. Outra novidade é a animação brasileira BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS, que integra a sessão Vitrine Petrobras.

O mês está chegando ao fim e, mesmo assim, alguns filmes seguem em alta com o público. É o caso de MONSTER, de Kore-eda; O MELHOR ESTÁ POR VIR, de Nanni Moretti; e A MENINA SILENCIOSA, de Colm Bairéad.

Nesta cinesemana ainda estreamos nossa parceria com a Associação de Críticos de Cinema do RS na realização de sessões dos filmes que constam no livro “50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho”. A primeira sessão, no dia 30, será com o clássico CORAÇÃO DE LUTO, de Teixerinha.


Confira a programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – MONSTER NÃO HAVERÁ SESSÃO NO DOMINGO, DIA 28) Assista o trailer aqui.

(Kaibutsu - Japão, 2023, 125min). Direção de Hirokazu Kore-eda, com Ando Sakura, Soya Kurokawa, Eita Nagayama. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: Uma mãe percebe que seu filho está se comportando de maneira estranha e tenta descobrir os motivos. Pelo relato do menino, tudo indica que um dos seus professores é o responsável. A mãe vai à escola e exige uma explicação – enquanto isso, a verdade começa a surgir junto com as versões de todos os envolvidos. O filme foi o vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes em 2023.


17h15 – PRISCILLA Assista o trailer aqui.

(Estados Unidos/Itália, 2023, 113min). Direção de Sofia Coppola, com Cailee Spaeny e Jacob Elordi. Mubi/O2 Play, 14 anos. Drama.

Sinopse: Priscilla Beaulieu tinha apenas 14 anos quando conheceu Elvis Presley em uma festa – ele, com 24, já era uma estrela meteórica do rock. Do namoro apaixonado até a separação foram 13 anos de convivência, marcados por muita cumplicidade e momentos de fragilidade e desentendimento. O filme é baseado na autobiografia "Elvis e Eu", escrita por Priscilla em 1985, e que detalha, segundo ela, uma história de “amor, fantasia e fama” e oferece um retrato menos glamouroso do rei do rock. O filme rendeu à Cailee Spaeny o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza.


19h15 – AS BESTAS – ESTREIA          (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA, DIA 30) Assista o trailer aqui.

(Espanha/França, 2022, 135min). Direção de Rodrigo Sorogoyen, com Denis Ménochet, Marina Fois, Luis Zahera. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Antoine e Olga moram há algum tempo em uma vila no interior da Galícia, no norte da Espanha, onde buscam viver em harmonia com a natureza e adotando práticas sustentáveis no seu dia a dia. Mas suas ideias não são bem aceitas pelos outros habitantes, principalmente depois que o casal rejeita um projeto de energia elétrica eólica. O filme recebeu os prêmios Goya (o Oscar francês) de melhor filme, direção e roteiro original.


SESSÃO NOSTALGIA

DOMINGO, DIA 28, ÀS 14h. - INGRESSOS A R$ 8,00.


O SENHOR DOS ANÉIS – AS DUAS TORRES

(EUA/Nova Zelândia - 2002, 180min).

A exibição lembra as duas décadas de lançamento da trilogia baseada na obra de J.R.R. Tolkien e dirigida por Peter Jackson. Com seus personagens fantásticos, cenários mitológicos e roteiro marcado pelos embates entre o bem e o mal, os três longas receberam 30 indicações ao Oscar e levaram 17 estatuetas, incluindo a de melhor filme para “O Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei”.


SESSÃO ACCIRS

TERÇA, DIA 30, ÀS 19h15. – ENTRADA FRANCA


CORAÇÃO DE LUTO

(Brasil, 1967, 93min). Direção de Eduardo Llorente, com Teixerinha e Mary Terezinha.

A exibição abre a programação da Associação de Críticos do RS dedicada aos filmes do livro “50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho”, que terá sessões mensais. O primeiro filme é um grande sucesso da trajetória do músico gaúcho Vitor Mateus Teixeira e traz fatos da infância do próprio artista, que cresceu em uma família cheia de dificuldades e viu a mãe morrer num incêndio. A sessão será comentada pelo pesquisador Glênio Póvoas, que assina o texto sobre o filme no livro lançado pela Accirs em 2022.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h15 – VIDAS PASSADAS - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Past Lives - Estados Unidos/Coreia do Sul, 2023, 105min). Direção de Celine Song, com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro. California Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Nora e Hae Sung eram amigos muito próximos na infância, até que a família dela decidiu emigrar para os Estados Unidos. Doze anos depois, eles se reencontram virtualmente e percebem que ainda têm muitas coisas em comum. Depois de mais alguns anos, finalmente, eles ficam frente a frente e têm a chance de confrontar noções de destino, amor e as escolhas que fizeram na vida.


16h15 – FOLHAS DE OUTONO Assista o trailer aqui.

(Kuolleet lehdet – Finlândia/Alemanha, 2023, 80min). Direção de Aki Kaurismäki, com Alma Pöysti e Jussi Vatanen. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Ansa trabalha como etiquetadora de supermercado e Holappa é operário da construção civil. Na periferia de Helsinque, em um tempo não muito bem definido, estes dois personagens solitários vão viver encontros e desencontros marcados pela melancolia e pela crença no amor. Neste filme, o diretor finlandês reforça seu estilo que combina questões sociais com um humor e estética bem particulares. O filme foi vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes e recebeu várias outras premiações e destaques em 2023.


17h45 – O MELHOR ESTÁ POR VIR Assista o trailer aqui.

(Il Sol Dell'avvenire - Itália, 95min, 2023). Direção de Nanni Moretti, com Nanni Moretti, Margherita Buy, Silvio Orlando, Mathieu Amalric. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Giovanni é um cineasta que tenta terminar seu novo filme, ambientado na Roma da década de 1950 e sobre comunistas italianos. Mas vários percalços atrapalham a produção, incluindo o orçamento apertado, uma atriz que não aceita seu papel, o próprio casamento de Giovanni e o namoro da filha com um tipo inesperado. Sempre no limite, o cineasta terá que repensar sua maneira de fazer filmes e se preparar para o futuro. O longa fez parte da competição oficial do Festival de Cannes de 2023.


19h30 – VIDAS PASSADAS – ESTREIA      (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA SEXTA, DIA 26)

(Past Lives - Estados Unidos/Coreia do Sul, 2023, 105min). Direção de Celine Song, com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro. California Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Nora e Hae Sung eram amigos muito próximos na infância, até que a família dela decidiu emigrar para os Estados Unidos. Doze anos depois, eles se reencontram virtualmente e percebem que ainda têm muitas coisas em comum. Depois de mais alguns anos, finalmente, eles ficam frente a frente e têm a chance de confrontar noções de destino, amor e as escolhas que fizeram na vida.

SALA NORBERTO LUBISCO


14h30 – CÉU ABERTO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 95min). Documentário de Elisa Pessoa. Margem Cinema Brasil, 14 anos.

Sinopse: O filme foi realizado entre os anos de 2016 e 2021 a partir de encontros e conversas com Andriele, adolescente da zona rural de Dom Pedrito, no RS. Nas gravações, registradas pela diretora Elisa, é possível observar as transformações da personagem dos 13 aos 17 anos, sua relação com o lugar onde vive, seus projetos, motivações e desejos.  O documentário foi premiado com os Kikitos de desenho de som e trilha musical na Mostra Gaúcha do Festival de Gramado 2023.


16h30 – A MENINA SILENCIOSA Assista o trailer aqui.

(An Cailín Ciúin – Irlanda, 2022, 95min). Direção de Colm Bairéad, com Catherine Clinch, Carrie Crowley, Andrew Bennett. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Cáit é uma menina de nove anos que tem uma família pobre e numerosa. Às vésperas de mais um parto da mãe, ela é obrigada a passar um tempo na casa de parentes distantes. No convívio com este casal de meia idade, que ela mal conhece, Cáit começa a descobrir outras formas de relacionamento familiar e a possibilidade de ter um lugar no mundo. A história é ambientada na década de 1980, quando o ensino da língua irlandesa foi proibido no Reino Unido e a Irlanda vivia conflitos relacionados à sua independência. O filme traz uma adaptação do romance "Foster", de Claire Keegan, e foi um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional na premiação de 2023.


18h15 – BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 75min). Direção de Marão, com vozes de vozes de Natália Lage, Rodrigo Santoro e Guilherme Briggs. Projeto Vitrine Petrobras, 10 anos. Animação.

Sinopse: Uma mulher com super poderes bizarros, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica partem em uma viagem inusitada até as profundezas do oceano.


19h45 – FOLHAS DE OUTONO 

(Kuolleet lehdet – Finlândia/Alemanha, 2023, 80min). Direção de Aki Kaurismäki, com Alma Pöysti e Jussi Vatanen. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Ansa trabalha como etiquetadora de supermercado e Holappa é operário da construção civil. Na periferia de Helsinque, em um tempo não muito bem definido, estes dois personagens solitários vão viver encontros e desencontros marcados pela melancolia e pela crença no amor. Neste filme, o diretor finlandês reforça seu estilo que combina questões sociais com um humor e estética bem particulares. O filme foi vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes e recebeu várias outras premiações e destaques em 2023.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Folhas de Outono'

Sinopse: Ansa e Holappa são duas almas solitárias cujo encontro casual em um bar enfrenta vários obstáculos. 

Ao longo do ano passado o Clube de Cinema de Porto Alegre revisitou o gênero da "Comédia romântica", sendo que os principais títulos vistos foram aqueles que deram um passo à frente para que a fórmula de sucesso se mantivesse viva. Atualmente, ao menos na minha visão, o gênero se encontra enfraquecido, sendo que o último grande título foi "Encontros e Desencontros" (2003), de Sofia Coppola, e do qual melhor sintetizou os relacionamentos amorosos atuais que se encontram vazios perante o movimento constante de um mundo movido por números. "Folhas de Outono" (2023) talvez seja o mais novo título desse gênero que ousa algo além da conhecida fórmula e destacando os protagonistas em meio ao sistema que faz de a humanidade ficar mais estagnada.

Dirigido por Aki Kaurismäki, de "Crime e Castigo" (1983), o longa acompanha a história de Ansa (Alma Pöysti) uma estoquista de supermercado, e Holappa (Jussi Vatanen), um ex-alcoólatra. Completamente desconhecidos, os caminhos dos dois acabam se cruzando acidentalmente em um bar de karaokê numa noite qualquer em Helsinki. Automaticamente atraídos um pelo outro, eles decidem sair em um encontro e, talvez, começar um relacionamento improvável que pode ser a solução para afastar a solidão existencial de ambos - mas uma série de adversidades e mal-entendidos faz com que os dois acabem se afastando.

Aki Kaurismäki procura apresentar os dois protagonistas de uma forma particular, sendo que ambos se encontram no piloto automático devido ao trabalho do dia a dia, mas não escondendo em seus olhares o desejo de extravasarem. Se Ansa procura não descartar aquilo que o mundo não mais deseja, por outro lado, Holappa procura desafiar o sistema em que vive através do seu sarcasmo mórbido e pelo vício com a bebida. Nota-se que os personagens em volta não são muito diferentes, mas que basta um certo contato com o próximo para que eles soltem o que se escondem dentro deles.

São personagens que buscam por algum significado de continuarem em frente em meio ao sistema capitalista e de um mundo cada vez mais afundando em guerras sem um menor sentido. Neste último caso, por exemplo, é sempre anunciado o conflito entre a Rússia e a Ucrânia no rádio, sendo que o velho recurso de comunicação seria uma forma de nos dizer que as guerras de ontem e hoje possuem as mesmas consequências, sendo que o mundo mudou somente na tecnologia, mas a imbecilidade da raça humana continua intacta. Nota-se também uma realidade que se passa em nossos tempos, mas moldada com um visual retro, como se aqueles personagens convivessem com tempos mais coloridos, mas não escondendo as mazelas do mundo.

Assim como toda comédia romântica, os dois protagonistas se conhecem de forma simples, mas que logo vão se interessando um pelo outro e para assim obterem algum sentido. Porém, o filme é cheio de encontros e desencontros, seja devido ao vício de Holappa ou pela esperança cega de Ansa que vê nele alguma coisa que faça algum sentido para ela. Em meio a isso é notório que os personagens se envolvem na fantasia que a arte nos brinda, principalmente quando o cinema se torna uma peça central da obra. Portanto, aguarde por referências muito bem-vindas, que vai desde aos melhores momentos do cinema francês, italiano e até mesmo ao grande mestre Charles Chaplin.

Desses desencontros nota-se que os personagens continuaram perdidos em seus afazeres, mas logo as fórmulas da velha comédia romântica surgem para que ambos voltem a se encontrarem. Se isso soa um pouco clichê, ao menos se diferencia se formos compará-lo ao demais títulos dentro do gênero. Afinal,  Aki Kaurismäki não descarta o universo que aqueles personagens se encontram, pois o amor sim é possível, mas sempre perante um mundo frio e cheio de obstáculos.

"Folhas de Outono" é uma comédia romântica diferente do que nós imaginamos, pois o lado humano perante uma realidade implacável torna o relacionamento amoroso atual muito mais complexo. 

Nota: O filme também estreou no MUBI. 


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Cine Dica: Clube de Cinema - 'Os Rejeitados'

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Espaço de Cinema, Sala 3, Bourbon Shopping Country

Data: 27/01/2024, sábado, às 10:15 da manhã


"Os Rejeitados" (The Holdovers)

EUA, 2023, 134 min, 16 anos

Direção: Alexander Payne

Elenco: Paul Giamatti, Dominic Sessa, Da’vine Joy Randolph, Carrie Preston

Sinopse: Em Os Rejeitados, Paul Hunham (Paul Giamatti) é um professor altamente desgostado pelo corpo estudantil da Barton Academy, o internato em que trabalha. Enquanto alunos e professores voltam para as suas casas nas festas de fim de ano, o Sr.Hunham é designado a ficar responsável pelos estudantes que precisam ficar no colégio no feriado. Durante a tarefa, ele precisa lidar com Angus (Dominic Sessa), um adolescente rebelde que está de luto pela morte do pai.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

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terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - ‘Segredos De Um Escândalo’

Sinopse: Vinte anos após seu romance midiático virar assunto da nação, um casal é colocado sob pressão quando uma atriz viaja até seu lar para se preparar para um filme sobre o passado deles. 

Determinados casos policiais que se tornaram um circo midiático nem sempre revelam as raízes sobre o real cenário dos fatos. Porém, para conhecer o verdadeiro lado da história talvez a gente precise se inserir naquele mundo e do qual nem todos tem certo desejo de conhecê-lo devido ao conservadorismo que molda esse mundo. "Segredos De Um Escândalo" (2023) é a busca pelo perfeccionismo ao querer ser fiel a uma história em que os próprios envolvidos não sabem ao certo como se envolveram.

Dirigido por Todd Haynes, do filme "Carol" (2015), o filme conta a história de Gracie (Julianne Moore) e seu marido Joe (Charles Melton), que é 23 anos mais novo que ela. O relacionamento dos dois começou quando Joe ainda tinha 13 anos, causando um escândalo nos jornais. Vinte anos depois de seu romance ter chegado às manchetes, o casal está se preparando para que seus gêmeos comecem o ensino médio. No entanto, suas vidas viram de cabeça para baixo quando a atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman) vem estudar Gracie para um papel no cinema. A dinâmica familiar se desenrola quando Joe percebe que perdeu sua juventude.

É curioso observar o tipo de fotografia inserida neste filme, como se o diretor Todd Haynes quisesse nos colocar em um mundo em que está tudo em penumbra e que somente teremos uma dimensão sobre aquilo tudo quando adentrarmos a ela. Por conta disso, atriz Elizabeth (Portman) se torna uma espécie de nossa guia ao tentar conhecer aquela família que foi manchete há vários anos e que busca através deles obter uma atuação no mínimo perfeita para sua carreira. Nota-se que a mesma busca se assemelhar de corpo e alma ao se interagir com Gracie (Moore), ao ponto que as semelhanças físicas começam aflorar na medida em que atriz vai adentrando ainda mais em sua pesquisa.

Tendo já colecionado uma galeria de personagens complexas, Natalie Portman constrói para a sua Elizabeth uma pessoa que se apresenta com certa inocência perante os fatos em que ela está pesquisando, mas que aos poucos vai se revelando como alguém disposta em abraçar o perfeccionismo, nem que para isso se torne uma obsessão para a própria. Em um determinado momento, por exemplo, a interatividade entre as duas me lembrou o clássico "Persona" (1966), de Ingmar Bergman e cuja cena em que a personagem meio que quebra a quarta parede fortalece essa minha observação. Não me surpreenderia se atriz fosse indicada a diversos prêmios na temporada de premiações que antecede o Oscar.

Já Julianne Moore novamente nos brinda com uma atuação digna de nota, onde a sua personagem nos transmite um certo controle emocional toda vez que surge em cena, mas não escondendo a possibilidade que esse controle é somente contido por uma fina camada que a qualquer momento pode ser quebrada. Porém, Charles Melton como Joe Yoo surpreende na medida em que a trama avança, pois o seu personagem aos poucos percebe que a sua vida poderia ter sido outra se tivesse tomado outros rumos em sua cruzada e o seu olhar em cada cena sintetiza essa dor emocional que dificilmente consegue ser escondida.

O filme em si fala sobre pessoas comuns em situações geradas pelos seus próprios sentimentos, mas sendo julgados por uma sociedade conservadora que atira primeiro e pergunta depois. Sendo baseado em fatos reais, o filme procura nos convidar para adentrarmos nas reais facetas dessas pessoas que buscam seguir em frente em suas vidas mesmo quando o restante do mundo ainda os rotula com um olhar negativo. Atenção para a cena final, da qual cada um pode levantar a sua própria interpretação e gerar diversos debates em uma roda de bar após a sessão.

"Segredos De Um Escândalo" é um estudo sobre o comportamento humano perante uma história que foi questionada pelo restante do mundo. 

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Cine Curiosidade: Indicados ao Oscar 2024

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou hoje (23) os indicados ao Oscar 2024, com Oppenheimer na liderança, com 13 nomeações ao prêmio. Outros destaques da lista foram Pobres Criaturas (11 indicações), Assassinos da Lua das Flores (11 indicações) e Barbie (8 indicações). A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 10 de março, em Los Angeles, e será apresentada por Jimmy Kimmel. Veja abaixo a lista completa de indicados ao Oscar 2024:


MELHOR FILME

American Fiction

Anatomia de uma Queda

Barbie

Os Rejeitados

Assassinos da Lua das Flores

Maestro

Oppenheimer

Vidas Passadas

Pobres Criaturas

A Zona de Interesse


MELHOR DIREÇÃO

Justine Triet, por Anatomia de uma Queda

Martin Scorsese, por Assassinos da Lua das Flores

Christopher Nolan, por Oppenheimer

Yorgos Lanthimos, por Pobres Criaturas


Jonathan Glazer, por A Zona de Interesse

MELHOR ATOR

Bradley Cooper, por Maestro

Colman Domingo, por Rustin

Paul Giamatti, por Os Rejeitados

Cillian Murphy, por Oppenheimer

Jeffrey Wright, por American Fiction


MELHOR ATRIZ

Annette Bening, por NYAD

Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores

Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda

Carey Mulligan, por Maestro

Emma Stone, por Pobres Criaturas


MELHOR ATOR COADJUVANTE

Sterling K. Brown, por American Fiction

Robert De Niro, por Assassinos da Lua das Flores

Robert Downey Jr., por Oppenheimer

Ryan Gosling, por Barbie

Mark Ruffalo, por Pobres Criaturas


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Emily Blunt, por Oppenheimer

Danielle Brooks, por A Cor Púrpura

America Ferrera, por Barbie

Jodie Foster, por NYAD

Da'Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Justine Triet & Arthur Harari, por Anatomia de uma Queda

David Hemingson, por Os Rejeitados

Bradley Cooper & Josh Singer, por Maestro

Sammy Burch, por Segredos de um Escândalo

Celine Song, por Vidas Passadas


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Cord Jefferson, por American Fiction

Greta Gerwig & Noah Baumbach, por Barbie

Christopher Nolan, por Oppenheimer

Tony McNamara, por Pobres Criaturas

Jonathan Glazer, por A Zona de Interesse


MELHOR ANIMAÇÃO

O Menino e a Garça

Elementos

Nimona

Meu Amigo Robô

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso


MELHOR FILME INTERNACIONAL

Io Capitano (Itália)

Perfect Days (Japão)

A Sociedade da Neve (Espanha)

The Teacher's Lounge (Alemanha)

A Zona de Interesse (Reino Unido)


MELHOR DOCUMENTÁRIO

Bobi Wine: The People's President

The Eternal Memory

Four Daughters

To Kill a Tiger

20 Days in Mariupol


MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

The ABCs of Book Banning

The Barber of Little Rock

Island in Between

The Last Repair Shop

Nai Nai & Wai Po


MELHOR CURTA-METRAGEM

The After

Invincible

Knight of Fortune

Red, White & Blue

The Wonderful Story of Henry Sugar


MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

Letter to a Pig

95 Senses

Our Uniform

Pachyderme

War is Over (inspired by the music of John & Yoko)


MELHOR TRILHA SONORA

Laura Karpman, por American Fiction

John Williams, Indiana Jones e a Relíquia do Destino

Robbie Robertson, por Assassinos da Lua das Flores

Ludwig Göransson, por Oppenheimer

Jerskin Fendrix, por Pobres Criaturas


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

"The Fire Inside" (Flamin' Hot)

"I'm Just Ken" (Barbie)

"It Never Went Away" (American Symphony)

"Wahzhazhe (A Song for My People)" (Assassinos da Lua das Flores)

"What Was I Made For?" (Barbie)


MELHOR SOM

Resistência

Maestro

Missão: Impossível - Acerto de Contas

Oppenheimer

A Zona de Interesse


MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

Sarah Greenwood, por Barbie

Jack Fisk, por Assassinos da Lua das Flores

Arthur Max, por Napoleão

Ruth De Jong, por Oppenheimer

Shona Heath, por Pobres Criaturas


MELHOR FOTOGRAFIA

Edward Lachman, por El Conde

Rodrigo Prieto, por Assassinos da Lua das Flores

Matthew Libatique, por Maestro

Hoyte van Hoytema, por Oppenheimer

Robbie Ryan, por Pobres Criaturas


MELHOR CABELO E MAQUIAGEM

Golda

Maestro

Oppenheimer

Pobres Criaturas

A Sociedade da Neve


MELHOR FIGURINO

Jacqueline Durran, por Barbie

Jacqueline West, por Assassinos da Lua das Flores

Janty Yates, por Napoleão

Ellen Mirojnick, por Oppenheimer

Holly Waddington, por Pobres Criaturas


MELHOR MONTAGEM

Laurent Sénéchal, por Anatomia de uma Queda

Kevin Tent, por Os Rejeitados

Thelma Schoonmaker, por Assassinos da Lua das Flores

Jennifer Lame, por Oppenheimer

Yorgos Mavropsaridis, por Pobres Criaturas


MELHORES EFEITOS VISUAIS

Resistência

Godzilla Minus One

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Missão: Impossível - Acerto de Contas

Napoleão

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