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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Tia Virgínia'

Sinopse: Virgínia, uma mulher de 70 anos, nunca se casou e nem teve filhos. Ela foi convencida pelas irmãs a deixar a vida que tinha para cuidar dos pais. Agora, Virgínia se prepara para receber as irmãs, que viajam para celebrar o Natal. 

Fabio Meira parece gostar de rasgar as cortinas e revelar como é realmente feito as entranhas de uma família brasileira. Em "As Duas Irenes" (2017) ele faz uma análise do que acontece quando segredos estão a poucos metros de nossa casa, mas não são revelados por medo, ou por não assumir a culpa e a responsabilidade com relação aos cenários dos eventos. "Tia Virgínia" (2023) vai mais além, onde o copo simplesmente transborda e não tendo nada para remediar a situação inevitável e do qual acabamos nos identificando.

O filme conta a história de uma mulher (interpretada por Vera Holtz) de 70 anos que não tem nenhum filho e nunca se casou, e acaba sendo convencida pelas irmãs, Vanda (Arlete Salles) e Valquíria (Louise Cardoso), a se mudar para outra cidade a fim de cuidar dos pais. Se passando em apenas um dia, o filme acompanha a preparação de Virgínia para receber as irmãs que estão vindo até sua casa para celebrar o Natal.

A cena de abertura é simbólica, onde vemos a protagonista movimentar os ponteiros de um antigo relógio, como se ela quisesse avançar no tempo rapidamente, ou então retrocedê-lo para que possa, então, resolver algo do passado. Porém, não há como retornar, mas sim ter que encarar o fato de que a responsabilidade veio ao ter que cuidar da mãe enferma enquanto as demais irmãs sempre deram uma desculpa para fugir da responsabilidade. Quem passa ou já passou por uma mesma situação irá se identificar com o filme de forma imediata.

Mas Virgínia, talvez, seja uma representação do nosso "eu" que nunca aflora, seja por medo das consequências, ou de simplesmente não querer perder a pessoa próxima. Uma vez que revela a sua verdadeira face nada lhe detém, mesmo tendo que encarar os seus demônios do passado de frente, mas de forma potencializada e que dificilmente pode ser parada. Atriz veterana de novelas, além de diretora de teatro, Vera Holtz chega aqui no ápice de sua carreira, pois embora eu tenha testemunhado grandes desempenhos seus no passado nenhum supera o que é visto aqui como um todo.

Sua Virgínia é uma entidade da natureza, cuja sua jaula estava aberta e pronta para atacar uma vez que não tem mais motivos nenhum para se sentir presa. Sua atuação é tão intensa e assombrosa que dificilmente nos lembraremos das atuações das atrizes que interpretam as irmãs, mesmo quando as mesmas são interpretadas por grandes talentos como Arlete Salles e Louise Cardoso. Devo salientar que cada uma ali possui os seus conflitos internos, dos quais tentam conte-los, mas uma vez que os ânimos se encontram aflorados não tem mais do que esconder.

O filme é um retrato mórbido da verdadeira cara da família brasileira, da qual muitas vivem das aparências, mas que a qualquer momento esse teatro pode acabar ficando em pedaços. Neste último caso, o filme flui muito bem com relação ao fato de transitar entre o cinema com elementos teatrais, pois quase toda a trama se passa em um único cenário, ou seja, a casa que no final das contas é disputada internamente pelas irmãs. Isso faz com que gere em nós uma sensação claustrofóbica e da qual me remete ao que já foi visto em filmes como "A Morte da Donzela" (1994), ou "Deus da Carnificina" (2011) de Roman Polanski.

Do segundo ao terceiro ato não há mais como fingir, seja sobre as dores internas, ou pelo fato de erros não poderem mais serem camuflados. Portanto, a sequência final do terceiro faz com que o filme facilmente se torne o melhor longa brasileiro do ano, pois foi criada em um plano-sequência para que nos dê a sensação de que algo muito importante acontecerá e uma vez quando acontece não pode mais voltar. Curiosamente, a última cena da personagem me fez lembrar da cena final do clássico "Os Incompreendidos" (1959), pois em ambos os casos o destino dos protagonistas fica em aberto e diante deles está um mundo a ser explorado.

"Tia Virgínia" é um filme de humor sombrio do qual nos identificamos, pois sempre temos aquele desejo de falarmos umas verdades para o nosso próximo, sendo que os mesmos fogem por medo de encarar os fatos. 

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Cine Dica: Mulheres Diretoras no Cinema Brasileiro

 

O cinema feito por mulheres é um fenômeno vigoroso e de longa data no Brasil. Entretanto, muitas vezes a trajetória das nossas cineastas acaba minimizada ou esquecida nos livros de história do cinema. Nas últimas duas décadas, a insurgência dos movimentos sociais em prol da equidade de gênero impulsionou pesquisadoras e pesquisadores a resgatarem a presença artística das mulheres no audiovisual.

Este novo olhar para a história do cinema brasileiro revelou cineastas do período silencioso, como Cléo de Verberena, além de difundir o trabalho de diretoras em atividade durante movimentos importantes da nossa cinematografia como a Pornochanchada, o Cinema Novo e o Cinema Marginal.

Objetivos

O Curso MULHERES DIRETORAS NO CINEMA BRASILEIRO, ministrado por Daniela Strack, deseja lançar luz à trajetória das cineastas mulheres no contexto brasileiro. A partir da análise da vida e obra de algumas de suas principais cineastas, o curso propõe um novo olhar para a história do cinema brasileiro.

* MATERIAL *

Certificado de participação


Ministrante: DANIELA STRACK

Mestre em Comunicação pelo PPGCOM UFRGS (2022), com bolsa Capes. Possui graduação em Produção Audiovisual pela PUCRS (2014). Sua dissertação sobre o trabalho de Helena Ignez na direção cinematográfica recebeu voto de louvor pela Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado e foi indicada ao Prêmio Socine de Teses e Dissertações. Trabalha no mercado cinematográfico desde 2012, integrando as equipes de direção e montagem de diversos filmes gaúchos. Atuou como Assistente de Direção dos longas-metragens Tinta Bruta (Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, 2018); A Colmeia (Gilson Vargas, 2019) Raia 4 (Emiliano Cunha, 2019); 5 Casas (Bruno Goulart Barreto, 2020) e A Nuvem Rosa (Iuli Gerbase, 2021), dentre outros.

Foi presidenta da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC-RS) na gestão 2019-2021. É membro-fundadora do cineclube "Academia das Musas", fundado em 2016 com objetivo de estudar produções dirigidas por mulheres, e membro da ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul). Foi presidente da APTC-RS (Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul) de 2019 a 2021. Ministrou o curso “Agnès Varda: Pioneira da Nouvelle Vague” (2020) pela Cine UM.


Curso

MULHERES DIRETORAS NO CINEMA BRASILEIRO 

de Daniela Strack


* Datas

25 e 26 de Novembro

(sábado e domingo)


* Horário

14h30 às 17h30


* Local

Cinemateca Capitólio

(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)


INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2023/10/mulheres-diretoras.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural

Apoio

Cinemateca Capitólio


sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Cine Especial: BOGART & BACALL - 'Uma Aventura na Martinica'

"Casablanca" (1942) não somente se tornou um sucesso na época como virou uma espécie de símbolo da sorte do estúdio Warner. Claro que muito se deve ao desempenho em cena dos astros Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, que viriam a se tornar os queridinhos do grande público que deixaram as lagrimas escorrerem após o inesquecível final daquele clássico. Coube então repetir a dose, mas nem sempre um raio cai duas vezes no mesmo ponto para o sucesso.

Eis que então surgiu em cena Howard Hawks, diretor conhecido, que havia chocado o mundo com o seu "Scarface - A Vergonha de Uma Nação" (1932) e há quem diga que esse filme tenha sido o responsável pelo surgimento do Código Hays. Tentando repetir o sucesso de "Casablanca" Hawks buscou o livro ''Ter e Não Ter'', de Ernest Hemingway para adaptação do seu próximo filme e que houvesse ingredientes que repetissem o último grande sucesso do estúdio Warner. O resultado é "Uma Aventura na Martinica" (1944), filme lembrado mais pela química forte do casal central do que a trama em si.

A história se passa no Mar do Caribe, Martinica, 1940. Harry Morgan (Humphrey Bogart) é o capitão e dono de um pequeno barco, que ele aluga para turistas. Acontece que membros da Resistência Francesa querem alugar o barco de Morgan, para ele pegar "discretamente" um colaborador importante. Harry diz que não fará o serviço, pois não quer se meter em confusões. Além disto iria receber US$ 825 de Johnson (Walter Sande), um cliente que não tinha lhe pago pois precisava ir ao banco no dia seguinte para sacar a quantia. Por acaso Marie Browning (Laren Bacall), uma batedora de carteiras que naquela tarde tinha chegado no local, pega a carteira de Johnson. Morgan vê o roubo, vai atrás dela e descobre que havia US$ 1400 em cheques de viagem e uma passagem de avião, que sairia bem cedo, ou seja, antes do banco abrir. Era claro que Johnson não pretendia pagar, assim Harry e Marie lhe devolvem a carteira. Percebendo que tinha sido pego, Johnson ia pagar com cheques de viagem, mas então começa um tiroteio entre a polícia e membros da resistência. Uma bala perdida mata Johnson, assim Harry não pôde receber o dinheiro. Para piorar, a polícia "confisca" o pouco que tinha. Sem dinheiro, Morgan tem como única alternativa aceitar o serviço para a Resistência, sem imaginar o que aconteceria.

Assim como "Casablanca" a trama se passa nos tempos em que a Segunda Guerra Mundial ainda estava acontecendo e, portanto, os nazistas são os vilões novamente da história enquanto os franceses são a resistência. Novamente Humphrey Bogart interpreta um protagonista que não está interessado em tomar parido algum do conflito, mas somente se virando com o que tem enquanto o restante do mundo vai se matando. Porém, as circunstâncias fazem com que ele mude de ideia, principalmente quando surge a personagem de Laren Bacall em cena.

É preciso e muito destacar a química de ambos os atores, já que não é fácil contracenar com alguém de tamanha presença como Bogart. Porém, Bacall não se intimidou, ao construir para si uma dama fatal e da qual o seu olhar tem muito mais a dizer do que as palavras em si. Curiosamente, esse foi o filme de estreia da atriz e sendo até hoje um dos mais bem sucedidos da história do cinema.

Não é segredo que ambos os intérpretes se apaixonaram em cena e se casaram posteriormente. O casório renderia mais três projetos com ambos juntos, sendo "À Beira do Abismo" (1948), "Prisioneiros do Passado" (1947) e "Paixões em Fúria" (1948). Revisto hoje, o filme "Uma Aventura na Martinica" se sustenta mais graças ao casal central do que a trama em si que, curiosamente, não somente possui elementos já vistos em "Casablanca", como também não seria a primeira vez que veríamos Bogart sendo dono de um barco, sendo que posteriormente o veríamos como capitão no clássico filme "Uma Aventura na África" (1951).

Naquele estilo da Era de Ouro, temos ainda canções tocadas ao piano, coadjuvantes adoráveis, piadas afiadas, diálogos esplendorosos e beijos cinemáticos. O subtexto erótico de algumas linhas é divertidíssimo e sendo que hoje faz ainda maior sentido. O roteiro, porém, envelheceu nos pontos em que mostra a personagem de Bacall querendo se tornar a futura esposa do protagonista, mas isso é típico daquela época, pois afinal é ainda os anos quarenta. O diretor Howard Hawks, enfim, obteria o seu grande sucesso, mesmo não o obtendo o mesmo patamar que foi "Casablanca".

"Uma Aventura na Martinica" é um romance perfeito pertencente a era de ouro do cinema e ao possuir uma poderosa química entre o casal central de forma imediata. 


Onde Assistir: Prime Vídeo. 

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quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (16/11/23)

 JOGOS VORAZES O A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES

Sinopse: Antes de Katniss Everdeen, sua revolução e o envolvimento do 13 distrito, houve o Presidente Snow, ou melhor, Coriolanus Snow. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é a história do ditador de Panem antes de chegar ao poder. Anos antes, Coriolanus Snow vivia na capital, nascido na grande casa de Snow, que não anda muito bem em popularidade e financeiramente. Ele se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. O destino de sua Casa depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas para conseguir mentorar o tributo vencedor. Foi lhe dado a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer terá consequências dentro e fora do Jogo. Na arena, a batalha será mortal e a garota terá que sobreviver a cada segundo. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a garota, mas terá que ter que qualquer passo que der, fará com que a menina e ele mesmo sofram de alguma maneira.


CAFI

Sinopse: Retrata a obra do fotógrafo recifense Carlos Filho, o Cafi, que durante mais de 40 anos se dedicou a registrar grande parte dos acontecimentos da dança, teatro e da música popular brasileira. Gravações, shows, turnês e ensaios de importantes artistas passaram pelas lentes de Cafi. Tudo registrado de maneira intimista e poética. Cafi também assinou imagens que ilustram mais de 300 capas de discos e encarte.



NELSON PEREIRA DOS SANTOS – VIDA DE CINEMA

Sinopse: O documentário exibe o percurso do grande cineasta brasileiro Nelson Pereira dos Santos (1928-2018), um dos mais reverenciados do país, cujo talento atravessou fronteiras e conquistou importantes premiações internacionais. Mais de 80 horas de gravações de arquivo foram reunidas para a seleção de imagens, filmes e entrevistas do diretor. Na obra, relatos da vida pessoal, do processo criativo e também do sucesso que ele obteve ao longo de 60 anos de carreira que inclui filmes essenciais do cinema nacional, como “Vidas Secas” (1963), “O Amuleto de Ogum” (1974) e “Memórias do Cárcere” (1984).


SAMSARA – A JORNADA DA ALMA

Sinopse: No Laos, dezenas de adolescentes vivem e estudam juntos em templos budistas. Um jovem atravessa o rio todos os dias para ler um texto para uma senhora idosa que serve de guia para encontrar o caminho da vida após a morte. Quando a mulher morre, seu espírito inicia uma jornada sensorial rumo à reencarnação em seu próximo corpo. Para completar a viagem, é preciso confiar em se deixar levar pelo som e pela luz.


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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 18 A 22 DE NOVEMBRO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

Nossa cinesemana começa no dia 18, depois da programação do Frapa.

E a principal novidade é o Festival Varilux de Cinema Francês, que reúne nada menos que 18 títulos inéditos, incluindo produções de Martin Provost, André Téchiné, Catherine Breillart, Rodrigo Sorogoyen, e o clássico “E Deus Criou a Mulher”, de Roger Vadim.

Outro destaque da nossa programação é o longa SAMSARA – A JORNADA DA ALMA, do espanhol Lois Patiño, que faz uma abordagem criativa e delicada do pós-morte.

Seguem em cartaz alguns títulos muito festejados pelo público, como TIA VIRGINIA, de Fabio Meira; AFIRE, de Christian Petzold; ELIS & TOM, de Roberto Oliveira, e MEU NOME É GAL, de Lô Politi e Dandara Ferreira. O filme da Gal, inclusive, terá uma sessão especial no domingo, dentro da Semana Estadual do Bebê


Confira nossa programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SESSÕES ESPECIAIS DA SEMANA

DOMINGO, DIA 19, ÀS 14h30 – INGRESSOS À R$ 8,00


SESSÃO FAMÍLIA CINÉFILA

A exibição abre a programação da Semana Estadual do Bebê, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, e será adaptada para receber pais, mães e seus filhos até 12 anos.


EXIBIÇÃO NA SALA EDUARDO HIRTZ:


MEU NOME É GAL

(Brasil, 2022, 90min). Direção de Lo Politi e Dandara Ferreira, com Sophie Charlotte, Rodrigo Lelis e Dandara Ferreira. Downtown/Paris Filmes, 16 anos. Cinebiografia.

Sinopse: Com sua presença, sua atitude, seu corpo e sua voz, Gal Costa foi a musa do movimento Tropicalista e ajudou a transformar os rumos da música e da cultura brasileiras. Junto com os companheiros Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Jards Macalé, Tom Zé e Wally Salomão, ela enfrentou as dificuldades de ser de vanguarda em meio ao conservadorismo e à violência impostos pela ditadura militar no Brasil.


QUARTA, DIA 22, ÀS 19h15 – ENTRADA FRANCA

SESSÃO DE LANÇAMENTO DE MÉDIA-METRAGEM


EXIBIÇÃO NA SALA PAULO AMORIM:


A LUZ DO TEMPO

(Brasil, 2023, 35min). Documentário de Pedro Zimmermann. Okna Produções, Livre.

Sinopse: O filme tem como ponto de partida um depoimento da artista sérvia Marina Abramovic, em que fala sobre a utilização da "realidade aumentada" para registrar suas performances. Na produção, artistas e intelectuais são convidados a refletir sobre o desenvolvimento das artes ao longo do tempo.


SALA PAULO AMORIM


15h15 – ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 100min). Documentário de Roberto de Oliveira. O2 Play, 12 anos.

Sinopse: Lançado em 1974, "Elis & Tom" é um dos discos mais importantes da história da música brasileira. As gravações deste encontro entre Elis Regina e Tom Jobim ficaram guardadas por mais de quatro décadas e ganham às telas dos cinemas depois de um cuidadoso processo de restauração e remasterização. Além de clássicos como “Águas de Março”, Chovendo na Roseira” e “Modinha”, o público vai conhecer os bastidores no estúdio, incluindo algumas tensões e um pouco do processo criativo destes monstros sagrados da nossa música. A produção é também um reencontro emocionante do diretor com amigos e com os artistas envolvidos no projeto.


(NÃO HAVERÁ SESSÃO NO DOMINGO, DIA 19)


17h15 – TIA VIRGÍNIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 100min). Direção de Fabio Meira, com Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Antonio Pitanga, Vera Valdez. Elo Studios, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Virgínia nunca se casou, não teve filhos e foi convencida pelas irmãs a cuidar dos pais. No primeiro Natal depois da morte do pai, com a mãe dependente de cuidados, Virginia reencontra suas irmãs. Enquanto preparam a ceia, os afetos e os ressentimentos dão o tom das conversas entre Virginia, Vanda e Valquiria. Inspirado nas memórias do próprio diretor, o filme ganhou seis Kikitos no Festival de Gramado, incluindo melhor filme pelo Júri da Crítica, melhor atriz para Vera Holtz e melhor roteiro.


19h15 – MEU NOME É GAL Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Direção de Lo Politi e Dandara Ferreira, com Sophie Charlotte, Rodrigo Lelis e Dandara Ferreira. Downtown/Paris Filmes, 16 anos. Cinebiografia.

Sinopse: Com sua presença, sua atitude, seu corpo e sua voz, Gal Costa foi a musa do movimento Tropicalista e ajudou a transformar os rumos da música e da cultura brasileiras. Junto com os companheiros Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Jards Macalé, Tom Zé e Wally Salomão, ela enfrentou as dificuldades de ser de vanguarda em meio ao conservadorismo e à violência impostos pela ditadura militar no Brasil.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 22)


SALA EDUARDO HIRTZ


FESTIVAL VARILUX

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO, DIA 18

15h – MAESTRO(S)

(2022, 96min). Direção de Bruno Chiche, com Yvan Attal, Pierre Arditi, Miou-Miou, Caroline Anglade. Distribuidora Bonfilm, Drama. Livre.

Sinopse: O maestro Denis Dumar ganhou mais um prêmio nas Victoires de la Musique Classique, evento anual de premiação de música clássica francesa. Logo em seguida, seu pai, François – um brilhante maestro de renome internacional – recebe um telefonema anunciando que foi escolhido para reger a orquestra do Teatro Scala de Milão. Sendo esse seu maior sonho, ambos vibram com a notícia. Porém, Denis rapidamente se desilude ao descobrir que, na verdade, ele é quem foi escolhido para ir a Milão, e não seu pai.


17h – O RENASCIMENTO

(Un coup de maître – 2023, 95min). Direção de Rémi Bezançon, com Vincent Macaigne, Bouli Lanners, Bastien Ughetto. Distribuidora Bonfilm, Drama. Livre.

Sinopse: Dono de uma galeria de arte, Arthur Forestier representa Renzo Nervi, um pintor em plena crise existencial. Sem inspiração há vários anos, Renzo gradualmente afunda em um radicalismo que o torna incontrolável. Para salvá-lo, Arthur desenvolve um plano ousado que acabará testando sua relação.


19h – CRÔNICA DE UMA RELAÇÃO PASSAGEIRA

(Chroniques d’une liaison passagère – 2022, 100min). Direção de Emmanuel Mouret, com Sandrine Kiberlain, Vincent Macaigne, Georgia Scalliet. Mares Filmes, Drama. 14 anos.

Sinopse: Durante uma festa, Charlotte, uma mãe solteira, conhece Simon, um homem casado. Este novo casal concorda em se ver apenas por diversão, sem vivenciar nada além. Porém, essa relação sem futuro fica perturbada quando novos sentimentos aparecem.


DOMINGO, DIA 19

15h – CRÔNICA DE UMA RELAÇÃO PASSAGEIRA (EXIBIÇÃO NA SALA PAULO AMORIM)

(Chroniques d’une liaison passagère – 2022, 100min). Direção de Emmanuel Mouret, com Sandrine Kiberlain, Vincent Macaigne, Georgia Scalliet. Mares Filmes, Drama. 14 anos.

Sinopse: Durante uma festa, Charlotte, uma mãe solteira, conhece Simon, um homem casado. Este novo casal concorda em se ver apenas por diversão, sem vivenciar nada além. Porém, essa relação sem futuro fica perturbada quando novos sentimentos aparecem.


17h – E DEUS CRIOU A MULHER

(Et Dieu créa la Femme – 1956, 95min). Direção de Roger Vadim, com Brigitte Bardot, Curd Jürgens, Jean-Louis Trintignant, Donovan Leitch Jr. Sessão clássica, Drama. 14 anos.

Sinopse: Na pequena comuna de Saint-Tropez, a sedutora órfã Juliette é o objeto de desejo de todos os homens. Ela provoca o milionário Eric e se sente atraída por Antoine. Para fugir do orfanato, ela aceita se casar com Michel, o irmão mais jovem de Antoine.


19h – A MUSA DE BONNARD

(Bonnard, Pierre et Marthe – 2023, 122min). Direção de Martin Provost, com Cécile de France, Vincent Macaigne, Stacy Martin. California Filmes, Drama, 14 anos.

Sinopse: A vida do pintor francês Pierre Bonnard (1867-1947) e de sua esposa, Marthe de Méligny (1869-1942), ao longo de cinco décadas. O homem que seu país natal apelidou de “pintor da felicidade” não seria o pintor que todos conhecem sem a enigmática Marthe.


TERÇA, DIA 21

15h – A VIAGEM DE ERNESTO E CELESTINE

(Ernest et Célestine, le voyage en Charabie – 2022, 80min. Animação dirigida por Julien Chheng e Jean-Christophe Roger, com vozes de Lambert Wilson, Michel Lerousseau, Lévanah Solomon, Pauline Brunner.  Distribuidora Bonfilm, Drama, Livre.

Sinopse: Ernesto e Celestine estão viajando de volta ao país de Ernesto para consertar seu violino quebrado. Esta terra exótica é o lar dos melhores músicos do planeta e a música enche constantemente o ar de alegria. Porém, ao chegarem, os dois heróis descobrem que todas as formas de música foram proibidas há muitos anos.


17h – MAKING OF

(2023, 120min). Direção de Cédric Kahn, com Denis Podalydès, Jonathan Cohen, Emmanuelle Bercot, Stefan Crepon. Drama. Distribuidora Bonfilm, Comédia dramática. Livre.

Sinopse: Simon, um diretor experiente, começa a rodar um filme sobre a luta dos trabalhadores para salvar sua fábrica. Mas nada sai como planejado. Sua produtora deseja reescrever o final, sua equipe entra em greve, sua vida pessoal está em ruínas e, para piorar as coisas, o ator principal é um desagradável egocêntrico. Joseph, um jovem cineasta, aceita dirigir o making of e começa a capturar toda a confusão.


19h – CULPA E DESEJO

(L’été dernier – 2023, 105min). Direção de Catherine Breillat, com Léa Drucker, Samuel Kircher, Olivier Rabourdin. Synapse Filmes, Drama, 16 anos.

Sinopse: Anne é uma renomada advogada especializada em violência sexual contra menores. Ao conhecer o filho de 17 anos de seu atual parceiro, ela inicia um relacionamento com ele. Ao fazê-lo, corre o risco de pôr em risco a sua carreira e desmembrar a sua família.


QUARTA, DIA 22

15h – A MUSA DE BONNARD

(Bonnard, Pierre et Marthe – 2023, 122min). Direção de Martin Provost, com Cécile de France, Vincent Macaigne, Stacy Martin. California Filmes, Drama, 14 anos.

Sinopse: A vida do pintor francês Pierre Bonnard (1867-1947) e de sua esposa, Marthe de Méligny (1869-1942), ao longo de cinco décadas. O homem que seu país natal apelidou de “pintor da felicidade” não seria o pintor que todos conhecem sem a enigmática Marthe.


17h15 – O DESAFIO DE MARGUERITE

(Le Théorème de Marguerite – 2023, 110min). Direção de Anne Novion, com Ella Rumpf, Jean-Pierre Darroussin, Clotilde Courau. Synapse Filmes. Drama, 14 anos.

Sinopse: O futuro de Marguerite parece claro. Brilhante aluna de matemática na renomada Escola Normal Superior de Paris, ela está finalizando uma tese que deverá apresentar diante de um público de pesquisadores. No grande dia, um erro abala todas as suas certezas e ela decide esquecer a matemática e começar uma nova vida.


19h30 – ALMAS GÊMEAS

(Les âmes soeurs – 2023, 100min). Direção de André Téchiné, com Benjamin Voisin, Noémie Merlant, Audrey Dana. Zeta Filmes. Drama. 14 anos.

Sinopse: Após um ataque contra seu comboio militar no Mali, o tenente francês David Faber é trazido de volta à França para se recuperar. Ele passa meses em recuperação, sob a cuidadosa vigilância de sua irmã Jeanne, que espera que ele recupere sua memória. Mas estranhamente, ele não parece muito ansioso para se reconciliar com quem era.


SALA NORBERTO LUBISCO

14h45 – A BELA AMÉRICA Assista o trailer aqui.

(Portugal/Brasil, 2023, 102min). Direção de António Ferreira, com Estevão Antunes e São José Correia. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Lucas é um sujeito pobre que ganha a vida como cozinheiro – talento que herdou do pai. Depois que perde sua casa, ele cruza o caminho de América, uma mulher notável que está em campanha à presidência do país. Lucas se apaixona e resolve conquistar a bela candidata pelo estômago – mesmo que para isso tenha que arriscar a própria vida.


16h45 – SAMSARA – A JORNADA DA ALMA - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Samsara - Espanha, 2023, 110min). Direção de Lois Patiño, com Amid Kiomany e Simone Milavahn. Pandora Filmes, Drama. Livre.

Sinopse: Todas as manhãs, um adolescente budista do Laos visita a casa de uma idosa para ler o “Livro Tibetano dos mortos”, que serve como guia para o caminho entre a morte e o próximo renascimento. No último dia da mulher, quando ela finalmente fecha os olhos, o jovem medita ao seu lado e o público é convidado a imaginar como é esta jornada transformadora para uma outra vivência. Rodado entre Laos e Zanzibar, o filme é dividido em duas partes, sendo que cada uma foi captada por um diretor de fotografia diferente.


18h45 – AFIRE Assista o trailer aqui.

(Roter Himmel- Alemanha, 2023, 103min). Direção de Christian Petzold, com Thomas Schubert, Paula Beer, Langston Uibel, Enno Trebs, Matthias Brandt. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Um grupo de jovens, entre conhecidos e desconhecidos, é obrigado a conviver por alguns dias em uma casa de férias junto ao mar Báltico. À medida em que o tempo passa, surge um clima de amizade e até de romance em parte do grupo, enquanto Leon se irrita com o desenrolar da situação. Lá fora, os dias estão quentes, não chove há semanas e as florestas secas da região começam a pegar fogo. O filme foi o vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim 2023.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 16 a 22 de novembro de 2023

COMÉDIAS ITALIANAS EM EXIBIÇÃO

Pato com Laranja


A Cinemateca Capitólio recebe a partir do dia 21 de novembro uma retrospectiva de clássicos da comédia italiana. A programação integra a 18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil. Realização da Embaixada da Itália no Brasil e do Consolato Generale d’Italia. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6826/festival-do-cinema-italiano/  


HOMENAGEM A SERGIO SILVA NA SESSÃO AAMICCA

A Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio (AAMICCA) convida a todas e a todos para a exibição comemorativa de 20 anos do filme Noite de São João (2003), do saudoso diretor Sergio Silva, a ser realizada no próximo sábado, 18 de novembro, às 16h, na Cinemateca Capitólio. A sessão contará com a presença do cineasta, pesquisador, crítico de cinema e membro da ACCIRS Giordano Gio, que fará uma conversa com o público após a sessão. O filme será exibido no seu formato original, em 35mm! Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6807/sessao-aamicca-noite-de-sao-joao/


DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO EM DEBATE

No sábado, 18 de novembro, às 19h, a Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão especial do documentário Vai e Vem, seguida de debate com as diretoras Fernanda Pessoa e Chica Barbosa. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6809/vai-e-vem-debate/   


GRADE DE HORÁRIOS

16 a 22 de novembro de 2023


16 de novembro (quinta-feira)

17h – Implacáveis até o Inferno

19h – Compasso de Espera


17 de novembro (sexta-feira)

17h – Ganja & Hess

19h30 – Projeto Raros: Desire Ecaré


18 de novembro (sábado)

16h – Sessão AAMICCA: Noite de São João

19h – Vai e Vem + debate


19 de novembro (domingo)

15h – Shaft

17h – Implacáveis até o Inferno

19h – Hair


20 de novembro (segunda-feira)

20h – Um é Pouco, Dois é Bom


21 de novembro (terça-feira)

15h - Por um Destino Insólito

17h – Plauto, Um Sopro Musical

19h – Pato com Laranja


22 de novembro (quarta-feira)

15h - Esses Nossos Maridos

17h – Plauto, Um Sopro Musical

19h – Berlinguer I Love You

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 16 A 22 DE NOVEMBRO

 ESTREIAS:


VAI E VEM

Portugal/2023/Drama/72 min.

Direção: Fernanda Pessoa e Chica Barbosa

Sinopse: O ano em que tudo mudou radicalmente, onde as fronteiras reais e invisíveis ganharam outra dimensão, é a raiz de uma provocação fílmica. Duas amigas separadas pelos hemisférios norte e sul da América pretendem dançar no tumulto de imagens, violências, frustrações e desejos. Fazem-no através de um jogo onde o registro de si e das mulheres ao seu redor se transforma em um diálogo real e lúdico, como um encontro e um abraço decididos a resistir à distância. 



PROGRAMAÇÃO ESPECIAL MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA:


DIÁLOGOS COM RUTH DE SOUZA

Brasil/Documentário/2022/107min

Direção: Juliana Vicente

Sinopse: Ruth de Souza inaugura a existência de atrizes negras nos palcos, na televisão e no cinema do Brasil. Num mergulho profundo em seu quase século de vida e obra, entre conversas com a diretora e arquivos, surge um caminho transcendental e mitológico entre mulheres e artistas negras.



EM CARTAZ:


TIA VIRGÍNIA

Brasil/Drama/2022/98min

Direção: Fábio Meira

Sinopse: Tia Virginia conta a história de uma mulher (interpretada por Vera Holtz) de 70 anos que não tem nenhum filho e nunca se casou, e acaba sendo convencida pelas irmãs, Vanda e Valquíria, a se mudar para outra cidade a fim de cuidar dos pais. Se passando em apenas um dia, o filme acompanha a preparação de Virginia para receber as irmãs que estão vindo até sua casa para celebrar o Natal.

Elenco: Vera Holtz. Arlete Salles. Louise Cardoso. Vera Valdez - Antonio Pitanga - Daniela Fontan - Iuri Saraiva - Amanda Lyra


HORÁRIOS DE 16 A 22 DE NOVEMBRO (não há sessões nas segundas-feiras):

15h: TIA VIRGÍNIA

17h: VAI E VEM

19h: DIÁLOGOS COM RUTH DE SOUZA


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES! CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405