Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - ‘Incompatível Com a Vida’

Sinopse: A partir do registro de sua gravidez frustrada, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais. 

Eu sou contra o aborto, mas ao mesmo tempo a favor da legalização do mesmo. No Brasil de cada dez mulheres que buscam ajuda de forma clandestina para a interrupção da gravidez oito acabam tendo complicações na saúde e podendo até mesmo nunca mais engravidarem. O grande problema do Brasil atual é que, mesmo que o procedimento fosse constitucional, o país não tem uma estrutura suficientemente boa para tratar determinados casos e podendo até mesmo ser freado por uma parcela da sociedade conservadora e ao mesmo tempo hipócrita.

Em 2020, o caso de uma criança grávida aos 10 anos de idade, que era estuprada desde os seis por um familiar, repercutiu no país. A equipe médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes) se recusou a realizar o procedimento e a criança precisou viajar do Espírito Santo até Pernambuco para fazer o aborto legal no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam/UPE).

O documentário “Incompatível Com a Vida" é um retrato sobre a gravidez complexa e dolorida da cineasta Eliza Capai que, ao receber o diagnóstico de que seu feto tinha uma malformação incompatível com a vida fora do útero, decide documentar o seu momento mais dramático. A sua obra também reúne casos de mulheres grávidas que receberam diagnósticos de que os fetos que carregam dentro de si são “incompatíveis com a vida” e têm alguma malformação congênita que levará à morte ainda no útero ou após o parto. Portanto, a dor da realizadora acaba não se tornando um caso isolado, mas ao mesmo tempo se tornando o mais chocante perante os nossos olhos.

Curiosamente, o projeto inicial da realizadora tinha uma outra forma, pois era para documentar a rotina de um casal grávido durante o isolamento provocado pela pandemia da Covid-19, em 2020. O roteiro que foi sendo remodelado durante o percurso acaba obtendo uma metamorfose completa quando a diretora recebe a notícia do médico. A partir desse momento, fazer esse documentário foi uma forma de exorcizar as dores de Eliza, ao ponto em que a própria se expõe de tal maneira que acabamos sentindo a sua dor, seja quando ela tem problemas de falta de ar ou quando começa a gritar sem excitar.

Para todas as mulheres retratadas em “Incompatível com a vida”, o tema do aborto é dos mais recorrentes. Em paralelo, o documentário inclui discursos de políticos e religiosos ultraconservadores pregando contra a prática, inclusive nos casos previstos em lei. Exibe, também, a dificuldade de se encontrar hospitais que aceitem realizar o aborto legal no Brasil. Por fim, “Incompatíveis com a vida” é um convite que nos leva a sentir a dor de uma mãe que opta por uma dura escolha, mas tendo que enfrentar de frente a burocracia conservadora e que somente retrocede o Brasil e o mundo a fora. 


  Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Durval Discos'

Sinopse: Durval mora com sua mãe no local onde também funciona uma loja de discos, a Durval Discos. Devido ao cansaço da mãe, eles contratam uma empregada que aceita trabalhar por apenas 100 reais. Contudo, alguns dias depois ela desaparece, deixando para trás uma menina e um bilhete, pedindo para que eles cuidem da garota por dois dias. Os dois acolhem a jovem, mas acabam tendo uma grande surpresa.

Anna Muylaert  gosta de explorar a desconstrução familiar brasileira, sendo que essa última  não se sustenta perante as diversas situações e metamorfoses constantes que o país vai obtendo ao longo da história. Se em "Que Horas Ela Volta?" (2015) constatamos a nova juventude perdida por não obter um ombro paternal, por outro lado, "Mãe Só Há Uma" (2016) é sobre a queda de uma mascara hipócrita de uma sociedade que tenta se sustentar através das aparências, mas cujos os verdadeiros laços de sangue não é exatamente o suficiente para sustentar essa falsa realidade. "Durval Discos" (2002) possui dois lados de uma realidade, da qual a mesma se sustenta através da fantasia, mas cuja a dura realidade começa a bater a sua porta.

O filme conta a história de Durval (Ary França) e sua mãe Carmita (Etty Fraser) que vivem há muitos anos na mesma casa onde funciona a loja Durval Discos, que já foi muito conhecida no passado mas hoje vive uma fase de decadência devido à decisão de Durval em não vender CDs e se manter fiel aos discos de vinil. Para ajudar sua mãe no trabalho de casa Durval decide contratar uma empregada. O baixo salário acaba atraindo Célia (Letícia Sabatella), uma estranha candidata que chega junto com Kiki (Isabela Guasco), uma pequena garota. Após alguns dias de trabalho Célia simplesmente desaparece, deixando Kiki e um bilhete avisando que voltaria para buscá-la dentro de 3 dias.

Rodado com um curto orçamento, porém, com muita criatividade, Anna Muylaert demonstra para que veio já no início da abertura do longa, onde os créditos se apresentam em meio aos letreiros, seja nos anúncios do mercado, ou simplesmente disfarçados nas placas de rua. Tudo feito em um plano-sequência criativo e cujo o desfecho termina justamente com o letreiro do cenário principal e ao mesmo tempo apresentando ao título do filme. Curiosamente, essa abertura sintetiza o movimento constante da situação e do qual não tem como parar.

Durval é uma pessoa pertencente a geração dos anos oitenta e noventa, mas que parou no tempo ao negar a realidade do sistema capitalista e do qual o mesmo está extinguindo aos poucos os discos de vinil do mercado musical. Batendo o pé, Durval mantém a sua loja com que pode, cujo o cenário revela toda a cultura brasileira musical e onde cada foto ou capa de disco de vinil fará com que muitos se identifiquem com o filme como um todo. Atenção para a divertida participação de Rita Lee e cuja aparição é uma cereja de um bolo de muitas camadas de interpretação.

Assim como os discos de vinil, podemos interpretar o filme como dois de uma trama, pois o que começa como uma espécie de comédia familiar, logo vai obtendo contornos mais sombrios e imprevisíveis. A partir do momento em que surge a pequena Kiki logo Durval percebe que o seu comodismo vai se perdendo aos poucos e não conseguindo mais controlar as mudanças que vão acontecendo. O ápice disso é o surgimento da figura de um cavalo e do qual simboliza o furo da bolha e do qual Durval se mantinha até aquele ponto.

Ary França interpreta o que talvez seja o melhor papel de sua carreira, ao criar para o seu Durval uma pessoa fascinada pela cultura pop, seja da música ou do cinema, mas cuja essas artes serviam apenas como refugio ao não aceitar mudanças que ocorriam pelo mundo. Já a mãe é uma figura trágica, da qual transita entre momentos de puro humor, para situações das quais sentimos total pena dela e fazendo a gente se perguntar sobre o seu passado e o que levou ela a querer manter uma realidade que não é sua como um todo. Etty Fraser nos brinda com uma atuação espetacular e que tão cedo não faz a gente se esquecer.

O ato final nos reserva momentos de até mesmo de pura tensão, com desdobramentos que levam os personagens por um caminho sem volta e fazendo com que Durval seja forçado a se transformar e amadurecer em pouco espaço de tempo. Isso simboliza a nossa realidade contemporânea, da qual faz com que não respiremos mais de forma normal, ao ponto que quando vemos pela última vez Durval ele respira fundo ao constatar que não se vê mais preso em sua bolha, mas tendo que sacrificar tudo o que ele tinha. Ao final tudo se destrói, se tornando uma mera lembrança e o que resta é seguirmos em frente para ver  o que acontece.

Com participações especiais de Marisa Orth e Letícia Sabatella, "Durval Discos" é um clássico brasileiro surpreendente, cujo mesmo possui uma análise sobre a geração noventista e da qual, talvez, não estivesse preparada para o novo século. 


  Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

Cine Dica: Sala Redenção finaliza o ano com mostra dedicada a diretoras brasileiras

Quais são os diretores considerados importantes para o cinema nacional? Essa questão norteia a curadoria da última mostra do ano na Sala Redenção, em cartaz entre os dias 04 e 15 de dezembro. Intitulada “Além do Cânone”, a programação apresenta obras de realizadoras brasileiras, ao mesmo tempo que questiona a composição de um cânone cinematográfico composto basicamente por homens.

Juliana Rojas, Flavia Castro, Suzana Amaral, Maya Da-Rin e Lúcia Murat são as diretoras homenageadas em “Além do Cânone”. A mostra reúne cinco longas-metragens, produzidos pelas cineastas entre 2008 e 2012 com o apoio da ANCINE (Agência Nacional do Cinema). Com este recorte, a programação não só problematiza a questão de gênero do cânone cinematográfico, mas também ressalta a importância das leis de incentivo para a diversidade das produções audiovisuais brasileiras. Para ampliar o debate, a mostra apresenta um bate-papo no dia 06 de dezembro, às 19h, com as críticas de cinema Daniela Strack e Juliana Costa, acompanhando a exibição do filme “Trabalhar Cansa”.

Todas as sessões contam com entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa clicando aqui. 

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Cine Especial: BOGART & BACALL - 'A Beira do Abismo'


Howard Hawks começou a se interessar pelo "noir" a partir do momento em que assistiu ao clássico "Relíquia Macabra" (1941) de John Huston, sendo que através desse filme que esse subgênero se fortaleceu e se tornando um dos mais cultuados ao longo do tempo. Hawks, portanto, começou a procurar o seu novo projeto que segue a fórmula do sucesso e para isso foi em busca de livros policiais que serviriam de adaptação ou até mesmo inspiração para a realização do seu "noir". O resultado é "À Beira do Abismo" (1946) que, se por um lado não é o melhor título deste seguimento cinematográfico, ao menos chega bastante perto.
Baseado no livro de Raymond Chandler, o filme conta a história do detetive particular, Philip Marlowe (Humphrey Bogart), que é chamado por Sternwood (Charles Waldron), um milionário que diz que está sendo chantageado novamente, pois há dois anos pagou US$ 5 mil para que Joe Brody (Louis Jean Heydt) deixasse Carmen (Martha Vickers), sua filha mais nova, em paz. Agora Arthur Gwynn Geiger (Theodore von Eltz) quer receber alguns milhares dólares, referentes a dívidas de jogo de Carmen. Philip aconselha que a dívida seja paga, pois Carmen assinou promissórias, mas Sternwood quer de qualquer maneira ficar livre de Geiger e diz para Marlowe cuidar disto. Antes que saia da mansão Vivian (Lauren Bacall), a filha mais velha de Sternwood, fala com Marlowe e lhe pede que encontre Shawn Regan, um grande amigo de Sternwood, que desapareceu. Marlowe segue Geiger até a casa dele e fica vigiando. Então repentinamente ouve um tiro e vê um carro fugindo. Marlowe constata que Geiger foi morto e ao lado dele está Carmen, que não tem noção do que está acontecendo, pois está drogada. Ele a leva para casa e deixa Carmen aos cuidados de Vivian, construindo um álibi ao dizer para Vivian que, para todos os efeitos, Carmen ficou ali toda a noite. Porém esta era apenas a primeira de várias mortes.
O que parecia ser uma premissa simples sobre a investigação de chantagem logo se torna uma grande teia de conspirações, traições, mortes e levando o protagonista em diversas camadas desse emaranhado de eventos. O espectador menos atento irá se perder nas diversas informações, principalmente sobre quem matou quem e quem é amante de quem. Por outro lado, o filme ganha pontos pelo fato de que cada passagem da trama seja uma espécie de curta metragem para que logo finalizada o protagonista vai para a trama seguinte, mesmo fazendo parte de um esquema muito maior diga-se de passagem.
Todos os ingredientes que fizeram do "subgênero noir" estão lá, desde o detetive durão, como também muita luz e sombras, além de damas fatais que não se pode confiar e cuja intenções são bastante dúbias. Por mais canastrão que esteja Humphrey Bogart está à vontade em cena, já que o seu personagem Philip Marlowe é praticamente igual ao seu personagem Sam Spade de "Relíquia Macabra". A diferença entre os personagens principais é que o anterior tinha um coração mais de pedra enquanto este parece ter um pouco mais de humanidade perante a onda de sangue que o rodeia.
O filme também marca a segunda parceria entre o astro e atriz Lauren Bacall, sendo que os demais trabalhos foram "Uma Aventura na Martinica" (1945), "Prisioneiro do Passado" (1947) e "Paixões em Fúria" (1948). Nota-se uma química entre ambos os intérpretes, sendo que os seus respectivos personagens possuem personalidades fortes e fazendo com que as cenas juntas se tornem intensas e sedutoras. Curiosamente, autor Raymond Chandler reclamou que Martha Vickers fez uma interpretação tão intensa de Carmen Sternwood que ofuscou a personagem de Lauren Bacall e por conta disso boa parte da performance de Martha foi cortada na versão final do filme.
Embora não tenha o mesmo equilíbrio de "Relíquia Macabra" o filme nos prende atenção mesmo com todos os seus desdobramentos e é sempre divertido acompanharmos o personagem Humphrey Bogart sempre se metendo em situações em que, ou tem uma arma apontada contra ele, ou ele obtém uma e chegamos a perder as contas de quantas ele obteve ao longo da história. E por mais complexo que seja essa teia conspiratória logo é tudo resolvido em seu arco final, mesmo quando nos dá aquela sensação esquisita de que faltou algo para ser concluído.A Beira do Abismo
"A Beira do Abismo" possui todos os ingredientes que fizeram do "subgênero noir" ser bastante cultuado e por isso mesmo merece ser conferido. 

  Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (01/12/23)

 MONSTER

Sinopse: Uma mãe sente que há algo errado quando seu filho começa a se comportar de maneira estranha. Ao descobrir que um professor é o responsável, ela vai até a escola exigindo saber o que está acontecendo. Enquanto o caso se desenrola pelos olhos da mãe, do professor e da criança, a verdade começa a surgir. 



AS AVENTURAS DE POLIANA

Sinopse: Poliana é uma garota que sempre soube ver o lado bom da vida. Ela aprendeu com seu pai o “jogo do contente” e com ele encontra algo de positivo até nas situações mais difíceis. Mas desde que o pai Otto Pendleton sumiu no ano anterior, ela não consegue mais entrar na brincadeira. No seu aniversário de 15 anos, Poliana ganha um lindo colar que pertenceu à mãe, e leva o presente para o famoso Campo de Férias. 


BALA SEM NOME

Sinopse: Suzana (Paolla Oliveira) é uma mulher dedicada, honesta e trabalhadora. No entanto, ela e o namorado acabam presos em cativeiro após serem sequestrados por uma quadrilha perigosa. Os criminosos exigem que Suzana devolva um suposto dinheiro que ela roubou. Agora ela precisará enfrentá-los para escapar em segurança.


CASAMENTO GREGO 3

Sinopse: Na nova sequência de Casamento Grego, a família Portokalos embarca em mais uma aventura rumo à Grécia, desta vez para conhecer as origens do patriarca Gus Portokalos (Michael Constantine). Em Casamento Grego 3, Toula (Nia Vardalos) e Ian (John Corbett) viajam à Grécia para a reunião de família, realizando o último desejo do pai da protagonista, falecido.


DIGIMON ADVENTURE 2 – O INÍCIO

Sinopse: Em fevereiro de 2012, quando Davis Motomiya e Veemon estavam fazendo lámen, um gigante Digi-Egg apareceu no céu. Eles então conheceram alguém que alegou ser a primeira pessoa a fazer parceria com um Digimon, no entanto, apesar de ter um Digivice, o DigiDestined não tinha um parceiro Digimon com eles.


O ANO DO TIGRE

Sinopse: Um restaurante está a ponto de quebrar, mas os proprietários farão de tudo para evitar que isso aconteça. Entre muitas aventuras e contratempos, eles terão que lidar com mafiosos e golpistas.


O JOGO DA INVOCAÇÃO

Sinopse: Há um estranho toque de crueldade em jogos infantis que, algumas vezes, pode ser levado longe demais contra a vontade dos envolvidos. No terror O JOGO DA INVOCAÇÃO, os irmãos Marcus (Asa Butterfield), Billie (Natalia Dyer) e Jo (Benjamin Ainsworth) são atraídos para um jogo demoníaco em que a única regra é: se você perde, você morre.


OS SEGREDOS DO UNIVERSO POR ARISTÓTELES E DANTE

Sinopse: Em um verão inesquecível, os jovens Aristóteles e Dante são unidos pelo acaso e, embora sejam completamente diferentes um do outro, iniciam uma amizade especial, daquelas que duram uma vida inteira. Dante é tudo o que Aristóteles deseja ser: expressivo, inteligente e autoconfiante. Juntos, eles embarcam em uma emocionante jornada pela adolescência e começam a questionar todos os segredos do universo.


TRÊS TIGRES TRISTES

Sinopse: Três Tigres Tristes conta a história de três jovens que vivem em uma kitnet na Liberdade, bairro de São Paulo: um aspirante a artista plástico, uma mulher trans e um performer e drag queen soropositivo. Juntos, eles cuidam do bichinho de estimação Intransmissível, um porquinho da índia. Um dia, são ameaçados de despejo - o aluguel está atrasado há três meses - e lutam para encontrar uma maneira de sair da situação. 


  Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO A 6 DE DEZEMBRO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

 HOW TO HAVE SEX

Nossa cinesemana de 30 de novembro a 6 de dezembro destaca duas estreias: o longa A ESTRANHA COMÉDIA DA VIDA, do italiano Roberto Andò, protagonizada pelo grande ator Toni Servillo, e o drama HOW TO HAVE SEX, primeiro longa da diretora britânica Molly Walker e focado nos dilemas da juventude. Outra novidade é o drama francês CULPA E DESEJO, da diretora Catherine Breillart, um dos filmes mais assistidos no Festival Varilux de Cinema Francês. Finalizado o Festival Varilux, agora recebemos o Festival Italiano, com oito longas inéditos nos cinemas. Entre os títulos, estão filmes de Andrea Di Stefano, Gianni Amelio, Marisa Vallone, entre outros.

Também seguem em cartaz longas brasileiros muito prestigiados pelo público, incluindo TIA VIRGINIA, MEU NOME É GAL, MUSSUM – O FILMIS e DURVAL DISCOS.

Confira nossa programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


15h15 – TIA VIRGÍNIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 100min). Direção de Fabio Meira, com Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Antonio Pitanga, Vera Valdez. Elo Studios, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Virgínia nunca se casou, não teve filhos e foi convencida pelas irmãs a cuidar dos pais. No primeiro Natal depois da morte do pai, com a mãe dependente de cuidados, Virginia reencontra suas irmãs. Enquanto preparam a ceia, os afetos e os ressentimentos dão o tom das conversas entre Virginia, Vanda e Valquiria. Inspirado nas memórias do próprio diretor, o filme ganhou seis Kikitos no Festival de Gramado, incluindo melhor filme pelo Júri da Crítica, melhor atriz para Vera Holtz e melhor roteiro.


17h15 – DURVAL DISCOS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2003, 96min). Direção de Anna Muylaert, com Ary França, Etty Fraser, Leticia Sabatella. Projeto Vitrine Petrobras, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O projeto Vitrine Petrobras está de volta com a reestreia de um dos filmes brasileiros mais queridos do público. Vencedor de sete Kikitos no Festival de Cinema de Gramado de 2002 (incluindo melhor filme e direção), o longa é ambientado na loja Durval Discos, administrada por um cara solteirão que insiste em vender discos de vinil. Para ajudar a mãe no trabalho da casa, Durval contrata uma ajudante que cozinha muito bem. Mas ela desaparece alguns dias depois e deixa sua filha, Kiki, aos cuidados de Durval e sua mãe.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUINTA, DIA 30)


19h15 – A ESTRANHA COMÉDIA DA VIDA - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(La Stranezza - Itália, 2022, 103min). Direção de Roberto Andò, com Toni Servillo, Salvatore Ficarra, Valentino Picone, Renato Carpentieri. Risi Films, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Sebastiano e Onofri são dois atores amadores que cruzam o caminho de ninguém menos que Luigi Pirandello. O que eles não percebem é que o grande dramaturgo italiano vaga pelos lugarejos da Sicília na tentativa de solucionar uma crise criativa que o impede de trabalhar. Cada novo acontecimento que Pirandello vive junto à trupe mambembe vai levar à criação de “Seis Personagens à Procura de Um Autor”, uma obra que é referência na história do teatro contemporâneo.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUINTA, DIA 30)


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 – MUSSUM, O FILMIS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 120min). Direção de Silvio Guindane, com Aílton Graça, Yuri Marçal, Neusa Borges, Cacau Protásio, Gero Camilo. Downtown Filmes, 10 anos. Drama biográfico.

Sinopse: Antônio Carlos Bernardes Gomes entrou para a história da cultura brasileira como Mussum. Referência de humor por conta do programa Os Trapalhões e venerado como músico no grupo Originais do Samba e na escola Mangueira, Antônio Carlos teve uma infância pobre, serviu no exército e soube driblar as armadilhas do destino com seu talento. Baseado no livro "Mussum – uma história de Humor e Samba", de Juliano Barreto, o filme foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado 2023, com os Kikitos de melhor filme pelo júri oficial e popular e melhor ator para Aílton Graça.


FESTIVAL VARILUX

PROGRAMAÇÃO:

QUINTA, DIA 30


Sala Eduardo Hirtz


17h – ORLANDO, MINHA BIOGRAFIA POLÍTICA

(Orlando, ma biographie politique – 2023, 100min). Direção de Paul B. Preciado. 14 anos. Filmes do estação.

Sinopse: O filme é uma adaptação de uma das obras mais conceituadas da escritora inglesa Virginia Woolf, “Orlando”, em que o realizador, Paul B. Preciado, dirige uma carta à escritora a dizer que a sua personagem Orlando tornou-se real: o mundo está a tornar-se orlandesco. Preciado convocou um teste de elenco com 25 pessoas diferentes, todas trans e não binárias, para interpretar a personagem fictícia de Virginia Woolf, enquanto narram as suas próprias vidas. O filme reúne ainda uma série de imagens de arquivo sobre pessoas trans de meados do século XX que evocam os verdadeiros Orlandos históricos na sua luta pelo reconhecimento e visibilidade.


19h - O RENASCIMENTO

(Un coup de maître – 2023, 95min). Direção de Rémi Bezançon, com Vincent Macaigne, Bouli Lanners, Bastien Ughetto.  Livre.

Sinopse: Dono de uma galeria de arte, Arthur Forestier representa Renzo Nervi, um pintor em plena crise existencial. Os dois homens sempre foram amigos e, apesar de todos os contratempos, o amor pela arte os une. Sem inspiração há vários anos, Renzo gradualmente afunda em um radicalismo que o torna incontrolável. Para salvá-lo, Arthur desenvolve um plano ousado que acabará testando sua relação.


FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO

Programação de filmes inéditos apresentada pelo Consulado da Itália.

ENTRADA FRANCA

PROGRAMAÇÃO:


QUINTA, DIA 30

Sala Paulo Amorim


17h – A TERRA DAS MULHERES

(La Terra Delle Donne – 2023, 104min).  Direção de Marisa Vallone, com Paola Sini, Valentina Lodovini, Alessandro Haber, Jan Bijvoet. Drama. 16 anos.

Sinopse: Em uma Sardenha rural durante a Segunda Guerra Mundial, vive Fidela, a sétima filha, uma mulher considerada bruxa pela tradição popular. Ela encontra amor e conexão com a terra e a água, mas também enfrenta o desafio de ser diferente em uma sociedade que busca conformidade. Quando Fidela se torna mãe de uma criança confiada a ela, sua vida é transformada e ela descobre a força de sua própria identidade. Uma história envolvente sobre empoderamento feminino, aceitação, maternidade e a busca pela verdadeira liberdade.


19h – A ÚLTIMA NOITE DE AMORE

(L’Ultima Notte Di Amore – 2023, 124min).  Direção de Andrea Di Stefano, com Pierfrancesco Favino, Linda Caridi, Antonio Gerardi, Francesco Di Leva. Thriller. 16 anos.

Sinopse: Dizem que Franco Amore é Amor de nome e de fato. Sobre si mesmo, ele conta que durante toda a vida procurou ser uma pessoa honesta, um policial que em 35 anos de honrada carreira nunca disparou contra um homem. Essas são as palavras que Franco escreveu em seu discurso que fará no dia seguinte, após sua última noite de serviço. Mas aquela noite será mais longa e difícil do que ele jamais poderia imaginar. E colocará em perigo tudo o que é importante para ele: o trabalho como servidor do Estado, o grande amor por sua esposa Viviana, a amizade com o colega Dino, sua própria vida. Naquela noite, tudo se entrelaça freneticamente pelas ruas de uma Milão onde parece que a luz nunca chega.


SEXTA, DIA 1

Sala Eduardo Hirtz


17h – PRIMEIRA MULHER

(Primadonna – 2022, 102min).  Direção de Marta Savina, com Claudia Gusmano, Fabrizio Ferracane, Francesco Colella, Manuela Ventura. Drama. 16 anos.

Sinopse: No cenário da Sicília dos anos 60, Lia Crimi é uma jovem de 21 anos que reage à mais terrível das violências com um ato de rebeldia que abalará as convenções sociais de sua época. Em um mundo onde prevalece a lei do mais forte, a máfia está enraizada e já é aceita como parte natural da vida, os poderosos decidem e os mais fracos obedecem, a coragem de Lia abrirá caminho para a luta pelos direitos das mulheres.


19h – O PRIMEIRO DIA DA MINHA VIDA

(Il Primo Giorno Della Mia Vita – 2023, 121min).  Direção de Paolo Genovese, com Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Margherita Buy, Sara Serraiocco. Comédia. 16 anos.

Sinopse: Um homem misterioso se apresenta a quatro pessoas que atingiram o fundo do poço e desejam acabar com suas vidas, para propor-lhes um pacto: uma semana para redescobrirem o amor pela vida. Seu propósito é oferecer a possibilidade de ver como o mundo seria sem elas e ajudá-las a encontrar um novo significado para suas existências.


SÁBADO, DIA 2

Sala Eduardo Hirtz

17h - BILLY

(Billy – 2023, 97min).  Direção de Emilia Mazzacurati, com Matteo Oscar Giuggioli, Carla Signoris, Alessandro Gassmann, Giuseppe Battiston. Drama. 14 anos.

Sinopse: Billy era um jovem prodígio. Aos nove anos, ele criou e apresentou um podcast musical de grande sucesso. Agora, aos 19 anos, Billy enfrenta uma crise de identidade e incerteza sobre seu futuro. Ele vive com sua excêntrica mãe, tem uma paixão secreta por uma garota e se relaciona principalmente com crianças entre 8 e 12 anos. Tudo muda quando ele tem um encontro inesperado com seu ídolo de infância, um músico desaparecido há anos.


19h – A INVENÇÃO DE UM CRIME

(IL Signore Delle Formiche – 2023, 130min).  Direção de Gianni Amelio, com Luigi Lo Cascio, Elio Germano, Sara Serraiocco, Leonardo Maltese. Drama. 16 anos.

Sinopse: Itália, anos 60. Aldo Braibanti é um influente dramaturgo condenado por plágio e seu aluno é internado em um hospital psiquiátrico. Inspirado em eventos reais, o filme retrata a história de várias vozes, incluindo familiares, amigos, acusadores e apoiadores, enquanto um jornalista busca a verdade em meio a suspeitas e censuras. Amelio lembra o caso Braibanti denunciando uma Itália homofóbica e intolerante.


DOMINGO, DIA 3

Sala Eduardo Hirtz


17h – UM AMOR DE DOMINGO

(La Quattordicesima Domenica Del Tempo Ordinario – 2023, 98min). Direção dePupi Avati, com Gabriele Lavia, Edwige Fenech, Massimo Lopez, Lodo Guenzi, Camilla Ciraolo. Drama. 16 anos.

Sinopse: Na Bolonha dos anos 70, Marzio, Samuele e Sandra são jovens cheios de sonhos e formam a banda musical "I Leggenda". Enquanto buscam o sucesso, eles enfrentam desafios pessoais e uma reviravolta inesperada em suas vidas. Trinta e cinco anos depois, eles se reencontram e precisam lidar com as consequências de suas escolhas passadas.


19h – O HOMEM NA ESTRADA

(L’Uomo Sulla Strada – 2022, 110min). Direção de Gianluca Mangiasciutti, comAurora Giovinazzo, Lorenzo Richelmy, Astrid Casali, Eugenio Gradabosco. Thriller. 14 anos.

Sinopse: Irene é uma jovem assombrada pela morte de seu pai nas mãos de um motorista fugitivo. Determinada a encontrar justiça, ela se envolve com Michele, o dono da fábrica onde trabalha, sem saber que ele é o responsável pelo trágico acidente. À medida que os sentimentos de proteção se transformam em amor, Irene se vê dividida entre vingança e afeição.


TERÇA, DIA 5

Sala Eduardo Hirtz


17h - O PRIMEIRO DIA DA MINHA VIDA

(Il Primo Giorno Della Mia Vita – 2023, 121min).  Direção de Paolo Genovese, com Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Margherita Buy, Sara Serraiocco. Comédia. 16 anos.

Sinopse: Um homem misterioso se apresenta a quatro pessoas que atingiram o fundo do poço e desejam acabar com suas vidas, para propor-lhes um pacto: uma semana para redescobrirem o amor pela vida. Seu propósito é oferecer a possibilidade de ver como o mundo seria sem elas e ajudá-las a encontrar um novo significado para suas existências.


19h15 - A ÚLTIMA NOITE DE AMORE

(L’Ultima Notte Di Amore – 2023, 124min).  Direção de Andrea Di Stefano, com Pierfrancesco Favino, Linda Caridi, Antonio Gerardi, Francesco Di Leva. Thriller. 16 anos.

Sinopse: Dizem que Franco Amore é Amor de nome e de fato. Sobre si mesmo, ele conta que durante toda a vida procurou ser uma pessoa honesta, um policial que em 35 anos de honrada carreira nunca disparou contra um homem. Essas são as palavras que Franco escreveu em seu discurso que fará no dia seguinte, após sua última noite de serviço. Mas aquela noite será mais longa e difícil do que ele jamais poderia imaginar. E colocará em perigo tudo o que é importante para ele: o trabalho como servidor do Estado, o grande amor por sua esposa Viviana, a amizade com o colega Dino, sua própria vida. Naquela noite, tudo se entrelaça freneticamente pelas ruas de uma Milão onde parece que a luz nunca chega.


QUARTA, DIA 6

Sala Eduardo Hirtz


17h - A TERRA DAS MULHERES

(La Terra Delle Donne – 2023, 104min).  Direção de Marisa Vallone, com Paola Sini, Valentina Lodovini, Alessandro Haber, Jan Bijvoet. Drama. 16 anos.

Sinopse: Em uma Sardenha rural durante a Segunda Guerra Mundial, vive Fidela, a sétima filha, uma mulher considerada bruxa pela tradição popular. Ela encontra amor e conexão com a terra e a água, mas também enfrenta o desafio de ser diferente em uma sociedade que busca conformidade. Quando Fidela se torna mãe de uma criança confiada a ela, sua vida é transformada e ela descobre a força de sua própria identidade. Uma história envolvente sobre empoderamento feminino, aceitação, maternidade e a busca pela verdadeira liberdade.


19h - PRIMEIRA MULHER

(Primadonna – 2022, 102min).  Direção de Marta Savina, com Claudia Gusmano, Fabrizio Ferracane, Francesco Colella, Manuela Ventura. Drama. 16 anos.

Sinopse: No cenário da Sicília dos anos 60, Lia Crimi é uma jovem de 21 anos que reage à mais terrível das violências com um ato de rebeldia que abalará as convenções sociais de sua época. Em um mundo onde prevalece a lei do mais forte, a máfia está enraizada e já é aceita como parte natural da vida, os poderosos decidem e os mais fracos obedecem, a coragem de Lia abrirá caminho para a luta pelos direitos das mulheres.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h – HOW TO HAVE SEX - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Reino Unido/Grécia, 2023, 92min). Direção de Molly Manning Walker, com Mia McKenna-Bruce, Shaun Thomas, Lara Peake. Mubi/O2 Play, 16 anos. Drama.

Sinopse: Três adolescentes britânicas passam um feriado juntas em uma praia da Grécia, onde diversão parece ser a palavra-chave. Mas entre festas, bebedeiras e flertes, as amigas vão experimentar alguns momentos desafiadores sobre as complexidades do sexo, do consentimento e da autodescoberta. Longa de estreia da diretora, o filme foi o vencedor da mostra Um Certo Olhar no último Festival de Cannes.


16h45 – MEU NOME É GAL Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Direção de Lo Politi e Dandara Ferreira, com Sophie Charlotte, Rodrigo Lelis e Dandara Ferreira. Downtown/Paris Filmes, 16 anos. Cinebiografia.

Sinopse: Com sua presença, sua atitude, seu corpo e sua voz, Gal Costa foi a musa do movimento Tropicalista e ajudou a transformar os rumos da música e da cultura brasileiras. Junto com os companheiros Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Jards Macalé, Tom Zé e Wally Salomão, ela enfrentou as dificuldades de ser de vanguarda em meio ao conservadorismo e à violência impostos pela ditadura militar no Brasil.


18h45 – CULPA E DESEJO - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(L’été dernier – 2023, 105min). Direção de Catherine Breillat, com Léa Drucker, Samuel Kircher, Olivier Rabourdin. Synapse Filmes, Drama, 16 anos.

Sinopse: Anne é uma renomada advogada especializada em violência sexual contra menores. Ao conhecer o filho de 17 anos de seu atual parceiro, ela inicia um relacionamento com ele. Ao fazê-lo, corre o risco de pôr em risco a sua carreira e desmembrar a sua família.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 30 DE NOVEMBRO A 06 DE DEZEMBRO

 ESTREIA:

PEDÁGIO

Brasil/Portugal/Drama/2023/ 101 min.

Direção: Carolina Markowicz

Sinopse: Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

Elenco: Maeve Jinkings, Kauan Alvarenga e Thomás Aquino

EM CARTAZ:


DURVAL DISCOS

CÓPIA RESTAURADA 4K – SESSÃO VITRINE

Brasil/202/Drama/96min.

Direção Anna Muylaert

Sinopse: Durval mora com sua mãe no local onde também funciona uma loja de discos, a Durval Discos. Devido ao cansaço da mãe, eles contratam uma empregada que aceita trabalhar por apenas 100 reais. Contudo, alguns dias depois ela desaparece, deixando para trás uma menina e um bilhete, pedindo para que eles cuidem da garota por dois dias. Os dois acolhem a jovem, mas acabam tendo uma grande surpresa.

Elenco: Ary França, Etty Fraser, Isabela Guasco, Marisa Orth, Letícia Sabatella


INCOMPATÍVEL COM A VIDA

Brasil/Documentário/2023/92min.

Direção: Eliza Capai

Sinopse: A partir do registro de sua gravidez frustrada, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam.


HORÁRIOS DE 30 DE NOVEMBRO A 06 DE DEZEMBRO (não há sessões nas segundas-feiras):

15h: DURVAL DISCOS

17h: INCOMPATÍVEL COM A VIDA

19h: PEDÁGIO


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES!

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405